quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

"Ditadura nunca mais": oposição comemora derrota de PL que cria polícia política para Bolsonaro

 

Plenário da Câmara (Foto: Antônio Augusto/Câmara dos Deputados)

Parlamentares da oposição, líderes de movimentos sociais e entidades comemoraram, no final da tarde desta quarta-feira (8), uma derrota sofrida por bolsonaristas com relação ao Projeto de Lei (PL) 1595/19, conhecido como “PL antiterrorismo” ou “PL de ações contraterroristas”, proposta que, além de criar uma polícia secreta e política para Jair Bolsonaro, visa criminalizar os movimentos sociais e atos da oposição.

Em uma articulação com os governistas, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pautou a votação de regime de urgência do projeto, visando acelerar a tramitação para que ele pudesse ser aprovado à toque de caixa e sem discussão prévia. O regime de urgência, no entanto, foi rejeitado com 228 votos “sim” e 199 “não”. Para a urgência ser aprovada, eram necessários 257 votos “sim”.

Durante a divulgação do resultado da votação no plenário da Câmara, foi possível ouvir gritos de “ditadura nunca mais” feitos por deputados. Revista Fórum

Leia a íntegra na Fórum.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Grupo antivacina tenta invadir Alerj em protesto contra passaporte da vacina (vídeo)

 

(Foto: Reprodução)


A votação do projeto de lei 4919/21 dos deputados bolsonaristas Felipe Soares (DEM) e Marcio Gualberto (PSL), em discussão única, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), e proíbe a discriminação de qualquer pessoa que se recusar a tomar a vacina do coronavírus, causou um grande tumulto na porta da casa legislativa agora à tarde.

Seguidores negacionistas do bolsonarismo forçaram a entrada no prédio da Alerj, e se recusaram a usar máscaras dentro do plenário da casa, mas foram obrigados a seguir as normas de segurança sanitária aprovadas pelos deputados.

O projeto contraria várias determinações da Anvisa e a opinião de especialistas sobre medidas de contenção ao coronavírus, inclusive em relação à variante Ômicron, maior preocupação das autoridades no momento. Agenda do Poder

Banco Central eleva taxa Selic para 9,25% e juro atinge maior patamar desde 2017

 

(Foto: Reuters/Amanda Perobelli)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou nesta quarta-feira (8) a taxa Selic em 1,5 ponto percentual, para 9,25% ao ano, conforme amplamente esperado pelo mercado financeiro.

Essa foi a segunda reunião seguida com aumento dessa magnitude e a sétima vez consecutiva que o comitê subiu a taxa básica de juros, que chega ao seu maior patamar desde julho de 2017.

A decisão acontece em meio à forte alta dos preços e revisões constantes para baixo nas projeções para o desempenho da economia brasileira, que mostrou contração de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2021 frente os três primeiros meses do ano.

Enquanto isso, no exterior, os preços das commodities dão sinal de recuo, com a perspectiva de uma política monetária global menos expansionista. Infomoney


BLOG DO BILL NOTICIAS

VACINAÇÃO - Pernambuco recebe remessa de vacinas da Janssen para iniciar aplicação das doses de reforço

 

O lote recebido corresponde a 19.450 doses que vão atender 11,2% dos 173.073 pernambucanos imunizados anteriormente com o imunizante


                         Por Portal Folha de Pernambuco
Vacina da Janssen - Foto: Hélia Scheppa/Arquivo/SEI

A primeira remessa de vacinas da Janssen, que será utilizada na aplicação das doses de reforço contra a Covid-19 daqueles que receberam a dose única do imunizante, chegou a Pernambuco na manhã desta quarta-feira (8).

O lote recebido corresponde a 19.450 doses que vão atender 11,2% dos 173.073 pernambucanos imunizados anteriormente com a Janssen.

Do Aeroporto Internacional do Recife, as vacinas foram encaminhados ao Programa Estadual de Imunização, que fará a divisão proporcional por município. A distribuição está prevista para acontecer na sexta-feira (10).

