terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Forte terremoto atinge Argentina e Chile

Um forte terremoto de 6,4 na escala Richter atingiu a Argentina, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA. A profundidade foi de 11 quilômetros.

(Foto: Reprodução)


Um forte terremoto de 6,4 na escala Richter atingiu o Oeste da Argentina e também o Chile, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. 

A profundidade foi de apenas 11 quilômetros, raso e com maior potencial de danos. O epicentro foi situado perto da cidade de Pocito, ao Norte de Mendoza e ao Sul de San Juan, na Argentina. 

O abalo sísmico foi sentido até na cidade de Buenos Aires, além das cidades de Mendoza, Córdoba e Rosário.(247). 


BLOG DO BILL NOTICIAS






Governo Bolsonaro admite que ataques à China estão travando chegada de insumos para vacina ao Brasil

Integrantes da equipe econômica e do Ministério da Saúde afirmaram que "incidentes diplomáticos" atrasaram a chegada dos insumos para a produção da vacina de Oxford comprados da China. Ernesto Araújo, depois de todos os ataques, agora tem mantido contato diário com o seu correspondente chinês.

(Foto: ABr | Reuters)


Membros do alto escalão do governo Jair Bolsonaro admitem que a relação conturbada do País com a China tem impedido a importação de insumos para a produção das vacinas contra o coronavírus. O receio é o de que não chegue ao Brasil o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), princípio ativo da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan (SP) em parceria com  o laboratório chinês Sinovac. De acordo com integrantes do governo, a ordem agora é para uma reaproximação com o governo chinês. Até o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, tem mantido contato diário com o seu correspondente chinês. A informação foi publicada pela CNN Brasil

Submisso ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Bolsonaro atacou a China em várias ocasiões. Um dos ataques aconteceu em outubro, quando ele disse que o governo não compraria vacina da país asiático. "Alerto que não compraremos vacina da China", disse. 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou uma audiência de urgência com o embaixador da China, Yang Wanming, para falar sobre o atraso no envio de insumos para a fabricação de vacinas no Brasil.

Integrantes da equipe econômica e do Ministério da Saúde, comandado pelo general Eduardo Pazuello, afirmaram que "incidentes diplomáticos" atrasaram a chegada dos insumos para a produção da vacina de Oxford comprados da China.

De acordo com auxiliares do ministro da Economia, Paulo Guedes, o dosincidentes foi o ataque do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ao embaixador da China em Brasília, Yang Wanming, em novembro do ano passado. Na época, o parlamentar disse que o governo brasileiro declarou apoio a uma "aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China".

Em nota, a embaixada chinesa no Brasil classificou a postagem do parlamentar como "totalmente inaceitável para o lado chinês e manifestamos forte insatisfação e veemente repúdio a esse comportamento". "A parte chinesa já fez gestão formal ao lado brasileiro pelos canais diplomáticos", acrescentou a embaixada chinesa.

Atualmente, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking global de casos de coronavírus (8,5 milhões), atrás de Índia (10,5 milhões) e Estados Unidos (24,6 milhões). O governo brasileiro também registra a segunda maior quantidade de mortes (210 mil) provocadas pela pandemia. Os EUA têm o maior número de óbitos (408 mil). 

bolsonarismo-crise-diplomatica-china-atraso-vacina
Eduardo Bolsonaro apagou postagem em que resolveu atacar a China. Foto: Reprodução (Twitter)


 

São consideradas instituições com mais de 4 milhões de clientes


Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Banco Inter ficou em primeiro lugar no ranking de reclamações contra instituições financeiras no quarto trimestre de 2020, de acordo com dados divulgados hoje (19) pelo Banco Central (BC). Para a elaboração do documento, foram consideradas as instituições com mais de 4 milhões de clientes. O conglomerado (banco e subsidiárias) do Banco Itaú ficou em segundo lugar e o conglomerado da Caixa Econômica Federal ficou em terceiro.

Para elaborar o ranking, as reclamações procedentes são divididas pelo número de clientes da instituição financeira e multiplicadas por 1 milhão. O índice gerado representa o número de reclamações do banco para cada grupo de 1 milhão de clientes.

