domingo, 24 de setembro de 2023

Brasil tem obrigação de vetar instalação de qualquer base militar estrangeira na América do Sul, defende Aldo Rebelo

Ex-deputado criticou possível instalação de uma base militar dos Estados Unidos na Guiana

Aldo Rebelo e Guiana (Foto: Agência Brasil )

O ex-deputado Aldo Rebelo defendeu neste domingo (24) que o governo brasileiro se manifeste contra uma possível instalação de uma base militar dos Estados Unidos na Guiana. "O Brasil tem a obrigação de vetar a instalação de qualquer base militar estrangeira na América do Sul, ou verá seu entorno estratégico mergulhar em uma escalada militar que reduzirá a nada a importância geopolítica do Brasil na região. No momento, o nervo exposto é a Guiana", disse Rebelo pelo X (antigo Twitter).

"É isso: EUA pretendem criar uma base militar para garantir a exploração do petróleo da Guiana por suas empresas, mas diz que a exploração do petróleo pelo Brasil na Amazônia ameaça o planeta. Tem no governo brasileiro quem acha que os EUA têm razão", acrescentou Aldo Rebelo, que defende a explorão de petróleo na Margem Equatorial.

Segundo o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, o governo estadunidense pretende militarizar a disputa territorial entre a Venezuela e a Guiana sobre a região de Essequibo, criando uma base militar nesta área rica em petróleo. Durante mais de 100 anos, a Venezuela e a Guiana, antiga colônia britânica e agora membro da Comunidade das Nações, disputaram a região rica em petróleo de Essequibo.

Em 1966, os dois países assinaram o Acordo de Genebra para buscar uma solução pacífica, mas, em 2018, a Guiana entrou com uma ação no Tribunal Internacional de Justiça, pedindo o reconhecimento legal da decisão de 1899 do Tribunal Arbitral de Paris, que concedeu o território à Guiana.

O Acordo de Genebra de 1966 foi registrado nas Nações Unidas, e regula as disputas fronteiriças entre a Venezuela e a Guiana Britânica, estabelecendo medidas para resolver a disputa, mas nenhum dos protocolos preliminares foi ratificado por Caracas. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...