domingo, 27 de maio de 2018

Sofrimento duplo! Depois da falta de combustível Petrolina ficar sem água nesta segunda(28). São mais de 40 bairros atingidos

Resultado de imagem para sem água

Resultado de imagem para COMPESA

A Compesa avisa que boa parte da cidade de Petrolina (PE) ficará sem água nas torneiras nesta segunda-feira (28). A Companhia, diz que a interrupção será necessária para que  uma manutenção que seja feita em equipamentos da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade.
Os serviços serão realizados das 07 às 17 horas, com o abastecimento, segundo a Compesa,  voltando a normalidade no final do dia.
Veja os bairros que ficarão sem água são:
Centro, Jardim Amazonas, Alto do Coçar, Pedro Raimundo, Quati, Jardim São Paulo, Vila Eduardo, Vila dos Ingas, Loteamento Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Vitivinícola, Alto Cheiroso, São José, Novo Horizonte, Jatobá, Carneiros, Cidade Universitária, Condomínio Água Viva, Condomínio portal das Águas, Vila Das Imbiras, Vila Moco, Parte do Gercino Coelho, KM 2, Loteamento Arco Íris, Vila Eulália, Areia Branca, Dom Malan, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora, Parte do José e Maria, Mandacaru, Terra do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Jardim Maravilha,Antônio Cassemiro, Ouro Preto, Alto do Grande Rio, Vale do Grande Rio, Pedra Linda, Vila Esperança e Condomínio Mais Viver. (C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

ACUADO, TEMER CEDE AOS CAMINHONEIROS E DESFAZ POLÍTICA DE PARENTE, QUE PODE CAIR

REUTERS/Ueslei Marcelino

247

Dois dias depois de chamar o Exército para exercer uma autoridade que não tem, Michel Temer cedeu aos caminhoneiros, anunciou um desconto de R$ 0,46 no diesel por 60 dias e disse que a política de reajustes diários de Pedro Parente não existe mais.
Inicialmente, o desconto duraria somente 15 dias, mas o governo decidiu atender a reivindicação dos caminhoneiros paralisados. "A partir daí, daqui a dois meses só haverá reajustes mensais. Assim, cada caminhoneiro poderá calcular o preço do frete com previsibilidade."
Na quinta-feira, Parente negou sua demissão e disse que a política só mudaria com uma outra direção na Petrobras. Indicado por Fernando Henrique Cardoso para organizar a entrega do pré-sal e a privatização aos pedaços da Petrobras, Parente pode cair a qualquer momento e o golpe foi atingido em seu coração.
Temer não anunciou nenhuma medida para 99% da população, que roda a gasolina, nem para as vítimas de Parente no gás de cozinha.
Com o caos implantado por Parente, todo o País estava paralisado.
Confira, abaixo, a fala de Temer, que assaltou o poder por meio de um golpe parlamentar que atirou o Brasil no precipício:
Quero me dirigir a todos os brasileiros, especialmente aos caminhoneiros que há uma semana paralisaram suas atividades. Os efeitos dessa paralisação na vida de cada cidadão me dispensam de citar a importância da missão de cada trabalhador do setor de cargas.
Durante toda essa semana, meu governo sempre esteve aberto ao diálogo e chegamos mesmo a assinar um acordo com lideranças do movimento. Quero aqui confirmar a validade de tudo o que já foi ajustado pelas lideranças com os meus ministros.
Nas últimas 48 horas, ao mesmo tempo em que nos dedicamos a garantir abastecimentos essenciais, seguimos em conversas com líderes do movimento. Avançamos na implantação de muitas medidas, diante da necessidade do movimento de encerrar a paralisação.
Quero me dirigir agora aos caminhoneiros de todo o país para anunciar as principais medidas que adotei:
Primeira medida: o preço do óleo diesel terá uma redução de 46 centavos. E garantiremos que cada caminhoneiro tenha esse resultado na hora de encher o tanque. Essa redução corresponde aos valores do PIS/Cofins e da Cide somados. Para chegar a esses 46 centavos, o governo está assumindo sacrifícios no orçamento e honrará essa diferença de custo, sem nenhum prejuízo para a Petrobras.
Segunda medida: o preço do óleo diesel, já barateado pela redução de 46 centavos, será válido pelos próximos 60 dias. A partir daí, ou seja, daqui a dois meses, só haverá reajustes mensais. Assim, cada caminhoneiro poderá planejar melhor seus custos e o valor do frete. 
Terceiro ponto: estou editando uma medida provisória para que seja cumprida em todo o território nacional a isenção da cobrança do eixo suspenso nos pedágios de rodovias federais, estaduais e municipais.
Quarta decisão: assinei uma segunda medida provisória para garantir aos caminhoneiros autônomos 30%, pelo menos, dos fretes da Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento. 
Quinto ponto: assinei também uma terceira medida provisória estabelecendo a tabela mínima de frete, conforme prevista no projeto de lei 121. Essa decisão foi tomada após diálogo que mantive com o presidente do Senado Federal, senador Eunício Oliveira. 
Gostaria de reforçar que as medidas negociadas anteriormente e assinadas pelos ministros e pelas lideranças seguem valendo. Entre elas, apenas para citar uma, está o acordo de que não haverá reoneração da folha de pagamento do setor de transporte rodoviário de carga.
Passei essa semana voltado para atender as reivindicações dos caminhoneiros e preocupado com cada brasileiro e brasileira que enfrentou dificuldades nesses dias. Fizemos nossa parte para atenuar problemas e sofrimentos.
As medidas que acabo de anunciar atendem às reivindicações que nos foram apresentadas. Por isso, quero manifestar a plena confiança no espírito de responsabilidade, de solidariedade e de patriotismo de cada um.
Muito obrigado, boa noite a todos.



