sexta-feira, 19 de junho de 2020

Prisão de Queiroz ganha destaque na mídia internacional

Sites como The Guardian (Reino Unido), Bloomberg (Estados Unidos), El Mundo (Espanha) e Clarín (Argentina), entre outros, deram destaque para a notícia da prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro

The Guardian noticia prisão de Fabrício Queiroz
The Guardian noticia prisão de Fabrício Queiroz (Foto: Reprodução)


Revista Fórum - A prisão de Fabrício Queiroz, assessor de Flávio Bolsonaro e envolvido no inquérito que investiga o “esquema das rachadinhas” no gabinete do então deputado estadual do Rio do Janeiro (hoje senador), é uma das notícias de maior repercussão no noticiário internacional nesta quinta-feira (18).
Veículos como o britânico The Guardian, o estadunidense Bloomberg, o espanhol El Mundo e o argentino Clarín deram destaque para a prisão do operador político “aliado da família Bolsonaro”, como ele é descrito pela maioria desses meios.
The Guardian coloca a notícia como uma de maior destaque em sua editoria internacional e conta que “a propriedade onde Queiroz foi preso pertence a Frederick Wassef, advogado que representa Bolsonaro e seu filho Flávio”.
Leia mais na Fórum.

Blog do BILL NOTICIAS

Brasil ultrapassa 978 mil casos e 47 mil mortes por Covid-19

O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de infecções e óbitos em decorrência da Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que possuem cerca de 2,2 milhões de casos e 117 mil mortes

(Foto: Amanda Perobelli/Reuters)

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Brasil registrou nesta quinta-feira 22.765 novos casos de coronavírus, o que eleva o total no país para 978.142, além de mais 1.238 mortes, fazendo com que a contagem de óbitos atinja 47.748, informou o Ministério da Saúde, que apontou uma tendência de estabilização da epidemia.
O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de infecções e óbitos em decorrência da Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que possuem cerca de 2,2 milhões de casos e 117 mil mortes, e pode superar na sexta-feira a emblemática marca de 1 milhão de casos confirmados da Covid-19.
Em comparação, o terceiro país do mundo com maior número de casos é a Rússia, com pouco mais de 560 mil infecções.
Pelo terceiro dia seguido o Brasil registrou mais de 1 mil óbitos em 24 horas, repetindo tendência das últimas semanas. De acordo com o Ministério da Saúde, a epidemia se encaminha para uma estabilidade, ainda que com números altos.
“Quando você olha a inclinação da curva epidemiológica de novos casos de Covid-19 por semana epidemiológica, dá a entender que nós estamos entrando em um platô. A inclinação da curva se encaminha para uma estabilidade”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia, em entrevista coletiva.
Segundo ele, será necessário confirmar essa tendência nas próximas duas semanas.
Na quarta-feira, o chefe do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, já havia indicado que a situação está se estabilizando no Brasil, mas alertou que a pandemia ainda é “severa” e exige “extrema precaução”. [nS0N2D101B]
Apesar dos números permanecerem altos, muitas cidades e Estados já promovem reaberturas econômicas e flexibilizam as medidas de distanciamento social —entre eles estão São Paulo e Rio de Janeiro, os dois Estados mais afetados pela pandemia no país, segundo dados do Ministério da Saúde.
Pelos números compilados pela pasta às 17h30 desta quinta-feira, São Paulo possui 192.628 casos confirmados e 11.846 mortes. Após o recorde diário de 389 óbitos na véspera, o Estado notificou 325 mortes nas últimas 24 horas.
O Rio de Janeiro, por sua vez, conta com 87.317 infecções e 8.412 óbitos, sendo acompanhado de perto pelo Ceará na lista do ministério, uma vez que o Estado nordestino contabiliza até este momento 87.273 casos e 5.377 mortes.
Ainda de acordo com a pasta, o país possui 482.102 pacientes recuperados da doença e 448.292 em acompanhamento.


