segunda-feira, 3 de abril de 2023

NOVO RG - Governo prorroga prazo para estados emitirem novo RG nacional; Pernambuco está apto para a emissão

 

Cerca de 200 mil documentos físicos da Carteira de Identidade Nacional já foram emitidos


                                      Por Agência Brasil

Nova carteira de identidade - Foto: Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul / Divulgação
 

Um decreto do governo federal, publicado nessa sexta-feira (03/03), prorrogou o prazo para que todos os estados estejam aptos a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN)novo RG que unifica o cadastro em todo o país. Mais moderno e seguro, o documento apresenta o CPF como único número de identificação e possui formato digital pelo aplicativo Gov.br.

Com o novo prazo, os institutos de identificação estaduais terão até 6 de novembro para se adequarem. O prazo anterior se encerrava este mês. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está prestando apoio técnico aos estados para a efetivação do serviço.

Até o momento, segundo pasta, um total 11 estados brasileiros já estão aptos a emitir a nova carteira: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Cerca de 200 mil documentos físicos da Carteira de Identidade Nacional já foram emitidos e mais de 175 mil baixados no formato digital.

Tecnologia
O documento vem com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone – o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.

Essa nova versão do documento de identificação servirá também de documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.

Até o momento, o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios com países do Mercosul. Para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório.

Segurança
Antes do novo documento de identificação, era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. Com a CIN, o cidadão passa a ter um número de identificação, o que reduz a possibilidade de fraudes.

A nova carteira é válida legalmente em todo o território nacional e, caso o cidadão esqueça o documento físico, pode apresentar a versão digital em seu celular.


BLOG DO BILL NOTICIAS

STF julgará recurso de Dallagnol contra condenação a indenizar Lula

Ex-coordenador da Lava Jato no MPF, Deltan Dallagnol foi condenado pelo STJ a indenizar Lula no caso do powerpoint da denúncia do tríplex

(Foto: Reprodução)

Vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, o ministro Og Fernandes admitiu recurso extraordinário ao Supremo Tribunal Federal contra a condenação do ex-chefe da finada "lava jato", Deltan Dallagnol, pelos abusos cometidos contra Luiz Inácio Lula da Silva ao divulgar a denúncia no caso do apartamento tríplex.

 O hoje deputado federal pelo Paraná foi condenado pela 4ª Turma do STJ em março de 2022 a pagar R$ 75 mil de indenização por danos morais ao atual presidente da República, valor corrigido a partir da publicação do acórdão, e com juros de mora desde o evento danoso, que ocorreu em agosto de 2016.

 Por maioria de votos, o STJ concluiu na ocasião que Deltan praticou abuso de direito no evento à imprensa: usou expressões e qualificações desabonadoras da honra e da imagem de Lula, além de exceder os limites da denúncia inclusive na apresentação de um infame slide de Power Point.

Como mostrou a revista eletrônica Consultor Jurídico, Deltan não só sabia que poderia ser alvo de ações judiciais por conta de sua atuação como, à época, já tentava viabilizar um fundo financeiro para suportar as possíveis condenações.

 Deltan foi defendido no caso pela Advocacia-Geral da União, que no recurso extraordinário apontou que o STJ ofendeu tese fixada pelo STF no Tema 940 da repercussão geral. O enunciado diz que "a ação por danos causados por agente público deve ser ajuizada contra o Estado ou a pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviço público, sendo parte ilegítima para a ação o autor do ato".

 Assim, se Deltan foi processado por conduta praticada na função de procurador da República, não poderia ser processado diretamente por Lula. Caberia ao petista processar a União e esta, se condenada, poderia mover ação de regresso para cobrar do lavajatista os danos eventualmente causados.

 O Supremo Tribunal Federal vai analisar o cabimento do recurso e a existência de repercussão geral sobre o caso, que poderá apreciar ou até devolver ao STJ, para o chamado juízo de retratação. Deltan pede o reconhecimento de sua ilegitimidade para figurar na ação e, alternativamente, a anulação do acórdão de segundo grau, para rejulgar embargos de declaração.

