domingo, 5 de fevereiro de 2023

Lula inicia viagens para entregar obras e intensificar agendas nos estados

Presidente Lula irá ao Rio de Janeiro na segunda-feira (6) para inaugurar as unidades de oftalmologia e diagnóstico do Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizará nesta segunda-feira (6) sua primeira viagem para entrega de obras. Segundo o G1, Lula irá ao Rio de Janeiro para participar da inauguração das unidades de oftalmologia e diagnóstico do Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica.

"Na próxima segunda-feira, o presidente Lula estará no Rio de Janeiro inaugurando uma unidade de saúde onde anunciará a retomada do planejamento e dos investimentos em saúde, incluindo um programa de redução de filas de cirurgias", postou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, 

Lula deverá aproveitar o evento de inauguração da unidade de saúde para lançar as diretrizes da Política Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas. O evento também contará com as presenças da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). De acordo com Rui Costa, o governo irá transferir R$ 600 milhões para acelerar a realização de cirurgias que ficaram represadas durante a pandemia. 

Lula também visitará a Bahia e Sergipe e a expectativa é de que ele viaje para outros estados logo após o Carnaval. “Entre os investimentos a serem anunciados nas viagens está a retomada do programa Água para Todos, que reúne medidas preventivas e contra a seca, como a construção de cisternas, nas regiões onde a chuva é escassa, principalmente em zonas rurais”.

Lula deverá ir para a Bahia no dia 14 de fevereiro para participar de um evento na cidade de Santo Amaro. Na ocasião, o petista deve relançar o programa habitacional Minha Casa Minha Vida. “No dia seguinte, ainda segundo Rui Costa, Lula estará em Sergipe para visitar a retomada de obras de rodovias no estado nordestino”, ressalta a reportagem. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula celebra formatura da 1ª turma de cotistas negros da faculdade de Direito da USP

"O povo brasileiro merece oportunidade e portas abertas", escreveu o presidente, que teve seus mandatos marcados por políticas que levaram a população pobre às universidades

(Foto: Agência Brasil)


O presidente Lula (PT) celebrou pelo Twitter na tarde deste domingo (5) a formatura da 1ª turma de cotistas negros da faculdade de Direito da USP. Entre os formandos há filhos de faxineiras, garis, pedreiros, donas de casa e professores.

"O povo brasileiro merece oportunidade e portas abertas. Meus parabéns aos formandos da 1ª turma de cotistas negros da faculdade de Direito da USP. Desejo uma carreira de muito sucesso a vocês", escreveu o presidente, que teve seus dois primeiros mandatos marcados por políticas sociais que permitiram a chegada da população mais pobre às universidades.

A turma que agora se forma ingressou na Faculdade de Direito da USP em 2018, na 1ª turma a ter vagas reservadas para pretos, pardos e indígenas. A instituição de ensino tem mais de 200 anos. 

A turma é formada por 312 estudantes, sendo 35 são cotistas pretos, pardos e indígenas. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Médico mostra importância da mamografia para prevenir câncer de mama

 

Inca estima que 74 mil casos por ano devem surgir no país até 2025

Arquivo/Agência Brasil


O câncer de mama é a neoplasia mais frequente entre as mulheres no Brasil, além de ser a principal causa de morte por câncer em todas as regiões, exceto na Região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a liderança. Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta para o surgimento de 74 mil casos novos por ano de câncer de mama no país, no triênio 2023/2025.

De acordo com o Inca, a taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, atingiu 11,84 óbitos por 100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas registradas no Sudeste e no Sul, da ordem de 12,64 e 12,79 óbitos por 100.000 mulheres, respectivamente.

Neste domingo (5), quando  se comemora o Dia Nacional da Mamografia, o diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni, disse à Agência Brasil que o objetivo da data é  chamar a atenção para a importância do exame das mamas. Segundo Maltoni, a primeira função principal da mamografia se refere às mulheres que têm algum tipo de sinal ou sintoma, como presença de nódulos ou dor nos seios.

