quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Devido à alta nos casos de Covid, INSS suspende temporariamente perícias médicas

 

A suspensão vale para perícias marcadas desde o dia 12 de janeiro deste ano


                              Por Agência Brasil
INSS - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu temporariamente a realização de perícias médicas do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade. As perícias são necessárias para revisão do benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. A suspensão se deu em virtude do aumento de casos de Covid-19 no país.

A suspensão vale para perícias marcadas desde o dia 12 de janeiro deste ano. A portaria conjunta do INSS e do Ministério do Trabalho foi publicada nesta quinta-feira (13). Segundo o ministério, as perícias suspensas serão remarcadas para o segundo semestre, e o INSS comunicará aos segurados a nova data.

Os segurados afetados pela suspensão das perícias continuarão recebendo os benefícios normalmente.

A portaria manteve o atendimento para os casos de mutirões de realização de perícia médica que já estavam previamente programados e com viagens definidas no âmbito da Subsecretaria da Perícia Médica Federal.

O Brasil vem registrando uma curva acentuada no aumento dos casos de covid-19. Dados de ontem (12) do Ministério da Saúde registraram 87.471 casos de covid-19 em apenas 24 horas. Há uma semana (5), o número de diagnósticos positivos foi 27.267, três vezes menor do que o registrado na quarta-feira. Já o último dia de 2021 registrou 10.282 casos de covid-19 no Brasil em 24 horas.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Bolsonaro minimiza a ômicron no Brasil: 'Não tem matado ninguém'

 

O Ministério da Saúde registrou na noite desta terça-feira (11) 70.765 novos casos de Covid-19 em 24 horas, oito vezes mais que há duas semanas


                            Por AFP

O presidente Jair Bolsonaro (PL) minimizou nesta quarta-feira (12) o vertiginoso aumento de casos de Covid-19 impulsionado pela variante ômicron, que, segundo especialistas, poderá causar em breve uma nova sobrecarga do sistema hospitalar no país.

"A ômicron não tem matado ninguém. O que morreu aqui em Goiás não foi de ômicron. Na verdade, foi ‘com ômicron’, não foi ‘de ômicron’. Ele já tinha problemas seríssimos, em especial nos pulmões", disse Bolsonaro ao portal Gazeta Brasil.

O paciente do estado de Goiás, um homem de 68 anos, que faleceu no dia 6 de janeiro, foi a primeira morte oficialmente confirmada no Brasil pela ômicron, segundo as autoridades do município de Aparecida de Goiânia. 

Especialistas garantem que essa variante já representa a maioria dos casos no país.

"A ômicron, que já espalhou pelo mundo todo, como as próprias pessoas que entendem de verdade dizem, tem uma capacidade de difundir muito grande, mas de letalidade muito pequena", acrescentou Bolsonaro.

"Dizem até que seria um vírus vacinal (...) Algumas pessoas estudiosas e sérias, e não vinculadas a farmacêuticas, dizem que a ômicron é bem-vinda e pode, sim, sinalizar o fim da pandemia", insistiu.

Esta hipótese está ganhando terreno entre governos e cientistas de outros países.

No entanto, quando perguntado por um jornalista brasileiro em Genebra sobre as declarações de Bolsonaro, o diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde, Mike Ryan, afirmou que "nenhum vírus que mate é bem-vindo, especialmente se a morte e o sofrimento podem ser evitados".

"Que o vírus seja menos severo não significa que a doença seja branda", afirmou, segundo declarações reproduzidas no portal UOL.

Ryan disse não estar a par do que o presidente brasileiro afirmou.

Explosão de casos

Segundo o último relatório oficial do Ministério da Saúde, divulgado na noite de terça-feira, o Brasil registrou 70.765 novos casos de Covid-19 em 24 horas, oito vezes mais que há duas semanas (8.430). 

A média móvel dos últimos sete dias é de 43.660 contaminações diárias, número inédito desde o final de julho de 2021. 

No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, o número de casos diários aumentou 1.500% em duas semanas. 

Apesar do aumento vertiginoso, Bolsonaro continua se opondo ferozmente a quaisquer medidas restritivas.

Para ele, a economia do país não suportaria um novo confinamento, que levaria o Brasil a entrar na bancarrota.

