segunda-feira, 6 de junho de 2022

Marinha alerta sobre ressaca em Recife até a quarta-feira (8); ondas podem chegar a 2,5 metros

 

Informe foi divulgado neste domingo (5); área do alerta corresponde do norte de Conde, na Bahia, até o sul de Recife


                           Por Portal Folha de Pernambuco

Em comunicado divulgado na tarde deste domingo (5), a Marinha do Brasil alerta para a possibilidade de ressaca em parte do litoral nordestino, incluindo Pernambuco, chegando até o sul de Recife. De acordo com o alerta, o alerta se estende da manhã desta segunda-feira (6) até a manhã da quarta-feira (8). 

Ainda de acordo com a Marinha, o que pode causar a possível ressaca é a influência de um sistema de alta pressão, resultando em ondas de direção Sul a Sudeste, com altura de até 2,5 metros. A área litorânea estimada vai do norte do município de Conde, ao norte do estado da Bahia e segue até o sul do Recife. 

Os avisos de mau tempo são mantidos pela marinha em seu site oficial. Já o acesso às informações meteorológicas, pode ser acessado na página do Serviço Meteorológico Marinho, no Facebook, além do aplicativo Boletim ao Mar, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o RUMAR – Instituto Rumo ao Mar. 

"Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio", reforça a Marinha do Brasil, em comunicado. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Programa Lula e Alckmin fala em valorizar os policiais, combate a milícias e ao crime organizado

O programa de governo do ex-presidente destacou a necessidade de redução da criminalidade e cita como uma das medidas o "enfrentamento eficaz" ao crime organizado e às milícias 

Geraldo Alckmin e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

A chapa do ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT), que tem como vice o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), apresentou nesta segunda-feira (6) um documento, com o trecho voltado para a segurança pública. 

O programa de governo do ex-presidente destacou a necessidade de redução da criminalidade por meio do "enfrentamento eficaz ao tráfico de drogas e armas, ao crime organizado e às milícias".

O trecho em que a sigla busca responder à "legítima e crescente demanda dos brasileiros e das brasileiras por maior segurança pública".

Os membros da coligação também dedicaram um tópico sobre o meio ambiente e defenderam tanto a redução do desmatamento como a implementação de políticas para novas atividades produtivas

A chapa defendeu, ainda, a revogação da reforma trabalhista e a volta de estatais como um dos pilares do desenvolvimento socioeconômico. 247




Diario de Pernambuco integra frente de combate à desinformação em parceria com o TRE-PE

                                   Por: Diario de Pernambuco 
Foto: Antonio Augusto/secom/TSE

Em outubro de 2022, eleitores/as de todo o Brasil vão às urnas escolher seus representantes no Parlamento e no Executivo federal e estadual. Em meio aos processos que envolvem o ano eleitoral, a informação de qualidade é uma aliada importante. Sendo assim, o Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE) lançará, na próxima quinta-feira (9), às 15h, na sua sede no Recife, a Frente de Combate à Desinformação de Pernambuco. A iniciativa é feita em parceria com vários veículos de imprensa do estado, dentre eles o Diario de Pernambuco.


O objetivo da iniciativa é levar à população informações verdadeiras em relação às eleições e, desta forma, combater "fake news" sobre o processo eleitoral. Realizado em parceria com diversos veículos de imprensa de Pernambuco, o projeto também visa reforçar importância da imprensa na defesa da democracia e da cidadania. O presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães, e representantes de empresas jornalísticas de diversos segmentos no estado farão o lançamento da Frente no plenário do tribunal. 

“A imprensa é fundamental na construção e consolidação da democracia e presta um serviço inestimável à sociedade ao levar informações corretas e precisas sobre tudo que envolve o sistema eleitoral”, frisa o desembargador.

O trabalho conjunto entre a Assessoria de Comunicação do Tribunal e os veículos de imprensa será voltado a checagens de conteúdos que circulam em redes sociais e aplicados de mensagens, bem como o trabalho de assessoria de imprensa.



