sexta-feira, 2 de junho de 2023

Lula defende indústria brasileira e diz que veículos elétricos devem renovar frota de ônibus escolares

"Quando o ônibus elétrico começa a operar, vai custar 73% a menos do que o ônibus normal, a diesel", afirmou Lula em inauguração de fábrica da Eletra, no ABC paulista

Presidente Lula discursa durante inauguração da fábrica de ônibus elétricos em São Bernardo do Campo (Foto: Reprodução/TV Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (2) da inauguração de uma fábrica de ônibus elétricos da Eletra em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Durante seu pronunciamento, o presidente defendeu a sustentabilidade ambiental dos veículos e sinalizou que o governo federal poderá apoiar a renovação da frota de ônibus escolares do país por veículos elétricos.

"Nós sabemos que a nossa frota de ônibus escolar já está muito velha. O ministro da Educação, Camilo Santana, vai ter que conversar com as donas da Eletra, para renovarmos as frotas de ônibus escolares do Caminhos da Escola com ônibus elétricos, que têm custo de operação menor e são mais sustentáveis", afirmou o presidente.

O presidente enfatizou também o fato da empresa Eletra ser comandada por mulheres. A presidente da empresa é Milena Braga Romano. "Tenho alegria de estar na Eletra, uma empresa presidida por duas mulheres. Fui acompanhado aqui na visita por mãe e filha. E justamente ontem o Senado aprovou a lei de salários iguais para trabalhos iguais entre homens e mulheres", disse Lula.

Ainda em seu pronunciamento, Lula destacou a redução do papel da indústria na economia brasileira. "A indústra brasileira já representou 30% do PIB brasileiro. E hoje, a indústria brasileira está sumindo do cenário do nosso país, representando 10% ou 11% do PIB nacional", afirmou Lula.

"O ônibus elétrico é mais caro do que o ônibus normal. Mas no seu funcionamento, quando ele começa a operar, ele vai custar 73% a menos do que o ônibus normal, a diesel. Por isso é que a gente tem que apostar numa empresa brasileira", acrescentou Lula.

Nascida em São Bernardo em 1999, a Eletra é uma empresa 100% brasileira, pioneira em tecnologia de tração elétrica para transporte público e de carga. 247.

Assista ao discurso do presidente Lula:




BLOG DO BILL NOTICIAS

Museu Sítio de Memória é reconhecido como patrimônio do Mercosul

 

Ministra Margareth Menezes entrega certificado na Argentina


Antonio Cruz/Agência Brasil


Os ministros da Cultura do Mercosul reconheceram, nesta sexta-feira (2), o Museu Sítio de Memória Esma (Escuela de Mecánica de la Armada) como patrimônio cultural do Mercosul. A aprovação ocorreu durante a 54ª Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul, em Buenos Aires, na Argentina. 

A instituição busca preservar a memória das vítimas e promover a conscientização sobre as violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar na Argentina (1976-1983). 

Segundo o Ministério da Cultura, o reconhecimento da Esma como patrimônio do Mercosul contou com contribuição do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A notícia era aguardada pelos argentinos. 

Repercussão 

A ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes (foto), esteve entre as autoridades que entregaram o certificado, em visita às instalações do Museu Sítio de Memória Esma. 

Ela disse que o Brasil também precisa ter um memorial sobre o período ditatorial vivido pelo país. “Também passamos, no Brasil, sobre essa questão da ditadura e da tortura e esta é uma memória muito cara ainda para nós, que também estamos na busca de ações com esta magnitude de ter um memorial. [O objetivo é] que se reflita nas próximas gerações e que até para que a nossa geração também reflita sobre o direito à vida, à liberdade e à democracia”, afirmou. 

Ela destacou que, na comitiva brasileira em viagem a Buenos Aires, está a presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, filha do guerrilheiro comunista baiano e ex-deputado, Carlos Marighella, morto em 1969 após aderir à luta armada contra a ditadura militar.   

“Essa ação do Mercosul fortalece a chamada de atenção de todos nós, da América Latina, e também do mundo. Porque não queremos mais nenhuma instalação de poder, onde a liberdade de expressão e a liberdade de ideias sejam condenadas, onde a tortura seja o cerceamento da palavra, o que é uma gravidade”, salientou.

