terça-feira, 23 de maio de 2023

Pressionada pelo governo Lula, Espanha prende racistas que atacaram Vini Jr. (vídeo)

Foram presos criminosos envolvidos no episódio do boneco pendurado numa ponte e 'torcedores' que atacaram Vini neste domingo, durante jogo entre Real e Valencia

Vini Jr. (Foto: REUTERS/Pablo Morano | Reprodução/@JanaDahoui)

A polícia espanhola anunciou nesta terça-feira (22) a prisão de quatro indivíduos suspeitos de terem pendurado um boneco representando o jogador do Real Madrid, Vinícius Júnior, enforcado em uma ponte rodoviária em Madri em janeiro. Essas detenções ocorrem apenas dois dias após o mais recente incidente de racismo contra o atacante brasileiro durante uma partida da liga espanhola contra o Valencia. Em relação a este último caso, a Polícia Nacional da Espanha anunciou pelo Twitter que deteve três jovens por "comportamento racista" durante o jogo. 

No dia 26 de janeiro, logo após a vitória do Real Madrid por 3 a 1 contra o Atlético de Madrid pela Copa del Rey, um boneco com a camisa de Vinícius Junior foi encontrado pendurado na ponte, simulando um enforcamento. Ao lado dele, havia uma faixa com os dizeres "Madrid odeia o Real". O Real Madrid, em resposta a esse ato repugnante, denunciou o ocorrido como um lamentável ato de racismo, xenofobia e ódio contra Vinícius, exigindo que todas as responsabilidades fossem apuradas. Uma investigação foi aberta imediatamente.

Com base principalmente em depoimentos, a polícia declarou que os quatro torcedores detidos, identificados durante jogos classificados como de alto risco em relação à prevenção da violência no esporte, são os suspeitos de terem cometido tais atos. Em comunicado, a polícia espanhola afirmou que essas quatro pessoas presas em Madri são supostamente responsáveis por um "crime de ódio". O comunicado também acrescenta que três delas são membros ativos de um grupo radical de torcedores de um clube de Madri.

Os meios de comunicação espanhóis relataram que a polícia utilizou câmeras de segurança para identificar os autores do crime, mas até então nenhuma medida havia sido tomada. A faixa com a mensagem de ódio é frequentemente associada a um dos grupos de torcedores do Atlético, embora o clube tenha negado qualquer envolvimento com essa exibição. A polícia ainda não informou se os detidos têm alguma ligação com esses torcedores.

Vinícius tem sido alvo de repetidas provocações racistas na Espanha, especialmente depois de comemorar seus gols com danças. No último incidente, durante o jogo contra o Valencia no último final de semana, a partida foi temporariamente interrompida quando parte da torcida adversária insultou Vinícius chamando-o de "macaco" no segundo tempo. O jogador apontou para a arquibancada de onde vieram os insultos e o árbitro Ricardo de Burgos decidiu paralisar o jogo. Vinícius considerou abandonar o campo, mas optou por continuar jogando.

A partida foi retomada após um aviso no sistema de som do estádio, solicitando o fim das manifestações racistas. Mais tarde, em meio a uma confusão generalizada, Vinícius acabou acertando o rosto de Hugo Duro com o braço e foi o único jogador expulso, já nos acréscimos.

O jogador brasileiro recebeu apoio de dirigentes e atletas ao redor do mundo e criticou duramente o futebol espanhol por não fazer o suficiente para combater o racismo. O Valencia baniu permanentemente um torcedor identificado como o responsável pelos insultos a Vinícius durante o jogo. O Real Madrid levou o caso ao Ministério Público, considerando-o um crime de ódio. A liga espanhola registrou nove queixas-crime de racismo contra Vinícius nas últimas duas temporadas, sendo a maioria delas arquivadas pelos procuradores.

Sob pressão de professores, Governo de Pernambuco garante continuidade de negociação com categoria

 

Secretários defenderam a aprovação de projeto, mas disseram que gestão está aberta ao diálogo


                             Por Blog da Folha
Professores se manifestam em audiência na Alepe - Divulgação

Diante da pressão de professores contra proposta de adaptação do piso salarial dos professores, a secretária de administração de Pernambuco, Ana Maraíza, e o secretário da Fazenda, Wilson José de Paula, garantiram que a gestão dará continuidade às mesas de negociações com a categoria, durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). 