“Para essas mulheres, (o exame) já é um dos melhores métodos de diagnóstico do câncer da mama. A mamografia bem-feita, com qualidade, consegue definir bem nódulos, presença de alterações. A mamografia é um exame excelente para o estudo das mamas naquelas mulheres que têm algum sintoma e para as quais ele foi indicado pelos seus médicos”.

Outro aspecto considerado por Maltoni, “talvez o mais importante na mamografia” é o que fala da detecção precoce, do rastreamento. “São os exames realizados nas mulheres que não sentem absolutamente nada, estão assintomáticas, não notaram nenhuma alteração nas mamas e estão levando a vida normalmente”. Para essas mulheres sem sintomas, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento, ou precoce, seja feita a cada dois anos, na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade.

O diretor executivo da Fundação do Câncer destacou que nas mulheres em que existe uma história familiar para câncer de mama, especialmente na linha direta de parentesco, a mamografia deve ser antecipada para a faixa acima de 35 anos.

“A importância da mamografia é essa: tanto no diagnóstico das lesões que já estão dando sintomas e sinais, como, sobretudo, para poder identificar precocemente alguma alteração nas mulheres que não sentem nada”. Lembrou ainda que é fundamental complementar a mamografia com o exame clínico das mamas por um profissional de saúde pública treinado. O exame está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e na saúde complementar.

Sinais e sintomas

A ginecologista e obstetra Carla Maria Franco Dias lembrou que os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito ou mamilo; e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Médica associada da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e professora do Instituto de Educação Médica (Idomed), Carla apontou que a detecção precoce e o tratamento adequado do câncer de mama possibilitam alta chance de cura e sobrevida em relação à doença.

A médica disse que, no caso de alterações na mamografia, podem ser necessários exames complementares como a ultrassonografia e a ressonância magnética das mamas.

“Na suspeita de câncer, é importante o atendimento especializado pelo mastologista, a fim de realizar biópsia da lesão mamária para confirmação da doença, feita geralmente através da punção por agulha grossa - core biopsy ou mamotomia - ou por remoção cirúrgica incisional ou excisional.”

Embora a recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) seja a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, a Febrasgo recomenda iniciar a mamografia a partir dos 40 anos. A Fundação do Câncer considera, entretanto, que não há embasamento científico para mudar de 50 para 40 anos.

Ações educativas

O projeto Sesc Saúde Mulher atua há mais de uma década executando ações educativas com foco na realização de exames de rastreamento do câncer de mama. A ação é realizada por meio da sua rede de 25 unidades móveis que está presente em todas as regiões do Brasil. Nos últimos dez anos, foram realizados pelo Sesc cerca de 245 mil exames em mulheres com idades entre 50 e 69 anos, faixa etária em que há maior propensão ao câncer de mama.

A instituição é pioneira na utilização de unidades móveis no Brasil, que levam mamógrafos a muitas localidades que não possuem acesso ao aparelho. No ano passado, foram realizadas 38.460 mamografias pelo projeto. Para 2023, a meta é ultrapassar este número.

A diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha, disse à Agência Brasil que o projeto é muito importante para o Sesc, porque “traz grande oportunidade de um número significativo de mulheres ter acesso ao exame, que está posicionado entre as prioridades de saúde do país, mas que tem uma demanda muito maior do que a capacidade de atendimento, sem contar os municípios e as populações de regiões mais remotas”. Janaina afirmou que, nesta enfermidade, o diagnóstico é essencial para o tratamento. “Torna mais efetiva a resposta ao tratamento.”

Conforme explicou, um dos benefícios das unidades móveis com mamógrafos é ter uma capilaridade muito grande, conseguir um alcance cada vez maior e atender por demanda. Tanto os municípios podem solicitar o atendimento ao projeto, como a demanda pode ser identificada também por meio das regionais do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Barreiras

A diretora de Programas Sociais do Sesc ressaltou, neste Dia Nacional da Mamografia, a importância de as mulheres priorizarem o autocuidado e perderem o medo do diagnóstico. “Com receio do resultado (da mamografia), muitas mulheres não fazem o exame. A gente precisa enfrentar o diagnóstico para ter condições adequadas de tratamento, caso esse diagnóstico seja desfavorável.”

