quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

PoderData aponta possibilidade de vitória de Lula no 1º turno. Ex-presidente bate qualquer adversário no 2º turno

Empresa de pesquisa ligada ao site Poder360 registra possibilidade de vitória do ex-presidente no 1º turno. Soma de adversários é 45%

Lula (Foto: Ricardo Stuckert | Reprodução Poder 360)

A empresa de pesquisas PoderData divulgou na noite desta 5ª feira a primeira pesquisa pré-eleitoral de 2022. Lula, o ex-presidente do PT que tentará o 3º mandato, tem 42% das intenções de voto no 1º turno. Em segundo lugar, distante, vem Jair Bolsonaro (PL), com 28%. O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), declarado suspeito e parcial pelo Supremo Tribunal Federal, tem 8%. Ciro Gomes (PDT), ex-governador do Ceará, tem 3% e é o quarto colocado. João Doria (PSDB), governador de São Paulo, tem 2% – mesmo percentual obtido por André Janones (Avante), um obscuro deputado. Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania) e Simone Tebet (MDB) obtiveram 1% cada um. A soma de todos os adversários é 45%. Dessa forma, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, é possível, segundo a área técnica do PoderData, que há um cenário de vitória de Lula em 1º turno.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-02137/2022 e foi realizada em parceria pelo site Poder360 e pelo Grupo Bandeirantes. Os dados foram coletados por entrevistas telefônicas entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2022. Foram contabilizadas 3.000 entrevistas em 511 municípios de todos as unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

“É a 2ª vez a pesquisa PoderData registra um empate técnico entre Lula e a soma de todos os outros nomes testados. A 1ª foi em julho de 2021, quando o petista tinha 43% contra 44% de uma lista menor de adversários”, registrou o Poder360 no texto de divulgação do levantamento.

Segundo o levantamento, Lula vence com larga margem no Nordeste, Sudeste e Sul e também entre mulheres e em todas as faixas de renda e de escolaridade. Bolsonaro só vence no Norte (46% x 37% de do ex-presidnete). No Centro Oeste os dois principais candidatos estão empatados ( 36% x 35%). Bolsonaro vence entre eleitores homens – 41% a 35%. 247, com Poder360.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Valor Econômico atribui queda do dólar e dos juros à entrevista de Lula à mídia independente

Nela, o ex-presidente defendeu a aliança com Geraldo Alckmin e o diálogo com o presidente do Banco Central

(Foto: Ricardo Stuckert | Reuters)


A entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos veículos de comunicação da mídia independente, como o Brasil 247, foi recebida com entusiasmo pelo chamado "mercado", trazendo como efeitos diretos a queda do dólar e das taxas de juros no Brasil. Tal fenômeno foi reconhecido pelo jornal Valor Econômico, maior publicação dedicada à economia, finanças e negócios do País. 

"Embora Lula não tenha feito nenhum aceno ao mercado financeiro em relação ao seu programa econômico, seus comentários, em combinação com uma recuperação parcial do apetite ao risco no exterior, influenciaram os mercados. A moeda americana foi negociada abaixo dos R$ 5,50 pela primeira vez em dois meses. A queda de juros intensificou-se ao fim da manhã e ao longo da tarde e as taxas foram as mínimas do dia. O Ibovespa, que já operava em alta, renovou suas máximas intradiárias, passando a saltar 1,79% aos 108.571 pontos", escreveu o jornalista André Guilherme Vieira.

“Isso pode ser visto como um sinal moderado de Lula e, portanto, positivo para os ativos”, aponta um profissional do mercado. Durante as falas do ex-presidente, o dólar foi às mínimas do dia e chegou à casa de R$ 5,46. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Após reunião, PSB e PT reafirmam federação como objetivo e vão contestar prazo no TSE

                         Por Blog da Folha 
(Foto: PSB/Divulgação Flickr)

Dirigentes do PT e do PSB decidiram, em reunião na sede do partido socialista, em Brasília, nesta quinta-feira (20), entrar com recurso para pedir prazo maior para definição da federação partidária que poderá reunir as duas legendas, além de PCdoB e PV. Após o encontro, durante entrevista coletiva, os dirigentes dos partidos reafirmaram a intenção de formar uma federação, mas ponderaram que é preciso que o prazo da legislaçnao eleitoral precisa respeitar o tempo da política.

