domingo, 17 de dezembro de 2023

Ministério da Justiça lança aplicativo para bloquear celulares roubados: "transforma em metal inútil"

Iniciativa visa inibir ação de ladrões e de quem compra telefones roubados, segundo o secretário-executivo Ricardo Cappelli

Aparelho celular (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)


O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançará, na próxima terça-feira (19), um aplicativo que promete bloquear as funções de aparelhos celulares roubados instantaneamente, transformando-os em "pedaços de metal inútil" a fim de inibir a ação de ladrões. A informação é da CNN Brasil.

O aplicativo se chamará Celular Seguro e permitirá aos usuários o bloqueio da linha telefônica e dos acessos às contas de bancos e aos serviços que estiverem cadastrados no aparelho. O usuário poderá realizar o acesso ao app por meio de outro celular - que precisa estar cadastrado antecipadamente - para apertar um 'botão de emergência' e alertar a Anatel e as instituições bancárias sobre o roubo.

“O aplicativo funciona como um atalho, um botão de emergência. O bloqueio inibe a receptação por quem compra o celular de origem duvidosa. Não vai mais [ocorrer], o que desestimula o roubo. A pessoa não vai ter coragem de vender se não terá acesso às informações, dados bancários, nada. Esse aplicativo transforma o celular em um pedaço de metal inútil”, disse o Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, à CNN Brasil. - (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Com uma semana de governo, Milei já é vaiado na Argentina (vídeo)

Milei é o sócio de 76.296 do Boca e votou em uma das mesas instaladas no estádio La Bombonera



Com apenas uma semana de governo, o novo presidente da Argentina, Javier Milei, enfrentou neste domingo (17) um mar de assobios, insultos e repúdios dos sócios do clube de futebol Boca Junior, no Estádio do La Bombonera.

Os torcedores do time elegem hoje o novo presidente do clube. Milei é o sócio de 76.296 do Boca e votou em uma das mesas instaladas no estádio La Bombonera, quando ocorreram as vaias e xingamentos. - (247).

Veja:





BLOG DO BILL NOTICIAS

"Milei já trata a população argentina como um ditador", diz Florestan

“Pelo andar da carruagem, vamos ver muita recessão, miséria e opressão na Argentina”, projeta

(Foto: REUTERS/Agustin Marcarian | Felipe L. Gonçalves/Brasil247)

O jornalista Florestan Fernandes Júnior participou do programa Bom Dia 247 deste domingo (17) e avaliou que o novo presidente, Javier Milei, “já trata a população argentina como um ditador e que a reação popular é a única solução”.

“Seu pacote econômico penaliza os que estão mais abaixo na pirâmide econômica e beneficia os ricos, aqueles que puderam estocar dólar em casa”, indica. 

O jornalista ainda destaca que Milei promete usar toda a sua repressão contra os movimentos sociais. “Quer impedir manifestações, indicando até que os manifestantes terão que pagar pelos custos da repressão. Algo assim foi visto nos tempos da ditadura militar, uma das mais sangrentas que a América Latina já viu”.

“Pelo andar da carruagem, vamos ver muita recessão, miséria e opressão na Argentina”, finaliza. - (247).

Veja sua fala completa:


BLOG DO BILL NOTICIAS

Israel bombardeia maternidade em Gaza; manifestantes pedem punição ao “estado terrorista”

O domingo foi marcado por uma nova atrocidade cometida pelo governo de Benjamin Netanyahu: o ataque a uma maternidade; na Holanda, protesto pediu reação do TPI. Confira imagens

Devastação em maternidade do Hospital Nasser após bombardeio israelense (Foto: Reprodução)


As Forças de Defesa de Israel bombardearam, neste domingo (17), a maternidade e a creche infantil do Complexo Médico Nasser, localizado em Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza. Há relatos de mortos e "múltiplos feridos no local", de acordo com o canal árabe Al Mayadeen.

De acordo com o Crescente Vermelho Palestino, o recente bombardeio israelense "é uma indicação séria de que está atacando hospitais e centros médicos que gozam de proteção e imunidade de acordo com o direito humanitário internacional. Apelamos à comunidade internacional para que fornecer proteção total para equipes médicas e hospitais."

 

 

 

Além disso, centenas de manifestantes se reuniram na Holanda para protestar contra a inoperância do Tribunal Penal Internacional (TPI), sediado no país, em relação ao atual massacre promovido por Israel contra a população de Gaza. Os manifestantes pediam por Justiça e por um cessar-fogo imediato, confira: - (247).

