sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Datafolha: Lula mantém 48% dos votos válidos e segue com chances de vencer em primeiro turno

O ex-presidente está mais de 10 pontos percentuais à frente de Jair Bolsonaro nos votos válidos, mostrou a nova pesquisa

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve os 48% dos votos válidos no primeiro turno em nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (9), e encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo. Jair Bolsonaro (PL) passou de 34% em 1 de setembro para 36% dos válidos.

O instituto ouviu 2.676 eleitores em 191 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-07422/2022.

No levantamento divulgado nesta sexta, Lula conseguiu 45% dos votos totais, em primeiro turno e vence Bolsonaro por uma diferença de quase 15 pontos percentuais no segundo. 247.





BLOG DO BILL NOTICIAS

Rainha Elizabeth II: Conheça produções que retratam a monarca

 

Foto: AFP


A rainha Elizabeth II, líder mais longeva da história do Reino Unido, morreu na tarde desta quinta-feira (8/9), aos 96 anos. A causa da morte ainda não foi confirmada. Sabe-se que a monarca apresentava um quadro de saúde debilitado desde outubro do ano passado, após a morte do ex-marido príncipe Philip. Ícone da cultura britânica, a rainha foi referência em diversas produções, entre elas, séries, filmes e animações. O Correio separou algumas obras marcantes para homenagear ‘A Coroa’.


Filmes

Spencer (2021) - Prime Video

Spencer é retratado em 1991 e apresenta o último natal que a princesa Diana viveu na propriedade de Sandringham, em Norfolk, no Reino Unido, pouco tempo antes de separar-se do príncipe Charles. O longa mostra a tensão criada entre Lady Di e a família real. O filme é estrelado por Kristen Stewart, que interpreta Diana.


A rainha (2006) - Globo Play e Amazon Prime

O filme retrata a morte precoce da Princesa Diana, um acontecimento que abalou todo o mundo. A rainha traz o ponto de vista de Elizabeth II, interpretada por Helen Mirren, vencedora do Oscar de melhor atriz em 2007 pelo trabalho nesta produção, na busca por compreender a reação das pessoas à morte de Lady Di. Após a tragédia, a família real decide isolar-se, mas não logra êxito em fugir das críticas e é preciso lidar com os fatos. Nessa época, a monarca já estava no trono há 45 anos.


O discurso do Rei (2010) - HBO Max

A produção vencedora de 4 Oscars, acompanha o pai de Elizabeth II, o rei George VI, a ascensão ao trono britânico em 1936 e o problema com a gagueira. A então princesa é ainda uma menina no filme. No filme dirigido por Tom Hooper, a Rainha Elizabeth II foi interpretada por Freya Wilson.


Corgi: Top Dog (2019) - Amazon Prime

A paixão da rainha pelo cãozinho corgi é notória. Em Corgi: Top Dog, a Rainha Elizabeth II vira uma animação e um de seus cachorrinhos Rex, o favorito dela, se perde na cidade de Londres. No afã de encontrar o caminho de volta ao Palácio de Buckingham, Rex se envolve em várias aventuras.


Séries

The Crown (2016) - Netflix

The Crown retrata o reinado de Elizabeth II, a série acompanha a morte de George VI e a ascensão da filha ao trono durante os primeiros anos de reinado. Composto por cinco temporadas, a produção já passou por diversas fases da vida de Elizabeth II, incluindo o caso da Princesa Diana e o de Margaret Thatcher.


The Royals (2013) - Apple TV

Documentário composto por seis episódios, The Royals apresenta a história mais recente da Família Real, fazendo menção ao casamento de príncipe William e Kate Middleton, as mortes ocorridas na família e outros acontecimentos. Todavia, a série documental, já encerrada, não retrata as atuais polêmicas, como a saída do Príncipe Harry e Meghan Markle da realeza britânica.

Extra

Elizabeth II e James Bond na Olimpíadas de Londres (2012)

Com uma aparição para lá de especial na abertura da Olimpíada de Londres, em 2012, a Rainha Elizabeth II teve uma atuação inédita em uma cena com ninguém menos do que James Bond, na época interpretado por Daniel Craig. O ator, inclusive, foi condecorado com a mesma honraria do personagem no filme 007.

Na cena, o agente secreto invade o Palácio de Buckingham, passa pelos famosos cachorros corgi da Rainha, e chega até a monarca, escoltando Elizabeth II até um suposto salto de paraquedas no qual a monarca chegaria ao estádio da abertura das Olimpíadas. Toda a encenação foi bastante ovacionada por todo público presente e ficou marcado na história dos jogos.