 Preclusão reconhecida

 A questão da ilegitimidade foi suscitada pela defesa de Dallagnol, mas rejeitada pela 4ª Turma por maioria de votos. Relator, o ministro Luis Felipe Salomão entendeu que estaria preclusa: o tema constou na sentença de primeiro grau e não foi alvo da apelação julgada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Logo, o caso teria transitado em julgado nesse ponto.

 Ficou vencida a ministra Isabel Gallotti, que destacou que não haveria como o tema ser levantado no julgamento da apelação. Isso porque Deltan venceu a ação em primeiro grau e a apelação ao TJ-SP partiu da defesa de Lula.

 "Saber se houve excesso do agente público, se houve abuso, se a atuação foi regular ou irregular, isso vai ser discutido precisamente no mérito dessa ação de responsabilidade, que, segundo a jurisprudência atual e vinculante do Supremo Tribunal Federal, só pode ser ajuizada contra a União", afirmou a ministra.

 No recurso extraordinário, a defesa do ex-procurador da República ainda aponta que a ilegitimidade réu para figurar no polo passivo da ação é matéria de ordem pública e, portanto, poderia ter sido apreciada pelo STJ.

 “Portanto, o entendimento adotado pelo acórdão viola o artigo 37, parágrafo 6º da Constituição Federal na medida que admite a responsabilização do agente público em ação direta, o que e afronta o entendimento firmado pelo STF em tema de repercussão geral”, diz a petição.

 O famoso Power Point

 O caso que gerou a ação ocorreu em 2016, quando a "lava jato" curitibana reuniu a imprensa em um hotel na capital paranaense para apresentar a denúncia que seria oferecida contra o petista pelo caso do tríplex do Guarujá.

 Foi o processo que levou à condenação de Lula em 2017 e o tirou da corrida eleitoral no ano seguinte. Essa decisão foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal, que reconheceu a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar a ação. Em 2021, o Ministério Público Federal reconheceu a prescrição.

 Na ocasião, Deltan preparou apresentação em Power Point com slide que se tornaria notório, no qual ligava termos à figura de Lula para justificar a ação penal. Ele chamou o ex-presidente de "comandante máximo do esquema de corrupção" e de "maestro da organização criminosa". E ainda fez menção a fatos que não constavam da denúncia: afirmou que a análise da "lava jato", aliada ao caso do "mensalão", apontaria para Lula como comandante dos esquemas criminosos. O "mensalão" foi julgado pelo STF na Ação Penal 470 e não contou com o petista como réu.

 Para a 4ª Turma, o episódio mostra que o ex-procurador atuou com excesso de poder, indo além do que suas atribuições determinavam. "É imprescindível, para a eficiente custódia dos direitos fundamentais, que a divulgação do oferecimento da denúncia se faça de forma precisa, coerente e fundamentada. Assim como a peça acusatória deve ser o espelho das investigações, sua divulgação deve ser o espelho de seu estrito teor", afirmou o relator, ministro Luis Felipe Salomão. (Do Conjur). 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Acusado de suborno, Trump voa para Nova York para se entregar a tribunal (vídeo)

Trump, um republicano que busca reconquistar a presidência em 2024, é o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a enfrentar acusações criminais

Donald Trump (Foto: Reprodução | Reuters)

(Reuters) - Um avião que transportava o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, partiu de um aeroporto da Flórida com destino à cidade de Nova York nesta segunda-feira, enquanto ele se preparava para enfrentar acusações decorrentes de uma investigação sobre suborno pago a um estrela pornô antes das eleições de 2016.

 Com Nova York tomando precauções de segurança e o prefeito dizendo a qualquer potencial agitador para se comportar, Trump deveria se render no escritório do promotor distrital de Manhattan na terça-feira e provavelmente terá suas impressões digitais antes de comparecer perante um juiz para uma acusação em que ele alegará não culpado.

 Trump, um republicano que busca reconquistar a presidência em 2024, é o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a enfrentar acusações criminais .



Reforçando sua equipe jurídica, Trump contratou Todd Blanche, um proeminente advogado de defesa criminal de colarinho branco e ex-promotor federal, para liderar sua defesa, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto.

