terça-feira, 15 de maio de 2018

COMEÇA A SEXTA CAMPANHA DE LULA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Ricardo Stuckert

O Partido dos Trabalhadores vai lançar uma plataforma online de arrecadação de doações para a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva. Apenas o nome de Lula será apresentado num primeiro momento e os outros candidatos terão suas próprias plataformas de arrecadação, informou um integrante da Executiva Nacional do partido. A direção da legenda já aprovou uma resolução destinando a maior parte dos recursos dos fundos eleitoral e partidário para a campanha do ex-presidente. Será a sexta campanha de Lula à presidência da república e a oitava do PT (das quais, venceu quatro).

“Entre o final de maio e início de junho, o partido programa mais um ato de "lançamento" da pré-candidatura do petista. A expectativa, desta vez, é apresentar uma síntese do programa de governo, que está sendo coordenado pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, com auxílio do economista Márcio Pochmann e do ex-deputado Renato Simões. A legenda pretende registrar a candidatura de Lula em agosto e manter o registro até decisão final da Justiça Eleitoral. Em evento nesta segunda-feira, integrantes do partido reforçaram a estratégia.
"Nosso candidato a presidente é o Lula e plano B é luta pra valer, não tem outra coisa", discursou o coordenador nacional do Movimento Sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues. Setores da legenda chegaram a cogitar a ideia de lançar um nome para ser vice de Lula e herdar os votos do ex-presidente após uma impugnação. A cúpula da legenda, no entanto, resiste à proposta entendendo que a estratégia seria admitir uma alternativa a Lula.(247).
Lei mais aqui.

Blog do BILL NOTICIAS

ESCRACHADO EM NY, MORO É RETRATADO COMO 'CRIMINOSO DO ANO'


O juiz federal Sérgio Moro foi alvo de protestos nesta terça-feira, 15, em Nova York, contra sua premiação como "Pessoa do Ano" pela Brazilian-American Chamber of Commerce (Câmara do Comércio Brasil-EUA).
Organizada pelo coletivo BRADO-NY, a manifestação de repúdio reuniu dezenas de brasileiros e norte-americanos que levaram cartazes que denunciam o golpe parlamentar no Brasil e a perseguição política ao ex-presidente Lula, que é mantido como preso político desde 7 de abril na Polícia Federal em Curitiba. 
Em um dos cartazes, Moro é descrito como "criminal of the year" (criminoso do ano) e uma faixa em frente ao Museu de História Natural em Manhattan pedia Lula Livre. "Moro pratica lawfare", diz outro cartaz.
O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, comentou o protesto contra Sergio Moro em Nova York. "MORO - CRIMINAL OF THE YEAR (Moro - criminoso do ano) - cartaz em  durante protesto contra Sergio Moro, que viajou aos EUA para receber prêmio dos empresários que faturaram alto com o desmonte da economia promovido pela  e o golpe de Temer, Cunha, PSDB e DEM", disse Pimenta pelo Twitter. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

Operação desarticula cartel de combustíveis no Grande Recife

Estão sendo cumpridos três mandados de mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão em domicílios e estabelecimentos comerciais no Grande Recife. O grupo também atuava em outros municípios

Operação Funil age contra cartel de combustíveis
Operação Funil age contra cartel de combustíveisFoto: Reprodução
     (Por: FolhaPe)
Com o intuito de desarticular uma organização criminosa suspeita de praticar cartel de combustíveis, a Polícia Civil de Pernambuco deflagrou na manhã desta terça-feira (15), a Operação Funil. Nela, estão sendo cumpridos três mandados de mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão em domicílios e estabelecimentos comerciais no Recife, Jaboatão, Abreu e Lima, Igarassu, Moreno, Vitória de Santo Antão, Pombos, Paudalho, Glória do Goitá, Gravatá e Bonito.