Blog do BILL NOTICIAS

Renúncia já e diretas já


    
 (por: GUSTAVO CASTAÑON)

Estamos diante de uma das situações mais difíceis que o país já viu. Evidentemente continuamos sendo desestabilizados. Como avaliar e agir?
Bem, minha opinião vai aqui.
1) Caminhoneiro é trabalhador explorado, o lugar da esquerda é do lado de qualquer trabalhador explorado. Temos que apoiar essa categoria que sofre no lombo com as estradas privatizadas e a Petrobrás servindo aos acionistas (eu sou acionista). Se tem imbecil achando que o combustível está alto por causa do "roubo dos políticos" a culpa é nossa que continuamos menosprezando as redes perdendo a narrativa.
2) A greve começou como locaute, então todos os patrões que promoveram isso no início devem ser presos provisoriamente, investigados e processados, pois locaute é crime e esse tipo de atentado a estabilidade econômica por categorias de empresários deve ser coibida.
3) O Exército não quer servir a Temer nem confrontar trabalhador. O risco de em breve assistirmos uma insubordinação é muito grande.
4) A extrema-direita que está organizada em células pequenas e virtuais joga no caos social já entrou no movimento e tenta dar a cara dele. Não acho que a esquerda deva fazer o mesmo porque é oportunismo e a categoria não é de idiotas, não pega bem. Mas devemos apoiá-los.
5) A situação de fato se encaminha para o colapso. E caos é a matéria prima da extrema-direita.
6) Ao vilanizar os caminhoneiros e pedir exército a Globo pode estar jogando no aprofundamento do golpe. Não é minha primeira hipótese, mas não se pode descartar que essa alta frenética de preços nos últimos meses e a inflexibilidade de Parente sejam propositais para criar o ambiente de golpe.
7) A agenda reformista-liberal liderada pelos maiores corruptos e salafrários do Brasil parece enterrada eleitoralmente pela greve e colapso da política de Parente, que não tem mais como ficar na Petrobrás. Se isso não foi parte de uma agenda para se livrar das eleições, isso coloca essa possibilidade na mesa diante do desespero da direita entreguista e globalista, os maiores motores do golpe.
8) Os petroleiros vão entrar em greve, mas não deveriam esperar condescendência da população. São uma categoria organizada, portanto, vão sofrer as mesmas difamações da mídia e classe média de sempre. Vão ter alguém de esquerda para vilanizar, mas mesmo com o risco acho que devemos disputar a narrativa do momento. 
9) É claro que a democracia está em risco. Desde junho de 2013. Só piora a cada ano, mês, dia. Se a greve não for furada em dois ou três dias ninguém sabe o que pode acontecer. Se o comandante militar não fosse o Villas-Boas já estaríamos com botas pisando o congresso e o palácio do planalto.
10) Se a NSA e a CIA manipularam os eventos de 2013 na rede, evidentemente tem muito mais poder para fazê-lo numa categoria limitada em tamanho. O objetivo dos EUA tem sido desde 2013, e em vários países do mundo, a dissolução nacional de países não alinhados. É claro que eles podem ter provocado isso ou se aproveitado para entrar nas redes dos caminhoneiros direcionando seu tráfego e narrativa, vídeos, monitoramento, etc. Quem ri dessa possibilidade não conhece o mundo em que vive e não é de hoje não, mas há vinte anos.
11) A renúncia de Temer é muito provável como desfecho desse debacle. E no momento, desejável. Ele não tem qualquer legitimidade capaz de dar estabilidade ao país.
12) A esquerda deveria se centrar logo na defesa do que restou de nossas liberdades democráticas no Brasil e denunciar isso para o mundo. 
13) Não podemos ficar contra a população no momento em que ela se levanta contra o governo mais ilegítimo, corrupto e entreguista de nossa história. Não pedimos isso há quatro meses das eleições, mas a realidade está aí. Não temos opção moral senão pedir, como o velho Brizola ensinou, não um "fora Temer" que pode vir contra a normalidade democrática, mas um RENÚNCIA JÁ junto de um DIRETAS JÁ, em outubro. Vamos pedir RENÚNCIA e DIRETAS para neutralizar o pedido de Intervenção Militar que circula pelos fascistas de sempre e entrou no movimento.
14) Não adianta ter medo. O que às vezes adianta é lutar. A vida quer é coragem, e a gente tem visto desde 2015 a tragédia que se abate sobre nós quando ela falta, (247).


