quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Rui Costa, governador da Bahia: "estamos entrando em colapso"

 

(Foto: Camila Souza/GOVBA)

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), expôs em entrevista à CNN Brasil a situação dramática que vive o estado diante de uma escalada de casos, internações e mortes por Covid-19 na região.

Rui Costa destacou que o colapso do sistema de saúde baiano não se resolve apenas com abertura de novos leitos, visto que já faltam equipes médicas para atender os pacientes, muitas delas contaminadas pelo coronavírus. "Estamos entrando em colapso. Estamos já regulando já pacientes da ree privada, ou seja, que têm plano de saúde, e não estão conseguindo vagas nos hospitais privados, que também chegam ao esgotamento e estamos com várias regiões do estado com 100% de lotação dos hospitais. Os municípios estão fazendo um esforço grande de ampliar seus leitos próprios. O estado está lançando mão das últimas possibilidades. Estamos abrindo a Arena Fonte Nova para leitos de UTI, vamos abrir inicialmente 50 leitos. Eu diria que nesse final de semana a gente abre os últimos leitos possíveis. Muita gente diz: 'abre mais leito, é questão de espaço, de equipamento'. Não. Não é questão de espaço, não é questão de equipamento. É questão de equipe médica suficiente para abrir leitos. Temos hoje equipamentos e hospitais que não estamos conseguindo abrir todos os leitos porque, infelizmente, temos perdido equipes médicas contaminadas. Estamos à beira do colapso".

O governador contou que comércios e serviços que não são considerados essenciais fecharão na noite de sexta-feira (26) e só voltarão abrir às 5h de segunda-feira (1). A medida visa interromper a cadeia de transmissão do vírus. "A partir de sexta de noite até segunda de manhã não funciona nada, exceto os serviços essenciais e as indústrias. Todo o comércio será suspenso e qualquer atividade esportiva ou religiosa está suspensa entre sábado e domingo".

Para quem descumprir as regras, a punição será a mesma que já vem sendo adotado no estado: "o que estamos fazendo é levar as pessoas para a delegacia e fazendo o indiciamento como crime contra a saúde pública".

Em relação à vacinação da população baiana, Rui Costa afirmou que já conversa com a farmacêutiva Pfizer para comprar diretamente doses do imunizante desenvolvido pela empresa, independentemente do governo federal. "Hoje de manhã fiz uma reunião com a Pfizer e já botei a procuradoria para negociar os termos contratuais. Mas eles dizem que têm um acordo com o Ministério da Saúde de mutuamente se darem um prazo até o dia 19 de março. Se o ministério não fechar o acordo com eles, eles dizem que estarão liberados para negociar com os estados, e nós já nos colocamos como primeiros da fila para poder fechar a compra se o ministério não fechar". (247).



BLOG DO BILL NOTICIAS

Mundo ultrapassa 2,5 milhões de mortos pela covid-19

 

Cinco países (Estados Unidos, Brasil, México, Índia e Reino Unido) respondem por quase metade das mortes. Foto: Michal Cizek / AFP

Mais de 2,5 milhões de mortes causadas pela covid-19 foram oficialmente registradas em todo o mundo desde o início da pandemia, em dezembro de 2019, de acordo com uma contagem realizada pela AFP nesta quinta-feira (25) a partir de dados oficiais fornecidos pelas autoridades.


No total, 2.500.172 mortes foram registradas, para 112.618.488 casos notificados. A Europa, com 842.894 mortos, é a região mais enlutada, à frente da América Latina/Caribe (667.972) e dos EUA/Canadá (528.039). Cinco países (Estados Unidos, Brasil, México, Índia e Reino Unido) respondem por quase metade das mortes. (Por: AFP).



Pernambuco confirma 1.202 novos casos e mais 15 óbitos por Covid-19

 

Foto: AFP


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (25), 1.202 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados, 51 (4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.151 (96%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 295.681 casos confirmados da doença, sendo 32.315 graves e 263.366 leves.