O resultado é, portanto, avaliado proporcionalmente à quantidade de clientes de cada instituição. Com esse cálculo, o Inter ficou com o índice de 111,52. As queixas contra o Itaú resultaram no índice de 31. E a Caixa ficou com índice 30,85. O Banco Inter tem 8.069.837 clientes, o Itaú tem 83.674.760, e a Caixa, 143.971.402.

ranking passou por uma mudança. Até outubro do ano passado, o BC incluía na lista principal as instituições com mais de 4 milhões de clientes. Após reclamações de que a metodologia prejudicava bancos médios e beneficiava grandes conglomerados, o órgão passou a incluir na lista principal apenas as dez maiores instituições do país, com pelo menos 8 milhões de clientes, e deixou o restante para uma lista secundária.

Queixas

De outubro a dezembro do ano passado, o BC recebeu 900 queixas consideradas procedentes contra o Banco Inter a maioria por “Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, terminais de atendimento eletrônico, credenciadora e operação de crédito”.

O Itaú recebeu 2.594 reclamações, a maioria delas também sobre problemas com o crédito consignado. A Caixa recebeu 4.442, sendo a maior parte das reclamações sobre problemas com integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços de internet banking.

Entre os dez principais bancos do país, o Santander, apareceu em quarto lugar no ranking com índice 29,91. Em seguida, na quinta colocação, vem o Banco do Brasil, com índice 22,63. Na sexta posição vem o Bradesco, com índice 16,96.

Principais problemas

A maioria das reclamações consideradas procedentes pelo Banco Central decorreu de problemas na oferta ou na prestação de informação sobre crédito consignado (10.518), em operações de crédito (3.429) e em cartões de crédito (2.639). No total, o BC considerou procedentes 30.780 queixas de clientes contra os bancos no país.

A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no BC, e as reclamações ajudam na fiscalização e na regulação do Sistema Financeiro Nacional. Quando a reclamação chega ao Banco Central, é encaminhada para o banco, que tem prazo de dez dias úteis (descontados sábados, domingos e feriados) para dar uma resposta, com cópia para o BC.

Os canais de atendimentos do BC estão disponíveis na internet, pelo aplicativo BC+Perto, por correspondência, presencialmente ou pelo telefone 145.

Entretanto, o Banco Central recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) do banco, nas ouvidorias das instituições  e nos órgãos de defesa do consumidor.

Bancos

Agência Brasil entrou em contato com as três instituições financeiras mais citadas na lista principal, dos dez maiores bancos do país. Em nota, o Itaú Unibanco informou que trabalha de forma intensa e contínua na análise das reclamações registradas pelos clientes, de forma a identificar oportunidades de melhorias nos nossos processos, produtos e serviços. A instituição reiterou o compromisso com a satisfação dos clientes e disse estar sempre à disposição para resolver as demandas pelos diversos canais de atendimento.

A Caixa informou que usa as demandas registradas pelos seus clientes para a melhoria de processos, serviços e produtos. Segundo o banco, melhorias implementadas nos últimos meses têm resultado em redução nas reclamações relativas às plataformas e operações. A instituição também ressaltou que aumentou de forma exponencial a rede de atendimento durante a pandemia e empreendeu uma grande operação de pagamento de benefícios sociais nos últimos meses.

A reportagem aguarda retorno do Banco Inter. Assim que a instituição fornecerem posicionamentos, eles serão incluídos no texto.(Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Matéria atualizada às 1901 para acréscimo da posição da Caixa

Edição: Maria Claudia



BLOG DO BILL NOTICIAS

Paulo Câmara cobra próximas etapas de vacinação contra a Covid-19

 


O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, alertou que o lote de vacinas recebidos pelo Estado ainda está “muito aquém” ao que estava planejado e voltou a cobrar respostas mais concretas para a efetivação do plano nacional de imunização do País.

Câmara relatou que seriam necessárias 1 milhão e 260 mil doses para vacinar todos os pernambucanos do primeiro grupo da etapa de imunização e que as 270 mil doses recebidas nessa segunda (18) ainda são insuficientes. Segundo ele, é preciso respostas sobre quando chegarão os próximos lotes de imunizante.

