segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Trombose causa 165 internações diárias no Brasil, revelam médicos

 

População deve ter cuidados relacionados à saúde vascular

Divulgação/TV Brasil



Mais de 489 mil brasileiros foram internados para o tratamento de tromboses venosas entre janeiro de 2012 e agosto de 2023. Apenas nos oito primeiros meses deste ano, cerca de 165 pessoas foram hospitalizadas todos os dias na rede pública para tratar o problema. Os dados são de um levantamento inédito produzido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). 

O estudo – divulgado nesta segunda-feira (6) - foi elaborado a partir de dados do Ministério da Saúde e, de acordo com a entidade, evidencia a necessidade de os brasileiros terem cuidados diários relacionados à saúde vascular, já que o problema pode ser evitado por meio da adesão de medidas simples, como a prática de exercícios físicos e o controle do peso corporal. A doença pode desencadear quadros clínicos ainda mais graves, como a embolia pulmonar.  

Entenda o que é a doença

A trombose venosa ocorre quando há a formação de coágulos de sangue dentro das veias, principalmente nos membros inferiores, impedindo o fluxo natural do sistema cardiovascular. A condição pode causar manchas arroxeadas ou avermelhadas nos locais afetados, acompanhadas de sensação de desconforto, dor e inchaço. 

Se o coágulo se formar numa veia profunda, o quadro é denominado trombose venosa profunda. Se for formado numa veia superficial, é denominado tromboflebite superficial.  

As principais causas do problema são alterações na coagulação, imobilidade prolongada ou lesão nos vasos sanguíneos. Para a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, o uso de anticoncepcionais, cigarro e histórico familiar são alguns dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de tromboses venosas.  

Cenário nacional 

O levantamento mostra, também, aquilo que a SBACV  considera “um cenário preocupante” relacionado ao número de internações para o tratamento da trombose. Os números indicam que - entre janeiro de 2012 e agosto de 2023 - 489.509 brasileiros foram internados para o tratamento da doença. 

Os dados indicam, ainda, que o ano que mais registrou internações por tromboses venosas foi 2019, com 45.216 notificações. O Sudeste responde por 53% (258.658) de todos os registros. Já o Norte contabiliza menos internações pela doença: 25.193 casos de trombose venosa notificados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  

A média diária de internações para tratamento da trombose venosa no país supera a marca de 165 pacientes em 2023, recorde na série histórica iniciada em 2012. Em 2019, ano com mais registros de internações dentro do período analisado, o total de procedimentos superou a média de 126 pacientes. 

Estados 

São Paulo foi o estado que mais contabilizou internações para o tratamento de tromboses venosas, com 131.446 registros no banco de dados do SUS. Em seguida, aparecem Minas Gerais (77.823), Paraná (44.477) e Rio Grande do Sul (40.603).

Já os estados menos expressivos no número de internações pela doença são Roraima (485) e Acre (1.087) e Tocantins (1.527). 

Embolia pulmonar 

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular alerta que uma trombose não diagnosticada precocemente e, consequentemente, não tratada, pode levar à formação de êmbolos que correm no interior das veias e que podem chegar ao pulmão, comprometendo a oxigenação. 

Por meio do fluxo natural do sangue, esses êmbolos podem chegar ao pulmão, causando a temida embolia pulmonar, quadro clínico caracterizado pela obstrução de canais sanguíneos no pulmão. A parcela do pulmão comprometida pela falta de oxigenação não pode ser recuperada e pode levar à morte.  

O levantamento revela que 122.047 brasileiros já foram internados para o tratamento de embolia pulmonar. Em números absolutos, o Sudeste é a região que mais sofre com o problema, reunindo mais da metade dos registros do país (56.065), seguido pelo Sul (26.687), Nordeste (12.756), Centro-Oeste (7.907) e Norte (1.745). 