Inicialmente, o esquema completo da Janssen era feito apenas com uma dose única. Agora, por orientação do Ministério da Saúde, é preciso um reforço com o insumo do mesmo fabricante, com intervalo mínimo de dois meses entre as aplicações.

“Recebemos, neste momento, apenas pouco mais de 11% do necessário para proteção de todos aqueles que fizeram uma dose da Janssen, mas contamos com o compromisso do Ministério da Saúde para termos, ao longo das próximas semanas, o quantitativo necessário do insumo para atender a todos os pernambucanos que precisam desse imunizante”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A estratégia da dose de reforço da Janssen se baseia em evidências científicas, que apontam o aumento dos níveis de anticorpos no organismo, ampliando a proteção contra a Covid-19.
“Pessoas que foram vacinadas com dose única da Janssen e já fizeram uma dose de reforço da Pfizer não necessitarão de mais uma dose da Janssen, tendo seu esquema vacinal considerado completo”, explicou a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.

Ela destacou a importância de observar que, caso a mulher que se vacinou anteriormente com a Janssen esteja grávida, a orientação do Ministério da Saúde é fazer o reforço com a Pfizer.

Do início da campanha de vacinação, em janeiro deste ano, até o momento, Pernambuco já recebeu 16.632.683 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 5.044.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.287.253 da Coronavac/Butantan, 7.107.750 da Pfizer/BioNTech e 193.260 da Janssen. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

 

(Foto: ABr)

Após quatro meses “moderados”, o presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nesta quarta-feira (8/12). Em entrevista ao jornal paranaense Gazeta do Povo, Bolsonaro reclamou do inquérito em que é investigado por associar a vacina contra a Covid-19 à Aids. E subiu o tom contra o magistrado.

“É um abuso. Ele está no quintal de casa, será que ele vai entrar? Será que vai ter coragem de entrar? Não é um desafio para ele, quem está avançando é ele, não sou eu”, disse Bolsonaro ao jornal.

A entrevista foi veiculada após quatro meses do “acordão” de Bolsonaro com ajuda do ex-presidente Michel Temer (MDB). Após afirmar nas manifestações de 7 de Setembro de 2021 que não cumpriria mais ordens assinadas por Alexandre de Moraes, Bolsonaro recuou e divulgou uma carta à nação pregando moderação. Metrópoles.

Leia a íntegra no Metrópoles.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Câmara rejeita urgência para votação de PL que segundo a oposição, cria polícia para Bolsonaro perseguir opositores.

 

Análise da PEC do voto impresso pelo plenário da Câmara (Foto: Divulgação)


A Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira (8) a urgência para votar o Projeto de Lei (1595/19) que cria uma polícia política que permite a Jair Bolsonaro perseguir opositores.

Articulados com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), bolsonaristas colocaram em votação no plenário da Casa um pedido de urgência do PL conhecido como “PL antiterrorismo” ou “PL de ações contraterroristas”. Isto é, a ala governista tentava votar a polêmica proposta, que deve criminalizar os movimentos sociais, à toque de caixa, sem qualquer discussão mais aprofundada.

O PL é de autoria do deputado bolsonarista Major Vitor Hugo (PSL-ES), a proposta foi aprovada em comissão especial em setembro e, segundo especialistas, tem por real objetivo criminalizar movimentos sociais e qualquer oposição ao governo Bolsonaro. No texto, é proposto enquadrar atos que tenham “a intenção de intimidar ou coagir a população civil ou de afetar a definição de políticas públicas por meio de intimidação, coerção, destruição em massa, assassinatos, sequestros ou qualquer outra forma de violência”. Brasil247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Diretórios estaduais do PSB aprovam federação com PT e Lula para 2022

 

Flávio Dino e Lula (Foto: RICARDO STUCKERT)


O Partido Socialista Brasileiro (PSB) deu início nesta quarta-feira (8/12) a uma consulta a todos os presidentes de diretórios estaduais da legenda sobre a possibilidade de formar uma federação partidária com o PT para as eleições de 2022. 