“Ainda é muito insuficiente em relação ao que estava planejado. Seriam necessárias 1.260.000 doses para vacinar todos do grupo um. Só estamos recebendo 270 mil doses. Está bem aquém do que estava previsto, mas eu insisto que precisamos de planejamento. O Brasil começou uma etapa, mas não começou a campanha de vacinação. Enquanto não existir planejamento concreto de quando os estados receberão as próximas doses e quantas vacinas serão disponibilizadas, a gente ainda vai ficar nesse momento de indefinição e muitas vezes de frustração, principalmente, das pessoas mais idosas”, alertou Paulo, em entrevista ao jornal GloboNews, nesta terça-feira (19).

O governador ainda relatou que o Lafepe possui parcerias tanto com o Instituto Butantan quanto com a FioCruz, responsáveis pelo desenvolvimento da vacina, e que há troca de experiências para produção de medicamentos.

 “Com a chegada da vacina, nós temos tanto no Instituto Butantan e Fiocruz. Ambos os institutos, o Lafepe tem convênios. Trata-se de um processo que está no planejamento de ter condições de trocar experiências e tecnologias, o que for possível trazer de produção para o nosso laboratório vai ser feito”, afirmou o governador. (Por: Carol Brito/Blog da Folha).


O BRASIL VACINA Vacinação contra a Covid-19 já teve início em todos os estados do Brasil

 

Primeiro lote da campanha conta com 6 milhões de doses da CoronaVac


           Por: Agência Brasil

O Ministério da Saúde confirmou, nesta terça-feira (19), a entrega de 6 milhões de doses da CoronaVac para todos os estados e o Distrito Federal. A vacinação já começou em todas as unidades federativas. 

A vacinação teve início pelos grupos prioritários da chamada fase 1: trabalhadores de saúde, pessoas de 60 anos de idade ou mais institucionalizadas (que residem em asilos), pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena aldeada.

Alagoas
A assistente social Marta Antônia de Lima, de 50 anos, que atua no SUS há 22 anos, foi a primeira pessoa em Alagoas a receber a vacina na manhã de terça (19), no Hospital Metropolitano de Maceió.

Alagoas recebeu 87.760 doses da CoronaVac. Serão vacinados, neste primeiro momento, profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus (Covid-19) e pessoas com mais de 75 anos de idade. Para esse grupo estão disponíveis 71.080 doses. Já para os indígenas aldeados, são 16.680 doses.

Amapá
A enfermeira Kátia Regina Marinho, de 55 anos, foi a primeira a ser vacinada contra a covid-19 no Amapá, durante cerimônia nesta terça-feira (19), no Palácio do Setentrião, sede do governo local. Além de Kátia, o líder indígena e também enfermeiro Demétrio Tiryó, de 36 anos, da aldeia do Parque do Tumumaque, foi imunizado durante o evento. A idosa Brasiliana Lacerda Trindade, 68 anos, foi vacinada no Abrigo São José, simultaneamente, como representante dos idosos do grupo de risco.

Segundo o governo do estado, os profissionais da linha de frente fazem parte do grupo prioritário e totalizam 18.558, que devem ser imunizados na primeira fase da campanha de vacinação. Ao todo, o Amapá recebeu 31 mil doses da CoronaVac para esta primeira etapa de imunização.

Ceará
A técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, de 51 anos, foi a primeira a ser vacinada no Ceará. Ela atua no Hospital Leonardo da Vinci, na linha de frente de combate à doença. Ela foi escolhida para ser a primeira pela idade e por trabalhar direto com os pacientes e porque se locomove para o trabalho de ônibus.

As primeiras 218 mil doses da vacina CoronaVac chegaram a Fortaleza no fim da tarde desta segunda-feira (18) e, imediatamente, foram distribuídas para os municípios cearenses. No estado, a prioridade será para profissionais de saúde da linha de frente de combate à covid-19 de unidades públicas e privadas, que serão imunizados nos locais de trabalho, e idosos institucionalizados. Todos os grupos da fase 1 serão vacinados na medida que cheguem mais lotes nas próximas semanas.