Segundo o delegado Nelson Souto, Gerente Operacional das Delegacias Especializadas, todos os mandados foram cumpridos. “Os três presos são funcionários do Sindicato dos Combustíveis e após prestarem depoimento, serão encaminhados ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel)”, afirma. Eles devem responder por crime contra a ordem econômica e a pena é de 1 até 3 anos de prisão. O delegado ainda confirmou que o presidente do Sindicombustíveis também está sob investigação. 
As investigações tiveram início em julho de 2017. O grupo atuava no Recife, Região Metropolitana e em vários outros municípios. Estão nas ruas 163 policiais civis, participando da operação. Os detalhes preliminares das ações desta manhã serão divulgados na sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), na Zona Oeste do Recife, ainda durante a manhã. 
Delegado Nelson Souto
Delegado Nelson Souto - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Esta é a 14ª Operação de Repressão Qualificada em 2018. A investigação foi presidida pelo Delegado Germano Cunha, titular da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deccot/Diresp), com a assessoria do Núcleo de Inteligência do Deccot, coordenação da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dintel), apoio operacional da Diretoria Integrada de Metropolitana (DIM) e supervisão da Chefia de Polícia.

Blog do BILL NOTICIAS




GREENHALGH VOLTA A DEFENDER LULA 38 ANOS APÓS GREVES QUE MARCARAM O PAÍS


Vitor Nuzzi, Rede Brasil Atual - Em abril de 1980, Lula e outros sindicalistas metalúrgicos do ABC foram presos e enquadrados na Lei de Segurança Nacional, um dos vários instrumentos do período de exceção, por "incitação à desobediência coletiva". Na sexta-feira anterior ao julgamento, o advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, que acabara de completar 32 anos, foi ao prédio da Auditoria Militar, no centro de São Paulo, e acabou surpreendendo um escrivão, em tempos pré-computador, já datilografando a sentença – ele adiantou, inclusive, qual seria o tempo de prisão de um deles. Diante do que consideraram uma farsa, acusados e defensores decidiram não comparecer à sessão. Greenhalgh, agora aos 70, lembra disso no momento em que novamente integra a defesa de Lula.
Se naquele tempo a condenação estava decretada mesmo antes do julgamento, agora é preciso dar dimensão política ao processo que envolve o ex-presidente, preso desde 7 de abril em Curitiba, na Superintendência da Polícia Federal. "O que eu quero é que você dê uma visão política ao meu processo. O meu assunto é político, não é jurídico", disse Lula a Greenhalgh, segundo o advogado, que participou na noite desta segunda-feira (14) da Jornada pela Democracia, em São Paulo. Durante as quatro horas do evento, no auditório do Sindicato dos Engenheiros, não foram poucas as referências à ditadura iniciada em 1964. 
Na platéia, estava a também advogada Maria Luiza Bierrenbach, também defensora de presos políticos. E também vítima de torturas, ao ser presa, em 1971. Perto dela, a jornalista e ativista de direitos humanos Rose Nogueira, presa e torturada em 1969.
"Foi a primeira vez que o Superior Tribunal Militar teve de reconhecer uma coisa chamada pré-julgamento. E a Lei de Segurança Nacional nunca mais foi aplicada", disse Greenhalgh ao recordar o processo de 1980, que teve julgamento à revelia, já em 1981, condenação dos sindicalistas (Lula, por exemplo, pegou três anos e meio de prisão) e posterior anulação do processo pelo STM, em 1982.
Quase 40 anos depois, o advogado recebeu novamente uma procuração para defender Lula e diz que não irá "sossegar". "Pode ter certeza de que vou fazer tudo para ele estar livre, ser candidato e subir aquela rampa (do Palácio do Planalto)", afirmou Greenhalgh.

Blog do BILL NOTICIAS

PE: Número de homicídios de mulheres é o menor em quatro anos, diz SDS

Em relação aos números gerais de homicídios no Estado, foram registrados 365 casos em abril deste ano, uma redução de 30,74% em comparação a abril de 2017, quando foram notificados 514 crimes

Homicídio
HomicídioFoto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

(Via:Folhape).
O número de homicídios de mulheres em Pernambuco em abril deste ano foi o menor dos últimos quatro anos. É o que apontam as estatísticas dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs)divulgadas nesta terça (15) pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Segundo a SDS-PE, foram registradas 13 vítimas em abril, sendo um feminicídio. O menor número foi em maio de 2014, quando foram registrados 12 casos.