 Blanche representou anteriormente Paul Manafort, presidente da campanha de Trump em 2016, quando Manafort foi acusado de fraude no estado de Nova York após ser condenado à prisão por crimes federais. As acusações estaduais acabaram sendo rejeitadas e Trump perdoou Manafort antes que ele deixasse o cargo. Blanche também representou anteriormente Igor Fruman, que era associado do ex-advogado de Trump, Rudy Giuliani.

 As acusações específicas na acusação do grande júri de Trump ainda não foram divulgadas. Trump disse que é inocente. Ele e seus aliados retrataram as acusações como politicamente motivadas.

 Uma carreata de vários veículos levou Trump de sua propriedade em Mar-a-Lago em Palm Beach para o aeroporto nas proximidades de West Palm Beach. Trump saiu de um veículo SUV antes que ele e membros de sua comitiva subissem um lance de escadas para entrar em seu avião, pintado em vermelho, branco e azul com "TRUMP" em letras grandes na lateral e uma imagem da bandeira americana no cauda.

 "CAÇA ÀS BRUXAS, já que nosso outrora grande país está indo para o INFERNO!" Trump postou nas redes sociais pouco antes de partir.

 Trump disse anteriormente nas redes sociais que iria para a Trump Tower em Manhattan depois de chegar em Nova York, então iria para o tribunal na manhã de terça-feira.

 Algumas dezenas de torcedores de Trump aplaudiram no aeroporto da Flórida e ao longo do caminho que ele percorreu para chegar lá, carregando cartazes e bandeiras.

 "Nosso país precisa dele", disse Cindy Falco, 65, de Boynton Beach, Flórida. "Ele é pró-Deus, pró-família e pró-país."

 Falco previu a exoneração, dizendo: "Nada vai grudar nele."

 Os detratores de Trump também opinaram.

 "Não é irônico que eles não tenham conseguido pegar Donald Trump por todos os crimes que ele cometeu, exceto o pagamento a uma estrela pornô?" disse o morador de Nova Jersey Robert Hoatson, 71, do lado de fora da Trump Tower. "Sempre se resume às acusações mais baixas."

 “É um ótimo dia. Espero que tudo corra bem e que ele eventualmente seja considerado culpado”, acrescentou.

 'SALVE NOSSA NAÇÃO', AFIRMA CAMPANHA DE TRUMP

 A campanha de Trump divulgou na segunda-feira o mais recente de uma série de e-mails de arrecadação de fundos que enviou desde que a notícia da acusação surgiu na quinta-feira passada, visando as reportagens da mídia sobre sua acusação.

 Comentários atribuídos a Trump no e-mail afirmavam: "Nosso país caiu. Mas não vou desistir da América. Podemos e vamos salvar nossa nação em 2024."

 Sua campanha disse que Trump arrecadou mais de US$ 4 milhões nas 24 horas seguintes à notícia de seu indiciamento.

 Um funcionário do tribunal disse que a acusação estava marcada para as 14h15 (18h15 GMT) de terça-feira. Trump então retornará à Flórida e fará comentários de Mar-a-Lago às 20h15 de terça-feira (0h15 GMT de quarta-feira), informou seu gabinete.

 Espera-se que Trump compareça perante o juiz Juan Merchan , o juiz que presidiu um julgamento criminal no ano passado no qual a empresa imobiliária de Trump foi condenada por fraude fiscal. O próprio Trump não foi acusado nesse caso.

 Um funcionário do tribunal disse que o juiz decidirá na segunda-feira se permitirá câmeras e vídeos no tribunal.

 Trump escreveu na mídia social na sexta-feira que Merchan "ME ODEIA" e também atacou o promotor do caso, o promotor distrital de Manhattan Alvin Bragg , um democrata. O caso de Nova York é uma das várias investigações que Trump enfrenta.

 A polícia de Nova York no fim de semana começou a erguer barricadas ao longo das calçadas ao redor da Trump Tower e do edifício do Tribunal Criminal de Manhattan no centro da cidade. Equipes de mídia se instalaram perto da Trump Tower e alguns espectadores fizeram fila nas proximidades.