O presidente voltou a defender a polêmica tese da "imunidade de rebanho" desenvolvida por uma contaminação em massa.

"A imunidade de rebanho é uma realidade, a pessoa que se imuniza com o vírus tem muito mais anticorpos que aquela que se imuniza com a vacina", afirmou.

Para Bolsonaro, a Covid-19 é uma "doença politizada". "Talvez eu tenha sido o único chefe de Estado no mundo que teve a coragem de se expor, de dar sua opinião".

Desde o início da pandemia, o presidente não deixou de criticar as recomendações de especialistas para combater a Covid-19, rejeitando o confinamento, o uso de máscaras e a vacinação. 

Uma CPI no Senado recomendou em outubro seu indiciamento por vários crimes, incluindo "crimes contra a humanidade", por ter "exposto deliberadamente brasileiros a uma contaminação massiva". 

Com mais de 620 mil óbitos, o Brasil é o segundo país com mais mortes na pandemia depois dos Estados Unidos.


BLOG DO BILL NOTICIAS

PT de São Paulo diz que chance de retirar candidatura de Haddad ao governo é zero

 

Fernando Haddad (Foto: Leon Rodrigues/SECOM)


O presidente do PT em SP, o ex-ministro Luiz Marinho, diz que não existe nenhuma chance de o partido não lançar candidato ao governo do estado, e que o nome escolhido é o de Fernando Haddad, informa o Painel da Folha de S.Paulo.

A posição é mais uma negativa à proposta do PSB de que o PT apoie um candidato da sigla em São Paulo , no caso Márcio França.

"Chance 0,00 [de o PT retirar a candidatura]", diz Luiz Marinho. 

O impasse entre o PT e o PSB em São Paulo pode inviabilizar a formação de uma federação partidária nacional entre os dois partidos. 247




CORONAVÍRUS - Lote com 55 mil doses de vacinas para crianças chega a Pernambuco na madrugada de sexta-feira (14)

 

O País recebeu o primeiro lote, com 1,2 milhão de doses, nesta quinta-feira (13)


                     Por Fabio Nóbrega

Primeiras doses chegaram em São Paulo nesta quinta-feira (13) - Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde

Pernambuco deve receber, nas primeiras horas desta sexta-feira (14), o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 destinadas à aplicação pediátrica, em crianças de 5 a 11 anos. A informação é do Ministério da Saúde. De acordo com Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a pastsa federal informou a Pernambuco que esta primeira remessa terá 55 mil doses

O País recebeu o primeiro lote, com 1,2 milhão de doses, nesta quinta-feira (13). A SES-PE informou que o início da distribuição depende da liberação do Ministério da Saúde, que aguarda a autorização do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), órgão responsável por certificar e liberar o uso do insumo no País. A expectativa é que essa autorização saia ao longo desta sexta-feira.

A SES-PE espera distribuir as doses a todas as gerências regionais de Pernambuco na madrugada de sábado (15) tão logo a autorização seja dada. Em seguida, as cidades já poderão aplicar os imunizantes. A pasta ainda não informou qual será o número exato de doses que cada município vai receber. 

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que há cerca de 1,1 milhão de crianças de 5 a 11 anos no Estado. O total de doses a ser recebida nesta sexta-feira corresponde, portanto, a cerca de 5,2% da população infantil agora apta a ser vacinada contra o coronavírus.

Ao todo, chegarão 4,3 milhões de doses para crianças ainda em janeiro, de acordo com o Ministério da Saúde. O imunizante usado será o da Pfizer, único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 16 de dezembro, há quase um mês, para uso em crianças dessa faixa etária.

Os primeiros grupos vacinados em Pernambuco serão o de crianças com comorbidades neurológicas, distúrbios do desenvolvimento e indígenas. A prioridade foi pactuada em reunião, esta semana, da Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

As cidades pernambucanas se preparam para dar início à vacinação das crianças. O Recife usará dois postos exclusivos, o Sest/Senat, no Porto da Madeira, e o campus da UFPE, na Cidade Universitária. Em Jaboatão dos Guararapes, serão três, e a gestão municipal espera começar a vacinação já neste sábado (15).

Esquema vacinal
O esquema vacinal para as crianças de 5 a 11 anos terá o intervalo de 60 dias, conforme determinado pelo Ministério da Saúde. 

