Teste de coronavírus - Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde
A piora no cenário epidemiológico, com o surto cruzado de Covid-19 e influenza A H3N2, e a nova exigência por testes para ida a eventos provocam uma procura ainda maior pelos exames para coronavírus em Pernambuco.
Nesta quarta-feira (12), uma fila quilométrica ocupava o entorno do centro localizado no Geraldão, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, maior posto de testagem administrado pelo Governo do Estado. O cenário vem sendo comum nas últimas semanas.
Com as extensas filas, há queixas de que algumas pessoas são impedidas na entrada antes do horário de encerramento. Sobre essa reclamação, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recomenda que a pessoa se dirija com antecedência ao local do teste e evite se deslocar perto do horário de encerramento, uma vez que “existe uma capacidade operacional diária”.
Dados da SES-PE mostram que a demanda de testes mais que dobrou no ginásio, que atende por demanda espontânea: antes do Natal, eram cerca de 474 exames por dia; na primeira semana do ano, o número saltou para 1 mil por dia.
Segundo a pasta, qualquer pessoa, assintomática ou sintomática, pode realizar o teste rápido de Covid-19 no Geraldão e demais centros administrados pelo Estado [veja a lista completa abaixo]. Não há restrições para fazer o teste nos postos.
Para realizar o teste, o paciente deve apresentar um documento oficial com foto e informar o número de CPF. A SES-PE também esclarece que, em caso de resultado positivo para Covid-19, um novo teste só pode ser feito após, no mínimo, 14 dias.
Para a população que realizou a testagem nos centros sob gestão estadual, o resultado pode ser acessado no site meuexame.saude.pe.gov.br.
Para verificar o andamento da amostra, o usuário precisa preencher, obrigatoriamente, alguns dados pessoais como nome completo, número de CPF e data de nascimento; a data da coleta; e o número da requisição do exame, usado para cadastramento do serviço no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). Essa informação é repassada pela equipe que faz a testagem.
Recife
A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife informou que a testagem para Covid-19, do tipo RT-PCR, deve ser feita, preferencialmente, até o sétimo dia do início dos sintomas. Caso a pessoa ainda esteja sintomática, a coleta pode ser realizada até o décimo dia.
Já os testes rápidos podem ser realizados a qualquer momento, uma vez que estão sendo disponibilizados para sintomáticos e assintomáticos.
Além das ações de testagem itinerantes para Covid-19, a Sesau oferece testes gratuitos no Parque Urbano da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, e no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro.
Nestes pontos, que funcionam das 9h às 16h, não é necessário agendamento, basta apresentar um documento de identificação com foto.
A pasta municipal também oferece exames gratuitos em oito Unidades Provisórias Covid (UPC), das 8h às 17h:
- Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro;
- Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério;
- Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela;
- Upinha Vila Arraes, na Várzea;
- Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado;
- Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira;
- Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição;
- Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura.
Para ter acesso ao serviço nestes locais, a população deve agendar o teste através do aplicativo Atende em Casa (disponível em lojas de aplicativos) ou pelo site https://testecovid19.recife.pe.gov.br.
Eventos
Para frequentar eventos em
Pernambuco, com capacidade restrita a até 3 mil pessoas, será preciso
apresentar um teste negativo para Covid-19 com prazo de 24 horas de
antecedência em caso de exames de antígeno e 72 horas para RT-PCR - o esquema
vacinal primário, com duas doses, será obrigatório para quem tem até 54 anos;
quem tem 55 anos ou mais, terá que apresentar também a dose de reforço. As
novas regras começam a valer nesta sexta-feira (14) e seguem, a princípio, até
31 de janeiro.
Questionado sobre a demanda, o secretário estadual de Saúde, André Longo, garantiu que Pernambuco tem testes suficientes para atender a população. O gestor informou que há 600 mil testes de antígeno no estoque e testes de RT-PCR suficientes para três a seis meses.
“Nós temos testes rápidos e estamos abastecendo os municípios. E ainda temos mais testes que estão sendo prometidos pelo Ministério da Saúde. A gente não tem problema de testes aqui, mas a gente quer que os municípios testem cada vez mais. É fundamental isso”, destacou Longo.
Centros de testagem do Estado
Cefospe - Boa Vista
Funciona por agendamento pelo Atende em Casa, de domingo a domingo, das 8h às 17h. Seduc - Várzea
Funciona por agendamento pelo Atende em Casa ou por demanda espontânea, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Geraldão - Imbiribeira
Funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h.
Pontos do Testa PE
TIP - Várzea
Funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 18h.
Fusam - Boa Vista
Funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h.
Aeroporto do Recife - Imbiribeira
Funciona por demanda espontânea, exclusivo para passageiros em desembarque e funcionários, de domingo a domingo, das 8h às 17h.
BLOG DO BILL NOTICIAS