Blog do BILL NOTICIAS

GOVERNADOR REUNIU GRUPO QUE ACOMPANHA MOVIMENTO DOS CAMINHONEIROS

:

O governador Camilo Santana convocou na manhã deste domingo (27), na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, reunião com o grupo formado pelo gabinete para acompanhar os efeitos provocados pelo movimento dos caminhoneiros. Além dos órgãos de segurança do Estado, o encontro contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Exército e sindicatos de classe, como o Sindiônibus e Sindipostos.
“Desde o início da greve, há uma semana, determinei o total envolvimento das forças de segurança do Estado para garantir o pleno funcionamento dos serviços públicos e auxiliar no abastecimento de combustível da capital e interior. Somente ontem, nossos policiais, com apoio de órgãos da prefeitura de Fortaleza, fizeram cerca de 150 escoltas de caminhões, além de desobstruir estradas em todo o Ceará. Minha determinação é que o trabalho continue intenso para minimizar os transtornos para os cidadãos”, citou o governador Camilo Santana que, durante o encontro, conversou por telefone com o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna.
 A operação coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), desde o início do movimento dos caminheiros, continua neste domingo (27), para garantir a normalização do abastecimento dos postos de combustíveis. Na manhã de hoje foi realizada a escolta para caminhões-tanque que levaram combustível para o Aeroporto Internacional Pinto Martins. A distribuição de combustível a partir distribuidoras em Fortaleza e no Cariri está sendo realizada seguindo o cronograma do Sindipostos.
A SSPDS continua monitorando a situação e, de acordo com o órgão, nenhuma rodovia estadual está bloqueada no momento. Os serviços de emergência do Ceará, que utilizam veículos para operar, como ambulâncias, viaturas policiais e do Corpo de Bombeiros, não sofreram qualquer interrupção.(247).
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Ceará

Blog do BILL NOTICIAS

EM MACEIÓ, POSTOS DE COMBUSTÍVEIS COMEÇAM A SER REABASTECIDOS


Por Cristina Limeira/Gazetaweb.com - Com a liberação da entrada do Porto de Maceió, no fim da tarde deste sábado (26), os caminhões-tanque com combustíveis já começaram a sair com destino aos postos para realizar o abastecimento. Segundo informação repassada pela assessoria de comunicação da entidade, a entrega será feita de forma gradativa até que a situação seja normalizada.
A entidade diz ainda não haver necessidade da corrida imediata aos postos por parte dos consumidores, uma vez que as bases das distribuidoras do Porto de Maceió garantiram que irão trabalhar 24 horas por dia para atender à demanda dos estabelecimentos. 
Em Alagoas, existem 520 postos de combustíveis, sendo cerca de 120 em Maceió.  A grande maioria já não dispunha de combustíveis e os que ainda estavam atendendo à clientela deveria zerar o estoque ainda neste sábado. Segundo a assessoria de comunicação, a abastecimento está sendo feito prioritariamente na capital, devendo se estender para o interior do Estado ainda na madrugada deste domingo (27).
A previsão é que a situação nos postos de combustíveis seja normalizada em uma semana, podendo esse prazo ser reduzido, a depender da logística adotada pelas distribuidoras.
A entrada do Porto de Maceió foi liberada após decisão judicial do magistrado Erick Costa. A liberação foi feita com o auxílio do Gerenciamento de Crises e do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Logo após o cumprimento da decisão, os caminhões que aguardavam em uma fila na frente do Porto puderam entrar para carga e descarga. 


