terça-feira, 15 de março de 2022

Pernambuco flexibiliza Plano de Convivência e permite eventos com até 10 mil pessoas

 A PARTIR DESTA QUARTA

                                       Por: Diario de Pernambuco

Uso de máscara em ambientes fechados e abertos e apresentação do comprovante de vacinação continuam obrigatórios (Foto: Miva Filho/SES)

O Governo de Pernambuco, por meio do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, anunciou novas flexibilizações para o Plano de Convivência, já valendo a partir desta quarta-feira (16). A realização de eventos em geral, como sociais, corporativos e culturais estão permitidos com até 10 mil pessoas ou 70% da capacidade do local, o que for menor. O uso de  máscara em ambientes fechados e abertos e apresentação do comprovante de vacinação continuam obrigatórios. Para pessoas entre 12 e 17 anos, será exigida a segunda dose da vacina. A partir dos 18 anos, a dose de reforço é obrigatória para os que já tiverem cumprido o prazo de quatro meses desde a segunda aplicação. O novo Plano tem validade até 31 de março.

Para torcidas nos estádios em jogos de futebol profissional, o limite estabelecido é de 50% da capacidade do local. Para os outros eventos esportivos e competições em geral, será permitido público de 10 mil pessoas ou 70% da capacidade, o que for menor, e segue obrigatória a apresentação de passaporte vacinal com a mesma exigência dos demais eventos.

Nos serviços de alimentação, a capacidade permitida é de 100%, com cumprimento dos protocolos estabelecidos pelo setor. Os cinemas, teatros, circos e museus também estão permitidos a atuar com capacidade máxima, com passaporte vacinal obrigatório. Para maiores de idade, após quatro meses da segunda dose, é exigido o comprovante do reforço.

“Apesar de um cenário promissor, a pandemia ainda não acabou, tampouco virou uma endemia. As pessoas estão ansiosas pelo seu fim e com um desejo enorme de retirar as máscaras, mas isso só será possível se conseguirmos aumentar o número de pessoas efetivamente protegidas, porque nossa prioridade precisa continuar sendo com a saúde e com a vida dos pernambucanos”, comentou o o secretário de Saúde, André Longo.


Positividade de Covid-19 em Pernambuco recua 95% em seis semanas

 

Esse é um dos indicadores da tendência contínua de queda da pandemia


                          Por Fabio Nóbrega
Teste de coronavírus - Foto: Angela Weiss/AFP

positividade de testes RT-PCR de Covid-19 em Pernambuco processados no Laboratório Central do Estado (Lacen-PE) caiu de 52% na última semana de janeiro para 2,5% na semana epidemiológica encerrada no último sábado (12). 

recuo nesse intervalo de seis semanas chega a 95%, segundo informou o Governo do Estado, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (15).

Esse é um dos indicadores da tendência contínua de queda da pandemia de Covid-19 e consequente melhora no cenário epidemiológico no Estado. A positividade representa a quantidade de diagnósticos de Covid-19 no universo de amostras suspeitas analisadas.

Os dados em queda dos testes positivos se somam aos demais indicadores, que também permanecem em retração - com a mudança no patamar da doença, novas flexibilizações foram anunciadas pelo Estado nesta terça-feira, como a ampliação de capacidade em eventos para 10 mil pessoas.

Dados da Central de Regulação Hospitalar apontam que a semana epidemiológica 10, a encerrada no último sábado, registrou o menor patamar de pedidos por leitos de terapia intensiva deste ano. Foram 251 solicitações, o que representa uma queda de 19% em uma semana e de 18% em 15 dias.

Pela quinta semana seguida, houve redução nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) com resultado positivo para a Covid-19. Foram 55 registros, o que representa uma queda de 40% e de 58% em comparação às semanas epidemiológicas 9 e 8, respectivamente.