Disco The Queens is dead, da banda The Smiths

Com o início de mais uma semana de Rock in Rio em voga, os fãs do gênero musical relembraram o disco The queen is dead (”A rainha está morta”, na tradução direta), icônico da banda de rock alternativo inglesa The Smiths, lançado em 1986.

Declarado pela revista inglesa New Musical Express como um dos melhores álbuns de todos os tempos, dentro de uma lista com os 500 maiores, o trabalho recebeu o curioso título porque Morrissey, vocalista da banda, nutria dentro de si críticas ferrenhas ao governo britânico da época. - DP.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ciro murcha e pode favorecer voto útil para Lula

No momento em que intensifica ataques contra Lula e o PT, Ciro cai de 9% para 7% e pode acelerar processo de voto últi para Lula vencer no primeiro turno

Ciro Gomes e Lula (Foto: Reprodução | Ricardo Stuckert)

A pesquisa Datafolha para presidente, divulgada nesta sexta-feira (9), mostra que o candidato do PDT, Ciro Gomes, foi o único dos principais canditatos que registrou queda nas intenções de voto em relação ao levantamento divulgado em 1º de setembro. 

Os números do Datafolha mostram o ex-presidente Lula mantendo a liderança com 45%, Jair Bolsonaro indo de 32% para 34%, enquanto Ciro Gomes desce de 9% para 7%. 

A oscilação nos números coincide com a intensificação dos ataques de Ciro contra o PT e o ex-presidente Lula, sendo inclusive compartilhado por bolsonaristas nas redes sociais

A aproximação de Ciro com o bolsonarismo pode acabar contribuindo para o voto útil para Lula vencer em primeiro tuno. Segundo Datafolh, Lula mantém 48% dos votos válidos. 

A pesquisa Datafolha para presidente, divulgada nesta sexta-feira (9), mostra que o candidato do PDT, Ciro Gomes, foi o único dos principais canditatos que registrou queda nas intenções de voto em relação ao levantamento divulgado em 1º de setembro. 

Os números do Datafolha mostram o ex-presidente Lula mantendo a liderança com 45%, Jair Bolsonaro indo de 32% para 34%, enquanto Ciro Gomes desce de 9% para 7%. 

A oscilação nos números coincide com a intensificação dos ataques de Ciro contra o PT e o ex-presidente Lula, sendo inclusive compartilhado por bolsonaristas nas redes sociais

A aproximação de Ciro com o bolsonarismo pode acabar contribuindo para o voto útil para Lula vencer em primeiro tuno. Segundo Datafolh, Lula mantém 48% dos votos válidos.  

Ciro Gomes se aproxima de seu maior fracasso eleitoral no Ceará, aponta pesquisa

Ciro Gomes (PDT) se aproxima do seu maior fracasso em uma disputa presidencial do Ceará, informou reportagem da VEJA. O estado é onde iniciou sua carreira política, sendo deputado estadual, prefeito de Fortaleza e governador, e que sempre foi seu reduto eleitoral.

Levantamento feito entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro pelo instituto Paraná Pesquisas, Ciro tem 14,2% das intenções de voto – muito atrás do ex-presidente Lula (42,6%) e Jair Bolsonaro (29,4%).

Em 2018, no primeiro turno, Ciro venceu no Ceará, com 41% dos votos válidos. Foi o único estado no qual ele saiu vitorioso na última eleição. Em 1998, no primeiro turno, esteve à frente de Lula e FHC. E, depois, em 2002, teve 44,5% dos votos, vencendo mais uma vez no estado.

“A má performance de Ciro no Ceará ocorre em um momento de desintegração da sua base, após o rompimento da aliança PT-PDT que governou o estado por dezesseis anos”, lembra a VEJA.

A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais com 1.540 eleitores de sessenta municípios entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº CE-04136/2022. - 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Manifestantes fazem ato de apoio a Lula em Brasília (vídeos)

"Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula", gritaram os participantes de um protesto dentro de um shopping na capital federal

(Foto: Reprodução (Rede Social))

Eleitores do candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fizeram nesta sexta-feira (9) uma manifestação de apoio ao ex-presidente, no Shopping Conjunto Nacional de Brasília (DF). "Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula", gritaram os manifestantes. 

Na pesquisa Datafolha, divulgada no dia 1 de setembro, Lula ficou mais de dez pontos percentuais à frente de Jair Bolsonaro (PL), segundo colocado. O petista venceu o candidato à reeleição com uma diferença de 15 pontos percentuais no segundo turno. 

