sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Marília Arraes foi a candidata mais procurada no Google, diz plataforma

A candidata do PT à Prefeitura do Recife, Marília Arraes, foi o nome mais buscado no Google entre todos os candidatos que concorrem a outras quatro prefeituras, além da capital pernambucana

Marília Arraes (Foto: Reprodução/Twitter)

A candidata a prefeita do Recife (PE) Marília Arraes (PT) foi o nome mais buscado no Google entre todos os candidatos que concorrem às prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Manaus, além da capital pernambucana. A pesquisa foi realizada pela própria plataforma. 

A gigante de tecnologia fez a comparação entre os dias 8 e 12 de novembro, e 22 e 26 do mesmo mês, pouco antes da realização do primeiro e do segundo turno das eleições municipais, respectivamente. As estatísticas foram publicadas pela coluna de Lauro Jardim

Nesta última fase do pleito, a busca pelo nome de Marília Arraes  
foi 64% maior que a do adversário João Campos (PSB), segundo dados do Google Trends.

Pesquisa Datafolha, divulgada na noite dessa quinta-feira (26), apontou empate técnico entre Marília e João Campos (PSB). A deputada federal tem 52% dos votos válidos (quando se exclui brancos e nulos). O seu adversário tem 48%. (247)



Blog do BILL NOTICIAS


Com Covid-19, Boulos propõe debate virtual na Globo contra Covas e recebe apoio de eleitores nas redes

"Bizarro a maior emissora do país não ter um plano de emergência para transformar um debate presencial em virtual num ano de pandemia", reclamou um internauta

(Foto: Filipe Araújo/Fotos Publicas | Patrícia Cruz)

O candidato a prefeito de São Paulo pelo PSOL, Guilherme Boulos, disse em vídeo nas redes sociais nesta sexta-feira que irá propor à Rede Globo realizar um debate virtual na noite desta sexta-feira (27) contra o candidato do PSDB, Bruno Covas.

Boulos foi diagnosticado nesta sexta com Covid-19 e, portanto, não pode comparecer aos estúdios da emissora para fazer o debate, como estava marcado.  (247)

Diante disso, Boulos e eleitores pedem pelas redes sociais que o evento seja realizado virtualmente.

 

 

 

 

 



Blog do BILL NOTICIAS


Boulos testa positivo para Covid e debate final na Globo é cancelado

Em franca ascensão na reta final da campanha eleitoral, o candidato do PSOL a prefeito de São Paulo não apresenta sintomas da Covid-19 e ficará em isolamento. O último debate com Bruno Covas, que aconteceria na Globo na noite desta sexta-feira (27), foi cancelado pela emissora

Guilherme Boulos (Foto: Reprodução/Facebook)

O candidato a prefeito de São Paulo pelo PSOL, Guilherme Boulos, testou positivo para a Covid-19 nesta sexta-feira (27). O candidato não apresenta nenhum sintoma, de acordo com nota oficial divulgada pela equipe de Boulos.

Na segunda-feira (23) a campanha de Boulos foi comunicada de que a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL), aliada do candidato, havia sido diagnosticada com a doença. Boulos então fez o teste e o resultado ficou pronto nesta sexta-feira.

O candidato cumprirá período de quarentena e todas as pessoas que têm contato com ele serão testadas.

Com o anúncio do diagnóstico, o jornalista da Rede Globo Cesar Tralli informou que o debate entre Boulos e Bruno Covas (PSDB) que aconteceria na noite desta sexta está cancelado. "Guilherme Boulos do PSOL testou positivo para Covid. Portanto, o debate desta noite aqui na Globo entre ele e Bruno Covas, do PSDB - e que seria mediado por mim - está cancelado", escreveu o jornalista no Twitter.



Blog do BILL NOTICIAS

Existe água na Lua. E não apenas nos polos do satélite

Instalado a bordo de um avião Boeing 747, o telescópio SOFIA descobriu água em uma zona da superfície da Lua iluminada pelo Sol. A água também está presente em quase todos os lugares onde a luz do sol nunca chega: dois estudos, incluindo um da NASA, levam à mesma conclusão.

