segunda-feira, 2 de março de 2020

"Não podemos derrubar um presidente porque não gostamos dele", diz Lula, antes de ser homenageado em Paris

(Foto: Ricardo Stuckert - PR)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é contra o impeachment de Jair Bolsonaro. Isso fica claro na entrevista que ele concedeu ao jornal suíço Le Temps, antes de receber o prêmio de Cidadão Honorário de Paris. "Eu tenho alertado o PT ter paciência, porque nós temos que esperar 4 anos", disse ele. "A não ser que ele (Bolsonaro) cometa um ato de insanidade, cometa um crime de responsabilidade, a gente então possa fazer o impeachment dele, mas se não fizer isso, nós não podemos achar que nós podemos derrubar um presidente porque não gostamos dele. Não podemos", defendeu.
Lula também falou sobre o processo de 'lawfare' (perseguição judicial) a que foi submetido. "A impressão que eu tenho é que foi montada uma quadrilha para transformar um inocente num chefe de quadrilha. Para a minha condenação o procurador utilizou um power point que não dizia nada com nada- Ficou uma hora e meia apresentando o power point. Depois do power point, depois de dizer que era uma formação de quadrilha ele diz: não me peçam provar, eu só tenho convicção. Só por isso ele deveria ter sido exonerado, a bem do serviço público. Não, não foi. Eu imaginei que o Moro que apresentava-se na imprensa como uma pessoa justa, séria, fosse recusar a acusação. Não. Não só aceitou como me condenou por um crime chamado fato indeterminável", afirmou.
O ex-presidente também falou sobre o teor dos discursos que fará. "Eu vou falar das desigualdades e de mostrar o que acontece neste momento com a democracia brasileira. Eu vou te contar uma coisa, eu cometi um erro muito grave no Brasil, isso aos olhos da elite brasileira, que foi permitir que os pobres conquistassem um mínimo de cidadania, e por isso eles não perdoam e por isso esse processo todo de perseguição", afirmou. (247)

Blog do BILL NOTICIAS

Governo prorroga prazo para aplicação da nova carteira de identidade


O governo prorrogou para março de 2021 a obrigatoriedade na adoção do novo modelo de carteira de identidade. É a segunda vez que o governo prorroga o prazo. O prazo anterior era março desde ano e o prazo original, do decreto 9.278/2018, era março de 2019. A prorrogação foi publicada hoje (28) no Diário Oficial da União.
Assim, os órgãos de identificação têm mais um ano para se adequar aos padrões da nova carteira de identidade. O novo modelo traz dispositivos para aumentar a segurança contra a falsificação e contém mais informações, como registros do título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, Carteira Nacional de Habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep. Também poderá ser incluído o nome social sem a necessidade de alteração no registro civil.
Outra novidade é que poderão constar, no novo RG, indicativos para pessoas com necessidades especiais e códigos referentes ao Código Internacional de Doenças (CID). Todas as informações são facultativas, ou seja, cada cidadão poderá optar por incluir os registros complementares que julgar necessários. (Fonte: Agencia Brasil)




Blog do BILL NOTICIAS

Termina motim da PM no Ceará

Terminou o motim da PM no Estado do Ceará. Houve uma votação e os policiais aceitaram a solução oferecida por uma comissão especial
Ministério Sergio Moro dá coletiva no Ceará
Ministério Sergio Moro dá coletiva no Ceará (Foto: Ministério da Defesa | Reuters)

Os policiais militares que permaneciam amotinados no 18º Batalhão da PM, em Fortaleza, encerraram o motim neste domingo. Eles aceitaram a proposta definida  pela comissão especial formada por membros dos três poderes no Ceará e por representantes dos PMs.
Segundo a reportagem do portal G1, "um dos pontos do acordo é que os policiais retornem aos postos de trabalho nesta segunda-feira (2)."
A proposta formulada pela comissão apresenta os seguintes tópicos:
  • Os policiais terão apoio de instituições que não pertencem ao Governo do Estado, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública e Exército;
  • Os policiais terão direito a um processo legal sem perseguição, com amplo direito a defesa e contraditório, e acompanhamento das instituições mencionadas anteriormente;
  • O governo do Ceará não vai realizar transferências de policiais para trabalhar no interior do estado em um prazo de 60 dias contados a partir do fim do motim;
  • Revisão de todos os processos adotados contra policiais militares durante a paralisação (entenda os processos abaixo). (247)



Blog do BILL NOTICIAS

Coronavírus: Sobe para sete o número de casos descartados em PE

                           Por: Diario de Pernambuco
 (Foto: Leandro de Santana/DP)
Foto: Leandro de Santana/DP


Após exames processados no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), mais dois casos do novo coronavírus (Covid-19) foram descartados no estado. Ao todo, agora são 7 casos descartados. Outros 5 estão em investigação. As informações são da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE).