Nesta sexta (9), Lula participou de um ato no estado do Rio de Janeiro e criticou a violência política, ao comentar o assassinato de Benedito Cardoso dos Santos por um bolsonarista em Mato Grosso. 247

 



BLOG DO BILL NOTICIAS

'Não teria chegado aonde cheguei sem Deus guiando meus passos', diz Lula a líderes evangélicos no RJ

"Se tem um brasileiro que não precisa provar que acredita em Deus, esse brasileiro sou eu", afirmou o presidenciável petista durante encontro em São Gonçalo

Ex-presidente Lula durante encontro com evangélicos em São Gonçalo (RJ) (Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação)

Em seu primeiro encontro com lideranças evangélicas na atual campanha, o ex-presidente Lula (PT) afirmou que é guiado por Deus em seus passos, segundo a Folha de S. Paulo.

"Se tem um brasileiro que não precisa provar que acredita em Deus, esse brasileiro sou eu. Eu não teria chegado aonde cheguei se não fosse a mão de Deus dirigindo meus passos. Tenho certeza que lá de cima ele vai dizer: Lula, cuida deste povo aqui", afirmou o presidenciável petista nesta sexta-feira (9) em São Gonçalo (RJ).

Lula relembrou as medidas que adotou enquanto presidente para assegurar a liberdade religiosa no país e ressaltou: "Aprendi que o Estado não deve ter religião, não deve ter igreja, mas deve garantir o funcionamento e a liberdade de muitas igrejas."

Assista:


Em referência indireta a Jair Bolsonaro (PL), que vem apelando ao eleitorado evangélico como sua principal fonte de votos para tentar a reeleição, o líder petista disse: "Ninguém pode mentir em nome de Deus, aliás ninguém deve usar o nome de Deus em vão, ninguém deve usar o nome de Deus para tentar ganhar voto".

O encontro foi organizado pelo núcleo evangélico do PT e contou com a presença de lideranças evangélicas progressistas, como o pastor batista Oliver Goiano, a deputada Benedita da Silva, o pastor Ariovaldo Ramos e o pastor Sérgio Dusilek, presidente da Convenção Batista Carioca. Brasil247



BLOG DO BILL NOTICIAS

Uma rainha e 14 presidentes: a relação especial de Elizabeth II com os EUA; veja imagens

 HISTÓRIA

Seu primeiro encontro oficial com um presidente americano remonta a 1951


                       Por AFP

Elizabeth II teceu por meio dos presidentes americanos uma relação especial com os Estados Unidos. 

Seu primeiro encontro oficial com um presidente americano remonta a 1951 e foi imortalizado em preto e branco: a princesa Elizabeth acenando na traseira de um conversível, junto a um Harry Truman encantado. Em sua frase para a ex-colônia britânica, ela mostra sua habilidade como estadista: "Em todas as partes, os homens livres olham para os Estados Unidos com carinho e esperança".

Entre Harry Truman e Joe Biden, os Estados Unidos tiveram 14 presidentes. Ela conheceu todos, exceto Lyndon B. Johnson.

Truman e a rainha Elizabeth II
Truman e a rainha Elizabeth II - Foto: arquivo/AFP

Elizabeth II, cujo reinado defendeu a afirmação da superpotência americana, aplicou o mesmo tratamento a todos os seus interlocutores em Washington, uma mistura de distanciamento formal e familiaridade habilmente elaborada. 

Houve banquetes na Casa Branca ou chás imperdíveis em um ou outro palácio da rainha. Elizabeth II posou com roupa de gala junto aos Kennedy e dançou com Gerald Ford em um jantar oficial que coincidiu com o bicentenário da independência americana, em 1976.

Tacos e scones
Enquanto satisfazia a avidez da imprensa americana pela etiqueta e pompa reais, a rainha se ocupava de nutri-la com trocas menos formais, como quando andou a cavalo em 1982 ao redor do Castelo de Windsor com Ronald Reagan. O ex-ator de faroeste lhe retribuiu o favor em 1983, convidando-a para compartilhar tacos e guacamole em seu rancho na Califórnia.

Convidada por George Bush para uma partida de beisebol em 1991, ela apertou a mão de todos os jogadores. Segundo um despacho da agência UPI, a soberana evitou cachorros-quentes, mas bebeu um martini.

