quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Mulher precisa de transplante de fígado com urgência após tomar produto 'emagrecedor'

 SAÚDE 

A paciente já chegou a receber um transplante, porém não houve compatibilidade


                             Por Agência O Globo

Edmara Abreu, de 42 anos, ainda aguarda pelo transplante de fígado após tomar "remédio emagrecedor" - Foto: Reprodução / Youtube

Uma mulher foi diagnosticada com hepatite fulminante, passando a precisar de um transplante de fígador com urgência, após ingerir um produto com promessas de causar emagrecimento.

A médica Liliana Ducatti, doutora em ciências em gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), publicou um alerta em seu perfil de Instagram sobre o caso, pedindo atenção ao consumo de substâncias como a que afetou a paciente Edmara Abreu, internada no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Ducatti, do departamento de gastroenterologia na Divisão de Transplantes de Órgãos do Aparelho Digestivo, afirmou no vídeo, postado em 24 de janeiro, que Edmara sofreu uma "falência aguda e gravíssima do fígado", com necessidade por um transplante "urgente", correndo alto risco de morte caso não o faça num período curto de tempo.

A médica disse que é comum pacientes apresentarem esta condição mediante o uso de algum medicamento. No entanto, no caso de Edmara, não havia acompanhamento por um profissional de saúde.

— Os familiares trouxeram pra gente uma medicação que a paciente estava fazendo uso, que se chama 50 ervas emagrecedoras. Quando olhamos o rótulo dessa medicação, a gente pôde identificar diversas ervas que são conhecidas já por serem hepatotóxicas. Entre elas, o mais conhecido, chá verde. Então, é muito bem descrito na literatura, há vários relatos, papers, que mostram casos de hepatite fulminante por uso de chá verde, mas não só ele, carqueja, mate verde, outras ervas. Muitas delas a gente nem sabe e outras já estão descritas na literatura por serem hepatotóxicas. Então nós recomendamos não fazer uso desse tipo de medicação: chá que desincha, chá detox, natural, erva de não se o quê, não faça uso — destacou Ducatti, descrevendo tais produtos como "charlatanismo".

De acordo com as informações mais recentes de pessoas próximas à paciente, Edmara já até chegou a receber um fígado, mas não foi compatível. Portanto, sua busca por um órgão continua, de forma que ela possa sobreviver.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Bloomberg destaca apoio do mercado financeiro global à volta de Lula

Reportagem diz que "os investidores também ficaram desiludidos com Bolsonaro"


Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o mercado financeiro (Foto: Stuckert | Reuters)

Reportagem da agência Bloomberg destaca que o mercado está cada vez mais convencido da possível vitória do ex-presidente Luiz Inácio da Lula da Silva e da consequente possibilidade de tirar o Brasil da estagnação econômica. 

Isso porque dois reis da Faria Lima disseram na noite desta terça-feira (1º) que Lula já ganhou a eleição. O CEO e diretor de investimentos da Verde Asset Management SA, Luis Stuhlberger, falou durante evento organizado pelo Credit Suisse Group AG. "Lula é o favorito. Ele praticamente já ganhou. Não acho que veremos um Lula vingativo ou um líder sindical Lula prevalecer", disse. 

Rogério Xavier, cofundador da gestora de fundos de hedge SPX Capital, também falou no mesmo evento. "Não atire no mensageiro: pessoas no exterior gostam de Lula e não gostam de Bolsonaro. É um fato", afirmou. "Investidores estrangeiros veem uma chance do Brasil melhorar com Lula", complementou. 

Xavier avaliou que a percepção sobre Lula está aparecendo nos fluxos de mercado. A Bloomberg apontou que "as ações locais registraram uma entrada de R$ 32,5 bilhões (US$ 6,2 bilhões) de não residentes em janeiro, o segundo maior valor mensal desde pelo menos 2008, já que investidores como Franklin Templeton e Mirae Asset Global Investments LLC disseram que viam espaço para uma recuperação".

Segundo Xavier, "as ações brasileiras ficaram para trás, e agora há uma percepção de uma mudança de poder – supondo que a eleição de Lula esteja bem encaminhada – e isso trará um Lula responsável, que se moverá para o centro".

