sábado, 11 de agosto de 2018

Ator e diretor José Pimentel é internado na UTI

Segundo a família, Pimentel passar por tratamento de um enfisema pulmonar

Foto: Wellington Dantas/Divulgação (Foto: Wellington Dantas/Divulgação)
Foto: Wellington Dantas/Divulgação

O ator pernambucano José Pimentel, 84, famoso por interpretar Jesus na Paixão de Cristo do Recife, está internado desde a última quarta-feira, na UTI do Hospital Esperança. Segundo informações, o artista passa por tratamento de um enfisema pulmonar.

Em nota, a família afirmou que as visitas estão restritas apenas à familiares e amigos próximos.

Confira a nota na íntegra:

A família do ator e diretor José Pimentel comunica à sociedade pernambucana e à imprensa que ele encontra-se internado no Hospital Esperança Recife para tratamento de um enfisema pulmonar.

José Pimentel tem 84 anos e há 21 dirige e atua na Paixão de Cristo do Recife, tendo sido substituído no papel título de Jesus este ano. 

Pimentel é precursor dos dramas da Paixão de Cristo em Pernambuco, tendo sido fundador da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém há 52 anos.

Ele está na UTI, aos cuidados dos médicos especialistas Henrique Guido e Roberto Borges, que já há muitos anos acompanham a família. As visitas ao paciente estão restritas aos familiares e amigos mais próximos. Os familiares de Pimentel pedem, a todos, orações para o seu restabelecimento.

Assina a nota a filha do diretor, Lilian Pimentel.


Blog do BILL NOTICIAS

VEJA: GEBRAN ADMITIU A AMIGOS QUE IGNOROU A LEI PARA MANTER LULA PRESO


A edição de Veja deste fim de semana traz uma informação bombástica: a de que o juiz Gebran Neto, do TRF-4, admitiu a amigos que ignorou a lei para manter Lula preso, no episódio em que a ordem judicial do desembargador Rogério Favretto foi descumprida. A prisão ilegal de Lula vem sendo denunciada pelos maiores juristas do mundo e por líderes internacionais como Michelle Bachelet, Bernie Sanders e, neste sábado, o ex-prefeito de Londres, Ken Livingstone. O objetivo é impedir que Lula vença as eleições de 2018 e interrompa o golpe iniciado em 2016, que vem entregando riquezas como o pré-sal e retirando direitos de trabalhadores.
Desembargador admite ignorar letra fria da lei para manter Lula preso
O desembargador Gebran Neto admitiu a amigos que ignorou a letra fria da lei ao dar decisão contrária à soltura de Lula, desconsiderando a competência do juiz de plantão. Gebran alegou que era a única saída para evitar um erro ainda mais danoso: libertar o petista.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Inundações deixam 37 mortos em área turística da Índia

Pelo menos 37 mil pessoas foram deslocadas em Kerala, sudoeste da Índia. Inundações também provocaram deslizamentos de terra, neste sábado (11)

  Por: AFP 
Inundações na Ìndia
Inundações na ÌndiaFoto: AFP

Inundações repentinas causadas pelas monções deixaram 37 mortos 37 mil deslocados em Kerala, sudoeste da Índia, além de terem provocado deslizamentos de terra, anunciaram autoridades neste sábado (11).

O estado de Kerala, zona turística com praias repletas de palmeiras e plantações de chá, recebe fortes chuvas anualmente no período das monções, mas as precipitações foram especialmente intensas este ano.

Os moradores deslocados foram levados para 350 centros de acolhida em todo o estado, informou um coordenador regional à AFP. O exército foi mobilizado para realizar missões de resgate em Kerala, depois que dois dias de tempestade obrigaram as autoridades a liberar a água de 27 diques. Um deles não era aberto há 26 anos.
"Nosso estado enfrenta uma devastação sem precedentes", publicou no Twitter o chefe do governo de Kerala, Pinarayi Vijayan. "Muitas vidas foram perdidas. Centenas de casas ficaram completamente destruídas", lamentou, elogiando o trabalho dos socorristas, originários de todo o país. Mais de 1 milhão de turistas visitaram Kerala no ano passado, segundo estatísticas oficiais.


