sábado, 28 de novembro de 2020

PT deve vencer segundo turno em Feira de Santana e Vitória da Conquista, as duas maiores cidades da Bahia depois de Salvador

Adversários do MDB partem para ataques pesados na reta final, enquanto o governador Rui Costa entra em campo para reforçar as campanhas do PT nas duas grandes cidades baianas, as maiores depois da capital

Agência PT (Foto: Agência PT)

A temperatura subiu nas campanhas de Vitória da Conquista e Feira de Santana, as duas cidades baianas onde haverá segundo turno neste domingo, 29. Os prefeitos Herzem Gusmão (MDB) e Colbert Martins (MDB) entraram em desespero e tentam evitar a vitória dos candidatos do povo: os petistas Zé Raimundo e Zé Neto. Ambos estão disparados na frente na reta final da campanha eleitoral e seguem como os preferidos do eleitorado.

Os ataques mais nocivos às campanhas do PT circulam em grupos de WhatsApp. Conforme pesquisa A TARDE/Potencial, publicada Zé Raimundo tem 40% das intenções de voto, enquanto Gusmão tem 37%. A disputa entre segmentos etários também está bastante acirrada. O petista tem a preferência de eleitores do gênero feminino, com 45% contra 35% do emedebista.

Na reta final da campanha, Zé Raimundo conta com a presença na cidade do governador Rui Costa (PT), que participou de duas carreatas com o correligionário nesta semana e repetiu a dose neste sábado. Na quarta-feira, 25, o senador Jaques Wagner (PT) foi o companheiro de carreata de Zé Raimundo. Enquanto isso, o prefeito de Salvador, ACM Neto, desfilou ao lado do candidato do MDB, reforçando a aliança conservadora na iminente derrota.

Feira de Santana pega fogo

Na segunda maior cidade da Bahia, o clima de guerra se intensificou por conta da arrancada de Zé Neto (PT) sobre o atual prefeito Colbert Martins (MDB). Rui Costa marcou presença na sexta-feira e circulou pela cidade para atrair votos. A “Carreata da Mudança” foi bem acolhida nos principais bairros da cidade e contou com a presença de outros aliados neste segundo turno, como o ex-deputado Targino Machado, líderes do PSB e do PSOL. “Eleição é isso aí. Sempre disse que a disputa seria duras. Mas continuamos avançando até a vitória final no domingo”, disse.

Zé Neto venceu a eleição no primeiro turno com 41,55% dos votos válidos. Desde 16 de novembro, o clima da campanha na cidade ficou vez mais quente. Nesta semana, Colbert acionou a máquina de mentiras, afirmando que, caso Zé Neto seja eleito, iria fechar os templos religiosos do município como forma de combater a Covid-19. A notícia falsa gerou grande repercussão. Rui Costa e o petista se encontraram com o arcebispo Dom Zanoni Demettino para desmentir os boatos.

“Zé Neto é católico e tanto ele como Roque (candidato a vice), são homens de família, cristãos e sempre defenderam a liberdade religiosa”, disse Rui Costa. “Que os feirenses votem pensando em suas famílias, na fé em Deus e na mudança que esperam acontecer na cidade”, reforçou. (Agência PT)



Blog do BILL NOTICIAS

Papa nomeia o primeiro cardeal afro-americano

Wilton Gregory, o arcebispo de 72 anos de Washington, D.C, criticou a visita do presidente Donald Trump a um santuário católico em Washington, após repressão contra manifestantes

Wilton Gregory (Foto: Reprodução)


Embora a Europa ainda tenha a maior parcela de cardeais eleitores, com 41%, ela caiu dos 52% em 2013, quando Francisco foi eleito papa.

O papa Francisco nomeou neste sábado (28) 13 novos cardeais, incluindo o primeiro afro-americano a ocupar o alto escalão da igreja católica. Wilton Gregory, o arcebispo de 72 anos de Washington, D.C, torna-se o primeiro cardeal afro-americano.