Participaram da reunião desta quarta 23 presidentes de diretórios estaduais. Desses, 18 disseram ser favoráveis à federação com partidos do campo da esquerda, incluindo o PT, PCdoB, Psol e PV. Quatro estados demonstraram apoio à formação da frente com os demais partidos, mas sem o PT. São eles: Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Distrito Federal e Mato Grosso. Só o estado do Tocantins se manifestou contra a formação da federação com qualquer uma das siglas.

O partido já havia consultado a bancada federal sobre o assunto na semana passada. De acordo com a legenda, só um dos 23 deputados se manifestou contrário à formação da frente: o gaúcho Heitor Schuch. O PSB pretende lançar a candidatura do ex-deputado Beto Albuquerque ao governo do Rio Grande do Sul. (Por Luciana Lima, Metrópoles).

Leia a íntegra no Metrópoles.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Para 64%, Alckmin de vice não muda intenção de voto em Lula, mostra pesquisa Quaest

 

Lula e Alckmin (Foto: Reprodução/Youtube | Reuters)


Pesquisa do instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) indica baixa rejeição dos eleitores a uma eventual chapa com o ex-presidente Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin de vice para as eleições de 2022.

Para 64%, Alckmin como vice de Lula não muda a intenção de voto no petista. 13% disseram que esta composição de chapa diminui a chance de votar em Lula e 12% afirmaram que Alckmin vice aumenta a chance de votar em Lula. 

Veja os números: 

Pesquisa Alckmin vice de Lula

 

Pesquisa Lula Alckmin Quaest


A informação sobre a eventual chapa Lula-Alckmin não consta no relatório da pesquisa divulgado à imprensa. O assunto foi confirmado pelo diretor da Quaest, Felipe Nunes, em transmissão ao vivo sobre a pesquisa. Confira: 


A pesquisa mostra Lula liderando com folga a disputa pela Presidência da República, se aproximando de uma vitória no primeiro turno. O petista lidera em todos os cenários, em primeiro e segundo turnos. Já Jair Bolsonaro permanece em segundo lugar, mas é derrotado em qualquer cenário de segundo turno.

quadro-quaest

No cenário com sete pré-candidatos, Lula teria 46% dos votos; Bolsonaro, 23%; Sergio Moro viria em terceiro, com 10%; Ciro Gomes, na quarta posição, com 5%; João Doria (PSDB), com 2%; e Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávila empatados com 1%. O número de brancos e nulos é de 7% e o de indecisos, 5%.

Nas simulações de segundo turno, Lula vence em todas as situações: 55% dos votos contra 31% de Bolsonaro; 53% contra 29% de Sergio Moro; 54% contra 21% de Ciro Gomes; 57% contra 14% de João Doria; e 58% contra 13% de Rodrigo Pacheco.

O levantamento foi feito presencialmente, com 2.037 entrevistas em 120 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal, entre 2 e 5 de dezembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. Brasil247.




BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula convoca líderes sindicais e de esquerda para serem candidatos à Câmara dos Deputados

 

Lula (Foto: Divulgação | Reprodução)


Em discurso nesta quarta-feira (8) na plenária de encerramento do 9º Congresso da Força Sindical, realizado em São Paulo e que contou com a participação dos presidentes das principais centrais sindicais do país, o ex-presidente Lula (PT) pediu empenho para a formação de uma base sólida no Congresso Nacional.

O petista fez um apelo para que os líderes sindicais e de esquerda se lancem candidatos a deputado federal para garantir a governabilidade do país. Lula é o favorito para vencer a eleição presidencial em 2022.

