sábado, 1 de maio de 2021

Pronunciamento de Lula no 1º de maio: “já reconstruímos o Brasil uma vez e vamos reconstruir de novo”

 

Ex-presidente Lula se dirige aos trabalhadores neste 1º de Maio (Foto: Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se dirigiu aos trabalhadores e trabalhadoras neste sábado, 1º de Maio. Lula defendeu que, apesar das mais de 400 mil mortes pela pandemia e dos mais de 14 milhões de desempregados no País, este Dia do Trabalhador seja de esperança.

"Nós já provamos que existe outro jeito de governar. Que é possível garantir a cada trabalhador e a cada trabalhadora o salário digno, a segurança da carteira assinada, o 13º, as férias remuneradas para descansar ou viajar com a família", disse Lula.

"É preciso acreditar que o Brasil pode voltar a ser um país de todos. Com geração de empregos, salários dignos e direitos reconquistados. Com saúde e educação públicas de qualidade. Um país de livros em vez de armas, de respeito ao meio ambiente e às minorias, do amor em vez do ódio", acrescentou o ex-presidente.

Assista ao pronunciamento de Lula:


Leia o pronunciamento do ex-presidente Lula:

“Minhas amigas e meus amigos.

Este é um 1º de maio triste para os trabalhadores e as trabalhadoras do nosso país.

Um dia de luto.

Pelas 400 mil vidas perdidas por conta docovid-19, muitas delas porque o governo Bolsonaro se recusou a comprar as vacinas que lhe foram oferecidas.

Pelos 14 milhões de desempregados, vítimas de uma política econômica que enriquece os milionários e empobrece os trabalhadores e a classe média.

Pelos 19 milhões de brasileiros que estão hoje passando fome, abandonados à própria sorte por esse desgoverno.

Mas o que eu mais desejo, de coração, é que este Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras seja também um dia de esperança.

Sabemos o tamanho do nosso desafio. Nosso país está sendo devastado pelo governo do ódio e da incompetência. Mas sabemos também a nossa força.

Num passado muito recente, fomos capazes de construir juntos um novo Brasil, que o atual governo se esforça todos os dias para destruir.

O pleno emprego, conquistado pelos nossos governos, deu lugar a uma taxa recorde de desemprego e desalento.

Além dos 14 milhões de brasileiros desempregados, 6 milhões desistiram de procurar trabalho, porque sabem que não vão encontrar. 38 milhões estão subempregados, sobrevivendo de bicos. São, ao todo, 58 milhões de trabalhadores sobrevivendo em condições precárias.

Ao número recorde de desempregados, somam-se mais de 4 milhões de brasileiros que trabalham na informalidade, para aplicativos. 

São na maioria jovens que arriscam as vidas no trânsito das grandes cidades, trabalhando até 14 horas por dia, sem qualquer direito ou proteção social: sem 13º, férias, descanso semanal, previdência, afastamento remunerado em caso de acidente de trabalho.

Enfrentam jornadas estafantes e perigosas para enriquecer patrões invisíveis, os bilionários donos dos aplicativos, que se recusam a reconhecer e a honrar seus direitos trabalhistas.

Mesmo assim, em plena pandemia, o governo nega ao povo um auxílio emergencial de 600 reais, para que ele seja capaz de suprir suas necessidades básicas.

Meus amigos e minhas amigas.

Nos últimos anos, andamos para trás.

A economia brasileira encolheu, e é hoje 7% menor do que em 2014.

Já estivemos entre as sete maiores economias do mundo. Hoje descemos ladeira abaixo, ocupando a décima segunda colocação. 

Entre 2015 e 2020, 37 mil indústrias fecharam as portas, o equivalente a 17  por dia. Sem qualquer apoio do governo, as micro e pequenas empresas, que geram75% dos empregos formais, são as mais atingidas.