Distrito Federal 
A primeira pessoa a ser vacinada no Distrito Federal foi a enfermeira do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) Lídia Rodrigues Dantas, de 31 anos. Ela atua desde o início da pandemia no combate ao novo coronavírus. A imunização começou na manhã desta terça-feira (19).

O DF recebeu 106.160 doses da CoronaVac, que vão imunizar, em duas etapas, 53.080 pessoas. No primeiro momento, serão contemplados trabalhadores da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia, idosos e deficientes que se encontram em instituições de internação, cuidadores que atuam nessas instituições e indígenas. A vacinação ocorre em 16 unidades de referência.

Espírito Santo
A primeira capixaba a ser imunizada foi a técnica de enfermagem Iolanda Brito da Silva dos Santos, de 55 anos, que atua no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, referência no tratamento de pacientes da doença. 

O governo do Espírito Santo iniciou a campanha de vacinação contra a covid-19 na noite de segunda-feira (18). Foram disponibilizadas 101.320 mil doses da vacina, pelo Ministério da Saúde.

Mato Grosso
A primeira vacina contra a covid-19 em Mato Grosso foi aplicada na técnica de enfermagem Luiza Batista Silva, que atua na linha de frente do combate ao coronavírus. O ato ocorreu no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, na manhã desta terça-feira (19). Também foram vacinados outros nove profissionais de saúde. 

Segundo o governo local, o lote de 126 mil doses do imunizante chegou em Mato Grosso no início da noite de ontem (18) e foi armazenado no Centro de Distribuição em Cuiabá. De lá, as vacinas serão distribuídas para os polos regionais, de forma a chegarem em todos os municípios, proporcionalmente.

Paraná
A enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira, de 44 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a covid-19 no Paraná na noite de segunda-feira (18). A profissional recebeu a imunização junto com outros sete colegas, que desde o início da pandemia atuam na linha de frente no Complexo Hospitalar do Trabalhador. 

O Paraná recebeu, para a primeira etapa da vacinação, 265.600 doses do imunizante. Segundo o governo do estado, as doses já começaram a ser enviadas aos municípios, que serão responsáveis pela estratégia de vacinação.

Rio Grande do Sul 
Cinco gaúchos de grupos de risco receberam juntos as primeiras doses da vacina contra a covid-19 no Rio Grande do Sul. Eloina Gonçalves Born, de 99 anos, moradora do Residencial Geriátrico Donna Care; Jorge Amilton Hoher, 68 anos, médico-chefe do Serviço de Medicina Intensiva da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; Carla Ribeiro, 32 anos, da etnia kaingang e residente da Aldeia Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro; Joelma Kazimirski, 48 anos, auxiliar de higienização do Grupo Hospitalar Conceição; e Aline Marques da Silva, 40 anos, técnica de Enfermagem CTI Covid do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) foram os primeiros imunizados no estado na noite desta segunda-feira (18).

O RS recebeu 341,8 mil unidades. Dessas, 170,8 mil serão encaminhadas para o interior, a partir de Porto Alegre, nesta terça-feira (19) por via terrestre e aérea.

Inicialmente, o público a ser vacinado são os profissionais de saúde da linha de frente em hospitais, da Atenção Básica e da rede de urgência e emergência; pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) – asilos – e populações indígenas aldeadas.

Bahia
Uma enfermeira de 53 anos, uma idosa de 83, um médico de 30, todos negros, e uma índia do povo Tuxá, de 31 anos, foram as quatro primeiras pessoas a serem vacinadas contra a covid-19, na Bahia, na manhã desta terça-feira (19). 

Ao todo, foram enviadas 376 mil doses do imunizante para o estado. Os imunizantes são suficientes para vacinar, inicialmente, cerca de 188 mil baianos. Segundo o governo da Bahia, os imunizantes já foram enviados em aeronaves para cidades-polo baianas, de onde devem partir em veículos como vans e caminhões para os municípios menores em todas as regiões do estado.