A presidente da Funarte, Maria Marighella, disse estar emocionada com a aprovação do Esma como Patrimônio Cultural do Mercosul, por ser local de memória das vítimas argentinas da ditadura do país vizinho.

Memória

“É com muita emoção que chegamos nesse sítio de memória, nesse espaço que agora é um espaço cultural do Mercosul. Sabemos que a memória é direito de um povo, refunda sonhos e, com a força da cultura, fundaremos esse Brasil, essa América Latina de justiça e igualdade de amanhã”, acrescentou.

O ministro dos Direitos Humanos da Argentina, Horacio Pietragalla Corti, disse que este foi o primeiro prédio destinado à memória das vítimas da repressão argentina.

“Entendemos o Esma [como um lugar] emblemático do que foi a ditadura militar não somente para Argentina como para região. Quando começamos a pensar com as autoridades sobre o reconhecimento do museu, compreendemos que este é um prêmio à Argentina. É para toda a América Latina e para os mais de 300 mil presos e desaparecidos em toda a pátria grande. Então, é um prêmio à luta, à resistência, àquele familiar que ainda segue na luta pela justiça, pela memória e pela verdade”, explicou. 

O ministro da Cultura argentino, Tristán Bauer, agradeceu a presença da ministra da Cultura do Brasil e dos demais ministros da Cultura do Mercosul por terem votado a favor da concessão do certificado de patrimônio cultural do bloco dos países sul-americanos ao Museu Sítio de Memória. “Este é um ato humanitário e bom para a humanidade. E é importante para que essas histórias não se repitam nunca mais”, acentuou.  

Esma  

A Esma foi uma instituição militar até 1983, quando a democracia retornou ao país. O local foi reconhecido como um dos principais centros clandestinos de detenção, tortura, desaparecimento e extermínio de perseguidos pelo regime militar argentino. Em 2004, o governo da ex-presidente Cristina Kirchner transformou o prédio em um espaço de memória e museu e o chamou de "Espacio para la Memoria y para la Promoción y Defensa de los Derechos Humanos" ou Museu Sítio de Memória Esma. - (Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Kleber Sampaio



BLOG DO BILL NOTICIAS

BRICS busca se expandir para todas as regiões, diz Dilma Rousseff

Presidente do NBD também destacou o papel da instituição financeira em financiar projetos de desenvolvimento, infraestrutura e processos de luta contra a mudança do clima

Dilma Rousseff (Foto: Reprodução/Twitter)

A chefe do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como 'Banco do BRICS', concedeu uma entrevista à emissora CGTN em que falou sobre o papel amplo que a instituição busca cumprir ao redor do mundo. 

Segundo a ex-presidente do Brasil, o BRICS busca se "expandir para todas as regiões". "Ele surge sustentado nas principais economias dos diferentes continentes. Está representado a América Latina, a Ásia, a África. Começamos um processo de expansão, e pretendemos ter mais. E é nesse sentido que o acrônimo BRICS transformar-se-á em um nome representativo não mais só dos cinco países, mas de todos os países que vão nos integrar e constituir esta plataforma comprometida com o desenvolvimento, o investimento em infraestrutura e todos os processos de luta contra a mudança do clima". 

O NBD é uma instituição financeira internacional estabelecida em 2014 na cúpula anual do BRICS. Visa mobilizar recursos para infraestrutura e projetos de desenvolvimento sustentável no BRICS e outros mercados emergentes e países em desenvolvimento por meio da concessão de empréstimos, garantias e outros instrumentos financeiros.

O BRICS une as maiores economias em desenvolvimento do mundo – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Vários outros países pretendem ingressar no bloco econômico, incluindo Argentina, Venezuela, Irã, Indonésia, Turquia, Arábia Saudita e Egito. A África do Sul, que assumiu a presidência rotativa do BRICS em janeiro, sediará a 15ª cúpula do BRICS em agosto. - 247.