Também foram confirmados 15 óbitos, ocorridos entre 12 de junho de 2020 e 24 de fevereiro de 2021. Com isso, o Estado totaliza 10.926 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde. (
Por: Diario de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Petrolina tem cerca de 80% dos leitos de UTI destinados à Covid ocupados

 

Foto: Piero Cruciatti/AFP


O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, informa que na quarta-feira (24), 78,72% dos leitos de UTI da rede estão ocupados. Dos 47 leitos, 37 estão com pacientes. Desse total, 21 são de Petrolina e 16 pacientes são de outras cidades da região.

A prefeitura também comunicou que entre os novos infectados, 81 foram confirmados através de 554 testes rápidos realizados pela prefeitura, os outros 50 registrados se deram a partir de exames laboratoriais. São 52 pessoas do sexo masculino, com idades entre dois e 90 anos, e 79 pessoas do sexo feminino, entre oito e 90 anos.

O município registrou na quarta 131 novos casos da Covid-19. Agora, 16.389 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. As pessoas que se recuperaram da doença somam 13.747, isso representa 83.9% do total. Também foi confirmado pela gestão municipal o óbito de um homem de 90 anos com histórico de comorbidade. (DP).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Fiocruz: síndrome respiratória grave tende a aumentar em oito estados

 

Previsão é mais forte para o Ceará, Santa Catarina e Tocantins. Foto: Divulgação/Fiocruz

O número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) tende a aumentar em oito estados brasileiros, segundo análise de longo prazo do Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No Ceará, em Santa Catarina e em Tocantins, a probabilidade de alta é forte, pois passa dos 95%. 


A análise de longo prazo compreende seis semanas encerradas na semana epidemiológica 7 de 2021, que vai de 14 a 20 de fevereiro. Além dos três estados citados, tendem a um aumento de casos de SRAG a Bahia, o Espírito Santo, a Paraíba, Pernambuco e o Rio Grande do Sul. No caso desses estados, a probabilidade de aumento é menor, entre 75% e 95%. 

O Ceará e a Paraíba acumulam ao menos seis semanas consecutivas com sinal de crescimento, enquanto o Tocantins já está na quinta semana seguida de alta. 

No boletim divulgado hoje (25), o Amazonas apresentou forte tendência de queda nos casos de SRAG, com probabilidade maior que 95%, enquanto Minas Gerais, o Pará, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo têm tendência moderada de queda. 

Os demais estados e o Distrito Federal foram considerados com tendência de estabilidade, o que significa que há uma probabilidade menor que 75% tanto para alta quanto para queda de casos. Os pesquisadores responsáveis pelo boletim alertam que, apesar disso, Alagoas, Goiás, o Maranhão e Rondônia estabilizaram o patamar de casos após longo período de crescimento. 

Outra ponderação é que "a tendência registrada para Mato Grosso não é confiável, uma vez que se mantém a grande diferença entre os dados de SRAG do estado reportados no SIVEP-gripe, utilizados pelo InfoGripe, e aqueles notificados no sistema próprio do estado, com grande subnotificação no SIVEP-gripe".

Capitais
Quando a análise se concentra nas capitais e suas regiões, seis das 27 apresentam tendência de alta nos casos, sendo João Pessoa a única com mais que que 95% de chances. Campo Grande, Fortaleza, Florianópolis, Palmas e Salvador também tendem a um aumento de casos, porém com probabilidade moderada.

A tendência de queda no número de casos de SRAG é mais que 95% provável em Belém, Belo Horizonte, Cuiabá e Manaus. Sobre a capital mato-grossense, os pesquisadores fazem a mesma ponderação que para o estado de Mato Grosso e consideram que a avaliação não é confiável. 

Boa Vista, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Vitória apresentam probabilidade moderada de queda nos casos de SRAG, enquanto as demais capitais estão na zona de estabilidade. (Por: Agência Brasil).



"Está batido o martelo de que serão 4 meses de 300 reais", diz vice-líder do governo na Câmara sobre auxílio emergencial

 

(Foto: Fernando Chaves/PSC Nacional)

O vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, André Ferreira (PSC-PE), afirmou que a nova rodada do auxílio emergencial terá duração de 4 meses. 