 Um transeunte passou gritando: "Tranque-o", enquanto outros atrás dele batiam palmas. Um apoiador de Trump gritou de volta: "Tranque Bragg".

 ADAMS PEDE QUE OS MANIFESTANTES TENHA 'MELHOR COMPORTAMENTO'

 Manifestações eram esperadas nesses locais na terça-feira e a polícia disse que estava preparada.

 “Embora possa haver alguns agitadores pensando em vir à nossa cidade amanhã (terça-feira), nossa mensagem é clara e simples: controlem-se. repórteres.

 "Como sempre, não permitiremos violência ou vandalismo de qualquer tipo. E se alguém for pego participando de qualquer ato de violência, será preso e responsabilizado, não importa quem você seja", acrescentou Adams, mencionando especificamente a deputada republicana Marjorie Taylor. Greene, que anunciou planos de protesto.

 "Comporte-se da melhor maneira possível", disse o prefeito.

 Antes da acusação, o grande júri ouviu evidências sobre um pagamento de US$ 130.000 à atriz de filmes adultos Stormy Daniels nos últimos dias da campanha presidencial de 2016. Daniels disse que foi paga para manter silêncio sobre um encontro sexual que teve com Trump em um hotel de Lake Tahoe em 2006. Trump nega ter tido qualquer relacionamento desse tipo com ela.

 Trump, de 76 anos, foi presidente de 2017 a 2021 e em novembro lançou uma candidatura para ganhar a indicação presidencial republicana de 2024, com o objetivo de negar ao presidente democrata Joe Biden um segundo mandato. (Reuters).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Em vitória da mobilização popular, governo Lula vai suspender novo ensino médio e mudanças no Enem

Suspensão tem como principal consequência o adiamento do novo formato do Enem em 2024. Novo ensino médio tem sido marcado por uma série de problemas

Lula e Camilo Santana (Foto: Reuters/Adriano Machado)

Devido às críticas crescentes de educadores e estudantes, o governo Lula (PT) decidiu suspender a implementação do novo ensino médio e as mudanças no Enem programadas para 2024, informa a Folha de S. Paulo. Espera-se que uma portaria seja publicada nos próximos dias, suspendendo o prazo de implementação da política e adequação do exame.

A suspensão ocorrerá enquanto durar o prazo da consulta pública em andamento sobre o tema, que tem duração de 90 dias, prorrogáveis, e mais 30 dias para o MEC (Ministério da Educação) elaborar um relatório.

Essa suspensão tem como principal consequência o adiamento do novo formato do Enem em 2024. O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), tem se manifestado contra a revogação do novo ensino médio, defendendo ajustes no modelo ao invés de uma revogação completa.

A portaria com a suspensão tem a aprovação da equipe próxima ao presidente Lula, que avalia que o governo tem sofrido desgastes exagerados ao manter a reforma, especialmente entre estudantes. Uma revogação total da reforma dependeria de ação do Congresso, pois foi instituída por lei. A suspensão dos prazos é vista como uma maneira de acalmar os críticos e evitar maiores impactos.

A implementação do novo formato do ensino médio, obrigatória a partir de 2022, tem sido marcada por uma série de problemas, como a perda de tempo de aula em disciplinas tradicionais, disciplinas desconectadas do currículo e deficiências na oferta de itinerários em todas as escolas. (247).

(Artigo escrito com uso de inteligência artificial).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Daniel Cara celebra decisão sobre novo ensino médio: "vitória é coletiva e é nossa"

O educador Daniel Cara disse ser necessário ainda ler a portaria do governo, mas disse que, se confirmada a suspensão da reforma, a vitória é dos ativistas que protestaram

Montagem: Daniel Cara (gravata vermelha), ministro Camilo Santana (Educação) e uma sala de aula (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado | Luis Fortes/MEC | Cecília Bastos/Jornal USP)

O educador Daniel Cara, professor de Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), celebrou a decisão do governo federal de suspender a implementação do 'novo ensino médio', reforma que foi aprovada após o golpe de 2016 e que, segundo críticos, prejudica a formação intelectual dos adolescentes brasileiros. 