Mato Grosso do Sul
Dois profissionais da saúde, uma indígena e uma idosa que mora em instituição de longa permanência, foram os primeiros imunizados em Mato Grosso do Sul na noite de segunda-feira (18). 

Segundo o governo do estado, as 158.760 doses já foram distribuídas para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul entre a noite de ontem (18) e as primeiras horas desta terça-feira (19). 

Maranhão
A técnica em enfermagem Egle Martins foi a primeira pessoa a ser vacinada contra covid-19, no Maranhão, na noite desta segunda-feira (18). Ao todo, foram enviadas 164.240 doses do imunizante nesta etapa, sendo duas para cada pessoa.

As doses da CoronaVac estão sendo transportadas para todos os municípios maranhenses por três aviões, três helicópteros e 30 automóveis, desde o início da manhã desta terça-feira (19).  A estimativa do governo do estado é que a vacina esteja em todas as cidades do Maranhão até quarta-feira (20). São 2.124 salas de vacinação em todo o estado, sendo possível ampliar para 2.500.

A técnica de enfermagem Maria Bom Sucesso Pereira foi a primeira imunizada em Minas Gerais
A técnica em Enfermagem Maria Bom Sucesso Pereira foi a primeira vacinada em Minas Gerais (Foto: Alexandre Rezende/Agência Minas Gerais)

Minas Gerais
A primeira imunizada contra a covid-19 no estado de Minas Gerais foi a técnica de enfermagem Maria Bom Sucesso Pereira, de 57 anos, que há mais de uma década atua no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Eduardo de Menezes, na capital mineira. O início da vacinação aconteceu na noite de segunda-feira (18). 

Foram enviadas 577.480 mil doses dos imunizantes ao estado neste primeiro lote de vacinas, que permitirão a imunização de cerca de 280 mil pessoas. Em Minas Gerais, caberá aos 853 municípios retirarem as doses dos imunizantes em 28 Superintendências Regionais de Saúde.  

Vacinação
Confira o número de pessoas a serem vacinadas em cada região neste primeiro momento:

Norte: 337.332
Nordeste: 683.924
Sudeste: 1.202.090
Sul: 357.821
Centro-Oeste: 273.393


Projeto de lei da Câmara quer tornar Forró Patrimônio Cultural Imaterial do Recife

 

O forró pode tornar-se Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A proposta chegou à Câmara no Projeto de Lei n° 04/21 e é de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB). O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) deu início em 2019 à elaboração do Dossiê de Registro das Matrizes Tradicionais do Forró, procedimento técnico necessário para a inscrição do gênero no Livro das Formas de Expressão do Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O mesmo já está assegurado a outros ritmos e manifestações populares como frevo, maracatu, caboclinho, capoeira, carimbó, cavalo marinho e samba. Almir Fernando quer assegurar este título ao forró em âmbito municipal.

"O Forró é um ritmo musical e também uma dança com origem no Nordeste. A expressão vai além de um gênero popular, diz respeito a festas e interações sociais ao som da sanfona, zabumba e do triângulo, comuns especialmente no período junino", afirma o autor.

A palavra forrobodó foi encontrada pela primeira vez na edição de um dicionário de 1912. No ano seguinte, o nome forró foi incluído, indicando ser uma abreviação de forrobodó. Diante da imprecisão do termo, o nome é geralmente associado a uma generalização de vários ritmos: o baião, a quadrilha, o xaxado e o xote.

Almir Fernando ressalta que apesar do Forró ter destaque em outras cidades, o Recife tem uma história de valorização da cultura e dos artistas que disseminam o ritmo. "Em virtude desta importância para o Nordeste e para o Recife, nada mais justo tornar o Forró Patrimônio Cultural Imaterial do Município". A matéria será distribuída às Comissões da Casa em fevereiro, com o retorno das atividades legislativas. (Por: Carol Brito/Blog da Folha).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Entenda como funciona e qual a eficácia da CoronaVac, que começa a ser aplicada hoje em Pernambuco

 

Vacina CoronaVac - Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

Sob enorme expectativa e entusiasmo, o Brasil deu início ao processo de imunização contra a Covid-19. São os primeiros passos de uma longa caminhada com destino ao "velho normal". E esse pontapé foi dado com a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. 

