terça-feira, 10 de outubro de 2023

Primeiro avião de resgate parte de Tel Aviv trazendo 211 brasileiros

 

Aeronave voará direto para Brasília, chegando na madrugada de quarta


Brasileiros em Israel se preparam para serem repatriados em avião da FAB que chegou a Tel Aviv. Foto: X/Ministério das Relações Exteriores

O primeiro dos seis aviões que o governo federal mobilizou para resgatar brasileiros do confronto entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio, partiu de Tel Aviv pouco depois das 14 horas (horário de Brasília) desta terça-feira (10), levando a bordo 211 passageiros.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave, um KC-30 com capacidade para 230 passageiros, voará direto para Brasília, onde deve pousar na Base Aérea às 4h de quarta-feira (11).

X/Ministério das Relações Exteriores

Até a manhã de ontem, cerca de 2,2 mil brasileiros já tinham contatado a embaixada brasileira em Tel Aviv, em busca de ajuda para deixar Israel. Segundo o Itamaraty, a maioria deles é formada por turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o grupo Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deflagrou o ataque contra o território israelense.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, em torno de 14 mil brasileiros vivem em Israel e outros 6 mil na Palestina. Além disso, muitos turistas visitam a região, seja para conhecer locais considerados sagrados, seja para participar de eventos. Neste primeiro momento, o Itamaraty priorizou o traslado de cidadãos que residem no Brasil e visitavam a região do conflito sem ter passagem de volta para o Brasil.

Reação israelense

Ao ataque, seguiu-se forte reação militar israelense, que passou a bombardear a Faixa de Gaza. De um lado, autoridades israelitas afirmam já ter registrado mais de 900 mortos e 2.700 feridos desde o início da ofensiva do Hamas, que, por sua vez, contabiliza 680 palestinos mortos e 3.700 feridos pela contraofensiva israelense. Os números seguem atualizados a todo instante.

Os atletas profissionais de tênis em cadeira de rodas Leandro Pena, Ymanitu Silva e Daniel Rodrigues desembarcaram em Tel Aviv no sábado de manhã, poucas horas após o Hamas invadir o território israelense, dando início ao conflito. Os três participariam do Israel Open, uma das etapas do Circuito Uniqlo Wheelchair Tennis Tour, e receberia alguns dos principais atletas da categoria, de hoje (9) a sexta-feira (13).

Surpreendidos pela escalada da violência na região, os três sequer deixaram o aeroporto de Tel Aviv, onde passaram a noite ao lado de milhares de pessoas que tentavam embarcar em um voo e deixar Israel. Só ontem (8) eles conseguiram lugarem em um voo para Bangcoc, na Tailândia, de onde devem regressar ao Brasil.

“Depois de 33 horas esperando aqui no aeroporto [de Tel Aviv], estamos aqui, dentro avião para embarcar para Bangcoc. Bora para casa”, comemorou Rodrigues, em vídeo compartilhado nas redes sociais. “Bora! Chega.”, afirmaram Pena e Silva.

Contatos

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está publicando, em seu site, um formulário para inscrição de interessados nos eventuais voos de repatriação.

Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com Whatsapp, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

O Escritório de Representação em Ramala, na Cisjordânia, segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e, tendo em conta a deterioração das condições securitárias na área, está implementando plano de evacuação desses nacionais da região, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo. - (Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Maria Claudia



BLOG DO BILL NOTICIAS

Hamas lança saraivada de mísseis em resposta a ataques de Israel (vídeo)

 Guerra entre Israel e Palestina não dá sinais de trégua

Foguetes do Hamas 10/10/23 (Foto: Reprodução)

O Hamas acaba de disparar “uma barragem intensa” de “dezenas” de foguetes. O domo de ferro – o sistema de defesa antimísseis israelense – os intercepta em tempo real, informou a emissora MSNBC nesta terça-feira (10).