O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para a população com 12 anos e mais. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas). 

A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Alckmin só pensa em ser vice de Lula, diz Paulinho da Força

 
Geraldo Alckmin, Paulinho da Força e Lula (Foto: Reprodução | Ricardo Stuckert)

O deputado federal e presidente do Solidariedade, Paulinho da Força (SP), relatou ao jornalista Ricardo Noblat, do Metrópoles, que o ex-governador Geraldo Alckmin (sem partido) está com a cabeça totalmente voltada a ser candidato a vice-presidente na chapa do ex-presidente Lula (PT) pelo Palácio do Planalto. “A impressão que fiquei é só essa, quer ser candidato a vice. Ele só falou de problemas nacionais na nossa conversa, da economia, geração de emprego, crescimento. Está preocupado com isso, não com questões estaduais”.

O parlamentar está muito otimista com a possibilidade de Alckmin se filiar ao seu partido. Nesta semana, ambos se reuniram em uma padaria. Na ocasião, Paulinho da Força declarou: "reforcei o meu convite para que Alckmin se filie ao Solidariedade. Agora é só aguardar".

Outro partido que tenta atrair Alckmin é o PSB, que, segundo Paulinho da Força, tenta usar o ex-governador como moeda de troca em negociações com o PT. "Tenho informação de gente dentro do PT, gente que manda, que o Alckmin será mesmo o vice do Lula. E que só falta escolher o partido dele. Por isso, abri essa possibilidade dele vir para cá. O Kassab (presidente do PSD) praticamente descartou a ida dele para o PSD. Tem o PV, mas se trata de um partido em extinção. E o PSB nos deixa a impressão de que está usando ele como moeda de troca. Ele foi quatro vezes governador de São Paulo e com o prestígio que tem virar moeda de troca?! Ele vai acabar não gostando dessa ideia. Então, a chance dele se filiar ao Solidariedade é bastante grande".

O presidente do Solidariedade garante liberdade total para Alckmin no partido. “Aqui, ele teria liberdade para negociar e participar da vice como ele quiser”.Brasil247




 

Até o momento, não há registro de vítimas

Reproduçãp/Redes Sociais


Um deslizamento de terra em um morro no centro da cidade de Ouro Preto (MG) atingiu dois casarões históricos na manhã de hoje (13). Bombeiros e técnicos da Defesa Civil municipal estão no local, verificando a situação. Até o momento, não há registro de vítimas, pois toda a área ao redor já tinha sido evacuada.

Vídeos filmados por pessoas que testemunharam o acidente circulam pelas redes sociais. Neles, é possível ver, a distância, o momento em que parte do Morro da Forca vem abaixo, na altura da Rua Diogo de Vasconcelos, 327, próximo ao Terminal de Integração José da Silva Araújo. O acidente ocorreu por volta das 9 horas, pouco após o Corpo de Bombeiros ter sido acionado por pessoas que perceberam que o talude estava cedendo.

Em frente aos imóveis atingidos no sopé do morro, do outro lado da rua, funciona o Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A rua foi isolada e moradores de casas próximas ainda não foram autorizados a retornar a suas residências, pois a área ao redor do talude que deslizou está instável devido às fortes chuvas que há semanas atingem Minas Gerais.

“Se houver outro desmoronamento, há a possibilidade de um hotel e um restaurante serem atingidos”, informou o Corpo de Bombeiros, em nota. Segundo a corporação, os dois casarões atingidos tinham valor histórico reconhecido, foram tombados.

Moradores

Dono de uma barbearia que funciona a cerca de 300 metros do terminal de integração, Fábio Rogério Alves, 44 anos, contou à Agência Brasil que ele e outras duas pessoas, incluindo uma funcionária da prefeitura, notaram os primeiros sinais de que parte do morro estava prestes a ceder. Antes mesmo de acionar as autoridades locais, os três interromperam o trânsito de veículos e passaram a alertar as pessoas.

“Antes mesmo de os bombeiros chegarem, pouco antes da queda do morro, já tínhamos isolado a passagem de veículos e de pedestres. Como o terminal ainda não estava funcionando, não havia muita gente circulando”, disse Alves. Segundo ele, os dois casarões atingidos já estavam embargados e lacrados há vários anos. Há 15 anos trabalhando de um local de onde se vê toda a Rua Diogo de Vasconcelos, o barbeiro afirma que, no mesmo ponto, já houve um deslizamento semelhante em 2011. “O terreno ali é bastante instável”, explicou. (Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Matéria alterada às 12h para acréscimo de informações.