Ainda de acordo com os dados, em abril de 2017, foram computados 9 feminicídios, o que significa uma queda de 88,89% se comparado ao mesmo mês deste ano. No comparativo entre o primeiro quadrimestre de 2018 com o do ano passado, o número de feminicídios também decresceu, de 29 para 13 casos(-55,17%).

Em relação aos números gerais de homicídios no Estado, foram registrados 365 casos em abril deste ano, uma redução de 30,74% em comparação a abril de 2017, quando foram notificados 514 crimes. Segundo a SDS, o número é o menor desde julho de 2016 e representa a terceira queda consecutiva neste ano: em janeiro, foram 451 homicídios; em fevereiro, 416; e, em março, 366 homicídios. Nos primeiros quatro meses do ano, Pernambuco registrou 1.590 CVLIs, enquanto que, no mesmo período em 2017, foram 2.038 crimes, uma queda de 21,98%.

Regiões e municípios
Ainda de acordo com o levantamento do órgão, todas as macrorregiões de Pernambuco apresentaram menos crimes tanto em abril como no primeiro quadrimestre de 2018, se comparado aos mesmos períodos do ano passado. Na Região Metropolitana do Recife, em abril, a redução foi de 27,3%, caindo de 139, em 2017, para 101. Na Zona da Mata, os crimes reduziram de 114 para 64, o que representa uma retração de 43,9%. Já no Agreste, as mortes reduziram 29,8%, de 131 para 92. A região que apresentou a menor diferença foi o Sertão, com uma redução de apenas 5 homicídios: 58 em abril de 2017 e 53 neste ano. 

Comparando o primeiro quadrimestre deste ano com o do ano passado, a RMR recuou 19,8% (de 595 para 477), e a Zona da Mata, 20,3% (de 443 para 353). No Agreste e no Sertão, a redução foi de 25,4% (de 453 para 338) e 11,49% (de 235 para 208), respectivamente.

Segundo a SDS-PE, dos 184 municípios pernambucanos, 90 não notificaram nenhum homicídio em abril de 2018. Em 16 cidades, os números não se alteraram em relação a abril de 2017. Ainda de acordo com o órgão, foram registradas reduções dos crimes em 75 municípios.

Motivação
Os dados da Secretaria de Defesa Social apontam que a maioria dos homicídios ocorridos em abril deste ano teve relação com o tráfico de entorpecentes, acertos de contas e outras atividades criminais. Das 356 vítimas, 73,31% foram assassinadas devido a essas motivações.

Os conflitos na comunidade responderam por 49 mortes ou 13,76% dos CVLIs; 2,53% (9 casos) foram conflitos na comunidade, afetivos ou familiares (exceto feminicídio); 3,65% (13) resultaram de latrocínio e 0,28% (1) teve feminicídio como definição. 

As estatísticas também mostram que, das 356 vítimas em abril de 2018, 137 já haviam sido submetidas ao sistema de justiça criminal, uma parcela de 38,48%.



Blog do BILL NOTICIAS

MULHER DE ALEXANDRE MORAES DÁ CARTEIRADA EM AEROPORTO PARA FUGIR DO DETECTOR DE METAIS

Esq.: Reprodução-Forum / Dir.: Toninho Tavares - Ag. Brasília


A esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre Moraes deu uma carteirada para escapar do detector de metais no aeroporto internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. O caso foi publicado na coluna de Direto da Fonte, de Sônia Racy, no Estadão, que manteve a identidade do casal sob sigilo. O nome de Moraes e da esposa foi revelado pelo repórter Claudio Tognolli, na Jovem Pan, e reproduzido no DCM.
Interceptada a caminho do avião, Viviane Barci de Moraes, beneficiada pela carteirada do marido, derrotou a Polícia Federal, o que nenhum réu da Operação Lava Jato conseguiu. Viviane é sócia coordenadora do escritório de advocacia Barci de Moraes, localizado no bairro do Itaim Bibi, na capital paulista. As normas de segurança foram desprezadas por quem deveria cumpri-las.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Sindicombustíveis nega prática de combinação de preços em postos de gasolina

Alfredo Pinheiro, presidente do Sindicombustíveis-PE, negou as acusações que, segundo ele, até o presente momento, não foram esclarecidas pela Polícia Civil.

