quinta-feira, 13 de julho de 2023

Mais de 22 bairros sem água em Petrolina nesta sexta-feira(14).

                                     Via:Vinicius de Santana

A Compesa avisa que o fornecimento de água será interrompido em 22 bairros de Petrolina-PE, nesta sexta-feira (14). Segundo a Companhia de Saneamento de Pernambuco, o corte do abastecimento será necessário para realização de manutenção elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória.

A manutenção está prevista para finalizar até às 18h e o abastecimento, segundo a Compesa,  deve ocorrer de forma gradual.

Os bairros atingidos são:

·         João de Deus,

·         Cosme e Damião,

·         Ipsep,

·         Santo André,

·         Portal da Cidade,

·         São Gonçalo,

·         Jardim Imperial,

·         Alto da Boa Vista,

·         Rio Claro,

·         Jardim Petrópolis,

·         Cohab VI,

·         Rio Corrente,

·         Jardim Guararapes,

·         Jardim Guanabara,

·         Residencial Nova Petrolina,

·         Residencial Brasil,

·         Valle dos Coqueiros,

·         Valle Petrolina,

·         Gercino Coelho,

·         Atrás da Banca,

·         Palhinhas 

·         Parque Massangano.


BLOG DO BILL NOTICIAS

MPF entra com ação contra imposição de 'padrão estético' em escolas militares

Ministério Público Federal busca proibir que colégios militares interfiram em aspectos pessoais dos alunos baseados em cultura militar


Um dia após o anúncio do governo Lula sobre o fim do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública com o objetivo de proibir que colégios militares e cívico-militares imponham "padrões estéticos e de comportamento baseados na cultura militar", destaca o Uol.

A ação tem como objetivo impedir que essas escolas interfiram em decisões estritamente pessoais dos alunos, sem qualquer relação com a melhoria do ensino, como cabelos, unhas, maquiagem, tatuagem e forma de se vestir, conforme divulgado pelo MPF em nota. Além disso, a Procuradoria solicita que essas instituições se abstenham de punir os alunos devido à sua apresentação pessoal. A ação foi protocolada na Justiça Federal do Acre e possui efeitos nacionais.

De acordo com o MPF, impor um padrão estético uniforme aos alunos, como o tipo de corte de cabelo, roupas, maquiagem e outros adornos, tem um impacto negativo desproporcional em indivíduos pertencentes a grupos minoritários e revela uma discriminação injustificável.

Os colégios militares exigem que "cabelos volumosos sejam usados curtos ou presos". Já os cabelos curtos podem ser soltos, o que o MPF considera um "racismo institucional" contra pessoas negras com cabelos crespos e cacheados. Segundo o MPF, valorizar o cabelo afro é uma expressão de luta e faz parte da redefinição da identidade negra.

Além das restrições estéticas, as instituições proíbem comportamentos como "mexer-se excessivamente" ou "ler jornais contra a moral e os bons costumes", conforme descreve a Procuradoria, ressaltando que tais limitações seguem uma visão limitada da realidade, sem comprovação de vantagens na experiência de aprendizado. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

'Relação com Congresso é a melhor em décadas', diz Lula

Presidente discursou durante a cerimônia de assinatura da lei que cria o novo programa Minha Casa, Minha Vida

Lula e Congresso Nacional (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil | Pedro França/Agência Senado)


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (13) que a relação do governo com o Congresso Nacional vive o melhor momento das últimas decadas e destacou a oportunidade histórica que o Brasil tem de aproveitar esse momento para avançar as agendas de interesse nacional. As declarações foram dadas durante a cerimônia de assinatura da lei que cria o novo programa Minha Casa, Minha Vida, realizada no Palácio do Planalto. 

Lula ressaltou que o Brasil não pertence apenas ao Partido dos Trabalhadores (PT) ou a ele mesmo, mas sim a todos os brasileiros. Segundo ele, as pessoas estão percebendo o momento transformador que o país está atravessando e enfatizou que, se cuidarem com atenção do cenário político, esta poderá ser a década do Brasil.