Como se não bastassem a incompetência e o descaso desse desgoverno, a operação Lava Jato destruiu setores estratégicos da nossa economia, sobretudo a construção civil e a cadeia produtiva de petróleo e gás, beneficiando empresas e governos estrangeiros.

Por conta da Lava jato, o Brasil perdeu 172 bilhões de reais em investimentos produtivos. Deixou de recolher na forma de impostos diretos quase 50 bilhões de reais.

O juiz, que teve sua parcialidade declarada pelo Supremo Tribunal Federal, e os procuradores da chamada “força tarefa” são responsáveis também pela destruição de 4 milhões e meio de postos de trabalho. 

Minhas amigas e meus amigos,

O Brasil, o povo, as trabalhadoras e os trabalhadores, as crianças, os jovens e os aposentados não deveriam estar passando por tanto sofrimento.

Minha indignação diante de tanta injustiça é muito grande. Mas ainda maior que a indignação é a minha confiança no povo brasileiro. Ele é maior do que essa gente que está destruindo nosso país. O Brasil vai dar a volta por cima. Não podemos perder a esperança.

Porque a primeira coisa que nossos inimigos tentam matar em nós é a esperança. E um povo sem esperança está condenado a aceitar migalhas, a ser tratado como gado a caminho do matadouro, como se não houvesse outro jeito.

Nós já provamos que existe outro jeito de governar. Que é possível garantir a cada trabalhador e a cada trabalhadora o salário digno, a segurança da carteira assinada, o 13º, as férias remuneradas para descansar ou viajar com a família.

É preciso acreditar que o Brasil pode voltar a ser um país de todos. Com geração de empregos, salários dignos e direitos reconquistados. Com saúde e educação públicas de qualidade. Um país de livros em vez de armas, de respeito ao meio ambiente e às minorias, do amor em vez do ódio.

Nós já construímos uma vez esse Brasil. E juntos vamos construir de novo.

Trabalhadores: lutar sempre, desistir jamais.”

Luiz Inácio Lula da Silva


BLOG DO BILL NOTICIAS

AFOGAMENTO - Moradora de Fernando de Noronha morre após banho de mar

Mulher foi arrastada pela correnteza por 400 metros e encontrada pelo Corpo de Bombeiros após mais de duas horas

                  Por Portal Folha de Pernambuco

Arquipélago de Fernando de Noronha - Foto: Divulgação

Uma mulher de 30 anos morreu, na manhã deste sábado (1º), após um banho de mar em Fernando de Noronha. Segundo o Corpo de Bombeiros, a mulher entrou na água por volta das 3h30 e foi encontrada às 6h.

Moradora do arquipélago, a vítima foi arrastada pela correnteza por 400 metros. O resgate ocorreu entre a praia do Meio e a praia da Conceição. Foram utilizadas uma viatura, uma ambulância e duas embarcações nas buscas.

Durante a operação, trabalharam doze militares, entre resgatistas, guarda-vidas, pilotos e outros profissionais. Após ser retirada da água, a mulher recebeu operações de ressuscitação e, posteriormente, foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital São Lucas, onde o óbito foi constatado às 7h23. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Respeito e responsabilidade são tema da campanha Maio Amarelo

 

Objetivo é reduzir os acidentes e mortes no trânsito

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A campanha Maio Amarelo começa hoje (1º) com o tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”. O objetivo é promover a empatia e a humanização das estatísticas de acidentes de trânsito e chamar atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas quando estão dirigindo.

“É assim, pensando no outro e fazendo por todos, que esperamos trazer mais consciência e harmonia para o transitar de todos os brasileiros, com respeito e responsabilidade, se colocando no lugar do outro, praticando os preceitos de uma sociedade educada e empática”, explicou o Observatório Nacional de Segurança Viária, um dos agentes da campanha, em comunicado.

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito. Apesar da redução do número de mortes nos últimos anos, o trânsito brasileiro ainda mata milhares de pessoas todos os anos. Em 2019, quando foi divulgado o último levantamento pelo Ministério da Saúde, foram mais de 31.945 vidas perdidas.

