domingo, 3 de julho de 2022

“Igual sorvete: chupou, acabou”, diz Lula sobre PEC Kamikaze

 

O ex-presidente discursou a apoiadores neste sábado (2/7) em Salvador, Bahia, onde participa das comemorações do dia da Independência do Brasil na Bahia

                Via:Vinicius de Santana
(crédito: Ricardo Stuckert/Partido dos Trabalhadores)

Em viagem a Salvador, Bahia, neste sábado (2/7), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 1/2022, conhecida como PEC Kamikaze. O pré-candidato disse que os benefícios previstos na lei são “como se fosse um sorvete: chupou, acabou, fica com o palito na mão”. 

Para o petista, a medida é uma manobra do presidente Jair Bolsonaro (PL) para garantir reeleição. 

“E eu queria dizer para ele o que o povo baiano está dizendo para ele: ‘Bolsonaro, aprova suas leis. Porque a gente vai pegar todo o dinheiro que você mandar, mas a gente não vai votar em você. A gente vai votar em outras pessoas, porque o dinheiro que ele está dando agora é só até dezembro'”. 

Aprovada pelo Senado na última quinta-feira (30/6), a PEC Kamikaze decreta estado de emergência para permitir aumento dos benefícios sociais dados pelo governo federal. Ela amplia o Auxílio Brasil para R$ 600; zera a fila de espera do benefício; amplia o Auxílio Gás para R$ 120; e cria auxílios para caminhoneiros autônomos e taxistas. 

Denúncias de assédio sexual na Caixa

Em Salvador, o Lula alternou entre um discurso pronto e momentos de improvisação. Ele citou as denúncias de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães. 

“As mulheres brasileiras lutam dia a dia uma guerra injusta, recebendo menos salário do que os homens na mesma função. Expostas ao machismo, feminicídio, estupro, e outras formas de violência das quais são vítimas todos os dias no Brasil. Como as mulheres que foram vítimas de assédio pelo presidente da Caixa Econômica”, afirmou Lula. “Temos que ser mais duros na apuração e no julgamento dessas pessoas. É mais que urgente construirmos igualdade de direito entre mulheres e homens”, destacou.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula diz que não irá tolerar ameaças a instituições

"É preciso superar o autoritarismo e as ameaças antidemocráticas. Não toleraremos qualquer espécie de ameaça ou tutela sobre as instituições", afirmou o petista

Militares e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: ABr | Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Lula visitou Salvador neste sábado (2), data que é celebrada a Independência da Bahia, e participou de um ato político com a presença de Geraldo Alckmin, de lideranças políticas do PT no estado, pré-candidatos da sigla e uma extensa plateia que acompanhou a fala do petista na Arena Fonte Nova. 

Mais cedo, o petista participou de uma caminhada que contou com a presença de uma multidão que acompanhou o ex-presidente pelas ruas da cidade histórica. 

Durante seu discurso, ele cobrou uma postura democratica das Forças Armadas e disse que não irá tolerar ameaças ou tutela sobre as instituições.

"É preciso superar o autoritarismo e as ameaças antidemocráticas. Não toleraremos qualquer espécie de ameaça ou tutela sobre as instituições representativas do voto popular", afirmou.

lula-salvador-exercito


O ex-presidente ainda disse que as Forças Armadas devem estar comprometidas com a democracia e devem cumprir estritamente o que está definido na Constituição.

"O Brasil independente e soberano que queremos não pode abrir mão de suas Forças Armadas. Não apenas bem equipadas e bem treinadas, mas sobretudo as Forças Armadas comprometidas com a democracia."

"Tenho certeza que as forças armadas estarão ao lado do povo brasileiro na nossa luta por uma nova independência, como estiveram em momentos importantes da nossa história", acrescentou.

No discurso, ele disse acreditar que haverá normalidade democrática.

"Não aceitem o terrorismo, não acreditem no terrorismo que é feito na televisão de que vai ter golpe, que ele [Bolsonaro] está querendo criar caso", disse Lula, que ainda criticou o presidente por suspeitar das urnas eletrônicas:

Confira a íntegra de sua fala:

 





BLOG DO BILL NOTICIAS

Chuvas provocam enchentes em cidades da Mata Sul e no Agreste de Pernambuco

 

Correntes e Água Preta foram algumas das cidades mais afetadas nas últimas horas


                     Por Portal Folha de Pernambuco

Fortes chuvas atingem cidades da Zona Mata Sul e do Agreste de Pernambuco neste sábado (2), conforme previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) de chuvas nas últimas horas. 