"Mesmo colhendo bons indicadores semana após semana, ainda temos, neste momento, 480 pacientes internados nos leitos de UTI da rede. Assim, se quisermos vencer o vírus precisamos manter o cuidado, especialmente com o uso da máscara, e ampliar a vacinação”, pontuou o secretário estadual de Saúde, André Longo, na coletiva desta terça.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Marília Arraes lidera com folga pesquisa para o Senado em Pernambuco

O mesmo levantamento aponta que o candidato de Bolsonaro, o ministro do Turismo Gilson Machado (PSC), não chega a 1% das intenções de voto


Marília Arraes (Foto: Comunicação da Câmara)

Revista Fórum - Pesquisa de intenções de voto Empetec/Diário de Pernambuco para o Senado no estado, divulgada nesta segunda-feira (14), aponta que a deputada federal Marília Arraes (PT-PE) lidera a disputa com ampla vantagem em relação aos outros possíveis postulantes. 

De acordo com o estudo, Marília soma 25,8% das intenções de voto, quase 10 pontos à frente do segundo colocado, o ex-senador Armando Monteiro (PSDB), que tem 13%. Na sequência, aparece Anderson Ferreira (PL), prefeito de Jaboatão dos Guararapes, com 5%. Wolney Queiroz (PDT) apresenta índice de 3,6%¨e é seguido por André de Paula (PSD), com 2,7%. Eduardo da Fonte (PP) tem 1,1%, índice parecido com o do deputado Carlos Veras (PT), que aparece com 1%. 

O penúltimo lugar é do candidato de Jair Bolsonaro (PL) ao Senado no estado, o ministro do Turismo Gilson Machado (PSC), que tem apenas 0,6%. Fecha a lista Eugênia (PSOL), que soma 0,1%. O levantamento contou com 2.019 entrevistas feitas entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março. A margem de erro é de 2,23 pontos percentuais, para mais ou para menos. Revista Fórum 

Bloco Rússia-China desenvolverá sistema monetário e financeiro internacional independente

União Econômica Eurasiática (Bielorrússia, Cazaquistão e Rússia) e a China desenvolverão um projeto comum diante do cerco econômico mundial e das ameaças de recessão global

Presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping (Foto: REUTERS)

A União Econômica Eurasiática, formada por Bielorrússia, Cazaquistão e Rússia, e a China desenvolverão um projeto para um sistema monetário e financeiro internacional independente, informou o jornal cazaque Kapital.

No dia 11 de março, ocorreu o diálogo econômico "Uma Nova Etapa de Cooperação Monetária, Financeira e Econômica entre a União Econômica Eurasiática e a República Popular da China. Transformações Globais: Desafios e Soluções". 

O fortalecimento das relações econômicas se dá em meio a um aumento da ofensiva internacional dos Estados Unidos e países europeus contra os países da UEA e a China. A atual guerra na Ucrânia aumentou o boicote internacional à Rússia.

Da mesma forma, a medida ocorre num momento em que o sistema financeiro internacional vive um de seus piores momentos. O projeto anunciado vai permitir maior independência ao bloco Rússia-China e uma cooperação no sentido do desenvolvimento.

Presume-se que o novo sistema será baseado em uma nova moeda internacional, que será calculada como um índice das moedas nacionais dos países participantes e dos preços das commodities. O primeiro rascunho será submetido para discussão até o final de março, segundo o Kapital. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Filiação de jovens ao PT cresceu 24% no último ano em SP, desde a elegibilidade de Lula

Apesar de ter apenas 3% de filiados jovens, as filiações desse público ao partido representaram 27% no último ano

Jovens do PT filiam o professor Juliano em Pedrinhas Paulista (Foto: JPT)

A filiação de jovens no Partido dos Trabalhadores cresceu 24% no estado de São Paulo ao longo do último ano. A data marca o período de elegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder nas pesquisas de intenção de voto na disputa presidencial de 2022 contra Jair Bolsonaro, que aparece em segundo lugar.

Em março de 2021, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou condenações de Lula na Operação Lava Jato, o que fez com que o ex-presidente deixasse de ser réu nos processos e, com isso, recuperasse os direitos políticos e voltasse a ser elegível.

Apesar de a representatividade de jovens no PT paulista (até 29 anos) ser de apenas 3%, desde maio de 2021 as filiações desse público representaram 27%.