Cara está entre os principais críticos do novo ensino médio. Segundo ele, a reforma prejudica não só os alunos, como também professores, que muitas vezes se veem forçados a lecionar sobre áreas distintas de sua formação. 

Em seu Twitter, Cara disse ser preciso ainda ler a portaria do governo que suspende a reforma, bem como as mudanças no Enem programadas para 2024. "Mas se confirmado a vitória é coletiva e é nossa", comentou. 

"Política se faz com programa e princípios. Cidadão joga o jogo, não fica apenas na torcida". 

No mês passado, estudantes em dezenas de cidades espalhadas pelo País saíram às ruas em protestos contra o novo ensino médio. Pressionados, o presidente Lula (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmaram depois que o novo modelo não iria seguir "do jeito que está". 

Veja:

Mas o que é, afinal, o novo ensino médio? 

A MP 746 baixada por Temer em 2016 instituiu, entre outros pontos, a política de incentivo à ampliação das escolas de tempo integral. Convertida na Lei 13.415 em 2017, a medida estabeleceu o novo ensino médio.  

Previsto para se consolidar por completo nas escolas brasileiras até 2024, o novo modelo amplia o tempo mínimo do estudante na escola (de 800 para 1400 horas anuais) e institui uma nova organização curricular, incluindo a opção de formação técnica profissional.  

As disciplinas são agora divididas em quatro grandes áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Estas devem ocupar 60% da carga horária do ensino médio.  

As outras 40% são preenchidas pelos chamados itinerários formativos. São um conjunto de matérias complementares, acopladas de acordo com a área que o estudante escolhe para se especializar, como humanas, exatas ou biológicas.  

Os nomes vagos ou incomuns das novas disciplinas têm rendido memes na internet. Entre eles, "O que rola por aí", "Torne-se um milionário", "Brigadeiro caseiro", "Mundo Pets SA", "Arte de morar", "RPG" e "Projeto de vida". Depois de escolher seu itinerário formativo, o estudante não pode mudar de ideia: tem de cursá-lo até se formar. (247 com Brasil de Fato). 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Minha Casa, Minha Vida entrega 336 apartamentos nesta semana no Recife

 MORADIA 


O Habitacional Rui Frazão atende a 336 famílias. - Divulgação

Após uma peregrinação de 13 anos em busca da casa própria, a pensionista Fabiana Carlos da Silva, de 44 anos, receberá nesta terça-feira (4) a chave do apartamento em seu nome. Ela é uma das 1.344 pessoas contempladas com a entrega de 336 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida no Recife.

“Vou receber um apartamento bem estruturado num condomínio fechado. Já fiz a vistoria e vi que terei uma moradia digna. Não estão tirando as pessoas da favela e jogando elas de qualquer jeito num apartamento. Tudo é muito bem organizado”, diz a viúva, mãe de dois filhos, que vive da pensão do pai da filha caçula.

Composto por 14 blocos de três andares, com oito apartamentos por andar, o Condomínio Ruy Frazão, no bairro de Afogados, na capital pernambucana, atende à Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida. Nessa categoria, o programa subsidia até 95% do valor do imóvel a famílias que recebem até R$ 2.640 por mês em áreas urbanas ou ganham até R$ 31.680 por ano em áreas rurais.

Destinado a famílias do Movimento de Lutas nos Bairros, Vidas e Favelas (MLB), o condomínio tem infraestrutura de água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação e drenagem. O empreendimento tem, nas imediações,acesso a transporte público, uma creche, três escolas e um posto de saúde.

Além da moradia própria, Fabiana diz que a principal vantagem do Minha Casa, Minha Vida é o valor reduzido das prestações. Em vez de desembolsar R$ 500 de aluguel por mês, a pensionista, que recebe um salário mínimo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pagará cerca de R$ 120 de prestação. “Vou ser beneficiária de uma casa, mas vou pagar de acordo com minha renda”, elogia.