O valor da assistência será R$ 300, conforme defendido por Jair Bolsonaro (sem partido) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

"Está batido o martelo de que serão 4 meses de 300 reais. Tentaremos aprovar na Câmara o auxílio, que foi importante para muita gente, milhares de brasileiros receberam e o presidente tem essa sensibilidade de poder voltar o auxílio e ajudar as pessoas que mais precisam", disse Ferreira em entrevista concedida à Rádio Jornal Caruaru.

Conforme reportado no Jornal do Commercio, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), vê que o governo deve liberar as novas parcelas assim que a PEC emergencial for aprovada pelo Senado, sem receber o aval da Câmara. 

No entanto, a aprovação nas duas casas esbarra no problema de que a proposta impõe o fim do piso de gastos na educação e na saúde, o que deve ao menos dividir os congressitas. (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Um ano da Covid-19 no Brasil: confira os bastidores do primeiro caso registrado

 

(Foto: © Marcello Casal jr/Agência Brasil)

A pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil há exatamente um ano. 

"Ele tinha voltado da região da Lombardia três dias antes", lembra o infectologista Fernando Gatti, que assumiu o caso no Hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul de São Paulo.

O paciente, um empresário morador da capital paulista, concordou prontamente em realizar o exame PCR.

"Ele foi um paciente bastante colaborativo, porque poderíamos indicar o exame e ele não concordar com a realização. Mas ele entendeu a importância, foi muito simples convencê-lo", revelou Gatti.

Quando o resultado do teste constatou infecção pelo novo coronavírus, a equipe médica se espantou:

"Ficamos espantados e quisemos ter certeza de que não tinha ocorrido nenhum problema durante o processo. Repetimos todo o teste para confirmação", recorda Rúbia Santana, coordenadora do laboratório de biologia molecular do Einstein.

Na madrugada da terça de carnaval, novos testes foram feitos e os médicos concluíram: se tratava do primeiro caso de Covid-19 no Brasil.

O paciente foi internado com pneumonia, e sua recuperação foi plena. Sua privacidade e anonimato sempre foram mantidas pelo hospital.

Desde então, a situação somente piorou, e o Brasil se tornou um dos epicentros globais de disseminação do novo coronavírus. Até hoje (25), foram registrados 10.324.463 de casos e 249.957 mortes. (Via Brasil247).

A história foi reportada no Globo.





BLOG DO BILL NOTICIAS

USO DA MÁSCARA - Quem tomou a vacina ainda pode transmitir o coronavírus e deve continuar usando máscara

Organismo pode levar quase dois meses para construir seu próprio escudo de imunidade após o início da vacinação

A imunização contra Covid-19 no Brasil entre os primeiros grupos prioritários veio acompanhada de muitos planos de quem está na espera para o dia seguinte da agulhada: festas, viagens e abraços nos avós. Mas calma.

De acordo com cientistas, nosso organismo pode levar quase dois meses para construir seu próprio escudo após o início da vacinação. E, vale lembrar, a pandemia continua e o número de novos contaminados só vai começar a cair quando muita gente estiver vacinada.

As vacinas desencadeiam uma reação de defesa no organismo a partir, por exemplo, de um vírus inativado ou de um adenovírus geneticamente "vestido" de coronavírus (o chamado vetor). Esse processo fica na memória do nosso sistema imunológico que, ao encontrar, de fato, o vírus, estará preparado para barrar sua entrada nas células. Isso tudo leva um tempo.

"A resposta do organismo pode variar de acordo com faixa etária e outros aspectos individuais. Não sabemos quando se dá exatamente a imunidade de cada pessoa", diz a epidemiologista Ethel Maciel, da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo).
No caso da Coronavac, o aprendizado do sistema imune ainda leva, aproximadamente, duas semanas após a aplicação da segunda dose.

Às contas: a enfermeira Mônica Calazans, por exemplo, recebeu a primeira dose da Coronavac em SP em 17 de janeiro - aquele domingo na qual se comemorou a aprovação dos primeiros imunizantes no país para uso emergencial (a Covishield, da farmacêutica AstraZeneca e da Universidade de Oxford, também teve aval).