Filiados em todos os municípios 

Depois de descobrir que apenas dois municípios paulistas não tinham filiados ao partido no estado de São Paulo, a juventude do PT liderou uma ação para encontrar os primeiros interessados a se filiar nestas cidades. 

Na semana passada, o núcleo de jovens da legenda foi até Pedrinhas Paulista, onde filiou o professor de História Juliano Aparecido de Almeida. O novo filiado recebeu também uma carta de boas-vindas assinada pelo ex-prefeito da capital e pré-candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad, com quem fez uma chamada de vídeo.

A outra cidade ainda sem filiados do PT é Sebastianópolis do Sul. O partido busca interessados para fazer uma ação similar à de Pedrinhas e pretende completar a missão até o final de abril. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula se reúne com entidades de direitos animais e defende que tema seja incluído no currículo escolar

Lula se encontrou com representantes de entidades defensora dos animais e destacou a importância de esta agenda entrar nos currículos escolares

(Foto: Cláudio Kbene)

O ex-presidente Lula se encontrou nesta segunda-feira (14) com representantes de entidades que atuam na defesa do animas, marcando o Dia Nacional dos Direitos Animais, celebrado em 14 de março. Lula destacou a importância do tema e defendeu que a questão seja incluída nos currículos escolares como forma de sensibilizar crianças e jovens.

O encontro foi promovido pela Setorial de Direito Animal do PT. As lideranças destacaram a relação direta dos direitos animais com proteção ambiental e direitos humanos e relataram diferentes formas de violências das quais os animais são vítimas, como matança de jumentos para produção de colágeno e transporte de gado em condições precárias em navios lotados para abate em outros países.

O ex-presidente ressaltou a importância de as questões apresentadas pelos ativistas do direito animal se transformarem em pautas nacionais fortes, capazes de convencer a sociedade a se engajar para que haja mudanças. Ele falou da importância de se colocar o tema no currículo escolar, por exemplo, e afirmou que mudanças de comportamento às vezes não se dão em um mandato, mas em uma geração. Daí a importância de começar pela educação ambiental.

“A gente tem uma caminhada. Um governo, embora não possa fazer tudo, tem que ter uma porta aberta para fazer o que tem que ser feito”, disse destacando também a importância de a sociedade eleger parlamentares que compartilhem as mesmas ideias e alertando, ainda, para a necessidade de relação civilizada entre os entes federados para divisão de responsabilidade sobre as questões ambientais.

Silvana Andrade, da Agência de Notícias do Direito Animal (Anda), disse que o Brasil andou para trás nos últimos anos na questão dos direitos dos animais e que essa causa será decisiva no debate eleitoral no Brasil, assim como será na França. Diferentes representantes reconheceram a credibilidade da liderança de Lula para dar visibilidade à causa e caminhar para a construção de política públicas de proteção. Por defender os animais, a agência, segundo Silvana, tem sido vítima constante ameaças e ataques virtuais.

“A Proteção dos animais é fundamental para nossa existência na terra e para uma sociedade justa, ética e sustentável, mas a causa foi deixada de lado nos últimos anos. Essa é a última década para determinar o futuro da humanidade. Só um líder corajoso, revolucionário e consciente pode salvar o futuro da humanidade. Eu acredito que seja o senhor”, disse a atriz e ativista do direito animal Luísa Mell.

A reunião teve a participação também da apresentadora e ativista de alimentação saudável Bela Gil, do ex-ministro Fernando Haddad, da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, do presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante e da coordenadora Nacional do Setorial de Direitos Animais do PT, Vanessa Negrini. “Quando a gente viola o direito animal, a gente viola a vida do ser humano”, disse Vanessa.

Participaram também as entidades Terra Verde Viva, Núcleo de Estudos sobre Direitos Animais e  Interseccionalidades (NEDAI), Portal Vista-se, Vegano Periférico,  Ampara Silvestre, Sociedade Vegetariana Brasileira, União Vegana de Ativismo (UVA), Forum Animal, Animal Equality, Green Kitchen, PETA- (People for the Ethical Treatment of Animals) Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, Frente de Ações pela Libertação Animal (FALA),  Mercy for Animals Brasil (Misericórdia para os animais), Sea Shepherd (Pastor do Mar), The Donkey Sanctuary ( O Santuário dos Burros) e The Good Food Institute (GFI) – O Instituto de Boa Comida.

