segunda-feira, 21 de março de 2022

Em Minas, Lula lidera corrida presidencial com mais que o dobro de votos de Bolsonaro, mostra pesquisa Quaest

Em um dos cenários pesquisados, o ex-presidente chega a ter 49% dos votos no primeiro turno

Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Lula (PT) tem a ampla preferência do eleitorado mineiro para retornar à Presidência da República na eleição de 2022, mostra pesquisa Quaest, patrocinada pelo Banco Genial e realizada presencialmente, divulgada nesta sexta-feira (18).

Lula, com 46%, tem mais que o dobro das intenções de voto de Jair Bolsonaro (PL), 21%.

Cenário I

  1. Lula (PT) - 46%
  2. Bolsonaro (PL) - 21%
  3. Sérgio Moro (Podemos) - 6%
  4. Ciro Gomes (PDT) - 5%
  5. André Janones (Avante) - 3% 
  6. João Doria (PSDB) - 2% 
  7. Simone Tabet (MDB) - 1%  
  8. Alessandro Vieira (sem partido) - 1% 

Os que não pretendem votar são 9% e os indecisos somam 5%.

Cenário II

  1. Lula (PT) - 49%
  2. Bolsonaro (PL) - 23% 
  3. Ciro Gomes (PDT) - 7% 
  4. João Doria (PSDB) - 3%
  5. Eduardo Leite (PSDB) - 2% 

 Os que não pretendem votar são 11% e os indecisos somam 4%.

No segundo turno, Lula também tem ampla vantagem contra Bolsonaro. O petista tem 56% dos votos contra 28% do atual chefe do governo.

O levantamento ouviu 1.480 pessoas presencialmente entre os dias 12 e 15 de março. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código MG-00132/2022. 247




BLOG DO BILL NOTICIAS

Multidão grita "Lula" durante show da Gal Costa no Recife (vídeo)

O vídeo com a cena foi publicado por um fã nos stories do Instagram e compartilhado por Gal.


A cantora Gal Costa terminou o show na noite deste sábado (19) no palco do Teatro Guararapes, em Recife (PE), em clima eleitoral.

Gal, que vem ouvindo protestos de "fora, Bolsonaro" por onde passa, desta vez tambéu escutou o coro da plateia pela eleição de Lula: "Olê, olê, olê, olá. Lula, Lula", entoou a plateia. Fórum

Veja:



BLOG DO BILL NOTICIAS

Fundador do Telegram pede desculpas ao STF após bloqueio da rede

 

Alexandre de Moraes determinou hoje o bloqueio do aplicativo

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O fundador do Telegram, Pavel Durov, se manifestou hoje (18) sobre a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que determinou o bloqueio do aplicativo. 

Durov informou que vai nomear um representante legal para o Brasil e pediu que o STF reconsidere a decisão de suspensão. 

"Peço desculpas a Suprema Corte brasileira pela nossa negligência. Definitivamente, poderíamos ter feito um trabalho melhor", disse. 

Por meio de mensagem publicada na plataforma, Dorov disse que problemas com os endereços de e-mails corporativos impediram que a plataforma fosse comunicada sobre as decisões do STF que determinaram o bloqueio de perfis investigados. 

"Parece que tivemos um problema entre nossos e-mails corporativos e a Suprema Corte brasileira. Como resultado dessa falha de comunicação, a Corte baniu o Telegram por não responder", declarou. 

O diretor informou ainda que a plataforma cumpriu em fevereiro uma determinação para suspensão de perfis e que o Supremo utilizou um endereço eletrônico antigo para entrar em contato com a empresa. 

Bloqueio 

Mais cedo, Moraes atendeu ao pedido da Polícia Federal (PF) e determinou o bloqueio, que ocorreu no âmbito de uma investigação que está em andamento na Corte envolvendo o jornalista Allan dos Santos. 

Em fevereiro, Moraes havia determinado que o aplicativo de mensagens fizesse o bloqueio de perfis acusados de disseminar desinformação, no entanto, o STF não conseguiu intimar a representação no Brasil da empresa responsável pelo aplicativo. 

Em outra frente, no início do mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também tenta localizar os representantes da empresa, por meio do escritório de advocacia no Brasil. Um ofício foi endereçado a Pavel Durov. 

Segundo a PF, o aplicativo é "notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países". 

Moraes ressaltou que o Telegram vem descumprindo as decisões que determinam a suspensão de perfis, em uma atitude de "total omissão em fazer cessar a divulgação de notícias fraudulentas e a prática de infrações penais". 