Edição: Valéria Aguiar


BLOG DO BILL NOTICIAS

CORAÇÃO - Passar muito tempo sentado pode causar doenças vasculares

 

                               Por: Marina Costa/

Por: Estúdio DP | Conteúdo Patrocinado
Foto: Divulgação


Pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que o tempo médio que as pessoas passam sentadas diante da tela do computador é de cinco horas diárias desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, e 62% dos brasileiros deixaram de praticar qualquer tipo de exercício durante o mesmo período. A junção da falta de atividade física adicionada a longas horas sentado pode auxiliar no desenvolvimento de uma série de problemas de saúde, principalmente, doenças vasculares.

Segundo o Chefe de Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Jayme da Fonte, Esdras Marques, a procura por atendimento no setor de angiologia da unidade hospitalar cresceu durante a pandemia. “As queixas dos pacientes estão relacionadas ao inchaço e cansaço nas pernas que surgem após o final do expediente”, contou Dr. Esdras Marques.

Para evitar o surgimento de doenças vasculares, o recomendado para as pessoas que trabalham sentadas é de levantar e andar pelo espaço de trabalho (ou home office) a cada duas horas, se alongar e usar mesas que podem ser ajustadas para posição ergonomicamente correta, além da prática regular de exercícios aeróbicos, como caminhar, correr, andar de bicicleta, natação e hidroginástica. A manutenção do peso corporal é indicada, já que o sobrepeso e a obesidade podem contribuir para o inchaço.

Para os pacientes que já possuem varizes nas pernas e trabalham por horas em pé ou sentado, o indicado é o uso da meia de compressão elástica – que servem para reduzir a pressão nas pernas e normalizar a parede das veias, reforçando-as. As meias devem ser prescritas por um médico angiologista, que indicará o tipo adequado para cada pessoa. “Esse conselho também serve para aqueles que farão viagens longas, de carro ou avião, e ficarão muito tempo sentados. O uso das meias elásticas é uma excelente dica para evitar o inchaço e a dor nos membros inferiores”, explicou o angiologista.

O inchaço crônico e as varizes também podem desenvolver outros problemas nas articulações e criar uma predisposição para o surgimento de úlceras ou infecções na pele. Para os que já possuem tendência genética, passar muitas horas na mesma posição pode causar trombose venosa profunda nas pernas que pode evoluir para uma embolia pulmonar. Por isso, o necessário é o acompanhamento contínuo com o angiologista para determinar a melhor forma de tratamento.

O Hospital Jayme da Fonte oferece uma estrutura para a atendimento de pessoas com problemas vasculares com moderno centro de diagnóstico. As consultas também são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Para agradar acionistas e a iniciativa privada, Petrobrás vendeu R$ 244 bi em ativos nos últimos 7 anos

 
Petrobrás (Foto: Reuters)

A estratégia de  desmonte da Petrobrás fez com que a estatal se desfizesse de ativos que somam cerca de R$ 243,7 bilhões por meio de 68 transações assinadas nos últimos sete anos. De acordo com o UOL, a maior parte das vendas à iniciativa privada, 56,7% do total, foi realizada pelo governo Jair Bolsonaro, cuja política neoliberal é dirigida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. 

O fatiamento da Petrobrás é apontado por opositores, sindicalistas e trabalhadores como uma forma de privatização disfarçada que resulta na criação de monopólios que afetam diretamente  a concorrência e reduzem a capacidade de gerenciamento do país no tocante às políticas de energia, combustíveis e petroquímica.

Ainda conforme a reportagem, durante o governo de Michel Temer (MDB), a companhia vendeu R$ 78,5 bilhões em ativos. O valor corresponde a 32,2% de tudo o que foi repassado a investidores privados desde 2015. No governo da presidente deposta Dilma Rousseff, este índice foi de apenas 11% (R$ 26,9 bilhões). 

