quinta-feira, 17 de março de 2022

Rússia alerta Estados Unidos: temos força para colocá-los em seu lugar

Medvedev, ex-presidente e vice-secretário de Segurança da Rússia, disse que os EUA alimentam a russofobia em uma tentativa de colocar os russos de joelhos

Joe Biden, Dmitry Medvedev e Vladimir Putin (Foto: Reuters)

A Rússia alertou os Estados Unidos nesta quinta-feira (17) que Moscou tem o poder de colocar a maior superpotência mundial em seu lugar. O país também acusou o Ocidente de alimentar um plano russofóbico selvagem para destruir a Rússia.

Dmitry Medvedev, que serviu como presidente de 2008 a 2012 e agora é vice-secretário do Conselho de Segurança da Rússia, disse que os Estados Unidos alimentaram a "repugnante" russofobia em uma tentativa de forçar a Rússia a se ajoelhar.

"Não vai funcionar - a Rússia tem o poder de colocar todos os nossos inimigos impetuosos em seu lugar", disse Medvedev.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, os Estados Unidos e seus aliados europeus e asiáticos impuseram sanções a líderes, empresas e empresários russos, isolando a Rússia de grande parte da economia mundial.

O presidente Vladimir Putin diz que o que ele chama de operação militar especial na Ucrânia foi necessário porque os Estados Unidos estavam usando a Ucrânia para ameaçar a Rússia e a Rússia teve que se defender contra o "genocídio" de pessoas de língua russa pela Ucrânia.

A Ucrânia diz que está lutando por sua existência e que as alegações de genocídio de Putin são um absurdo. O Ocidente chama de ficção as afirmações de que quer destruir a Rússia.

A Rússia diz que, apesar das sanções, pode se sair bem sem o que considera um Ocidente enganoso e decadente liderado pelos Estados Unidos. Ele diz que sua tentativa de estabelecer laços com o Ocidente após a queda da União Soviética em 1991 terminou e que desenvolverá laços com outras potências, como a China. Reuters.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Polícia cumpre 75 mandados de prisão para desarticular organização criminosa

 OPERAÇÃO

                   Por: Diario de Pernambuco

Esta é a 8ª operação de repressão qualificada do ano, com repercussão em 16 estados do Brasil. (PCPE)

Com o objetivo de identificar e desarticular uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com atuação em todo o Brasil, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), anunciou que nesta quinta-feira (17), estão sendo cumpridos 75 mandados de prisão, 45 mandados de busca e apreensão domiciliar, sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros, todos expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Ipojuca. No estado, estão sendo cumpridos mandados no Recife, Petrolina, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Paulista, Limoeiro, Igarassu, Carpina e na cidade de Abreu e Lima. 
 
De acordo com a Polícia Civil, a investigação foi iniciada em novembro de 2018. Na execução, estão sendo empregados 400 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães de 16 estados.

A operação ocorre em parceria com a Secretaria de Operações Integradas (SEOPI/MJSP), por meio do "Projeto M.O.S.A.I.C.O.", desencadeou na manhã de hoje. Esta é a 8ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada "SMURFING", vinculada à Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), sob a presidência do Delegado Ney Rodrigues, Titular da Delegacia de Polícia da 42ª Circunscrição – Ipojuca, unidade integrante da 10ª Delegacia Seccional (10ª DESEC).

As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL), pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB/PCPE, SEOPI/MJSP, GISO/SERES) e pelas polícias civis dos estados do Rio Grande do Norte, Amazonas, Piauí, Maranhão, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Alagoas, São Paulo, Acre, Minas Gerais e Bahia.


Sem apoio para disputar o Senado, Marília Arraes pode deixar o PT

Deputada pernambucana, que lidera a disputa por uma vaga ao Senado, deverá decidir se permanece ou não no PT até o dia 2 de abril

Marília Arraes (Foto: Comunicação da Câmara)


A deputada federal Marília Arraes avalia a possibilidade de deixar o PT e ingressar em outro partido de esquerda, tendo o PSOL como destino mais provável. Outras opções que estão sendo avaliadas seriam o Cidadania e o Solidariedade. Fontes ligadas ao PT em Pernambuco avaliam que a parlamentar não vem recebendo apoio à sua intenção de disputar uma vaga no Senado, apesar de ela aparecer à frente de todos os demais pré-candidatos nas pesquisas eleitorais. Marília deverá decidir se permanece ou não no PT até o dia 2 de abril, quando termina o prazo da janela partidária. 

Marília, porém, não confirma que poderá deixar o PT e diz que poderá recompor os laços com o PSB se isso facilitar o apoio à sua candidatura ao Senado e tiver impacto positivo na campanha presidencial de Lula. A movimentação, neste caso, está mais ligada a uma disputa interna. 