São Paulo foi o estado que mais contabilizou internações ao longo da série histórica, com 30.664 notificações. Ainda no ranking de unidades federativas com números mais expressivos estão Minas Gerais (19.771), Rio Grande do Sul (9.542) e Paraná (7.707). Já os estados com os menores números de internações são Amapá (52), Roraima (61) e Acre (69). - (Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Kleber Sampaio



BLOG DO BILL NOTICIAS

PERNAMBUCO - Delegacia de Caruaru, no Agreste, investiga vazamento de prova do Enem em Pernambuco

 

Imagem reproduzida na internet mostra a página 19 do caderno de provas do tipo 3, branco


                                 Por Portal Folha de Pernambuco

Delegacia da Polícia Federal em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, investiga o vazamento de uma página da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja primeira etapa foi realizada nesse domingo (5). Além de Pernambuco, também há alvos no Distrito Federal.

A imagem reproduzida na internet mostra a página 19 do caderno de provas do tipo 3, branco. Na fotografia, há o tema da redação: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Também foram expostos os textos de apoio relacionados ao tema proposto, as instruções aos candidatos, como número de linhas da folha, uso de caneta preta e penalidade com nota zero quando houver fuga do tema proposto.

"A Polícia Federal já está investigando os fatos, inclusive, fizeram duas diligências, uma em Pernambuco, onde um proprietário de um conteúdo digital divulgou a imagem, portanto, já houve essa diligência, e outra diligência no Distrito Federal", detalhou o Ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa no domingo.

Nesta segunda-feira (6), o ministro informou que mais de 4 mil pessoas foram desclassificadas, por violações, como portar equipamento eletrônico, ausentar-se da sala antes do horário permitido (15h30), utilizar impressos e não atender orientações dos fiscais. Além disso, 15 adultos foram presos durante o Enem. Questionado se havia risco de cancelamento da redação, Camilo Santana afirmou "de forma alguma".

"Essas imagens passaram a circular após o fechamento dos portões, após o início da aplicação, e a solicitação é que a Polícia Federal faça as investigações necessárias", afirmou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios.

Também nesta segunda, a assessoria de comunicação da Polícia Federal em Pernambuco informou que as diligências ainda estão em andamento pela Delegacia de Caruaru. A corporação disse que a chefia deve se pronunciar, ainda sem previsão. Outros detalhes sobre a ação policial não foram repassados.

Proibição 
Pelas regras do Enem, descritas no edital do Enem 2023, não é permitido o uso de eletrônicos no local de prova, nem postar fotos do exame durante a aplicação da prova. Os participantes flagrados tirando fotos das provas estão cometendo um crime e são, automaticamente, eliminados do Enem.

Primeiro dia de provas
Ao todo, fizeram o exame 71,9% dos candidatos, em mais de 132 mil salas de 1.750 municípios brasileiros. A abstenção foi de 28,1%, similar à registrada no ano passado (28,3%). Foram mais de 3,9 milhões de inscritos neste ano.

Além do texto discursivo, estudantes de todo o Brasil também responderam 90 questões de linguagens, códigos e ciências humanas. No segundo dia de prova, no dia 12 de novembro, os estudantes farão as questões de ciências da natureza e de matemática.

Para fazer o exame, é obrigatório levar documento de identificação original, com foto. Entre as identificações aceitas, estão a Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.

Também são aceitos os documentos digitais com foto do e-Título, CNH digital e RG digital. Eles deverão ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, e não serão aceitas fotos da tela do celular.

Outro item obrigatório de levar é caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O Cartão de Confirmação de Inscrição não é obrigatório, mas é aconselhável.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Protestos em favor da causa palestina mobilizam todas as regiões do Brasil. Confira os atos marcados

O Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino terá protestos, marchas e seminários em mais de 100 cidades ao redor do mundo

Ato na Paulista (Foto: Joaquim de Carvalho)

Prestes a completar um mês, a ofensiva militar de Israel em Gaza iniciada em 7 de outubro segue motivando protestos pelo mundo. No Brasil, milhares de pessoas ocuparão as ruas de pelo menos 13 cidades de todas as regiões do país no próximo sábado (4), no Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino, que terá atos políticos, exibição de filmes e panfletagens. 

