domingo, 6 de maio de 2018

GRANDEZA DE LULA SURPREENDEU A REPÚBLICA DE CURITIBA



A deputada federal Ana Perugini (PT-SP), que estava na manhã desta sexta-feira (4) na vigília Lula Livre, no acampamento Marisa Letícia, afirmou em artigo no site da Rede Brasil Atual que a república de Curitiba desconhecia a grandeza do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi pega de surpresa: "“Creio que a própria Polícia Federal não conhecia o tamanho de Lula. Vi a grandeza de um presidente em vida se tornar uma ideia, que em vida foi carregado pelo povo. Ele saiu carregado e quando chegou a Curitiba já tinha gente esperando. Ele é muito grande e não haverá processo democrático sem a presença de Lula. É vergonhoso infringir as leis, prender para (ele) não concorrer. A grandeza de Lula surpreendeu a ‘república de Curitiba’”.

Perugini afirma que encaminhou um pedido para se reunir com a Corregedoria da Polícia Federal (PF) em Brasília para conversar “sobre o que está acontecendo em Curitiba e a necessidade de se manter um respeito mínimo pela democracia”. “A Corregedoria precisa tomar uma posição”, disse, sobre o ataque do delegado da Polícia Federal Gastão Schefer Neto.
"O policial tentou destruir o equipamento de som da manifestação, “numa atitude fascista e ensandecida”, segundo a organização. “O que cabe a mim, enquanto deputada federal, eu já pedi.” Segundo Ana Perugini, já há uma agenda para quarta-feira (9) às 10h. “Não quero ir sozinha. Quero estar acompanhada pelo líder de minha bancada (deputado Paulo Pimenta) na corregedoria em Brasília e estou pedindo também uma audiência com o ministro da Segurança Pública (Raul Jungmann)”. Ela disse que ainda em Curitiba solicitou à PF para que haja reforço na segurança do acampamento.
(...)
A deputada falou por quase uma hora em sua página no Facebook sobre o episódio e acrescentou ser difícil “acreditar no que aconteceu”, considerando que o protagonista da cena era um membro da Polícia Federal. “Ele estava totalmente transtornado.”
Leia mais aqui.

Blog do BILL NOTICIAS

Agência Nacional de Águas (ANA) prorroga até julho suspensão de água no Rio São Francisco às quarta-feiras