Israel foi atingido por um ataque de foguetes sem precedentes vindo da Faixa de Gaza no último sábado pela manhã. O exército israelense disse que o Hamas disparou mais de 3.000 foguetes, acrescentando que dezenas de tropas do Hamas infiltraram áreas de fronteira no sul de Israel. Desde então, o exército israelense enviou tropas para os territórios do sul para reconquistá-los das forças palestinas e começou a realizar ataques contra as posições do Hamas em Gaza. - (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Netanyahu deixa 600 mil palestinos sem água e pode provocar uma das maiores catástrofes humanitárias de todos os tempos

Nesta segunda, ministro da Defesa de Israel disse que palestinos devem ser tratados como "animais" – o que indica a possibilidade de genocídio e holocausto contra o povo palestino

Benjamin Netanyahu e ataque israelense no enclave palestino de Gaza (Foto: REUTERS)


Os militares israelenses conduziram ataques aéreos em Gaza que já resultaram na destruição de 5,3 mil edifícios e na completa aniquilação de 790 residências. Esses ataques também deixaram 610 mil pessoas sem acesso a água potável e saneamento. Cerca de 187 mil perderam suas casas e muitos estão sendo realocados para mais de 80 instalações da ONU. Além disso, a eletricidade está disponível apenas por três a quatro horas por dia. >>> Israel promove catástrofe humanitária sem precedentes na Faixa de Gaza e já se fala em genocídio

Essas informações foram divulgadas pelo Escritório de Coordenação Humanitária da ONU (OCHA) na manhã desta terça-feira, segundo informa Jamil Chade, do UOL. A organização também alerta para a iminente escassez de água potável e condena veementemente a perda de vidas infantis. A entidade compara a região a "um barril de pólvora" prestes a explodir. Ela ainda alerta que o cerco imposto por Israel é proibido - nesta segunda-feira (10), o ministro de assuntos militares de Israel, Yoav Gallant, ordenou um "cerco total" à Faixa de Gaza e disse estar lutando contra "animais humanos". A ONU considera tal cerco uma "punição coletiva", o que é proibido pelo direito internacional. Ou seja, um potencial crime de guerra se o alvo ou a estratégia não tiver um objetivo militar. >>> Presidente da Autoridade Nacional Palestina pede ação da ONU para evitar uma "catástrofe humanitária" em Gaza

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), 13 instalações de saúde em Gaza foram atingidas, resultando na destruição de nove ambulâncias e na perda trágica de seis profissionais da área de saúde. Os estoques de medicamentos nos hospitais estão esgotados, e os centros de atendimento estão enfrentando superlotação. >>> Brasil reafirma apoio à criação do Estado palestino e pede retomada do processo de paz

Em um contexto mais amplo, 18 edifícios ligados à Organização das Nações Unidas (ONU) também foram alvejados em Gaza. Organismos internacionais expressam profunda preocupação de que a resposta israelense à situação em Gaza, que abriga 2,2 milhões de habitantes, possa precipitar uma crise humanitária sem precedentes na região, já afetada por um bloqueio que perdura há 16 anos. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Israelenses e cidadãos com dupla nacionalidade estão sendo convocados para guerra contra o Hamas

Embaixada no Brasil esclarece que todos os que tem cidadania israelense e são militares da ativa ou da reserva podem ser convocados, independente de onde morem

Militares israelenses avançam em uma estrada no sul de Israel, enquanto foguetes são lançados da Faixa de Gaza, nos arredores de Sderot, em 7 de outubro de 2023. (Foto: REUTERS/Ammar Awad)

A comunidade israelense residente no Brasil está sendo convocada para integrar o esforço de guerra em Israel, conforme confirmado pela Embaixada de Israel. Segundo a jornalista Andréia Sadi, do G1, embora o número exato de convocados ainda não seja preciso, a Embaixada esclareceu que as notificações estão sendo enviadas por e-mail, acompanhadas de documentos que garantem o embarque em voos direcionados a Israel.