No encontro, os presentes apresentaram demandas como criação de uma Secretaria Nacional de Direito Animal, a implementação de um programa permanente de esterilização de cães e gatos, a substituição da tração animal por veículos alternativos, a implementação do SUS e do Samu animal, o fim da pesca e da caça esportiva, o estímulo à alimentação vegetariana e o combate ao tráfico de animais silvestres, entre outros.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, destacou a importância de institucionalizar o debate sobre direito animal para que as questões possam se transformar em políticas públicas num eventual novo governo do PT. “Uma sociedade verdadeiramente justa tem que considerar os animais como companheiros de jornada”, afirmou.

Aloízio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo, onde o encontro ocorreu, destacou que a construção de uma agenda como essa é um processo histórico e complexo para a qual é necessário um movimento forte da sociedade.

Ao lado de Janja, Lula levou para o encontro as cachorras Paris e Resistência, criadas pelo casal. Adotada pela vigília que acompanhou os 580 dias de prisão de Lula em Curitiba, a cadela Resistência foi dada de presente a Lula e ganhou hoje o certificado de “Embaixadora Canina de Adoção Animal”. 247




“Desejamos muito sucesso a Lula”, diz Gabriel Boric, novo presidente chileno

Apesar de ressaltar sua divergência radical com Bolsonaro, Boric disse que não pretende romper com o Brasil

Gabriel Boric e Lula (Foto: Reuters | Ricardo Stuckert)


Gabriel Boric, novo chefe de Estado do Chile, declarou apoio ao ex-presidente Lula nas próximas eleições. O mais jovem líder da América Latina disse ainda que tem diferenças ideológicas com Bolsonaro, mas que isso não interferirá nas relações entre os dois países.

“Claro, desejamos muito sucesso a Lula. Para que vamos esconder? Tomara que tenha um ótimo resultado nas próximas eleições”, disse o recém-empossado presidente do Chile Gabriel Boric Font na manhã desta segunda-feira (14). Na última sexta-feira, Boric recebeu a faixa presidencial em uma cerimônia na cidade costeira de Valparaíso, mas que só terminou à noite na capital Santiago, com uma multidão ao redor do Palácio de La Moneda, sede do poder executivo do país.

“Ele foi meu convidado para a posse, mas decidiu não vir justamente por diferenças diplomáticas, para não gerar um incidente diplomático. Uma atitude que depõe a seu favor. Espero que tenhamos uma relação muito boa daqui por diante, mas claro que vamos respeitar o que decidir o povo brasileiro. Mas, fica nítido onde está o nosso coração”, disse o presidente Boric com relação à ausência do ex-presidente Lula na cerimônia de posse, que foi seu convidado de honra.

Lula não veio, mas mandou Dilma Rousseff. A ex-presidenta acompanhou a posse no Salão Nobre do Congresso do Chile, junto a outros convidados brasileiros, entre eles Juliano Medeiros, presidente do PSOL, e Anielle Franco, diretora do Instituto Marielle Franco.

“Estive alguns minutos com Dilma e também com o presidente do PSOL. Em outro momento também conversei com Celso Amorim e com dirigentes sociais do MST. Também queremos aprender com os problemas que o PT teve em seu momento. Queremos aprender para que não aconteça conosco. E, se acontecer, que possamos enfrentar de maneira decidida. Os casos de corrupção, por exemplo, que sabemos que são graves e que, quando acontecem, temos que ter uma reação muito firme, para que isso não se estenda”, disse Boric.

O Governo Federal enviou o vice-presidente Hamilton Mourão que, ao ser indagado sobre a ausência do presidente Jair Bolsonaro disse apenas: “Ele mandou um representante!”. Durante a visita ao Chile, Mourão se reuniu com Boric na semana passada.