Construção

Para o desempregado Wandeberg da Silva Durval, de 33 anos, a inauguração do empreendimento será ainda mais especial. Por meio de um convênio entre o MLB e a construtora, ele morará no apartamento que ajudou a construir. “Por um ano, trabalhei com carteira assinada e ajudei a construir meu apartamento e o de outras várias famílias do movimento”, diz.

Atualmente desempregado e beneficiário do Bolsa Família, Wandeberg vive de bicos para sustentar a companheira e três filhos, um dele e dois da mulher. Ele deverá pagar a prestação mínima, de R$ 80. “O valor, só vou conhecer na assinatura do contrato, mas o programa é pensado para quem não tem condições no momento”, declara o beneficiário, que atualmente paga R$ 400 de aluguel.

Metas

Desde o início do ano, o Minha Casa, Minha Vida entregou 4.785 Unidades Habitacionais em 11 cidades de oito estados, com investimento de R$ 491,8 milhões do governo federal até agora. O cronograma prevê a conclusão de cerca de 7,4 mil unidades habitacionais do programa em abril e maio. Com investimento de R$ 590,5 milhões em recursos da União, as novas obras estão localizadas em 17 municípios de 12 estados, em quatro regiões.

Segundo o Ministério das Cidades, o programa habitacional tem o compromisso de contratar 2 milhões de unidades habitacionais até 2026, incluindo as linhas de atendimento subsidiadas pelo Orçamento Geral da União e financiadas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). (Por Agência Brasil - Brasília).

Edição: Nádia Franco



BLOG DO BILL NOTICIAS

Nasa revela os nomes dos quatro astronautas que darão a volta na Lua em 2024

 ESPAÇO 

Os americanos Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Hammock Koch, assim como o canadense Jeremy Hansen formarão a tripulação do Artemis 2


                                     Por AFP

Os astronautas Jeremy Hansen, Victor Glover, Reid Wiseman e Christina Hammock Koch sobem ao palco após serem selecionados para a missão Artemis II, que se aventurará ao redor da Lua, durante coletiva de imprensa realizada pela NASA e CSA no aeroporto de E - Foto: Mark Felix/AFP


Nasa divulgou na segunda-feira os nomes dos quatro astronautas que darão a volta na Lua no final de 2024, um prólogo do retorno dos humanos ao solo lunar após meio século de ausência.

Os americanos Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Hammock Koch, assim como o canadense Jeremy Hansen formarão a tripulação do Artemis 2, anunciou a NASA de seu centro em Houston, Texas.

Eles serão os primeiros humanos a viajar para a lua – sem pousar lá – desde a última missão Apollo em 1972.

O Comandante da Missão Reid Wiseman e seus dois compatriotas já voaram no espaço, enquanto será a primeira vez para Jeremy Hansen. Os quatro foram parabenizados em uma ligação de domingo do presidente Joe Biden, informou a Casa Branca.

O Comandante da Missão Reid Wiseman e seus dois compatriotas já voaram no espaço, enquanto será a primeira vez para Jeremy Hansen. Os quatro foram parabenizados em uma ligação de domingo do presidente Joe Biden, informou a Casa Branca.

Com a presença na equipa dos afro-americanos Victor Glover e Christina Hammock Koch, a NASA antecipa-se à promessa de enviar, para a próxima missão que deverá aterrar em solo lunar, a primeira mulher e a primeira pessoa de cor na Lua , quando o programa Apollo levou 12 homens para lá, todos brancos.

"Estou entusiasmada? Com certeza, mas vou passar a pergunta para você", perguntou Christina Hammock Koch durante uma coletiva de imprensa. "Porque o que mais me emociona é carregar sua emoção, suas aspirações, seus sonhos conosco nesta missão Artemis 2, sua missão."

Lua objetiva

Os astronautas escolhidos estão cientes da importância do Artemis 2: “É a próxima etapa da jornada que levará a humanidade a Marte”, explicou Victor Glover. "Esta equipe nunca vai esquecer."

O programa Artemis pretende eventualmente assinar o retorno dos humanos à Lua com o estabelecimento de uma presença lunar duradoura, pela construção de uma base na superfície da Lua e de uma estação espacial em órbita ao seu redor.

