sexta-feira, 8 de julho de 2022

Melhor do que "essa coisa" que está no governo tenho certeza que sou, diz Lula

“Precisamos de união para derrotar esse fascista e essa coisa que não entende do Brasil e do povo“, afirmou o ex-presidente em ato para milhares na Cinelândia, no Rio de Janeiro

Lula e Janja (Foto: Reuters/Ricardo Moraes)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira, ao se referir ao presidente Jair Bolsonaro (PL), ter certeza de que é melhor do que “essa coisa” que está no governo, e reiterou sua garra para recuperar o país se for eleito na eleição de outubro.

Em um discurso para milhares de pessoas em evento na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, que teve segurança reforçada até com detectores de metal no acesso do público, Lula fez diversos ataques ao governo e a Bolsonaro, que será candidato à reeleição.

"Precisamos humanizar esse país“, disse Lula. “Precisamos de união para derrotar esse fascista e essa coisa que não entende do Brasil e do povo“, acrescentou.

Lula lidera as pesquisas de intenção de voto e venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje, de acordo com os levantamentos mais recentes.

O ex-presidente admitiu que quando foi eleito pela primeira vez, em 2002, teve medo e até "dor de barriga" por achar que poderia fracassar no governo e decepcionar o povo. Dessa vez, afirmou, está extremamente empolgado para mais um governo.

“Posso não ser melhor do que ninguém, mas melhor do que essa coisa que está aí tenho certeza que sou“, afirmou. “Se vocês soubessem a garra que estou de governar e como vamos recuperar o país, vocês não sabem. Estou com 76 anos, energia de 30 e tesão político de 20“, disse.

Antes da chegada de Lula, houve um momento de tensão no evento, quando fogos de artifício foram lançados na direção do público. O incidente provocou uma pequena correria, mas a situação foi rapidamente contornada e não houve feridos.

O evento aconteceu na Cinelândia, tradicional ponto de manifestações políticas na cidade desde os tempos do movimento “Diretas Já“.

Pela primeira vez, no entanto, o local foi cercado por tapumes de metal para controlar a entrada de pessoas. Nos acessos, seguranças usaram detectores de metal para revistar o público.

Do lado de fora, centenas de pessoas ocuparam ruas, calçadas e escadarias do Theatro Municipal, Biblioteca Nacional e Câmara dos Vereadores para acompanhar a fala de Lula. Por Rodrigo Viga Gaier (Reuters).




BLOG DO BILL NOTICIAS

Márcio França confirma apoio a Haddad e deixa disputa pelo governo de São Paulo (vídeo)

Em vídeo nas redes, França destacou o avanço da fome no país e pediu união de esforços para derrotar o bolsonarismo

Márcio França (Foto: Reprodução/Instagram/Márcio França)

O ex-governador Márcio França (PSB) decidiu nesta sexta-feira, 8, recuar da disputa pelo Palácio dos Bandeirantes e se lançar à corrida por uma vaga no Senado, informa a CartaCapital. 

O peessebista se junta formalmente à chapa encabeçada por Fernando Haddad (PT), líder das pesquisas de intenção de voto para o governo de São Paulo.

“É a hora de defender, antes de tudo, a democracia. Temos de pensar em todos, não em projetos pessoais”, diz França em vídeo divulgado nas redes sociais. (247).





André Stefano, preso por jogar artefato explosivo no ato de Lula, tem empresa de Conservador Ambiental

André Stefano Dimitriu Alves de Brito, 55, é presidente de uma associação de caráter privado, a Ecologistas e Conservadores Ambientais Reunidos - ECOAR

(Foto: Ricardo Stuckert | Divulgação)

O homem identificado como André Stefano Dimitriu Alves de Brito, 55, preso por jogar artefato explosivo e mau cheiroso sobre a multidão concentrada, ontem (07/07), para ouvir a fala do pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva, na Cinelândia, Centro do Rio, é presidente de uma associação de caráter privado. Segundo o Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas, sua empresa tem o nome: “Ecologistas e Conservadores Ambientais Reunidos - ECOAR”. Ele, que se encontra preso e está sujeito a uma pena que pode chegar a seis anos de detenção, é apontado pela esposa como um pacato cidadão “de centro”.

A “Associação” foi aberta em 17 de fevereiro de 1989 e funciona na Rua José Braga, 299, no Largo do Tanque, em Jacarepaguá - Zona Oeste do Rio -, área reconhecidamente dominada pela milícia carioca. 