“Para todos é evidente que somos radicalmente distintos com relação ao presidente Bolsonaro e sua ideologia. Isso não tem sentido esconder, nem por diplomacia. Isso não significa que tenhamos que cortar relações com o Brasil. Significa que não temos semelhanças e que temos uma forma muito diferente de ver o mundo e de fazer política, em matéria de respeito às diversidades, em matéria de consciência sobre a crise climática, em matéria de respeito aos direitos humanos, por exemplo. Mas o povo brasileiro o elegeu e nós respeitamos o povo brasileiro”.


Relações Brasil-Chile

Embora o Brasil tenha como principais destinos de suas exportações China, Estados Unidos, Argentina e Holanda, o Chile é o quinto país que mais recebe produtos brasileiros. Em 2021, cerca de 2,5% das exportações brasileiras foram destinadas a este país, o equivalente a cerca de US$ 7 bilhões. De acordo com os dados da Subsecretaria de Relações Econômicas do Chile, os principais produtos brasileiros que chegam ao país são, nesta ordem, feijão, soja, minérios de ferro e seus concentrados e petróleo não refinado.

“O Brasil é um gigante e nos interessa ter a melhor relação com o povo brasileiro e também contribuir para que todas as riquezas que o Brasil tem, e que são parte do patrimônio da humanidade, como a floresta Amazônica, sejam cuidadas e respeitadas, porque isso importa a todos”, disse Boric.

Por sua vez, o Brasil também é um mercado importante e estratégico para o Chile. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil concentra a maior parte dos investimentos externos do Chile no mundo, que juntos somam cerca de US$ 35 bilhões. Isso representa cerca de 12% do PIB do Chile. O Brasil investe cerca de US$ 3,8 bilhões no Chile.

Os dois países também contam com um Acordo de Livre Comércio, assinado ainda no mandato do ex-presidente Michel Temer, em 2018. O texto abrange temas como investimentos, serviços, indicações geográficas, compras governamentais, barreiras sanitárias e fitossanitárias e simplificação aduaneira. Camilla Viegas, da RFI


BLOG DO BILL NOTICIAS

Moraes dá prazo de 5 dias para Ministério da Justiça informar sobre andamento da extradição de Allan dos Santos

Prisão preventiva de blogueiro bolsonarista foi determinada em outubro de 2021 no âmbito das investigações sobre milícias digitais

Allan dos Santos e Alexandre de Moraes (Foto: Agência Senado | STF)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, deu um prazo de cinco dias para o Ministério da Justiça informar sobre o andamento do pedido de extradição do blogueiro de extrema-direita Allan dos Santos.

Moraes também solicita informações sobre as medidas adotadas junto ao governo dos Estados Unidos para a efetivação da extradição.

“Oficie-se ao Secretário Nacional de Justiça para que, no prazo de 5 (cinco) dias, informe acerca do andamento do pedido de extradição de ALLAN LOPES DOS SANTOS, investigado nestes autos, incluídas informações acerca das medidas adotadas no âmbito do Ministério da Justiça para a sua efetivação junto ao Governo dos Estados Unidos”, determina o ministro no despacho.

O pedido de extradição chegou ao governo americano em novembro do ano passado. O ministro havia ordenado em outubro a prisão preventiva a Santos, no âmbito das investigações sobre milícias digitais, mas o blogueiro deixou o Brasil e fugiu para os EUA.

Allan dos Santos está impedido de utilizar contas em redes sociais, mas tem insistido em criar novas páginas para veicular ataques ao STF. Na última ocasião, havia aberto um perfil no Telegram, que acabou suspenso. 247




Lula quer 'renacionalizar' Petrobrás e aumentar a presença do Estado caso seja eleito em 2022

Segundo a revista Veja, a aposta eleitoral do PT será impedir as privatizações da Eletrobras e dos Correios e defender a ideia de que é preciso "renacionalizar" a Petrobrás

Lula e Gleisi Hoffmann. (Foto: Ricardo Stuckert | SERGIO MORAES/REUTERS)

Com as eleições se aproximando, as táticas para atrair a população vão sendo postas em jogo. De acordo com a revista Veja, da parte do ex-presidente Lula, duas pautas serão importantes para chegar ao seu eleitorado: impedir as privatizações da Eletrobras e dos Correios e vender a ideia de que é preciso "renacionalizar" a Petrobras.