A data será marcada por protestos, marchas e seminários em mais de 100 cidades ao redor do mundo, como Washington (EUA), Buenos Aires (Argentina), Dublin (Irlanda), Londres (Inglaterra), Paris (França) e Berlin (Alemanha). A organização é das comunidades árabes e palestinas e das cerca de 150 organizações populares e sociais que assinam um manifesto por solidariedade à Palestina. 

O Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino foi convocado durante a 3ª Conferência Internacional Dilemas da Humanidade, realizada em outubro, na África do Sul, pela Assembleia Internacional dos Povos (AIP).

"É importante ampliar a mobilização também para setores da sociedade além das comunidades árabes e palestinas. A causa deve ser abraçada por toda a esquerda do mundo. Temos que defender a legitimidade da resistência palestina e da sua luta por autodeterminação e soberania nacional", avaliou Stephanie Weatherbee, coordenadora da secretaria internacional da AIP.

No sábado (4), São Paulo (SP) terá um protesto no Masp. Em Brasília (DF), o ato será na Ponta Norte. Maceió (AL) demonstrará apoio à Palestina no calçadão do Comércio. Porto Alegre e Florianópolis terão eventos no Largo Glênio Peres e no Parque da Luz, respectivamente. Veja a programação completa no final do texto. 

Até esta quinta-feira (20), ataques e incursões militares de Israel em Gaza já deixaram mais de 9 mil mortos, segundo autoridades de Gaza. A Unicef descreveu bombardeios de Israel ao campo de refugiados de Jabalia como "carnificina" e apontou que crianças estariam entre as vítimas preferenciais. - Por Brasil de Fato | São Paulo (SP).

Veja a programação do Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino e outros eventos de solidariedade à Palestina:

Sudeste

São Paulo (SP)
03/11, 18h30, Al Janiah Festival "Palestine Cinema Days"
04/11, 16h, MASP
04/11, 18h às 21h, Al Janiah Festival "Palestine Cinema Days"

Sudeste

São Paulo (SP)
03/11, 18h30, Al Janiah Festival "Palestine Cinema Days"
04/11, 16h, MASP
04/11, 18h às 21h, Al Janiah Festival "Palestine Cinema Days"

Santos (SP)
04/11, 16h, Praça das Bandeiras (Gonzaga)

Belo Horizonte (MG)
04/11, 10h, Praça 7

Juiz de Fora (MG)
04/11, 10h, concentração em frente ao Banco do Brasil do calçadão

Sul

Porto Alegre (RS)
04/11, 15h, Largo Glênio Peres (em frente ao Mercado Público)

Florianópolis (SC)
04/11, 15h, Parque da Luz

Centro-Oeste

Brasília (DF)
04/11, 10h, Feira da Ponta Norte
08/11, 17h, Agitação de solidariedade na rodoviária do Plano Piloto

Goiânia (GO)
- 4/11, Panfletagem na Praça do Trabalhador, feira Hippie e 44, no período da tarde; Vigília Ecumênica e Cultural, na praça Palestina, a partir das 18h30

Campo Grande (MS)
04/11, 13h, Marcha no centro da cidade, concentração na praça Ary Coelho

Nordeste

Maceió (AL)
04/11, 10h, calçadão do Comércio (antigo Produban)

Natal (RN)
04/11, 15h, Midway Mall

Recife (PE)
- 04/11, 9h, Concentração praça Oswaldo Cruz e caminhada pelas ruas do centro

Aracaju (SE)
- 03/11, 18h, Ato Político Cultural Palestina Livre, em frente à Central Única dos Trabalhadores (CUT), rua Porto da Folha, 1039, bairro Cirurgia