A documentação não dá maiores detalhes, a não ser o fato de ele ser o presidente, e o endereço. De acordo com o cadastro na Receita Federal, trata-se de uma entidade classificada como “inapta”.

 É possível ver uma foto da fachada do imóvel dado como sede da ECOAR, mas com porta e janelas fechadas. No portal “Transparência.cc”, a apresentação diz que a ECOAR – CNPJ: 28681.013/0001-92, “é uma matriz do tipo associação privada, de porte DEMAIS”, que está localizada no Rio de Janeiro. Sua atividade econômica principal é Atividades de associação de defesa de direitos sociais”. E a definição termina com uma chamada para o Facebook: “Veja e consulte abaixo todos os demais detalhes”. O capital é “indeterminado”, bem como o número de funcionários. (Por Denise Assis).




Polícia pede quebra de sigilo de homem que jogou bomba em ato de Lula

Policiais também solicitaram imagens de câmera do local do evento de Lula, no bairro da Cinelândia, no Rio de Janeiro


(Foto: Reprodução)

Metrópoles - A Polícia Civil do Rio de Janeiro pediu nesta sexta-feira (8/7) à Justiça a quebra do sigilo imediata de dados telemáticos de André Stefano Dimitriou Alves de Brito, preso por arremessar uma bomba caseira em um ato de Lula no Rio na quinta-feira (7/7). A corporação também solicitou as gravações das câmeras públicas do local do evento.

Os investigadores esperam ter acesso a informações como o histórico e a duração de ligações telefônicas de André Stefano, que está sob custódia no presídio de Benfica.

A corporação afirmou ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que é necessário investigar se o crime teve algum mandante, como foi planejado ou se foi um fato isolado. A polícia alegou que os dados do telefone de André Stefano podem ajudar a desvendar se há coautores do crime de explosão.

Leia a íntegra no Metrópoles.


BLOG DO BILL NOTICIAS

PE: sobe para 43 as cidades afetadas pelas chuvas na Mata Sul e Agreste; desalojados chegam a 7.057

 

Há, ainda, 39 municípios em situação de emergência


                           Por Portal Folha de Pernambuco
Chuvas causaram alagamentos na cidade de Jaqueira, na Mata Sul - Foto: Laércio Silva/Prefeitura de Jaqueira

Subiu de 42 para 43 o número de cidades afetadas pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias na Zona da Mata Sul e Agreste de Pernambuco. O município mais recente a entrar na lista é Escada, na Zona da Mata.

Segundo informações da Defesa Civil de Pernambuco divulgadas nesta sexta-feira (8), 39 cidades decretaram situação de emergência.

Há, ainda, 1.271 pessoas desabrigadas e outras 7.057 desalojadas nas regiões afetadas.

As cidades que registraram danos e prejuízos foram: Águas Belas, Água Preta, Altinho, Angelim, Barreiros, Belém de Maria, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Capoeiras, Canhotinho, Catende, Correntes, Cortês, Escada, Gameleira, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Itaíba, Jaqueira, Jucati, Jurema, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Maraial, Palmares, Palmerina, Panelas, Paranatama, Quipapá, Rio Formoso, Saloá, São Benedito do Sul, São Bento do Uma, São Joaquim do Monte, São João, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Terezinha e Xexéu.

Com o município de Ibirajuba, no Agreste, o número de cidades que decretaram situação de emergência por decorrência das fortes chuvas passou de 38 para 39.

São elas: Águas Belas, Água Preta, Altinho, Angelim, Barreiros, Belém de Maria, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Capoeiras, Canhotinho, Catende, Correntes, Cortês, Gameleira, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Itaíba, Jaqueira, Jucati, Jurema, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Maraial, Palmerina, Panelas, Paranatama, Rio Formoso, Saloá, São Benedito do Sul, São Joaquim do Monte, São João, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Terezinha e Xexéu.

O total de desabrigados também foi atualizado, passando de 1.446, nessa quinta (7), para 1.271 nesta sexta (8). Além disso, o número de pessoas desalojadas passou de 8.640 para 7.057.

O Governo de Pernambuco informou que estendeu para os municípios da Mata Sul e do Agreste o Auxílio Pernambuco, pagamento de R$ 1,5 mil, em parcela única, destinados às vítimas das chuvas no Estado.

A orientação da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) é que a população moradora dos locais afetados siga em alerta e não ultrapasse áreas inundadas ou alagadas. O órgão possui atendimento 24h e pode ser acionado pelos telefones (81) 3181-2490 e 199.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...