'Lula não pode relaxar. Precisa usar máscara', diz Marcos Caseiro

O infectologista reconhece a importância da campanha do ex-presidente, mas ressalta a necessidade de se proteger contra a Covid-19: "ele tem que ir, mas tem que ir de máscara"

Lula e Marcos Caseiro (Foto: Ricardo Stuckert | Reprodução/Youtube)

O médico infectologista Marcos Caseiro, em entrevista ao Bom Dia 247 desta segunda-feira (6), afirmou que o ex-presidente Lula (PT) deve voltar a utilizar máscara de proteção contra Covid-19 em eventos de campanha para evitar ser infectado pelo coronavírus.

Lula e sua esposa, a socióloga Rosângela Silva, testaram positivo para Covid-19 no final de semana. O casal diz que passa bem.

"O Lula é um exemplo de tantos outros que a gente está vendo", afirma Caseiro sobre a nova onda do coronavírus que tem elevado o número de infecções pelo país.

O médico ressalta, porém, que as vacinas têm funcionado. "Felizmente a gente está vendo que quem está vacinado tem feito uma forma mais leve [da doença]".

Caseiro reconhece a importância dos eventos de campanha de Lula e a dificuldade em discursar com a máscara sobre o nariz e a boca, mas reforça a recomendação de uso do equipamento. "O Lula estava fazendo tudo direitinho, a gente via ele sempre de máscara. Não dá para relaxar. É muito difícil falar com máscara, principalmente uma N95, mas acho que como ele vai para esses encontros ele tem que estar de máscara sim. E no momento em que ele pegar o microfone, com certo distanciamento para falar, ele pode até retirar essa máscara. Mas ele não poderia descuidar. A presença do Lula é muito importante. Ele tem que ir [aos eventos], mas tem que ir de máscara. Ele estava fazendo isso e deu uma relaxada, coisa que não pode acontecer". 247




TJPE volta a obrigar uso de máscara para entrada e permanência em prédios

 

Presidente alerta para crescimento exponencial dos números da Covid-19 no País


                 Por Portal Folha de Pernambuco

Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) volta a obrigar, a partir da próxima segunda-feira (6), o uso de máscara de proteção de nariz e boca para entrada e permanência nos seus prédios. A obrigatoriedade inclui fóruns e unidades administrativas do Judiciário. 

"Os números, no País, estão crescendo exponencialmente de forma acelerada. É melhor prevenir do que remediar. Em ambiente aberto, não há problemas. A cepa predominante da Covid-19 é a omicron, pouco letal, até porque tem muita gente vacinada, mas se expande com mais celeridade", alerta o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo.

Em Pernambuco, a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados foi retirada em 20 de abril.

Ato Conjunto assinado pelo desembargador Luiz Carlos Figueirêdo e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Paes Barreto altera recomendação anterior, de abril, que versava sobre a retirada da obrigatoriedade do equipamento de proteção, diante da melhora do cenário da pandemia de Covid-19. 

Vacinação
Além do uso da máscara, da manutenção de distanciamento social e da higienização de mãos, o TJPE orienta com relação à vacinação de pessoas para entrada nos prédios da Justiça de Pernambuco. 

É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19, demonstrando a imunização com duas doses da vacina ou dose única, bem como a dose de reforço; ou a comprovação do agendamento para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, se decorridos quatro meses da segunda dose; e a comprovação da segunda dose para pessoas com idade entre 12 e 18 anos.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Anatel autoriza bloqueio de chamadas feitas por robôs

Prestadoras e usuários poderão ser bloqueados

Tânia Rêgo/ Agência Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) expediu medida cautelar para evitar o telemarketing abusivo, aquelas ligações realizadas por robôs, conhecidas por robocalls.

O emprego de solução tecnológica para o disparo massivo de chamadas com duração de até 3 segundos é considerado, pela Anatel, como uso inadequado de serviços de telecomunicações.

De acordo com a medida, os usuários têm 15 dias, contados da publicação decisão, para adotar providências para a adequação de atividades e, assim, cessar a sobrecarga de chamadas aos consumidores sem efetiva comunicação.

