terça-feira, 18 de janeiro de 2022

OPORTUNIDADES - IBGE oferece 266 mil oportunidades de emprego até 21 de janeiro

 Agentes recenseadores deverão visitar 78 milhões de lares brasileiros

Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto (Foto: Marcelo Casall / Agência Brasil)


Cerca de 78 milhões de residências brasileiras devem receber, a partir do dia 1º de agosto, a visita de um agente recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informou hoje (17) o presidente do órgão, Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto.

Entrevistado pelo programa A Voz do Brasil, Neto afirmou que o levantamento censitário brasileiro, que é realizado a cada 10 anos, seguirá rígidos protocolos de distanciamento e de segurança sanitária, tanto para os agentes quanto para os entrevistados.

Essencial para a formulação de políticas públicas e para traçar o perfil de todas as camadas sociais, o Censo é a mais completa pesquisa realizada no Brasil sobre a realidade da população em todo o território nacional.

“O Censo é a única investigação familiar que cobre todos os municípios do país. É uma oportunidade única de ver o retrato estrutural que é essencial para o planejamento. É uma pesquisa socioeconômica completa”, afirmou o presidente.

Para tanto, o instituto contratará, até o dia 21 de janeiro, 266 mil profissionais em diversos cargos para realizar o Censo 2022. Destes, 183 mil serão recenseadores. A escolaridade necessária é o ensino fundamental completo, e a remuneração começa em R$ 1,7 mil, podendo alcançar R$ 2,1 mil.

O trabalho do recenseador envolve aplicação do questionário do Censo a moradores (Foto: Agência Brasil

» Veja o edital e como fazer inscrição no processo seletivo.

Os contratos serão temporários, com jornada prevista de três meses - podendo haver renovação por um mês adicional. Todos os contratados receberão férias e 13º salário proporcionais.

Sobre o Censo 2022

Segundo Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto, o questionário padrão que será aplicado durante o Censo 2022 terá 26 perguntas que investigarão o perfil básico domiciliar da família. Cerca de 92% da população entrevistada responderá ao questionário básico. Já os outros 8% - cerca de 8,5 milhões de domicílios - responderão ao questionário longo, de 77 perguntas.

Sobre condições adversas em cidades que atualmente sofrem com inundação, e também sobre populações isoladas, Neto afirmou que o IBGE está completamente preparado para coletar dados de todas as pessoas, independente da situação.

“O IBGE tem toda uma logística, inclusive de equipamentos especiais, para levar o recenseador lá. Os territórios indígenas, os territórios quiliombolas. Ninguém vai ficar para trás”, disse.

Testes para o Censo

Os testes para o Censo 2022 foram feitos inicialmente na cidade de Paquetá, no Rio de Janeiro, em 2021. Escolhida por ter um índice de vacinação acima da média nacional, o modelo desenvolvido pelo IBGE em Paquetá foi expandido a nível nacional, relatou Neto. Isso permitiu que a logística de coleta de dados fosse testada previamente em todos os estados brasileiros, e não apenas em pontos específicos. Com os resultados, o Censo que ocorrerá em 2022 implementará a metodologia aprovada na fase de testes.

“A pandemia serviu para que o IBGE desenvolvesse uma boa entrevista domiciliar por telefone. Agora, posso dizer com segurança que somos experts na entrevista por telefone”, complementou. Agência Brasil.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Enquanto o Brasil ainda nem chegou ao 5G, China já impulsiona a rede 6G

No início de janeiro, um instituto chinês afirmou ter realizado uma transmissão sem fio de sexta geração a uma velocidade de 206,25 gigabits por segundo

(Foto: Reprodução/Gizchina)

A China está impulsionando a tecnologia de comunicações 6G no marco do novo plano de desenvolvimento da economia digital, publicado recentemente pelo Conselho de Estado do país, informa o jornal South China Morning Post.

O projeto de economia digital da China com base no 6G marca seu último movimento para assumir um papel de liderança no desenvolvimento da tecnologia móvel avançada, segundo o jornal.

Desta forma, Pequim prevê impulsionar o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento do 6G e "participar ativamente no estabelecimento de normas internacionais" para a tecnologia de comunicações móveis de sexta geração.

