domingo, 11 de junho de 2023

Saldo de R$ 25,4 bi do PIS-PASEP está disponível para saque

 

Benefício pode ser sacado por 10,5 milhões de trabalhadores até 5/8

José Cruz/Agência Brasil

Os trabalhadores que possuem saldo de cotas do Programa Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) têm até 5 de agosto para sacar os valores. Os saques podem feitos pelo aplicativo FGTS, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Os beneficiários não necessitam comparecer às agências bancárias.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, atualmente, 10,5 milhões de trabalhadores possuem saldo no PIS-PASEP disponível para saque, no total de R$ 25,4 bilhões. O saque integral das cotas PIS-PASEP está disponível aos titulares das contas e, no caso de falecimento do titular, os beneficiários legais poderão fazer o saque.

Quem tem direito

Tem direito a sacar as cotas quem trabalhou com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada na iniciativa privada ou como servidor público no período de 1971 a 1988, e que ainda não tenha sacado as cotas do PIS-PASEP.

Se o saldo não for sacado até 5 de agosto, os recursos serão transferidos do FGTS ao Tesouro Nacional. Nesse caso, os interessados terão até 5 anos para fazer uma nova solicitação de retirada à União.

Como consultar e sacar

Os beneficiários com saldo de cotas do PIS-PASEP não precisam ir uma agência bancária para saber se têm direito ao saque ou até mesmo para receber o valor. No Aplicativo FGTS, que pode ser baixado gratuitamente, o trabalhador tem já na tela principal a opção de consulta ao saldo disponível para saque dos aos recursos.

Em caso de valor positivo, para solicitar o saque no próprio aplicativo, basta selecionar a mensagem “Você possui saque disponível”, depois clicar em “Solicitar o saque do PIS/PASEP”. O trabalhador deverá escolher a forma de saque (crédito em conta ou presencial), verificar seus dados e selecionar “Confirmar saque”.

Na opção de crédito em conta, o saldo será creditado em conta bancária de qualquer instituição indicada pelo trabalhador, sem custo algum.

Em caso de trabalhador falecido, o beneficiário herdeiro pode acessar seu próprio Aplicativo FGTS e solicitar o saque na opção “Meus Saques”, depois “Outras Situações de Saque” e, em seguida, escolher a opção “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”. É preciso juntar os documentos solicitados e confirmar a solicitação.

Caso o trabalhador se enquadre em qualquer hipótese de saque FGTS e tenha conta PIS-PASEP, o saldo dessa conta é liberado em conjunto com o FGTS.

Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o Aplicativo FGTS ou ligar para o telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou para o 0800 104 0104, para demais regiões. (Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil* - Brasília).

* Com informações da Caixa Econômica Federal

Edição: Marcelo Brandão



BLOG DO BILL NOTICIAS

Mais Médicos: divulgado resultado preliminar dos selecionados

 

Prazo para apresentação de recursos vai até segunda-feira (12)


            Prazo para apresentação de recursos vai até segunda-feira (12)


O Ministério da Saúde publicou, nesta sexta-feira (9), o resultado preliminar da escolha das vagas dos profissionais com inscrição validada no Programa Mais Médicos. O edital oferece 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios. Do total de vagas, mil são inéditas para a Amazônia Legal. O objetivo é recompor vagas ociosas dos últimos quatro anos. Cerca de 45% delas estão em regiões de vulnerabilidade social, de difícil acesso e que historicamente sofrem com a falta de médicos.

O resultado preliminar divulgado nesta sexta mostra que 84,7% dos alocados são médicos brasileiros formados no país, enquanto 15,3% brasileiros com diploma de medicina emitidos no exterior. 

Para ter saber se foi selecionado no 28º ciclo do programa, basta o candidato acessar este link.

Para a classificação dos médicos, o programa do governo federal considera o currículo do candidato, como formação, titulação e experiência profissional. Serão considerados para pontuação os seguintes critérios: residência médica em medicina da família e comunidade, concluída e reconhecida; título de especialista em medicina de família e comunidade, conferido pela Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC); especialização em saúde da família ofertada pelo Sistema de Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS); entre outros.

Desde o lançamento do edital, o ministério informou que os médicos brasileiros registrados no Brasil têm prioridade na seleção.

Próximas fases

Conforme previsto no cronograma do edital do programa, a próxima fase é a apresentação de recurso pelo candidato que discordar do resultado preliminar, até segunda-feira (12). A interposição de recurso deve ser feita diretamente no Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), a plataforma do Ministério da Saúde usada por gestores municipais de saúde e por médicos para fazerem as adesões e inscrições no programa.

O recurso interposto pelo candidato deverá ser individual. Será admitido apenas um único recurso por profissional.

Na próxima quinta-feira (15), após o período de avaliação de cada um dos recursos, o Ministério da Saúde divulgará o resultado final dos selecionados e os respectivos locais de atuação.

Entre 16 e 22 de junho, o candidato contemplado deverá confirmar o interesse pela vaga, no mesmo site de inscrição do Mais Médicos. Excepcionalmente, os médicos que ainda estão em processo de emissão do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), em uma das 27 unidades da federação, terão até 30 de junho para confirmar a participação no programa.