A segunda dose de Calazans foi ministrada no dia 12 de fevereiro. Tecnicamente, considerando a média, proteção imune contra Covid-19, então, só depois de 26 de fevereiro.

No caso da Covishield, essa proteção contra o vírus começa em torno de 21 dias depois da primeira dose (a segunda dose tem um papel de prolongar a proteção adquirida). Essa vacina começou a ser aplicada dia 25 de janeiro no país.

Então, alguns meses após a vacina já dá para descartar as máscaras faciais e aglomerar?

Não. Nenhuma vacina do mundo garante proteção imune total. Enquanto o vírus estiver circulando, há possibilidade de doença inclusive entre os imunizados.
Sabemos que a Coronavac, por exemplo, reduz pela metade o risco de que os vacinados desenvolvam Covid-19. Isso é ótimo, mas ainda há possibilidade de se ficar doente (ainda que não com a forma grave).

Dados publicados neste mês no periódico científico The Lancet mostram que a Covishield reduz em 70% a possibilidade de desenvolvimento da Covid-19 em pessoas com menos de 55 anos. Novamente: ainda há risco de ficar doente. E, mesmo sem desenvolver a doença, os vacinados ainda podem se contaminar e transmitir o novo coronavírus.

Como ainda há pouquíssimos vacinados no Brasil - menos de 3% da população até agora -, o risco de alguém que tomou a vacina encontrar o vírus e transmiti-lo (mesmo sem ficar doente) para quem ainda não esteja protegido é bem grande.
Por isso, mesmo quem já tenha tomado as duas doses da vacina contra Covid-19 tem de seguir todos os protocolos amplamente conhecidos para segurar a transmissão da doença: higienização das mãos, distanciamento social e máscara facial. Sem festinha.

Não há, ainda, nenhum estudo científico revisado e devidamente publicado sobre redução de transmissão do novo coronavírus entre vacinados pelas imunizações disponíveis no Brasil.

"A Pfizer reduz a carga viral em até quatro vezes e, por isso, poderia estar também reduzindo a transmissão do vírus. Mas ainda não temos essa certeza", diz a epidemiologista Denise Garrett, vice-presidente do Instituto Sabin (EUA). Vale lembrar: não temos a vacina da Pfizer no Brasil.

Para a microbiologista Natália Pasternak, as medidas de proteção devem ser relaxadas quando o número de casos, de hospitalizações e de mortes cair significativamente. "Vacina não é passaporte de imunidade, é uma ferramenta para chegar lá", diz.

Por enquanto, os dias seguintes de quem tomou vacina contra Covid-19 têm de ser iguais ao dia anterior à imunização. (Por Folhapress).


DOENÇA DA URINA PRETA - Síndrome de Haff: o que é e como tratar a doença

Enfermidade é geralmente associada à ingestão de crustáceos e, principalmente, pescados


Popularmente conhecida como "doença da urina preta", a Síndrome de Haff é uma enfermidade que consiste em rabdomiólise - a degradação do tecido muscular que libera uma proteína prejudicial no sangue - sem explicação.

Os cuidados com a doença vêm à tona após o caso de duas irmãs pernambucanas que consumiram peixe arabaiana e relataram quadro clínico da doença

A síndrome, inclusive, é geralmente associada à ingestão de crustáceos e, principalmente, pescados.

Entre os principais características da Síndrome de Haff, estão:
- Ocorrência súbita de extrema rigidez muscular
- Mialgia difusa (dor nos músculos)
- Dor torácica
- Dispneia (falta de ar)
- Dormência e perda de força em todo corpo
- Urina escura, semelhante à cor do café

A urina fica preta, daí o nome popular da doença, porque o rim tenta limpar as impurezas, o que causa uma lesão na musculatura. 

Os sintomas costumam aparecer entre 2 e 24 horas após o consumo dos peixes ou crustáceos. 

De acordo com o médico infectologista Filipe Prohaska, a doença tem esse nome devido a uma conjunção de sinais. 