A Confederação Nacional do Transporte (CNT), por meio do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) também são apoiadores centrais da ação. Para as entidades, é importante a união de forças de toda a sociedade para a causa. “Afinal, enquanto apenas um pedestre, ciclista, motorista, passageiro ou motociclista estiverem desrespeitando as regras, todos estarão em risco”, destacou, em comunicado.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é um dos agentes do movimento no âmbito do governo federal e, para evitar aglomerações no contexto da pandemia de covid-19, vai promover ações digitais pelas redes sociais e sites com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Entre as ações previstas, está o incentivo pela utilização das passarelas, faixas elevadas e faixas de pedestres, assim como alertar os condutores sobre sinalizações e cuidados com os vulneráveis no trânsito (pedestres, motociclistas e ciclistas), dando destaque à responsabilidade de todos os atores sociais envolvidos.

Monumentos iluminados

A partir da próxima segunda-feira (3), a equipe da Diretoria de Educação de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) promoverá diversas ações e parcerias no âmbito do Maio Amarelo, com o objetivo de informar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas sobre a importância do respeito às leis de trânsito. Como tradição, no dia 28 de maio, os servidores do departamento doarão sangue no Hemocentro de Brasília.

Como acontece desde a edição de 2015 da campanha os principais monumentos de Brasília também serão iluminados em referência ao Maio Amarelo. A partir deste sábado, o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), os palácios do Buriti, do Itamaraty e do Planalto, além do Museu Nacional, a Catedral, o Monumento JK e a Ponte JK estarão em tom amarelado e permanecerão assim até o fim do mês. Diversos shoppings da cidade também terão suas fachadas iluminadas. (Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Claudia Felczak


BLOG DO BILL NOTICIAS

Cláudio Castro toma posse como governador efetivo do Rio

 

Castro já atuava como governador em exercício

Tomaz Silva/Agência Brasil

Um dia após a aprovação do afastamento de Wilson Witzel do governo do Rio de Janeiro, o vice na chapa eleita, Cláudio Castro, tomou posse hoje (1º) como governador efetivo do estado. A cerimônia ocorreu na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Castro foi eleito vice-governador na eleição estadual de 2018 e tornou-se governador em exercício em 28 de agosto do ano passado, depois que Witzel foi afastado temporariamente pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), devido a investigação sobre corrupção na saúde do Rio de Janeiro.

Em seu discurso de posse, Castro defendeu o diálogo com os outros poderes e destacou que é necessário reconstruir o estado com austeridade nas contas públicas, recuperar a confiança dos investidores, gerar empregos, lutar contra a fome e a covid-19 e reduzir índices de violência.

“Iniciamos um novo tempo na história do Rio de Janeiro, um tempo de reconstrução. Foram mais de 43 mil vidas perdidas para a covid-19, uma dor que nos consome. Acredito na vacina para vencermos essa pandemia. O desafio não é fácil, há ainda um longo caminho a ser trilhado. Nosso compromisso é com a defesa da vida. O momento é realmente de reconstrução, de firmarmos um pacto pela retomada dos empregos, de enfrentarmos a pobreza e a fome, pela vida da população do estado do Rio de Janeiro”, disse o governador.

Cláudio Bomfim de Castro e Silva nasceu em Santos (SP). Formado em direito, é advogado, músico e compositor. Foi chefe de gabinete da Alerj por 12 anos e, em 2016, foi eleito vereador da cidade do Rio (Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro).

Edição: Maria Claudia


BLOG DO BILL NOTICIAS

Bebê de um mês morre vítima de Covid-19 no Recife

 

Além da criança, que faleceu no último dia 28 de abril, Pernambuco registrou outras 89 novas mortes pela doença

           Por Portal Folha de Pernambuco
Bebê recém-nascido - Foto: Pixabay

Entre as 90 novas vítimas da Covid-19 em Pernambuco confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) neste sábado (1º), estava um bebê de apenas um mês de vida. A criança do sexo feminino morava no Recife e faleceu no último dia 28 de abril.  