"O País vai voltar à normalidade, a relação com o Congresso Nacional vive o melhor momento nas últimas decadas", afirmou Lula. "O Brasil não é do PT, do Lula. As pessoas estao percebendo o momento histórico que o país está vivendo. Se cuidarmos com carinho do momento político, essa será a década do Brasil", acrescentou.

No entanto, Lula fez uma crítica ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, salientando que ele não é o "dono do Brasil" e que não se está pedindo nada absurdo ao pressionar por uma queda na taxa de juros. 

MCMV - Lula ressaltou o déficit habitacional crônico que o país enfrenta desde a década de 1970, que persiste em cerca de 7 milhões de moradias, mesmo com a existência do programa MCMV. 

De acordo com o presidente, é necessário que o Estado promova essa reparação habitacional, uma vez que pessoas de classes média e alta têm a opção de pagar aluguel, enquanto os mais pobres muitas vezes não têm essa possibilidade. Lula ressaltou que entregar casas de qualidade é fundamental e que não é digno oferecer moradias pequenas e precárias.

"Não podemos balizar que, se você vive em situação de penúria, irá aceitar qualquer coisa", afirmou o presidente. Ele ressaltou a importância de zelar pela qualidade das habitações destinadas à população mais pobre do país, destacando que todos gostam de coisas bem-feitas e com um certo padrão de qualidade. 

O MCMV é o maior programa de habitação popular já executado no Brasil. Gerido pelo Ministério das Cidades, foi criado em 2009, e já entregou mais de 6 milhões de unidades habitacionais. Até 2026, a meta é contratar mais 2 milhões de moradias pelo programa.

No primeiro semestre de 2023, até o dia 3 de julho, o MCMV entregou 10.094 unidades habitacionais em 14 estados. As residências entregues somam um investimento total de R$ 1,17 bilhão. Nos próximos seis meses, a previsão é de entrega de mais oito mil unidades habitacionais e a retomada de 21,6 mil obras. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula ressalta melhorias do novo programa Minha Casa, Minha Vida

 

Programa deve prezar por qualidade e boa localização

Marcelo Camargo/Agência Brasil


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, entre as novidades da nova edição do programa Minha Casa, Minha Vida, as melhorias previstas para os imóveis a serem adquiridos pela população brasileira. Segundo ele, a proposta é melhorar a qualidade de vida de pessoas que, “diante de tantas dificuldades, acabam vivendo situações de penúria, morando em localidades sem qualquer estrutura”.

“Tem gente que não respeita pessoas mais pobres e acha que o pobre merece qualquer coisa para morar”, disse Lula nesta quinta-feira (13) ao sancionar o projeto de lei que cria o novo Minha Casa, Minha Vida. Segundo o presidente, a nova edição do programa possibilitará aos beneficiários residências melhores e mais bem localizadas.

Entre as melhorias previstas estão o aumento da área mínima das unidades, de 40 metros quadrados (m²) para 41,50 m²; e a criação de varandas. Além disso, os conjuntos deverão ter sala de biblioteca e equipamentos para a prática esportiva.

Ainda nas melhorias do novo programa está a necessidade de o terreno estar localizado na malha urbana, próximo a infraestruturas completas já instaladas e consolidadas, o que inclui acesso a equipamentos públicos de educação, saúde e assistência social, além de acesso a comércio e serviços e transporte público coletivo.

Dignidade

“Quando fui inaugurar uma casa em Pernambuco, fiquei indignado com o tamanho da casa, que estava localizada em um lugar chamado Canal da Malária. Fiquei profundamente irritado. Não achava digno a gente entregar uma casa daquela para uma mulher. Ao me ver criticando o tamanho da casa, a mulher disse que, para ela, aquela casa era o céu, e que eu não imaginava onde ela morava antes”, disse Lula.

“Eu então disse a ela que ela merecia uma coisa melhor. A gente não pode se balizar assim. Não é por ter vivido em uma situação de penúria que você deve aceitar qualquer coisa”, acrescentou.

Lula citou também uma outra situação, ocorrida em Governador Valadares (MG), durante a inauguração de um conjunto habitacional financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Eu quase derrubei a casa por causa da má qualidade”, disse.

