sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Bolsonarista Luciano Hang deseja a Lula uma "ótima administração": "que possamos ter paz"

Em nota, o apoiador de Jair Bolsonaro investigado pelo STF no inquérito das fake news disse que "nunca teve interesse em ser político"

LUCIANO HANG, DONO DA HAVAN (Foto: LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS)


O empresário Luciano Hang, dono das Lojas Havan, negou que tenha interesse em ser político. O bolsonarista afirmou desejar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma "ótima administração". "Que possamos ter paz". "Meu interesse nunca foi em ser político", disse.

O apoiador do ex-ocupante do Planalto Jair Bolsonaro afirmou que tem se dedicado nos últimos meses à família, à empresa dele (Havan) e "com foco nos clientes, colaboradores e fornecedores". A "responsabilidade" das lojas Havan "é com os mais de 22 mil colaboradores", acrescentou o empresário.

"Passadas as eleições e para acabar com as Fake News que vêm sendo espalhadas nas redes sociais utilizando o meu nome, quero desejar ao novo governo que faça uma ótima administração. Que possamos ter paz, harmonia, felicidade e muitos empregos para todos os brasileiros", disse Hang. 

"Estive na campanha em prol de um projeto a favor de um estado menor, com menos burocracias e mais oportunidades. Meu interesse nunca foi em ser político, mas lutar por uma causa que atenda a toda a população. Sempre disse que posso ter concorrentes de ideias, mas jamais inimigos pessoais", continuou. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Univasf oferta 570 vagas em seleção para cursos de graduação a distância

                        
Divulgação

A Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com processo seletivo aberto para ingresso em cursos de graduação na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Há 570 vagas disponíveis para os cursos de licenciatura em Educação Física, Letras-Libras e Pedagogia, ofertados em 16 cidades/polos dos estados de Pernambuco e da Bahia. As inscrições podem ser feitas até 23 de janeiro de 2023.

Os interessados devem se inscrever pelo site da SEaD . Podem concorrer às vagas ofertadas candidatos que na data da matrícula tenham concluído o Ensino Médio. De acordo com o  Edital Nº 74/2022 da SEaD, as vagas estão distribuídas entre as modalidades Egressos de escola pública e Ampla concorrência, que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de uma das cinco últimas edições, realizadas de 2017 a 2021; e Professor da rede pública, que tem processo específico de prova, com a apresentação de uma Carta de Intenções. No ato da inscrição, os candidatos devem optar por um curso/polo e apenas uma modalidade de concorrência. Do total de vagas da seleção, 180 são para Educação Física, 180 para Letras-Libras e 210 para Pedagogia.

Os cursos têm duração de quatro anos, com metodologia envolvendo a participação obrigatória do discente em atividades a distância e presenciais. A homologação do resultado final será publicada até 2 de fevereiro de 2023, no  site da SEaD. O cronograma completo do processo seletivo encontra-se disponível no Apêndice 1 do edital.

A matrícula ocorrerá em duas etapas: pré-matrícula online, de 14 a 16 de fevereiro de 2023, pelo Sistema Sase; e matrícula, de 27 a 28 de março de 2023, com a entrega das cópias autenticadas dos documentos à Coordenação do Polo de Apoio Presencial ou na Secretaria do curso. Conforme o edital, as aulas estão previstas para iniciar no período letivo 2022.2. Mais informações sobre o processo seletivo e os cursos ofertados podem ser obtidas no site da SEaD e pelo e-mail: sead@univasf.edu.br. (Ascom).


BLOG DO BILL NOTICIAS

"Contem com meu apoio e cobrança", diz Lula a ministros após primeira reunião

Reunião durou mais de três horas e foi aberta pelo próprio presidente, que ressaltou que não haverá espaço para corrupção: 'quem fizer algo errado será convidado a se retirar'

Lula em primeira reunião ministerial (Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação)

Após a conclusão da primeira reunião ministerial do novo governo na tarde desta sexta-feira (6), o presidente Lula (PT) agradeceu aos ministros de Estado pela presença e afirmou que poderão contar com seu "apoio e cobrança" nos próximos anos.