Atualmente, na visão dos petistas, a petrolífera brasileira se guia apenas pela lógica do lucro e está a serviço única e exclusivamente de seus acionistas, e não do desenvolvimento brasileiro, portanto, Lula e sua base querem aumentar a presença do Estado em empresas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país, relata a mídia.

No entanto, renacionalizar a Petrobras não significa reestatizar a empresa que continuaria com o capital aberto, no caso, a ideia do partido e se deu líder é colocar "os interesses do povo" acima do dos investidores na condução da companhia.

Essa posição do PT é antiga e conhecida, uma vez que o partido sempre acusou os adversários de "entreguismo", de uma suposta inclinação para entregar a Petrobras aos interesses das multinacionais, dos Estados Unidos e de todos os adversários.

Ao mesmo tempo, com a Operação Lava Jato, foi descoberto um esquema grande de corrupção envolvendo a própria Petrobras e a Eletrobras enquanto na presidência da República, quem ocupava a cadeira, era petista Dilma Rousseff.

Segundo a revista, nas campanhas eleitorais deste ano, é certo que os adversários dirão que o PT, ao defender a Petrobras a serviço dos interesses do povo, quer na verdade retomá-la para o controle do partido. Resta saber qual narrativa prevalecer na cabeça do eleitor. Sputnik Brasil



Alemanha adverte: boicote à Rússia pode causar pobreza em massa

O ministro da Energia da Alemanha, Robert Habeck, prevê "desemprego em massa, pobreza" com o boicote dos EUA e outras nações ao petróleo russo

Ministro da Energia da Alemanha, Robert Habeck, presidente da Rússia, Vladimir Putin e cenas de guerra e pobreza na Europa (Foto: Reuters)

O ministro da Energia da Alemanha, Robert Habeck, afirmou nesse domingo (13) que o boicote dos Estados Unidos e de países europeus ao petróleo da Rússia podem causar "desemprego em massa, pobreza, pessoas que não podem aquecer suas casas, pessoas que ficam sem gasolina" se o governo alemão parasse de usar petróleo e gás russos.

"Se apertarmos um botão imediatamente, haverá escassez de oferta, até mesmo paradas de oferta na Alemanha", disse o ministro em entrevista à emissora pública ARD.

Na Alemanha, 55% do gás natural, 52% do carvão e 34% do óleo mineral usado no país vem da Rússia. "Com carvão, petróleo e até gás estamos passo a passo no processo de nos tornarmos independentes. Mas não podemos fazer isso em um instante. Isso é amargo, e não é uma coisa legal de se confessar moralmente, mas ainda não podemos fazer isso", disse.

A Rússia é contra a entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), liderada pelos Estados Unidos, que tentam ampliar a influência no leste europeu. As tropas russas entraram em solo ucraniano no dia 24 de fevereiro. 

Nesta segunda-feira (14) terminou a nova rodada de negociações entre as delegações de Rússia e Ucrânia. De acordo com Mikhailo Podolyak, assessor do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, as tratativas devem continuar nesta terça (15), após uma "pausa técnica" para a realização de discussões sobre o conflito. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

União Europeia aprova novo pacote de sanções contra Rússia

 CONFLITO

                                                                           Foto: Aris Messinis / AFP

A União Europeia (UE) aprovou nesta segunda-feira (14) novas sanções contra a Rússia pela invasão à Ucrânia, que, segundo diplomatas, incluem o magnata Roman Abramovich na lista de cidadãos russos afetados pelas restrições. 


A presidência rotativa do Conselho Europeu tuitou que os representantes dos países do bloco  chegaram a um acordo em Bruxelas de um quarto pacote de sanções a pessoas e empresas "envolvidas no ataque à Ucrânia".

As medidas "entrarão em vigor quando forem publicadas no Diário Oficial da União Europeia", ressaltou a presidência francesa do Conselho da UE, o que deve ocorrer amanhã. 