Para isso, as agremiações vão questionar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o prazo de março para concluir os processos de federação partidária definido por regulamento do tribunal. O prazo é diferente do estabelecido na lei aprovada pelo Congresso Nacional, no ano passado. Segundo o projeto de lei, as legendas teriam até as convenções partidárias para fechar os acordos. Segundo a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), a expectativa é de que os advogados de cada legenda já preparam o documento que deverá ser apresentado na próxima semana.

O prazo maior visa ter um maior conforto na definição das alianças nos estados. Até o momento, PSB e PT tem projetos divergentes em alguns estados e precisam se acertar antes de fechar a formação da federação. 

“Temos caminhado bem no Rio de Janeiro. Estamos juntos com o PSB, PCdoB e agora com PSOL, com a candidatura do (deputado federal Marcelo) Freixo (PSB). Espirito Santo é um estado em que também estamos conversando, que o PSB governa e, como disse (o presidente nacional do PSB Carlos) Siqueira tem outros estados que o PSB vai definir candidaturas e vamos conversar. Por isso que o prazo é importante porque tem definições que são vão ocorrer após o prazo de janela partidária de abril. Então, o tse nos força a fazer uma discussão sem ter essa clareza", afirmou Gleisi.

"O tempo da política não pode ser pressionado pelo da burocracia. Quando o legislativo definiu um prazo para as federações, o fez levando em consideração o tempo da política brasileira. Então, nós precisamos desse tempo. Temos a disposição e esperamos que o TSE seja sensível”, apelou a petista. 

Segundo Carlos Siqueira, os partidos não discutem a possibilidade de não dar certo. “O que se cogitou é a unidade das forças de esquerda, em São Paulo, inclusive, principalmente, em torno de uma das candidaturas e ambas são candidaturas (Márcio França pelo PSB e Fernando Haddad pelo PT) importantes que nos aprovamos e apreciamos e precisamos discutir quem na política pode encarnar essa possibilidade. Não estamos discutindo a hipótese de não dar certo, nós queremos que dê certo e vamos continuar discutindo”, ponderou.

Na próxima quarta-feira, os partidos vão iniciar a discussão sobre estruturação da federação, seu funcionamento e estatuto. O encontro deverá reunir dirigentes do PSB, PT, PCdoB e PV.


BLOG DO BILL NOTICIAS

"Para vacinarem meu filho, terão que passar por cima de mim", diz Carla Zambelli em desafio a Ricardo Lewandowski

Ministro do STF citou artigo 14 do ECA que diz: “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”

Carla Zambelli e Ricardo Lewandowski (Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados | ABr | STF)

Em desafio a uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, a  deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP) usou sua conta no Twitter para afirmar que não irá vacinar o filho de 11 anos. “Levandovisk, para vacinarem meu filho, terão que passar por cima de mim. Meu filho, minhas regras. Seus filhos, suas regras. Mais de 20 mil crianças de zero a 11 tomaram vacinas NÃO AUTORIZADAS, de adultos. É muito GRAVE. Entrei com denúncias e apresentei Projeto de Lei (sic)", postou ela na rede social. 

A postagem da parlamentar, que assim como Jair Bolsonaro também questiona a vacinação de crianças e jovens contra a Covid-19, foi feita poucas horas após Lewandowski recomendar aos Ministérios Públicos Estaduais e do Distrito Federal para que “empreendam as medidas necessárias” para assegurar a vacinação de menores de idade contra o coronavírus. 

No ofício, o ministro do STF destacou trechos da  Constituição e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para justificar a decisão. O artigo 14 do ECA diz que “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”.