Imagem relacionada

Rio São Francisco
A Agência Nacional de Águas (ANA) prorrogou o Dia do Rio até 31 de julho, por meio da Resolução nº 33/2018, publicada no Diário Oficial da União de 2 de maio, e continuará acontecendo às quartas-feiras. Com isso, semanalmente os usuários de recursos hídricos do Velho Chico terão que continuar suspendendo suas captações de água, desde que não seja para abastecimento humano e para matar a sede de animais – estes dois tipos de uso são prioritários em situações de escassez, conforme a Política Nacional de Recursos Hídricos. O Dia do Rio tem o objetivo de preservar os estoques de água nos reservatórios da bacia do rio São Francisco para atendimento aos usos múltiplos da água, já que a região passa, desde 2012, pela seca mais severa já registrada.
Outra mudança trazida pelo documento é que o Dia do Rio poderá ser prorrogado novamente caso as condições hidrológicas e de armazenamento de água nos reservatórios da bacia do rio São Francisco precisem da continuidade de medidas de gestão da oferta e da demanda da água para preservação dos estoques da bacia. Conforme a Resolução ANA nº 2.219/2017, que prorrogou o Dia do Rio até 30 de abril de 2018, a medida seria estendida caso houvesse o atraso do início do período chuvoso na bacia do Velho Chico. Esta situação acabou não acontecendo em 2018, mas a continuidade da seca na região motivou a prorrogação.
Antes de entrar em vigor, o Dia do Rio foi discutido pela ANA e por representantes de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe (estados banhados pelo Velho Chico); do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF); e usuários de recursos hídricos da bacia. A medida inclui retiradas de água para todos os usos, inclusive perímetros de irrigação, e também abrange volumes reservados previamente ao Dia do Rio. A regra vale para as captações que ainda não estejam submetidas a regras mais restritivas de uso e abrange cerca de dois mil usuários de água.
Para preservar os estoques, desde abril de 2013 a ANA vem autorizando a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) a reduzir a vazão mínima média defluente dos reservatórios de Sobradinho, o maior da bacia com volume útil de 28 bilhões m³ e capacidade para armazenar 34 bilhões de m³, e Xingó. No entanto, desde ontem, 1º de maio, Xingó passou a liberar uma média mensal de 600m³/s em vez de 550m³/s, menor patamar médio já praticado em Xingó. Este foi o primeiro aumento da defluência mínima desde 2013.
Esta medida foi autorizada pela ANA em função da melhora da situação na bacia em virtude das chuvas que vêm acontecendo desde o início do ano. Nesse sentido, o Reservatório Equivalente da Bacia do Rio São Francisco – formado pelos reservatórios de Três Marias (MG), Sobradinho (BA) e Itaparica (BA/PE) – acumulava 40,41% de sua capacidade em 1º de maio com uma tendência de alta. Um ano antes, o volume útil acumulado era de 21,04% e seguia uma tendência de queda.
Apesar de a situação hidrometeorológica da bacia do São Francisco estar melhor em relação a 2017, o pior do histórico, a ANA tem adotado medidas de gestão mais cautelosas na região, pois as precipitações na bacia continuam abaixo da média histórica. A instituição também aguardou o fim do período chuvoso para reavaliar tanto o Dia do Rio quanto o aumento das defluências mínimas dos reservatórios de Sobradinho e Xingó. Antes de tomar estas decisões, a Agência ouve representantes de diversas instituições públicas e privadas que participam semanalmente da Sala de Crise do São Francisco na sede da ANA, em Brasília, e por meio de videoconferência. Estas reuniões são gravadas e disponibilizadas no canal da Agência no YouTube. Clique aqui para acompanhar as últimas reuniões.
Sobradinho
Resultado de imagem para barragem de sobradinho   
A hidrelétrica de Sobradinho fica na Bahia, a 748km da foz do rio São Francisco. Além da geração de energia, o reservatório cumpre o papel de regularização dos recursos hídricos da região, que abrange munícipios como Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Operada pela CHESF, a hidrelétrica tem potência instalada de 1.050.300kW e seu reservatório tem capacidade de armazenamento de 34.117 hectômetros cúbicos (34,117 trilhões de litros) – maior da bacia do São Francisco.
Xingó
Localizada entre Alagoas e Sergipe, a hidrelétrica de Xingó também é operada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco. Com capacidade de armazenamento de 3,8 bilhões de metros cúbicos em seu reservatório, Xingó tem uma potência instalada de 3.162.000kW. A hidrelétrica está a 179km da foz do São Francisco, entre os municípios de Piaçabuçu (AL) e Brejo Grande (SE).
Rio São Francisco 
O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra (MG), e chega a sua foz, no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe, percorrendo cerca de 2.800km, passando por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A área possui 503 municípios e engloba parte do Semiárido, que corresponde a aproximadamente 58% dessa região hidrográfica, que está dividida em quatro unidades: Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco.
Ascom Ana Foto Delane Barros do CBHSF


Blog do BILL NOTICIAS

Inscrições no Enem começarão nesta segunda-feira

(Foto: Reprodução)