Blog do BILL NOTICIAS

Prefeito Paulo Bomfim participa de entrega de viaturas da Policia Militar em Juazeiro-BA

  Por: Vinicius de Santana

O prefeito Paulo Bomfim esteve presente à solenidade de entrega de viaturas às Unidades da Região Norte da Polícia Militar em Juazeiro, realizada nesta sexta-feira (10), às 9h na Av. Ulisses Guimarães. A entrega foi feita pelo Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa e o Comandante Geral da PM-BA, coronel Anselmo Brandão ao coronel Anselmo Bispo, comandante do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN).
“São mais duas viaturas para colaborar com a segurança pública de nosso município. Temos buscado essa parceria com o Governo do Estado e Polícia Militar para trazer mais tranquilidade para a população e estrutura para os policias que estão no dia a dia. Agradecemos ao coronel Anselmo Brandão e ao coronel Anselmo Bispo pela sensibilidade com Juazeiro e Região Norte”, pontuou o prefeito Paulo Bomfim.
Ao todo foram entregues 9 viaturas sendo 7 para a Polícia Rodoviária Estadual, 1 para a Ronda Maria da Penha e 1 para o Distrito de Abóbora. (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

Secretaria de Saúde alerta sobre risco de reintrodução do sarampo em Pernambuco

Documento divulgado pela instituição informa que, apenas em 2018, foram notificados 63 casos de suspeita 
da doença no estado
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco recomenda às Gerências uma série de estratégias de combate.  Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco recomenda às Gerências uma série de estratégias de combate. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco alertou sobre o risco de reintrodução do sarampo no estado através de uma nota divulgada nesta semana. O documento informa que, apenas em 2018, foram notificados 63 casos de suspeita da doença no território pernambucano, dos quais 45 foram descartados e os demais seguem em investigação.

Desses casos de suspeita, dois já apresentam um quadro sugestivo. O primeiro é de uma criança de 2 anos (não vacinada), residente do Recife, que tem sentido febre, exantema, coriza, dor retro ocular e artralgia. O outro caso é de um homem de 27 anos, tio da menina, que havia viajado para Manaus (AM), capital do estado que conta com o maior número de suspeitas. 

A doença de elevada transmissibilidade já havia sido erradicada do país, de acordo com um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), mas o perigo de reintrodução tem sido comprovado em outras unidades federativas do Brasil. De acordo com o informe da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, foram notificados 5404 casos no Amazonas (742 confirmados) e 443 casos em Roraima (com 280 confirmados). 

A região Norte é o principal foco pela recente imigração de venezuelanos, que fogem da crise humanitária no país vizinho. Uma epidemia de sarampo ocorre na Venezuela desde julho de 2017.

Estratégias
Diante do quadro de reintrodução, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, através do informe, recomenda às Gerências uma série de estratégias que envolvem vigilância, investigação laboratorial e imunização.

Confira o documento na íntegra:


Blog do BILL NOTICIAS

Vices dos candidatos ao governo de Pernambuco podem ajudar a puxar votos

De acordo com especialistas, eles estão longe de serem só figuras decorativasPor: Aline Moura - Diario de PernambucoAntes, os vices eram indicados para cumprir um papel de bastidor. Foto: DivulgaçãoAntes, os vices eram indicados para cumprir um papel de bastidor. Foto: Divulgação
O recente impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) – vivo no repertório da militância, da oposição e da base governista – também dobrou o peso do candidato a vice-governador (e vice-governadora) na disputa de 2018. Os vices normalmente eram indicados para cumprir um papel de bastidor e assumir a missão número 1 do cargo: ser discreto e trazer apoios. 

Contudo, a posse de Michel Temer (MDB) como presidente, a partir de 2016, e toda a articulação feita por ele para tirar Dilma do poder deixou os candidatos e eleitores em alerta sobre outras questões importantes, como a própria afinidade política e a lealdade. Quem é o nome que pode assumir, por exemplo, o principal cargo do estado na ausência do seu titular se ele viajar, for afastado ou adoecer? Ele agrega?