Como exemplo, Lula citou o presidente do México, López Obrador, que, segundo ele, tem conseguido fazer importantes mudanças no país por causa do apoio que tem no parlamento. "O México tem um presidente chamado López Obrador. Eu conheço bem ele. Ele está fazendo uma revolução no México, se bem que a imprensa brasileira prefere falar da Nicarágua do que falar do México. E ele aprovou a maioria de deputados. De 500, ele tem 288. E lá ele está acabando com as privatizações, está voltando a garantir os direitos do povo trabalhador e está tendo a maioria para fazer a luta".

"Por isso, companheiros, quem tiver condições de se eleger deputado não pode se negar a ser candidato. Não pode se negar. Se você, que representa os trabalhadores, não quer ser candidato, quem é eleito é o empresário", afirmou Lula. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Servidores do Piauí que não se vacinarem terão salários cortados

 

(Foto: Reprodução/Instagram)


O governo do Piauí publicou um decreto, nessa terça-feira (7/12), estabelecendo que os servidores que não se vacinarem contra a Covid-19 poderão ter o salário cortado. A medida é assinada pelo governador Wellington Dias (PT).

O documento determina ainda a exigência do comprovante de vacinação para pessoas que queiram ser atendidas presencialmente nos órgãos da administração pública do estado.

A vacinação exigida pelo decreto equivale a duas doses de imunizantes contra o coronavírus ou a vacina de dose única, como a da Janssen. Por Maria Regina Mouta, Metrópoles.

Leia a íntegra no Metrópoles.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula venceria eleição presidencial em todos os cenários de primeiro e segundo turno, segundo pesquisa Quaest

 
Lula, Bolsonaro, Moro e Ciro (Foto: Stuckert | ABr)



A nova pesquisa Genial/Quaest mostra o ex-presidente Lula liderando com folga a disputa pela Presidência da República, se aproximando de uma vitória no primeiro turno. O petista lidera em todos os cenários, em primeiro e segundo turnos. Já Jair Bolsonaro permanece em segundo lugar, mas é derrotado em qualquer cenário de segundo turno. 

No cenário com sete pré-candidatos, Lula teria 46% dos votos; Bolsonaro, 23%; Sergio Moro viria em terceiro, com 10%; Ciro Gomes, na quarta posição, com 5%; João Doria (PSDB), com 2%; e Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávila empatados com 1%. O número de brancos e nulos é de 7% e o de indecisos, 5%.

intençao-de-voto

Nas simulações de segundo turno, Lula vence em todas as situações: 55% dos votos contra 31% de Bolsonaro; 53% contra 29% de Sergio Moro; 54% contra 21% de Ciro Gomes; 57% contra 14% de João Doria; e 58% contra 13% de Rodrigo Pacheco.

O levantamento foi feito presencialmente, com 2.037 entrevistas em 120 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal, entre 2 e 5 de dezembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. (Com informações do Extra). Brasil247.






Maioria da Primeira Turma do STF vota para manter prisão do caminhoneiro bolsonarista Zé Trovão

 

Zé Trovão (Foto: Reprodução)

A maioria dos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou de forma favorável à manutenção da prisão do caminhoneiro bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão. 

De acordo com reportagem do jornal O Globo, o relator do processo na Corte, Luís Roberto Barroso, e as ministras  Rosa Weber e Cármen Lúcia votaram pela manutenção da prisão. O ministro Alexandre de Moraes se declarou impedido, uma vez que o pedido da defesa de Zé Trovão questiona uma decisão do próprio Moraes. O ministro Dias Toffoli ainda não declarou o seu voto sobre o tema. 

O julgamento sobre a permanência ou não da prisão começou na última sexta-feira (4). Zé Trovão está preso desde o dia 26 de outubro sob a acusação de comandar ameaças às instituições democráticas por meio de “atos violentos de protesto” durante as manifestações convocadas por Jair Bolsonaro e militantes da extrema direita no dia Sete de Setembro. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS



PT informa ao PSB que não irá abrir mão de Haddad em São Paulo

 

Fernando Haddad e Márcio França (Foto: Reprodução)


"O PT já avisou o PSB: não vai abrir mão da candidatura de Fernando Haddad ao governo de São Paulo no ano que vem. A retirada de Haddad em favor de Márcio França tem sido colocada como condição do PSB para aceitar em seus quadros o ex-governador Geraldo Alckmin, sondado por Luiz Inácio Lula da Silva para ser vice em sua chapa para a presidência da República", informa a jornalista Malu Gaspar, em sua coluna no Globo.