Aprender a viver na Lua deve permitir testar todas as tecnologias necessárias para uma viagem ainda mais complexa: enviar uma tripulação a Marte.

O lançamento do Artémis 2 está previsto para novembro de 2024. A missão deve durar cerca de dez dias.

Os quatro astronautas viajarão com o foguete SLS da NASA, o mais poderoso do mundo atualmente.

Eles acontecerão no topo deste foguete, na cápsula Orion, que se desprenderá uma vez no espaço e os levará ao redor da Lua. Ao retornar, eles pousarão no oceano.

Até agora, o foguete SLS voou apenas uma vez, durante a missão Artemis 1.

Ela então impulsionou a cápsula Orion, vazia, para a Lua, durante uma missão de teste de pouco mais de 25 dias. A cápsula retornou com sucesso à Terra em dezembro.

Horizonte 2040

Todos os astronautas "ativos" (atualmente 41) eram oficialmente elegíveis para fazer parte do Artemis 2. Mas o processo de seleção foi mantido em segredo.

Reid Wiseman, eventualmente escolhido como comandante, era até recentemente chefe do escritório do astronauta - uma posição de linha de frente decidindo a composição da equipe. Antes de deixar o cargo, ele disse que buscava, acima de tudo, competência técnica e espírito de equipe entre os sortudos.

Os astronautas não escolhidos podem se consolar com a esperança de serem selecionados para a Artemis 3, que será a primeira missão a pousar na Lua. Esta missão está oficialmente agendada para o final de 2025, ainda que o calendário seja muito incerto nesta fase. Uma missão para Marte pode ser enviada até 2040.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Saiba quem é "Bibi Perigosa", presa no RJ por chefiar facção criminosa responsável por ataques no RN

 ATAQUE NO RIO GRANDE DO NORTE

Por Agência O Globo

Bibi Perigosa foi presa no Rio de Janeiro - Foto: Reprodução

Policiais civis da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), prenderam no fim da tarde desse domingo (3), Andreza Cristina Lima Leitão, de 31 anos, conhecida como Bibi Perigosa, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Ela é apontada como chefe de uma facção criminosa do Rio Grande do Norte e uma das principais articuladoras dos ataques que causaram terror no estado no mês de março.

Andreza foi detida para a sede da delegacia, onde foi cumprido o mandado de prisão. Após ser encaminhada ao sistema prisional, ela aguardará sua transferência ao seu estado de origem. O anúncio foi feito pelo governador do Rio, Cláudio Castro, pelo Twitter.

No post, o governador acrescenta que Andreza "é considerada uma das maiores traficantes e acumula vários processos na Justiça potiguar, por tráfico de drogas, organização criminosa e pelos ataques do mês passado." Em seguida, Castro reforça o aviso a criminosos de outros estados: "Não vamos permitir que bandidos de outros estados venham se esconder no nosso Rio de Janeiro. Parabéns aos nossos guerreiros da Polícia Civil".

Segundo a polícia, a criminosa foi encontrada após trabalho de inteligência e uma semana de monitoramento ininterrupto. Conhecida como "Andreza Patroa" ou "Bibi Perigosa", ela é apontada como chefe da facção criminosa autointitulada "Sindicato do RN" e foi responsável pela onda de ataques que aterrorizou a capital potiguar de 14 a 25 de março. Após os atos terroristas, Bibi Perigosa se abrigou no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, dominado pelo Comando Vermelho.

Devido às operações policiais realizadas na localidade, Bibi foi para a Vila Kennedy, comunidade dominada pela mesma facção criminosa. Na noite deste domingo, ela saiu do interior VK e foi surpreendida pelos agentes no interior de um shopping de Campo Grande.

O delegado assistente da DRE do Rio, Rodrigo Coelho, afirmou que "Andreza criou um grupo intitulado Companhia dos Artilheiros que promoveu verdadeiros atos terroristas na cidade de Natal, incluindo assassinatos, roubos em série, depredação de prédios públicos e incêndios de veículos e residências."