Segundo dados do Observatório Social da Petrobras, ligado à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), os maiores negócios firmados durante o período  foram as vendas da TAG (Transportadora Associada de Gás), da rede de gasodutos do Norte e Nordeste: R$ 41 bilhões (2019), da NTS (Nova Transportadora do Sudeste), controladora de gasodutos na região Sudeste: R$ 21 bilhões (2019). da  BR, distribuidora de combustíveis: R$ 12 bilhões (2021). 

O ano de 2020 foi o que registrou o maior maior número de vendas, com a estatal se desfazendo de 23 bens e participações acionárias que somaram R$ 52,8 bilhões. No ano passado, a Petrobrás também entregou sua  primeira refinaria à iniciativa privada, a Rlam (Refinaria Landulpho Alves), na Bahia, por R$ 10 bilhões.

“O que a Petrobras está fazendo é vender um ativo cujo valor presente do dinheiro que ela recebe está vinculado a um dispêndio que ela mesma vai ter nos próximos anos. A empresa está queimando seus ativos para converter em lucros e distribuir aos investidores”, disse o ex-diretor executivo da Petrobras Ildo Sauer. 247




Ômicron acelera média móvel de casos no Brasil, que é a maior desde julho

 
(Foto: Reuters)

Com o avanço acelerado do contágio pela variante ômicron do novo coronavírus, nesta quarta-feira (12) o Brasil registrou 87.471 novos casos de covid-19 em um período de 24 horas. A média móvel de diagnósticos nos últimos sete dias chega a 52.261 por dia. Trata-se do maior índice desde 1º de julho do ano passado (quando estava em 54.117). 

Por outro lado, no mesmo período, foram 133 óbitos registrados oficialmente. Ao todo, o país registra oficialmente 620.371 vítimas da doença, desde o início da pandemia. Os casos somam mais de 22,7 milhões ( 22.716.931). A coleta de dados é feita pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Com média de 123 óbitos diários nos últimos sete dias, também houve um ligeiro aumento na média móvel de mortes. É o maior número desde 19 de dezembro, quando essa média estava em 139 falecimentos por dia. Contudo, no último mês, os números não são precisos, em função do apagão de dados do Ministério da Saúde no último mês.

Esses números devem ser ainda maiores, segundo especialistas. Isso porque faltam testes suficientes, no sistema público, nas principais capitais do país, com longas filas para realizar o procedimento.

Na saúde privada, a situação também é crítica. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), faltam insumos para a realização dos testes RT-PCR – que identificam o material genético do vírus – e os testes de antígeno – que detectam proteínas ligadas ao coronavírus. A recomendação é que os testes sejam priorizados para pacientes graves, pessoas do grupo de risco e profissionais da saúde.

Risco de colapso

Do ponto de vista individual, indícios apontam que a ômicron provoca casos menos graves da doença. Isso também se dá, principalmente, por contado avanço da vacinação. Contudo, coletivamente, dada a sua elevada transmissibilidade, a explosão de novos casos começa a sobrecarregar os sistemas de saúde.

Além do aumento das internações em UTIs em diversos estados, as enfermarias também sofrem com o aumento da procura. Por outro lado, faltam profissionais de saúde, afastados por conta da contaminação pela doença. Nesse sentido, a médica intensivista e cardiologista Ludhmila Hajjar chegou a prever que, mantido o atual ritmo de contaminação, “em uma semana os sistemas de saúde deverão entrar em colapso no Brasil”.

“O aumento de hospitalizações que vemos subindo muito agora ainda são complicações dos casos ali ao redor do Natal. Ainda não vimos as hospitalizações de quem pegou ômicron no Ano Novo, muito menos nos últimos dias com recordes de casos”, alertou o biólogo e divulgador científico Atila Iamarino. Tiago Pereira, da RBA


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula ataca política abusiva de reajuste de combustíveis e diz que boa parte da inflação se deve a um "governo irresponsável"

"O ano mal começou e o Brasil já enfrenta a primeira alta nos combustíveis de 2022. Já o aumento do salário mínimo não irá sequer cobrir a inflação", disse Lula

(Foto: Ricardo Stuckert | ABr)



O ex-presidente Lula criticou a política econômica do governo de Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (12), que levou a inflação em 2021 a fechar em 10,06%, quase o dobro do teto da meta definida pelo próprio governo, que foi de 5,25%

Pelo Twitter, classificou o governo de "irresponsável" pela política de reajustes de preços de combustíveis. "É importante o povo saber que boa parte da inflação nesse país se deve aos preços controlados por um governo irresponsável. Segundo o IBGE, em 2021, a Gasolina ficou 47% mais cara, o Diesel 46%, o botijão de gás 36%", disse o ex-presidente. 