Gregory ganhou as manchetes em junho, quando criticou a visita do presidente Donald Trump a um santuário católico em Washington, depois que a polícia e os soldados usaram gás lacrimogêneo e balas de borracha para afastar os manifestantes para que Trump pudesse ser fotografado em frente a uma igreja histórica de Washington segurando uma Bíblia.

As informações foram confirmadas pela Reuters.

Gregory disse que achou "desconcertante e repreensível que qualquer instalação católica se permitisse ser tão mal utilizada e manipulada". Os conservadores católicos condenaram Gregory pelo posicionamento.

Os cardeais foram apresentados em uma cerimônia, conhecida como consistório, que foi precisou ser consideravelmente reduzida por causa da pandemia de COVID-19.

Em função disso, apenas dez convidados por cardeal foram permitidos na Basílica de São Pedro.

Nove dos 13 têm menos de 80 anos e são elegíveis, de acordo com a lei da Igreja, para entrar em um conclave secreto para escolher o próximo papa depois que Francisco morrer ou renunciar.

Foi o sétimo consistório de Francisco desde sua eleição em 2013. Ele já nomeou 57% dos 128 cardeais. No consistório deste sábado (28), Brunei e Ruanda conquistaram seus primeiros cardeais.

Com cada consistório, Francisco aumenta as chances de que seu sucessor seja outro não europeu, reforçando a Igreja em lugares onde ela é uma pequena minoria ou onde está crescendo mais rápido do que no Ocidente estagnado.

Os nove novos eleitores vêm da Itália, Malta, Ruanda, Estados Unidos, Filipinas, Chile, Brunei e México. Sputnik )



Blog do BILL NOTICIAS

Veja quais são as 57 cidades onde há segundo turno e quem está na disputa

            Por:247

(Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil)

Haverá segundo turno em 57 cidades de 21 Estados neste domingo - 18 delas são capitais. Veja a lista de todas com os candidatos e candidatas que estão na disputa

Neste domingo (29) Prefeituras de 18 capitais estarão em disputa no segundo turno das eleições. No total, eleitoras e eleitores irão às urnas em 57 cidades de 21 Estados.

Os partidos de esquerda e centro-esquerda têm os seguintes números de candidatos: PT tem 11, PSB tem 7, PDT tem 3, PSOL 2 e PC do B 1.

Veja a lista das cidades onde há segundo turno e quem disputa cada Prefeitura:

Anápolis (GO): Roberto Naves (PP) e Antonio Gomide (PT).

Aracaju (SE): Edvaldo Nogueira (PDT – atual prefeito) e Danielle Garcia (Cidadania).

Bauru (SP): Suéllen Rosim (Patriota) e Dr Raul (DEM)

Belém (PA): Edmilson Rodrigues (PSOL) e Delegado Eguchi (Patriota).

Blumenau (SC): Mário Hildebrandt (PODE) e João Paulo Kleinübing (DEM).

Boa Vista (RR): Arthur Henrique (MDB) e Ottaci (Solidariedade).

Campinas (SP): Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (PL).

Campos dos Goytacazes (RJ): Wladimir Garotinho (PSD - sub judice) e Caio Vianna (PDT)

Canoas (RS): Jairo Jorge (PSD) e Luiz Carlos Busato (PTB).

Cariacica (ES): Euclério Sampaio (DEM) e Célia Tavares (PT).

Caucaia (CE): Naumi Amorim (PSD) e Vitor Valim (Pros).

Caxias do Sul (RS): Pepe Vargas (PT) e Adiló (PSDB).

Contagem (MG): Marília (PT) e Felipe Saliba (DEM).

Cuiabá (MT): Emanuel Pinheiro (MDB – atual prefeito) e Abílio Júnior (Podemos).

Diadema (SP): Filippi (PT) e Taka Yamauchi (PSD).