"Estou disposta a recompor com o PSB. O próprio Danilo Cabral já disse que a candidata seria eu. Com exceção de João Campos [atual prefeito do Recife e primo da parlamentar], todo o PSB prefere que eu seja a candidata apoiada por eles”, disse. 

Um interlocutor, contudo, observa que a situação que resultou na saída da parlamentar da eleição para o Palácio do Campos das Princesas em 2018 poderá se repetir. 

“Na época, a única diferença é que o PT local pressionou por apoiar o PSB. Agora existe a possibilidade que ela saia do partido. Boa parte da situação está ligada ao grupo do senador Humberto Costa, que vem cobrando a fatura por ter sido retirado da disputa estadual deste ano em função da conjuntura nacional”, disse a fonte sob a condição de permanecer anônima. 

Um outro entrave para um maior apoio do PT à sua candidatura está junto ao PSB. A legenda socialista vem fazendo pressão para que o Partido dos Trabalhadores apoie a candidatura do deputado federal Danilo Cabral ao Governo do Estado, além de já ter condicionado o apoio do partido em nível nacional à postulação de Márcio França ao governo de São Paulo, a despeito de Fernando Haddad estar à frente das pesquisas eleitorais. 

“O PT nacional até quer Marília na disputa por uma vaga ao Senado. Mas o ex-presidente Lula sequer a recebeu para discutir o assunto. Não houve um único gesto de Lula ou da direção nacional neste sentido”, disse uma fonte ao Brasil 247. Paulo Emílio, Brasil 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

A Fachin e Moraes, Valdemar Costa Neto reconhece que Bolsonaro tirou "extrema direita do armário"

 
Valdemar Costa Neto, Alexandre de Moraes e Edson Fachin (Foto: Abdias Pinheiro/Secom/TSE)


Em reunião nesta quarta-feira (16) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Valdemar da Costa Neto, presidente do PL de Jair Bolsonaro, disse a Edson Fachin e Alexandre de Moraes, presidente e vice da corte, que o presidente tirou a extrema-direita brasileira do armário.

Costa Neto, que chegou a ser preso por corrupção no caso do Mensalão, disse que está sendo apresentado a "grupos de extrema-direita" e teria se mostrado espantado com a existência dos radicais.

Segundo ele, “Bolsonaro tirou esse pessoal do armário”. Revista Fórum.

Leia a íntegra na Fórum.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Na Unesco, Brasil se junta aos Brics e se abstém em resolução que condena Rússia pela guerra

Diferentemente do que vem acontecendo em órgãos da ONU, a resolução da Unesco contou com um grande número de abstenções

(Foto: Reuters | PR)

O governo Jair Bolsonaro mudou de posição e se absteve de votar uma resolução contra a Rússia proposta pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), diz o jornalista Jamil Chade, no UOL. O texto denuncia que "vários edifícios educacionais já foram destruídos ou danificados [na Ucrânia], como o edifício da Universidade Nacional Karazin em Kharkiv".

 “A resolução foi aprovada com 33 apoios, 24 abstenções e um voto contrário, o da Rússia. Essa é a primeira vez que o Itamaraty não vota em apoio a um texto na ONU que condene Moscou, desde o início da guerra. Nenhum país membro dos Brics votou pelo projeto”, ressalta a reportagem. 

“No Conselho de Segurança da ONU, na Assembleia Geral da ONU e no Conselho de Direitos Humanos, o Brasil adotou uma postura de apoio aos projetos apresentados por americanos e europeus. Mas, em todos os casos, pediu a palavra para criticar partes do texto, o envio de armas e os embargos unilaterais impostos”, observa Chade. 

“Agora, a percepção de que a estratégia de americanos e europeus de promover um cerco diplomático contra a Rússia em todos os organismos internacionais é perigosa e poderá aprofundar a crise. O Brasil tampouco se somou a uma aliança contra a Rússia nesta semana na OMC (Organização Mundial do Comércio)”, acrescenta a reportagem. 

A opção brasileira pela abstenção, então, “segue o mesmo princípio adotado por China, Índia, África do Sul, Arábia Saudita ou Quênia. A meta é a de criar condições para uma desescalada da tensão, e não encurralar Moscou”. 

O documento também exige "o fim imediato da ofensiva contra a Ucrânia para garantir a proteção contra novos danos e prejuízos ao patrimônio cultural ucraniano natural, construído e móvel em todas as suas formas". 247




Turismo Petrolina! Balneário de Pedrinhas é uma das opções gastronômica e turística da cidade

                                  Via:Vinicius de Santana 
Balneário de Pedrinhas-Petrolina-PE/Fotos: Jonas Santos

E como não se apaixonar por um lugar na beira do Rio São Francisco, com uma vista encantadora e que serve o melhor da gastronomia Pernambucana? Os sabores e temperos despertam curiosidades e enchem os petrolinenses e turistas de água na boca. É assim no Balneário de Pedrinhas, que fica a aproximadamente 30 km do Centro da cidade.