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam às 10h de segunda-feira (7) e vão até o dia 18 de maio. Mesmo os candidatos que pediram isenção da taxa de inscrição no Enem devem se inscrever, na Página do Participante.
O pagamento da taxa de inscrição para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, pode ser feito até o dia 23 de maio, nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.
Para fazer a inscrição, o participante deverá apresentar o número do CPF e do documento de identidade e criar uma senha. O número de inscrição gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local seguro, pois serão solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição na Página do Participante. Esses dados também serão usados para consulta do Cartão de Confirmação da inscrição e para a obtenção dos dados individuais dos candidatos.
Na hora da inscrição, o candidato deverá informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para enviar informações sobre o exame. Também deve ser indicado o município onde o candidato quer realizar o exame e a língua na qual quer fazer a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Atendimento
O candidato que necessitar de atendimento especializado ou específico deve fazer essa solicitação no ato da inscrição. O atendimento especializado pode ser pedido para pessoas com problemas como baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, deficiência intelectual, dislexia ou autismo.
O atendimento específico pode ser solicitado para gestante, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar ou com outras condições específicas. Os candidatos travesti ou transexuais que desejarem também poderão pedir atendimento pelo nome social.
Provas
As provas do Enem deste ano serão realizadas em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. o primeiro dia da prova, que reúne redação e questões de linguagens e ciências humanas, terá cinco horas e meia de duração e o segundo dia, com questões de ciências da natureza e matemática, terá cinco horas.
Os resultados do Enem poderão ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). (Fonte: Agência Brasil).

Blog do BILL NOTICIAS

LULA: A ALÇA DO MEU CAIXÃO TEM MAIS VOTOS DO QUE QUALQUER UM DELES

Manu Dias/Agecom

 Durante evento político em apoio ao presidente Lula realizado na manhã desse sábado (5) em Salvador, o ex-governador Jaques Wagner (PT) revelou trecho de conversa que teve com o presidente Lula na sexta-feira (4), quando o visitou na sede da Polícia Federal, em Curitiba.
“O ex-presidente Lula me perguntou: ‘E aí, Galego, como está aí?’. Respondi: “Tem algumas pessoas, principalmente da classe política, que ficam preocupadas’. Ele perguntou de novo: ‘preocupadas com o quê?’ Eu disse: todo mundo querendo saber se o senhor vai ser candidato’. Aí Lula disse: ‘E se não der, o que é que vai fazer?’ Dei a minha opinião: ‘Não tenho plano nem A, nem B, nem C, só tenho plano L’. Aí ele pediu pra avisar: Diga a eles que na alça do meu caixão tem mais votos do povo do que qualquer um deles”, relatou.
Durante a Plenária Lula Livre, promovida pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA), na Faculdade de Arquitetura da UFBA, Wagner por três vezes ressaltou não haver “Plano B” para o PT, que não a candidatura do presidente Lula. “Garantir a candidatura de Lula é a coisa mais importante para este momento. É garantir o Estado Democrático de Direito, é garantir o direito de um inocente de poder candidatar-se e garantir ao povo o direito de poder escolhê-lo”, concordou Jorge Solla.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

PMs morrem após serem encontrados desmaiados em viatura

Resultado de imagem para Dois PMs morrem após serem encontrados desacordados em viatura no Rio

Dois policiais militares morreram neste sábado, em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. O sargento Rosemberg de Jesus Principe, de 38 anos e o soldado Bruno Pereira Martins dos Santos, de 36, foram encontrados desmaiados dentro de uma viatura que estava parada na Estrada Roberto Burle Marx. Eles foram socorridos para o Hospital municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.
A Secretaria de Saúde informou que os agentes chegaram à unidade hospitalar já sofrendo uma parada cardiorrespiratória e sem sinais aparentes de violência pelo corpo. Ainda de acordo com a Pasta, manobras de ressuscitação foram feitas, mas os policiais não resistiram.
Em nota, a Polícia Militar lamentou o fato. Os militares eram lotados no 31° BPM (Recreio). O sargento Príncipe estava na corporação desde 2005, era solteiro e não tinha filhos. Já o soldado Bruno havia entrado para a PM em 2013, era casado e deixa dois filhos.
Nota na íntegra da Polícia Militar:
“A Polícia Militar lamenta informar a morte do Sargento Rosemberg de Jesus Principe e do Soldado Bruno Pereira Martins dos Santos. Ambos foram encontrados desacordados no interior da viatura, localizada na Estrada Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. Eles foram socorridos para o Hospital Lourenço Jorge, porém eles não resistiram. A Polícia Militar aguarda a perícia dos corpos para saber a causa das mortes.
Ambos eram lotados no 31° BPM (Recreio). O Sargento Príncipe tinha 38 anos, estava na Corporação desde 2005, solteiro e sem filhos. O Soldado Bruno tinha 36 anos, estava na Corporação desde 2013, era casado e deixa dois filhos”.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