Popularmente chamada de “vacina da China” ou “vacina chinesa”, a amada e odiada CoronaVac foi aprovada para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no domingo (17), e será produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, de São Paulo, para abastecer o País.

Abaixo, conheça alguns detalhes sobre a CoronaVac: 

Composição 
A CoronaVac utiliza uma versão inativada do Sars-CoV-2, vírus que provoca a Covid-19. A cepa CZ02 foi cultivada em células Vero (um tipo de célula de rim de macaco). Para produzir a vacina, o vírus foi inativado, ou seja, foi exposto ao calor ou a substâncias químicas para que perdesse o poder de infectar. “Morto”, ele não se replica e não gera doença. 

Depois desse processo, foi acrescentado o hidróxido de alumínio, que é uma substância já conhecida como adjuvante para que a vacina gere anticorpos em quem as recebe. 

Armazenamento 
Como o Brasil não possui ultracongeladores para armazenar imunizantes que precisam ser submetidos a temperaturas baixíssimas, a CoronaVac caiu como uma luva. A tecnologia de vírus inativado utilizada no desenvolvimento dela permite que seja mantida em temperaturas normais de geladeira, de 2 a 8 graus Celsius.

Essa condição se encaixou com a estrutura do Brasil em termos de logística de distribuição e armazenamento nas salas de imunização pelo País. A Anvisa, durante o processo de autorização para uso emergencial, disse que fará um acompanhamento a longo prazo para determinar o tempo de validade das doses prontas em refrigeração. Estima-se que 12 meses.  

Como age 
Uma vez injetado na corrente sanguínea, o vírus é detectado pelo sistema imunológico, que desenvolve formas de combatê-lo para que, quando estiver em contato com um vírus ativo do mesmo tipo, saiba como responder. 

Segurança 
A tecnologia de vírus inativado é uma das mais tradicionais no desenvolvimento de vacinas e, segundo especialistas, é bastante segura. É utilizada há décadas e, por isso, os efeitos são mais previsíveis. 

Durante os testes clínicos da CoronaVac, não foram relatados efeitos colaterais graves. As reações mais comuns foram dor, edema e/ou inchaço no local da aplicação, dor de cabeça e fadiga.

Testes
Antes de serem liberadas para uso, as vacinas precisam passar por várias fases de estudos. Antes dos testes em humanos, é feita a fase pré-clínica, na qual serão realizados testes em modelos celulares e de animais. Além da resposta imune, é checado como o organismo dos animais se comporta e também se há efeitos tóxicos. 

A partir desses resultados, é tomada a decisão se a vacina irá ou não ser testada em humanos, o chamado Ensaio Clínico, que é dividido em três fases antes do pedido de registro e uma fase após esse protocolo. 

Na fase I, o objetivo principal é saber se a vacina é segura e avaliar a melhor forma de administração da mesma. Na II, são testados diferentes esquemas para a vacina, verificando a dose e, sendo necessário mais de uma dose para imunização, quantas devem ser aplicadas e qual o intervalo ideal a ser feito para obter mais eficácia. 

A fase III, conhecida como “duplo-cego”, sorteia o voluntário que vai receber o imunizante em teste e quem vai receber um placebo. Até o final do estudo, tanto voluntários quanto pesquisadores não têm conhecimento de quem recebeu o que. Ao término do período de estudo, essas informações são reveladas para que os resultados sejam avaliados.

Se a vacina se mostrou segura e ofereceu proteção, o passo seguinte é o pedido de registro na Agencia Reguladora - Brasil, a Anvisa -, que avalia todo o passo a passo, do desenvolvimento aos resultados finais, para dar ou não o aval. 

A fase IV, após a autorização, faz avaliações da segurança e da proteção em larga escala, por um período mais longo de tempo. Ao conceder a autorização para uso emergencial da CoronaVac, a Anvisa fez algumas observações que serão acompanhadas nos próximos meses. 