Ele  também solicitou que os estados e o DF se manifestem sobre o pronunciamento da Advocacia-Geral da União de que teriam sido identificadas supostas aplicações incorretas de vacinas em menores antes mesmo do lançamento da campanha nacional de imunização. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Com avanço das águas do Rio São Francisco, ações integradas da Prefeitura de Juazeiro garantem assistência às famílias ribeirinhas

                    Via:Ricardo Banana
Foto: Luan Medrado/PMJ

Na orla de Juazeiro e margem do rio São Francisco é possível ver o quanto as águas do Velho Chico estão avançando diariamente com o aumento da vazão da Barragem de Sobradinho, que nesta quinta-feira (20), segundo a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), passará de 2.800 m³/s para 3.300m³/s. E atenta a essa situação, a força-tarefa montada pela Prefeitura de Juazeiro segue realizando ações integradas no município para ajudar os moradores de áreas próximas às margens do rio.

Todos os dias equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), com a presença de assistentes sociais, estão realizando visitas no bairro Angari. O objetivo é prestar toda a assistência necessária neste período de cheia do rio às famílias ribeirinhas vulneráveis com os impactos da enchente.

Foto: Luan Medrado/PMJ

“A prefeitura mobilizou toda sua equipe para esse trabalho preventivo e estamos oferecendo segurança e assistência aos moradores. Nossos técnicos, assistentes sociais e psicólogos estão visitando o bairro Angari todos os dias, preenchendo um formulário para identificar quais famílias têm necessidade de serem transferidas. As famílias que concordam sair, assinam uma declaração aceitando e as que não querem, assinam a declaração recusando, e nós respeitamos o livre arbítrio delas. Em seguida, a SEDES providencia a mudança para a unidade de acolhimento provisório que está funcionando na Escola Paulo VI. Outra equipe fica na escola para acolher e acompanhar as famílias que aceitaram se mudar, atendendo algumas necessidades específicas que essas famílias podem ter. Todo esse trabalho conjunto é para dar o suporte necessário e minimizar os impactos para essas famílias”, explicou a superintendente de gestão do Sistema Único de Assistência Social, Laíse Macêdo.

Morador do Angari, seu José Domingos da Silva reconhece a assistência prestada pelo município. “Esse acompanhamento que o pessoal da Prefeitura está fazendo é muito importante para ajudar a evitar que os moradores percam seus móveis com a cheia do rio”, disse.

Doze famílias já foram retiradas do bairro Angari, sete aceitaram ficar abrigadas na Escola de Tempo Integral Paulo VI, e cinco preferiram ir para casa de parentes.

Foto: Luan Medrado/PMJ

“Nos primeiros dias poucas famílias aceitaram deixar suas casas, no começo ficaram um pouco resistentes, com receio de quando o nível do rio voltar ao normal, ao retornarem para suas casas a encontrem violadas. Nós entendemos e respeitamos a decisão deles. Mas diariamente continuamos vindo ao Angari para ouvir os moradores, ver como está a situação e aqueles mudarem de ideia, estaremos à disposição para acolhê-los da melhor forma possível”, frisou a assistente social Rosane Bertipalha.

Texto: Edísia Santos/ Ascom PMJ

Fernanda Barros – Secretária de Comunicação


BLOG DO BILL NOTICIAS

Anvisa libera CoronaVac para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos

 

Agência vetou dose para menores imunossuprimidos

Rovena Rosa/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (20) a aplicação do imunizante CoronaVac em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos - exceto em casos de menores imunossuprimidos (com baixa imunidade). A decisão foi tomada durante reunião extraordinária da diretoria colegiada.

Crianças e adolescentes com comorbidades também poderão receber a vacina, que será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias. A vacina é a mesma utilizada atualmente na imunização de adultos, sem nenhum tipo de adaptação para uma versão pediátrica.

A decisão foi unânime. Ao todo, cinco diretores votaram a favor da liberação: Meiruze Sousa Freitas, Alex Machado Campos, Rômison Rodrigues Mota, Cristiane Rose Jourdan e o próprio diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.

Por meio das redes sociais, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comentou a aprovação do uso emergencial da CoronaVac para a faixa etária de 6 a 17 anos. "Todas as vacinas autorizadas pela Anvisa são consideradas para a PNO [Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19]. Aguardamos o inteiro da decisão e sua publicação no DOU", disse, em sua conta no Twitter.