"Os petistas já vinham recusando essa hipótese, mas França ainda acreditava na possibilidade de um acordo. Nos últimos dias, ele foi comunicado em uma reunião fechada com aliados de Lula de que não adianta insistir. O impasse complicou as negociações para a formação da chapa 'Lulalckmin', mas os aliados de Lula dizem que a aliança não depende da saída de Haddad da corrida eleitoral e apostam que o PSB vai acabar desistindo da exigência", informa ainda a jornalista. (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Câmara convida general Heleno a prestar esclarecimentos sobre garimpo na Amazônia

 

Augusto Heleno (Foto: Agência Brasil)

A Comissão de Fiscalização da Câmara aprovou nesta quarta-feira (8) convite ao ministro Augusto Heleno para prestar esclarecimentos sobre a autorização do avanço do garimpo na Amazônia.

O ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência autorizou o avanço de sete projetos de exploração de ouro numa região praticamente virgem da Amazônia, algo que não acontecia nos últimos dez anos.

A atitude foi tomada no âmbito do Conselho de Defesa Nacional, do qual o general é secretário-executivo. O órgão aconselha a Presidência da República em temas de Defesa.

Reportagem da Folha de S.Paulo indica que o general autorizou em 2021, com base em projetos encaminhados pela ANM (Agência Nacional de Mineração), sete projetos de pesquisa de ouro na região de São Gabriel da Cachoeira (AM). O lugar é conhecido como Cabeça do Cachorro e está no extremo noroeste do Amazonas, na fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela. Brasil247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

ECONOMIA - Pandemia já não é principal causa da crise; inflação é o que trava economia, diz banco

 

O Idat é uma espécie de 'termômetro' da economia, que oferece uma interpretação mais rápida do que outros indicadores oficiais


                           Por Agência O Globo

A alta da inflação está travando o crescimento da atividade econômica do país mostra o Indicador Diário de Atividade (Idat) criado pela equipe de economistas do Itaú.

O índice perdeu dinamismo desde setembro passado e vem 'andando de lado', explicou o economista-chefe do Itaú, Mário Mesquita, que projeta inflação de 10,1% este ano.

Desta vez, o efeito negativo na economia não está sendo provocado pela pandemia.

"A atividade econômica já está sendo impactada pela inflação, que afeta a confiança do consumidor e corroi o salário. A perda de dinamismo do Idat não tem a ver com a pandemia de Covid-19 desta vez", explicou Mesquita.

O Idat é uma espécie de 'termômetro' da economia, que oferece uma interpretação mais rápida do que outros indicadores oficiais, que levam mais tempo para serem elaborados.

Ele cruza dados de consumo de energia pelas empresas e transações de gastos com cartão de crédito nos setores de bens e serviços.

O índice foi criado em março do ano passado, início da pandemia, e tem base 100. O indicador chegou a superar os 100 pontos este ano, inclusive em 6 de setembro, quando a média móvel de sete dias atingiu o maior patamar do ano, acima de 122 pontos. Desde então, o Idat perdeu força e no início de dezembro recuou aos 99,7 pontos.

A economista Julia Gottlieb, da equipe do Itaú, observa que a alta dos juros também impacta os setores mais sensíveis ao crédito e deve provocar a desaceleração da economia em 2022.

Na estimativa do Itaú, o Produto Interno Bruto (PIB) do país vai crescer 4,7% este ano, mas em 2002 a expectativa é de uma retração de 0,5%. A elevação dos juros, entretanto, deve derrubar a inflação no ano que vem para 5%, preveem os economistas do Itaú.

