domingo, 16 de março de 2025

Olimpíada entre professores de matemática premia com viagem à China

 Podem participar docentes do Ensino Médio de todo o país


                              Guilherme Jeronymo - Repórter da Agência Brasil

Any Duarte/IMPA/Divulgação

Professores de matemática do ensino médio em todo o país podem participar da segunda edição da Olimpíada de Professores de Matemática (OPMBr)A competição avalia práticas docentes e conhecimento da matéria e da didática, e selecionará dez mestres na categoria ouro, premiação máxima e que repetirá o “troféu” da primeira edição: uma viagem para Xangai, para formação e intercâmbio cultural em escolas locais. As inscrições estão abertas desde o dia 1º de março.

A OPMBr surgiu de uma conversa de uma turma de veteranos de engenharia do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA). A turma 89 discutia maneiras de melhorar os níveis de conhecimento básico em matemática no país, que participa da elite mundial na disciplina (Grupo 5 da Internacional Mathematical Union – IMU) mas tem resultados ruins em exames que se destinam à maior parte da população.

Atualmente, o Brasil ocupa a 65ª posição no ranking de 81 países que participaram do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), divulgado no final ano passado, levando em conta os resultados da área de matemática.

Os professores inscritos para esta edição farão a avaliação online em junho. Os classificados vão mandar um vídeo que demonstre o trabalho desenvolvido em sala de aula, abordando metodologias, experiências e resultados. O trabalho será avaliado em agosto. Já a terceira fase, de entrevistas realizadas pelo Conselho Acadêmico da competição, será em setembro. Os classificados serão conhecidos em novembro e iniciam o intercâmbio em abril de 2026.

A professora Jaqueline Mesquita, do Conselho Acadêmico da Olimpíada e presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, disse à Agência Brasil que a competição é importante na medida que permite identificar não apenas os conteúdos que estão sendo trabalhados, mas como ele é transmitido.

“O professor sabe como abordar esse conteúdo em sala de aula, ele traz o que a gente chama de ‘conhecimento pedagógico de conteúdo’, que é a forma de linkar o conteúdo matemático com a forma de ensinar este conteúdo em sala de aula, e este foi o grande diferencial dos vencedores da última edição”.

Algo que lhe chamou a atenção foi a presença de muitos medalhistas de ouro que vieram de cidades do interior, e não de grandes centros ou capitais. “Os dados das Olimpíadas podem ser importantes para mapearmos as assimetrias regionais no ensino da matemática, compreendendo as competências necessárias a serem desenvolvidas por esses professores em cada localidade”, explicou.

Mesquita ressaltou que esses dados vão “servir como métrica para propor políticas públicas mais eficientes visando melhorar o ensino da matemática”. Para a professora, esse mapeamento, assim como a discussão da importância do papel do professor e de sua formação continuada fazem parte dos legados que o evento busca.

Rubens Lopes

O piauiense Rubens Lopes Netto foi um dos vencedores da última edição. A história dele com a matemática começou dentro de casa, ainda criança. Com muita facilidade para os cálculos, a matemática sempre esteve presente no seu dia a dia e nas memórias de infância com o seu pai que, desde pequeno, apoiava e estimulava o aprendizado da matemática no cotidiano. De forma despretensiosa, Rubens iniciou sua jornada como professor no magistério, antes de prestar vestibular para matemática.

Rubens recorda que o seu magistério começou em escolas rurais, com poucos alunos e sem recursos básicos, mas que evoluía no contato direto e interativo com os alunos. “A prática da gente vai evoluindo com o tempo, com os alunos. Depende também de como eles respondem, e, às vezes, vamos melhorando de uma aula para a outra”.

O professor lembra ainda que, desde o início do seu magistério, manteve “contato com todos os níveis e modalidades de ensino com variados perfis de estudantes, e isso vai ajudando a gente. Minha primeira escola era no campo, em um povoado. Lá fazia, por exemplo, uso de materiais concretos e outras estratégias”, disse.