Norte

Belém (PA)
- 04/11, 9h, panfletagem no Ver-o-Peso


BLOG DO BILL NOTICIAS

EUA enviam submarino nuclear ao Oriente Médio no auge do genocídio contra os palestinos

Anúncio foi do próprio Pentágono sobre o envio de submarino nuclear que transporta misseis

Submarino nuclear dos EUA em base na Coreia do Sul. Foto de 2017, Reuters (Foto: Reuters)

Os EUA anunciaram o envio de um submarino nuclear ao Oriente Médio nesta segunda-feira (6). O submarino chegou à área operacional do Comando Central dos EUA, que publicou uma foto dele passando pelo Canal de Suez.

A identidade do submarino não foi divulgada e não se sabe se é um dos quatro submarinos que transportam mísseis de cruzeiro Tomahawk ou dos 14 submarinos que transportam os mísseis balísticos Trident-II, mas ainda é um acréscimo significativo ao sistema de guerra americano na região com capacidade de atacar, informa o jornal israelense Jerusalem Post.

Anteriormente, o New York Times noticiou que após o anúncio da visita do chefe da CIA, William Burns, nesta semana ele manterá conversações sobre a continuação da guerra de Israel contra os palestinos e a questão dos reféns. Burns já está em Israel. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Órgãos da ONU fazem apelo unificado por cessar-fogo humanitário em Gaza

"Precisamos de um cessar-fogo humanitário imediato. Já se passaram 30 dias. Já é o bastante. Isso precisa acabar agora", diz um comunicado conjunto

Faixa de Gaza (Foto: Mohammed Al-Masri / Reuters)

Os chefes de vários órgãos importantes das Nações Unidas fizeram um apelo unificado nesta segunda-feira por um cessar-fogo humanitário em Gaza, à medida que os ataques israelenses se intensificam, quase um mês após o início do conflito.

Os 18 signatários incluem Volker Turk, o alto comissário da ONU para Direitos Humanos, o chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o chefe de ajuda da ONU, Martin Griffiths.

"Uma população inteira está sitiada e sob ataque, sem acesso ao essencial para a sobrevivência, bombardeada em suas casas, abrigos, hospitais e locais de culto. Isso é inaceitável", disseram eles em uma declaração conjunta.

"Precisamos de um cessar-fogo humanitário imediato. Já se passaram 30 dias. Já é o bastante. Isso precisa acabar agora."

Na sexta-feira, Griffiths pediu "pausas" humanitárias no bombardeio israelense ao enclave palestino densamente povoado para ajudar na distribuição de ajuda, que está muito abaixo dos níveis anteriores ao conflito.

O enviado palestino para as Nações Unidas, Riyad Mansour, respondeu que Griffiths deveria pedir um cessar-fogo total.

"Você deveria dizer claramente e em alto e bom som, de acordo com o DIH (Direito Internacional Humanitário), que um cessar-fogo deve ocorrer", disse Mansour.

"É preciso salvar vidas. Deve haver uma cessação imediata de todas essas hostilidades. Isso é o que eu espero de vocês."

Israel tem rejeitado a crescente pressão internacional por um cessar-fogo, dizendo que os reféns tomados pelos militantes do Hamas durante o ataque no sul de Israel em 7 de outubro devem ser libertados.- Reuters.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Cerca de 72% dos inscritos compareceram no primeiro dia de prova do Enem 2023

Participantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. Aplicação do exame continuará no próximo domingo (12)

No Inep, o presidente Lula conheceu a sala de controle e monitoramento e cumprimentou os servidores responsáveis por acompanhar e monitorar a aplicação das provas (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Participantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. Aplicação do exame continuará no próximo domingo (12/10). Dados preliminares do balanço do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023), neste domingo (05/11), mostram que dos 3,9 milhões de inscritos no exame, 71,9% compareceram ao local de prova. A abstenção de 28,1% em 2023 é semelhante a do ano passado que foi de 28,3%.