"O desprezo à Justiça e a falta total de cooperação da plataforma Telegram com os órgãos judiciais é fato que desrespeita a soberania de diversos países, não sendo circunstância que se verifica exclusivamente no Brasil e vem permitindo que essa plataforma venha sendo reiteradamente utilizada para a prática de inúmeras infrações penais", afirmou. 

Ministro da Justiça

No início da noite, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, declarou que determinou a setores da pasta que estudem uma solução para restabelecer ao povo "o direito de usar a rede social que bem entenderem". Torres se referiu ao despacho de Alexandre de Moraes. 

Em uma postagem feita nas redes sociais, o ministro também disse que brasileiros estão sendo prejudicados pela decisão.  

"Milhões de brasileiros sendo prejudicados repentinamente por uma decisão monocrática. Já determinei a diversos setores do @JusticaGovBR que estudem imediatamente uma solução para restabelecer ao povo o direito de usar a rede social que bem entenderem", declarou. (Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Maria Claudia



BLOG DO BILL NOTICIAS

Após ação do STF, Telegram contrata agências de checagem para monitorar fake news

O Telegram informou ao STF que está monitorando as postagens nos 100 canais brasileiros mais populares no Telegram, que respondem por mais de 95% de todas as visualizações

(Foto: Reuters)

Reagindo ao bloqueio judicial das atividades no Brasil, o Telegram passou a cumprir as determinações do Supremo Tribunal Federal (STF) para combater a difusão de mentiras e o cometimento de crimes na plataforma. A empresa informou à Corte, neste domingo (20/3), que já tomou medidas como a contratação de agências de checagem de fatos e implantação de soluções tecnológicas para alertas postagens com informações falsas.

As mudanças que estão sendo implementadas deverão resultar em uma atualização dos Termos de Uso que o Telegram faz seus usuários aceitarem, informou a plataforma na comunicação enviada ao Supremo. Com as medidas, o ministro Alexandre de Moraes revogou a decisão de sexta-feira (18) e liberou o serviço de troca de mensagens em território nacional.

O Telegram informou ao Supremo que está monitorando todas as postagens nos 100 canais brasileiros mais populares no Telegram, que respondem por mais de 95% de todas as visualizações de mensagens públicas da plataforma.

"Acreditamos que essa medida é impactante, pois nos permite identificar informações perigosas e deliberadamente falsas no Telegram com mais eficiência”, disse a empresa. Mertrópoles


BLOG DO BILL NOTICIAS

Megainvestidor internacional diz que vitória de Lula é o melhor para o Brasil e para os investidores estrangeiros

Afirmação foi feita por Mark Mobius, um dos maiores gestores de recursos do mundo


(Foto: Reuters)

O melhor caminho para o Brasil e para os investidores internacionais é a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nas eleições presidenciais de 2022. Quem afirma é Mark Mobius, gestor norte-americano especializado em mercados emergentes."Lula traria uma confiança maior aos investidores estrangeiros", disse ele, ao jornalista Lucas Bombana, da Folha de S. Paulo.

"Vejo o mercado brasileiro com boas perspectivas neste momento. Os investimentos no país tiveram uma performance melhor do que os pares nos últimos meses, e talvez a razão para isso seja pela expectativa dos investidores de que o Lula vença as eleições. É preciso lembrar que, na época em que Lula foi o presidente, os mercados costumavam ter uma performance bastante positiva", lembra Mobius.

"Lula traria uma confiança maior aos investidores estrangeiros e porque ele tem um programa bastante ambicioso de investimentos, o que provavelmente traria um impulso para os ativos brasileiros de forma geral. Então provavelmente a vitória do Lula seria um cenário mais positivo para os mercados no Brasil", acrescentou. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Telegram cumpre ordem de Moraes e apaga link em canal de Bolsonaro

Antes da decisão de Moraes, porém, o Telegram havia ignorado duas tentativas de contato pelo TSE, o que irritou ministros da Corte superior e do STF.

(Foto: Reprodução/Reuters)

Após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), o Telegram apagou o link no canal de mensagens do presidente Jair Bolsonaro (PL) que permitia que o cidadão tivesse acesso a documentos de um inquérito sigiloso da Polícia Federal. As informações são do portal UOL. 

A investigação da corporação policial trata do ataque hacker ao sistema interno do TSE, que ocorreu em 2018. Não há evidência, porém, de que as urnas eletrônicas foram corrompidas. A corporação também apura as acusações feitas por integrantes do governo contra o sistema de votação brasileiro.