"Nossa primeira reunião ministerial. Agradeço nossos ministros e ministras por terem aceitado o convite de participar do governo. Contem com o meu apoio e cobrança para construirmos uma boa gestão para o povo brasileiro", escreveu Lula em seu perfil do Twitter. 


A reunião teve mais de três horas de duração e foi aberta pelo próprio presidente. Em seu discurso inicial, Lula ressaltou o fato de não ter montado um "governo único", mas sim um "governo de diferentes".

Além disso, o chefe do Executivo reiterou que não haverá espaço para corrupção e que não hesitará em exonerar e investigar eventuais responsáveis por irregularidades: "quem fizer errado, sabe que tem só um jeito: a pessoa será simplesmente, da forma mais educada possível, convidada a deixar o governo e, se cometeu algo grave, a pessoa terá que se colocar diante das investigações e da própria Justiça." 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Família de Genivaldo de Jesus, morto em “câmara de gás” da PRF, já foi procurada pela equipe de Dino

Ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou que seriam tomadas “providências visando à indenização legalmente cabível”

Flávio Dino e homem sendo asfixiado em carro da Polícia Rodoviária Federal (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil | Reprodução)

Familiares de Genivaldo de Jesus, morto por asfixia em uma câmara de gás improvisada no interior de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no dia 25 de maio de 2022, já foram procurados pelo Secretário de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marivaldo Pereira. A informação foi passada ao Brasil 247 pelos advogados da família.

>>>  Dino diz que pediu providências para indenizar família de homem morto em 'câmara de gás' em viatura da PRF

Os advogados da família agora aguardam a proposta com o valor da indenização a ser paga pelo governo.

A medida foi anunciada pelo ministro Flávio Dino em seu Twitter nesta sexta-feira (6). Ele afirmou que, em relação à morte de Genivaldo, "é clara a responsabilidade civil, à luz da Constituição" e determinou que Marivaldo Pereira tomasse "providências visando à indenização legalmente cabível". 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Bolsonaristas agridem jornalistas em Belo Horizonte após terem acampamento desmontado (vídeo)

Jornalistas são cercados pelos bolsonaristas que agridem os profissionais e ainda tentam quebrar câmeras e objetos de iluminação

(Foto: Reprodução)

Duas equipes de televisão foram agredidas por vândalos bolsonaristas que tiveram o acampamento desmontado em Minas Gerais, nesta sexta-feira (5).

As emissoras estavam no local para fazer a cobertura da ação da Guarda Municipal de Belo Horizonte, que desmontou um acampamento montado por militantes bolsonaristas e de extrema direita em frente ao Comando da 4º Região Militar do Exército, na avenida Raja Gabaglia, na capital mineira.

Os jornalistas são cercados pelos bolsonaristas que, além de agredirem os profissionais, ainda tentam quebrar câmeras e objetos de iluminação. Um dos jornalistas chega a ser derrubado do chão e é socorrido por um colega. Outro repórter é agredido com vários tapas e pontapés. 

Assista: 



Guarda Municipal desmonta acampamento bolsonarista em frente a quartel do Exército em Belo Horizonte (vídeos)

Guarda Municipal de Belo Horizonte diz que acampamento dos extremistas foi desmontado devido a "escalada da violência"

(Foto: Reprodução)

Agentes da Guarda Municipal de Belo Horizonte (MG) demonstraram o acampamento montado por militantes bolsonaristas e de extrema direita montado em frente ao Comando da 4º Região Militar do Exército, na avenida Raja Gabaglia, na capital mineira. 

Os vídeos, gravados pelo portal BHAZ, mostram os agentes retirando os objetos do local sob os gritos dos extremistas. “Segundo o representante da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o motivo legal da retirada é a desobstrução da via pública. Questionada pela reportagem sobre o porquê da intervenção apenas agora, dois meses após o início da montagem das barracas, a Guarda disse ser por ‘escalada da violência’”, destaca o site. 247.

Veja os vídeos.  