Blog do BILL NOTICIAS

Menina vive isolada devido a doença rara em povoado no Iraque

Desesperada diante do isolamento e da condição, que pode se tornar maligna, 
a família não consegue encontrar uma solução

Por: AFP - Agence France-Presse
Foto: Haidar HAMDANI / AFP
Foto: Haidar HAMDANI / AFP


Haura quase nunca sai de casa. Em seu povoado no sul do Iraque, as outras crianças não querem se aproximar da menina de 4 anos, porque ela sofre de uma doença que cobre sua pele com uma grande mancha negra coberta de pelos. Desesperada diante do isolamento e da condição, que pode se tornar maligna, a família não consegue encontrar uma solução.

A escassez de recursos econômicos lhes impede de tentar uma cirurgia, que precisaria ser feita longe do povoado de Wahed Haziran, na província agrícola de Diwaniya, a 200 quilômetros ao sul de Bagdá. Os pais de Haura vestem a menina diariamente com roupas de manga comprida e gola alta, mas não conseguem esconder a doença.

Os poucos centímetros de pele visíveis no pescoço deixam à mostra a mancha negra que provoca as humilhações e a rejeição dos demais. "Daqui a dois anos deverá ir para a escola, tememos muito esse momento", conta sua mãe, Alia Jalif. "Como as demais crianças vão se portar com ela? Não podemos garantir que ficará confortável em uma escola, e é o maior obstáculo para seu futuro", lamenta essa iraquiana, coberta com o tradicional véu negro.

Haura nasceu um com nevo, ou sinal, gigante, uma marca coberta de pelos que se estende por seus ombros, por parte do torso e nas costas. O sinal poderia se tornar um melanoma, ou câncer de pele, "que pode ser fatal", aponta o dermatologista Aqil al-Jaldi. O tratamento mais eficaz seria um transplante de pele, sessões de laser e acompanhamento psicológico, garante.

Isso é praticamente impossível de se conseguir no Iraque, onde o setor médico foi afetado por uma década de embargo comercial e anos e violência e corrupção. Todos os médicos que a família visitou sugerem a ida a um centro especializado no exterior, segundo a mãe. "Mas não podemos pagar a viagem, nem os custos médicos. O que temos dá apenas para viver e mandar seus quatro irmãos e irmãs à escola", explica Alia Jalif.



Blog do BILL NOTICIAS


PT lança pré-candidatura de Lula em Brasília Teimosa

Humberto Costa, que esteve presente, defende que o partido lance nome próprio para as eleições ao governo do estado.


Neste domingo, no Buraco da Veia, em Brasília Teimosa, o PT Pernambuco lançou a pré-candidatura de Lula à presidência da república. O ato reuniu pouca gente, não chegando a ultrapassar 200 militantes, mas foi o necessário para consolidar a possibilidade do ex-presidente concorrer nas eleições deste ano mesmo estando preso no momento. Lideranças políticas como o senador Humberto Costa (PT) e o deputado federal Silvio Costa (Avante) estiveram presentes. A professora da faculdade de direito da UFPE, Liana Cirne Lins, que ficou conhecida por ser a advogada do movimento Ocupe Estelita e busca ser deputada federal pelo PT nas eleições deste ano, também compareceu, assim como lideranças da militância do partido.

Para Humberto Costa, o momento de lançamento da pré-candidatura é ideal porque no meio da crise Lula é um nome que pode unificar o Brasil. "A gente quer mostar ao povo que é para ter esperança. Lula será libertado", reforça o senador. Segundo ele, o partido lançará a campanha oficialmente no próximo dia 09 de junho, em evento em São Paulo. "E vamos seguir com as mobilizações até o dia 16 de agosto, quando iremos registrar oficialmente a campanha de Lula Presidente 2018", completa.

Liana Cirne Lins, que está se candidatando a deputada federal pelo PT e é advogada, explica que não há nada que impeça a candidatura de Lula uma vez que não houve julgamento.  "O que vai acontecer é que vamos registrá-lo no dia 16 de agosto e acompanhar. Já estamos prevendo que outros partidos tentarão impugnar a candidatura, mas aí entraremos com ações também e é algo que a justiça eleitoral terá que julgar. Em último caso, o partido pode colocar outro nome até 20 dias antes das eleições. Mas, não temos plano B, o plano do PT é Lula", ressalta. 

No campo estadual, o consenso é mais difícil entre os integrantes do PT uma vez que há um trabalho da base nacional do partido para uma aliança com o PSB, fato que está recebendo resistência da militância em Pernambuco. Humberto Costa defende que o partido lance nome próprio para as eleições ao governo do estado. "Vamos definir isso no próximo dia 10 de junho", revela. Liana Cirne Lins concorda e adianta que o único nome viável para concorrer ao governo de Pernambuco é o da vereadora Marília Arraes (PT). "Se o PT quiser atender sua militância, não poderá fazer aliança com o PSB. Marília será então o melhor nome para cumprir essa tarefa", completa. 

