sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Em 2020, a PF de Pernambuco registra o maior número de apreensões de cocaína em 10 anos

 

Grande parte das operações foram deflagradas no tráfico internacional de drogas


Polícia Federal - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal de Pernambuco anunciou um número recorde de apreensões de cocaína no Estado em 2020. Ao todo, foram 1.152 kg da droga, o maior registro em 10 anos. O balanço foi anunciado em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (29), ocasião em que a PF-PE detalhou ações e dados estatísticos relativos a 2020.

As ações foram realizadas em sua maioria na deflagração de tráfico de drogas internacionais. Como na Operação Além Mar, em que quatro organizações criminosas autônomas atuavam em conjunto na exportação de toneladas de cocaína para a Europa via portos brasileiros. 

Além disso, no que diz respeito a outras drogas, 1.468.218 pés de maconha foram erradicados — o equivalente a 489 Toneladas — , 2.619 kgs de maconha pronta também foram apreendidas e 3560 comprimidos de ecstasy. Na fatia de atuação da organização, 25% das operações foram na área do tráfico de drogas.

Em contrapartidas, o tipo do crime registrou apenas 6%  nos inquéritos instaurados em 2020 pela PF, um decréscimo de 8% em relação ao ano anterior. 

Corrupção

Em 2020, a corrupção — crimes de responsabilidade, desvio de verba, licitações e peculato — ocupou 44% das operações na PF. Já nos inquéritos, 17% foram relacionados a área, um aumento de 11% em relação a 2019. 

De acordo com a superintendente da Polícia Federal, Carla Patrícia Cintra, das sete cidades com investigação de desvio de verbas, "a população respondeu de maneira ativa nas eleições."

Além disso, ela afirma que o processo de profissionalização da instituição, no que diz respeito a especialização do trabalho, ajudou em muito no processo tanto de operações em tráfico de drogas quanto em corrupção. "Cada crime tem as suas próprias características e merece atenção por um tipo de investigação que se adapte a ela", exlicou. (Por Portal Folha de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...