Feira de Santana (BA): Zé Neto (PT) e Colbert Martins (MDB).

Fortaleza (CE): Sarto Nogueira (PDT) e Capitão Wagner (Pros).

Franca (SP): Flávia Lancha (PSD) e Alexandre Ferreira (MDB).

Goiânia (GO): Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD).

Governador Valadares (MG): André Merlo (PSDB) e Dr. Luciano (PSC).

Guarulhos (SP): Guti (PSD) e Elói Pietá (PT).

João Pessoa (PB): Cícero Lucena (Progressistas) e Nilvan Ferreira (MDB).

Joinville (SC): Darci de Matos (PSD) e Adriano Silva (NOVO).

Juiz de Fora (MG): Margarida Salomão (PT) e Wilson Rezato (PSB).

Limeira (SP): Mario Botion (PSD) e Murilo Félix (Podemos).

Maceió (AL): Alfredo Gaspar (MDB) e JHC (PSB).

Manaus (AM): Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante).

Mauá (SP): Átila Jacomussi (PSB) e Marcelo Oliveira (PT).

Mogi das Cruzes (SP): Marcus Melo (PSDB) e Caio Cunha (PODE).

Paulista (PE): Yves Ribeiro (MDB) e Francisco Padilha (PSB).

Pelotas (RS): Paula Mascarenhas (PSDB) e Ivan Duarte (PT).

Petrópolis (RJ): Rubens Bomtempo (PSB) e Bernardo Rossi (PL).

Piracicaba (SP): Barjas Negri (PSDB) e Luciano Almeida (DEM).

Ponta Grossa (PR): Mabel Canto (PSC) e Professora Elizabeth (PSD).

Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB) e Manuela d'Ávila (PCdoB).

Porto Velho (RO): Hildon Chaves (PSDB – atual prefeito) e Cristiane Lopes (PP).

Praia Grande (SP): Raquel Chini (PSDB) e Danilo Morgado (PSL).

Recife (PE): João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT).

Ribeirão Preto (SP): Duarte Nogueira (PSDB) e Suely Vilela (PSB).

Rio Branco (AC): Socorro Neri (PSB – atual prefeita) e Tião Bocalom (PP).

Rio de Janeiro (RJ): Marcelo Crivella (Republicanos – atual prefeito) e Eduardo Paes (DEM).

Santa Maria (RS): Sergio Cecchim (PP) e Pozzobom (PSDB).



Blog do BILL NOTICIAS

Brasil registra mais 34.130 infecções e 514 mortes pela Covid-19

Foto: Michael Dantas/AFP

O Brasil confirmou nesta sexta-feira (27) mais 34.130 novas infecções pelo novo coronavírus e 514 mortes em decorrência da Covid-19. Com isso, o país já soma 6.238.350 casos positivos e 171.974 óbitos. Os dados são do balanço oficial divulgado diariamente pelo Ministério da Saúde.

A média móvel de casos e mortes oscilou durante essa semana, mas com os novos números o índice caiu. De acordo com análise do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), por dia, estão morrendo 480 pessoas e há acréscimo diário de 31.169 casos.

Apesar do recuo na média móvel nesta sexta, os brasileiros veem o número de casos aumentar por semana epidemiológica desde a 46ª semana. Neste sábado, o país fechará a 48ª. Caso registre a média de infecções e óbitos — de 31.169 casos e 480 mortes — amanhã, ultrapassará os números da 47ª semana epidemiológica, a última concluída. Para superar, faltam apenas 18.264 diagnósticos positivos e 347 mortes. Com isso, a 48ª semana superaria os números de casos e óbitos da 46ª.

Estados
No Brasil, das 27 unidades federativas, 24 registram números acima de mil mortos pelo novo coronavírus. São Paulo (41.902) e Rio de Janeiro (22.448) são os dois estados com mais de 20 mil óbitos cada.