Os dados foram divulgados em entrevista coletiva pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios. Neste primeiro dia, os participantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que essa edição do Enem teve o resultado positivo de reverter a tendência de queda nas inscrições demonstrada nas últimas avaliações. “Esse ano conseguimos reverter um pouco a tendência que era decrescente das edições do Enem até o ano passado. Tivemos cerca de 500 mil inscritos a mais na comparação com 2022. Isso é um esforço também que o governo tem feito para retomar que nossos jovens realizem o Enem, realizem a esperança, a construção dos sonhos de fazer a universidade. Também foi a primeira vez que o Nordeste foi a região em que mais tivemos inscritos no Enem”, detalhou o ministro.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, afirmou que o balanço deste primeiro dia de prova do Enem 2023 foi positivo. “É motivo de muita alegria para o Inep chegarmos ao final do primeiro dia de provas com um número pequeno de ocorrências e uma participação tão significativa”.

Neste domingo, 4.293 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos e não atender a orientações dos fiscais. Os motivos citados contrariam as regras do exame. Outros 905 participantes foram afetados por problemas de logísticos como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas com abastecimento de água.

Em relação à segurança do exame, o ministro Camilo Santana afirmou que a Polícia Federal realizou duas diligências neste domingo, uma em Pernambuco e outra no Distrito Federal, para apurar casos de divulgação de fotos de caderno de provas do Enem. “A polícia está engajada para identificar e fazer toda a investigação para a gente identificar essa divulgação dessas fotos após o início da aplicação das provas”, disse.

A aplicação do Enem continuará no próximo domingo (12/11), quando os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática. O gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão divulgados no portal do Inep até o dia 24 de novembro.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. - Agência Gov.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Biden ameaça fazer intervenção militar caso Irã e Hezbollah ataquem Israel

Governo Biden está tensionando relações com o país persa e o movimento da resistência libanesa


Joe Biden e Gaza destruída por bobardeios de Israel (Foto: Reuters)


O governo de Joe Biden enviou advertências ao Irã e ao Hezbollah, movimento de resistência nacional do Líbano, aliado ao país persa, de que os EUA estavam preparando-se para uma intervenção militar caso lançassem um ataque contra Israel, informou o Jerusalem Post citando o New York Times.

O Irã e seus aliados na região, entre eles o movimento nacional de resistência Hezbollah, apoiam integralmente a causa palestina e o movimento Hamas, que está no foco dos ataques das forças militares de Israel desde o início da operação Tempestade de Al Aqsa em 7 de outubro. 

Desde o início da guerra de Israel contra os palestinos, têm ocorrido confrontos militares na fronteira entre Israel e o Líbano. 

O Irã é o país mais ativo da região na solidariedade aos palestinos e está no alvo das ameaças israelenses e norte-americanas. - (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Por 2º dia consecutivo, estrangeiros não são autorizados a deixar Gaza

 

Saídas foram suspensas após ataque de Israel contra ambulâncias

       Reuters

As autoridades israelenses e egípcias não divulgaram nenhuma lista de estrangeiros que estariam autorizados a deixar a Faixa de Gaza nesta segunda-feira (6). Este é o segundo dia consecutivo que nenhuma pessoa consegue deixar o enclave palestino, alvo de constantes bombardeios de Israel. 

As saídas foram suspensas após um ataque de Israel contra ambulâncias em Gaza usadas para transportar feridos, segundo informou a agência de notícias Reuters. Autoridades egípcias, estadunidenses e do Catar disseram que estão tentando retomar a saída de estrangeiros e feridos de Gaza após o ataque às ambulâncias. 