“A casa que estavam entregando não tinha porta, não tinha acabamento, não tinha muro separando [do vizinho]. Quem fez aquela casa achou que era normal; que o povo gostava. Na verdade, o que todos nós queremos é ter o nosso espaço para o cachorro do vizinho não entrar no quintal ou não morder a nossa cachorrinha. Todo mundo quer ter uma separação, uma cerquinha; quer ter a sua intimidade; sua varanda”, disse.

Essa “evolução” do programa é, segundo o presidente, apenas o início. “Já estamos com 40 metros quadrados. Já melhorou. Mas o movimento popular tem feito casas de 60 metros quadrados. E, mais importante, o movimento popular já tem feito prédios com elevador”, complementou.

Fazer o óbvio

O presidente Lula sugeriu a governadores e prefeitos que busquem terrenos mais próximos do centro de desenvolvimento, a bons preços, para destiná-los ao programa. Segundo ele, há muitos prédios abandonados e terrenos da União e até do INSS que podem ser utilizados para esse fim.

“Em vez de levarem o povo para morar longe da cidade, levem-no para localidades onde haja asfalto, escola, energia elétrica, linha de ônibus. Isso é fazer o óbvio. Ninguém pode esquecer o motivo de termos disputado eleição e estarmos aqui. Não estamos aqui para inventar, mas para fazer o obvio; aquilo que todo mundo sabe que tem de fazer. Se fizermos isso, esse país vai dar certo”, concluiu. - ( Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Fernando Fraga




BLOG DO BILL NOTICIAS

Pesquisadores recuperam condecorações revogadas no governo passado

 

Ato marca reativação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia

Marcelo Camargo/Agência Brasil


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, condecoraram nesta quarta-feira (12) com a Ordem Nacional do Mérito Cientifico pesquisadores, professores, autoridades e representantes de entidades que prestaram relevantes contribuições ao desenvolvimento científico e tecnológico nacional.

Entre os agraciados, estão a médica sanitarista Adele Benzaken e o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, além do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão. Adele e Lacerda já tinham recebido a condecoração, que foi revogada no governo passado, após críticas dos dois médicos à gestão federal.

Brasília (DF), 12/07/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrega a medalha do Mérito Científico à médica sanitarista Adele Benzaken durante cerimônia de
Lula cumprimenta Adele Benzaken, que recuperou condecoração revogada na gestão passada - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na época, em solidariedade aos dois profissionais, 21 cientistas renunciaram às próprias condecorações. O grupo também foi agraciado nesta quarta-feira, durante o evento, realizado no Palácio do Planalto.

Ricardo Galvão foi exonerado da presidência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em agosto de 2019, após rebater as declarações de Bolsonaro, que acusou a entidade de divulgar dados sobre o aumento do desmatamento na Amazônia que o então presidente considerou “mentirosos” .

Marcado pela retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, cuja reformulação e consequente ampliação já havia sido anunciada, no evento de hoje, Lula também assinou o decreto de convocação da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, prevista para junho de 2024, em Brasília. Além disso, a ministra Luciana Santos assinou a portaria que oficializa a nomeação do ex-ministro Sérgio Rezende como secretário da conferência. Segundo a ministra, os preparativos para a conferência já estão em curso.

Luciana Santos comemorou a recomposição do conselho nacional, com a ampliação do número de representantes da sociedade civil e do governo federal, e disse que a solenidade desta manhã foi um “ato de desagravo à ciência e de reparação histórica aos cientistas, professores, médicos e pesquisadores injustamente perseguidos e ameaçados por um governo anticiência e antivida”. “Podemos dizer que o tempo do negacionismo, do desprezo pelos instrumentos de participação social e de ameaça à democracia acabou”, afirmou a ministra.

Lula destacou que a retomada dos trabalhos do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e a convocação da 5ª Conferência Nacional marcam o início de um novo período. “Chega de obscurantismo. Basta de negacionismo. Chega de jogar cientistas à fogueira. Basta de testemunhar pesquisadores como Ricardo Galvão perdendo seu cargo por mostrar o que os satélites registravam”, afirmou.