Lula lembrou também dos reajustes de 8% no preço do diesel e de 4,85% no da gasolina nas refinarias, anunciado pela Petrobrás, que entra em vigor já nesta quarta-feira. "E hoje é 12 de janeiro, o ano mal começou, e o Brasil já enfrenta a primeira alta nos combustíveis de 2022. Já o aumento do salário mínimo, esse ano, não irá sequer cobrir a inflação", afirmou. 247 

Leia também reportagem da Reuters sobre o novo aumento de combustíveis:

A Petrobras informou que aumentará os preços do diesel nas refinarias em 8% a partir de quarta-feira, enquanto a gasolina vendida às distribuidoras terá aumento médio de 4,85%, de acordo com nota publicada pela companhia nesta terça-feira.

O diesel passará de 3,34 para 3,61 reais por litro, enquanto a gasolina subirá de 3,09 para 3,24 reais por litro. Os preços atuais estão nos maiores patamares nominais desde pelo menos meados de 2019, segundo números da Petrobras compilados pela Reuters, com contribuição das cotações do petróleo e do câmbio.

"Após 77 dias sem aumentos, a partir de amanhã a Petrobras fará ajustes nos seus preços de venda de gasolina e diesel para as distribuidoras", disse a companhia em nota.

A alta nos combustíveis, importante fator para a inflação ter ficado acima da meta do governo brasileiro em 2021, ocorre em momento em que os preços do petróleo Brent são cotados em torno de 82 dólares o barril, com alta de mais de 5% em janeiro.

"Esses ajustes são importantes para garantir que o mercado siga sendo suprido em bases econômicas e sem riscos de desabastecimento pelos diferentes atores responsáveis pelo atendimento às diversas regiões brasileiras: distribuidores, importadores e outros produtores, além da Petrobras", disse a companhia.

A Petrobras não consegue atender todo o mercado de combustíveis do Brasil, e importadores têm importante participação, o que exige que valores estejam na paridade de importação.

Com o ajuste, as defasagens de preços locais em relação à paridade de importação diminuirão, disse o presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo.

"As defasagens serão diminuídas, mas continuarão... Os preços das commodities estão subindo", disse ele, lembrando que a diferença antes do reajuste era de -6% para a gasolina e de -10% para o diesel.

Já a Petrobras reiterou em nota seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado, "acompanhando as variações para cima e para baixo, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato para os preços internos, das volatilidades externas e da taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais".

As ações preferenciais da Petrobras aceleraram alta após o anúncio do reajuste. Por volta das 13h15, subiam 1,5%, enquanto o Ibovespa avançava 1%.

Segundo a Petrobras, considerando a mistura obrigatória de 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da empresa no preço ao consumidor passará de 2,26 reais, em média, para 2,37 reais a cada litro.

No caso do diesel, considerando a mistura obrigatória de 10% de biodiesel, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de 3,01 reais, em média, para 3,25 reais a cada litro na bomba.

O valor nos postos também depende de tributos e das margens de distribuidores e revendedores. SÃO PAULO (Reuters) 


BLOG DO BILL NOTICIAS

População deve evitar ir a centros de teste perto do horário de encerramento, diz Estado

 

Secretaria de Saúde ressalta que 'existe uma capacidade operacional diária' nos locais


                            Por Fabio Nóbrega e Isabelle Barbosa
Teste de coronavírus - Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde

A piora no cenário epidemiológico, com o surto cruzado de Covid-19 influenza A H3N2, e a nova exigência por testes para ida a eventos provocam uma procura ainda maior pelos exames para coronavírus em Pernambuco. 

Nesta quarta-feira (12), uma fila quilométrica ocupava o entorno do centro localizado no Geraldão, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, maior posto de testagem administrado pelo Governo do Estado. O cenário vem sendo comum nas últimas semanas.