Sílvia Siqueira, militante do PT e presidente da ONG Mirim Brasil, enfatiza que os militantes não irão aceitar uma aliança com o PSB em Pernambuco. "A militância apoia um candidato próprio. A militância quer Marília Arraes. É a hora de termos uma mulher no governo do estado." Vale ressaltar que Brasília Teimosa é um endereço representativo para Lula. Em sua última visita ao Recife, em agosto de 2017, o ex-presidente esteve no bairro depois de 14 anos sem voltar ao local. Sua primeira visita oficial foi em 2003, quando recém-eleito presidente, anunciou a remoção das palafitas e a transferência das famílias para o Residencial Casarão do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.(DP).


Blog do BILL NOTICIAS

PETROLEIROS ANTECIPAM GREVE PARA ESTA SEGUNDA E PEDEM FORA PARENTE

Petrobras/Reuters

Do Sindipetro Unificado SP – Os trabalhadores da Replan, em Paulínia, e da Recap, em Mauá, bases do Sindipetro Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro Unificado-SP), vão cruzar os braços nesta segunda-feira (28/05), em solidariedade ao movimento dos caminhoneiros e contra a política de reajuste diário do preço dos combustíveis, imposta pelo presidente da empresa, Pedro Parente. Essa política favorece o mercado internacional e prejudica o povo brasileiro.
A paralisação acontece no início dos turnos da manhã, com o corte de rendição, ou seja, o grupo de petroleiros que começa a jornada na noite deste domingo (27) permanecerá dentro da refinaria até o fim do protesto, que poderá durar até oito horas. O Sindicato também espera a adesão em massa do pessoal do setor administrativo, que inicia o expediente de manhã.

Redução do preço dos combustíveis
Os petroleiros exigem a redução do valor da gasolina, do diesel e do gás de cozinha, a manutenção dos empregos e a retomada da produção interna de combustíveis. O Brasil tem petróleo, refino e distribuição, sendo absolutamente desnecessário o aumento das importações de derivados, como tem feito Parente, desde que implantou a nova política de preços. Desde o ano passado, as importações do país cresceram cerca de 25%.
A categoria também protesta contra o desmonte e a privatização do Sistema Petrobrás. Em abril, Parente anunciou a venda de refinarias no Paraná, em Pernambuco, na Bahia e no Rio Grande do Sul, além de dutos e terminais da Transpetro, subsidiária de transporte e logística de combustíveis. “Não aceitamos essa entrega. As quatro refinarias devem permanecer sob o controle da companhia”, declara o coordenador do Unificado, Juliano Deptula.

Greve Nacional
A Federação Única dos Petroleiros já convocou uma greve nacional de advertência a partir da meia-noite desta quarta-feira, dia 30 de maio. Serão 72 horas de paralisação de trabalhadores do Sistema Petrobrás, em todo o país, reivindicando a queda nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha, o fim da entrega da companhia e a saída imediata do presidente da estatal Pedro Parente, que, com o aval do governo Michel Temer, mergulhou o país em uma crise sem precedentes.(247).



Blog do BILL NOTICIAS

Tradicional Jecana do Capim abre calendário junino com forró e disputa de jegues, em Petrolina. A festá é dias 01,02 e 0 de Junho

  (C.Geral)


A Jecana do Capim, em Petrolina, é uma das mais aguardadas e peculiares festas da cidade. Em sua 47ª edição, o evento faz parte da programação do São João de Petrolina e abre, tradicionalmente, o calendário junino da região. Este ano, a prefeitura irá realizar o festejo, fundado pelo saudoso radialista Carlos Augusto Amariz, entre os dias 1º e 3 de junho.
Nos três dias de festa, cerca de 20 mil pessoas devem se divertir na comunidade do Capim, zona rural de Petrolina. O evento, que homenageia o jegue, começa na sexta-feira (1º), com Missa na Capela da localidade e tem a  abertura oficial das barracas às 21h.
No sábado (2), durante todo o dia, as ‘barraquinhas’ promovem programações diversas com música, torneio de futebol e até bingo. A partir das 21h, o arrastar da chinela começa com o ‘Forró da Rabichola’, com o vaqueiro César Adriano, no Pátio Luiz Gonzaga.
O domingo (3) é o dia mais esperado da Jecana do Capim. O passado volta à comunidade com o ‘Desfile dos Carros Antigos’ às 9h; em seguida, os animais de tração se tornam as grandes estrelas com as competições do ‘Jegue Fashion’; ‘Corrida dos Burros’ e o ‘Grand Prix Jeguistico’, que distribuirão mais de R$ 30 mil em prêmios. No início da tarde, a partir das 14h, o ‘Forró do Poeirão’ finaliza a programação da 47ª Jecana do Capim, com as atrações Gervilson Duarte e Guilherme Dantas.
Para o secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Petrolina, Emicio Junior, a Jecana do Capim é uma festividade que mistura as tradições juninas e o bom humor. “Atendendo a um pedido da população, a Jecana do Capim volta a acontecer no primeiro final de semana de junho. Este festejo, ao passo que traz diversão, forró e boas risadas na programação, também valoriza o animal tão utilizado pelo homem do campo”, afirma.
A 47ª Jecana do Capim é de realização da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE), em parceria com a Associação dos Moradores do Capim (ASMOCA). (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