Governo Lula remove servidores ligados ao bolsonarismo do segundo escalão dos 37 ministérios

Desbolsonarização do governo deverá alcançar todos os níveis de cargos de chefia e de confiança até o final de janeiro

Lula (Foto: Reuters/Rodrigo Antunes | Marcos Oliveira/Agência Senado)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu início ao processo de remoção de bolsonaristas do segundo escalão da administração federal. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, as demissões são focadas em cargos de chefia e de confiança e já alcançaram mais de 1,4 mil servidores ligados ao governo anterior. 

“A demissão atingiu a cúpula do Executivo, logo abaixo dos ministros, com posições de confiança, os cargos de natureza especial (secretários), e antigos DAS 5 e 6. Nos próximos dias, avança para os DAS 3 e 4 e, ao longo das primeiras semanas de janeiro, atingirá todo o espectro de comissionados”, ressalta a reportagem. 

“Todos serão substituídos”, disse o ministro da Casa Civil, Rui Costa.  “Primeiro fomos cortando os de DAS 5 para cima. Cada ministério cortou na medida da demanda dos ministros. Ou a gente foi identificando pessoas incompatíveis com a função, pessoas de todo tipo”, ressaltou Costa, segundo o periódico. “Estamos tirando pessoas que não são adequadas para o papel”, completou.  

Ainda segundo Rui Costa, algumas exonerações poderão ser revertidas caso haja um pedido feito diretamente pelos ministros. “Eventualmente alguns estão sendo repostos. Aqueles que o ministro, ou não olhou ou não conseguiu enxergar a urgência, nós voltamos. Poderemos voltar (a nomear) alguns ao longo da semana, não há problema”, afirmou. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

'Quem fizer algo errado será convidado a se retirar e será investigado', diz Lula, na primeira reunião ministerial

"Eu já presidi esse país por oito anos e fiz muitas reuniões nessa mesa. Eu só tenho um compromisso com esse país: ser honesto com o povo", afirmou o presidente

Lula (Foto: Reprodução)


Com transmissão pelas redes sociais, o presidente Lula (PT) abriu nesta sexta-feira (6) a primeira reunião ministerial de seu novo governo. Em um recado claro contra a corrupção, ele garantiu que ministros que se envolverem em irregularidades serão afastados e investigados.

"Eu não tenho vergonha de dizer que nós vamos montar o governo com gente da política muito competente. Vamos montar o governo com gente técnica muito competente. Não faço distinção e não quero criminalizar a política. Todo mundo sabe da nossa responsabilidade, todo mundo sabe que nossa obrigação é fazer as coisas corretas, é fazer as coisas da melhor forma possível. Quem fizer errado, sabe que tem só um jeito: a pessoa será simplesmente, da forma mais educação possível, convidada a deixar o governo e, se cometeu algo grave, a pessoa terá que se colocar diante das investigações e da própria Justiça. Eu já carreguei na pele muitas coisas ruins. Eu já presidi esse país por oito anos e fiz muitas reuniões nessa mesa. Eu só tenho um compromisso com esse país: ser honesto com o povo brasileiro e ser leal e honesto com vocês", declarou.

Lula ainda ordenou que todos os ministros mantenham boa relação com o Congresso Nacional, para viabilizar a aprovação de projetos caros ao Executivo pelo Legislativo. "Muitos de vocês são resultado de acordos políticos, porque não adianta a gente ter o governo tecnicamente mais formado em Harvard possível e não ter um voto na Câmara dos Deputados, no Senado. É preciso que a gente saiba que é o Congresso que nos ajuda. Nós não mandamos no Congresso. Nós dependemos do Congresso e, por isso, cada ministro tem que atender bem cada deputado ou deputada, cada senador ou senadora. Nós precisamos manter uma boa relação com o Congresso e cada um de vocês, ministros, tem a obrigação de manter a mais harmônica relação com o Congresso Nacional".