Após se formar, Rubens passou a dar aulas para alunos do ensino médio, e hoje está a caminho da conclusão de um doutorado na área. Também deixou as salas de aulas do ensino básico, pois está atuando na formação de professores para o governo do Maranhão.

OPMBr

Rubens revela que sua escolha, como um dos premiados da OPMBr, veio após o resultado na formação de estudantes nas redes de Mata Roma (MA, municipal) e Anapurus (MA, estadual). “Nas provas do Saeb e do Seama conseguimos a melhor colocação de todas as escolas do nosso município, o que nos rendeu premiação, pela média de proficiência do nono ano. O que mais chamou a atenção foi isto, conquistar resultados em uma cidade tão pequena”, explica.

O professor disse que visitou quatro escolas na China, viagem que ele definiu como “incrível, algo que eu não ousaria sonhar nem em meus melhores sonhos”. Para o professor, a viagem lhe permitiu analisar as diferenças do ensino da matemática entre os dois países. “Eles trabalham muito a questão de aprendizagem por pares e formação continuada, então um professor se capacita com outro, de sua área. Os estudantes entendem que estudar é importante, e que saber matemática e ciências pode lhes fazer conhecer o mundo”, afirma.

Essa formação adquirida, por meio da OPMBr, levou a trabalhar em seminários de multiplicação para outros professores, promovidos governo do Maranhão, nos quais aplica parte do que aprendeu. “O que podemos aplicar e pretendemos fazer são workshops para mudança de pensamento e atitude do professor. Agora, muita coisa que a gente viu lá [na China] como estrutura e cultura, a gente viu que só vai surtir algum efeito a longo prazo”, disse.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Flopou: ato pró-anistia em Copacabana reúne 2% do público previsto

 

Apenas 18,3 mil pessoas compareceram ao ato bolsonarista no Rio de Janeiro, segundo dados da USP


Jair Bolsonaro participa de ato no Rio de Janeiro - 16/03/2025 


O ato deste domingo (16) de Jair Bolsonaro, em Copacabana, no Rio de Janeiro-RJ, reuniu apenas 18,3 mil pessoas, representando menos de 2% do público estimado, segundo um levantamento da Universidade de São Paulo (USP). Os dados foram divulgados pelo jornal O Estado de São Paulo

Bolsonaro e seus aliados chegaram a projetar a presença de 1 milhão de manifestantes na mobilização em defesa da anistia aos envolvidos na tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023. 

Prestes a ser preso por liderar a tentativa de golpe de Estado após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bolsonaro fracassou miseravelmente em sua última tentativa de angariar apoio popular a um projeto que anistiaria os envolvidos nos atos antidemocráticos.

Bolsonaristas se frustraram com a manifestação esvaziada na praia de Copacabana, que ficou muito aquém da promessa de Bolsonaro. Imagens transmitidas pela TV Globo mostram que o ato não conseguiu ocupar quarteirões inteiros nem mobilizar uma multidão, reunindo apenas um grupo diante do palco, com presença espalhada pela avenida e chegando até a faixa de areia.

A Primeira Turma do Supremo marcou para 25 de março a análise pelo colegiado da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Encaminhada pela PGR ao Supremo em 18 de fevereiro, a denúncia posiciona Bolsonaro como líder de uma organização criminosa que agiu para contrariar o resultado das urnas após a vitória do presidente Lula nas eleições de 2022. 

Em caso de condenação por todos os crimes a que foi denunciado, as penas de Bolsonaro poderiam variar de 12 anos a mais de 40 anos de prisão.

A defesa do ex-mandatário afirmou em manifestação ao STF que não há provas contundentes que apontem Bolsonaro como autor de ordens para a execução de um golpe de Estado ou que tenha praticado qualquer ato de violência. Bolsonaro reclamou do que considerou um ritmo acelerado para tratar das acusações de que é alvo.

Bolsonaro está inelegível até 2030 por conta de duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político na campanha eleitoral de 2022. - 247.

(Com informações da Reuters).