Com as extensas filas, há queixas de que algumas pessoas são impedidas na entrada antes do horário de encerramento. Sobre essa reclamação, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recomenda que a pessoa se dirija com antecedência ao local do teste e evite se deslocar perto do horário de encerramento, uma vez que “existe uma capacidade operacional diária”

Dados da SES-PE mostram que a demanda de testes mais que dobrou no ginásio, que atende por demanda espontânea: antes do Natal, eram cerca de 474 exames por dia; na primeira semana do ano, o número saltou para 1 mil por dia.

Segundo a pasta, qualquer pessoa, assintomática ou sintomática, pode realizar o teste rápido de Covid-19 no Geraldão e demais centros administrados pelo Estado [veja a lista completa abaixo]. Não há restrições para fazer o teste nos postos.

Para realizar o teste, o paciente deve apresentar um documento oficial com foto e informar o número de CPF. A SES-PE também esclarece que, em caso de resultado positivo para Covid-19, um novo teste só pode ser feito após, no mínimo, 14 dias. 

Para a população que realizou a testagem nos centros sob gestão estadual, o resultado pode ser acessado no site meuexame.saude.pe.gov.br

Para verificar o andamento da amostra, o usuário precisa preencher, obrigatoriamente, alguns dados pessoais como nome completo, número de CPF e data de nascimento; a data da coleta; e o número da requisição do exame, usado para cadastramento do serviço no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). Essa informação é repassada pela equipe que faz a testagem.

Recife
A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife informou que a testagem para Covid-19, do tipo RT-PCR, deve ser feita, preferencialmente, até o sétimo dia do início dos sintomas. Caso a pessoa ainda esteja sintomática, a coleta pode ser realizada até o décimo dia.

Já os testes rápidos podem ser realizados a qualquer momento, uma vez que estão sendo disponibilizados para sintomáticos e assintomáticos.

Além das ações de testagem itinerantes para Covid-19, a Sesau oferece testes gratuitos no Parque Urbano da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, e no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro.

Nestes pontos, que funcionam das 9h às 16hnão é necessário agendamento, basta apresentar um documento de identificação com foto.

A pasta municipal também oferece exames gratuitos em oito Unidades Provisórias Covid (UPC), das 8h às 17h:

- Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro;
- Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério;
- Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela;
- Upinha Vila Arraes, na Várzea;
- Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado;
- Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira;
- Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição;
- Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura.

Para ter acesso ao serviço nestes locais, a população deve agendar o teste através do aplicativo Atende em Casa (disponível em lojas de aplicativos) ou pelo site https://testecovid19.recife.pe.gov.br.

Eventos

Para frequentar eventos em Pernambuco, com capacidade restrita a até 3 mil pessoas, será preciso apresentar um teste negativo para Covid-19 com prazo de 24 horas de antecedência em caso de exames de antígeno e 72 horas para RT-PCR - o esquema vacinal primário, com duas doses, será obrigatório para quem tem até 54 anos; quem tem 55 anos ou mais, terá que apresentar também a dose de reforço. As novas regras começam a valer nesta sexta-feira (14) e seguem, a princípio, até 31 de janeiro.

Questionado sobre a demanda, o secretário estadual de Saúde, André Longo, garantiu que Pernambuco tem testes suficientes para atender a população. O gestor informou que há 600 mil testes de antígeno no estoque e testes de RT-PCR suficientes para três a seis meses.

“Nós temos testes rápidos e estamos abastecendo os municípios. E ainda temos mais testes que estão sendo prometidos pelo Ministério da Saúde. A gente não tem problema de testes aqui, mas a gente quer que os municípios testem cada vez mais. É fundamental isso”, destacou Longo.

Centros de testagem do Estado

Cefospe - Boa Vista
Funciona por agendamento pelo Atende em Casa, de domingo a domingo, das 8h às 17h.

Seduc - Várzea
Funciona por agendamento pelo Atende em Casa ou por demanda espontânea, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Geraldão - Imbiribeira
Funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h.  

Pontos do Testa PE

TIP - Várzea
Funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 18h.

Fusam - Boa Vista
Funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h.

Aeroporto do Recife - Imbiribeira
Funciona por demanda espontânea, exclusivo para passageiros em desembarque e funcionários, de domingo a domingo, das 8h às 17h.
 

BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...