O Itaú divulgou nesta terça-feira sua análise de comportamento de consumo, que mostrou que os brasileiros está retomando hábitos interrompidos pela pandemia, como viajar, casar e frequentar bares e restaurantes.

Os dados mostraram que no terceiro trimestre o faturamento das agências de matrimônio e buffets cresceu 80% em relação ao mesmo período de 2020. No caso de bares e 'baladas', o crescimento do faturamento foi de 94% no período, considerando a mesma comparação.

O setor de turismo, segundo a pesquisa do Itaú, registrou crescimento de 133,7% do faturamento no período, com as companhias aéreas tendo crescimento de 149,9% no faturamento e os hotéis de 109,7%.

O avanço da vacinação continua favorecendo o consumo de forma geral e o varejo registrou um aumento de 27,5% no valor transacionado no terceiro trimestre deste ano, na comparação anual, e de 11,9% na comparação com o segundo trimestre deste ano.

"As compras presenciais refletem essa volta, representando 78,9% do faturamento no terceiro trimestre de 2021. A participação das compras online ficou em 21,1%", explicou Paula Cardoso, presidente da Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú.


BLOG DO BILL NOTICIAS

PERNAMBUCO - Surto de lesões na pele podem ter sido provocado por cerdas de mariposas

 

A hipótese é que mariposas da espécie hylesia estejam provocando as lesões

                 Por Portal Folha de Pernambuco

O contato com cerdas de um tipo específico de mariposa está sendo considerado pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde do Recife como a principal hipótese para o surto de lesões na pele em Pernambuco.

A semelhança dos casos com outros surtos ocorridos no Brasil nessa mesma época do ano, e a proximidade da Mata Atlântica com os municípios que possuem notificações do tipo levam os estudos a considerarem que mariposas da espécie hylesia estejam provocando as lesões.

Segundo a secretária executiva de Vigilância em Saúde do Recife, Marcella Abath, quando voam próximo a lugares luminosos ou lâmpadas, as mariposas liberam cerdas.

“Essas cerdas formam uma espécie de nuvem que fica no ar ou caem na superfície. Se a pele tiver contato direto ou por meio de uma roupa que esteja com essas cerdas, pode haver reação alérgica e coçar bastante, causando as lesões”, afirmou a secretária, informando que mesmo diante da forte hipotese da mariposa, o estudo ainda não está concluído.

“A investigação da causa pela escabiose está em andamento, mas por ela ser contagiosa e não encontramos a presença de ácaros, essa hipótese está sendo enfraquecida”.

A secretária também informou que a investigação da água não apontou nada que pudesse provocar as lesões. “Além disso, não termos uma fonte única de abastecimento nos dois bairros com maior incidência, que são Dois Irmãos e Guabiraba [ambos localizados na Zona Norte do Recife]. A hipótese das arboviroses também foi enfraquecida porque o quadro clínico não aponta para dengue nem chikungunya”, afirmou Marcella.

O Recife é o município com maior números de casos registrados até o momento, contabilizando 335 notificações, segundo informou a secretária executiva de Vigilância em Saúde do Recife.

SBD
Embora o município ainda trate a relação das lesões com as mariposas como possibilidade, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) se refere ao caso como um mistério desvendado.

De acordo com a entidade, a dermatologista Cláudia Ferraz conduziu uma pesquisa sobre a história epidemiológica e descreveu adequadamente as lesões, o que levou a suspeitar da provável etiologia.

Por sua vez, o também dermatologista Vidal Haddad Junior, que havia testemunhado e publicado outros surtos, esclareceu a etiologia da erupção. O relatório de ambos atesta 

A SBD enaltece que o trabalho da dupla permitiu descartar várias hipóteses levantadas para explicar a origem do surto, como intoxicação por ivermectina, escabiose (sarna), picadas de insetos, entre outras que, segundo a entidade, não tinham comprovação técnica ou científica.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...