Em sua fala inicial, Lula repetiu diversas vezes a necessidade de "unificar" o país. "Nós estamos de volta com o compromisso de unificar o povo brasileiro, acabar com o ódio - não acabar com as divergências -, mas acabar com o ódio, fazer política de forma civilizada e ao mesmo tempo em que a gente vai unificar esse país em torno dos interesses do próprio país, a gente vai ter que reconstruir esse país. Quem já leu o material feito pela coordenação da transição, liderada pelo companheiro Alckmin, percebeu que esse país foi semi-destruído naquilo que foram as políticas sociais, educacionais, de saúde, de investimento, tanto de ferrovias e rodovias quanto no Minha Casa Minha Vida. Tudo isso foi paralisado, e nós então estamos com o compromisso de reconstruir esse país". 

Sem citar nominalmente Jair Bolsonaro (PL), Lula comentou o estrago deixado pelo último governo. "As eleições mais difíceis que todos nós já participamos. Uma quantidade de dinheiro dificil de ser mensurada em reais. Quem sabe seja necessário mensurar em dólar a quantidade de dinheiro que foi utilizado na perspectiva de perpetuar um governo autoritário, que é responsável pela morte da grande parte das 700 mil pessoas que morreram na Covid por desleixo, por desrespeito e por muita ignorância do conjunto do governo. Nossa tarefa é árdua, mas nobre. A gente vai ter que entregar esse país melhor, mais saudável do ponto de vista da saúde, do ponto de vista do ganho da massa salarial, dos pequenos e médios empreendedores desse país, dos pequenos e médios produtores rurais, da educação e da civilidade. Esse país vai voltar a viver democracia".

O presidente também comentou a cerimônia de sua posse na Presidência, ocorrida no último domingo (1). "Recebi um telefonema de uma pessoa importante que vocês conhecem, talvez um dos melhores escritores do país, o Fernando de Morais. O Fernando de Morais me ligou para dizer o seguinte: ele tinha participado da posse na Argentina em 1972, e ele dizia que aquela posse da Argentina tinha sido a posse mais bonita que ele tinha visto. E depois da nossa posse, ele falou: 'vocês bateram de 10 a 0 na posse que eu achava a mais bonita da história da eleição no mundo'. Penso que nenhum de nós jamais tinha visto um povo emocionado, motivado, como nós vimos na nossa posse. Há muito tempo a gente não via tanta alegria, tanto sorriso estampado na fisionomia de homens, mulheres, crianças, velhos. As pessoas estavam se encontrando consigo mesmas, e nós queremos que isso aconteça todo dia. É preciso acabar com as brigas familiares. Durante esse processo dos últimos quatro anos teve família em que pais não conversavam mais com filhos. Tudo estabelecido pelo ódio que foi colocado em prática nesse país. E nossa posse mostrou que é possível voltar a fazer esse país sorrir, voltar a fazer essas pessoas sonharem. E a nossa obrigação é de transformar esse sonho em realidade. Esse é o compromisso de cada companheiro e cada companheira que assumiu esse ministério".

Ele também reconheceu divergências em seu ministério e exaltou o fato como uma qualidade de seu governo. "Não somos um governo de pensamento único, não somos um governo de filosofia única, não somos um governo de pessoas iguais. Somos um governo de pessoas diferentes. E o que é importante é que a gente, pensando diferente, tem que fazer um esforço para que, na construção do nosso processo de reconstrução desse país, a gente pense igual, a gente construa igual". 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Bolsonaro pretende morar na Itália e evitar uma possível prisão no Brasil

Segundo Jair Bolsonaro, o Judiciário está próximo de expedir uma ordem de prisão contra ele

Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Jair Bolsonaro (PL) não quer voltar ao Brasil. A viagem para a cidade norte-americana de Orlando, na Flórida (EUA), no final de dezembro, é parte de um plano de proteção contra uma prisão. A família (ele, a esposa e uma filha menor) pretende tirar o mais rápido possível a emissão da cidadania italiana na Embaixada da Itália em Brasília (DF).

De acordo com informações publicadas nesta quinta-feira (5) pela revista IstoÉ, Bolsonaro entende que, em pouco tempo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ou outro juiz vai determinar a prisão dele. O ex-ocupante do Planalto é investigado por envolvimento em um esquema de fake news. A Polícia Federal afirmou que Bolsonaro cometeu crime ao associar a Aids a uma vacina contra Covid-19.