Ainda acumulando mais de mil mortes pela Covid-19 estão: Minas Gerais (9.948), Ceará (9.568), Pernambuco (8.999), Bahia (8.207), Pará (6.892), Rio Grande do Sul (6.725), Goiás (6.305), Paraná (6.078), Amazonas (4.869), Maranhão (4.272), Espírito Santo (4.222), Mato Grosso (4.064), Distrito Federal (3.915), Santa Catarina (3.667), Paraíba (3.283), Rio Grande do Norte (2.678), Piauí (2.608), Alagoas (2.331), Sergipe (2.296), Mato Grosso do Sul (1.754), Rondônia (1.535) e Tocantins (1.157).

Apenas três estados registram menos de mil fatalidades pela Covid-19 cada: Amapá (805), Roraima (724) e Acre (722). (

Por: Correio Braziliense

 

Por: Maria Eduarda Cardim)







Blog do BILL NOTICIAS

Bahia e São Paulo lutam por objetivos diferentes neste sábado

 


Baianos tentam se afastar do Z4, enquanto Tricolor pensa na liderança


Bahia e São Paulo entram em campo neste sábado (28), às 19h (horário de Brasília), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro em uma partida que pode definir o objetivo de cada equipe na competição.

Fugindo do Z4

Jogando em casa, na Fonte Nova, o Esquadrão de Aço quer vencer para se afastar e vez da zona do rebaixamento e começar a olhar para a parte de cima da classificação. Com 28 pontos conquistados e depois de ter sido goleado por 4 a 0 pelo Bragantino na rodada anterior, o Bahia tenta aproveitar a vitória de 1 a 0 sobre o Unión Santa Fe, pela Sul-Americana, e embalar no Brasileirão.

O Bahia tem alguns desfalques para o confronto. Na defesa, Lucas Fonseca sofreu lesão muscular contra o Bragantino e também recebeu o terceiro cartão amarelo. Anderson Martins e o artilheiro Gilberto cumprem suspensão. Gabriel Novaes, emprestado pelo São Paulo, fica de fora devido ao contrato. O goleiro Mateus Claus testou positivo para o novo coronavírus (covid-19) e o volante Edson está isolado preventivamente. O técnico Mano Menezes continua ausente por ter testado positivo para covid-19. Desta forma, Cláudio Prates comanda a equipe.

O time da casa deve entrar em campo com: Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Ronaldo e Daniel; Élber e Rodriguinho (Saldanha).

Em busca da liderança

O São Paulo quer esquecer os dois últimos empates contra Vasco e Ceará, que impediram a equipe de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Com 38 pontos e três jogos a menos que o líder Atlético-MG, que soma 42 pontos, o Tricolor não quer deixar os rivais pelo título se afastarem.

Para voltar a vencer, o técnico Fernando Diniz terá os retornos de Brenner e Hernanes, que estavam suspensos na partida contra o Vozão, em partida atrasada da 16ª rodada. Por outro lado, Diego Costa cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo e Bruno Alves está afastado, já que teve contato com uma pessoa com covid-19.

O São Paulo deve jogar com: Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Léo e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes; Luciano e Brenner.

Transmissão da Rádio Nacional

Rádio Nacional transmite Bahia e São Paulo a partir das 18h30, com narração de Felipe Rangel, comentários de Waldir Luiz, reportagens de Mauricio Costa e plantão de Astrid Nick. (Por Maurício Costa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro)


Veja a classificação atualizada da Série A do Brasileiro.

Edição: Fábio Lisboa






Blog do BILL NOTICIAS

Série D: de olho na liderança, Goiânia-GO recebe Real Noroeste-ES

 

Goianos estão garantidos, enquanto capixabas podem avançar com empate


O duelo entre Goiânia-GO e Real Noroeste-ES neste sábado (28), às 16h (horário de Brasília), define o futuro das equipes na Série D do Campeonato Brasileiro. Os goianos tentam se manter entre os dois primeiros colocados do Grupo 5 para terem a vantagem de decidir em casa o primeiro confronto da segunda fase. Os capixabas estão a um empate da classificação para o mata-mata. A partida, no estádio Olímpico de Goiânia, será transmitida ao vivo pela TV Brasil.