 

BLOG DO BILL NOTICIAS

Apreensão de fuzis no Rio é a maior desde o início da série histórica

 

Aumento foi 26% em relação ao mesmo periodo de 2022, diz Polícia Civil

Policia Civil do Rio de Janeiro/Divulgação


O número de fuzis apreendidos no estado do Rio de Janeiro totalizou 568 em novembro, aumento de 26% em comparação com o mesmo mês do ano passado, com uma média de dois armamentos por dia. Este é o maior número de apreensões dos últimos 16 anos e a maior da série histórica. No mesmo período, 5.893 armas de fogo foram retiradas de circulação, cerca de 18 por dia. No comparativo com o mesmo período de 2022, o indicador registrou queda de 6%. Os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), ligado à Polícia Civil,  foram divulgados nesta quinta-feira (14).

Os roubos de rua (roubo de aparelho celular, roubo a transeunte e roubo em coletivo) reduziram 11% no mês de novembro. Este foi o menor número de casos para o mês desde 2004. Na comparação do acumulado do ano, a queda foi 17% (9.560 roubos a menos no ano).

Ainda nos crimes contra o patrimônio, os roubos de carga caíram pela metade em novembro, registrando o menor valor para o mês desde 2008. Foram 450 casos em novembro do ano passado, contra 222 em novembro deste ano, representando uma redução de 51%. Já os roubos de veículos diminuíram 13% no penúltimo mês do ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Crimes violentos

Os crimes contra a vida alcançaram quedas históricas: o  indicador estratégico Letalidade Violenta - que engloba homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, latrocínio, morte por intervenção por agente de Estado - atingiu o menor número de vítimas dos últimos 32 anos, tanto para o acumulado (5%) quanto para o mensal (13%).

“Destacamos, também, a queda significativa das mortes por intervenção de agente do Estado em território fluminense. No mês passado, houve declínio de 60% em relação a novembro do ano anterior, e ao longo dos últimos 11 meses, uma redução de 34%, índice mais baixo para o acumulado desde 2015”, diz o ISP. - (Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro).

Edição: Valéria Aguiar



BLOG DO BILL NOTICIAS

Brasil contará com mais 100 campi de institutos federais

 

Anúncio foi comemorado pela rede de institutos e por estudantes

DIVULGAÇÃO


O governo federal pretende inaugurar mais 100 campi dos institutos federais (IFs) no país até o final do atual mandato, em 2026. Os detalhes do plano de expansão ainda serão definidos, mas a ampliação já é comemorada tanto pela rede de institutos federais quanto pelos estudantes.  

O anúncio foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude, nessa quinta-feira (14). "Nós vamos fazer mais 100 institutos federais neste país para que a gente possa suprir a ausência de vagas para a juventude aprender uma profissão, ter um emprego digno e um salário justo", afirmou.

Os institutos federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Os cursos são gratuitos. Os IFs constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada em 2008. Os institutos têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada, ou seja, junto ao ensino médio.  

Atualmente, a rede federal conta com 38 institutos federais, dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, além de escolas técnicas ligadas a universidades federais. Cada uma destas instituições é composta por campi que atuam como unidades descentralizadas de ensino, dessa forma, o ensino das IFs chega a mais locais. Atualmente, o país conta com mais de 680 unidades. São mais de 1,5 milhão de estudantes matriculados tanto nos grandes centros quanto no interior do país.

Para o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que reúne essas instituições, o anúncio é positivo e é uma pauta que vem sendo discutida há um tempo. As instituições demandam tanto a expansão, criando novas unidades, quanto a consolidação, ou seja, a finalização de obras em curso e a contratação de pessoal em locais onde isso ainda não foi feito.

“Receber a expansão é um fator importante porque vamos chegar a novos espaços e novas cidades pelas cinco regiões do país, levando a educação profissional e tecnológica pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, que vem abarcando e recebendo a diversidade da sociedade como um todo”, diz o vice-presidente de Relações Parlamentares do Conif e reitor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF SUL), Flávio Nunes.

Segundo ele, o Conif aguarda ainda as definições de como se dará essa expansão, de como serão selecionados os novos locais e também de como se dará a consolidação.