Não há informações de que o bebê possuísse algum tipo de comorbidade. Os demais óbitos registrados nas últimas 24 horas são de pacientes que tinham idades entre 30 e 98 anos. 

Do total de novos óbitos pelo coronavírus, 65 são de pacientes que tinham doenças preexistentes, como diabetes, hipertensão e câncer. Ao todo, Pernambuco contabiliza  14.128 mortes pela doença. 

A SES-PE confirmou ainda 2.178 novos casos de infecção pela Covid-19. Entre os confirmados neste sábado, 197 (9%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.981 (91%) são leves. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

                 Por: Reuters

(Foto: Reuters)

A Índia registrou mais de 400.000 novos casos de COVID-19 pela primeira vez no sábado, enquanto luta contra uma segunda onda devastadora, e a nova campanha de vacinação do país foi prejudicada em algumas áreas pela falta de vacinas.

As autoridades notificaram 401.993 novos casos nas 24 horas anteriores, após 10 dias consecutivos de mais de 300.000 casos diários. As mortes aumentaram para 3.523, elevando o número total de mortes do país para 211.853, de acordo com o ministério federal da saúde.

O aumento de infecções sobrecarregou hospitais, necrotérios e crematórios e deixou famílias lutando por remédios e oxigênio escassos. E embora a Índia seja o maior produtor mundial de vacinas COVID-19, a escassez das vacinas em alguns estados dificultou a abertura de vacinas para todos os adultos.

O estado de Bengala Ocidental não conseguiu iniciar uma campanha dirigida a adultos com idade entre 18 e 45 anos devido à falta de vacinas e pediu ao governo federal que fornecesse mais suprimentos, disse um alto funcionário da saúde estadual, que não quis ser identificado porque não estava autorizado a falar com a mídia.

Arvind Kejriwal, o ministro-chefe do duramente atingido Estado de Delhi, na sexta-feira, pediu às pessoas que não fizessem fila nos centros de vacinação, prometendo que mais vacinas chegariam "amanhã ou depois de amanhã".

O estado de Odisha disse na sexta-feira que recebeu uma remessa de 150 mil tiros, mas só permitiria que algumas pessoas recebessem tiros devido às restrições de bloqueio que impedem o movimento.

Em Ahmedabad, a principal cidade comercial do estado natal de Gujarat, o primeiro-ministro Narendra Modi, centenas de pessoas fizeram fila para disparar.

“Tomei minha primeira dose e estou apelando a todos os alunos para tomarem a vacina e se protegerem”, disse Raj Shah, um estudante de 27 anos da cidade.

A Índia recebeu 150.000 doses da vacina Sputnik-V da Rússia e outros milhões de doses seguirão, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia no sábado.

DELHI AINDA GASPING

A escassez de oxigênio medicinal tem atormentado o sistema médico.

No Hospital Batra, em Nova Delhi, a mídia local informou que oito pessoas, incluindo um médico, morreram no sábado, depois que o oxigênio ficou sem oxigênio.

"Delhi precisava de 976 toneladas de oxigênio e ontem apenas 312 toneladas de oxigênio foram fornecidas. Como Delhi respira com um oxigênio tão baixo?" o ministro-chefe Kejriwal tuitou.

Em uma audiência no sábado, a alta corte de Delhi tomou nota das mortes no Hospital Batra e disse ao governo federal para tomar providências para o fornecimento de oxigênio a ser dado a Delhi.

"Basta", disse o juiz Vipin Sanghi.

O conselho do governo federal disse ao tribunal: "Estamos fazendo o máximo até onde o limite humano pode chegar."

Pacientes desesperados com coronavírus continuaram a chegar aos hospitais, apesar da falta de leitos.