Paralisação de caminhoneiros nas estradas entra no sétimo dia

Paralisação de caminhoneiros nas estradas entra no sétimo dia

Neste domingo (27), sétimo dia de greve, o governo volta a negociar com os caminhoneiros, ao mesmo tempo em que forças de segurança continuam a desobstruir pontos de bloqueio nas rodovias de todo o país. A categoria dos motoristas autônomos reivindica agora desconto de 10% no valor do diesel que será cobrado na bomba, a ampliação desta redução de 30 para 60 dias e o fim da suspensão da cobrança de tarifa de pedágio para eixo elevado dos caminhões para todo o país.
O ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, Carlos Marun, apresenta hoje ao presidente Michel Temer essas novas propostas. Marun e ministros de várias áreas se reúnem no Palácio do Planalto, no gabinete de gestão de crise, na tentativa de encerrar a paralisação.
Até a noite de sábado (26), metade dos mais de mil pontos bloqueios ainda resistia nas estradas. Eram, às 22 h de sábado, 554 pontos de bloqueio nas rodovias, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A maioria das barreiras é parcial e sem prejuízo à circulação de veículos. De acordo com a polícia, 625 pontos foram desbloqueados. Em estados da Região Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul, as estradas começam a ser totalmente liberadas, segundo informou nesta manhã a PRF estadual.
Brasília
Brasília começou a ser reabastecida de combustíveis desde a tarde de sábado. Longas filas são vistas hoje em postos do Plano Piloto, na região central. Muitos, entretanto, continuam fechados.
O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek já recebeu combustível, mas ainda operava com restrições. O governador Rodrigo Rollemberg descartou no sábado a possibilidade de decretar estado de emergência. A prioridade, segundo ele, concentra-se em saúde, segurança e transporte público. Poucos ônibus circulam neste domingo.
São Paulo
Em São Paulo, as principais estradas permanecem bloqueadas, e o combustível é suficiente somente até segunda-feira (28) para os serviços essenciais. A polícia e governo estadual negociam, com ajuda do governo federal, a liberação das rodovias. O governador Márcio França, que se reuniu no sábado com o ministro Carlos Marun, anunciou a suspensão da cobrança do eixo suspenso, usado pelos caminhões que trafegam sem carga total, nos pedágios das rodovias paulistas. A medida faz parte de um pacote de ações negociado para a desobstrução das estradas. A interrupção da cobrança começa a vigorar a partir da 0h de terça-feira (29), prazo negociado pelos líderes dos caminhoneiros para liberação das rodovias, principalmente trechos da Régis Bittencourt (que liga aos estados do Sul) e do Rodoanel (que interliga rodovias na região metropolitana paulista). Já o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, disse que o combustível para a maior parte dos serviços essenciais está garantido somente até segunda-feira. A prefeitura decidiu manter, por tempo indeterminado, o estado de emergência. Rio de Janeiro A cidade do Rio de Janeiro permanece em estágio de atenção. O Centro de Operações da prefeitura do Rio diz que, com a manutenção da greve dos caminhoneiros, o desabastecimento de combustível “afeta drasticamente a mobilidade no município”. Em uma escala de três, o estágio de atenção está no segundo nível e significa que um ou mais incidentes impactam, no mínimo, uma região, provocando reflexos relevantes na mobilidade.
Parte do BRT, sistema de ônibus expresso do Rio de Janeiro, voltou a funcionar. Outras linhas continuam sem operar. Por falta de combustível, o transporte de barcas entre o Rio e Niterói foi totalmente suspenso no sábado. O Exército disponibilizou um contingente de soldados para dar apoio à Polícia Militar (PM) na segurança em torno da Refinaria Reduc, que começa a reabastecer a capital, o rstado e diversas regiões do país.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Por conta da crise dos combustíveis, IFPE mantém suspensão no expediente na capital e Interior do Estado nesta segunda

  Por: Carlos Britto

A reitoria do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) confirmou a suspensão, nesta segunda-feira (28), do expediente da instituição e de todos os seus campi – incluindo o de Afogados da Ingazeira (PE), Sertão do Pajeú.
A medida, segundo a assessoria do IFPE, tem o objetivo de minimizar os transtornos para servidores e estudantes, uma vez que a circulação do transporte público e o abastecimento dos postos de combustíveis ainda não foram normalizados.