O presidente disse que desenvolvimento sustentável e desenvolvimento científico caminham juntos e defendeu mais investimentos em pesquisa científica. Lula prometeu construir mais universidades federais e destacou a importância da redução das desigualdades sociais. “Não adianta ficarmos olhando o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto, soma dos bens e serviços produzidos no país] se o resultado não é distribuído equitativamente entre a população. Se você cresce 1% e distribui este 1%, vale mais que crescer 10% e não distribuí-los […] E não há como pensarmos em crescer, em retomarmos a indústria, em produzirmos mais no campo, se não pensarmos em ciência. Não há como pensarmos em reduzir as desigualdades sem pensarmos em ciência. “

Por fim, o presidente lembrou o caso do ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina Luiz Carlos Cancellier. Suspeito de desvio de dinheiro público, Cancellier chegou a ser detido pela Polícia Federal em setembro de 2017. Afastado do cargo, Cancellier foi proibido de entrar na universidade em que trabalhava há anos. Poucos dias após a deflagração da Operação Ouvidos Moucos, um desdobramento da Operação Lava Jato, o ex-reitor se suicidou. Na semana passada, o Tribunal de Contas da União (TCU) arquivou o processo por não ter encontrado qualquer indício de irregularidade cometida durante a gestão de Cancellier.

“Neste momento em que estamos reunidos com a inteligência brasileira, com nossos cientistas e pesquisadores, não podemos esquecer do nosso companheiro, o ex-reitor da UFSC Luiz Carlos Cancellier. Sempre que pudermos, temos que lembrar das pessoas vítimas do arbítrio. Para que esta insanidade nunca mais aconteça no nosso país”, disse Lula. - (Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Nádia Franco



BLOG DO BILL NOTICIAS



UFPE divulga edital de concurso público com 113 vagas e salários que chegam a R$ 4.556,92; confira

 

As inscrições serão abertas no dia 25 de julho e seguirão até 14 de agosto


                      Por Concursos e Empregos
                                 Universidade Federal de Pernambuco - Paullo Allmeida / Folha de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou edital de concurso público com 113 vagas para técnico-administrativos em educação, de níveis médio e superior, com salários que chegam a R$ 4.556,92.

As inscrições serão abertas no dia 25 de julho e seguirão até 14 de agosto, no site da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade), responsável pelo certame. Há oportunidades reservadas para negros e pessoas com deficiência (PcD).

Para as vagas de nível médio, com salário de R$ 2.667,19, estão sendo oferecidos os cargos de assistente em administração (70 vagas) - que exige experiência comprovada de 12 meses na área, técnico em contabilidade (20), técnico em tecnologia da informação (13), técnico em enfermagem (2) e técnico em farmácia (1).

Já as vagas para nível superior, com remuneração de R$ 4.556,92, são para os cargos de administrador (2), engenheiro elétrico (1), analista de tecnologia da informação (3) e produtor cultural (1). A carga horária para todos os cargos é de 40 horas semanais.

A seleção será por meio de prova objetiva, de caráter eliminatória e classificatória, que será realizada na Região Metropolitana do Recife, de forma presencial, nos dias 22 e 29 de outubro, conforme o cargo pretendido.

O teste terá quatro horas de duração e contará com 60 questões de múltipla escolha para os cargos de nível médio e 80 questões, também de múltipla escolha, para os cargos de nível superior.

taxa de inscrição custa R$ 100 para os cargos de nível médio e R$ 150 para os cargos de nível superior.

Os candidatos convocados que se autodeclararam pretos ou pardos no momento da inscrição irão passar ainda por processo de heteroidentificação a ser realizado, de forma presencial, na cidade do Recife. 

A homologação do resultado do concurso está previsto para ser divulgado até o dia 31 de dezembro deste ano, no site da Fade/UFPE e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), bem como no Diário Oficial da União.

O concurso terá validade de um ano, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período. Os candidatos selecionados serão lotados em quaisquer campi da UFPE, localizados no Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...