Com falta de ar, Vijay Gupta, de 62 anos, foi recusado pelo Hospital da Família Sagrada, uma instituição privada sem fins lucrativos no sudeste da capital, pois todos os seus 385 leitos estavam ocupados.

Sua família e amigos debatiam o que fazer a seguir.

"Estamos vagando por aí desde as 6 da manhã em busca de uma cama", disse o amigo de Gupta, Rajkumar Khandelwal. "Onde nós devemos ir?"

Um incêndio em um hospital a cerca de 190 km (115 milhas) ao sul de Ahmedabad matou 16 pacientes com coronavírus e dois funcionários, o último de uma série de acidentes mortais em hospitais.

O governo de Delhi disse que vai prorrogar por mais sete dias um bloqueio que impôs por uma semana em 19 de abril.

SINAIS DE AVISO IGNORADOS

As infecções diárias aumentaram desde o início de abril. Alguns especialistas culpam as reuniões religiosas em massa e os comícios políticos pela gravidade da segunda onda da Índia, que pegou o governo despreparado.

Um fórum de consultores científicos criado pelo governo Modi alertou as autoridades no início de março sobre uma nova e mais contagiosa variante ocorrendo no país, disseram cinco cientistas que fazem parte do fórum à Reuters.

Quatro dos cientistas disseram que, apesar do alerta, o governo federal não procurou impor grandes restrições para conter a disseminação do vírus. Milhões, em grande parte desmascarados, compareceram a reuniões religiosas e comícios eleitorais realizados por Modi, líderes do partido governante Bharatiya Janata e políticos da oposição.

O aumento na Índia ocorreu em um momento em que muitos países estão vendo a pandemia diminuir.

O presidente dos EUA, Joe Biden, proibiu na sexta-feira a maioria das viagens da Índia em restrições que entrarão em vigor a partir de terça-feira.

Outros países e territórios também impuseram restrições de viagens à Índia, incluindo Austrália, Grã-Bretanha, Alemanha, Itália e Cingapura. Canadá, Hong Kong e Nova Zelândia suspenderam todas as viagens comerciais com a Índia.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Mulher é agredida após pedir para bolsonarista usar máscara dentro do metrô (vídeo)

           Por: Revista Fórum

A transgressora colocou em risco a saúde de todos os passageiros (reprodução) (Foto: A transgressora colocou em risco a saúde de todos os passageiros (reprodução)

Uma mulher que andava de metrô na manhã deste sábado (1º) no Rio de Janeiro foi agredida por uma apoiadora do presidente Jair Bolsonaro após pedir para a bolsonarista usar máscara de proteção contra a Covid-19. Seguidores do presidente fizeram ato esvaziado em Copacabana.

Segundo informações do perfil Brasilfedecovid, a agressora fugiu do vagão logo após a polícia ser acionada. Ela estava junto a um grupo que utilizava camisas da Seleção Brasileira e bandeiras do Brasil, composto, provavelmente, por bolsonaristas que participariam do ato.

Nas imagens, é possível ver as duas discutindo por conta da ausência da máscara no rosto da negacionista, que parte para cima da passageira. Outros apoiadores do presidente ficaram gritando “comunista”.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Brasileiros já não conseguem pagar suas contas em Miami

            Por:Brasil247

(Foto: Ralph Nas/Pixabay)

Com a pandemia de coronavírus e a desvalorização do real, o sonho de viver nos EUA pesou no bolso de empresários brasileiros que haviam se mudado para passar temporadas prolongadas na Flórida.

Empresas de mudanças internacionais observaram aumento de 60% no fluxo de retorno ao Brasil, informa a Folha de S.Paulo.

Com as restrições impostas devido ao vírus e a alta do dólar, que valorizou quase 30% em relação ao real em 2020 —de R$ 4,014 ao fim de 2019 para R$ 5,189 no mesmo período no ano passado—, ficou caro manter o padrão de vida em regiões nobres de Miami. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

DENÚNCIA Sonia Guajajara é intimada pela PF por suposta 'difamação' contra o governo Bolsonaro

         Por: Agência France-Presse

Foto: Reprodução/Instagram

Uma das principais lideranças indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, foi intimada a testemunhar pela Polícia Federal por suposta "difamação" contra o governo do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro, informou a líder nesta sexta-feira (30).