“O que chama atenção é que o peixe não foi guardado e acondicionado de maneira adequada. Com isso, ele cria uma toxina no interior que não tem nem odor nem sabor”, explica. 

Espécie passíveis de desenvolver a toxina são o tambaqui, o badejo e a arabaiana - esta última a consumida pelas irmãs. 

Ainda de acordo com o infectologista, hidratação é uma das formas de eliminar as toxinas do corpo. 

“O rim perde a capacidade de retirar as proteínas do músculo e as toxinas do corpo. A hidratação é uma das formas para tratar. Nos casos graves, pode ser necessário fazer hemodiálise”, acrescenta. 

A hidratação é fundamental nas horas seguintes ao aparecimento dos sintomas, uma vez que assim é possível diminuir a concentração de toxina no sangue, o que favorece sua eliminação através da urina.

Prohaska ainda lembrou que a doença causa muitas dores musculares, por causa do ataque da toxina. 

“Lembra muito a dengue, mas sem febre. Se você comer peixe e sentir dores musculares, urina escura, procure imediatamente uma unidade de saúde”, orienta.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), há cinco casos de Síndrome de Haff em investigação em Pernambuco, incluindo os dois das irmãs. (Por Portal Folha de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Bebê de 10 meses morre vítima da Covid-19 em Garanhuns

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a criança já havia sido diagnosticada com a doença e morreu no domingo (21)

Foto ilustrativa de bebê - Foto: Pexels

Um bebê de 10 meses morreu vítima da Covid-19 em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

A informação foi confirmada no boletim epidemiológico da cidade divulgado na quarta-feira (24). O óbito da criança ocorreu no domingo (21).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a criança já havia sido diagnosticada com a doença. O bebê residia com a família no bairro Magano e morreu em uma unidade de saúde pública. 

Com a morte do bebê, Garanhuns soma 122 óbitos causados pela doença desde o início da pandemia. Ao todo, o município já notificou 6.683 casos.

No boletim de quarta, foram registrados 45 casos e o óbito do bebê.

A cidade ainda tem 6.411 pacientes recuperados do coronavírus, dos quais 39 tiveram a confirmação na quarta-feira. 

Atualmente, Garanhuns dispõe de 50 leitos clínicos, sendo 32 destes na Unidade de Tratamento Covid-19 e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos municipais encontra-se em 14%. (Por Portal Folha de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Pernambuco divulga distribuição por municípios dos novos lotes de vacinas contra Covid-19; confira

Estado recebeu, na quarta-feira (24), 130 mil doses dos imunizantes de Oxford e CoronaVac

Pernambuco recebeu, na quarta-feira (24), um total de mais de 130 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Dos dois lotes, 82 mil doses são do imunizante de Oxford e as outras 48 mil da CoronaVac.

Nesta quinta-feira (25), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou a distribuição dos dois lotes por municípios do Estado. [veja as tabelas no final do texto]

A distribuição, a partir do Ministério da Saúde, segue critérios de proporcionalidade tanto para os estados quanto para os municípios.

Por isso, estados e cidades mais populosas recebem quantidades maiores. 

Em Pernambuco, o lote da vacina de Oxford ampliará a imunização de idosos dos 80 aos 84 anos. Já a CoronaVac será destinada ao avanço na proteção de trabalhadores de Saúde.

Confira a distribuição por municípios:

MunicípioVacina de OxfordCoronaVac
Abreu e Lima870300
Afogados da Ingazeira350150
Afrânio16050
Agrestina22070
Água Preta22070
Águas Belas35070
Alagoinha14050
Aliança32080
Altinho25060
Amaraji16040
Angelim10020
Araçoiaba13070
Araripina590140
Arcoverde620280
Barra de Guabiraba10030
Barreiros280120
Belém de Maria9030
Belém do São Francisco15050
Belo Jardim640170
Betânia11050
Bezerros590220
Bodocó290100
Bom Conselho400100
Bom Jardim39070
Bonito330130
Brejão8030
Brejinho7030
Brejo da Madre de Deus36090
Buenos Aires11030
Buíque41080
Cabo de Santo Agostinho1.400740
Cabrobó23070
Cachoeirinha18050
Caetés22040
Calçado9030
Calumbi6020
Camaragibe1.270920
Camocim de São Félix17050
Camutanga8030
Canhotinho22030
Capoeiras18050
Carnaíba19050
Carnaubeira da Penha8040
Carpina680150
Caruaru2.5201.250
Casinhas13030
Catende300110
Cedro9040
Chã de Alegria11050
Chã Grande19060
Condado22040
Correntes16040
Cortês8040
Cumaru12040
Cupira21060
Custódia34070
Dormentes16050
Escada460140
Exu28080
Feira Nova21040
Fernando de Noronha200
Ferreiros11030
Flores24050
Floresta22090
Frei Miguelinho18040
Gameleira18070
Garanhuns1.110610
Glória do Goitá26080
Goiana630210
Granito7030
Gravatá710230
Iati16050
Ibimirim21070
Ibirajuba8030
Igarassu470530
Iguaracy13030
Ilha de Itamaracá170180
Inajá11040
Ingazeira5020
Ipojuca450330
Ipubi20080
Itacuruba4020
Itaíba23050
Itambé28080
Itapetim16040
Itapissuma180100
Itaquitinga12040
Jaboatão dos Guararapes5.6902.810
Jaqueira7040
Jataúba15040
Jatobá14030
João Alfredo32060
Joaquim Nabuco10040
Jucati9030
Jupi13030
Jurema15030
Lagoa de Itaenga17050
Lagoa do Carro14050
Lagoa do Ouro12030
Lagoa dos Gatos14040
Lagoa Grande16070
Lajedo36070
Limoeiro540200
Macaparana24060
Machados11050
Manari13030
Maraial7030
Mirandiba13050
Moreilândia10040
Moreno500180
Nazaré da Mata310160
Olinda3.7901.300
Orobó24040
Orocó10030
Ouricuri520320
Palmares440280
Palmeirina7030
Panelas25060
Paranatama10030
Parnamirim19060
Passira270100
Paudalho380140
Paulista3.100760
Pedra19040
Pesqueira590180
Petrolândia17060
Petrolina1.9301.640
Poção10030
Pombos23050
Primavera10030
Quipapá19090
Quixaba7010
Recife16.31013.610
Riacho das Almas18060
Ribeirão340100
Rio Formoso14060
Sairé10040
Salgadinho11020
Salgueiro450290
Saloá15040
Sanharó20040
Santa Cruz13050
Santa Cruz da Baixa Verde12040
Santa Cruz do Capibaribe510190
Santa Filomena13040
Santa Maria da Boa Vista27090
Santa Maria do Cambucá13020
Santa Terezinha11030
São Benedito do Sul11020
São Bento do Una56030
São Caitano280100
São João19050
São Joaquim do Monte20050
São José da Coroa Grande14050
São José do Belmonte33090
São José do Egito340120
São Lourenço da Mata850350
São Vicente Férrer15040
Serra Talhada670370
Serrita16050
Sertânia32070
Sirinhaém230140
Solidão5020
Surubim600160
Tabira26080
Tacaimbó12050
Tacaratu20040
Tamandaré14060
Taquaritinga do Norte21040
Terezinha7020
Terra Nova8030
Timbaúba480140
Toritama18060
Tracunhaém10040
Trindade19070
Triunfo17040
Tupanatinga19030
Tuparetama10040
Venturosa15050
Verdejante9030
Vertente do Lério8040
Vertentes17050
Vicência21090
Vitória de Santo Antão1.150460
Xexéu10050
Total78.76037.840

Do lote de 82 mil doses da vacina de Oxford recebidas, a Secretaria Estadual de Saúde informou que serão 78.760 distribuídas aos municípios e 3.240 reservadas para o fundo estratégico do Programa Estadual de Imunização.

Já do lote da CoronaVac, 37.840 serão distribuídas e 10.160 serão direcionadas para a reserva.(Por Portal Folha de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...