segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Roupas para distanciamento social. Seu uso tornava os contatos físicos quase impossíveis

Por: Einav Rabinovitch-Fox – Historiadora e professora na Case Western Reserve University, EUA.
Fonte: Site theconversation.com
À medida que o mundo lida com o surto de coronavírus, o “distanciamento social” torna-se um chavão destes tempos estranhos. Em vez de estocar alimentos ou correr para o hospital, as autoridades estão dizendo que o distanciamento social – entendido como aumento deliberado do espaço físico entre as pessoas – é a melhor maneira pela qual as pessoas comuns podem ajudar a “achatar a curva” e impedir a propagação do vírus.
Sátira à moda das saias exageradamente amplas
Caricatura satírica da moda das saias imensas, sustentadas por uma armação chamada crinolina.
A moda pode não ser a primeira coisa que vem à mente quando pensamos em estratégias de isolamento. Mas, como historiadora que escreve sobre os significados políticos e culturais da roupa, sei que a moda pode desempenhar um papel importante no projeto de distanciamento social, não importa se o espaço criado sirva para resolver uma crise de saúde ou para afastar pretendentes irritantes.
Máscara de médico europeu nos tempos da peste bubônica
Quando a peste bubônica assolava a Europa, os médicos se protegiam do contágio usando máscaras como a desta ilustração
Fique longe
Há muito que as roupas servem como uma maneira útil de mitigar o contato próximo e a exposição desnecessária. Nesta crise atual, as máscaras se tornaram um acessório de moda que sinaliza “fique longe”. No passado, a moda também se mostrou útil durante epidemias passadas, como a peste bubônica, quando os médicos usavam máscaras pontiagudas, semelhantes a pássaros, como uma maneira de manter distância de pacientes doentes. Alguns leprosos foram forçados a usar um coração em suas roupas e vestir sinos ou portar badalos para avisar os outros de sua presença.
Vestido com anquinhas
Os vestidos com enormes anquinhas, usados nas cortes europeias no século 19, também tinha o objetivo de manter os cortejadores indesejados à distância.
Na maioria das vezes, não é uma pandemia mundial a fazer com que as pessoas queiram manter outras pessoas à distância. No passado, manter distância – especialmente entre gêneros, classes e raças – era um aspecto importante das reuniões sociais e da vida pública. O distanciamento social não tinha nada a ver com isolamento ou saúde; era sobre etiqueta e classe. E a moda era a ferramenta perfeita.
Barreira entre os sexos
Veja a “crinolina” da era vitoriana. Essa armação para saias grandes e volumosas, que ficou na moda em meados do século 19, foi usada para criar uma barreira entre os sexos em ambientes sociais.
Embora as origens dessa tendência possam ser atribuídas à corte espanhola do século 15, essas volumosas saias se tornaram um marcador de classe social no século 18. Somente aqueles privilegiados o suficiente para evitar as tarefas domésticas poderiam usá-las; você precisava de uma casa com espaço suficiente para poder se mover confortavelmente de um cômodo para outro, e era necessário um criado para ajudar as damas a vesti-las. Naqueles anos, quanto maior a saia, maior o status social da mulher.
Para aumentar o traseiro, chegou moda dos bustles.
Depois das crinolinas, vieram os “bustles”, que aumentavam muito o tamanho do traseiro das mulheres.
Nas décadas de 1850 e 1860, muitas mulheres da classe média começaram a usar a crinolina quando as saias “em forma de gaiola” começaram a ser produzidas em massa. Em breve, uma verdadeira “crinolinamania” varreu o mundo da moda. Apesar das críticas dos reformadores da moda, que a consideravam uma outra ferramenta para oprimir a mobilidade e a liberdade das mulheres, a saia larga e exageradamente rodada era uma maneira sofisticada de manter a segurança social das mulheres. A crinolina determinava que um pretendente em potencial – ou, pior ainda, um estranho – manteria uma distância segura do corpo e do decote de uma mulher.
Chapéu de mandarim, na China medieval
Na China, durante a Idade Média, um imperador ordenou aos mandarins o uso de chapéus com longas protuberâncias laterais: era para evitar os cochichos e fofocas ditos em voz baixa ao pé do ouvido.
A moda como arma
Embora essas saias provavelmente tenham ajudado inadvertidamente a atenuar os perigos dos surtos de varíola e cólera da época, as crinolinas podiam ser um risco à saúde: muitas mulheres morreram de queimaduras depois que suas saias pegaram fogo. Na década de 1870, a crinolina deu lugar ao polisson (bustle, em inglês), que enfatizava apenas a plenitude da saia na parte posterior. As mulheres, no entanto, continuaram a usar a moda como uma arma contra a atenção masculina indesejada. À medida que as saias se estreitavam na década de 1890 e no início de 1900, chapéus grandes – e, mais importante, alfinetes, que eram agulhas de metal afiadas usadas para prender os chapéus – ofereceram às mulheres a proteção contra assediadores que as crinolinas costumavam dar.
Estilistas propõem "capas" que funcionam como verdadeiras armaduras, Esta é em madeira rattam. Servem para manter o distanciamento entre as pessoas.
Quanto à manutenção da saúde, a teoria dos germes e uma melhor compreensão da higiene levaram à popularização das máscaras faciais – muito semelhantes às que usamos hoje – durante a gripe espanhola. E, embora a necessidade de as mulheres manterem distância de pretendentes irritantes permanecesse, os chapéus eram usados ??mais para manter intactas as máscaras do que para afastar estranhos. Hoje, não está claro se o coronavírus levará a novos estilos e acessórios. Talvez veremos o surgimento de novas formas de roupas protetoras, como o “escudo vestível” que uma empresa chinesa desenvolveu. A moda muda e vai se adaptando aos tempos e às necessidades do momento. No mundo fashion tudo é incerto. A única coisa em que podemos apostar é que, pelo menos nos dias frios, continuaremos a vestir pijamas na hora de se recolher ao leito.
Video:


Blog do BILL NOTICIAS

Brasil chega a 100 mil mortos por Covid-19

Cemitério Vila Formosa 13/5/2020
Cemitério Vila Formosa 13/5/2020 (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Brasil atingiu no início da tarde deste sábado (8) a triste marca de 100 mil mortos pela Covid-19. A pandemia no País é marcada pela falta de uma coordenação nacional, já que o governo Jair Bolsonaro se eximiu de suas responsabilidades, teve dois ministros da Saúde diferentes neste período e, atualmente, conta com um interino no comando da pasta.
A pandemia de coronavírus já assola o Brasil há cinco meses, e ainda não há uma clara perspectiva de melhora do quadro. Há pouco mais de um mês, o Brasil registrava a marca de 50 mil mortos. 
De acordo com os números apontados pelo consórcio de veículos de imprensa, o País contabiliza 100.240 mortes por Covid-19 e quase 3 milhões de casos da doença.

Blog do BILL NOTICIAS

Estados Unidos ultrapassam 5 milhões de casos de coronavírus

(Foto: Reuters)


Sputnik – Os Estados Unidos ultrapassaram neste sábado (8) a marca de 5 milhões de pessoas infectadas com o novo coronavírus, informou Reuters.
Com um em cada 66 residentes infectados, os Estados Unidos lideram o mundo em número de casos de COVID-19, informou uma análise da Reuters. O país registrou mais de 160 mil mortes, quase um quarto do total de casos no mundo.
Em função do alto número de infectados, o presidente Donald Trump assinou decretos com o objetivo de oferecer apoio econômico aos norte-americanos afetados pela pandemia.
Na sexta-feira (7), o Departamento do Trabalho dos EUA informou que o crescimento do emprego nos EUA desacelerou em julho, ressaltando a necessidade de ajuda governamental.
Na quarta-feira (5), o dr. Anthony Fauci, principal autoridade em doenças infecciosas do país, disse à Reuters que pode haver pelo menos uma vacina que funcione e seja segura até o final do ano.
Segundo a Universidade Johns Hopkins, aproximadamente 19,5 milhões de casos do novo coronavírus foram registrados em todo o mundo.

Blog do BILL NOTICIAS

Ministra da Informação do Líbano entrega o cargo após protestos por causa de explosão em Beirute

(Foto: Dalati Nohra/Handout via REUTERS)

Após as manifestações que tomaram conta do Líbano que vieram na esteira da repercussão da explosão que matou mais de 150 pessoas e deixou cerca de 6 mil feridos, a ministra da Informação, Manal Abdel Samad, anunciou que irá renunciar ao cargo. 
Esta é a primeira baixa no alto escalão libanês em decorrência da explosão de 2,7 mil toneladas de nitrato de amônio armazenadas por um período de seis anos no porto de Beirute. A detonação abriu uma cratera de 43 metros de profundidade e destruiu completamente as instalações portuárias. 
Novos protestos são esperados para este domingo (9), um dia após prédios públicos e instalações governamentais terem sido alvos de ataques por parte da população que exige a renúncia do governo. (247)

Blog do BILL NOTICIAS

Congresso Nacional decreta luto oficial pelas 100 mil mortes causadas pela Covid-19

"Hoje é um dos dias mais tristes da nossa história recente", escreveu o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, anunciando luto oficial de quatro dias

Fachada do Congresso Nacional, a sede das duas Casas do Poder Legislativo brasileiro, em noite de lua cheia. 4 de agosto de 2020
Fachada do Congresso Nacional, a sede das duas Casas do Poder Legislativo brasileiro, em noite de lua cheia. 4 de agosto de 2020 (Foto: Pedro França/Agência Senado)


O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, anunciou no Twitter neste sábado (8) que o Congresso Nacional decretou luto oficial de quatro dias em decorrência das 100 mil mortes causadas pela Covid-19 registradas no Brasil.
"Hoje é um dos dias mais tristes da nossa história recente. O Brasil registra 100 mil vidas perdidas para a covid-19. O Congresso Nacional decreta luto oficial de 4 dias em solidariedade a todos os brasileiros afetados pela pandemia e às vítimas desta tragédia", escreveu.
De acordo com os números apontados pelo consórcio de veículos de imprensa, o País contabiliza 100.240 mortes por Covid-19 e quase 3 milhões de casos da doença. (247)

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...