"Fui intimada pela PF, como representante da @apiboficial , para depor em um inquérito por conta da websérie Maracá. A perseguição desse governo é inaceitável e absurda! Eles não nos calarão!", tuitou Guajajara, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

A APIB explicou em nota que a investigação foi "solicitada" pela Funai, órgão subordinado ao Ministério da Justiça responsável pelos assuntos indígenas, pela publicação em 2020 da série "Agora é a Vez do Maracá".

Na denúncia, divulgada pelo portal de notícias G1, o presidente da Funai, Marcelo Augusto Xavier da Silva, afirmou que essa série "divulga informações distorcidas e tendenciosas (...) que acusam o governo de ter abandonado os índios" durante a pandemia do coronavírus.

De acordo com esse relatório, a APIB lançou uma %u201Ccampanha de calúnia e difamação%u201D, com uma "possível cometimento de calúnia e difusão de fake news e estelionato" relacionadas com as mortes de populações indígenas por covid-19.

Em nota enviada à AFP, a Funai indicou que "não comenta fatos que estão sob apuração em âmbito policial", mas destacou que a "investigação de atos supostamente ilícitos reafirma seu compromisso" com o interesse público, considerando que "todos os cidadãos, indígenas e não indígenas estão submetidos à observância da lei brasileira."

A APIB chamou a denúncia de uma tentativa de "criminalizar o movimento indígena".

A entidade acusa o governo de permitir um "genocídio indígena" durante a pandemia, que já deixou 1.059 índios mortos e 53 mil infectados, segundo contagem da entidade, que inclui indígenas de aldeias e cidades.

Dezenas de organizações ambientalistas, políticos e personalidades como o popular youtuber Felipe Neto, ele próprio denunciado pelo governo, expressaram sua solidariedade a Guajajara nas redes sociais.

%u201CO Observatório do Clima repudia a tentativa de intimidação promovida pelo governo Bolsonaro contra a APIB e uma de suas lideranças, Sonia Guajajara%u201D, disse a entidade em nota.

Juristas e especialistas em Direitos Humanos alertam para uma escalada de manobras legais e extrajudiciais para silenciar vozes que consideram dissidentes no Brasil.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula ficará uma semana em Brasília com agenda de presidente da República

 

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

Lula passará a próxima semana em Brasília com uma agenda presidencial: irá se encontrar com os embaixadores de Rússia e China na segunda, para falar sobre a relação dos países com o Brasil e sobretudo sobre a questão da pandemia de Covid-19 e das vacinas; visitará os presidentes do Senado e Câmara para tratar de temas institucionais; e receberá parlamentares de diversos partidos, líderes políticos e funcionários de carreira da alta administração federal. Se, apenas com um discurso, logo depois da anulação de suas condenações pela Lava Jato, em 10 de março, mudou o cenário político brasileiro, ainda não é possível mensurar o efeito de sua passagem por Brasília -o certo é que o impacto sobre a conjuntura será enorme. Lula embarca a Brasília depois de ter tomado a segunda dose da Coronavac.

Um dos inúmeros encontros previstos é com o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), estreante no Senado, o primeiro da Casa a assumir abertamente sua homossexualidade e que tem se destacado como um dos mais proeminentes senadores de primeiro mandato. Deve ser oficializada no encontro a filiação de Contarato ao PT e anunciada sua candidatura ao governo do Espírito Santo.

Há preocupação com a segurança de Lula em sua viagem devido à agressividade sem limites dos bolsonaristas. Lula tem uma segurança pessoal que lhe é garantida pela condição de ex-presidente e estão sendo tomadas cautelas adicionais por seu partido. (Brasil247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...