Ainda conforme a reportagem, um voo com destino a Israel está programado para partir de Lima, no Peru, às 20h, horário local, nesta terça-feira (10). A Embaixada indica que os convocados no Brasil devem se deslocar até o local de partida. 

Nas redes sociais da representação diplomática foi divulgado um comunicado em hebraico sobre o voo, informando que as embaixadas israelenses nos Estados Unidos, América Latina e União das Federações Judaicas estão financiando o transporte para os cidadãos convocados na América Latina. A publicação inclui um link para que os convocados possam registrar-se para o voo. 

“A embaixada no Brasil afirma ainda não haver necessidade de voluntários, por ora. Mas esclarece que todos os que tem cidadania israelense e são militares da ativa ou reserva podem ser convocados, independente de onde morem”, destaca a reportagem. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Família confirma morte de Bruna Valeanu, brasileira atacada pelo Hamas em rave na Faixa de Gaza

 GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

                               Por Portal Folha de Pernambuco, com informações da Agência O Globo

Brasileira Bruna Valeanu - Foto: Reprodução/Instagram

A família da brasileira Bruna Valeanu, que estava desaparecida em Israel desde o último sábado (7), confirmou, no fim da manhã desta terça-feira (10), a morte da jovem.

Bruna estava na rave Universo Paralello, nas proximidades da Faixa de Gaza, quando os terroristas do Hamas chegaram e atacaram. Pelo menos 250 pessoas que estavam no local morreram.

A jovem de 24 anos era natural do Rio de Janeiro, e sua última comunicação com a família aconteceu no sábado, por volta das 9h.

Bruna tinha dupla nacionalidade, era brasileira-israelense, e havia completado 24 anos há duas semanas, em 26 de setembro. Ela vivia em Israel há 8 anos e estudava comunicação e marketing.

No último contato com família, contou ter testemunhado disparos e mortes à sua volta. Na segunda-feira, a irmã de Bruna, Nathalia Valeanu, chegou a dizer, em entrevista ao g1, que torcia para que a jovem tivesse sido feita refém e mantida viva.

O Itamaraty confirmou, nesta terça-feira, e lamentou a morte de Ranani Glazer, outro brasileiro que estava na rave. 

A irmã mais velha de Bruna, Florica, que também vive em Israel, conversou com o g1. Ela disse que o Exército israelense comunicou ter encontrado o corpo da estudante. O enterro da jovem está previsto para a noite desta terça (10).

“Minha mãe teve um pressentimento nesse dia, ela não sabia que a festa [Universo Paralello] seria perto de Gaza. Minha mãe falou: ‘Bruna, não vai na festa’. Minha mãe teve esse pressentimento”, contou Florica.

Ainda há uma brasileira desaparecida
Última brasileira identificada, Karla Stelzer Mendes, de 41 anos, segue desaparecida. Ela também participava do festival de música, e seu sumiço chega ao quarto dia nesta terça-feira. O evento onde elas estavam, intitulado Universo Paralello, foi alvo do ataque do Hamas no último sábado. Desde então, Karla não deu notícias.

Karla também tem nacionalidade israelense. A mulher é mãe de um jovem de 19 anos, membro do exército de Israel. Ela estava na rave com o namorado, Gabi Azulay, que também não foi mais visto deste a investida do grupo terrorista.

"Alguém conhece esse casal? Sabem alguma coisa sobre eles? Eles estavam em uma festa no sul. Por favor, se alguém souber qualquer coisa ou tenha visto eles nos informe", escreveu uma amiga da brasileira, no Facebook.

Em nota, o Instituto Brasil- Israel também informou sobre o falecimento: "Com muito pesar, informamos que a brasileira Bruna Valeanu foi encontrada morta. A brasileira estava desaparecida após o ataque terrorista do Hamas."