De acordo com as informações da polícia, a criminosa assumiu o comando da facção no lugar de seu companheiro, Elinaldo César da Silva, conhecido como "Sardinha", com quem teve filhos. Depois da morte de Sardinha, em setembro de 2016, Andreza e o irmão dela, José Alexandre Lima Leitão, conhecido como Espiga, "herdaram" os pontos de comercialização de drogas de fumo de Sardinha na comunidade de Coqueiros. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Brasil vai crescer mais que os pessimistas estão prevendo, diz Lula

 

Presidente retoma agendas públicas após se tratar de pneumonia

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (3), que não concorda com as “avaliações negativas” que preveem crescimento do país em menos de 1%. “Vamos ver o que vai acontecer quando a chamada economia micro, pequena e média começar a acontecer nos rincões desse país. Vamos ver o que vai acontecer quando as pessoas começarem a produzir mais, a comprar mais, a vender mais. Vamos perceber que a economia vai dar um salto importante”, disse.

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira neste ano é de 0,9%, segundo o boletim Focus de hoje. O Ministério da Fazenda projeta o Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país) em 1,6%.

Há também as previsões do Banco Central, que é de 1,2%, de acordo com o Relatório de Inflação divulgado semana passada, e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que prevê um PIB de 1,4% neste ano.

Brasília (DF), 03/04/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros fazem reunião de balanço de 100 dias de governo, no Palácio do Planalto.
Presidente Lula reúne ministros no Palácio do Planalto - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lula comandou hoje a terceira reunião ampliada com ministros, desta vez da área produtiva e institucional, no Palácio do Planalto. Ele retomou as agendas públicas após o afastamento para tratar de uma pneumonia.

No mês passado, o presidente já reuniu ministros da área de infraestrutura, para discutir o novo plano de investimentos do governo federal, em substituição ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e ministros da área social. O objetivo dessas reuniões é que cada pasta apresente um balanço e a projeção do que será anunciado no marco de 100 dias de governo, na semana que vem, além dos planos para 2023 e os próximos anos.

Para Lula, o Brasil crescerá mais do que “os pessimistas estão prevendo”, desde que o governo também acredite nesse crescimento e faça os investimentos necessários.

“Vai acontecer mais coisa no Brasil do que as pessoas estão esperando e vai depender muito da disposição do governo. Vai depender muito da disposição e do discurso do pessoal da área econômica, da área produtiva, porque se ficarmos apenas lamentando aquilo que a gente acha que não vai acontecer, ninguém vai investir em cavalo que não corre. Se você está em uma corrida de cavalos dizendo que seu cavalo é pangaré, que seu cavalo está com gripe, que está cansado, ninguém vai fazer nenhuma aposta”, argumentou o presidente.

Presentes na reunião, Lula citou os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e da Fazenda, Fernando Haddad. “Se olhar para a cara do ministro Fávaro, que voltou da China com um grupo de empresários, vocês vão perceber que é 150% de otimismo. Se olhar para a cara do Haddad depois do marco regulatório que ele fez, olha a cara dele de felicidade, significa que estamos acreditando que vai passar a nossa tão sonhada nova política tributária nesse país”, exemplificou o presidente sobre o otimismo da equipe com seus projetos.

Brasília (DF), 03/04/2023 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, durante reunião de balanço de 100 dias de governo, no Palácio do Planalto.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para ele, a “obsessão” do governo é fazer investimentos e impulsionar a geração de empregos. “Temos que ter como obsessão fazer esse país voltar a crescer. Porque o país crescendo, vai gerar emprego, vai gerar salário, vai gerar aumento de consumo do povo, a roda gigante da economia volta a funcionar e todo mundo vai voltar a ser otimista nesse país”, disse.

100 dias

Na próxima segunda-feira (10), o governo completa 100 dias de atividades e, segundo Lula, haverá uma reunião com todos os ministros para apresentar o plano de trabalho para os próximos períodos.

Segundo ele, a nova gestão conseguiu recuperar quase todas as políticas sociais que haviam sido “desmontadas” pelo governo anterior. “Parece que falta o Água para Todos ou Luz para Todos, esse programa que é o último programa social que vamos lançar”, disse. (Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Maria Claudia



BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...