Assista à entrevista de Dilma Rousseff: 




BLOG DO BILL NOTICIAS

Gestos para Humberto Costa e PSB: confira o que está previsto na agenda de Lula em Pernambuco

 

Chefe do Executivo chega na próxima terça (6) e cumprirá dois dias de compromissos em Pernambuco


                   Por Blog da Folha/Carol Brito

                                                                Presidente Lula - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá desembarcar em Pernambuco no início da tarde da próxima terça-feira (2). Na ocasião, ele vai se dirigir diretamente para o polo automotivo de Goiana, na Zona da Mata Norte, onde vai visitar as instalações da fábrica da Fiat. 

No dia seguinte, ele terá uma agenda cercada de simbolismos. Por volta de 10h, Lula irá fazer o lançamento do programa Farmácia Popular no Compaz Eduardo Campos. O gesto repete o sinal do petista para o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Na última agenda dele em Pernambuco, o presidente fez questão de fazer o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Geraldão, outro equipamento simbólico dos governos do PSB na capital pernambucana.

O relançamento também é um gesto para o senador Humberto Costa (PT), que lançou o programa na época em que era ministro da Saúde. Não é à toa que o chefe do Executivo escolheu, justamente, Pernambuco para fazer o lançamento.

À tarde, por volta das 15h, Lula fará a inauguração do campus do Instituto Federal de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Pela primeira vez, Rally dos Sertões terá largada realizada na cidade de Petrolina-PE (Fotos e vídeo).

 

Foto ilustrativa

O maior rally das Américas levantará a poeira às margens do Rio São Francisco. Com mais de 300 competidores, o Sertões 2023 terá sua largada em Petrolina, Sertão de Pernambuco, no dia 11 de agosto. Nessa quinta-feira (25), o prefeito Simão Durando acompanhou o lançamento oficial do calendário do evento internacional em São Paulo.

Ao longo de três décadas, essa é a sétima vez que o Rally dos Sertões passa por Petrolina, porém, a primeira em que a grande abertura ocorre na cidade sertaneja. O município receberá os participantes e organizadores durante os dias 8 a 16, com a classificatória entre os dias 8 e 10 e disputa marcada para os dias 11 a 19 de agosto, com a chegada na Praia do Preá, no Ceará.

Em carros, motos, quadriciclos e UTVs, os participantes irão percorrer milhares de quilômetros de estradas pelo interior do Brasil. O evento se tornou uma das mais aguardadas competições do esporte a motor nacional. Ao todo, vai gerar uma movimentação econômica na cidade de aproximadamente R$ 10 milhões.

A Vila Sertões ficará sediada no Porto Fluvial de Petrolina, que contará com uma pista de competição da prova do Super Prime, que define a classificação de largada do Rally e demonstrações de veículos, o festival gastronômico Sabores do Sertão e atrativos turísticos. A Orla de Petrolina também servirá de palco para o evento da rampa de apresentação dos pilotos e uma pista de demonstração. Todos os eventos são gratuitos.

“Trazer um evento como esse, que tem uma grande importância no calendário automobilístico mundial é muito importante, porque um dos nossos objetivos é promover o destino e os atrativos turísticos na capital do Sertão. Sem dúvida, uma grande oportunidade. Faremos o nosso melhor para que essa edição fique para a história”, destacou o prefeito Simão Durando.

Promoção do turismo – O prefeito Simão Durando destacou que os eventos esportivos são grandes incentivadores do turismo. “Petrolina tem um grande potencial para atração de turistas e investimentos. Temos criado projetos, investido em obras de infraestrutura e realizado diversas ações para fortalecer o turismo de negócios, cultural e de lazer. Além da competição automobilística, o Rally dos Sertões serve como uma vitrine de promoção do turismo brasileiro. Dentro dessa proposta, o maior exemplo disso é a ocupação de mais de 2.800 leitos na rede hoteleira local. Ele vem para somar os nossos atrativos turísticos, além dos grandes eventos promovidos na cidade anualmente e que atrai pessoas de todos os lugares do Brasil”, concluiu. (Ascom).



foto: Victor Eleuterio/Divulgação



 (Foto: Marcelo Machado/Vipcomm)


Baja TT Montes Alentejanos 2023
Red Line Photography

Red Line Photography

BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...