O texto de Vinicius Andrade na Bloomberg diz que "os investidores também ficaram desiludidos com Bolsonaro, que não conseguiu promover uma ampla agenda de reformas e é percebido como tendo manchado a reputação do Brasil no exterior com posições controversas sobre tudo, desde questões climáticas até vacinas. Além disso, Bolsonaro está supervisionando uma economia ainda sofrendo com o impacto da pandemia de coronavírus: o Brasil voltou à recessão e a inflação está acima de 10%". 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Pernambuco registra recorde com 7.806 casos de Covid-19 nesta quarta-feira(02)

 
Foto: Rômulo Chico/Esp.DP

Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (02/02), 7.806 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 100 (1,2%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 7.706 (98,7%) são leves. O atraso no envio deste informe foi motivado pela instabilidade no sistema de notificações do Ministério da Saúde, onde é feita a extração do quantitativo de casos leves.  Agora, Pernambuco totaliza 712.083 casos confirmados da doença, sendo 56.252 graves e 655.831 leves.
 
ÓBITOS 
Também estão sendo contabilizados 23 óbitos, ocorridos entre os dias 14/05/2021 e 1º/02/2022. Com isso, o Estado totaliza 20.682 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde. (DP).


Praias de Maracaípe e Porto de Galinhas registram quantidade vinte vezes maior de lixo

 LITORAL SUL 

Prefeitura de Ipojuca e moradores recolheram grande parte do lixo

                                          Por Pedro Beija

Lixo na praia de Maracaípe, em Ipojuca, no Litoral Sul - Foto: Reprodução/Whatsapp

As praias de Maracaípe Porto de Galinhas, localizadas em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, foram atingidas por uma grande quantidade de lixo na manhã da última terça-feira (1). Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a dimensão do que foi encontrado por moradores e turistas nas praias. Ainda não se sabe a origem desse lixo, que será analisado por pesquisadores.

De acordo com a Prefeitura de Ipojuca, o material recolhido pelos trabalhadores da limpeza do município chega a ser 20 vezes superior ao que é normalmente é retirado de lixo vindo do mar.

Uma equipe de pesquisadores já analisa o lixo que foi encontrado e trabalha com duas hipóteses. A primeira é de que as chuvas recentes tenham trazido o lixo pelos rios, até chegar ao oceano.

A segunda hipótese é que o material seja oriundo de descarte de navios, pela característica observada em análise prévia, com o lixo sendo considerado antigo, com bastante erosão e que estava em água há muito tempo. 

Outra hipótese passou a ser discutida após uma informação de mergulhadores chegar até a equipe de análise, afirmando que o lixo pode ter vindo de uma dragagem, realizada regularmente pelo Porto do Recife. Acrescentaram que a draga pode ter remobilizado o lixo que estava enterrado no fundo do mar após a retirada de sedimento do fundo e, ao lançar o despejo a cerca de cinco milhas da costa, pode ter sido alcançado o oceano. 

De acordo com a Prefeitura de Ipojuca, o lixo foi retirado todo ainda nessa terça-feira, por trabalhadores da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) do município e que o volume do que foi recolhido chega a 20 metros cúbicos, chegando a ser 20 vezes maior do que é normalmente retirado do lixo que vem do mar.

A gestão também calcula que o lixo tenha atingido cerca de 14 quilômetros da orla de Ipojuca, que em sua totalidade conta com 33 quilômetros. 

A prefeitura informou também que busca a origem do lixo e trabalha com as mesmas hipóteses dos pesquisadores, já tendo realizado contato com outros municípios da região e com o Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

Para Mirella Costa, doutora em Oceanografia e pesquisadora do Programa Ecológico de Longa Duração Tamandaré Sustentável (Peld Tams), do CNPq e UFPE, o lixo na praia pode causar impactos ambientais e econômicos. 

"Os impactos ambientais são observados na vida marinha, que pode ingerir ou se ferir pelo contato com esse lixo. Muito animais acabam se prendendo em plásticos. Já os impactos econômicos são diretos para a população que vive do turismo e da pesca. Além de afastar os turistas, pode causar repercussões negativas para o local e diminuir a balneabilidade de praia", disse. 

Ainda para a pesquisadora, o lixo também pode causar ferimentos em banhistas e levar à morte espécies marinhas como peixes, tartarugas e golfinhos. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Moraes envia notícia-crime à PGR contra Bolsonaro por ausência em depoimento

Caberá à PGR analisar o caso e decidir se abre ou não um inquérito contra Bolsonaro por desobediência

(Foto: ABr)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma notícia-crime sobre eventual crime de desobediência de Jair Bolsonaro por faltar ao depoimento na Polícia Federal (PF) na última sexta-feira (28),  informa o UOL.  