O Goiânia ocupa o segundo lugar da chave com os mesmos 25 pontos da líder Aparecidense-GO, que fica na frente pelo saldo de gols (13 a 9). Com três pontos de vantagem para o Goianésia-GO, um empate garante ao Galo Carijó, pelo menos, a vice-liderança do grupo. Para disputar a primeira colocação, o Alvinegro tem que ganhar e torcer por um tropeço da Aparecidense, que visita o já eliminado Operário de Várzea Grande-MT.

As equipes do Grupo 5 encaram as do Grupo 6 na segunda fase. Se avançar na primeira posição, o Goiânia enfrenta o Tupynambás-MG. Caso se classifique em segundo, o adversário do Galo Carijó será o Atlético-BA. Se aos alvinegros restar o terceiro lugar, o confronto no mata-mata será contra o Gama-DF.

Para o jogo deste sábado, o lateral Danillo Ribeiro e o meia Miguel estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo e desfalcam o Goiânia. Na rodada passada, o time dirigido por Edson Júnior bateu o lanterna União Rondonópolis por 2 a 1 fora de casa.

Atualmente em quarto no Grupo 5, o Real Noroeste soma 19 pontos (três a mais que o Águia Negra-MS, com quem disputa a última vaga da chave no mata-mata). No confronto direto entre as equipes, no último sábado (21), os capixabas venceram por 3 a 1, encerrando uma sequência de cinco jogos sem triunfos. Além da pontuação superior, o Merengue possui 10 gols a mais de saldo que o rival do Mato Grosso do Sul. Se confirmar a classificação, o time de Águia Branca (ES) encara o Brasiliense-DF na segunda fase da Série D.

Pensando no duelo em Goiânia, o técnico Duzinho poupou boa parte dos titulares no compromisso da última terça-feira (24), contra o Serra-ES, pelas quartas de final do Campeonato Capixaba (mesmo assim, o Real Noroeste venceu por 2 a 0). O meia Jonata, expulso no triunfo sobre o Águia Negra, desfalca o Merengue Capixaba neste sábado.

Real Noroeste e Goiânia se enfrentaram pela rodada de abertura da fase de grupos, no último dia 19 de setembro, no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca. O time capixaba venceu por 2 a 1, com gols dos meias Aloísio e Igor Santos. O atacante Du Gaia descontou para o Galo Carijó. (Por Lincoln Chaves - Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional - São Paulo)

Veja a classificação atualizada da Série D do Brasileiro.

Edição: Fábio Lisboa




Blog do BILL NOTICIAS

UFPE anuncia retomada de aulas para janeiro

 

Foto: Divulgação


A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai reiniciar as aulas do semestre letivo 2020.1, no dia 25 de janeiro de 2021, de forma híbrida. A data consta na Resolução nº 23/2020, que fixa o Calendário Acadêmico-Administrativo do Ensino de Graduação Presencial para os exercícios de 2020 e 2021, no contexto da pandemia do novo coronavírus. O documento foi aprovado, por unanimidade, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em reunião realizada, na manhã de desta sexta-feira (27), por meio de videoconferência.


Segundo o reitor Alfredo Gomes, o processo de elaboração da minuta foi coletivo. “Nós passamos em todos os conselhos departamentais da Universidade, conversamos amplamente com a comunidade, tivemos reuniões com os estudantes também e com o Sintufepe (sindicato dos servidores). Então, foi uma proposta bastante discutida, amadurecida”, disse. O vice-reitor Moacyr Araújo também destacou o fortalecimento da democracia institucional, com a participação de docentes, técnicos administrativos e estudantes da Universidade nas conversações para elaboração do documento.