Blog do BILL NOTICIAS

“Se vier outro igual, a gente derruba também”, diz presidente da UNE sobre queda de Weintraub

"Nós demos o recado. Nenhum inimigo da educação vai dormir em paz nesse governo", afirmou Iago Montalvão, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE)
Iago Montalvão, presidente da UNE - Foto: Karla Boughoff/Cuca da UNE

Iago Montalvão, Pedro Gorki e Abraham Weintraub
Iago Montalvão, Pedro Gorki e Abraham Weintraub (Foto: Maiakovski Pinheiro /UBES | Lula Marques)

Revista Fórum - Assim que foi anunciada a saída de Abraham Weintraub do Ministério da Educação, na tarde desta quinta-feira (18), o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão, divulgou um vídeo comemorando a queda do olavista, e afirmando que a saída do agora ex-ministro representa uma vitória de professores e estudantes, que ao longo do últimos anos têm encampado mobilizações contra a atuação de Weintraub no MEC.
“Isso é uma vitória nossa, é uma vitória do movimento estudantil, da educação”, afirmou Montalvão.
O principal cotado para assumir o posto no MEC no lugar de Weintraub é o olavista Carlos Nadalim, secretário nacional de Alfabetização. A escolha seria uma forma de agradar a ala mais ideológica do governo.

Assista video:
Leia mais na Fórum.

Blog do BILL NOTICIAS

Por 10 votos a 1, STF decide a favor do inquérito das fake news

                      Por: Diario de Pernambuco
Ministro Edson Fachin, relator do processo da Suprema Corte  (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)
Ministro Edson Fachin, relator do processo da Suprema Corte (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)


Em sessão nesta quinta-feira (18), o plenário do Supremo Trubinal Federal (STF) decidiu, por 10 votos a 1, que o inquérito das fake news deve continuar. A investigação apura apura ameaças a ministros da Corte e a disseminação de notícias falso na internet. 

A votação teve início no dia 10. O relator, Edson Fachin, foi o primeiro a se manifestar a favor do inquérito. Acompanharam o voto, os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luís Fux, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Dias Toffoli. 

O ministro Marco Aurélio Mello foi o único a divergir, votando pela inconstitucionalidade do inquérito. Na interpretação do magistrado, o processo fere o sistema penal acusatório estabelecido pela Constituição, que separa as funções de investigar, acusar e julgar.


Blog do BILL NOTICIAS

EDUCAÇÃO Reitor da UFPE defende retorno das atividades presenciais em 2021

Alfredo Gomes e representantes da UFRPE, UPE e Univasf participaram de reunião virtual nesta quinta-feira (18). Portaria do MEC autoriza instituições a manterem aulas remotas até 31 de dezembro.


                    Por Folha de Pernambuco
Alfredo Gomes - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A volta das aulas presenciais nas instituições de ensino superior do Estado ainda é uma incógnita. Nesta quinta-feira (18), em reunião virtual promovido pela Academia Pernambucana de Ciências (APC), o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, defendeu que o retorno das atividades na instituição só ocorra no ano que vem. “No meu entendimento, aulas presenciais dentro da universidade não devem acontecer este ano. Claro que nós temos que avaliar e discutir esse processo, mas essa é uma posição muito baseada em análises. E a aula remota está na nossa pauta porque nós vivemos num contexto de imprevisibilidade”, afirmou.
O encontro foi realizado um dia após uma portaria do Ministério da Educação (MEC), publicada na última quarta-feira (17), prorrogar para até 31 de dezembro a autorização para que as universidades possam substituir as disciplinas presenciais por atividades remotas. O evento contou ainda com a participação dos reitores da UFRPE, da UPE e da Univasf. Não há, no entanto, uma definição sobre o tema.
Procuradas pela Folha de Pernambuco, a UFPE, UFRPE e UPE informaram que estão planejando como se dará o calendário acadêmico até o fim deste ano. A assessoria de comunicação de UFPE disse que realiza um levantamento sobre a estruturas dos cursos, além do perfil dos estudantes que poderão participar das aulas on-line. Uma das dúvidas a serem checadas diz respeito à quantidade de alunos que cada turma deverá ter para que os encontros virtuais sejam viáveis.