Alfredo Pinheiro, presidente do Sindicombustíveis-PE
Alfredo Pinheiro, presidente do Sindicombustíveis-PEFoto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco
((Por: Juliana Albuquerque, da Folha de Pernambuco)
O presidente do Sindicombustíveis-PE, Alfredo Pinheiro, concedeu, no início da tarde desta terça-feira (15), coletiva de imprensa para falar sobre o resultado da Operação Funil, deflagrada pela manhã pela Polícia Civil com objetivo de desarticular uma rede de postos acusados de praticar cartel. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão em domicílios e estabelecimentos comerciais no Recife, Jaboatão, Abreu e Lima, Igarassu, Moreno, Vitória de Santo Antão, Pombos, Paudalho, Glória do Goitá, Gravatá e Bonitos. 

Na ocasião, Pinheiro negou, com veemência, as acusações que segundo ele, até o presente momento, não foram esclarecidas pela Polícia Civil. "O que sabemos foi através do que saiu na imprensa, pois, até o momento, não tivemos acesso ao processo", revelou o presidente do Sindicombustíveis- PE

Segundo ele, não é possível que exista a prática de combinação de preço, uma vez que cada dono de posto é livre para praticar o preço que quiser. "Não conheço outro segmento econômico que seja mais regulado. É o único que tem obrigação de informar o preço de compra e o preço de venda dos seus produtos, com uma tolerância de 0,5% nos equipamentos volumétricos, nas misturas do anidro ou no biodiesel, nas impurezas, mesmo sabendo que a nossa mercadoria, até chegar nos postos, passam por vários modais. Empregamos, geramos renda, somos uma ilha de serviços para a sociedade.

Ainda segundo o presidente do sindicato, os donos de postos sofrem uma "concorrência desleal". "Temos carga tributária de 50%, em média, nos combustíveis e, se não bastasse a nova política de preços da Petrobras, as distribuidoras, as que detêm mais de 75%, ainda elegem aqueles que devem ganhar ou perder. Muitos revendedores não entendem a importância do poder associativo, participar dos movimentos em defesa da categoria" desabafou Pinheiros. 

O presidente afirmou que o Sindicombustíveis está se mobilizando para soltar os três funcionários presos. "Assim como eu, que sou um pai de família e fui acordado às 4h30 da manhã para ir prestar depoimento sobre a acusação arbitrária de formação de cartel, esses três trabalhadores também fora surpreendidos. Queremos justiça para solucionar esse problema que, confesso, não ser justificável, uma vez que, do Nordeste, Pernambuco é o estado que detém a segunda gasolina mais barata, atrás apenas de João pessoa", afirmou o sindicalista.



Blog do BILL NOTICIAS

Jatobá: Processo de reintegração de posse em área reconhecida como território indígena não considera direitos de mais de 300 famílias agricultoras, denuncia Fetape

(Foto: Fetape/Divulgação)