A retirada da postagem pela ferramenta russa, mas com sede nos Emirados Árabes Unidos, contudo, faz parte dos requisitos estabelecidos pelo ministro Alexandre de Moraes para que o Supremo anule a decisão que bloqueou o uso do aplicativo no Brasil.

Na decisão de ontem, que estabeleceu as condições para a liberação do Telegram no país, o ministro também determinou outras três medidas a serem cumpridas pela empresa. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Dilma: a culpa da gasolina cara não é da Petrobrás, é do Bolsonaro

"Dizer que não pode fazer nada na Petrobrás é a maior fake news de Bolsonaro", afirma

(Foto: Divulgação | ABr)

A ex-presidente Dilma Rousseff explicou, de forma didática, em entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247, por que os combustíveis e o gás de cozinha se tornaram tão caros depois do golpe de estado de 2016, que a afastou, para que a renda do petróleo fosse capturada por acionistas privados da Petrobrás e por grandes grupos privados. "Logo depois do golpe de 2016, em outubro daquele ano, decidem aplicar na Petrobrás a política de paridade dos preços de importação", diz ela. "O preço no Brasil passou a ser definido a partir do preço do refinador americano, mais transporte, tarifa de importação, seguro e margem de lucro", acrescenta.

Dilma afirma que o custo da Petrobrás é de cerca 28 dólares, incluindo sua margem de lucro. Acima disso, a empresa já opera no lucro. "A política de preços da Petrobrás está explodindo o bolso do consumidor", afirmou. Na entrevista, ela citou números concretos. "Em 12 de maio de 2016, quando saí da presidência, o diesel estava a R$ 2,40, a gasolina a R$ 2,95 e o gás de cozinha a R$ 42. Hoje, os preços estão a R$ 6,40 o diesel, quase R$ 10 a gasolina e R$ 150 o gás", recorda.

Na sua avaliação, a questão do petróleo foi um dos fatores mais importantes por trás do golpe de 2016. "O superlucro da Petrobrás está sendo sugado do povo brasileiro", diz Dilma. "A renda do trabalhador, da dona de casa e do caminhoneiro está indo para o bolso de alguns poucos".

"A culpa é de Bolsonaro"

Na entrevista, Dilma também deixou claro que Jair Bolsonaro é o maior responsável pelo desastre atual. "O dono da Petrobrás é o povo brasileiro, não o mercado internacional", afirma. "Dizer que não pode fazer nada na Petrobrás é a maior fake news de Bolsonaro. Praticar preços exorbitantes é um método que pode levar à privatização. Bolsonaro poderia, por exemplo, tributar lucros excessivos".

Dias atrás, Bolsonaro se queixou da atual gestão da empresa, que, segundo ele, não teria sensibilidade social. "Não é a Petrobrás que não tem sensibilidade social. É a presidência da República, a direção da empresa, é seu conselho", diz Dilma. A ex-presidente também disse sentir vergonha pelos militares brasileiros. "Em 63 anos, ninguém ousou conceder bônus desse tipo na Petrobrás", citando o caso do general Joaquim Silva e Luna, que decidiu conceder bônus de R$ 13 milhões aos atuais direitos, incluindo a si próprio.

Na entrevista, ela também defendeu o critério de modicidade tarifária. "A Petrobrás tem que praticar o menor preço possível. Eles praticam o maior preço possível", afirmou. "A culpa disso não é da Petrobrás, é do Bolsonaro", finalizou.





BLOG DO BILL NOTICIAS

Estados Unidos descartam “por enquanto” importação de petróleo da Venezuela

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que Biden não pensa no momento em diminuir as sanções ao país sul-americano

(Foto: Reuters)

Os Estados Unidos descartam "por enquanto" realizar algum tipo de estratégia para importar petróleo da Venezuela. De acordo com a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, não é algo que esteja sendo discutido no momento entre os dois países.

As declarações de Psaki foram dadas dias depois que as autoridades dos EUA chegaram à Venezuela para realizar uma reunião com o presidente Nicolás Maduro.

“Não é algo sobre o qual estamos falando ativamente no momento”, enfatizou Psaki quando perguntada por jornalistas durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (14) se é possível pensar em diminuir as sanções dos Estados Unidos à Venezuela para importar mais petróleo.

A reunião que Maduro teve com autoridades norte-americanas foi o primeiro encontro direto entre os dois países desde 2019, quando o governo Maduro rompeu relações depois que os EUA não reconheceram sua vitória nas eleições presidenciais. 