Butantan

Por meio de nota, o Instituto Butantan, fabricante da CoronaVac em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, informou que a autorização ocorreu após avaliação de pedido enviado à Anvisa no dia 15 de dezembro, embasado em estudos de segurança e resposta imunológica vindos de países como Chile, China, África do Sul, Tailândia e também do Brasil.

"A CoronaVac é cientificamente comprovada como a vacina mais segura e com menos efeitos adversos, além de ser a vacina mais utilizada em todo o mundo, com mais de 211 milhões de doses administradas no público infantil e juvenil (de 3 a 17 anos) somente na China", destacou o comunicado. "O Instituto Butantan, que há 120 anos trabalha a serviço da vida, está preparado para fazer parte de mais esta batalha para derrotar o vírus da covid-19 no país", concluiu a nota. (Por Agência Brasil - Brasília).

Matéria alterada às 15h04 para acréscimo de informação.

Edição: Paula Laboissière



BLOG DO BILL NOTICIAS

'Da minha parte, não há nenhum problema em ter Alckmin como vice', diz Lula

Lula afirmou que neste momento as divergências devem ser colocadas de lado: "não sou candidato para ser protagonista, sou candidato para ganhar as eleições"

Lula (Foto: Reprodução/Youtube)


O ex-presidente Lula (PT), em entrevista coletiva à mídia independente nesta quarta-feira (19) em um hotel de São Paulo, falou sobre sua possível aliança com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (sem partido). O ex-tucano é cotado para ser o candidato a vice-presidente em uma chapa encabeçada pelo petista.

"Só não temos falado do assunto o Alckmin e eu. Você vê todo mundo dar palpite, mas não vê uma fala minha e do Alckmin. Por uma razão simples: ele saiu do PSDB e não definiu para onde ele vai. E eu não defini se sou candidato. Então não pode ter candidato nem vice", disse.

Lula sinalizou, em seguida, que pode sim se unir ao ex-tucano em nome da governabilidade de seu eventual terceiro mandato. "Não sou candidato para ser protagonista, sou candidato para ganhar as eleições, e num momento em que o Brasil está infinitamente pior do que em 2003, quando tomei posse. Ganhar as eleições é mais fácil que governar, e governar significa que você tem que adquirir uma possibilidade muito grande de conversar com as pessoas. Por isso precisamos fazer alianças", declarou.

O petista pediu para que as divergências fiquem de lado neste momento. "Temos divergências? Temos. Por isso pertencemos a partidos diferentes. Temos visões de mundo diferentes, mas isso não impede que se construa a possibilidade das divergências serem colocadas em um canto e você colocar as convergências em um outro canto para poder governar. Não terei nenhum problema se tiver que fazer uma chapa com o Alckmin para ganhar as eleições e poder governar esse país". 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

DOAÇÃO DE SANGUE - Hemope atinge situação crítica e convoca população a doar sangue

 

Diante do cenário de aumento de casos de doenças respiratórios em Pernambuco, as reservas de sangue apresentaram quedas de 30%


Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) convoca a população pernambucana a doar sangue devido à situação crítica das reservas de bolsas de sangue no Estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o estoque marcou uma queda de 30% de todos os tipos sanguíneos, com exceção do AB (-). O Hemope é responsável por suprir a demanda de doações de toda a rede pública de saúde de Pernambuco.

De acordo com a diretora de Hemoterapia do hemocentro Recife, Anna Fausta, as doações de sangue são essenciais. “O Hemope costumava receber cerca de 350, 400 pessoas por dia. Hoje a média é de no máximo 200 candidatos. A nossa principal preocupação é não conseguir atender devidamente os hospitais. Nada fazemos sozinhos, sem que todos estejam unidos e prontos para oferecer o seu sangue e a sua solidariedade em prol de todos aqueles que estão precisando", relatou.

Pessoas contaminadas com a Covid-19 ou a gripe ficam impossibilitadas de doar sangue por períodos que podem chegar a 30 dias e por isso, a situação com a alta de casos dessas doenças preocupa a SES e a Fundação. A supervisora de captação do Hemope, Josinete Gomes, avisou: “A gente percebe uma queda significativa na frequência dos doadores no Hemope. Estamos observando a aceleração das doenças respiratórias e como consequência as pessoas ficam indisponíveis para doar, o que impacta diretamente na condição do estoque”.