Para o cientista político Ernani Carvalho, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apenas dois candidatos majoritários construíram uma capilaridade eleitoral, até esse momento, que chamam a atenção do eleitor. Na avaliação dele, quem mais somou à disputa foram os escolhidos a vice do governador Paulo Câmara (PSB) e do senador Armando Monteiro Neto (PTB), ambos postulantes ao Palácio das Princesas. 

Para Ernani, a indicação da ex-prefeita de Olinda Luciana Santos (PCdoB) na chapa de Paulo trouxe um verniz de esquerda ao governador - que votou em Aécio Neves em 2014 -, mas o principal impacto de sua escolha foi a mudança das alianças no cenário nacional. Ernani acredita que, se Luciana não tivesse sido a alternativa, dificilmente o PCdoB teria retirado a pré-candidatura de Manuela D´Ávila (PCdoB) em nome da aliança com Luiz Inácio Lula da Silva. 

Ernani Carvalho lembra que Luciana é presidente nacional do PCdoB e teve um papel decisivo na aliança entre o PT e o PCdoB nacionalmente. Luciana é apontada como articuladora política, e a militância da legenda tem organicidade, ou seja, é atuante nas ruas e redes sociais. “O PCdoB cogitou fechar com a candidatura de Ciro Gomes (PDT) e foi levado para o PT com essa costura e Ciro ficou isolado. Luciana colaborou com a candidatura majoritária do PT (de Lula) e o nome dela vai dar mais competitividade à chapa de Paulo Câmara”, avalia.

Doutor em Ciência Política pela UFPE e professor da Faculdade Damas, Elton Gomes, por sua vez, fez uma análise do nome de Fred Ferreira (PSC) para vice da disputa estadual. Segundo ele, como Fred integra a família dos Ferreira, que tem influência no eleitorado evangélico da Região Metropolitana do Recife, Armando teve vantagem com a escolha. De acordo com Elton, o petebista não tem a mesma inserção política de Paulo no Grande Recife, seus candidatos ao Senado têm base no interior, e o vice tem inserção nas comunidades urbanas mais carentes. 

“Existe toda uma literatura acadêmica que mostra que o voto evangélico é forte, porque é um voto certo, fiel e barato. Muitos eleitores votam por instrução do pastor, de pessoas com proeminência naquela comunidade de fé. Isso dá um poder de aglutinação muito grande. O voto evangélico é, ao mesmo tempo, concentrado e disperso. É concentrado porque é fiel (constituído na maior parte de pessoas muito carentes), mas é disperso porque tem várias igrejas espalhadas”.

ESTRUTURA
Segundo Elton Gomes, os candidatos a vice de Maurício Rands (PROS) e Julio Lóssio (Rede), também podem ajudar os majoritários, mas não o suficiente para eles conseguirem barrar a estrutura de campanha de Paulo e Armando - o tempo de televisão e o apoio dos prefeitos. 

“Julio Lóssio é muito bom em debates, ele consegue falar de maneira simples para o eleitor, o que é uma grande qualidade, mas ele não tem tempo de televisão, capilaridade ou apoio de partido. Isabella também traz representatividade, especialmente por ser uma mulher, mas eles têm que correr contra o tempo e estão numa coalizão pequena”, afirma. Com uma avaliação diferente, Rands acredita que “essa eleição não vai ser a eleição das estruturas, porque as estruturas estão desgastadas, vai ser do boca a boca, dos grupos de WhatsApp, dos posts, vídeos, áudios e conteúdo”. 

Única candidata ao governo que tem uma chapa totalmente formada por mulher, Dani Portela (PSol), por sua vez, defende a importância da identidade entre a majoritária e a vice. “Nós, do PSol, entendemos que uma chapa indica um governo compartilhado. E é por isso que nós trabalhamos dentro do partido o conceito de cogovernadora. Minha companheira Gerlane não é uma figura decorativa no nosso processo. Nós iremos governar efetivamente juntas”, avisou. Jair Pedro não foi localizado até o fechamento da edição.
 
Quem são os vices?