Dos casos descartados, 6 já receberam alta médica e 1 continua em observação no Huoc – caso confirmado para influenza A(H1N1). Dos 5 casos em investigação, 2 estão em isolamento hospitalar, no Huoc e em unidade privada do Recife, e os outros 3 receberam as devidas orientações para isolamento domiciliar.

Desde a última terça (25), 12 casos suspeitos foram notificados. Seis deles foram acolhidos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), referência da rede pública estadual para esse tipo de suspeita, e seis em hospitais particulares da capital pernambucana e de Olinda. Os pacientes são residentes do Recife (7, sendo 2 em investigação e 5 descartados), Caruaru (1 descartado), Jaboatão dos Guararapes (1 em investigação), Olinda (2 em investigação) e Itália (1 descartado).


Todos os pacientes suspeitos que foram avaliados e estão recebendo alta para isolamento respiratório domiciliar continuarão sendo permanentemente monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária dos municípios onde residem (02 residentes no Recife e 01 em Jaboatão dos Guararapes).

Os casos descartados são:

1 – Homem, 41 anos, residente no Recife e com histórico de viagem para Itália e França. Notificado em 26/02. Exame realizado no Lacen-PE foi positivo para influenza B.

2 – Mulher, de 51 anos, residente em Caruaru e com histórico de viagem para Itália. Notificada em 25/02. Os exames laboratoriais, realizados pelo Lacen-PE e Instituto Evandro Chagas, deram negativos para mais de 10 vírus respiratórios, como influenza, parainfluenza, adonovírus, VSR, rinovírus e covid-19.

3 – Homem, 24 anos, pernambucano residente na Itália. Notificação em 26/02. Foi positivo para influenza A(H1N1) - exame realizado pelo Instituto Evandro Chagas.

4 e 5 – Homem, 32, e mulher, 25, moradores do Recife, que foram contactantes do homem de 24 anos (residente na Itália). Os dois foram notificados em 27/02. Com o descarte do caso do residente na Itália, ambos também foram descartados.

6 – Homem, 32 anos, morador de Recife com histórico de viagem à Itália. Foi notificado em 27/02. Exame realizado pelo Lacen-PE positivou para influenza A(H1N1).

7 – Homem, 37 anos, morador do Recife com histórico de viagem para Itália. Foi notificado na última quinta-feira (27.02). Foi positivo para influenza A(H1N1) - exame realizado pelo Lacen-PE. Continua em atendimento no Huoc, com quadro estável e previsão de alta para os próximos dias. 





Blog do BILL NOTICIAS

Economista que previu crise de 2008 prevê desastre ainda maior em 2020

Para economista Nouriel Roubini, que previu crise global de 2008, se não houver ajuste fiscal, país será rebaixado e real entrará em queda livre: “O Brasil não está fadado a uma crise. Existe um caminho, embora seja difícil e exija coragem política de quem quer que esteja no poder. Para as coisas se estabilizarem, é necessário um ajuste fiscal, não há escapatória”
Para economista Nouriel Roubini, que previu crise global de 2008, se não houver ajuste fiscal, país será rebaixado e real entrará em queda livre: “O Brasil não está fadado a uma crise. Existe um caminho, embora seja difícil e exija coragem política de quem quer que esteja no poder. Para as coisas se estabilizarem, é necessário um ajuste fiscal, não há escapatória” (Foto: Roberta Namour)