BLOG DO BILL NOTICIAS

Governo pretende retirar 900 brasileiros de Israel até sábado

 

Duas aeronaves já deixaram o Brasil em direção a Tel Aviv


REUTERS/Amir Cohen

O governo brasileiro estima retirar 900 brasileiros de terça-feira (10) até sábado (14) que estão em Israel e na Palestina, informou o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno.

“Estamos coordenando as listas com o Ministério das Relações Exteriores”, disse o comandante em entrevista nesta segunda-feira (9).

De acordo com o Itamaraty, a prioridade é a repatriação de quem mora no Brasil ou não tem passagem aérea de volta. Até o momento, 1,7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao Brasil, em razão do conflito entre Israel e o grupo Hamas iniciado no fim de semana. A maioria é de turista que está em Israel. Três brasileiros continuam desaparecidos.

"Face à incerteza quanto ao momento em que poderão ocorrer os voos de repatriação, o Ministério das Relações Exteriores reitera recomendação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar", diz nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

Foram reservadas seis aeronaves para a retirada dos brasileiros. O segundo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deixou a Base Aérea de Brasília nesta segunda-feira. O KC-30 decolou às 16h20 rumo à cidade de Roma, na Itália. De lá, ele seguirá para Tel Aviv, em Israel.

O primeiro, um Airbus A330-200 convertido em um KC-30 com capacidade para 230 passageiros, saiu do Brasil na tarde do domingo (8) e já está na capital italiana, devendo decolar em direção a Tel Aviv até esta terça-feira (10).

Faixa de Gaza

Em relação aos brasileiros que estão na Faixa de Gaza, região mais afetada pelo conflito, o governo prepara um plano de evacuação, coordenado pela Embaixada do Brasil no Cairo (Egito).

“O Escritório de Representação em Ramala segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e, tendo em conta a deterioração das condições securitárias na área, está implementando plano de evacuação desses nacionais da região, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo”, diz nota do ministério.

O Itamaraty estima que ao menos 30 brasileiros vivem na Faixa de Gaza e outros 60 em Ascalão e em localidades na zona de conflito. Já em Israel, a embaixada brasileira já tinha reunido, até este domingo, informações de cerca de 1 mil brasileiros hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém interessados em voltar ao Brasil

Conflito

No terceiro dia de conflito, Israel convocou 300 mil reservistas, realizou mais de 2 mil bombardeios à Faixa de Gaza e impôs um bloqueio à região, impedindo a entrada de comida, água e combustível, em reação aos ataques armados do Hamas, movimento islâmico que controla Gaza. 

Já o Hamas disse que irá executar reféns israelenses para cada bomba disparada por Israel que atingir civis. Segundo o grupo, são mais de 100 prisioneiros.

Desde sábado (7), quando o Hamas iniciou os ataques, foram identificados mais de 1.500 mortos, sendo 900 em Israel e 600 em Gaza. Os feridos somam 5 mil.

Os secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu ajuda humanitária internacional aos civis palestinos na Faixa de Gaza e o fim dos ataques a Israel e aos territórios palestinos ocupados.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, solicitou a intervenção das Nações Unidas para impedir "agressão israelita em curso”. Segundo ele, é preciso prevenir uma situação de catástrofe humanitária, sobretudo na Faixa de Gaza.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, propôs um governo de união nacional, com a participação de líderes de oposição. Ele destacou que as ações são apenas o início da retaliação ao Hamas. - (Por Agência Brasil* - Brasília).

* Com informações da TV Brasil e da Agência Reuters

Edição: Carolina Pimentel



BLOG DO BILL NOTICIAS

Israel: Itamaraty confirma morte de brasileiro que estava desaparecido

 

Ranani Glazer, de 24 anos, foi vítima dos ataques violentos do Hamas

Ranano Glazer/Instagram

O governo brasileiro confirmou, na manhã desta terça-feira (10), a morte do brasileiro Ranani Nidejelski Glazer, de 24 anos, vítima dos ataques do Hamas na Faixa de Gaza.