Por meio de nota, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) informou que também deu início à discussão interna para elaboração de uma proposta em relação ao funcionamento futuro da instituição, criando grupos de trabalho com professores, técnicos e alunos. Também foi criado um conjunto de e-mails para o envio de sugestões. Já a Universidade de Pernambuco (UPE) disse, também por nota, que está em período de planejamento em cada unidade, pensando em “todas as possibilidades”, e que não há previsão de volta às atividades presenciais.

Particulares
Embora tenham adotado o ensino remoto desde março, universidades privadas ainda não sabem a partir de quando poderão retomar as atividades presenciais. A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) afirmou, por nota, que, depois de um semestre em regime remoto, está avaliando a experiência, vendo novas possibilidades e, apenas na segunda semana de julho, se pronunciará sobre a retomada gradual no segundo semestre. A Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) também está fazendo um planejamento sobre isso e aguarda os protocolos do Governo do Estado. Já a Faculdade Damas informou que a portaria é recente e está discutindo a questão.





Blog do BILL NOTICIAS

Após ser preso, Queiroz teme pela vida, diz advogado

Fabrício Queiroz deixa o Instituto Médico Legal em São Paulo na manhã desta quinta-feira (18)
Fabrício Queiroz deixa o Instituto Médico Legal em São Paulo na manhã desta quinta-feira (18) (Foto: Reprodução/TV Globo)

Advogado do ex-assessor de Flávio Bolsonaro disse que Fabrício Queiroz, Paulo Emílio Catta Preta, afirmou na tarde desta quinta-feira, 18, que seu cliente recebeu ameaças e tem medo de ser assassinado.
"Sim, ele teme pela vida dele", disse o advogado ao ser questionado por jornalistas na porta do Presídio de Benfica, na Zona Norte do Rio, onde Fabrício Queiroz foi levado depois de ter sido preso em São Paulo.
O advogado disse não saber detalhes sobre as supostas ameaças recebidas por Queiroz. "Ele não me disse [quem fez as ameaças], mas disse que já recebeu ameaças desde que esse caso veio à tona", enfatizou Paulo.
Catta Preta também era o advogado do miliciano e ex-PM Adriano Magalhães da Nóbrega, morto na Bahia em fevereiro.
Queiroz foi preso na manhã desta quinta-feira (18) em Atibaia, no interior de São Paulo. Ele estava no imóvel de Frederick Wassef, advogado de Flávio Bolsonaro. Policial Militar aposentado, Queiroz movimentou R$ 1,2 milhão em sua conta de maneira considerada "atípica", segundo relatório do antigo Conselho de Atividades Financeiras (Coaf). 
O Ministério Público do Rio de Janeiro pediu a prisão de Queiroz porque considerou que o ex-assessor de Flávio Bolsonaro continuava cometendo crimes e estava fugindo e interferindo na coleta de provas. A Justiça autorizou também a prisão da mulher de Queiroz, Márcia Oliveira de Aguiar. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

EUA Facebook retira anúncio de Trump que incluía símbolo nazista

                       Por: AFP
 (Foto: ALEX WONG / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
Foto: ALEX WONG / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O Facebook retirou o anúncio publicado pela campanha eleitoral de Donald Trump que atacava a esquerda e mostrava um triângulo vermelho invertido, símbolo utilizado pelos nazistas para designar os presos políticos nos campos de concentração. 

"Não autorizamos símbolos que representam organizações ou ideologias de ódio, a menos que seja para condená-las", disse Nathaniel Gleicher, diretor de regulamentos de segurnaça cibernética da rede social, questionado nesta quinta-feira (18) no Congresso sobre um artigo do jornal The Washington Post que revelou a existência desses anúncios.  

 (Foto; Handout/ FACEBOOK/ AFP)
Foto; Handout/ FACEBOOK/ AFP




Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...