Algumas das cidades mais afestadas nas últimas 24 horas foram Correntes, no Agreste, e Água Petra, na Mata Sul. Em Correntes, as chuvas passaram dos 91,90 mm, segundo registro atual do monitoramento de chuvas da Apac, de meio-dia e meia deste sábado. 

Já a cidade de Água Preta registrou 74,47 mm, conforme a última atualização da Apac, às 18h30 dessa sexta. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trecho do km 126 da BR 424, em Correntes, foi interditado por algumas horas, devido a rachaduras verificadas na ponte que dá acesso ao município.

Ponte de acesso à cidade de Correntes

Após visita de uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que não constatou nenhum comprometimento à ponte, o local foi liberado ao tráfego de veículos. 


As fortes chuvas provocaram também alagamentos na comunidade de Santa Terezinha, localizada nas terras da Usina de Artes, no município de Água Preta. 

Segundo o Vereador Neto Cicinho, residente do distrito de Santa Terezinha, a enchente atual equivale a uma das maiores enchete da região, ocorrida em 2010 e grande parte da Usina foi afetada. 

Confira: 

Fortes chuvas atinguem o mucicípio de Águas Pretas

Fortes chuvas também provocaram enchentes no município de Palmares. a cidade registrou 66,53mm nas últimas 24 horas, de acordoco com a última atualização do momitoramente da Apac, às 13h deste sábado. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Covid-19: Brasil registra 158 óbitos e 37.784 casos em 24 horas

 

Total de mortes desde o início da pandemia chega a 671.858


                          Por Portal Folha de Pernambuco
Teste de Covid-19 - Foto: Álisson Pinheiro/CBDU

As secretarias estaduais e municipais de Saúde registraram 37.471.847 novos casos de covid-19 e confirmaram 158 mortes por complicações associadas à doença em 24 horas. Os dados estão na atualização divulgada neste sábado (2) pelo Ministério da Saúde.

Com as novas informações, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus durante a pandemia soma 32.471.847. O número de casos de covid-19 em acompanhamento está em 919.405. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias em que não houve alta, nem óbito.

Com os números de hoje, o total de mortes desde o início da pandemia chegou a 671.858. Ainda há 3.241 óbitos em investigação. As ocorrências envolvem casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demanda exames e procedimentos complementares.

Até agora, 30.880.584 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a 95,1% dos infectados desde o início da pandemia.

Estados 

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, o estado que registra mais mortes por covid-19, até o momento, é São Paulo, com 171.055 óbitos. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro, com 74.157; Minas Gerais, com 62.170; Paraná, com 43.818.

Os estados com menos óbitos resultantes da doença são: Acre, com 2.004; Roraima, com 2.153 e Amapá, com 2.140.

Os estados do Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Roraima, Tocantins e o Distrito Federal não atualizaram os dados neste sábado. O estado de Mato Grosso do Sul não atualizou os óbitos.

Vacinação

Até o momento, foram aplicadas 454.466.956 doses de vacinas contra a covid-19, sendo 178,2 milhões como primeira dose, 161,2 milhões como segunda dose e 4,9 milhões como dose única. A dose de reforço já foi aplicada em 95,2 milhões de pessoas e a segunda dose extra, ou quarta dose da vacina, 10,4 milhões.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Petrolina registra 785 casos e novo óbito; ocupação de UTI está em 52,2%

                      Via:Carlos Britto

Foto: Alexandre Justino/PMP divulgação

Petrolina registrou nessa sexta-feira (1) mais 785 casos de Covid-19, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Foram realizados 1.399 testes no polo montado pela pasta.

Até o momento 55.835 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 52.621 estão recuperadas, o que significa 94,2% de cura clínica. O município tem 2.542 casos ativos.

Houve também um novo óbito – de uma idosa de 85 anos, com histórico de comorbidades. A morte ocorreu no dia 29 de junho. A cidade tem agora 672 mortes causadas pela doença.

Dos 46 leitos de UTI disponíveis para a Rede PEBA (Pernambuco-Bahia), 24 estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação fica em 52,2%. Outras informações sobre a pandemia estão disponíveis no site da prefeitura.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...