Carta Maior - Nouriel Roubini é um dos economistas mais importantes e enigmáticos do mundo. Ele previu corretamente o estouro da bolha imobiliária nos EUA, além da crise financeira de 2008, juntamente com as implicações de medidas de austeridade para a Grécia, carregada de dívidas. Roubini é famoso por seus prognósticos ousados, e agora, ele tem novos: ele acredita que o coronavírus levará a um desastre econômico global e que o presidente dos EUA, Donald Trump, como resultado, não será reeleito.
Qual a gravidade do surto de coronavírus para a China e para a economia global?
Essa crise é muito mais grave para a China e para o resto do mundo do que os investidores esperavam por quatro razões: primeiro, não é uma epidemia limitada à China, mas uma pandemia global. Segundo, está longe de terminar. Isso tem consequências enormes, mas os políticos não percebem isso.
Como assim?
Basta olhar para o seu continente. A Europa tem medo de fechar suas fronteiras, o que é um grande erro. Em 2016, em resposta à crise dos refugiados, o Acordo de Schengen foi efetivamente suspenso, mas esta crise é ainda pior. As fronteiras italianas deveriam ser fechadas o mais rápido possível. A situação é muito pior do que a chegada de 1 milhão de refugiados à Europa.
Quais são as duas outras razões?
Todo mundo acredita que será uma recessão em forma de V, mas as pessoas não sabem do que estão falando. Eles preferem acreditar em milagres. É uma conta simples: se a economia chinesa encolher 2% no primeiro trimestre, será necessário um crescimento de 8% nos três últimos trimestres para atingir a taxa de crescimento anual de 6%, que todos esperavam antes do vírus eclodir. Se o crescimento for de apenas 6% a partir do segundo trimestre, que é um cenário mais realista, veremos a economia chinesa crescendo apenas entre 2,5 e 4% durante o ano como um todo. Essa taxa significaria essencialmente uma recessão para a China e um choque para o mundo.
E seu último ponto?
Todo mundo pensa que os formuladores de políticas reagirão rapidamente, mas isso também está errado. Os mercados estão completamente iludidos. Veja a política fiscal: você pode tomar ações fiscais apenas em alguns países, como a Alemanha, porque outros, como a Itália, não têm margem de manobra. Mas, mesmo que você faça algo, o processo político exige muita conversa e negociação. Isso leva de seis a nove meses, o que é um tempo excessivamente longo. A verdade é que: a Europa precisaria de estímulo fiscal mesmo sem a crise da coronavírus. A Itália já estava à beira de uma recessão, assim como a Alemanha. Mas os políticos alemães nem sequer estão pensando em estímulo, apesar de o país estar tão exposto à China. A resposta política é uma piada - os políticos estão frequentemente atrasados. Essa crise transbordará e resultará em um desastre.
Que papel os bancos centrais devem desempenhar?
O Banco Central Europeu e o Banco do Japão já estão em território negativo. É claro que eles poderiam reduzir ainda mais as taxas de depósitos a prazo para estimular empréstimos, mas isso não ajudaria os mercados por mais do que uma semana. Essa crise é um choque de oferta que você não pode combater com política monetária ou fiscal.
O que ajudará?
A solução precisa ser médica. As medidas monetárias e fiscais não ajudam quando você não tem segurança de alimentos e água. Se o choque levar a uma recessão global, você terá uma crise financeira, porque os níveis de endividamento aumentaram e o mercado imobiliário dos EUA está passando por uma bolha, como em 2007. Até agora, ainda não se tornou uma bomba-relógio porque temos crescido. Isso acabou agora.
Essa crise mudará a opinião do povo chinês sobre seu governo?
Os empresários me dizem que as coisas na China são muito piores do que o governo está relatando oficialmente. Um amigo meu em Xangai está trancado em sua casa há semanas. Não espero uma revolução, mas o governo precisará de um bode expiatório.
Por exemplo?
Já existiam teorias da conspiração sobre interferências estrangeiras quando se tratou da gripe suína, da gripe aviária e do levante de Hong Kong. Suponho que a China começará a conflitar com Taiwan, Hong Kong ou mesmo com o Vietnã. Eles vão reprimir os manifestantes em Hong Kong ou enviar combatentes pelo espaço aéreo de Taiwan para provocar as forças armadas dos EUA. Só seria necessário um acidente no Estreito de Formosa e você veria uma ação militar. Não uma guerra quente entre a China e os EUA, mas alguma forma de ação. Isto é o que querem pessoas no governo dos EUA, como o secretário de Estado Mike Pompeo ou o vice-presidente Mike Pence. É a mentalidade de muitas pessoas em Washington.
Esta crise é obviamente um retrocesso para a globalização. Você acha que políticos como Trump, que querem que suas empresas abandonem a produção no exterior, serão beneficiados?
Ele tentará colher benefícios dessa crise, com certeza. Mas tudo mudará quando o coronavírus chegar aos EUA. Você não pode construir um muro no céu. Olha, eu moro na cidade de Nova York e as pessoas têm ido muito pouco a restaurantes, cinemas ou teatros, mesmo que ninguém tenha sido infectado pelo vírus até agora. Se vier, estamos completamente fodidos.
Um cenário de pavor perfeito para Trump?
De maneira alguma. Ele perderá a eleição, com certeza.
Essa é uma previsão ousada. O que faz você ter tanta certeza?
Porque existe um risco significativo de uma guerra entre os EUA e o Irã. O governo dos EUA quer uma mudança de regime e bombardeará os iranianos. Mas os iranianos estão acostumados a sofrer, acredite, sou judeu iraniano e os conheço! E os iranianos também querem mudança de regime nos EUA. As tensões elevarão os preços do petróleo e levarão inevitavelmente à derrota de Trump nas eleições.
O que faz você ter tanta certeza?
Isso sempre acontece na história. Ford perdeu para Carter após o choque do petróleo em 1973, Carter perdeu para Reagan devido à segunda crise do petróleo em 1979 e Bush perdeu para Clinton após a invasão do Kuwait. O campo democrata é fraco, mas Trump está morto. Cite-me sobre isso!
É necessária uma guerra contra o Irã para vencer Trump?
Com certeza, e vale a pena. Mais quatro anos de Trump significa guerra econômica!
O que os investidores devem fazer para se preparar para o impacto?
Minha expectativa é que as ações globais acumulem perdas entre 30 e 40% este ano. Meu conselho é: deixe seu dinheiro líquido ou em títulos públicos seguros, como nos bunds alemães [títulos do governo alemão]. Eles têm taxas negativas, mas e daí? Isso significa apenas que os preços vão subir e subir - você pode ganhar muito dinheiro dessa maneira. E se eu estiver errado e as ações subirem 10%, também estará tudo bem. Você precisa proteger seu dinheiro contra um craque, o que é mais importante. Esse é o meu lema: "Melhor prevenir do que remediar!"