Em Jatobá (PE), no Sertão de Itaparica, um processo de reintegração de posse de uma área reconhecida como território indígena não considera direitos de mais de 300 famílias agricultoras, segundo denúncia da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape).
As 302 famílias das comunidades Bem-Querer de Baixo, Bem-Querer de Cima, Cacheado e Caldeirão permanecem acampadas e em vigília, resistindo e cobrando das autoridades que a situação das terras em que moram, há diversas gerações, seja resolvida. Elas vivem em meio a um polêmico processo de reintegração de posse, a partir de uma decisão do juiz Federal Felipe Mota Pimentel, que deu 10 dias de prazo, para que elas saíssem do local. A situação foi agravada, pois essa notificação vem sendo feita pela Polícia Federal (PF), desde o dia 2 de maio. A área em questão será reintegrada aos índios Pankararu.
Os moradores e moradoras reivindicam que o Incra identifique, no município de Jatobá, uma terra produtiva para que eles sejam reassentados de forma digna e possam continuar trabalhando e produzindo, assegurando o sustento de suas famílias. Além disso, cobram que a indenização seja justa, e para todos, reconhecendo todas as benfeitorias promovidas pelas famílias em suas moradias e no entorno.
O tratamento que vem sendo dado a essas famílias é desumano. Não podemos admitir que essas pessoas sejam colocadas em qualquer lugar, sem as condições necessárias para viver e trabalhar, como sempre fizeram. A Fetape tem acompanhado esse processo e tem presenciado pessoas idosas de 80, 90 anos, que estão sofrendo com o descaso a que estão submetidas. Vamos lutar até que haja justiça para cada agricultor e agricultora que lá está“, explica o presidente da Fetape, Doriel Barros. Com a palavra, as autoridades.(Via:C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

RECESSÃO DO GOLPE FAZ CLASSE MÉDIA CORTAR GASTOS E OPTAR POR 'EXPERIÊNCIA DOMÉSTICA'


Com o aprofundamento da recessão econômica pelas políticas do governo Temer, a classe média, que nunca se recuperou completamente desde a crise global de 2008, vem cortando gastos e optando pela chamada "experiência doméstica" no tocante a itens de lazer. Restaurantes ou cinema passaram a ser luxos quase inacessíveis. Segundo pesquisa da consultoria Euromonitor International, 60% dos consumidores da classe média brasileira dizem que pretendem economizar ainda mais este ano; só 30% afirmaram que pretendem manter o nível de gastos no mesmo patamar de 2017.
Segundo o gerente de pesquisa da consultoria Euromonitor International, Alexis Frick, a incerteza econômica sobre o futuro e o achatamento dos rendimentos mudou os hábitos de consumo. "Desde o início da crise os consumidores passaram a adotar hábitos de consumo que dão preferência à racionalidade dos gastos e tendem a manter alguns desses hábitos mesmo quando o cenário melhorar. A renda disponível no lar teve crescimento no ano passado em relação a 2016, mas ainda não voltou ao nível pré-crise", destacou Frick ao jornal Valor Econômico.
"A classe média está trocando as marcas tradicionais por outras, mais baratas. E está mais aberta a consumir produtos de marca própria dos supermercados, vistos como alternativas mais em conta", observa o executivo. "As pessoas estão indo menos a restaurantes e bares, mas querem reproduzir em casa a mesma experiência gastronômica. Atender a esse desejo é algo que os supermercados podem explorar melhor", completa.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Triplex no Guarujá atribuído a Lula é arrematado por R$ 2,2 milhões

O apartamento foi arrematado pelo valor mínimo estipulado no edital e o lance vencedor foi o único a ser oficializado


O lance vencedor foi o único a ser oficializado

O imóvel pivô da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato tem um novo dono. Nesta terça-feira (15), foi encerrado o leilão, do triplex 164-A, no condomínio Solaris, no Guarujá, litoral de São Paulo. O apartamento foi arrematado pelo valor mínimo estipulado no edital, de R$ 2,2 milhões. O lance vencedor foi o único a ser oficializado.

A página do leilão atingiu 55 mil visitantes. O nome do comprador não foi revelado. O nome de usuário utilizado pelo arrematante é Garujapar e consta em seu cadastro no site responsável pela concorrência que ele é de Brasília. Além do valor do triplex, ele vai arcar com uma dívida de R$ 47 mil de condomínio.

O apartamento e suas reformas, supostamente custeadas pela OAS, foram apontadas pelo juiz Sérgio Moro e pelos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) como propinas de R$ 2,2 milhões da empreiteira ao ex-presidente.