A água na Lua pode ser mais abundante e acessível do que se pensava – uma boa notícia para os planos de colonização e exploração de nosso satélite. O astrofísico Paul Hayne (Universidade do Colorado, Boulder) e sua equipe usaram imagens de câmeras e medições de temperatura feitas pela espaçonave em órbita lunar Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA para mapear regiões frias permanentemente sombreadas na Lua, que se acredita serem os lugares onde o gelo é preservado, provavelmente porque nunca foram expostos à luz solar. Os resultados estão publicados na prestigiosa revista científica Nature.

O avião-telescópio Sofia, da Nasa.


O Telescópio Espacial SOFIA, da Nasa, montado a bordo de um avião Boeing 747.

Não apenas nos polos

Embora haja muitas evidências da presença de água na Lua, até agora se pensava que o gelo de água estava limitado apenas a locais frio e recônditos, tais como crateras muito amplas e profundas. Em vez disso, o novo estudo destacou que também existem pequenas áreas e inclusive microáreas medindo de alguns milímetros a um metro, que estão permanentemente na sombra e que podem conter gelo mais fácil de alcançar. No geral, os pesquisadores estimam que esses “esconderijos” ocupem cerca de 40 mil quilômetros quadrados, ou cerca de 0,1 por cento da superfície lunar. “Estamos vendo bilhões dessas “armadilhas frias” em escalas que nunca imaginamos”, comenta Hayne. “O gelo está muito mais ao nosso alcance do que pensávamos. É uma descoberta revolucionária para a exploração humana da Lua!”.

SOFIA confirmou

Um estudo separado, antecipado pela NASA com muita ênfase (como é evidente no vídeo abaixo), confirmou a presença de gelo de água (H2O) em vez de hidroxila simples (OH), que as observações anteriores não foram capazes de distinguir. O pesquisador Casey Honniball (do NASA Goddard Space Flight Center) e seus colegas usaram o telescópio SOFIA da agência espacial – que é montado em um avião para fazer observações em altitudes muito elevadas, onde a absorção de luz infravermelha pela atmosfera terrestre é muito reduzida – para detectar uma assinatura espectral muito clara da água presente na Lua. O cientista afirma que os dados são consistentes com a presença de moléculas de água incrustadas nas rochas em quantidades significativas. “A água é essencial para nós, mas é muito caro transportá-la pelo espaço a fora”, comenta: “encontrar água na Lua espalhada desta forma pode significar que podemos usar a que está lá em cima, em vez de levá-la conosco”.

Lua e o Telescópio-avião Sofia (Ilustração)


Representação artística da NASA mostra a localização da cratera lunar Clavius, onde SOFIA detectou gelo de água na superfície lunar. Crédito: NASA.

“Ainda não está claro quão estável a água é nessa forma, seja por longos ou curtos períodos”, comentou William Bottke (do Southwest Research Institute, Colorado) que, ao contrário de seus colegas, não considera as moléculas de água uma pista para a abundância de água de forma útil para nós. Além disso, “os astronautas podem ter muita dificuldade em extrair essa água”, diz ele: “porque no momento ninguém pode descartar que para encher uma única garrafa de água seja necessário triturar milhares de quilos de rocha”. Já se sabia que, na forma de microgotículas aprisionadas no interior das rochas, a água está espalhada em toda a parte na superfície do nosso satélite.

Vídeo Nasa: Usando o telescópio SOFIA, da NASA, montado a bordo de um avião, os cientistas do Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy descobriram água em uma superfície da Lua iluminada pelo Sol. O telescópio foi montado no interior de uma aeronave Boeing 747SP modificada que permite aos astrônomos estudar o sistema solar de maneiras que não são possíveis com telescópios terrestres. Água molecular, H2O, foi encontrada na Cratera Clavius, uma das maiores crateras visíveis da Terra no hemisfério sul da Lua. Esta descoberta indica que a água pode estar distribuída em toda a superfície lunar, e não limitada apenas a lugares frios e sombreados. (Por: Equipe Oásis)


Blog do BILL NOTICIAS

Nyiragongo. Um vulcão imenso está prestes a explodir

 


O vulcão Nyiragongo, na região central da África, encontra-se hoje em um estado similar àquele que levou à erupção de 2002, causando centenas de mortos e milhares de desabrigados. Cientistas já deram o sinal de alerta. Na foto de abertura, o rio de lava em formação a partir da cratera do vulcão,

Por: Equipe Oásis

Lava do Nyiragongo transborda


O lago do Nyiragongo em 2002, quando rompeu as paredes e transbordou.