Três diplomatas em Bruxelas disseram à AFP que Abramovich, dono do clube de futebol inglês Chelsea, foi adicionado à lista. Os bens do magnata russo fora do território da UE - incluindo iates e mansões de luxo - podem ser confiscados.

O Reino Unido e o Canadá já incluíram Abramovich em suas próprias listas de cidadãos russos sancionados. O anúncio do Reino Unido de sancionar Abramovich impediu inclusive uma tentativa do magnata de vender o clube de futebol.

Segundo um dos diplomatas consultados pela AFP, a razão declarada para sancionar Abramovich é que ele é um "oligarca russo que tem laços estreitos e de longa data com [o presidente] Vladimir Putin", a quem tem "acesso privilegiado". 

Além disso, considera-se que ele fornece "uma fonte substancial de receita" ao governo russo.

- Não existem 'intocáveis' -
No fim de semana, o iate Solaris, de 140 metros de comprimento, de propriedade de Abramovich, foi visto chegando a um porto de Montenegro, país que não faz parte da UE, mas tem ambições de ingressar no bloco. A embarcação havia saído de Barcelona dias antes. 

Abramovich, de 55 anos, tem uma fortuna estimada em 12,4 bilhões de dólares (cerca de 11,3 bilhões de euros), segundo a revista Forbes, e há rumores de que possui meia dúzia de iates. O magnata russo também adotou nacionalidades portuguesa e israelense. 

O comissário europeu do Comércio, Valdis Dombrovskis, disse nesta segunda-feira que "não há ninguém intocável, como você verá, esta lista de oligarcas está em contínua expansão, não apenas com magnatas, mas também com oficiais russos e militares de alto nível".

Dombrovskis acrescentou que pessoas consideradas "ativas na máquina de propaganda da Rússia" também estavam na lista. 

A economia da Rússia deverá encolher acentuadamente devido a sucessivas rodadas de sanções impostas pela UE, Estados Unidos e vários aliados, visando o Banco Central da Rússia. 

Em 24 de fevereiro, Putin ordenou que as tropas russas iniciassem operações em território ucraniano, desencadeando sanções ocidentais sem precedentes contra a Rússia e provocando um êxodo de empresas estrangeiras do país. 

A resposta coordenada dos Estados Unidos e da UE fez da Rússia o país mais sancionado do mundo, fazendo com que o rublo caísse livremente e acelerando a inflação, além de aumentar os temores de calote da dívida.

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, condenou, nesta segunda-feira a invasão "bárbara" da Ucrânia e confirmou um quarto pacote de sanções contra o Kremlin.

Borrell disse que Moscou atira não somente contra os militares ucranianos, mas também contra os civis. Lembrou ainda que, na cidade estratégica de Mariupol, no sul da Ucrânia, "mais de 2.400 civis foram mortos" desde o início da invasão.

"A guerra de Putin não diz respeito apenas à Ucrânia, mas também à segurança e à estabilidade do nosso continente europeu. Afeta todos nós", disse Borrell, em uma coletiva de imprensa em Skopje, na República da Macedônia do Norte.

Mais de 2,6 milhões de ucranianos fugiram dos combates, "o maior movimento desde a Segunda Guerra Mundial", acrescentou. 

Borrell também confirmou um quarto pacote de sanções contra o comércio russo, o acesso ao mercado, o pertencimento às instituições financeiras internacionais e a exportação de artigos de luxo, mirando especificamente nos setores siderúrgico, do carvão e da energia. 

"Isto será outro grande golpe para a base econômica e logística, sobre a qual o Kremlin está construindo a invasão e tirando os recursos para financiá-la", afirmou o chefe da diplomacia europeia. 

O líder diplomático da UE qualificou os Bálcãs Ocidentais como "prioridade estratégica" para o bloco europeu. 

"Este é, espero, o momento de despertar para a Europa", completou, após se reunir com o primeiro-ministro da Macedônia do Norte, Dimitar Kova%u010Devski.

"É o momento de dar um novo impulso ao processo de ampliação e de fixar firmemente os Bálcãs Ocidentais na União Europeia", insistiu.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...