Também foi encontrada nos arquivos nacionais dos Estados Unidos uma carta manuscrita de 1960 na qual ela confiava a Dwight Eisenhower sua receita de "scones", que o presidente havia degustado na residência real escocesa em Balmoral.

Posteriormente, alguns presidentes americanos diriam que sentiam um afeto quase de filho pela soberana. “Não acredito que ela tenha achado ofensivo, mas me lembrou minha mãe”, comentou Joe Biden sobre seu encontro de junho de 2021 com a soberano.

Em 1982, um jovem senador Joe Biden que se preparava para o primeiro encontro com a rainha recebeu essa recomendação de sua mãe, descendente orgulhosa de uma família irlandesa: "Não se curve a ela", "Não se atreva a se curvar para ela."

Avó 
Donald Trump disse ao "Daily Mail" que enquanto tomava chá em 2018 no Castelo de Windsor com a mulher, Melania, pensou em sua mãe: "Ela era uma grande admiradora da rainha". Já Barack Obama comentou que Elizabeth II o lembrava de sua avó. "Ela significou muito para nós", disseram os Obama após a morte da rainha britânica.

Os cinco ex-presidentes americanos que estão vivos prestaram uma homenagem a Elizabeth II. Tanto Jimmy Carter quanto Bill Clinton, George W. Bush, Barack Obama e Donald Trump usam os conceitos de "elegância", "senso de dever", "bondade" e "humor" para evocar a falecida soberana. 

Bill Cliton e a rainha Elizabeth IIBill Clinton e a rainha Elizabeth II - Foto: Gerry Penny/AFP/arquivo

Biden ordenou que a bandeira americana   fosse arriada até o funeral, inclusive na Casa Branca, incendiada em 1814 por tropas britânicas. Em seu longo comunicado, o presidente americano resumiu um sentimento predominante em todo o mundo, particularmente em seu país: "Sua Majestade, a rainha Elizabeth II, foi mais do que uma monarca. Encarnou uma era." 


BLOG DO BILL NOTICIAS

MT: bolsonarista desferiu ao menos 15 golpes de faca e machado em petista, inclusive no olho, pescoço e testa

Isso enquanto a vítima, Benedito Cardoso dos Santos, de 44 anos, já estava caída e deitada no chão

Divulgação/Polícia Civil (Foto: : Divulgação/Polícia Civil)

O eleitor de Jair Bolsonaro que matou um apoiador de Lula na cidade de Confresa, interior do Mato Grosso, na madrugada desta quinta-feira (8) desferiu ao menos 15 golpes na vítima, utilizando faca e machado.

O autor do crime, Rafael Silva de Oliveira, de 22 anos, atingiu inclusive o olho, pescoço e testa de Benedito Cardoso dos Santos, de 44 anos, quando este já havia caído e estava deitado no chão, sem possibilidade de se defender. Rafael foi então até um barracão pegar um machado, foi até Benedito, que ainda estava vivo, e o acertou no pescoço.

>>> Bolsonarista deu 3 tiros em petista, que revidou com 13 disparos em Foz do Iguaçu

Os dois trabalhavam juntos no corte de lenha em uma propriedade e começaram a discutir sobre política na noite de quarta-feira, 7 de setembro, segundo informações da Polícia Civil reportadas em reportagem do G1.

"O que levou ao crime foi a opinião política divergente. A vítima estava defendendo o Lula e o autor, defendendo o Bolsonaro", relatou o delegado Victor Oliveira. 

Segundo a Polícia Civil, quando os dois discutiam, Benedito deu um soco no rosto de Rafael e, em seguida, pegou uma faca. O autor do crime, então, partiu para cima da vítima e tomou para si a arma branca.

O suspeito foi encaminhado para a delegacia para prestar depoimento e confessou o crime. Ele foi preso em flagrante por homicídio qualificado, por motivo fútil e motivo cruel e teve a prisão em flagrante convertida para preventiva.

Foz do Iguaçu: mais um crime político

Este não é o primeiro crime político ocorrido durante o período eleitoral, de um bolsonarista contra um lulista. Em 9 de julho deste ano, o petista Marcelo Aloizio de Arruda, de 50 anos e pai de quatro filhos, foi morto a tiros por um apoiador de Jair Bolsonaro, Jorge José da Rocha Guaranho, em Foz do Iguaçu (PR).

Arruda comemorava o seu aniversário com temática do PT em uma associação esportiva da cidade, quando Guaranho entrou com seu carro no local gritando "Aqui é Bolsonaro". Após discussão, o bolsonarista baleou Arruda, que morreu após ser socorrido. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...