BLOG DO BILL NOTICIAS

Ataques israelenses em Gaza matam 12 pessoas em 24 horas

 

Fontes médicas relataram que militares israelenses atiraram na cabeça de um menor e feriram uma mulher nas costas

Prédios destruídos no campo de refugiados de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza REUTERS/Mahmoud Issa (Foto: REUTERS/Mahmoud Issa)


O exército israelense matou 12 palestinos nas últimas 24 horas na Faixa de Gaza, onde a situação continua se deteriorando devido ao bloqueio de 15 dias à entrada de ajuda humanitária.

Fontes médicas relataram que soldados atiraram na cabeça de um menor e feriram uma mulher nas costas ontem à noite na cidade de Beit Lahia, no norte do país.

Dois outros cidadãos foram mortos e vários outros ficaram feridos quando um drone bombardeou um grupo de civis na área de Jhar al-Dik, no centro da Faixa de Gaza, informou a agência de notícias oficial Wafa.

Na cidade de Rafah, no sul, um palestino foi baleado por soldados e outros oito ficaram feridos em um ataque de drone contra uma barraca na área de Al-Shakoush.

Mais cedo, nove pessoas, incluindo três jornalistas, foram mortas quando outro drone as atacou em Beit Lahia.

Segundo dados oficiais, desde que o cessar-fogo entrou em vigor em 19 de janeiro, pelo menos 150 palestinos foram mortos em ataques israelenses no enclave costeiro.

O número total de mortos na agressão do país vizinho contra Gaza, que começou em outubro de 2023, ultrapassa 48.500, enquanto o número de feridos se aproxima de 112.000. - Prensa Latina.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Governo federal acolhe 127 repatriados procedentes dos Estados Unidos

 Desde janeiro, quatro voos trouxeram 420 brasileiros

                Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil


Governo federal acolhe 127 repatriados

O governo federal recepcionou nesse sábado (15), em Fortaleza, 127 brasileiros repatriados dos Estados Unidos (EUA). São 97 homens e 30 mulheres, entre eles nove crianças, um adolescente e um idoso.

Desse total, 51 deportados permaneceram na capital cearense e 76 pessoas seguiram para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Na capital mineira, o grupo foi recebido por uma equipe no recém-criado posto de acolhimento aos repatriados.

Repatriados

Ao todo, o número de brasileiros repatriados desde janeiro de 2025 é de 420 pessoas, em quatro voos. Além do voo desse sábado, em 24 de janeiro aterrissaram em Manaus os primeiros 88 repatriados no primeiro voo do governo Donald Trump. No dia seguinte, uma aeronave da FAB levou os repatriados ao Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, com o objetivo de garantir os protocolos de segurança do país.

Em 7 de fevereiro, foram recepcionados 111 brasileiros procedentes dos Estados Unidos, que também chegaram ao Brasil pela capital cearense e, na sequência, seguiram para a capital mineira. Em 21 de fevereiro, foram mais 94 brasileiros repatriados, que desembarcaram no Brasil, também em Fortaleza.

Nos últimos 16 anos, período que inclui dois mandatos do democrata Barack Obama, o primeiro mandato de Trump (Republicano) e a gestão de Joe Biden (Democrata), as remoções de imigrantes do país chegaram a 5 milhões de pessoas. O termo deportação parou de ser usado oficialmente nos Estados Unidos em 1996. Desde então, o governo americano passou a identificar o processo de repatriação em duas categorias: remoção e retorno.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Em coletiva, PT deixa em aberto quem apoiará na disputa pelo Governo de Pernambuco

 

Partido impõe uma condição: estar no palanque do presidente Lula


                   Por Ricco Viana

Em coletiva realizada na noite desta quinta-feira (13), o senador Humberto Costa (PT) admitiu que o Partido dos Trabalhadores ainda não definiu quem apoiará na disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026: a atual governadora Raquel Lyra (PSD), recém-filiada a um partido da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ou o prefeito do Recife, João Campos (PSB), iminente candidato ao governo estadual, e que é correligionário do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).