Os recursos tanto para a expansão quanto para a consolidação estão previstos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao todo, estão previstos R$ 3,9 bilhões para ambos. Ainda falta, portanto, definir quanto será destinado a cada uma das rubricas.

Estudantes

A expansão será importante também para a oferta do novo ensino médio, que está em discussão no Congresso Nacional. Isso porque grande parte das vagas destina-se ao ensino técnico realizado junto com o ensino médio.

O anúncio da expansão foi comemorado também pelos estudantes. “Muita felicidade! Realizamos, nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, o maior encontro nacional de escolas técnicas da América Latina, e um dos encaminhamentos foi a expansão dos institutos federais brasileiros. Para nós é uma grande vitória! Da nossa pressão e mobilização”, destaca a presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz.

Beatriz ressalta que é preciso também garantir o funcionamento dos institutos que já existem. “Agora precisamos garantir o fornecimento e reestruturação dos que já existem. Para isso estamos tocando uma campanha chamada #IFSEMFOME: Pelo direito à alimentação gratuita nos instintos federais.”

A presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Manuella Mirella, concorda que, para os estudantes, a expansão dos institutos federais é uma pauta essencial, assim como o fortalecimento e expansão também das universidades federais. Tanto as universidades quanto os institutos são importantes para que os estudantes possam ter a possibilidade de escolher. Se quiserem ir para o ensino técnico, que tenha IF de portas abertas, se quiserem universidades, vão encontrar universidades estruturadas, com orçamento robusto, com assistência estudantil”, defende.  

“Ficamos felizes com o anúncio dos IFs, mas estamos na luta pela garantia do orçamento das universidades e institutos para o próximo ano”, diz a presidenta. “Se a gente debate um projeto de Brasil para o futuro, com emprego e renda, com a juventude na universidade, a gente precisa de investimento nessa população e na estrutura da universidade”, acrescenta.

Ministério da Educação

Sobre a expansão e consolidação dos institutos federais, o MEC afirmou que o Novo PAC prevê R$ 3,9 bilhões, contemplando pelo menos 100 novos campi de IFs, com capacidade para 1,4 mil novas vagas cada. “O MEC, conjuntamente com a Casa Civil, está ultimando os detalhes do plano de expansão para ser anunciado pelo presidente Lula em breve”, diz a pasta.  - (Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil* - Brasília).

*Colaborou Pedro Rafael Vilela

Edição: Juliana Andrade



BLOG DO BILL NOTICIAS

A Professora Célia Regina Carvalho é a nova gestora da GRE Sertão Médio São Francisco

 

A profissional substitui a professora Ana Karina que faleceu em outubro deste ano, com pouco mais de 3 meses à frente da gestão da GRE em Petrolina.


                                                                    Fonte: g1 Petrolina
Célia Regina Carvalho é a nova gerente regional de educação do Sertão Médio São Francisco 
Foto: Divulgação/Superintendência Estadual de Educação

A Secretaria Estadual de Educação nomeou a nova gerente regional de educação do Sertão Médio São Francisco. Célia Regina Carvalho, de 61 anos, é natural de São Paulo (SP), mas vive em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, desde 1982. Ela atua há quase 40 anos na educação, e substitui a professora Ana Karina que faleceu em outubro deste ano, com pouco mais de 3 meses à frente da gestão da GRE em Petrolina.

Célia é professora, graduada em Licenciatura de Geografia (1984) pela Faculdade de Formação de Professores de Petrolina (FFPP), atual Universidade de Pernambuco (UPE); pós- graduada em Ensino e Programa de Geografia pela UPE, e em “Interdisciplinaridade na Educação Básica”, pelo Instituto Brasileiro e Pós-Graduação e Extensão (IBPEX).

A nova gestora atua profissionalmente há 39 anos, com passagem na educação básica e na educação superior, como professora tutora e formadora do Programa de Graduação em Pedagogia (PROGRAPE) da UPE, campus Petrolina. Também tem experiência de gestora na Escola Integral de Ensino Médio e foi secretária municipal de Educação de Petrolina de 2009 a 2013.

A profissional já atuou como avaliadora educacional do Ministério da Educação na reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração de Educação de 2015 a 2017 e antes de assumir o cargo de Gerente Regional de Educação do Sertão Médio São Francisco, Célia Regina trabalhou como educadora de apoio e assistente de gestão na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Osa Santana de Carvalho.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...