Luciana Santos (PCdoB), vice de Paulo Câmara (PSB)
Ex-deputada estadual, ex-prefeita de Olinda por dois mandatos e atual presidente nacional do PCdoB. Ela é engenheira eletrônica, está filiada à legenda comunista desde 1987 e exerce o mandato de deputada federal desde 2011. 
 
Fred Ferreira (PSC), vice de Armando Monteiro Neto (PTB)
Vereador do Recife, iniciou a militância ao coordenar as últimas campanhas eleitorais dos cunhados André Ferreira (PSC), deputado estadual e candidato a federal, e Anderson Ferreira (PR), prefeito de Jaboatão dos Guararapes.
 
Luciano Bezerra (Rede), vice de Julio Lóssio
Foi vereador de Santa Cruz do Capibaribe e secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do município. Ele representa o Agreste na chapa, é contador e advogado. Presta serviço a várias empresas do polo de confecções. 
 
Gerlane Simões (PCB), vice de Dani Portella (PSol)
Feminista, educadora social e cientista social. Iniciou a militância política na adolescência, dentro do movimento Hip Hop. Em seguida, ingressou no movimento negro e em um movimento de direito à moradia. Está no PCB desde 1998. 
 
Isabella de Roldão (PDT), vice de Maurício Rands (PROS)
Foi vereadora do Recife, de 2012 a 2013, fez parte da bancada de oposição da Câmara Municipal e chegou a ser vice-líder do bloco, como uma voz ativa. É formada em direito e foi presidente da Ação da Mulher Trabalhista.  
 
Jair Pedro (PSTU), vice de Simone Fontana (PSTU)
É servidor público, com ensino médio, e ficou conhecido por representar o PSTU em várias eleições, todas com candidaturas olímpicas. Já concorreu, por exemplo, a prefeito do Recife em 2008 e 2012 e governador em 2010 e 2014. 


Blog do BILL NOTICIAS


GLOBO ABRE TEMPORADA DE CAÇA A HADDAD E DILMA


Por William De Lucca – Cinco dias depois de ter sido oficializado como vice de Lula e eventual nome do PT na disputa presidencial, Fernando Haddad entrou na mira da Globo. O ex-prefeito de São Paulo ganhou amplo destaque em uma matéria na edição de sexta-feira (10) do Jornal Nacional, onde a marqueteira Mônica Moura, em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, acusa Haddad e a presidenta Dilma Rousseff (PT) de terem recebido repasses ilegais de campanha.
Moro ouviu os relatos de Mônica e de outros quatro réus no processo da Operação Lava-Jato, incluindo o marido de Mônica, o marqueteiro João Santana. Os dois são acusados de receber dinheiro do setor de propinas da Odebrecht.
A marqueteira diz que tratou dos valores diretamente com Dilma, ainda que não tenha apresentado provas de que as conversas tenham realmente acontecido. Ela também citou supostos repasses feitos para as campanhas para prefeitura de Fernando Haddad e Patrus Ananias, em 2012.
Em nota, o PT e o candidato Fernando Haddad afirmaram que a Lava Jato arma espetáculos de olho nas eleições e que, desta vez, foi para criar notícias falsas contra o partido às vésperas do registro oficial da candidatura à Presidência da República.
A assessoria de Dilma Rousseff afirmou que ela nunca negociou doações eleitorais ou ordenou qualquer pagamento ilegal a prestadores de serviços em campanhas ou fora delas e que as declarações de Mônica Moura são mentirosas e descabidas.
Acusação infundada
Os ataques contra a Dilma durante a semana também partiram da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que divulgou um factoide contra a presidente deposta, candidata ao Senado por Minas Gerais.
Inquérito Administrativo da CVM, iniciado em 2014 e concluído em junho deste ano, responsabiliza Dilma e outros ex-membros do Conselho de Administração da Petrobrás no caso da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, realizada pela Petrobrás em 2006. O inquérito pede responsabilidade dos membros por ter "faltado com o dever de diligência quando da aprovação da aquisição" da refinaria.
Dilma, entretanto, já foi inocentada no caso no Tribunal de Contas da União (TCU).(247)


Blog do BILL NOTICIAS


Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...