Em 2002, a erupção do vulcão Nyiragongo produziu um rio de lava que desceu rapidamente ao longo dos flancos do vulcão, em direção à cidade de Goma, na fronteira entre a República Democrática do Congo e Ruanda. O número de mortos, embora seja impressivo, fala em cerca de 250 vidas perdidas, com 20 por cento da cidade destruída e centenas de milhares de pessoas forçadas a fugir. O retorno à normalidade foi muito lento e hoje, como costuma acontecer, parece que quase ninguém se lembra do Nyiragongo e do perigo que representa, pelo menos a julgar pelo aumento da população que vive ao redor do vulcão, cerca de um milhão e meio de pessoas, mais do que o dobro do que vivia lá em 2002.

Turista na beira da cratera do Nyiragongo


Turista observa o lago de lava do Nyiragongo da borda da cratera

Risco máximo

Nos últimos anos, foram criadas novas condições que podem levar a um desastre mais grave do que o anterior: é o que afirma Dario Tedesco, vulcanólogo da Universidade Luigi Vanvitelli (Caserta, Itália), que no início de 2002 realizou uma campanha de pesquisas na cratera do “vulcão borbulhante”, como é chamado. A campanha mostrou como o nível do lago de lava permanente (devido à emissão contínua de gases muito quentes) está subindo a uma taxa alarmante. Isso pode fazer com que a lava derreta as paredes da cratera e se espalhe na planície abaixo sem aviso prévio. De acordo com pesquisas e projeções baseadas em dados atuais, o risco máximo será alcançado em cerca de 4 anos – mas uma erupção pode ser desencadeada a qualquer momento. Basta, por exemplo, que um terremoto aconteça naquela área, por sinal bastante sujeita a movimentos sísmicos. A avaliação de Tedesco é que o Nyiragongo, no momento, “é o vulcão mais perigoso do mundo”.

Um rio de lava

Tedesco estuda o Nyiragongo desde meados da década de 1990, quando os refugiados tutsis que fugiam da vizinha Ruanda aumentaram a população de Goma. As Nações Unidas pediram a sua opinião sobre os perigos do vulcão e, desde então, esse cientista e sua equipe tem monitorizado continuamente os estados de espírito do Nyiragongo, precisamente nos anos anteriores à erupção de 2002. Os paralelos que existem hoje com aquilo que aconteceu há 18 anos é impressionante. O evento de 2002 começou depois que um terremoto abriu fissuras no flanco sul do vulcão: o lago de lava de 200 metros de largura, o maior do mundo neste momento, foi esvaziado em poucas horas, liberando lava muito fluida que fluiu rio abaixo a 60 quilômetros por hora. A lava, que atingiu Goma, acumulou-se em camadas de até 2 metros de altura, criando finalmente um delta de 800 metros de largura que desaguou no Lago Kivu, situado nas proximidades.

Cidade de Goma


A cidade de Goma, entre o lago Kivu e o vulcão Nyiragongo.

Como uma torneira aberta

Quando as rachaduras ficaram obstruídas e fechadas, a lava novamente começou a ferver e a encher o lago da cratera, exatamente como antes do terremoto. O influxo de lava no lago acelerou em 2016, quando uma nova abertura permitiu que mais gás e lava subissem das profundezas. Em fevereiro passado, durante a inspeção mais recente de Tedesco e seus colegas – levados por tropas de paz das Nações Unidas para evitar eventuais agressões por parte das várias facções armadas ativas na área – foi descoberto que o nível do lago de lava está subindo. Desta vez, mais rápido do que nunca, com o novo respiradouro bombeando cerca de 4 metros cúbicos de lava por segundo, o suficiente para encher uma piscina olímpica a cada 10 minutos – e “quanto mais o volume aumenta, mais chances de erupção em Goma aumentam”, diz Katcho Karume, gerente geral do Observatório de Vulcões Goma (http://www.virunga-volcanoes.org/contacts/goma-volcano-observatory/).