Passado esse prazo, as operadoras serão obrigadas a bloquear as chamadas dos usuários que continuem gerando excesso de ligações. O bloqueio durará 15 dias ou até que o usuário firme compromisso formal com a Anatel de se abster da prática indevida e apresente as providências adotadas.

O bloqueio de chamadas originadas, no entanto, não deve prejudicar a manutenção de outros serviços de telecomunicações contratados pelo usuário.

As operadoras deverão enviar à Anatel, quinzenalmente, um relatório sobre os usuários que sofreram o bloqueio e os respectivos recursos de numeração utilizados, o volume de tráfego e as datas de bloqueio de chamadas.

Números irregulares

A Anatel determinou por meio da cautelar que, no prazo de 30 dias, as prestadoras de telefonia realizem o bloqueio de chamadas que utilizem números não atribuídos pela agência – numeração de linhas telefônicas irregulares – , sejam elas originadas na própria rede ou provenientes de outras prestadoras.

As operadoras e os usuários que não seguirem as determinações poderão ser multados em até R$ 50 milhões.

A medida cautelar da Anatel tem vigência de 3 meses.

Código de telemarketing

Outra medida para combater o telemarketing abusivo é a identificação das chamadas pelo prefixo 0303. O objetivo é dar a liberdade ao consumidor para que, ao receber uma ligação de telemarketing, possa identificar o chamador e, assim, exercer o seu direito de atender ou não aquela ligação. Até 8 de junho todas as empresas do setor deverão utilizar o código. ( Por Agência Brasil - Brasília).

Edição: Lílian Beraldo



BLOG DO BILL NOTICIAS

Paulo Câmara diz que é preciso "elevar patamar de investimentos em prevenção de tragédias"

 

Declaração do governador foi dada em entrevista à Globo News, na noite de domingo (5)


                              Por Fabio Nóbrega

Declaração do governador Paulo Câmara à GloboNews - Foto: Reprodução/GloboNews


Após fortes chuvas que deixaram 128 mortos em Pernambuco, o governador do Estado, Paulo Câmara, afirmou que é preciso "elevar patamar de investimentos em prevenção de tragédias" nas esferas municipal, estadual e federal. A declaração do gestor foi dada em entrevista à GloboNews, na noite desse domingo (5).

"Precisamos elevar o patamar de investimentos em prevenção a desastres climáticas em todas as esferas", destacou o governador. Ele também reconheceu que situações como a vivenciada no Estado devem se repetir.  

"Situações como essa irão se repetir nos próximos anos, nos próximos meses. É só ver que no Brasil, Pernambuco é o quarto estado só esse ano atingido por um desastre extremos como o que nós vimos acontecer", disse Paulo Câmara, ao citar os temporais que atingiram a Bahia, o Rio de Janeiro e Minas Gerais este ano. 

Entre soluções possíveis para a problemática, Câmara citou ações de urbanização e projetos que envolvam a garantia de moradia. "O Brasil tem dificuldades enormes de se planejar a médio e longo prazo. Vamos precisar de um planejamento que perpassa governo, que vai precisar ter a garantia de recursos para os próximos anos, para as próximas décadas", afirmou o governador. 

Ele também destacou que, ao mesmo tempo em que são feitos os projetos para o médio ou longo prazo, precisam ser feitos planos com objetivos anuais. "Precisamos realmente ter um esforço conjunto para evitar tragédia como a que vimos em Pernambuco. Temos realmente que trabalhar com muita unidade", acrescentou.

Câmara citou ainda que o processo de assistência às vítimas dos temporais inclui os projetos enviados à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) do auxílio de R$ 1,5 mil a mais de 80 mil famílias desalojadas ou desabrigadas e a pensão vitalícia de um salário mínimo aos dependentes dos mortos. "Estamos em permanente contato com os municípios buscando dar todo suporte técnico", disse.

O último balanço divulgado pelo Governo de Pernambuco indica que o Estado tem 61.596 pessoas desalojadas e 9.631 desabrigadas. Os desabrigados, até o momento, estão distribuídos em 123 abrigos de 31 municípios. O número de cidades que decretaram situação de emergência passou de 34 para 37.

