domingo, 26 de fevereiro de 2023

CORONAVÍRUS - Pernambuco começa imunização bivalente contra Covid na segunda. Saiba quem poderá tomar a vacina

 

Segundo a SES-PE, o quantitativo inicial será suficiente para atender a 45% da população dos grupos prioritários da Fase 1 da vacinação


                            Por Fabio Nóbrega

Começa, na próxima segunda-feira (27), a imunização bivalente contra a Covid-19 em Pernambuco. A nova vacina da Pfizer oferece proteção contra o vírus e as subvariantes ômicron. A data segue o que já havia sido divulgado anteriormente pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e foi ratificada nesta sexta-feira (24). O Recife antecipou o início para esta sexta-feira, em oito locais.

O Estado iniciou, na quinta-feira (23), a distribuição de 185.430 das 194.400 doses recebidas no primeiro lote da vacina bivalente, que serão repassadas aos municípios, responsáveis pelas respectivas estratégias de aplicação. Ao todo, o Ministério da Saúde deve repassar 800.454 doses a Pernambuco.

Segundo a SES-PE, o quantitativo inicial será suficiente para atender a 45% da população dos grupos prioritários da Fase 1 da vacinação [veja todas as fases no final do texto]. Em Pernambuco, 774.446 pessoas pertencem aos grupos prioritários incluídos na Fase 1 e estão aptos a receber a vacina bivalente.

Na primeira fase, deverão ser contemplados pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. 

Nos próximos dias o Ministério da Saúde irá encaminhar mais doses da vacina bivalente para o Estado, de forma que será possível prosseguir com a estratégia de imunização.

O Governo do Estado explica que o andamento da campanha será feito de forma escalonada, ou seja, de acordo com as fases e grupos estipulados pelo Ministério da Saúde. Com isso, explica a gestão estadual, os municípios poderão avançar de acordo com seus estoques. 

"Estudos têm mostrado que realmente há uma redução dos níveis de proteção imunobiológica contra o vírus com o passar do tempo, principalmente nas faixas etárias formadas por pessoas acima dos 60 anos de idade, em consequência, principalmente da circulação das variantes, entre elas, a ômicron. Na nova estratégia se apresenta como uma forma de ofertar nova proteção de grupos historicamente mais vulneráveis às doenças respiratórias, proporcionando a redução das formas mais graves da doença", destaca a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

Vacina bivalente contra a Covid-19Na primeira fase, grupos prioritários como pessoas com 70 anos ou mais poderão ser imunizadas (Foto: Lucas Rezende/SES-PE)

Quem poderá tomar a vacina
De acordo com o estipulado pelo Ministério da Saúde, essas serão as fases de grupos prioritários:

Fase 1: pessoas com 70 anos e mais; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas
Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade
Fase 3: Gestantes e puérperas
Fase 4: Trabalhadores da saúde
Fase 5: Pessoas com deficiência permanente
Fase 6: População Privada de Liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas 

Ainda não há cronograma anunciado para outros públicos. O ministério prevê, a princípio, a intensificação da vacina com o imunizante monovalente na população a partir dos 12 anos em março. 

Vacina bivalente
A formulação da bivalente inclui a proteção contra a cepa original do Sars-CoV-2 e da ômicron, como também das variantes BA.4 e BA.5.

A utilização desta vacina foi autorizada no Brasil para uso como dose de reforço, podendo ser utilizada nos grupos prioritários com intervalo igual ou maior a três meses da conclusão do esquema anterior, em pessoas com 12 anos de idade e mais que façam parte dos grupos elegíveis


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula agenda uma viagem internacional por mês para recolocar Brasil no cenário mundial

Ponto alto desse giro pelo mundo deve ser a participação no próximo encontro do G7. "Reconstrua pontes", orientou o presidente, ao conversar com o chanceler Mauro Vieira

Luiz Inácio Lula da Silva (à esq.) e Joe Biden (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desenhou uma agenda com praticamente uma viagem internacional por mês. O objetivo é reforçar a presença do Brasil no exterior e recolocar o País como protagonista geopolítico.

Como lembra a coluna Painel, da Folha, o ponto alto deve ser a ida ao Japão em 18 e 19 de maio, para participar da cúpula do G7, que acontece em Hiroshima.

O convite ainda precisa ser formalizado, embora já tenha a participação do Brasil já tenha sido sinalizada pelos líderes das maiores economias do Ocidente mais o Japão.

A participação no encontro do grupo que reúne as maiores potências do mundo é um sinal de prestígio global. 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não foi nenhuma vez durante seu mandato e ainda trocou farpas públicas com o presidente francês Emmanuel Macron, que faz parte do colegiado.

A próxima parada do petista será em março na China, onde Lula pretende aprofundar o diálogo para a construção de um grupo para negociar o fim da guerra na Ucrânia.

Em abril, vai a Portugal, o primeiro país europeu nesta sua nova gestão. Terá uma agenda extensa que prevê até um discurso no Parlamento. 

O ministro de Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, esteve no Brasil nesta qu.inta-feira (23) adiantando os detalhes da viagem.

Em julho, deve ir ao encontro da cúpula da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e fazer um giro na África; em agosto, deve ir à África do Sul.