Blog do BILL NOTICIAS

Cartão de crédito passa a usar cotação do dólar do dia da compra

Medida passa a valer neste domingo (1º) e pretende dar mais previsibilidade aos consumidores que usam o cartão no exterior ou que fazem compras em sites estrangeiros

                    Por: Agência Brasil
Cartões de crédito
Cartões de créditoFoto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil


O número de casos confirmados de coronavírus em todo o mundo subiu 1.739 e chegou a 87.137, sendo que 2.977 pessoas morreram da doença. Os dados foram atualizados neste domingo, 1, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que manteve a avaliação de risco global no nível "muito alto".

Segundo a instituição, cinco países passaram a integrar a lista das nações com casos confirmados de coronavírus, com registros nas últimas 24 horas. São eles Azerbaijão, Equador, Irlanda, Mônaco e Catar. Ao todo, 58 países têm casos confirmados da doença.

Nas últimas 24 horas, 53 pessoas morreram em todo o mundo por causa do coronavírus, sendo que 35 delas estavam na China. O país asiático ainda notificou 579 novos casos confirmados, o que elevou o número de pacientes locais para 79.968.

Segundo o relatório da OMS, o número de casos de coronavírus na província chinesa de Hubei, epicentro da contaminação, tem subido há dois dias, na comparação com os dias anteriores. O movimento de alta ocorre depois de um período de declínio no registro diário de novos casos, o que está sendo monitorado.




Blog do BILL NOTICIAS


Novos casos de coronavírus somam 1.739 no mundo e total atinge 87.137, diz OMS

                          Por: AE
 (Foto: Anthony Wallace/AFP)
Foto: Anthony Wallace/AFP

O número de casos confirmados de coronavírus em todo o mundo subiu 1.739 e chegou a 87.137, sendo que 2.977 pessoas morreram da doença. Os dados foram atualizados neste domingo, 1, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que manteve a avaliação de risco global no nível "muito alto".

Segundo a instituição, cinco países passaram a integrar a lista das nações com casos confirmados de coronavírus, com registros nas últimas 24 horas. São eles Azerbaijão, Equador, Irlanda, Mônaco e Catar. Ao todo, 58 países têm casos confirmados da doença.

Nas últimas 24 horas, 53 pessoas morreram em todo o mundo por causa do coronavírus, sendo que 35 delas estavam na China. O país asiático ainda notificou 579 novos casos confirmados, o que elevou o número de pacientes locais para 79.968.

Segundo o relatório da OMS, o número de casos de coronavírus na província chinesa de Hubei, epicentro da contaminação, tem subido há dois dias, na comparação com os dias anteriores. O movimento de alta ocorre depois de um período de declínio no registro diário de novos casos, o que está sendo monitorado.





Blog do BILL NOTICIAS

Em Paris para ser homenageado, Lula é recebido por líder da esquerda francesa

Acompanhado da ex-presidente Dilma Rousseff, do ex-presidenciável Fernando Haddad e do deputado francês Eric Coquerel, Lula se encontrou com o líder da esquerda francesa Jean-Luc Mélenchon. O ex-presidente ainda se prepara para uma intensa agenda pela Europa, que inclui encontros com religiosos e sindicalistas

Lula em Paris
Lula em Paris (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Lula chegou a Paris para receber o prêmio de Cidadão Honorário da capital francesa, das mãos da prefeita Anne Hidalgo. Lula ainda irá visitar o Jardim Marielle Franco e partirá para encontros com lideranças religiosas em Genebra, na Suíça. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...