O lago de lava na cratera do Nyiragongo


O Nyiragongo em vista noturna

Sob pressão crescente

O estudo sobre a recente atividade de Nyiragongo, coordenado pelo geofísico Pierre-Yves Burgi (Universidade de Genebra), revela que a pressão exercida pela lava nas paredes internas da cratera é atualmente de cerca de 20 atmosferas: ou seja, ultrapassou em muito a resistência mecânica dos flancos rochosos do vulcão. “A situação é, portanto, instável”, diz Burgi, “e o perigo de um tremor abrir uma nova fenda é muito alto.” Infelizmente, a situação geral da região também é muito instável do ponto de vista político e de segurança, sendo praticamente impossível chegar a Nyiragongo por via terrestre para estudos mais aprofundados sobre o estado do vulcão. (Por: Equipe Oásis)

Vídeo: Visita ao vulcão Nyiragongo



Blog do BILL NOTICIAS

OMS: Brasil precisa agir rápido para evitar segunda onda de Covid-19

 

(Foto: Divulgação (OMS))

Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (27/11), os diretores da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmaram que os países da América Latina estão vendo um aumento no número de casos de Covid-19.

Segundo o diretor de emergências da entidade, Michael Ryan, no caso específico do Brasil, o sistema de saúde conseguiu absorver a “pancada” da primeira onda “de forma maravilhosa”, mas com a fadiga dos profissionais de saúde, “não podemos assumir que conseguirá mais uma vez”.

Ryan alertou ainda para a necessidade de proteger os trabalhadores da linha de frente para que consigam lidar com a alta nos casos. “Se voltarmos para uma situação de UTIs lotadas, a mortalidade vai crescer. Precisamos agir mais rápido, de forma mais consistente e mais colaborativa. Na primeira vez, tínhamos a desculpa que estávamos aprendendo, adaptando, testando o que a população aceitaria. Mas, na segunda, precisamos agir melhor”, afirmou. (Juliana Contaifer, Metrópoles)


Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de São Paulo reconhece distribuição de cestas básicas e Boulos diz que tomará 'medidas cabíveis' contra Covas

 

(Foto: Reprodução)

Brasil de Fato - A Prefeitura de São Paulo (SP) reconheceu que houve distribuição de cestas básicas na Brasilândia, zona norte da cidade, na última quinta-feira (26).

Durante o dia, "viralizou" nas redes sociais um vídeo que registrou a atividade na Raulino Galdino da Silva: durante a entrega das cestas, houve panfletagem e um carro de som tocou o jingle de campanha do atual prefeito Bruno Covas (PSDB). Ao menos um dos veículos que aparece na imagem traz um adesivo com o número do candidato.

O adversário de Covas no 2º turno, Guilherme Boulos (PSOL), considerou a denúncia "gravíssima", a três dias da eleição, e disse que tomará "as medidas cabíveis." A Guarda Civil Metropolitana (GCM) abriu uma sindicância para apurar o ocorrido, que repercutiu principalmente no Twitter e levou a expressão "crime eleitoral" à lista de palavras mais postadas na rede no início da noite. 

A atividade, segundo a prefeitura, faz parte do programa Cidade Solidária, instituído em abril por meio do Decreto 59.377, como resposta à "crise de emprego e renda" agravada pela pandemia de covid-19. 

"O Cidade Solidária iniciou sua ação em parceria com as entidades civis inseridas no Pacto por Cidades Justas e com ação direta de um conjunto de secretarias municipais que desenvolvem ações sociais nos territórios", diz a nota.

"Todas as entidades parceiras assinaram um termo de adesão com a Prefeitura de São Paulo se comprometendo a executar a distribuição das cestas respeitando integralmente às recomendações do Ministério Público Eleitoral. Qualquer ação por parte das entidades que não tenha respeitado a recomendação descumpre o acordo estabelecido no termo de adesão e será apurada."

Em entrevista à revista Carta Capital, o diretor do PSDB na Brasilândia, Emilson Almeida da Silva, ressaltou que a atividade não tinha relação com a campanha tucana. "Um rapaz que veio aqui (...) parou com o carro aqui de campanha com o negócio [som] ligado. Aí nós mandamos desligar. Não tem nada a ver com campanha, a entidade existe há mais de 20 anos", disse.

Brasil de Fato conversou com a assessora da campanha de Bruno Covas (PSDB), Manuela Sá, na tarde de quinta (26). Primeiro, ela afirmou desconhecer a atividade.

"Não dá para saber se o que tem dentro daquela caixa é cesta básica. Posso garantir que não é um ato oficial de campanha. É um vídeo, que está circulando, e ninguém sabe. Mas não tem a fala de ninguém dizendo que é um ato de campanha. Tem um jingle tocando, uma fila e aquelas caixas, mas não dá para saber", disse.