Conforme calendário aprovado, as aulas de 2020.1 recomeçam em 25 de janeiro de 2021. Já 2020.2 dará início às aulas em 24 de maio de 2021. E no caso do semestre 2021.1, as aulas iniciam em 20 de setembro de 2021. Os três semestres seguirão o formato híbrido. “Hoje é a culminância de um trabalho coletivo, dialógico com toda a comunidade. Então, penso que este é o espaço adequado para traçarmos as discussões finais e tomarmos uma decisão do que é melhor para a UFPE”, afirmou a pró-reitora de Graduação, Magna do Carmo Silva.

Ainda de acordo com a resolução, a oferta de componentes curriculares/disciplinas deverá ocorrer de forma híbrida, podendo ser nos seguintes formatos: exclusivamente remota; remota e/ou presencial, desde que preservadas as condições de biossegurança. A opção dependerá da natureza da disciplina e da necessidade de presencialidade para execução. Caberá à coordenação de curso a divulgação do formato da oferta de cada disciplina do semestre antes do período de matrícula e/ou modificação de matrícula.

Destaca-se que, no caso de disciplinas presenciais, ressalvado o disposto no § 1º do Art. 3º, deve ser assegurada ao estudante que se enquadra no grupo de risco para a Covid-19 a realização das atividades de forma remota (síncrona e/ou assíncrona), devendo o estudante enviar a comprovação à coordenação de curso em cópia ao docente, via e-mail.

Cerimônias remotas

Estabelece-se também que, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus, as defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as cerimônias de Colação de Grau ocorrerão remotamente, conforme disciplina a Resolução nº 15/2020, do Cepe. Excepcionalmente, poderá ser autorizada pelas direções de centros a realização dessas atividades de forma presencial, sendo observados os critérios de biossegurança estabelecidos pela UFPE.

A resolução especifica todas as datas e todos os procedimentos internos de matrícula, regras sobre oferta de disciplinas, atribuições dos docentes, monitorias, estágios, recessos e feriados. O documento completo será publicado no Boletim Oficial da UFPE desta sexta-feira (27), a ser disponibilizado no site da Progepe (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida). Vale ressaltar que as medidas estipuladas na resolução poderão ser revistas pela UFPE caso haja mudanças significativas no cenário social no qual se insere a pandemia do novo coronavírus. (Por: Diario de Pernambuco)



Blog do BILL NOTICIAS

Ministério da Saúde diz que vacina contra Covid não será oferecida à toda a população

Segundo a pasta chefiada pelo general Eduardo Pazuello, apenas grupos de maior risco de exposição e complicações pela doença terão acesso ao imunizante

Frasco rotulado como sendo de vacina contra Covid-19 em foto de ilustração (Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (27) que a vacina contra a Covid-19 que estiver aprovada não deverá ser oferecida para toda a população no próximo ano. 

Segundo a pasta chefiada pelo general Eduardo Pazuello, apenas grupos de maior risco de exposição e complicações pela doença terão acesso ao imunizante. 

“A sequência de vacinação vai depender da disponibilização em escala da vacina para o país”, declarou em entrevista coletiva o secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco. A “escala” envolve a quantidade de doses e o cronograma de aquisição e consequente disponibilização destas.

Franco acrescentou que a definição dos públicos prioritários será feita pelo governo a partir de dois tipos de informações. O primeiro envolve aqueles segmentos com maiores riscos de evoluir para um quadro grave, os chamados grupos de risco. Neste universo estão pessoas idosas e com comorbidades.

O segundo tipo de informação diz respeito à própria vacina que será utilizada. “Por outro lado o aspecto farmacológico com a bula da vacina. Iremos identificar os públicos para os quais ela oferecerá segurança e eficácia. Fazendo a confrontação dos dados, iremos definir os públicos prioritários para vacina”, pontuou o secretário executivo.