Janaína chamou a atenção também para que, ao encontrarem uma unidade móvel do Sesc Saúde Mulher, as mulheres compreendam que receberão um tratamento humanizado, serão acolhidas e terão um nível de conforto emocional muito grande. “Essa é a missão do Sesc: acolher e proporcionar esse melhor atendimento, do ponto de vista social e humano”.

As principais barreiras que impedem as mulheres de realizarem mamografias são a falta de orientação adequada ou acesso à informação sobre a doença, diagnóstico e tratamento; dificuldade de agendar consultas e exames na sua localidade, devido a problemas de deslocamento; falta de acolhimento da família e da comunidade. Muitas mulheres, principalmente as mais humildes, têm vergonha de realizar esse tipo de exame e outras não se sentem confortáveis em realizá-los com profissionais do sexo masculino, por exemplo. A diretora disse que os exames preventivos visam obter um diagnóstico precoce e, portanto, com grandes chances de cura caso um problema seja encontrado.

Atuação

O trabalho do Sesc é feito em parceria com as autoridades de saúde municipais, estaduais e federal, com a finalidade de complementação. Janaina Cunha esclareceu que após realizar o exame com equipamentos e equipes especializadas, a unidade móvel encaminha o relatório ao serviço público de saúde.

“E, lá, é consolidado o diagnóstico e acionada a paciente. O papel do Sesc é oportunizar o acesso ao exame e a estrutura e o acolhimento adequados para que isso aconteça. A partir daí, a gente devolve para o setor público a responsabilidade no atendimento àquela mulher, porque aí extrapola a competência do Sesc. Essa parceria tem sido muito efetiva”.

O Sesc Saúde Mulher atua por localidades e auxilia na formação de agentes comunitários que são responsáveis pela busca de mulheres que atendam aos requisitos para a realização dos exames. Cada mulher atendida pode se tornar uma multiplicadora em sua comunidade. Desta forma, cria-se uma cultura de prevenção.

Outra informação importante do Sesc Saúde Mulher é que as equipes do projeto são compostas majoritariamente por profissionais do sexo feminino, a fim de promover o acolhimento de outras mulheres. (Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro).

Edição: Maria Claudia



BLOG DO BILL NOTICIAS

Crise humanitária: mais uma criança yanomami morre em Roraima

 

Ela foi vítima de desnutrição grave e desidratação

Fernando Frazão/Agência Brasil


Uma criança de apenas um ano e cinco meses de idade morreu, neste domingo (5), na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, vítima de desnutrição grave e desidratação. A informação foi repassada por Júnior Hekurari, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'Kuana (Codisi-YY), uma das principais lideranças da região de Surucucu, no extremo Oeste do estado e próxima à fronteira com a Venezuela.  

De acordo com o relato, a criança estava em estado grave desde ontem (4) e as equipes de saúde pediram sua remoção imediata para Boa Vista, mas o mau tempo impediu a decolagem. Ela era da região Haxiu, que fica a cerca de 15 minutos de helicóptero do polo base de Surucucu, onde há um aeródromo e um pelotão de fronteira do Exército Brasileiro. 

Afetados pela presença do garimpo ilegal em suas terras, os indígenas yanomami têm sofrido com casos de desnutrição e doenças como malária e pneumonia. Nos últimos quatro anos, foram registradas 570 mortes de crianças no território. 

Base Aérea

Em visita a Roraima, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, afirmou que a base aérea no Surucucu vai ser reestruturada para que possa receber aviões de maior porte. A medida vai possibilitar levar ainda a infraestrutura para montar um hospital de campanha na região. Ela não estipulou prazo para a efetivação dessas medidas. A pista de Surucucu não opera por instrumentos e só permite voo visual, o que limita o acesso em horário noturno ou com mau tempo.   