O site do leilão descreve o imóvel, e diz que o eventual comprador terá de arcar com suas dívidas. "De acordo com informação da Administração do Condomínio, sobre o imóvel recaem débitos condominiais pendentes de pagamento no importe de R$ 47.204,28 (quarenta e sete mil, duzentos e quatro reais e vinte e oito centavos) atualizados até 10/04/2018, que serão de responsabilidade do arrematante".

Segundo a discrição no site do leilão eletrônico, "no primeiro pavimento há uma sala com varanda, cozinha e área de serviço, lavabo e uma suíte (conforme informações da Sra. Mariuza, da empresa OS, a suíte não existia na planta original, havendo modificações e inclusão deste dormitório)". "No segundo pavimento existem três quartos compactos (sendo um deles suíte), um banheiro e um hall de distribuição".

O site do Canal Judicial, que promove o leilão, também ressalta que o "imóvel possui piso frio em todos os cômodos e armários planejados nos quartos, cozinha, área de serviço, área externa e banheiros". "No local havia, ainda, um fogão, um exaustor e uma geladeira, sem uso e desligados".

"Existe um elevador que integra os três andares, sendo que não foi possível verificar seu funcionamento visto que a luz da unidade não estava ligada. Imóvel e moveis (armário e camas) em bom estado de conservação, com exceção dos móveis da área externa (coifa e armários), que apresentam sinais de desgaste e ferrugem. O imóvel possui localização privilegiada, em frente da praia, no bairro jardim Astúrias e atualmente está desocupado", completa.



Blog do BILL NOTICIAS

Grave acidente na PE-320 próximo à Serra Talhada deixa dois feridos




Um grave acidente na PE-320, que liga Serra Talhada ao município de Calumbi, deixou duas pessoas feridas por volta das 06:00 da manhã desta terça-feira (15).
Segundo informações um caminhão modelo Ford, de Alagoas, bateu no veículo Saveiro, de Serra Talhada, que estava estacionado na margem da pista, após o perímetro urbano de Calumbi.
A colisão ocorreu quando o condutor do caminhão tentou desviar da Saveiro, e com o toque, os veículos desceram um barranco caindo em seguida dentro de um pequeno barreiro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, que de imediato fez o socorro, duas pessoas ficaram feridas: Cláudio Calixto da Silva, 42 anos, motorista do caminhão e José Tiago Lopes de Lima, 28 anos, que vinha na carona do veículo.
Ainda segundo os Bombeiros, o motorista teve ferimentos leves na região da face e Tiago Lima apenas dores na região lombar. Ambos foram conduzidos ao Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam).
SAQUE –
O caminhão que vinha sentido Serra Talhada/Calumbi, estava carregado de bebidas, e muita gente saqueou parte da mercadoria, antes da chegada do Corpo de Bombeiros.  (Farol de Notícias)

Blog do BILL NOTICIAS


Sem Lula, 64,8 milhões não querem votar em ninguém

Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Um dado perturbador é revelado pela pesquisa presidencial da CNT de hoje.
   Na pesquisa que inclui Lula, ele fica disparado em primeiro, com 32% e o segundo, Bolsonaro, tem metade; seguem-se Marina e Ciro, em terceiro e quarto. Nulos e brancos 18% e indecisos 8,7%.
   Sem Lula na lista, Bolsonaro salta para primeiro, mas cresce apenas 2%, seguido por Marina e Ciro. Mas aí vem o número surpreendente: 29,8% votam nulo ou branco e 16% ficam indecisos.
   Em ambos cenários, Haddad, Boulos e Manuela estão nas últimas colocações.
   Isso mostra que, com Lula candidato, nulos e indecisos somam 25% e, sem ele, esse número quase dobra, vai a quase metade dos eleitores (45% ou 64,8 milhões de pessoas).
   O próximo presidente poderá, desse modo, ser eleito por apenas metade do eleitorado, enquanto a outra irá silenciar. Será o presidente de metade do país e não de todo o Brasil.
   A pesquisa vai fortalecer, dentro do PT, a posição dos que defendem a manutenção da candidatura Lula, haja o que houver. É fácil entender o porquê. Está claro que nenhum candidato do campo da esquerda tem fôlego para chegar sequer nas proximidades da sua pontuação, estando ele na corrida ou não.
   Sendo esse o cenário, tudo indica que Lula, ao insistir na candidatura, aposta na possibilidade de estar em primeiro às vésperas da eleição, mesmo preso e, desse modo, desqualificar o resultado, seja qual for. Porque será a escolha de apenas metade do país sem seu nome na urna.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