“As duas bandeiras unidas ficaram bonitas, passamos quase duas horas conversando”, disse Maduro ao final da reunião com autoridades dos EUA na semana passada. O líder bolivariano acrescentou que seu governo tem toda a vontade para, a partir do respeito e da diplomacia, avançar “numa agenda que permita o bem-estar e a paz dos povos da nossa região".

Essa reunião causou preocupação do governo colombiano chefiado por Iván Duque, que dias depois se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca.

Sobre isso, Psaki disse que o encontro entre os líderes tratou de "segurança energética global" após o conflito entre Rússia e Ucrânia. 

“Continuamos conversando com vários produtores sobre a importância de manter a oferta global. Não se trata apenas de abastecimento nos Estados Unidos, mas de garantir o abastecimento do mercado global, e valorizamos nossa relação com a Colômbia”, concluiu.  Agência Regional de Notícias.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ministro do STF revoga bloqueio após Telegram cumprir determinações

Alexandre de Moraes havia dado prazo de 24 horas ao aplicativo

                                                                                              Marcello Casal Jr/Agência Brasil


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a ordem de bloqueio ao aplicativo Telegram, após o cumprimento de determinações da Corte que estavam pendentes.

Ontem (19), ele havia dado prazo de 24 horas para o cumprimento de uma lista de determinações que incluía a indicação de representante oficial do aplicativo no Brasil; o envio de informações sobre providências para combate à desinformação; e o cumprimento integral de decisões que determinaram retirada de conteúdo ou bloqueio de canal.

De acordo com a decisão deste domingo, o Telegram indicou Alan Campos Elias Thomaz como representante legal no Brasil. O aplicativo informou que ele tem acesso direto à alta administração da plataforma, "o que garantirá nossa capacidade de responder as solicitações urgentes do Tribunal e de outros órgãos relevantes no Brasil em tempo hábil”.

Como medidas para combate à desinformação no Brasil, o Telegram citou o monitoramento dos 100 canais mais populares no país e o acompanhamento da mídia brasileira. O aplicativo destacou que vai estabelecer relações de trabalho com agências de checagem e restringir postagens públicas para usuários banidos por espalhar desinformação, além de atualizar termos de serviços e promover informações verificadas.

Em comunicado, o fundador do Telegram, Pavel Durov, voltou a se desculpar com a Corte brasileira. “Pedimos ao Tribunal que permita que o Telegram continue suas operações no Brasil, dando-nos a chance de demonstrar que melhoramos significativamente nossos procedimentos".

Para Alexandre de Moraes, o aplicativo efetivou o cumprimento de todas as decisões. “Diante do exposto, considerado o atendimento integral das decisões proferidas em 17/3/2022 e 19/3/2022, revogo a decisão de completa e integral suspensão do funcionamento do Telegram no Brasil”. O ministro também determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as demais empresas envolvidas suspendam as ações de bloqueio do aplicativo. (Por Agência Brasil - Brasília).

Leia a íntegra da decisão aqui.

Edição: Paula Laboissière



BLOG DO BILL NOTICIAS 

Um morto e pelo menos 24 feridos em tiroteio nos EUA, diz polícia

                           Por AFP 

Tiroteio em Arkansas, nos Estados Unidos - Foto: Reprodução

Uma pessoa foi morta e pelo menos 24 ficaram feridas quando um ou mais homens armados abriram fogo contra visitantes de uma feira de automóveis no Arkansas, informou a polícia do estado do sul dos Estados Unidos neste domingo(20). 

As autoridades investigam o incidente, ocorrido na noite de sábado na cidade de Dumas, e os responsáveis pelos "tiros que varreram uma multidão que participava de uma feira automóvel local, deixando uma pessoa morta e pelo menos outras 24 feridas", afirmou a nota. 

Um suspeito foi preso, mas a polícia está procurando por "outros que podem ter disparado contra a multidão", dizia o texto. 

A Fundação Hood-Nic, organizadora da exposição ao ar livre, ficou "chocada" com a tragédia, que, segundo um representante da associação, visava promover a não violência.

Wallace McGhee, um dos organizadores, disse à emissora de televisão local KARK que o evento acontece há 16 anos sem incidentes. 

"O principal problema para todos nós foi tirar as crianças do caminho, tirar as pessoas do caminho" na área do tiroteio, explicou. 

Porta-vozes da polícia disseram que havia crianças entre os feridos, de acordo com uma afiliada local da rede CBS. 