O número de solicitações de patentes 6G superou os 38.000 em todo o mundo, e as apresentadas pela China representam mais de 30%, ocupando o primeiro lugar entre todos os países, segundo um relatório de abril de 2021 da Administração Nacional da Propriedade Intelectual da China.

Recentemente, o instituto respaldado pelo governo chinês denominado Purple Mountain Laboratories afirmou ter feito um grande avanço na tecnologia móvel 6G, observa o jornal chinês.

Uma equipe de pesquisa liderada pelo professor You Xiaohu realizou pela primeira vez uma transmissão sem fio de sexta geração a uma velocidade de 206,25 gigabits por segundo.

Contudo, diversos especialistas consideram que o serviço 6G ainda está a uma década de distância, já que o mundo ainda tem que acordar as normas técnicas que suportarão as frequências, a modulação e as formas de onda da rede.

Enquanto o 5G deve aumentar a velocidade de transmissão de dados até 1.100 Mb/s, espera-se que o 6G possa ser até 100 vezes mais rápido.

Estima-se que o novo tipo de rede, que pode ser lançado até 2030, tenha a capacidade de se conectar com dispositivos muito mais complexos, entre eles carros automatizados. Além disso, poderia tornar realidade diversas ideias da ficção, como hologramas em tempo real ou veículos voadores. Sputnik


BLOG DO BILL NOTICIAS

Astrônomos descobrem planeta gigante oculto 3 vezes mais massivo que Júpiter

O planeta gigante de gás, semelhante a Júpiter, foi encontrado por um astrônomo da Universidade da Califórnia em Riverside

(Foto: Nasa)

O planeta encontrado é o TOI-2180 b, que tem o mesmo diâmetro de Júpiter, contudo é três vezes mais massivo.

De acordo com os pesquisadores, o planeta tem 105 vezes a massa da Terra em elementos mais pesados que o hélio e o hidrogênio. Além disso, o planeta leva 261 dias para completar uma órbita.

Os astrônomos usaram algoritmos de computador para escanear dados coletados por diversos telescópios. Os pesquisadores procuravam mudanças no brilho das estrelas, o que pode indicar que uma estrela está sendo orbitada por um planeta.

Tom Jacobs, um astrônomo amador, no dia 1º de fevereiro de 2020, enquanto inspecionava os dados coletados pelo telescópio TESS, notou que a luz da estrela chamada TOI-2180 diminuiu e depois retornou ao seu nível de brilho anterior em um período de 24 horas.

Posteriormente, os cientistas observaram o empuxo gravitacional do planeta sobre a estrela, o que permitiu calcular sua massa e estimar diversas possibilidades para sua órbita. Sputnik


BLOG DO BILL NOTICIAS

China apresenta o maior robô biônico do mundo com capacidades off-road, diz mídia (vídeo)

O dispositivo foi desenvolvido com o intuito de acessar áreas remotas, acidentadas e que seriam arriscadas para humanos ou veículos tripulados

(Foto: China Central Television)

De acordo com informações da emissora estatal chinesa CCTV, o robô quadrúpede é movido a energia elétrica e seria eficiente para missões de reconhecimento em áreas de grande risco, como campos de batalha.

O robô é equipado com câmeras e sensores que identificam os seus arredores, para que ele possa se locomover com facilidade em todos os tipos de terrenos, desde campos gramados até a beira de penhascos.

A reportagem da CCTV também detalhou a versatilidade da nova tecnologia que é composta de 12 conjuntos de módulos, o que proporciona movimentos livres para frente, para trás, na diagonal e também corridas e pulos. Segundo as previsões, o robô teria mais de três metros de comprimento e velocidade de até 10km/h.

Dê uma olhada no robô biônico quadrúpede movido a eletricidade desenvolvido independentemente na China - o maior, mais pesado e com a maior capacidade off-road do mundo.

O robô biônico é capaz de carregar 160 quilos de carga, o que também o transforma em uma alternativa segura para transporte de mantimentos.

Segundo informações de um especialista não identificado, citado pelo Global Times, o robô seria uma ótima opção para missões de monitoramento em locais remotos, como florestas densas, regiões frias e congeladas e também em locais de grande altitude. Sputnik 



BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...