LULA DIZ QUE SEU MAIOR DESAFIO É NÃO ODIAR OS QUE ARMARAM CONTRA ELE


A indignação profética de quem ama, por Marcelo Barros, monge beneditino – Desde que a justiça liberou visitas religiosas, fui o segundo a ter graça de visitar o presidente Lula em sua prisão. (Quem abriu a fila foi Leonardo Boff na segunda-feira passada).

Eram exatamente 16 horas quando cheguei na dependência da Polícia Federal onde o presidente está aprisionado. Encontrei-o sentado na mesa devorando alguns livros, entre os quais vários de espiritualidade, levados por Leonardo.

Cumprimentou-me. Entreguei as muitas cartas e mensagens que levei, algumas com fotografias. (Mensagem do Seminário Fé e Política, de um núcleo do Congresso do Povo na periferia do Recife, da ASA (Articulação do Semi-árido de Pernambuco) e de muitos amigos e amigas que mandaram mensagens. 

Ele olhou uma a uma com atenção e curiosidade. E depois concluiu: 

– De saúde, estou bem, sereno e firme no que é meu projeto de vida que é servir ao povo brasileiro como atualmente tenho consciência de que eu posso e devo. Você veio me trazer um apoio espiritual. E o que eu preciso é como lidar cada dia com uma indignação imensa contra os bandidos responsáveis por essa armação política da qual sou vítima e ao mesmo tempo sem dar lugar ao ódio.

Respondi que, nos tempos do Nazismo, Etty Hillesum,  jovem judia, condenada à morte, esperava a hora da execução em um campo de concentração. E, naquela situação, ela escreveu em seu diário:

– “Eles podem roubar tudo de nós, menos nossa humanidade. Nunca poderemos permitir que eles façam de nós cópias de si mesmos, prisioneiros do ódio e da intolerância”.

Vi que ele me escutava com atenção e acolhida. E ele começou a me contar a história de sua infância. Contou como, depois de se separar do marido, dona Lindu saiu do sertão de Pernambuco em um pau de arara com todos os filhos, dos quais ele (Lula) com cinco anos e uma menina com dois.

Lembrou que quando era menino, por um tempo, ajudava o tio em uma venda. E queria provar um chiclete americano que tinha aparecido naqueles anos. Assim como na feira, queria experimentar uma maçã argentina que nunca havia provado. No entanto, nunca provou nem uma coisa nem outra para não envergonhar a mãe. 

E aí ele prosseguia com lágrimas nos olhos: _Agora esses moleques vêm me chamar de ladrão. Eu passei oito anos na presidência. Nunca me permiti ir com Marisa a um restaurante de luxo, nunca fiz visitas de diplomacia na casa de ninguém... Fiquei ali trabalhando sem parar quase noite e dia... E agora, os caras me tratam dessa maneira..._

Eu também estava emocionado. O que pude responder foi:

– O senhor sabe que as pessoas conscientes, o povo organizado em movimentos sociais no Brasil inteiro acreditam na sua inocência e sofrem com a injustiça que lhe fizeram. Na Bíblia, há uma figura que se chama o Servo Sofredor de Deus que se torna instrumento de libertação de todos a partir do seu sofrimento pessoal. Penso que o senhor encarna hoje, no Brasil essa missão.