Remoção de pacientes

De acordo com o Centro de Operações Emergenciais (COE), colegiado interministerial criado pelo governo federal, em janeiro, foram removidos 223 pacientes da terra indígena para a capital do estado. No balanço mais recente, o COE informou também que a Casa de Saúde Indígena (Casai), em Boa Vista, abriga, no momento, 601 yanomami, entre pacientes e seus acompanhantes. Além disso, há 50 indígenas internados, no Hospital Geral de Roraima (HGR) e no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), ambos na capital. (Por Ana Graziela Aguiar e Pedro Rafael Vilela - Enviados especiais - Boa Vista).

Edição: Kelly Oliveira



BLOG DO BILL NOTICIAS

Bancada do PT na Câmara condena cassação do mandato de vereadora que denunciou saudação nazista

Maria Tereza Capra teve o mandato cassado pela Câmara Municipal de São Miguel do Oeste depois de discordar de um gesto nazista feito por manifestantes golpistas

Maria Tereza Capra (Foto: Reprodução)

Liderada pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), a bancada do PT na Câmara dos Deputados emitiu nota neste sábado (4) condenando a cassação do mandato da vereadora Maria Tereza Capra (PT) pela Câmara Municipal de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina.

Ela teve o mandato cassado depois de discordar de um gesto nazista feito por manifestantes golpistas durante a execução do hino nacional no dia 2 de novembro, em frente ao quartel do Exército do município catarinense.

Leia a nota:

Nota da Bancada do PT na Câmara 

A Bancada do PT na Câmara repudia a decisão dos vereadores de São Miguel do Oeste  (SC) de cassar, na noite de sexta-feira (3), o mandato de Maria Tereza Capra (PT),  sob alegação de quebra de decoro parlamentar. Trata-se de uma arbitrariedade e de clara perseguição política simplesmente pelo fato de a vereadora ter publicado no ano passado, nas redes sociais,  um vídeo com a denúncia de manifestação de vários participantes com gesto nazista em frente à base do Exército da cidade, em 2 de novembro de 2022.

Maria Tereza tem recebido ameaças desde novembro, por ter cumprido seu dever como política e cidadã, num momento em que extremistas de direita ameaçavam a democracia e as instituições de Estado. A decisão de ontem, tomada por 10 homens, com a ausência de uma vereadora, denota também o viés machista dos vereadores de São Miguel do Oeste.

Há evidências de parcialidade dos vereadores que conduziram o caso, bem como de  falhas e vícios do processo. É inadmissível que tais fatos ocorram num momento em que o Brasil luta para resgatar a democracia e o Estado de Direito.

Brasília, 4 de fevereiro de 2023



BLOG DO BILL NOTICIAS

No Alvorada, Lula e Janja encontraram quarto sem cama, mas com armário de armas deixado por Bolsonaro

Móveis desaparecidos estão sendo tratados como ‘extraviados’ até que a curadoria dos palácios presidenciais tenha informações sobre a localização dos mesmos 

Janja e Lula (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, fizeram ao Palácio da Alvorada, no início de janeiro, não foi marcada apenas pela surpresa resultante da má conservação do prédio deixada por Jair Bolsonaro. Um dos maiores assombros, segundo o colunista Lauro Jardim, de O Globo, foi encontrar o quarto presidencial sem móveis, incluindo cama. No local, foram encontrados apenas um cilindro de oxigênio, um cofre para armazenar armas de fogo e algumas poucas poltronas.

Ainda segundo a reportagem, os móveis desaparecidos “estão sendo tratados como ‘extraviados’ até que a curadoria dos palácios presidenciais localize o paradeiro deles”. A curadoria palaciana também abriu um canal de diálogo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para tombar os móveis dos palácios do Planalto e da Alvorada, que ainda não estão classificados como patrimônio histórico. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS


Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...