Eficácia
Anunciada com três porcentagens diferentes, a eficácia da vacina causou certa confusão. Entenda: 

100%
No total, 13.060 voluntários participaram dos testes da CoronaVac, sendo que metade recebeu apenas placebo. Desde julho, 252 participantes do Ensaio Clínico contraíram a Covid-19, dos quais 167 havia recebido placebo e 85 fazia parte do grupo dos vacinados de fato. 

No grupo experimental, que foi vacinado, não houve registro de pacientes com caso moderado a grave, que tenha necessitado de internação. Já no grupo controle, que recebeu placebo, foram registrado sete casos moderados a grave. 

Logo, se não houve nenhum caso moderado a grave no grupo experimental, significa uma eficácia de 100% para evitar formas mais severas da Covid-19, internações e mortes pela doença. 

78%
No caso das infecções leves, nas quais a pessoa apresentou poucos sintomas da Covid-19 e recebeu algum tipo de assistência médica, mas não precisou de internação, foram feitos 38 registros, sendo sete no grupo experimental e 31 no grupo controle. Significa dizer que para a prevenção de casos leves da Covid-19, quando a pessoa tem sintomas, mas sem necessidade de internação, a eficácia é de 78%. 

50,38% 
Esse é o cálculo que envolve as 252 pessoas que contraíram a Covid-19 juntando os dois grupos (experimental e controle), independente da gravidade da doença. A proteção foi, então, calculada em 50,38%. A conclusão é que, quem toma a CoronaVac, tem 50,38% menos risco de adoecer pela Covid-19. E, aí, mesmo que apresente sintomas, a eficácia para evitar gravidade é de 100%.  

Doses
O Ministério da Saúde está recomendando que a segunda dose seja ministrada com um intervalo de duas a quatro semanas da primeira aplicação. Segundo o laboratório Sinovac, desenvolvedor da CoronaVac, o estudo feito no Brasil mostrou que a vacina foi até 20% mais eficaz quando os voluntários recebiam a segunda dose com um intervalo de três semanas ao invés de duas. Embora aprovada para uso emergencial no Brasil, na Turquia e na Indonésia, a Sinovac ainda não divulgou o resultado global dos testes da fase III do imunizante. (Por Portal Folha de Pernambuco).

Secretaria de Educação a Distância da Univasf está com inscrições abertas para processos seletivos de tutores e docentes

 

Imagem/Wikipédia 

A Secretaria de Educação a Distância (Sead) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com quatro processos seletivos com inscrições abertas. As seleções são para o preenchimento das vagas de tutor, tutor para atendimento especializado e professor formador para os cursos de graduação, na modalidade a distância, vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições devem ser feitas por meio do Sistema de Processos Seletivos (PS) da Univasf. Veja mais informações sobre cada seleção abaixo.

Chamada interna para seleção de Professor Formador: cursos de Administração Pública, Ciência da Computação e Licenciatura em Educação Física

As inscrições para o processo seletivo interno para o cargo de Professor Formador estão abertas até esta quinta-feira (21). Há 15 vagas, três destinadas ao curso de Administração Pública, seis para Licenciatura em Ciência da Computação e seis vagas para Licenciatura em Educação Física. As seleções para este cargo são restritas aos docentes concursados da Univasf, sendo permitida a participação de professores externos apenas nos casos de não preenchimento das vagas. Mais informações podem ser encontradas no edital, disponível no Sistema PS.

Chamada pública para seleção de Professor Formador: cursos de Licenciatura em Letras/Libras e Especialização em Docência em Biologia

Tendo em vista o não preenchimento de vagas do Edital Nº40/2020, publicado no mês de novembro de 2020, a Sead abre, para professores da comunidade em geral, as inscrições para a seleção de professor formador dos cursos de graduação em Licenciatura em Letras/Libras e Especialização em Docência em Biologia As inscrições estão abertas até esta quinta-feira (21). São duas vagas para a Licenciatura em Letras/Libras e uma para Especialização em Docência em Biologia. Os candidatos devem estar em efetivo exercício do magistério da rede pública de ensino ou vinculados a um dos programas de formação de professores, para a educação básica, desenvolvidos pelo MEC. Mais informações podem ser encontradas no edital, disponível no Sistema PS.