Em seguida, a campanha divulgou uma breve nota sobre o caso: "A campanha de Bruno Covas não distribui cestas básicas. É inadmissível que, há três dias das eleições, este tipo de conduta esteja sendo compartilhada. Apesar dos ataques e das fake news, vamos manter a nossa postura de mostrar aos eleitores o que fizemos nos últimos anos à frente da prefeitura da capital e o que vamos realizar nos próximos 4 anos."

Segundo levantamento do instituto XP/Ipespe, divulgado na última quinta (26), Covas tem 48% das intenções de votos contra 41% de Boulos, que teria subido nove pontos em relação à pesquisa anterior.


Blog do BILL NOTICIAS

Justiça manda apoiadores de João Campos suspenderem ‘fake news' contra Marília Arraes em grupos de WhatsApp

 

João Campos e Marília Arraes (Foto: Reprodução/Facebook)

A Justiça Eleitoral determinou que o grupo de WhatsApp Juventude Pernambucana, que apoia o candidato João Campos (PSB) na disputa pela Prefeitura do Recife, suspenda a veiculação de fake News contra a candidata do PT, Marília Arraes. 

Na decisão, segundo reportagem do Blog do Jamildo, o desembargador eleitoral Carlos Moraes ressaltou que “ao difundir matéria incompleta, transmudando-se em notícia falsa, na medida em que já houve o arquivamento do inquérito, tal veiculação traz prejuízo à candidata, sobretudo pela sua participação no segundo turno das eleições no Recife”. 

Para o desembargador, “o que se coíbe é a incompletude da informação que falsamente leva o eleitor a acreditar que a investigação ainda persiste aberta, mas, na verdade, já se encontra arquivada e com trânsito em julgado da decisão” e que “dessa forma, a propaganda ao não trazer a verdade dos fatos, na intenção de atribuir outro sentido ao que verdadeiramente aconteceu, visa confundir o eleitorado, transmudando-se em fato “sabidamente inverídico””. (247)




Blog do BILL NOTICIAS

Taxa de desemprego bate novo recorde no Brasil e atinge 14,6%

 

Carteira de trabalho, Bolsonaro com Paulo Guedes e fila por emprego (Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Publicas | Reuters)

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 14,6% no trimestre encerrado em setembro e atingiu um novo recorde, de acordo com dados da Pnad Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na manhã desta sexta-feira (27). Essa é a maior taxa registrada na série histórica do instituto. A reportagem é do jornal O Globo. 

No momento, são 14,1 milhões de pessoas em busca de trabalho. Mais 1,3 milhão de desempregados entraram na fila do emprego em apenas três meses. Em agosto, a taxa de desemprego já havia batido recorde, 14,4%, acrescenta a reportagem. 

A analista da pesquisa do IBGE, Adriana Beringuy, afirmou que o aumento na taxa de desemprego reflete a flexibilização das medidas de isolamento social para controle da pandemia da Covid-19.

“Houve maior pressão sobre o mercado de trabalho no terceiro trimestre. Em abril e maio, as medidas de distanciamento social ainda influenciavam a decisão das pessoas de não procurarem trabalho. Com o relaxamento dessas medidas, começamos a perceber um maior contingente de pessoas em busca de uma ocupação”, explica. (247)


Blog do BILL NOTICIAS


Justiça Eleitoral condena Crivella a postar direito de resposta do PSOL por fake news sobre 'pedofilia nas escolas'

 

Marcelo Crivella (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Marcello Crivella (Republicanos), foi condenado pela Justiça Eleitoral a postar - no prazo de até 12 horas - em seu perfil no Facebook um direito de resposta concedido ao PSOL. A decisão é fruto de uma ação movida pela legenda após Crivella afirmar, em vídeo, que o partido iria incentivar a prática de pedofilia nas escolas municipais caso o rival Eduardo Paes (DEM) ganhe as eleições. 

Segundo reportagem da coluna do jornalista Ancelmo Gois, a sentença pontua que “a liberdade de manifestação do pensamento deve ser exercida com responsabilidade no uso das informações, já que o interesse da coletividade na informação é que deve ser atendido. Não há interesse social justo na publicação de informações que se destinem à difusão de malignidade”.

Além do direito de resposta, Crivella terá que excluir o  vídeo, gravado com a participação do deputado federal Otoni de Paula, das redes sociais sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da ordem judicial. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...