A ação acontece após Moraes receber da delegada Denisse Ribeiro, nesta segunda-feira (31), o relatório com a conclusão das investigações sobre o vazamento de dados da PF acerca do ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  que responsabiliza e imputa cometimento de crime a Jair Bolsonaro (PL) pelo vazamento, bem como ao deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) e ao ajudante de ordens presidencial Mauro Cid.

Ribeiro disse que a ausência de Bolsonaro no depoimento não trouxe prejuízo aos esclarecimentos dos fatos.

A PGR deve analisar o caso e decidir se abre ou não um inquérito contra o presidente. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Reis da Faria Lima dizem que Lula já ganhou e que estrangeiros preferem ex-presidente a Bolsonaro

As declarações são de Luis Stuhlberger, do Fundo Verde, e Rogerio Xavier, que foi sócio do BTG Pactual, em evento do Crédit Suisse, banco suíço de investimento

Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

O jornalista de finanças, fundador e ex-apresentador do Stock Pickers Thiago Salomão, informou no Twitter, nesta terça-feira, 1, que Luis Stuhlberger e Rogerio Xavier, os reis da Faria Lima, afirmaram que o ex-presidente Lula (PT) já ganhou e que o petista é preferido a Jair Bolsonaro (PL) por estrangeiros.

As declarações teriam ocorrido em evento do Crédit Suisse, banco suíço de investimento sediado em Zurique. Stuhlberger, do Fundo Verde, disse que Lula é favorito e quase já ganhou, enquanto Xavier, que foi sócio do BTG Pactual, declarou que estrangeiros preferem Lula a Bolsonaro. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Empresa contratada pela Aeronáutica é condenada por trabalho escravo

Construtora terá de pagar R$ 500 mil por danos morais coletivos e R$ 5 mil em danos morais individuais para cada um dos sete trabalhadores listados no processo

(Foto: Sérgio Carvalho/MTE)

A juíza Nayara dos Santos Souza, da 2ª Vara do Trabalho de Anápolis (GO), acolheu os argumentos apresentados pelo Ministério Público do Trabalho para condenar a Shox do Brasil Construções por trabalho análogo à escravidão. A construtora terá de pagar R$ 500 mil a título de danos morais coletivos e R$ 5 mil em danos morais individuais para cada um dos sete trabalhadores listados no processo.

A empresa foi contratada pela Aeronáutica para uma obra na base aérea de Anápolis (GO) e mantinha trabalhadores em condições precárias na localidade. O MPT constatou que os trabalhadores passavam fome e dormiam em alojamentos com condições precárias e sem a mínima condição de higiene. Eles não recebiam janta e nem alimentação aos fins de semana e teriam chegado a comer formigas.

Além das indenizações, a empresa terá que pagar passagens rodoviárias a trabalhadores de outros estados que queiram retornar aos seus locais de origem e custear a sua alimentação. O grupo de trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão trabalhava na construção de um hangar na base aérea que será destinado à manutenção do avião cargueiro KC-390.

A empresa também foi condenada a cumprir uma série de obrigações que vão desde o fornecimento de alimentação e disponibilização de alojamento com condições dignas até reconhecimento do vínculo empregatício. Em caso de descumprimento, a construtora terá que pagar multa de R$ 10 mil por dia. Conjur.


BLOG DO BILL NOTICIAS

PF não pode ser usada para atingir objetivos políticos, diz diretor da PF

 COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

Luís Flávio Zampronha considera "injustas" as críticas de que a corporação removeu delegados e trocou superintendentes por pressões políticas do governo Bolsonaro


                                 Por Agência O Globo

À frente do setor mais delicado da Polícia Federal, que cuida das delegacias de corrupção, narcotráfico e lavagem de dinheiro, o diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor), Luís Flávio Zampronha, considera “injustas” as críticas de que a corporação removeu delegados e trocou superintendentes por pressões políticas do governo de Jair Bolsonaro.

Em entrevista ao Globo, ele atribui os ruídos a “colegas insatisfeitos com a perda do cargo de chefia que utilizam investigações sensíveis para tentar se manter no posto” e mostra o balanço do último ano para reforçar o papel institucional e o trabalho de continuidade da PF, "independente de alterações em chefias e mudanças de ministério".