Glazer estava na festa rave Universo Paralello, que ocorria em Israel, próximo à Faixa de Gaza, no último sábado (7), quando militantes do Hamas entraram em território israelense e mataram várias pessoas. Mais de 260 corpos foram encontrados no local.

"O Governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento do cidadão brasileiro Ranani Nidejelski Glazer, natural do Rio Grande do Sul, vítima dos atentados ocorridos no último dia 7 de outubro, em Israel."

A nota, que foi compartilhada na íntegra pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também reafirma o repúdio do governo à violência na região: "ao solidarizar-se com a família, amigas e amigos de Ranani, o Governo brasileiro reitera seu absoluto repúdio a todos os atos de violência, sobretudo contra civis". - (Por Agência Brasil - Brasília).

Edição: Denise Griesinger



BLOG DO BILL NOTICIAS

Agora sim é oficial - Flamengo anuncia a contratação do técnico Tite para substituir Jorge Sampaoli

 


Tite é o novo treinador do Flamengo. O clube carioca anunciou, nesta segunda-feira(9), a contratação do técnico que comandou a seleção brasileira nas últimas duas Copas do Mundo, em 2018 na Rússia e em 2022 no Catar. O contrato entre ambas as partes será válido até dezembro de 2024.

Junto a Tite, chegam os auxiliares Matheus Bachi, Cléber Xavier e César Sampaio, mais o preparador físico Fábio Mahseredjian e o analista de desempenho Lucas Oliveira.

As negociações entre Flamengo e Tite se arrastaram por alguns dias. Logo no início das conversas, o treinador deu o sinal verde para assumir o comando do clube ainda em 2023 e as partes entraram na etapa mais complicada: a financeira. O valor do salário era o único entrave para que o contrato fosse assinado, mas após uma reunião no domingo tudo foi resolvido.

Pelo acordo, Tite levará para a Gávea cinco auxiliares, os mesmos com que ele trabalhou na seleção brasileira — entre eles, Cleber Xavier e Matheus Bachi, filho do técnico.

Como o elenco do Flamengo está de folga nesta segunda-feira, o treinador só deve se apresentar amanhã no clube carioca e já comandar o primeiro treino como novo técnico do rubro-negro, substituindo o argentino Jorge Sampaoli.

Após ficar quase um ano fora de atividade, Tite, de 62 anos, fechou com o 15º clube de sua carreira como treinador. Seu último trabalho foi na seleção brasileira, onde passou mais de seis anos e saiu após a eliminação na Copa do Mundo do Catar. Um dos mais renomados profissionais brasileiros no cargo, acumula 16 títulos no comando técnico.

Com Tite, o rubro-negro pretende focar na recuperação no Brasileiro para se classificar para a Libertadores do ano que vem. E, em paralelo, iniciar o projeto 2024, com reformulação do elenco e novas contratações. O clube promete investir pesado — já está em curso uma prospecção de reforços para posições consideradas carentes.

Mas, para isso, o Flamengo deve liberar espaço na folha salarial dispensando jogadores em fim de contrato. Nomes como Rodrigo Caio e Filipe Luís estão praticamente descartados, mesmo tendo boa relação com o novo técnico. Outros atletas que não tiveram o desempenho esperado podem sair, independentemente da opção do treinador. São os casos do goleiro Santos, do zagueiro David Luiz e do lateral Varela.

A chegada de Tite pode pesar na permanência de Éverton Ribeiro, que com 34 anos também vive fim de ciclo no clube. Já Bruno Henrique, mais um que tem contrato chegando ao fim em dezembro e está sendo assediado por outros clubes, é prioridade para diretoria e técnico.

A reformulação, até agora, não impactou na estrutura organizacional do futebol do rubro-negro, apesar das críticas dentro e fora do clube às atuações do vice de futebol Marcos Braz, do diretor Bruno Spindel e dos profissionais que são responsáveis pelo dia a dia no Ninho.- (O Globo).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...