Comecei a falar da situação da região onde ele nasceu e lhe dei a notícia de que a ASA (Articulação do Semi-árido) e outros organismos sociais estão planejando um grande evento para o dia 13 de junho em Caetés, a cidadezinha natal dele. Chamar-se-á _“Caravana do Semi-árido pela Vida e pela Democracia" (contra a Fome – atualmente de novo presente na região – e por Lula livre).

A partir daquela manifestação, três ônibus sairão em uma caravana de Caetés a Curitiba para ir conversando com a população por cada dia por onde passará até chegar em Curitiba e fazer uma festa de São João Nordestino em frente à Polícia Federal. 

Ele riu, se interessou e me pediu que gravasse um pen-drive com músicas de cantores de Pernambuco, dos quais ele gosta. Música de qualidade e que não estão no circuito comercial. 
Vergonha. Nunca tinha ouvido falar de nenhum e nem onde encontrar. Ele me disse que me mandaria os nomes pelo advogado e eu prometi que gravaria. 

Distenção feita, ele quis me mostrar uma fotografia na parede na qual ele juntou os netos. Explicou quem é cada um/uma e a sua bisneta de dois anos (como parece com dona Marisa, meu Deus!). 

Começou a falar mais da família e especialmente lembrou um irmão que está com câncer. Isso o fez lembrar que quando Dona Lindu faleceu, ele estava na prisão e o Coronel Tuma permitiu que ele saísse da prisão e com dois guardas fosse ao sepultamento da mãe. No cemitério, havia uma pequena multidão de companheiros que não queriam deixar que ele voltasse preso. Ele teve de sair do carro da polícia e falar com eles pedindo para que deixassem que ele cumprisse o que tinha sido acertado. E assim voltou à prisão. 

A hora da visita se passou rápido. Perguntei que recado ele queria mandar para a Vigília do Acampamento e para as pessoas às quais estou ligado. 

Ele respondeu:

– Diga que estou sereno, embora indignado com a injustiça sofrida. Mas, se eu desistir da campanha, de certa forma estou reconhecendo que tenho culpa. Nunca farei isso. Vou até o fim. Creio que na realidade atual brasileira, tenho condições de ajudar o Brasil a voltar a ser um país mais justo e a lutar para que, juntos, construamos um mundo no qual todos tenham direitos iguais.

Para concluir a visita, propus ler um texto do evangelho e ele aceitou.

Li o evangelho do próximo domingo – festa de Pentecostes e apliquei a ele – os discípulos que estão em uma sala fechada, Jesus que se deixa ver, mesmo para além das paredes que fechavam a sala. E deu aos seus a paz, a alegria e a capacidade de perdoar no sentido de discernir o julgamento de Deus sobre o mundo. E soprando sobre eles lhes deu a vida nova do Espírito. 

Segurei em suas mãos e disse: Creio profundamente que isso se renova hoje com você.

Vi que ele estava emocionado. Eu também fiquei. Abri o pequeno estojo e lhe mostrei a hóstia consagrada que lhe tinha trazido da eucaristia celebrada na véspera. Oramos juntos e de mãos dadas o Pai Nosso. 

Eu tinha trazido duas hóstias. Eu lhe dei a comunhão e ele me deu também para ser verdadeiramente comunhão. 

Em um instante, eram vocês todos/as que estavam ali naquele momento celebrativo  e eu disse a ele: 

– “Como uma alma só, uma espécie de espírito coletivo, muita gente – muitos companheiros e companheiras estão aqui conosco e estão em comunhão e essa comunhão eucarística representa isso.

Eu lhe dei a bênção e pedi a bênção dele para todos vocês. 

Foi isso. 

Quando o policial que me foi buscar me levou para fora e a porta se fechou atrás de mim, me deu a sensação profunda de algo diferente. 

Senti como se eu tivesse saído de um espaço de liberdade espiritual e tivesse entrando na cela engradeada do mundo que queremos transformar. 

Que o Espírito de Deus que a celebração desses dias invoca sobre nós e sobre o mundo nos mergulhe no amor e nos dê a liberdade interior para irmos além de todas essas grades que aprisionam o mundo.(247).



Blog do BILL NOTICIAS


União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...