Caso o candidato não confirme o interesse na vaga e local designado, será excluído do chamamento.

Mais Médicos 2023

A edição de 2023 do Mais Médicos, o 28º ciclo do programa, registrou recorde de inscrições, com mais de 34 mil profissionais cadastrados. Deste total, 27,4 mil indicaram um local para atuação profissional, de acordo com o Ministério da Saúde.

A expectativa da pasta é que, até o fim deste mês, os médicos selecionados neste 28º ciclo comecem a atuar no programa para reforçar o atendimento na atenção primária à saúde, em áreas mais necessitadas, principalmente, de extrema pobreza.

Até o fim de 2023, o governo federal planeja ter 28 mil profissionais no Mais Médicos atendendo em todo o país. A previsão é que mais de 96 milhões de brasileiros tenham atendimento médico de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS). (Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Juliana Andrade




BLOG DO BILL NOTICIAS

RECIFE - Clínica de odontologia no bairro da Madalena, no Recife, é interditada por irregularidades

 

Na unidade, foi identificada a ausência de materiais estéreis na sala de atendimento


                    Por Portal Folha de Pernambuco
Clínica de odontologia é especializada em cursos de pós-graduação - Foto: Divulgação

Uma clínica de odontologia especializada em cursos de pós-graduação, situada no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, foi interditada, nessa quarta-feira (7), por irregularidades. 

 

Fiscais do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) e da Vigilância Sanitária do Recife (Visa) constataram que o local não possui inscrição junto ao conselho.

Isso significa que a clínica não tem nenhum responsável técnico. De acordo com os órgãos fiscalizadores, o espaço já havia sido notificado anteriormente, mas não houve regularização.

 

Na unidade, também foi identificada a ausência de materiais estéreis na sala de atendimento, mesmo com a presença de pacientes na sala de espera.

O flagrante indica que os atendimentos eram realizados sem os devidos processos de esterilização e biossegurança, segundo informou o CRO-PE e a Visa. O nome da clínica não foi divulgado devido ao Código de Ética Odontológica.


Clínica de odontologia é especializada em cursos de pós-graduação
Clínica de odontologia é especializada em cursos de pós-graduação. Foto: Divulgação

O conselho reforça a importância da regularização dos estabelecimentos odontológicos e da presença de profissionais capacitados, e que a fiscalização será intensificada para garantir a segurança da equipe de saúde bucal e a qualidade dos serviços odontológicos prestados à população.







BLOG DO BILL NOTICIAS



Crianças encontradas após 40 dias na selva são levadas a hospital em Bogotá

As crianças estavam desidratadas e tinham ferimentos leves, sobretudo nos pés

Crianças que sofreram acidente aéreo na Colômbia são encontradas com vida após 40 dias (Foto: Reprodução/Forças Militares da Colômbia)

As quatro crianças indígenas que estavam desaparecidas há mais de cinco semanas em uma selva no sul da Colômbia após um acidente de avião chegaram à capital Bogotá neste sábado (10) para tratamento médico.

Encontrados na sexta-feira (9) na província de Solano, sul da Colômbia, os irmãos foram inicialmente tratados por médicos militares que faziam parte das equipes de busca que os procuravam na região da Amazônia colombiana. A mãe deles morreu na queda do avião, além do piloto e de um outro passageiro.

As crianças estavam desidratadas e tinham ferimentos leves, sobretudo nos pés. A caçula do grupo, Cristin Mucutuy, tinha 11 meses quando o avião caiu e fez aniversário de um ano na selva.

"Fizemos todo o necessário para tornar possível o impossível, usando satélites, usando aeronaves que lançavam mensagens, que lançavam comida, que lançavam panfletos, que lançavam esperança", disse o general Pedro Sanchez, chefe do comando militar que participou das buscas.

Em fotos compartilhadas pelos militares da Colômbia, as quatro crianças -- três meninas e um menino -- pareciam magras enquanto eram cuidadas pelos socorristas. Os nomes são:

  • Lesly Mucutuy, de 13 anos;
  • Soleiny Mucutuy, de 9 anos;
  • Tien Mucutuy, de 4 anos e
  • Cristin Mucutuy, de 1 ano

Depois que o avião que transportava as crianças pousou em Bogotá, quatro ambulâncias aguardavam para recolhê-las e levá-las a um hospital militar para atendimento médico especializado. - Reuters.



BLOG DO BILL NOTICIAS

SAÚDE - Chia: por que devemos sempre hidratar a semente antes de consumi-la?

 

As sementes de chia são cheias de fibras e proteínas, apresentando inúmeros benefícios para a saúde


                   Por Agência O Globo
Sementes de chia  - Foto: Freepik

O consumo de chia é muito recomenado para pessoas que buscam perder peso. A semente normalmente é inserida em iogurtessmoothies gelados ou outras comidas mais líquidas. A ideia é aumentar a saciedade comendo bem menos. Portanto, é sempre importante comer a chia já hidratada. Não seguir esse conselho pode trazer riscos para a saúde.