No entanto, o senador – que assumiu interinamente a presidência do PT pelos próximos quatro meses – impôs uma condição que chamou de "sine qua non": o partido só apoiará um candidato que esteja no palanque de Lula em sua campanha pela reeleição, em 2026.

"Essa discussão a gente vai fazer mais para frente. Para qualquer debate com quem queira ter o apoio do PT, a condição sine qua non é estar apoiando a candidatura do presidente Lula. Isso é a pré-condição para isso. Vamos nos posicionar dentro de uma estratégia nacional, levando em consideração as características do nosso estado", afirmou Humberto.

O prefeito do Recife, João Campos, repete – sempre que perguntado – que apoiará e votará no Lula em 2026, assim como fez em 2022. Por outro lado, Raquel Lyra tem se aproximado do petista, e sua mudança de partido reflete esse movimento. No entanto, a pessedista ainda não admitiu publicamente que apoiará a reeleição do presidente.

Por sinal, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, fala sobre a possibilidade do partido lançar candidatura própria à Presidência da República, no ano que vem. Perguntado sobre esse movimento, Humberto Costa desconversou.

"Ainda é muito cedo para a gente imaginar como cada partido vai se colocar. Minha tendência é imaginar que o PSD, que tem uma ala com divergências com o PT e o governo de Lula, libere o voto nacional", disse o senador.


BLOG DO BILL NOTICIAS

SERTÃO - Petrolina: homem de 37 anos sequestra ex-namorada e termina preso após capotar carro

 

Segundo a PRF, o suspeito invadiu casa da mulher durante a madrugada e amarrou e amordaçou a vítima


                    Por Portal Folha de Pernambuco

Um homem de 37 anos foi preso, na madrugada deste domingo (16), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, após invadir a casa da ex-namorada e sequestrá-la.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a prisão aconteceu após o homem capotar o carro que conduzia na BR-428.

Depois de ser retirado do veículo por populares, ele foi entregue ao 5⁰ Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a policiais rodoviários federais.

A PRF relatou ter sido acionada à 1h30 para atender uma ocorrência de capotamento no quilômetro 186 da rodovia federal. 

No local, os policiais encontraram um homem contido pela Polícia Militar.


A vítima, de 43 anos, afirmou que o homem invadiu a sua casa durante a madrugada com uma faca peixeira. Em seguida, ele amarrou as mãos da mulher e a amordaçou.

A mulher também afirmou aos policiais que foi colocada no banco da frente do veículo e ameaçada de morte. 

"Durante o trajeto para um local incerto, o homem perdeu o controle do veículo e capotou. Ele ficou preso às ferragens e foi amarrado por populares após ser retirado do veículo", disse a PRF.

A mulher ficou ferida, inclusive com uma fratura de costela, e foi encaminhada a um hospital da região.

Já o homem é inabilitado e fez o teste do bafômetro, que indicou índice de 0,43, o que configura crime de trânsito. 

Por fim, ele foi encaminhado ao plantão da Delegacia da Mulher em Petrolina, onde a vítima posteriormente prestar queixa.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Evento em homenagem ao Recife e à Força Expedicionária Brasileira tem salto livre e exposição de viaturas

A Prefeitura do Recife e o Comando Militar do Nordeste realizaram, neste domingo (16), apresentações de paraquedismo, exibição de viaturas e exposição simbólica


                          Por: Malu Mendes

Foto: Francisco Silva/DP


Na manhã deste domingo (16), o Segundo Jardim de Boa Viagem foi palco de um evento especial em homenagem aos 488 anos do Recife, celebrados no último dia 12, e também aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, e pelo Comando Militar do Nordeste, o evento teve saltos livres de paraquedistas, exposição de viaturas do Exército Brasileiro e uma apresentação especial de cães de guerra.  
 
 (Foto: Francisco Silva/DP)
Foto: Francisco Silva/DP
 

Como foi 

Moradores e banhistas se aglomeraram próximos às grades de proteção para assistir de perto ao espetáculo dos "cometas", como são conhecidos os paraquedistas que realizaram o salto livre a mais de 4 mil pés de altura, aproximadamente 1.800 metros de altitude. 
 