Blog do BILL NOTICIAS

O APOCALIPSE DE PARENTE JÁ CAUSOU PREJUÍZOS DE PELO MENOS R$ 10 BI AO PAÍS


Pedro Parente, indicado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, depois do golpe de 2016, para presidir a Petrobras e organizar uma política de preços que visa garantir a entrega do pré-sal a grupos internacionais e preparar a venda de ativos da companhia, produziu um cenário apocalíptico no Brasil. Em apenas cinco dias de paralisação dos caminhoneiros, como decorrência da política insana de Parente, os prejuízos já somam ao menos R$ 10,2 bilhões, conforme as primeiras estimativas de diferentes setores, levantadas pela jornalista Joana Cunha.
Isso sem contar nos R$ 5 bilhões que o governo usará para cobrir a perda que a Petrobras terá por reduzir o preço do diesel e suspender os reajustes diários. O presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Carlos Martins, estima que 40% das atividades do setor tenham sido atingidas, comprometendo negócios de R$ 2,4 bilhões.Na indústria de frangos e suínos, o cálculo chega a R$ 1,8 bilhão perdido em cinco dias, diz Ricardo Santin, vice-presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal)", informa a jornalista. "Todo dia estão morrendo pintinhos ou ovos que não nascem. Já morreram mais de 50 milhões de aves", diz Santin.
Além disso, mais R$ 1 bilhão deixou de ser faturado no setor farmacêutico, estima o Sindusfarma (da indústria de medicamentos). "Se faltam remédios, as doenças crônicas e as agudas podem se agravar, elevando despesas hospitalares", diz Nelson Mussolini, presidente da entidade. Outro R$ 1,3 bilhão é a conta da Anfavea, que parou a produção de veículos. Se não bastasse, mais de 100 voos foram cancelados apenas no dia de ontem.(247).
Neste cenário de filme de terror, brasileiros pobres saíram no tapa, ontem, na cidade de Taguatinga (DF), para conseguiu alguns litros de gasolina. 


Blog do BILL NOTICIAS

CAOS DE PARENTE: AEROPORTO DE BRASÍLIA ESTÁ A SECO

Elza Fiúza / ABr

Agência Brasil – A administradora do aeroporto de Brasília informou há pouco que as reservas de querosene de aviação do terminal se esgotaram novamente no fim da tarde deste domingo (27). Com o desabastecimento, 132 voos já foram cancelados desde a última sexta-feira (25).
Nenhum caminhão-tanque chegou hoje ao aeroporto para repor os estoques. Ontem (26), após a chegada de dez caminhões-tanque, o nível das reservas de querosene chegou a 12,5%.
De acordo com a  Inframérica, somente poderão pousar em Brasília as aeronaves com capacidade para decolar sem necessidade de abastecimento. Os aviões que necessitem de combustível ficarão em solo até que a situação seja regularizada.
A concessionária reforça orientação aos passageiros para que busquem informações com as companhias aéreas antes de se deslocarem ao aeroporto.
Diariamente, o aeroporto da capital recebe em média 20 caminhões-tanque. Desde o início da greve dos caminhoneiros, 100 caminhões foram impedidos de chegar ao terminal, o que ocasionou uma defasagem de 84% na entrega de combustível.
Em entrevista coletiva concedida hoje à tarde, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, disse que viaturas da Força Nacional estão garantindo a chegada de álcool anidro, para a mistura de gasolina e do óleo diesel, e querosene de aviação à capital federal.