As sementes de chia são cheias de fibras e proteínas, apresentando inúmeros benefícios para a saúde. Além de serem ricas em ácidos graxos ômega-3, as pessoas ingerem chia como uma forma de promover a perda de peso, além de melhorar o controle glicêmico e a saúde cardiovascular.

Um dos atributos dessas sementes é que quando adicionadas à água formam uma cápsula de hidrogel que chega aumentar em até 27 vezes seu volume. Muitas vezes, isso pode ser visto como um ponto vantajoso, pois pode fazer com que as pessoas se sintam satisfeitas.

Mas um caso relatado na revista científica The American Journal of Gastroenterology mostra os riscos de ingerir a chia seca.

Um homem de 39 anos que deu entrada no pronto-socorro de um hospital com fortes dores na parte superior do estômago e não conseguia engolir nada, nem mesmo sua própria saliva. Os médicos descobriram que 12 horas antes de ir ao hospital o homem engoliu uma colher de sopa de sementes de chia secas e, logo depois, bebeu um copo de água.

Em contato com a água, as sementes expandiram e criaram um hidrogel que bloqueou o esôfago do paciente. A principal autora do estudo, a médica Rebecca Rawl, disse ao portal wbur que o gel formado pela chia tinha o aspecto parecido com de Playdoh (uma geleca de modelar, tipo um slime). Portanto, não era sólido, mas também não era líquido.

Para tentar resolver a situação, inicialmente os médicos usaram um endoscópio adulto para tentar empurrar o gel para o estômago. No entanto, o hidrogel envolvia o endoscópio. Depois de muitas tentativas para tentar desalojar essa massa de gel, a equipe usou um gastroscópio neonatal para empurrar pequenas quantidades de gel de semente de chia para o estômago. Eles fizeram isso até que todo o hidrogel da chia estivesse no estômago.

Apesar de o relato ser muito raro, os autores reforçam a importância de hidratar a chia antes de comê-la e nunca ingerir as sementes secas. O ideal é deixá-las expandir totalmente em algum líquido antes de consumir.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Sucesso do Bolsa Família: 45% dos beneficiários ingressam no mercado de trabalho formal

Estudo revela que programa contribuiu para a emancipação econômica, mas metade dos jovens encontram empregos de menor qualidade

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Um estudo exclusivo realizado pelo Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS), em parceria com a consultoria Oppen Social e a Fundação Getulio Vargas (FGV), revelou que 45% dos beneficiários do Bolsa Família conseguiram ingressar no mercado de trabalho formal, destaca o jornal Folha de S. Paulo. Dos 11,6 milhões de filhos do programa que tinham entre 7 e 16 anos em 2005, aproximadamente 5,2 milhões foram registrados pelo menos uma vez na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) entre 2015 e 2019.

Embora esse resultado seja promissor, o estudo também apontou que metade desses jovens beneficiários acabou encontrando empregos de menor qualidade. Entre aqueles que conseguiram emprego formal, 50% estavam em ocupações com menor remuneração e baixa quantidade de trabalhadores com ensino superior, comparado a 32% dos jovens não beneficiários.

Os dados revelaram que os beneficiários do Bolsa Família estavam distribuídos em diferentes setores: 28% em microempresas, 26,4% em pequenas empresas, 22,5% em grandes empresas, 11,6% em médias empresas, 5,9% na agropecuária e 4,9% na administração pública.

Apesar das ocupações de menor qualidade, os pesquisadores ressaltam que a conquista do emprego formal é considerada um efeito colateral positivo do programa. "É preciso lembrar que os jovens que foram beneficiados pelo Bolsa Família estavam no passado em uma situação de precariedade. A maioria dos postos no Brasil não é boa, o país não está crescendo em ritmo satisfatório há cerca de 40 anos e, para quem antes dependia da transferência de renda, é um enorme avanço estar no mercado de trabalho formal", diz Paulo Tafner, diretor-presidente do IMDS. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Deputado que entrou na vaga de Dallagnol quer colaborar com o governo Lula

“Não estou mais para fazer oposição enfática, como fiz no passado. Estou mais para construir pontes do que arrebentar pontes”, indica Luiz Carlos Hauly


O paranaense Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), que entrou na vaga deixada por Deltan Dallagnol após a cassação de seu mandato como deputado federal, pretende colaborar com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em pautas estratégicas para o governo. 

“Sempre fui adversário do PT, mas temos muitos pontos em comum, como a questão do arcabouço fiscal, a reforma tributária e outras reformas estruturantes”, disse, em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo.

 “Não estou mais para fazer oposição enfática, como fiz no passado. Estou mais para construir pontes do que arrebentar pontes.”, acrescentou. 

Saiba mais 

Na última terça-feira (6), Dallagnol teve o mandato cassado pela mesa diretora da Câmara, que confirmou o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do dia 16 de maio.

Neste sábado (10), o Supremo Tribunal Federal confirmou, por sete votos a três, a decisão do ministro Dias Toffoli que havia determinado a diplomação imediata de Hauly (Podemos-PR) na vaga aberta em razão da cassação.

Hauly assumirá o oitavo mandato como deputado federal. - (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...