domingo, 16 de janeiro de 2022

Aliados de Lula e Alckmin avaliam que aliança entre os dois já está consolidada

Correligionários do ex-presidente do ex-governador minimizam desgastes e projetam a chapa para as eleições de 2022

(Foto: Ricardo Stuckert)

A chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as eleições presidenciais deve mesmo ser formada com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que deixou o PSDB e busca um novo partido. "Aliados do ex-presidente Lula (PT) e do ex-governador Geraldo Alckmin (sem partido) avaliam que a construção da chapa conjunta está pavimentada e que a união demonstrou, nesta semana, resistir a desafios de ordem programática e partidária", aponta reportagem de Carolina Linhares, publicada na Folha de S. Paulo.

"A leitura de quem acompanha as conversas entre Lula e Alckmin é a de que ambos querem fazer a chapa acontecer e, para isso, estão dispostos a superar diferenças –a união pode ser anunciada em fevereiro. O ex-governador abandonou os movimentos para disputar novamente o Palácio dos Bandeirantes e se concentrou em debater o país. Lula, por sua vez, não viu mais surgirem especulações de nomes de vices depois que o de Alckmin entrou na roda. Petistas afirmam que, na opinião do ex-presidente, o jantar que os reuniu publicamente demonstrou que as resistências no partido e na opinião pública foram menores que o esperado", prossegue a jornalista. 247





Gaspari destaca decisão da BlackRock de não mais investir no Brasil enquanto Bolsonaro estiver no poder

 "Quem quiser achar que isso é uma gripezinha, que ache", escreve

(Foto: Reuters | Clauber Cleber Caetano/PR)

"O gestor do fundo de investimentos BlackRock para a América Latina avisou que não botará dinheiro no Brasil enquanto Bolsonaro estiver no Planalto. Com uma carteira de US$ 9,5 trilhões, é o maior do mundo, opera em cem países com o olho em negócios de longo prazo", destaca o jornalista Elio Gaspari, em sua coluna na Folha.

"O doutor Paulo Guedes talvez saiba que a coisa é pior. Em outubro passado o BlackRock cogitava sair do Brasil, com uma terrível sinalização para o tal de mercado. Quem quiser achar que isso é uma gripezinha, que ache", pontua. Brasil247





TSUNAMI - Erupção do vulcão em Tonga causa tsunami e suscita alarmes no Japão e oeste do EUA e Chile

 

Através de imagens feitas do espaço, foi possível observar o momento em que a última erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai lançou um cogumelo de fumaça e cinzas ao ar


                       Por AFP

Surfista com suas pranchas de surfe em Manhattan Beach, Califórnia. Foram emitidos alertas de tsunami para toda a costa oeste dos EUA - Foto: Patrick T. Fallon / AFP

Uma erupção vulcânica submarina no Pacífico provocou pânico nas ilhas de Tonga neste sábado (15), com um tsunami que provocou ondas de 1,20 metro no Japão e gerou alertas na costa oeste dos Estados Unidos e do Chile.

Através de imagens feitas do espaço, foi possível observar o momento em que a última erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai lançou um cogumelo de fumaça e cinzas ao ar e uma onda de choque pelo mar ao redor.

O Escritório de Meteorologia da Austrália disse que uma onda de 1,2 metro foi observada em Nuku'alofa, a capital das ilhas de Tonga.

As consequências da erupção chegaram ao Japão, onde as autoridades relataram uma onda de 1,2 metro na remota ilha de Amami e um tsunami menor em outras partes da costa. Também alertaram para possíveis ondas de até três metros.

Em Tonga, os moradores estavam fugindo neste sábado. "Foi uma grande explosão", contou Mere Taufa, que estava em casa preparando o jantar, ao site Stuff. "O chão tremeu, a casa inteira foi sacudida. Veio em ondas. Meu irmão mais novo achava que bombas estavam explodindo perto de nossa casa."

Poucos minutos depois, a água invadiu sua casa e ela viu o muro de uma casa vizinha desabar. "Soubemos imediatamente que era um tsunami, com a água que atingia a casa. Dava pra ouvir gritos por toda parte e todos começaram a fugir para as alturas", acrescentou.

A erupção durou oito minutos e foi tão forte que foi ouvida "como um trovão distante" nas Ilhas Fiji, a mais de 800 quilômetros de distância, afirmaram autoridades em Suva, a capital.

Afastar-se da costa

Victorina Kioa, da Comissão de Serviços Públicos de Tonga, pediu à população que fique longe "de todos os lugares que estão ameaçados, ou seja, as praias, os recifes e todas as costas planas".

A chefe dos serviços geológicos do arquipélago, Taaniela Kula, exortou ainda que as pessoas fiquem em espaços internos, usem máscaras do lado de fora e cubram os reservatórios de água em caso de chuva ácida.

Alertas semelhantes também foram emitidos na Nova Zelândia, Fiji, Vanuatu, Samoa Americana, Austrália e Chile, onde o Escritório Nacional de Emergência alertou para a possibilidade de um "tsunami menor" atingir a Ilha de Páscoa e parte da costa continental.

Na Austrália, autoridades disseram que partes do litoral, incluindo Sydney, podem ser atingidas por ondas. Os moradores do estado vizinho de Nova Gales do Sul também foram aconselhados a "sair da água e se afastar da costa".

O Serviço Nacional do Clima dos Estados Unidos também emitiu alertas de tsunami para a costa oeste, da Califórnia ao Alasca, prevendo ondas de até 60 centímetros, fortes correntes e inundações costeiras.

"Um tsunami está em andamento. Lembre-se: a primeira onda pode não ser a maior. Afaste-se da costa e dirija-se a terrenos mais altos", escreveu o Centro Nacional de Alerta de Tsunamis do país.

O mesmo aconteceu com o Canadá, que emitiu um aviso de tsunami para a província de British Columbia.

Além disso, de acordo com os serviços meteorológicos dos EUA, o Havaí foi afetado por "pequenas inundações".

O vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai está localizado em uma ilha desabitada cerca de 65 quilômetros ao norte de Nuku'alofa, capital de Tonga.


União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...