Olá pessoal, vocês já se perguntaram sobre o que um cuidador de idosos faz? Vou explicar todos os detalhes e assim vocês vão ficar por dentro de tudo sobre esse belíssimo trabalho desse profissional. As principais responsabilidades de um cuidador de idosos são: fornecer ajuda e assistência física, emocional e psicológica, condições básicas de bem-estar e qualidade de vida. É importante que o profissional possa cuidar da alimentação, saúde, higiene e demais necessidades do idoso.
Hoje no Brasil temos uma população envelhecendo cada vez mais. Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil a população que esta acima dos 60 anos, representa cerca de 14,7% do total de brasileiros. Enquanto a porcentagem abaixo dos 30 tem diminuído cada vez mais.
Geralmente quando uma pessoa da família envelhece, é normal que essa família necessite da ajuda de um profissional capacitado para realizar todos devidos cuidados, principalmente nos casos em que todos familiares trabalham e passam o dia longe de casa.
Hoje muitos empregadores ainda tem duvidas sobre o que um cuidador de idosos faz, e como encontrar um profissional capacitado que preencha os requisitos necessários a fim de garantir que o funcionário irá atender todas as necessidades da família.
Fazer uma boa pesquisa e ter uma boa indicação, faz uma grande diferença na hora da contratação.
O cuidador de idosos é um profissional capacitado que está sempre preparado para desempenhar um papel muito importante, afim de garantir seu bem-estar e boa qualidade de vida. Por isso, uma de suas principais responsabilidades é oferecer o suporte físico, emocional, psicológico e social necessários no dia a dia.
Dessa forma, o profissional ajuda o idoso a realizar suas atividades diárias, atentando-se à alimentação, saúde, higiene e demais necessidades. Além disso, preza-se por um ambiente bem cuidado, limpo e salubre para o idoso, deixando-o à vontade e confortável.
Mas não é só isso: todas as responsabilidades e deveres do cuidador vai depende das necessidades do idoso e do ambiente no qual ele se encontra. Algumas atividades como auxílio em banho, alimentação, medicação e etc podem ser solicitadas pelos familiares do idoso.
Detalhe:
Segundo o Ministério da Saúde: a função do cuidador é acompanhar e auxiliar a pessoa a se cuidar, fazendo pela pessoa somente as atividades que ela não consiga fazer sozinha. Ressaltando sempre que não faz parte da rotina do cuidador técnicas e procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas, particularmente, na área da enfermagem.
O cuidador também possui um papel social fundamental, muito além de apenas acompanhar o idoso em eventuais compromissos. Eles se atentam às demandas emocionais dos idosos, oferecem apoio, companhia e atuam como ouvintes e confidentes, caso o familiar se sinta à vontade para se abrir.
Eles também se atentam a eventuais mudanças de comportamento ou saúde e transmiti-las aos familiares.
Funções do cuidador de idosos
As principais funções e responsabilidades dos cuidadores de idosos:
- Garantir as condições básicas de bem-estar e qualidade de vida do idoso;
- Cuidar da alimentação, saúde, higiene e demais necessidades;
- Oferecer um ambiente bem cuidado, organizado, salubre e limpo;
- Acompanhar o familiar em eventuais compromissos e necessidades, desde consultas médicas até viagens (se necessário);
- Elaborar um relatório diário aos familiares, a fim de mantê-los à par das condições e necessidades do idoso;
- Cuidar do físico, do emocional e do psicológico do idoso, o escutando e conversando quando necessário.
Agora que vocês já sabem o que é um cuidador de idosos e o que ele faz, caso necessitem de um profissional assim, é só manter contato com a Técnica de Enfermagem, Jucielma G. Guimarães.
A mesma além de Técnica em Enfermagem, tem uma longa experiencia como cuidadora de Idosos, pois já tem grandes serviços prestados em nossa região.