 (Foto: Francisco Silva/DP)
Foto: Francisco Silva/DP


Roberta, moradora do bairro de Boa Viagem, acompanhou atentamente o salto ao lado de seus filhos Luísa, de 1 ano, e Fernando, de 6.

"A criançada está gostando bastante! Desde ontem estamos acompanhando os preparativos. Moramos aqui na frente e desde o ano passado fazemos questão de prestigiar. É emocionante acompanhar tudo isso de perto", contou.  
 
 (Foto: Francisco Silva/DP)
Foto: Francisco Silva/DP
 
O pequeno Fernando, entusiasmado, destacou o que mais lhe chamou atenção: "As viaturas, elas são muito legais! Tirei foto com várias". 

Homenagem  

O general Maurílio Miranda Netto Ribeiro, comandante militar do Nordeste, ressaltou a importância do evento como uma forma de celebrar a histórica relação do Exército Brasileiro com a cidade do Recife. 

"O Comando Militar do Nordeste está muito agradecido e satisfeito com a oportunidade de participar dessa programação alusiva ao aniversário da cidade. Recife sempre acolheu o Exército ao longo da história e participa ativamente das nossas atividades. É uma oportunidade de homenagearmos essa cidade tão importante para nós e mostrarmos o trabalho que realizamos diariamente em prol da nação brasileira", afirmou o general. 
 
 (Foto: Francisco Silva/DP)
Foto: Francisco Silva/DP
 
Ele também enfatizou o significado histórico dos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira e a exposição montada no local para relembrar os feitos dos soldados brasileiros nos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial. 

O vice-prefeito do Recife, Victor Marques, também marcou presença no evento e destacou os valores representados pelos paraquedistas. 

"Esse evento é uma oportunidade para os paraquedistas mostrarem suas habilidades, mas também para transmitir valores como coragem, capacidade de trabalho em equipe e disciplina. Esses são princípios que também fazem parte da história da nossa cidade, que luta diariamente por melhores condições de vida para sua população", disse ele. 

Espetáculo de paraquedas 
 
 (Foto: Francisco Silva/DP)
Foto: Francisco Silva/DP

 
O chefe da equipe de salto livre do Exército, Leonardo Vilhena, destacou a complexidade e a beleza do paraquedismo. 

"O paraquedismo tem um apelo visual muito grande. É a imagem do homem se lançando no vazio, confiando no funcionamento perfeito do seu paraquedas para aterrissar em segurança. Trabalhamos o ano inteiro treinando para desafios como esse, saltando no mar e pousando em uma pequena faixa de areia. Estamos muito felizes por sermos convidados para essa atividade", comentou. 

Ele também ressaltou a beleza única do Recife vista das alturas: 

"Saltar aqui é diferenciado, primeiro porque a paisagem é linda. Assim que decolamos, já viramos em direção ao litoral e conseguimos ver toda essa praia espetacular. Do avião, observamos os arrecifes que dão nome à cidade. A sensação de abrir o paraquedas e contemplar o mar e a cidade é indescritível."


SpaceX: cápsula que vai resgatar astronautas chega à Estação Espacial

A cápsula Dragon Endurance, da SpaceX, foi lançada às 20h03 (horário de Brasília) dessa sexta-feira (14/3). A viagem durou cerca de 29 horas

                                     Por: Metrópoles

Foto: Divulgação/NASA


A cápsula Dragon Endurance, da SpaceX, atracou na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) na madrugada deste domingo (16/3). A missão, em parceria com a Nasa, visa trazer de volta à Terra dois astronautas “presos” no espaço desde 5 de junho de 2024.

A Endurance foi lançada às 20h03 (horário de Brasília) dessa sexta-feira (14/3). A viagem durou cerca de 29 horas.

A cápsula transportava quatro astronautas.

Confira a matéria completa no portal Metrópoles.




Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...