Tiroteios em massa se tornaram relativamente comuns nos Estados Unidos, onde as armas de fogo são responsáveis por cerca de 40.000 mortes por ano, incluindo suicídios, de acordo com o site Gun Violence Archive.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Colômbia registra número histórico de participação feminina no Congresso

Houve aumento de 30 assentos em relação ao atual período legislativo, atingindo 28,8% do legislativo

(Foto: REUTERS/Juan Pablo Pino)

O Congresso colombiano registrará, após o dia eleitoral que se realizou no domingo, uma figura histórica na participação das mulheres no Congresso, com um aumento de 30 assentos em relação ao atual período legislativo, atingindo 28,8% do legislativo.

A partir de 20 de julho, quando tomar posse o novo Congresso, cujo mandato vai até 2026, o número de mulheres no total de 295 cadeiras em ambas as câmaras passará de 55 para 85. Na Câmara dos Deputados, 52 das 187 cadeiras serão ocupadas por mulheres, 20 a mais do que até agora, enquanto no Senado serão 33 de 108, 10 a mais.

Nas eleições houve 1.112 candidatas ao Congresso, o que representa 40%, superando os 30% exigidos de cada partido político. Foram 4.604.713 votos, ante 2.521.497 em 2018. Se compararmos as duas eleições legislativas, o crescimento de mulheres eleitas é de 52%.

Sobre esses números, Bibiana Aído, representante da ONU Mulheres Colômbia, saudou o avanço e ressaltou que isso coloca o país no nível da região, embora ainda haja um longo caminho a percorrer. “Isso aproxima a Colômbia da média regional de participação das mulheres no parlamento. Embora reconheçamos esse progresso, o caminho ainda não está concluído. Devemos continuar a unir esforços para avançar em direção à paridade”, disse ele.

A organização especializada Tabela de Gênero de Cooperação Internacional indicou que a porcentagem de mulheres no Congresso colombiano continuará abaixo da dos países da região (55,6% na Bolívia ou 49,2% no México), mas supera a média regional (32%) e global (25,1%).

Além disso, informou que o maior número de mulheres estará nas bancadas do conservador Partido Liberal e da coalizão de esquerda do Pacto Histórico, que apresentou listas conjuntas nas eleições de domingo. - ARN

Marília Arraes desmente acordo para ser candidata ao Senado e mantém incerteza quanto ao seu destino no PT



"Estou conversando com as lideranças políticas de Pernambuco e, como publiquei em nota, na sexta-feira passada, anunciarei, nos próximos dias", disse.

Marília Arraes (Foto: Divulgação)

Em comunicado divulgado na noite deste domingo (20), a deputada federal Marília Arraes esclarece a informação divulgada mais cedo de que ficará no PT e será a candidata pelo partido ao Senado na chapa de Danilo Cabral (PSB). A informção foi divulgada pelo Blog de Jamildo Melo, no Jornal do Commercio, citando uma reunião sigilosa entre o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e dirigentes do PT e do PSB em Brasília, no sábado, 19.

“A posição do PT de Pernambuco, indicando o meu nome para concorrer ao Senado pela Frente Popular revela, no mínimo, descuido com o tratamento de assunto tão sério e uma precipitação sem limites", criticou a parlamentar, afirmando que não foi consultada "e não autorizei que envolvessem o meu nome em qualquer negociação".

"Menos ainda que tornassem público, como se fossem os senhores do meu destino, sobretudo após meses de desgaste político e público feito por meio da imprensa, escondido sob manto de off e notícias de bastidores", diz a deputada.

Marília segue, tecendo duras críticas ao diretório estadual que, segundo ela, "em 2018, o acordo de cúpula PT/PSB, impediu a minha candidatura ao Governo do Estado, quando lideravamos todas as pesquisas de opinião". "Em 2020, nas eleições para a Prefeitura do Recife, a cúpula do PT fez de tudo para inviabilizar politicamente a minha campanha, o que ajudou a dar a vitória ao adversário. E agora, indelicadamente, usam o meu nome, como massa de manobra", acusa Marília Arraes.

"Tudo isso não é compatível com o bom senso que deve nos nortear na política. Estou conversando com as lideranças políticas de Pernambuco e, como publiquei em nota, na sexta-feira passada, anunciarei, nos próximos dias, ouvindo o povo, principalmente, o meu caminho nas próximas eleições. Expresso todo o meu apoio, incondicional, à campanha do Presidente Lula para a Presidência da República, com a lealdade e a correção das minhas tradições”, conclui. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...