Aqueles que forem doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos, porém os menores de 18 precisam estar acompanhados de pelo menos um dos pais ou responsável legal, enquanto os maiores de 60 necessitam já ter começado a doar no Hemope antes de completar 60 anos. Os doadores precisam também pesar mais de 50 quilos, ter dormido por pelo menos 6h nas últimas 24h ter se alimentado antes de realizar a doação. 

"Neste momento, convocamos toda a população que já está no tempo certo para a doação para comparecer no Hemope para vir e nós ajude a equilibrar o estoque para o atendimento de toda a população que necessita”, pede a supervisora.

A doação pode ser feita por meio do agendamento de horários pelo número 0800-081-1535 nos dias úteis da semana e durante o horário comercial de 08h às 18h, mas os atendimentos também ocorrem sem agendamento. O Hemope fica localizado na Rua Joaquim Nabuco, 171, bairro das Graças, no Recife e funciona de segunda-feira a sábado de 7h15 às 18h30

Sobre a documentação necessária para a doação, o candidato deve apresentar um documento original com foto que tenha sido emitido por órgãos oficiais, como a Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal e Carteira de Trabalho e Previdência Social. 

Com a situação do aumento de casos de Covid-19 e gripe no Estado, o Banco de Sangue Hemato também está sofrendo com baixas reservas de sangue. As doações de sangue atingiram uma queda de 50% o que pode comprometer o suprimento dos hospitais.

Confira a lista com as sedes do Hemope por todo o estado de Pernambuco:

Hemope Caruaru localizado na Av. Oswaldo Cruz, S/N - Maurício de Nassau, funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 12h  e 13h30 às 17h.

Hemope Petrolina localizado na R. Pacífico da Luz, s/n - Centro, Petrolina – PE, funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30.

Hemope Garanhuns localizado na Av. Gonçalves Maia – Heliópolis, funciona de segunda a quinta, das 13h30 às 17h30, e sexta, das 8h às 12h.

Hemope Salgueiro localizado na R. Joaquim Gondim, 65, funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h.

Hemope Serra Talhada localizado na R. Joaquim Godoy, 382 - Nossa Sra. da Penha, funciona de segunda a quinta, das 7h às 9h

Hemope Ouricuri localizado na R. Ulisses Guimarães – Centro, funciona na segunda, terça, quinta e sexta, das 8h às 10h.

Hemope Arcoverde localizado na Av. Joaquim Nabuco, 418 – Centro, funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h30.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula critica debates eleitorais no Brasil e quer mudança no modelo atual

Em almoço com jornalistas da mídia independente, Lula fez uma crítica ácida aos debates eleitorais e sinalizou que pode não comparecer se o modelo não mudar

Lula e debate presidencial em 2018 (Foto: Ricardo Stuckert | Reprodução)

Depois da entrevista à mídia independente nesta quarta-feira (19), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu os jornalistas para um almoço. Nele, fez uma crítica ácida ao modelo de debates eleitorais do país: “o modelo de debates não funciona”. Ele disse que a dinâmica de 1 minuto de pergunta, dois de resposta, depois outro tanto de réplica e tréplica não permite debate algum.

Debate não é uma questão de princípio para a mídia conservadora. Quando Fernando Henrique deixou de comparecer a todos os debates em 1998, disse Lula, “a mídia silenciou, porque tinha um pacto para elegê-lo a todo custo”. “Mas -acrescentou- quando deixei de ir em 2006, fizeram escândalo e deixaram uma cadeira vazia”.

Lula não afirmou que irá se ausentar dos debates da eleição de 2022, mas acenou que poderá não comparecer a eles se forem realizados nos moldes tradicionais. Lula simpatiza com a ideia de dialogar com bancadas de jornalistas em entrevistas individuais. 

Como líder inconteste da corrida eleitoral, ele não quer se desgastar com candidatos desesperados e agressivos como Bolsonaro, Moro, Ciro e Doria. Mauro Lopes, Brasil 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...