— A PF não pode deixar ser usada para atingir objetivos políticos, de um lado ou de outro, e isso vale para todos os aspectos políticos e ideológicos — afirmou o delegado, que está há 23 anos na corporação e faz parte do rol do confiança do diretor-geral, Paulo Maiurino, que o nomeou ao posto em abril de 2021.

Segundo o levantamento, a PF teve um aumento de 34% no número de operações em 2021 em comparação com 2020 — foram 9.694 ante 6.933. O dado também representa quase o dobro das ações realizadas em 2018, 4.801. Os maiores incrementos ocorreram nos setores de combate ao tráfico de drogas e armas, crimes fazendários e pornografia infantil.

Questionado sobre a queda no número de prisões por corrupção — 44% em 2021 em comparação a 2020, conforme levantamento da agência de dados “Fiquem Sabendo”, o delegado explicou que as detenções não são de responsabilidade exclusiva da PF ("a palavra final cabe à Justiça") e frisou que a instituição manteve o mesmo ritmo de operações do gênero — 539 em 2021 ante 645 em 2020.

Para ele, que coordenou as investigações do ensalão, o foco na área hoje é investigar os repasses dos fundos bilionários da Saúde e da Educação a estados e municípios. A seguir, os principais trechos da entrevista:

Delegados têm feito críticas internas de que a atual gestão da PF tem cedido a interferências políticas do governo Bolsonaro. Como responde a isso?

Não teve nenhum caso de "eu estou fazendo uma investigação aqui, me ligaram e interferiram". Todas as trocas foram mudanças relacionadas a cargos de confiança, que não têm interferência nas investigações. E os trabalhos continuaram com delegados reconhecidos na corporação.

Não é ruim para a imagem da PF realizar remoções em superintendências bem no meio de investigações sensíveis ao governo? Não seria melhor evitá-las?

Se for levar em conta esse raciocínio, a gente praticamente proíbe qualquer mudança de chefia na Polícia Federal. Toda a delegacia tem casos sensíveis de interesse público. O que causa surpresa é a repercussão de trocas normais, que historicamente envolvem a mudança de diretor. Qualquer troca neste momento gera essas repercussões, o que eu acho injusto. O que a gente percebe é que colegas insatisfeitos com a perda do cargo de chefia e de confiança utilizam investigações sensíveis para tentar se manter no posto. Esse que é o problema.

Em que casos, por exemplo, isso ocorreu?

Não vou citar nomes. Mas a Polícia Federal não pode depender de pessoas e figuras específicas, nós somos uma instituição. A Polícia Federal tem que estar fora das disputas políticas, de um lado e do outro. Não pode deixar a PF ser usada para atingir objetivos políticos. Isso vale para todos os aspectos políticos e ideológicos.

Que mudanças estão sendo implementadas na atual gestão?

O que estamos trazendo para essa gestão é definir estratégias com análise tática. Deixar de ser uma polícia reativa para se tornar mais proativa. Elencar em cada área quais são os alvos e os crimes prioritários. A PF sempre teve uma tradição de combate ao tráfico internacional e vai manter essa estrutura. Mas queremos nos voltar também para o tráfico interno, principalmente na identificação de grupos violentos financiados pelo narcotráfico que causam grandes danos sociais. Estamos realizando ações especiais neste momento no Rio de Janeiro e na Bahia. Nós criamos também uma coordenação só para crime ambiental, que não havia antes. E identificamos os eixos prioritários que queremos combater, que são garimpo ilegal, extração irregular de madeira e desmatamento por grilagem.

Delegados e especialistas em segurança consideram o foco na apreensão de drogas como uma prática de "enxugar o gelo". Qual é o principal gargalo nessa área?

Todas as polícias do mundo fazem ações de interdição da droga, até para dar materialidade às investigações. O nosso objetivo é identificar toda a cadeia produtiva do narcotráfico, os tipos de logística, rotas e grupos que fazem o transporte da droga no Brasil. O gargalo que a gente identifica são os doleiros. Aqueles que enviam o pagamento aos fornecedores e trazem o dos compradores na Europa. Nosso trabalho na polícia é basicamente criar obstáculos e tornar o crime cada vez mais desinteressante..

Apesar do mérito das apreensões, os recorde também não são uma amostra que o narcotráfico está cada vez mais forte no país?