Blog do BILL NOTICIAS

Ao menos 14 aeroportos estão sem combustível por greve dos caminhoneiros. O de Petrolina está entre eles

Aeroporto-de-Petrolina-PE-Telefone-Endereço-Vôos-e-Horários

Segundo a Infraero, pelo menos 14 aeroportos brasileiros estão sem combustível, na manhã deste domingo (27). A greve dos caminhoneiros chega ao sétimo dia e ainda provoca transtornos às empresas e aos passageiros.
Os dados foram atualizados às 7h30 da manhã: Carajás (PA), São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Ilhéus (BA), Goiânia (GO), Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Vitória (ES), Petrolina (PE), Joinville (SC) e João Pessoa (PB). A Infraero informa que continua monitorando o abastecimento de querosene de aviação por parte dos fornecedores que atuam nos terminais.
A empresa alertou aos operadores de aeronaves que avaliem seus planejamentos de voos para que cada um possa definir sua melhor estratégia de abastecimento de acordo com o estoque disponível nos terminais de origem e destino. A instituição está em contato com órgãos públicos relacionados ao setor aéreo para garantir a chegada dos caminhões com combustível de aviação aos aeroportos administrados pela empresa. Os aeroportos estão abertos e têm condições de receber pousos e decolagens.
Nos terminais em que o abastecimento está indisponível no momento, as aeronaves que chegarem só poderão decolar se tiverem combustível suficiente para a próxima etapa do voo. “Aos passageiros, a Infraero recomenda que procurem suas companhias para consultar a situação de seus voos. Aos operadores de aeronaves, a empresa orienta que planejem seus voos de acordo com a disponibilidade de combustível na rota pretendida”, ressaltou a nota. (C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de Juazeiro atualiza informações sobre os serviços públicos afetados pela crise do desabastecimento; Saúde e Educação são prioridades

(C.Britto)

A Prefeitura de Juazeiro (BA) enviou nota à imprensa atualizando sobre o comprometimento dos serviços oferecidos diante da crise de abastecimento provocada pela greve dos caminhoneiros. Saúde e Educação são prioridades para a gestão.
Acompanhe o funcionamento:
– As ambulâncias, incluindo os veículos do Samu, estão abastecidas e continuam circulando normalmente. Este serviço está sendo priorizado;
– Todas os postos de saúde estarão abertos nesta segunda-feira. O transporte para os profissionais da zona rural está assegurado;
– Causa preocupação a situação dos ônibus que transportam pacientes de oncologia para o TFD-Tratamento Fora do Domicílio, em Salvador. Estes veículos precisam ser reabastecidos durante as viagens e ainda não temos garantia deste fornecimento;
– As escolas da zona rural não terão aulas nesta segunda-feira, em razão da falta de combustível para os veículos do transporte escolar;
– As secretarias, hospitais, repartições e escolas da sede manterão suas atividades normais;
Estamos em constante monitoramento da situação e, caso haja a necessidade de suspensão de algum serviço, comunicaremos a população pelos meios de comunicação.
Estamos em constante monitoramento da situação e, caso haja a necessidade de suspensão de algum serviço, comunicaremos a população pelos meios de comunicação“, destaca a prefeitura

Blog do BILL NOTICIAS

Endemoniado agride idosa e mata homem a facadas no Bairro São Gonçalo em Petrolina


Um elemento conhecido por Danilo, depois de assassinar  José Gabriel de 25 anos, com quatro perfurações de faca peixeira,  agrediu ainda uma  senhora de 75 anos, conhecida por Maria da Conceição Rodrigues, mãe do rapaz assassinado e moradora da Rua 65, Bairro São Gonçalo em Petrolina. O fato ocorreu no início da tarde deste domingo (27).
A polícia esteve  no local para acompanhar o caso. O SAMU também esteve no local e constatou o óbito. O corpo do jovem foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina. Aguardem novas informações (C.Geral).


Blog do BILL NOTICIAS

Temer chega ao Planalto para reunião sobre paralisação de caminhoneiros

No encontro, devem ser apresentadas ao presidente as novas reivindicações dos manifestantes


O presidente Michel Temer participa da reunião no Palácio do Planalto para avaliar a situação da paralisação de caminhoneiros em todo o País, que chega hoje ao sétimo dia. No encontro, devem ser apresentadas ao presidente as novas reivindicações dos manifestantes. A categoria pede agora a ampliação do prazo de 30 para 60 dias do congelamento do desconto de 10% no preço do diesel.

A reunião teve início ainda sem a presença de Temer, que chegou cerca de uma hora depois. Entre os participantes da reunião no Planalto está o general Santos Cruz, Secretário Nacional de Segurança Pública. Antes de entrar, ele disse à imprensa que "não existe o mínimo risco" das Forças Armadas cometerem algum tipo de erro ao requisitar veículos particulares, medida que foi autorizada ontem por meio de decreto. "Nosso pessoal é muito bem preparado. Não existe o mínimo risco de cometer qualquer erro, de cometer qualquer coisa fora da lei, qualquer coisa que seja condenável do ponto de vista não só legal, da própria educação .

O general ressaltou que a Força Nacional é um contingente pequeno e que está distribuído pelo País. "Não é um contingente que possa influir decisivamente em qualquer ação."



Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...