A última lista divulgada no sábado (4) tinha o nome de 599 estrangeiros, entre esses, 386 com passaporte dos Estados Unidos, 112 do Reino Unido, 51 da França e 50 da Alemanha. Este foi o quarto grupo de estrangeiros ou residentes com dupla nacionalidade que as autoridades egípcias e israelenses, com a anuência do governo estadunidense, autorizaram a ingressar em território egípcio.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil Mauro Vieira conversou com o ministro do Exterior de Israel, Eli Cohen, na última sexta-feira (3). Segundo o chanceler brasileiro, o ministro israelense deu garantias de que até esta quarta-feira (8) os brasileiros na Faixa de Gaza passariam pela fronteira com o Egito.

Um grupo de 34 brasileiros espera desde o início da guerra autorização para deixar Gaza. Eles estão divididos entre as cidades de Rafah e Kahn Yunis, no sul do enclave palestino. O brasileiro Hasan Rabee, de 30 anos, informou nesta segunda-feira (6) que está muito difícil achar comida e que não há água potável para beber. Já os alimentos são cozidos em fogões a lenha.  

“Cada dia é pior que o outro. Água não tem mineral, estamos tomando água encanada. Hoje 31 dias sem energia. O mais difícil agora é encontrar alimentação. Além da guerra e do bombardeiro, outro sofrimento é a comida. Muita gente passa fome”, afirmou. - (Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Valéria Aguiar



BLOG DO BILL NOTICIAS

Primeiro dia de provas do Enem 2023 registra 28,1% de ausências

 

Segundo números do Inep, abstenção está dentro da média

Paulo Pinto/Agência Brasil


O primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, neste domingo (5), registrou ausência média nacional de 28,1%. Os dados são premilinares com base em 98% dos locais em que o exame foi realizado. Foram mais de 3,9 milhões de inscritos neste ano. Ao todo, fizeram o exame 71,9% dos candidatos, em mais de 132 mil salas de 1.750 municípios brasileiros. A abstenção foi similar à registrada no ano passado (28,3%). 

O balanço do dia de aplicação foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, em coletiva de imprensa na noite deste domingo. Neste primeiro dia, os estudantes fizeram as provas de linguagens; códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.

São Paulo (SP) 05/11/2023 - Estudantes e pais na Universidade Paulista no bairro do Paraiso . 
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Estudantes e pais na Universidade Paulista no bairro do Paraíso, em São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Com cerca de 13,1% a mais de inscritos em 2023, o ministro da Educação comemorou o que chamou de reversão de tendência de queda de participação no exame, que é a principal forma de acesso para quem deseja uma vaga no ensino superior no país. “Tivemos cerca de 500 mil inscritos a mais comparado ao ano de 2022. É um esforço também que o governo tem feito para retomar que nossos jovens realizem o Enem, a esperança de fazer universidade”, destacou Camilo Santana. Neste ano, foram 3.939.242 inscrições confirmadas. No ano passado, foram registradas 3.476.105 inscrições.

Na 25ª edição do exame, pela primeira vez, os gráficos e as figuras das provas foram impressos em formato colorido para facilitar às pessoas que são daltônicas ou tenham problemas de visão. O cartão-resposta também foi ampliado também para pessoas com alguma deficiência visual.

Incidentes

Segundo o balanço apresentado por Santana, o primeiro dia de provas do Enem 2023 teve 4.293 candidatos eliminados por violações, como portar equipamento eletrônico, ausentar-se da sala antes do horário permitido (15h30), utilizar impressos e não atender orientações dos fiscais. Todas essas regras estão previstas no edital.

São Paulo (SP) 05/11/2023 - Estudantes e pais na Universidade Paulista no bairro do Paraiso . 
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Estudantes aguardam início da prova na Universidade Paulista, no bairro do Paraíso, em São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Também foram contabilizados 905 candidatos que tiveram problemas durante a aplicação das provas, que envolveram emergências médicas, interrupções temporárias de energia e desabastecimento de água. 

Estudantes que foram prejudicados por condições climáticas e problemas de logística, e também aqueles que foram alocados em locais de prova em distância maior do que a previsão do edital (30 quilômetros), poderão solicitar a reaplicação das provas para os dias 12 e 13 de dezembro. Os casos de doenças e questões de saúde que impediram a realização da prova também dão direito à reaplicação. O requerimento será disponibilizado pelo Inep.