Em setembro, Lula volta à Assembleia Geral da ONU para fazer o discurso de abertura, prerrogativa dada ao Brasil. Em outubro deve haver reunião dos presidentes do G20 na Índia e, em novembro, o presidente deve participar da COP, nos Emirados Árabes, até para reforçar a candidatura brasileira para sediar a cúpula em 2025.

O roteiro foi esquadrinhado seguindo uma diretriz dada por Lula ao ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, ainda na primeira quinzena de dezembro, quando ele foi convidado para comandar o Itamaraty. "Reconstrua pontes", pediu o petista ao futuro ministro na época.

Lula esteve no início do mês na Casa Branca, a convite do presidente Joe Biden. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

IMUNIZAÇÃO - Vacina bivalente contra a Covid-19 começa a ser aplicada nesta segunda-feira (26)

 

Imunizante melhora a imunidade contra o vírus da cepa original


                            Por Agência Brasil

O Ministério da Saúde começa a aplicar amanhã (27), em todo o país, a vacina bivalente contra a Covid-19. Segundo a pasta, o imunizante melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron, e possui perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes.

Inicialmente, a vacina será aplicada somente nos grupos de risco. Conforme divisão anunciada pelo ministério, a imunização será feita na fase 1 em pessoas acima de 70 anos de idade, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas; na fase 2, pessoas com idade entre 60 anos e 69 anos de idade; na fase 3, gestantes e puérperas; e na fase 4, profissionais de saúde.

No Brasil, duas vacinas bivalentes, ambas produzidas pelo laboratório Pfizer, receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. Elas são indicadas como dose única de reforço para crianças e adultos, após dois meses da conclusão do esquema vacinal primário, ou como última dose de reforço.

O ministério reforça que as vacinas monovalentes contra a Covid-19 seguem disponíveis em unidades básicas de Saúde (UBS) para a população em geral e são classificadas como “altamente eficazes contra a doença”, garantindo grau elevado de imunidade e evitando casos leves, graves e óbitos pela doença.

“A aplicação da bivalente não significa que as vacinas monovalentes não continuam protegendo. Elas continuam protegendo, mesmo para a variante Ômicron, mas, claro, tendo a possibilidade de uma vacina desenhada mais especificamente para a variante circulante, a tendência é termos uma melhor resposta", reforçou o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

 

Com isso, número de mortos devido aos temporais chega a 65

Rovena Rosa/Agência Brasil

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do Sahy, em São Sebastião, no litoral norte paulista. Com isso, o número de mortes devido aos temporais do último fim de semana chega a 65, sendo 64 em São Sebastião e uma em Ubatuba. 

Os bombeiros estão agora fazendo um levantamento para confirmar com as polícias Civil e Militar, assim como associações de moradores, se ainda há pessoas consideradas desaparecidas e, assim, decidir se encerram os trabalhos de resgate.

Temporais 

No sábado 18) e domingo (19) da semana passada atingiram a região 682 milímetros de chuva, provocando enxurradas e deslizamentos. Vários bairros ficaram ilhados durante o carnaval devido aos danos causados à Rodovia Rio-Santos, só podendo ser acessados por helicópteros e barcos. A situação causou ainda falta de água e energia elétrica em diversos pontos do município.

Nas primeiras horas, os trabalhos de resgate foram feitos pelos próprios moradores da Barra do Sahy, bairro mais atingido pelos deslizamentos, uma vez que as equipes dos bombeiros e da Defesa Civil tiveram dificuldade de acesso à área. Sobreviventes e corpos das vítimas foram levados para a sede de uma organização não governamental, até que as equipes profissionais de socorro pudessem alcançar o local.

O último boletim divulgado pelo governo estadual, no fim da manhã deste domingo, informava que haviam sido identificados e liberados para sepultamento, os corpos de 55 pessoas – 20 homens, 17 mulheres e 18 crianças. As enxurradas e os deslizamentos de terra deixaram ainda 2.251 desalojados e 1.815 desabrigados na região.

No Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, estavam internadas, 11 pessoas feridas nos temporais.  ( Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo).

Edição: Graça Adjuto




BLOG DO BILL NOTICIAS

Homem se irrita com criança autista buzinando o carro e mata o pai dela

Crime aconteceu em Belo Horizonte. Assassino já foi identificado, mas ainda não foi preso

Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

Um homem morreu após levar diversos tiros à queima-roupa em um bar da Vila São João Batista, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte. O crime ocorreu na noite deste sábado (25).

Segundo o Metrópoles, o boletim de ocorrência registra que o assassino ficou com raiva porque uma criança com autismo teria buzinado o carro do pai intensamente. 

O criminoso discutiu com o pai da criança e prometeu buscar uma arma em casa.

Por volta das 21 horas, ele voltou e fez diversos disparos à queima-roupa. A vítima foi levada para o Hospital Risoleta Tolentino Neves, mas não resistiu. 

Testemunhas identificaram o assassino, mas este não tinha sido encontrado até a manhã deste domingo (26).

O autismo, atualmente chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos.

Os sinais do TEA começam na primeira infância e persistem na adolescência e vida adulta. A condição acomete cerca de 1 a 2% da população mundial, com maior prevalência no sexo masculino, e as causas são multifatoriais, com grande influência genética, mas também com participação de aspectos ambientais. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...