Chamada pública para seleção Tutor de Atendimento Educacional Especializado

A seleção para tutor de atendimento educacional especializado está com inscrições abertas até o dia 25 de janeiro. A tutoria é presencial e destinada ao atendimento de estudantes com deficiência auditiva - surdez. Estão disponíveis 8 vagas, distribuídas entre os cursos Licenciatura em Letras/Libras e Licenciatura em Pedagogia e os polos de Capim Grosso (BA), Juazeiro (BA), Sobradinho (BA) e Petrolina (PE). O candidato deve ter experiência mínima de um ano na educação básica ou superior e estar em efetivo exercício do magistério na rede pública de ensino ou vinculado a um dos programas de formação de professores, desenvolvidos pelo Ministério da Educação. Mais informações podem ser encontradas no edital, disponível no Sistema PS.

Chamada pública para seleção de Tutor

A seleção para tutor está com inscrições abertas até o dia 29 de janeiro. Estão disponíveis 8 vagas, distribuídas entre os cursos de Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Letras/Libras e Licenciatura em Pedagogia, além de duas vagas de cadastro reserva para o curso de Licenciatura em Letras/Libras. As vagas são para a modalidade tutor presencial e online/presencial para os polos de Capim Grosso (BA); Jaguarari (BA), distrito de Pilar; Sobradinho (BA), Floresta (PE), Santa Filomena (PE) e Trindade (PE). O candidato deve ter experiência mínima de um ano na educação básica ou superior e estar em efetivo exercício do magistério na rede pública de ensino ou vinculado a um dos programas de formação de professores, desenvolvidos pelo Ministério da Educação. Mais informações podem ser encontradas no edital, disponível no Sistema PS.(Layla Shasta/univasf).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Médicos brasileiros agradecem Venezuela por oxigênio (vídeo)

Médicos brasileiros da Brigada Simón Bolívar, formada por voluntários, agradeceram ao governo de Venezuela pelo envío de cerca de 130 mil litros de oxigênio para o estado do Amazonas. Confira.

Médicos da Brigada Simón Bolívar (Foto: Reprodução)

Médicos brasileiros agradeceram ao governo da Venezuela pela doação de cerca de 130 mil litros de oxigênio doados para o estado do Amazonas, que sofre com a escassez do produto, o que tem causado diversas mortes por falta de ar nos pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Em vídeo gravado na fronteira do Brasil com a Venezuela, o presidente da Associação de Médicos Formados no Exterior agradeceu o governo de Nicolás Maduro pelo envio do oxigênio para o Brasil. Ele compõe a Brigada Simón Bolívar, formada por voluntários que prestarão assistência gratuita através de convênio com o estado do Amazonas.

“Estamos aqui na condição de Brigada Simón Bolívar para receber essa comissão e seguir viagem com destino a Manaus”, afirmou. “Estamos juntos contra a Covid-19, com a única finalidade de salvar vidas”, ressaltou.

“O povo brasileiro agradece a contribuição do país vizinho. Muito obrigado”, concluiu.

Veja: caminhões da Venezuela com oxigênio para Manaus entrando no Brasil (VÍDEO)

 

(Foto: Reprodução)

Os primeiros caminhões venezuelanos portando cilindros com oxigênio, que saíram neste sábado (16) da cidade de Puerto Ordaz, localizada a cerca de 1.500 quilômetros de Manaus, chegaram ao Brasil na manhã desta segunda-feira (18). 

Os caminhões estão carregados com 130.000 m3 de oxigênio e será fundamental para diminuir o colapso sanitário que o estado enfrenta, com UTI´s lotadas e falta do ítem essencial para pacientes internados em estado grave com Covid-19. 

Segundo o portal G1, Além do oxigênio, 107 médicos formados na Venezuela compareceram ao Consulado de Boa Vista, em Roraima, e se colocaram à disposição para ajudar no estado do Amazonas.

O país, inimigo número um de Jair Bolsonaro, foi o único país a oferecer ajuda ao estado do Amazonas. (Brasil247).




BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...