PÓS-PRISÃO MOSTRA ERRO DE LULA AO NÃO SE EXILAR

Ricardo Stuckert

O jornalista Bepe Damasco ressalta que o cenário de ódio e insegurança produzidos após a prisão de Lula justificaria o exílio que não foi realizado. Para Damasco, "há uma nítida distinção entre ser considerado um foragido da justiça ou um refugiado político".  O jornalista acrescenta: "desde quando se tornou de um obviedade cristalina que a prisão de Lula era o objetivo final da caçada criminosa empreendida pelas instituições corrompidas do Estado, passei a ver no asilo político em uma embaixada como o melhor caminho a ser seguido".
"Em artigo recente, tracei um paralelo com o exílio na Inglaterra do estadista francês Charles de Gaulle, durante a Segunda Mundial. Mesmo do outro lado do Canal da Mancha, pelo rádio, ele liderou a resistência francesa até a vitória contra a ocupação nazista, cuja expressão institucional era o governo colaboracionista de Vichy, até hoje uma mancha na história da França.
Imagina o estrago nas hostes inimigas nativas que Lula causaria através da utilização do arsenal de tecnologias de comunicação que o mundo moderno dispõe? Sua reconhecida genialidade como comunicador certamente reverberaria pelos quatro cantos do Brasil, impulsionada por uma enorme rede popular e democrática que se formaria para escoar a fala da maior liderança do país.
Às vésperas de completar um mês encarcerado, submetido a um isolamento inaceitável e tendo seus direitos de custodiado pelo Estado seguidamente violados por uma juíza alinhada com Moro, a cada dia fica mais evidente que o ex-presidente cometeu, quem sabe, o erro político mais grave de sua trajetória política impecável em defesa da igualdade, da democracia, da soberania popular e da classe trabalhadora."(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Prazo para regularizar título de eleitor termina dia 9

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, quase 1,9 milhão de eleitores estavam em situação irregular no país em maio de 2017
A participação nas eleições é facultativa apenas para analfabetos, pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou mais de 70 anos / Foto: José Cruz/Agência Brasil
A participação nas eleições é facultativa apenas para analfabetos, pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou mais de 70 anos
Foto: José Cruz/Agência Brasil
ABr

Brasileiros que ficaram mais de três eleições sem votar ou justificar a ausência têm até a próxima quarta-feira (9) para regularizar a situação. Para efeito dessa contagem, cada turno de um pleito representa uma eleição. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quase 1,9 milhão de eleitores estavam em situação irregular no país em maio de 2017.
O cidadão deve ir ao cartório eleitoral de posse do título de eleitor caso o possua, além de um comprovante de residência e um documento oficial de identificação pessoal que tenha, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade. No caso dos homens, também é necessário levar o comprovante de quitação militar.



Blog do BILL NOTICIAS

Terremoto de magnitude 6,1 atinge ilha das Filipinas na madrugada

Na sequência, o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia informou outros cinco tremores mais fracos


Foto: Phivolcs/Reprodução
Foto: Phivolcs/Reprodução


Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu nesta madrugada a cidade de Pandan, na ilha de Catanduanes, no noroeste das Filipinas, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs, na sigla em inglês) também reportou terremoto de potência 6,0 a 46 quilômetros de Pandan e hipocentro a 21 quilômetros de profundidade. 

Depois do evento, que ocorreu às 14h45 local (3h45 pelo horário de Brasília), o Phivolcs informou outros cinco tremores mais fracos, com magnitudes que variaram de 1,5 a 2,5. O Instituto disse que não eram esperados danos decorrentes dos terremotos.


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...