“A construção, em mesa de negociação com o Sintepe, de alternativas para a carreira do professor e a do pessoal técnico-administrativo da educação terá por baliza o espaço fiscal sustentável do estado, inclusive considerando os recursos legalmente vinculados. (...) Já foram realizadas uma dezena de reuniões específicas com o Sintepe, tanto no âmbito da secretaria de administração quanto no âmbito da secretaria de educação, e serão realizadas tantas quantas forem necessárias até que se consolide um acordo interessante, responsável e exequível para ambas as partes”, afirmou a secretária Estadual de Administração, Ana Maraíza.

A presidente do Sintepe, Ivete Caetano, mencionou que o sindicato “alertou” ao Palácio que não enviasse à Alepe o PL como estava, já que ele só contempla pouco 32% dos professores. "E hoje eu queria dizer com muita humildade: não é governo, não é oposição, não é bancada independente. Esse projeto como tá não passa aqui na Assembleia Legislativa. O governo precisa dialogar sim", declarou a deputada Dani Portela (Psol), líder da oposição.

"Eu sei que existe uma dificuldade nos números, mas que esse reajuste, esse debate seja feito na mesa de negociação”, apelou a deputada Débora Almeida (PSDB), aliada da chefe do executivo estadual.


BLOG DO BILL NOTICIAS

SAÚDE - Dois milhões de brasileiros sofrem de doença celíaca; saiba o que é e como tratar

 

Diagnóstico precoce e monitoramento da doença são fundamentais para manter a saúde


                              Por Vanessa Lins


Por mais que se fale em alimentação saudável, o termo 'celíaco' ainda gera muitas dúvidas. Afinal, seria uma alergia ou uma indisposição digestiva passageira? Tem cura? Vamos lá. 

Doença celíaca: o que é?
A doença celíaca é autoimune cuja característica é o processo inflamatório na mucosa do intestino, o que leva a uma série de consequências, como atrofia das vilosidades intestinais, má absorção de nutrientes - e o risco de um quadro de desnutrição. 

Infelizmente, o quadro de inflamação ocorre pela exposição a uma substância muito presente em itens alimentícios, o glúten, que é a principal fração proteica presente no trigo, cevada e centeio.

Em pessoas celíacas essa proteína é resistente à ação das enzimas digestivas, provocando uma resposta imunológica marcada por muitos incômodos. Ou seja, para evitar a manifestação da doença, a pessoa deve adotar uma dieta isenta de glúten (ou seja, livre, sem qualquer resquício que seja, de alimentos preparados com trigo, cevada e centeio).

Segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil, de cada oito pessoas que possuem a doença, apenas uma tem o diagnóstico. É, portanto, uma enfermidade praticamente silenciosa que atinge dois milhões de brasileiros. 

Como fazer o diagnóstico?
De acordo com Pollyanna Ayub, nutricionista, mestre em gerontologia e professora do curso de Nutrição do CEUB, indentificar a doença não é um processo simples. Mas esses são alguns sintomas que podem apontar para a ocorrência da doença celíaca: prisão de ventre ou diarreia, perda de peso, distensão abdominalcólicas, sensação de estufamento da barriga, anemia, carência de vitaminas B9 e B12.

“É importante, primeiramente, procurar ajuda médica para realização do diagnóstico, pois quanto mais ágil for a sua identificação, melhor será a evolução”, destaca.

“O processo será conduzido a partir de sinais e sintomas, com a realização de exames sorológicos. Porém, a endoscopia, com biópsia, pode ser indicada pelo médico, pois esse exame é considerado um padrão-ouro”, acrescenta Pollyanna.

“O nutricionista tem um papel importante dentro da equipe multiprofissional, através de uma anamnese detalhada e uma avaliação nutricional que envolve a verificação do consumo alimentar; análise da composição corporal; sinais e sintomas; e interpretação dos exames bioquímicos. Desse modo, a dieta será calculada com essas informações, sem deixar de levar em conta a questão econômica, cultural, aversões, atividade física, preferências alimentares e fase da vida na qual esse paciente se encontra (criança, gestante, idoso)”, acrescenta a professora do CEUB.