Nós temos hoje uma grande fragmentação e pulverização das quadrilhas. É uma vantagem não ter um grande capo e líder de organização criminosa, mas isso também dificulta na hora de fazer o combate. Às vezes é mais importante identificar o elo da cadeia, um intermediário, do que o grande comandante ou um soldado raso do crime. Costumamos usar o exemplo de uma investigação que teve nos Países Baixos contra maconha hidropônica. Descobriram que só haviam duas pessoas que sabiam como montar as estufas e prestavam serviço para todos as organizações criminosas. Aí quando tiraram esses alvos de circulação trouxe um grande prejuízo aos grupos.

Neste ano eleitoral, a PF já identificou tentativas de infiltração de facções na política?

Nós já fazemos há alguns anos esse trabalho de cruzamento de dados e já identificamos vereadores, prefeitos e até deputados estaduais. As organizações criminosas sempre têm a tendência de expandir. Na Itália, por exemplo, as estruturas mafiosas se voltaram para os contratos públicos e dominaram licitações e negócios com o estado. Esse é um caminho natural e, por isso, estamos alertas para não deixar isso prosperar no Brasil.

As operações aumentaram, mas também houve uma queda no número de prisões por corrupção no último ano. Por que isso ocorreu?

Isso pode ter vários fatores. A prisão é uma medida que não está diretamente relacionada à PF. O delegado tem autonomia total para efetuar os pedidos de prisão que achar necessário. E o judiciário é que decide se está presente os critérios. A palavra final cabe à Justiça, que defere ou não as prisões.

Quais são os focos prioritários hoje no combate à corrupção?

Temos dois nichos históricos, que são os desvios de repasses dos fundos bilionários da Educação e da Saúde, que são repassados a estados e municípios. Esse é o nosso grande gargalo e foco de atuação.

Faz tempo que não ouvimos falar sobre a operação Lava-Jato. A última fase foi há mais de um ano. A Lava-Jato acabou?

Não podemos ficar usando sempre o mesmo nome de uma operação. A Polícia Federal é muito maior do que casos específicos. A Lava-Jato faz parte da nossa história, mas a PF não se resume à Lava-Jato. Não começa nem termina com a operação. Tem toda uma história antes e vai ter uma história pela frente.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Empresário morto pela esposa militar em SP a havia conhecido pela web poucos meses antes do crime

Segundo um amigo do empresário Bruno Piva Júnior, de 52 anos, morto pela esposa, uma tenente, os dois estavam casados cerca de cinco meses antes do crime

Tenente dentista do Exército Karina de Freitas Fogolin e o empresário Bruno Piva Júnior (Foto: Reprodução)

Um amigo do empresário Bruno Piva Júnior, de 52 anos, baleado e morto pela esposa, a tenente dentista do Exército Karina de Freitas Fogolin, de 41, disse que a vítima conheceu a companheira pela internet. De acordo com o colega, os dois estavam casados desde julho de 2021, cerca de cinco meses antes do crime. Bruno morreu após passar mais de 50 dias internado. O crime ocorreu em Praia Grande, no litoral de São Paulo, no começo de dezembro de 2021. 

"O Bruno sempre foi uma pessoa que respeitou muito as mulheres", disse Piva. "A filha dele está muito abalada, ele era uma pessoa muito querida por muita gente", acrescentou. Os relatos foram publicados pelo portal G1.

O amigo disse que Bruno sempre teve boas condições financeiras, e não precisaria do dinheiro da esposa. "Por isso, a gente acredita que ele não iria desviar dinheiro dela. Ele sempre teve dinheiro", afirma. 

Em depoimento, Karina afirmou que era agredida pelo marido, e que ele desviou dinheiro dela.

Em nota, o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) informou que o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o caso foi investigado pelo 2º DP de Praia Grande. A suspeita foi indiciada por homicídio tentado no momento do flagrante, e a Justiça concedeu sua liberdade provisória.

O advogado Alexsandro da Silva Martori, que representa a família do empresário, afirmou que está em contato com o Ministério Público e aguardando o parecer policial sobre as provas que já estão nos autos. "Fizemos algumas observações sobre as imagens, e no momento oportuno, haverá a manifestação do MP sobre estas observações", continuou.

A missa de sétimo dia do empresário aconteceu na Igreja Santíssima Virgem, em São Bernardo do Campo (SP), na noite dessa segunda-feira (31). A Polícia Civil segue investigando o caso. Brasil247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...