O povoado é uma antiga aldeia de pescadores. O nome veio das pequenas pedras lisas que ficam espalhadas nas margens do Velho Chico. São 13 aconchegantes restaurantes que apresentam pratos que mostram a boa culinária local, com destaque para os peixes. Outra especialidade é a maneira de preparar o pescado, que é servido trinchado (são vários cortes triturados em pedaços), como também pode ser recheado com farofa temperada. Mas, se você for daqueles que não abre mão de uma boa carne, não se preocupe, pois há opções para todos os gostos.

As delicias dos restaurantes. Uma boa peixada/Fotos: Jonas Santos

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jorge Assunção, unir a experiência das já conhecidas ilhas do vale do São Francisco aos passeios voltados para gastronomia, é fundamental para diversificar as opções turísticas do município e tornar Petrolina um destino turístico cada vez mais competitivo. “Com assinatura da ordem de serviço do nosso prefeito Miguel Coelho para a realização do novo Plano Municipal de Turismo, a capital sertaneja avançará ainda mais. Petrolina tem muito a oferecer no que se refere à gastronomia e à cultura”, pontuou Jorge.

Entre peixes que podem ser encontrados no local estão: piau, tilápia e camarão. Há 20 anos o senhor Geraldo Barbosa sustenta sua família com o dinheiro do restaurante que tem na localidade. Ele é proprietário de um dos mais tradicionais restaurantes do Balneário *e conta com entusiasmo a rotina de sua família. “Meus filhos e minha esposa me ajudam e somos muito felizes aqui. No meu espaço quem manda é o cliente, e é ele que escolhe o peixe que vai comer. Além da comida saborosa, temos um lugar muito agradável para banho”, ressaltou Geraldo.

Balneário de Pedrinhas/Fotos: Jonas Santos

Normalmente, o funcionamento dos restaurantes é às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h. Na época das férias escolares o Balneário abre de terça-feira a domingo.

 

BLOG DO BILL NOTICIAS

Pernambuco decreta estabelecimentos de Educação Física 'atividade de relevante importância'

 

Decreto de autoria do governador Paulo Câmara também dá o caráter à prática do profissional


                            Por Fabio Nóbrega

Prática de atividade física ao ar livre - Foto: Divulgação/Cref12PE

Decreto assinado pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e publicado na edição desta quinta-feira (17) do Diário Oficial do Estado, define como "atividade de relevante importância para a saúde pública" a exercida pelos profissionais de Educação Física, bem como dos estabelecimentos destinados à prática de atividade física, como academias e clubes de ginástica, natação e afins. 

Em fala à reportagem, o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região Pernambuco (Cref12/PE), Lúcio Beltrão, comemorou o decreto e afirmou que a notícia foi bem recebida entre seus pares. 

"Desde o início da pandemia, a gente vem brigando por isso. A gente entendia o fechamento de tudo por motivos de saúde, mas pedíamos para ser o primeiro setor a ser aberto", disse.

Durante o início da pandemia de Covid-19, as academias chegaram a ficar seis meses fechadas por conta das restrições sanitárias impostas. Desde a reabertura, feita de forma gradual, os espaços, bem como as atividades ao ar livre, precisam seguir uma série de protocolos. 


No texto do decreto, o governador Paulo Câmara lembra "que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício". 

Ainda na justificativa, o chefe do Poder Executivo ressalta que a atividade física "tem importante papel na prevenção, tratamento e recuperação de doenças crônicas e no incremento da resposta do sistema imunológico a ameaças". 

"Espero que o decreto nunca precise ser posto em prática. Se tiver que fechar, tem que abrir primeiro os que promovem saúde e previnem doenças, como academias, boxes, estúdios, parques e praias. Somos essenciais e precisamos ser valorizados", completou Lúcio Beltrão.

Lúcio Beltrão, presidente do Cref12PE (Foto: Divulgação/Cref12PE)


O decreto publicado no Diário Oficial ressalta que o profissional deve estar inscrito no Conselho Regional de Educação Física para ser considerado prestador de serviço de atividade física.

Além disso, estão inclusos no caráter de "atividade de relevante importância" as academias de ginástica, de musculação, de natação, os estúdios de pilates, as escolas de esportes e similares.

Protocolos podem ser estabelecidos
Por fim, o texto do decreto cita que, caso sejam necessários, podem ser estabelecidos protocolos e normas complementares para disciplinar o funcionamento dos estabelecimentos pelas autoridades estaduais, especialmente em casos de enfrentamento de emergência ou calamidade de saúde pública. 


Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...