Contaminação cruzada
A professora do CEUB lembra, no entanto, que excluir alimentos com glúten não é o suficiente para evitar crises, pois o alimento pode ser contaminado no momento do preparo, a chamada contaminação cruzada. “O paciente precisa fazer um acompanhamento nutricional e, a partir daí, adotar uma dieta rica em alimentos in natura ou minimamente processados, com legumes, frutas, cereais, leguminosas e carnes”, comenta Ayub.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Por que ninguém tem coragem de acabar com as torcidas organizadas?!

 

Pra variar, em dias de jogos, esses marginais “mandam” na cidade. Eles fazem o que querem pra botar o terror por onde passam


                               Por Flávio Adriano
No domingo (21), o Recife voltou a ser palco do vandalismo desses marginais disfarçados de torcedores. Houve até uma morte em Olinda - Foto: Reprodução/WhatsApp

O fim de semana que passou foi de contrastes para o futebol pernambucano. E olhe que eu não estou falando de um jogo em si, da bola rolando. Eu me refiro ao que aconteceu fora das quatro linhas.

No sábado (20), as mulheres, as crianças e os portadores de deficiência que foram à Ilha do Retiro mostraram que é possível torcer com paixão e sem violência. Deram uma verdadeira aula de cidadania, respeito ao próximo e espírito esportivo. Foi lindo demais! Inesquecível.

Mas, no domingo (21), o Recife voltou a ser palco do vandalismo das torcidas organizadas, ou melhor, dos marginais disfarçados de torcedores. Houve confusão generalizada na Abdias de Carvalho, na José Osório, no Complexo de Salgadinho...

Pra variar, em dias de jogos, esses marginais “mandam” na cidade. Eles fazem o que querem pra botar o terror por onde passam, e ninguém faz nada para detê-los. A polícia até os dispersa, mas eles ressurgem em outro local e em outras vezes. Parece uma doença incontrolável. Mas não é.

De novo vez volto a dizer aqui que basta apenas coragem do Governo do Estado, da FPF e dos clubes para que essas organizadas cheguem ao fim de verdade e que haja punições pra valer aos infratores. Chega de paliativos!

Desta vez, morreu um torcedor em Olinda. Uma vida preciosa que se vai. E se nenhuma atitude drástica for tomada o mais rápido possível, mais mortes voltarão a acontecer. E a próxima vítima poderá ser qualquer um de nós.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Primeira parcela do 13º salário do INSS será paga nesta 5ª feira

 

Abono beneficiará mais de 38 milhões de pessoas com R$ 62,6 bilhões

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A primeira parcela do 13º salário dos beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começa a ser depositada nesta quinta-feira (25) e será creditada juntamente com o pagamento regular do benefício mensal.   

Anualmente, este abono é pago entre agosto e novembro. Contudo, a antecipação do pagamento foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 4 de maio.  

Os primeiros a receber os créditos são os beneficiários quem ganham até um salário-mínimo e possuem o Número de Identificação Social (NIS) com final 1. A partir de 1º de junho, começarão a receber aqueles que ganham mais que o piso nacional e têm cartão do NIS com final de inscrição 1 e 6. Todos os pagamentos vão ser feitos até 7 de junho. 

Desde 1º de maio, o piso previdenciário é de R$ 1.320,00. E o teto dos benefícios pagos pelo INSS continua sendo R$ 7.507,49. 

Investimento

Ao todo, o investimento federal será de R$ 62,6 bilhões e vai beneficiar mais de 38 milhões de segurados da Previdência Social. De acordo com INSS, o 13º salário do INSS é depositado a aposentados e pensionistas por morte, além daqueles que tenham recebido, neste ano, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Por lei, não têm direito ao 13º salário do INSS os segurados que recebem benefícios assistenciais. 

A primeira parcela do 13º salário é isenta de descontos de impostos. Somente na segunda parcela incide a tributação. 

A consulta ao valor da primeira parcela do 13º salário pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu INSS. - (Por Daniela Almeida - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Kleber Sampaio



BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...