O governo de Jair Bolsonaro trava uma guerra contra a vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. No Brasil, ela está sendo testada pelo Instituto Butantan, órgão do governo de São Paulo, subordinado ao governador João Doria, adversário político de Bolsonaro. 

Doria tem acusado a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de prejudicar por razões políticas o desenvolvimento da vacina chinesa pelo Butantan e diz que vai aplicá-la sem autorização federal



Blog do BILL NOTICIAS

Ricardo Antunes: corremos o risco de virar uma imensa Índia

 

Ricardo Antunes (Foto: Divulgação)


O professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e sociólogo do trabalho, Ricardo Antunes, falou à TV 247 sobre a necessidade urgente de se revogar todas as medidas adotadas pelo ex-presidente Michel Temer e por Jair Bolsonaro como única saída para evitar uma explosão de miséria no Brasil.

“Nós temos que ter uma reflexão muito sintonizada com a maioria esmagadora. A humanidade é a maioria, e esta maioria está sofrendo: desemprego, informalidade, precarização, pandemia, morte, estresse no trabalho, acidente no trabalho, mortes no trabalho. O IBGE criou uma coisa em maio, corretamente, que disse: ‘está diminuindo o nível de informalidade no Brasil’. Ele tinha razão, mas quem não leu a matéria não entendeu. Sabe o que o IBGE disse? Está diminuindo o nível de informalidade no Brasil porque o informal está se desempregando, nós criamos a figura do ‘informal desempregado’. Aonde nós vamos parar?”, relatou Antunes.

O professor comparou a situação do Brasil à chilena, na qual a população forçou as autoridades a pôr fim à Constituição que foi herdada da ditadura como forma de reerguer o país. Assim, ele defende a revogação de todas as atitudes tomadas no Brasil desde o golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff. “Não se esqueça do Chile. Uma semana antes das rebeliões começarem no ano passado no Chile a imprensa mundial e brasileira dizia que o Chile era o país mais bem realizado na América Latina, tudo funcionava bem. Em seis meses ruiu aquela coisa e três semanas atrás a população chilena exigiu o fim da Constituição da ditadura do Pinochet e uma Constituinte livre, autônoma e soberana. Nós temos que ter uma coisa clara: qualquer governo que queira recuperar a dignidade do País, qualquer, tem que ter o mínimo de coragem e dizer isto antes, que vai revogar tudo que foi feito sob Temer e Bolsonaro. Revogar, porque se não o Brasil vai se tornar uma imensa Índia, 300 ou 400 milhões de miseráveis eu vi na Índia”. (247)



Blog do BILL NOTICIAS

Praticamente derrotado, Crivella diz que Paes "vai ser preso"

 

Eduardo Paes e Marcelo Crivella. (Foto: ABr)

O debate entre os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro, realizado pela Globo na noite desta sexta-feira (27), começou com o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) partindo para o ataque contra Eduardo Paes (DEM).

“Eu já disputei eleições contra pessoas do grupo do Eduardo, como o (Sergio Cabral) e (Luiz Eduardo) Pezão, e eles ganharam. Mas ganharam mesmo? Eles foram presos. Vai ser a mesma coisa com o Eduardo Paes, ele vai ser preso”, disparou o bispo.

A estratégia de Crivella, no debate, vem sendo tentar imputar a Eduardo Paes a pecha de “corrupto” e “rouba, mas faz”. Para isso, o prefeito recorreu à religiosidade e até mesmo evocou os Dez Mandamentos, lembrando do “não roubarás”.

Paes, a princípio, foi comedido e disse que “queria fazer um conjunto de propostas”, mas que Crivella é o “rei da mentira”. Depois, subiu o tom. “Lamentavelmente, isso [ser preso] vai acontecer com você”, declarou o ex-prefeito, citando o esquema de corrupção conhecido como “QG da propina”, que envolve o bispo. (Por Ivan Longo, na Fórum)



Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...