Foto do exame

O ministro e o presidente do Inep, Manual Palácios, também comentaram sobre as investigações envolvendo a imagem de uma prova de redação do Enem 2023 que circulou nas redes sociais e em grupos do WhatsApp durante a tarde. A Polícia Federal (PF) foi acionada para investigar o caso. 

"Essas imagens passaram a circular após o início da aplicação, e a solicitação é de que a PF faça as investigações necessárias, porque os estudantes só podem sair com as provas a partir das 18h30. Então, qualquer momento anterior às 18h30, constitui infração", observou Palácios, que descartou qualquer envolvimento de servidores do Inep.

Brasília (DF) 05/11/2023 –Inep aciona PF por suposto vazamento da prova de redação do Enem
Foto passou a circular na internet após início da aplicação do exame
Fonte Redes Sociais
Inep aciona PF por suposto vazamento da prova de redação do Enem Foto passou a circular na internet após início da aplicação do exame Fonte Redes Sociais.

De acordo com Camilo Santana, duas diligências da PF para identificar os responsáveis pela divulgação das fotos foram realizadas em Pernambuco e no Distrito Federal.

A imagem reproduzida na internet mostra a página 19 do caderno de provas do tipo 3, branco. Na fotografia, há o tema da redação: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, bem como instruções aos candidatos para redigir a dissertação: como número de linhas da folha, uso de caneta preta e penalidade com nota zero quando houver fuga do tema proposto. A imagem mostra ainda quatro textos de apoio.  
 
Pelas regras do Enem, descritas no edital deste ano, não é permitido o uso de eletrônicos no local de prova, nem postar fotos durante a avaliação. Os participantes flagrados tirando fotos das provas estão cometendo um crime e são, automaticamente, eliminados do Enem.  

Exame

O Enem é considerado a principal porta de entrada para instituições de ensino superior nacionais e em Portugal e ocorre nas 27 unidades da federação, em dois domingos consecutivos (5 e 12 de novembro). O resultado do Enem é usado para ingresso nas universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou para bolsas em universidades privadas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). O exame também é usado para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação (MEC). Este é o programa do governo que financia mensalidades em instituições privadas.

A maior parte dos candidatos do Enem (mais de 1,8 milhão) já concluiu o ensino médio (48,2%), enquanto 1,4 milhão de inscritos devem concluir o segmento em 2023 (35,6%). Há ainda os alunos que ainda não concluíram o ensino médio e participam como treineiros, com o objetivo de testar conhecimentos. (Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Camila Maciel



BLOG DO BILL NOTICIAS

VIOLÊNCIA PM - é morto por policial civil após briga por vaga de estacionamento no Recife

 

Polícia Civil investiga o caso. Os dois policiais entraram em luta corporal antes dos disparos

 

                                    Por Portal Folha de Pernambuco
Policiais brigaram fisicamente antes dos disparos - Foto: Reprodução/Redes sociais

Um policial militar, de 39 anos, foi morto a tiros em uma briga por causa de uma vaga de estacionamento em frente a um supermercado do bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, na manhã do domingo (5). 

As primeiras informações indicam que o autor do crime seria um policial civil reformado

A Polícia Civil de Pernambuco abriu um inquérito e investiga o caso, que foi registrado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) como homicídio consumado.

O suspeito do crime, que tem 64 anos, se apresentou "espontaneamente" à delegacia, segundo a Polícia Civil. Ele chegou a ajudar a socorrer a vítima para o Hospital Getúlio Vargas, que também fica no Cordeiro.

A vítima, no entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. O nome do autor do crime não foi divulgado pela polícia.

Imagens de câmeras de segurança instaladas no local do crime mostram que os dois policiais entraram em luta corporal antes dos disparos. 

As investigações seguem em andamento. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do Recife. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...