Mudanças climáticas
Capital brasileira mais vulnerável às mudanças climáticas, segundo relatório da ONU, o Recife demanda atenção redobrada em relação a eventos considerados extremos. "Quando há um fato como esse, claramente se houve falhas em todos que fazem o poder público. Não temos como não ter esse diagnósticos. Desastres ocorrem há muitos anos, há muitas décadas. E o que se precisa ver exatamente é como agora acelerar e evitar ações como esta", afirmou Paulo Câmara.

Ao citar as enchentes vivenciadas pela capital pernambucana nos anos de 1966 e 1975, o governador afirmou que alternativas são sempre buscadas após tragédias. "A gente olha a grande cheia que houve na Região Metropolitana do Recife na década de 70. Foi necessário construir barragens de contenção, que foram feitas ao longo dos anos e cheias como aquelas já não se observam mais", complementou o governador.

Paulo Câmara também citou a expansão dos centros urbanos, em um desordenamento que ele classificou como "evidente". "A gente precisa ter investimentos, suporte técnico, apoio financeiro aos municípios para que façam projetos efetivos de prevenção, contenção de enconstas, urbanização", acrescentou Câmara, que completou: "Projetos que não são de curto prazo, vai precisar começar logo e atingir talvez décadas, mas que não podem se interrmpidos".

Por fim, o governador lembrou que chuvas continuarão acontecendo, mas que a consciência da prevenção é fundamental. "A gente não pode admitir mais que tragédias como a que a gente viu aconteçam novamente e que tenhamos um número tão significativo de vítimas em virtude das chuvas", fechou Câmara.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula lidera disputa presidencial no Piauí com 68,45%, contra 15,2% de Jair Bolsonaro (Videos).

Lula também lidera com folga a pesquisa espontânea, com 62,10% dos entrevistados afirmando que votariam em Lula, contra 13,80% de Bolsonaro (Vídeo).


Bolsonaro e Lula (Foto: Isac Nóbrega/PR | REUTERS/Washington Alves)

Pesquisa realizada pelo Instituto Datamax, contratada pela Band TV Piauí, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa presidencial no Piauí com 68,45% das intenções de voto, contra 15,2% de Jair Bolsonaro (PL),.

Segundo o levantamento, Ciro Gomes (PDT) registra 6% da preferência do eleitorado; André Janones (Avante), 1,3%; Vera Lúcia (PSTU), com 0,65%; Simone Tebet (MDB), 0,45%; e José Maria Eymael (DC), 0,05%. Outros 4,75% dos entrevistados disseram que pretendem votar nulo ou em branco, e outros 3,15% não souberam ou não quiseram opinar.

Na pesquisa espontânea, 62,10% dos entrevistados afirmaram que votariam em Lula, contra 13,80% de Bolsonaro. Em seguida, estão Ciro Gomes (PDT), com 3,10,; André Janones (Avante), 0,35%; João Dória (PSDB), 0,15%; o ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes (PSDB)m 0,10%; o ex-governador Wellington Dias (PT), com 0,10%); Florentino Neto (PT), 0,05%; Guilherme Boulos (PSOL), 0,05%; Fernando Henrique Cardoso (PSDB), 0,05%; Vera Lúcia (PSTU), 0,05%; Simone Tebet (MDB), 0,05%; Marina Silva (Rede), 0,05%; Sérgio Moro (Podemos), 0,05% e Sílvio Santos (0,05%).

Outros 16% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder, enquanto 3,80% afirmaram que pretendem votar nulo ou em branco.

A pesquisa foi encomendada pela Band TV Piauí. O Instituto Datamax ouviu 2 mil pessoas entre 28 de maio e 3 de junho em 88 municípios do Piauí, compreendendo 15 microrregiões - Alto Médio Canindé, Alto Médio Gurguéia, Alto Parnaíba Piauiense, Baixo Parnaíba Piauiense, Bertolínia, Campo Maior, Chapada do Extremo Sul Piauiense, Floriano, Litoral Piauiense, Médio Parnaíba Piauiense, Picos, Pio IX, São Raimundo Nonato, Teresina e Valença do Piauí. A margem de erro é de 2,19% para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Brasil247.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...