Filhos de Bolsonaro com mandatos, Flávio (senador do PL-RJ), Eduardo (deputado federal do PL-SP) e Carlos (vereador do PL no município do Rio de Janeiro) também estão com pedido de cidadania em aberto, mas não querem deixar o Brasil.

Oficialmente a Embaixada não confirmou o protocolo dos pedidos e respondeu à revista que não pode fornecer informações sobre esse tipo de pedido por questões de sigilo.

Durante o seu governo, Bolsonaro foi alvo de mais de 140 pedidos de impeachment. Foi acusado de crimes relacionados à pandemia e está entre os pedidos de indiciamento sugeridos pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid a autoridades do Judiciário.

O ex-chefe do Executivo federal enfrenta acusações de apologia a torturas e de participação em um esquema de fake news. Também foi acusado de estímulos a protestos favoráveis a um golpe, com fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

Nos últimos anos, Bolsonaro tentou passar para a população a mensagem de que o Poder Judiciário atrapalha o governo. Também defendeu a participação das Forças Armadas na apuração do resultado das eleições. 

Em novembro passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o PL em R$ 22,9 milhões após o partido questionar a confiança das urnas eletrônicas. Brasil247.







BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula presideu hoje a primeira reunião ministerial

Encontro ocorrerá às 9h30 desta sexta-feira (6), no Palácio do Planalto, sem horário para terminar

Lula é fotografado com todo o ministério no dia da posse - 01/01/2023 (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dirige nesta sexta-feira (6) a primeira reunião do seu ministério. O encontro começa às 9h30 no Palácio do Planalto. 

Na véspera, o presidente disse que o encontro “só tem horário para começar”, informa o Metrópoles.

No encontro, Lula deve discutir com os ministros as principais agendas e prioridades para a gestão, focando nos 100 primeiros dias de governo.

Todos os 37 ministros já estão empossados e vão comparecer. 

A medida provisória que reestrutura os 31 ministérios e 6 órgãos com status de ministério já chegou ao Congresso Nacional, informa a Agência Brasil.

É a primeira Medida Provisória enviada ao parlamento pelo governo Lula. A medida tranca a pauta da Câmara dos Deputados ou do Senado a partir do dia 19 de março e precisa ser aprovada até 2 de abril para não perder a validade. 

Lula também vai se reunir com os governadores no dia 27 de janeiro. - 247.




BLOG DO BILL NOTICIAS

Brasileiros estão entre os mais otimistas do mundo em 2023, revela pesquisa Ipsos

Com a volta de Lula, brasileiros apostam em ganhos de renda e melhoria da qualidade de vida

Luiz Inácio Lula da Silva em seu gabinete (Foto: Ricardo Stuckert)

O povo brasileiro é um dos mais otimistas do mundo em 2023, ano que marca a volta da democracia e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao poder. É o que aponta a nova pesquisa Ipsos, realizada em 36 países. Leia abaixo os detalhes:

Seis em cada dez brasileiros (57%) acreditam que vão receber um aumento salarial no próximo ano. O dado foi obtido através da pesquisa "Monitor Global da Inflação", feita pela Ipsos. Das 36 nações que integram o levantamento, o Brasil ocupa a 2ª posição entre os países mais otimistas, atrás apenas da Colômbia (60%). A média global é de 45%.

Na outra ponta, os cidadãos que menos esperam valorização salarial estão na Itália, Japão e Peru. Nestes países, os índices ficaram em 19%, 22% e 28%, respectivamente.Dentro dos brasileiros que acreditam no aumento, 26% deles acham que o valor será maior ou condizente com a taxa de inflação no país. Já os outros 31% acreditam que esse aumento será menor que o índice de inflação.Já 39% dos entrevistados no Brasil também acreditam que o dinheiro que sobra após pagarem as contas, aumentará, ao menos um pouco, em 2023 – acima da média global que é de 27%.

Inflação

A pesquisa também mediu a percepção dos cidadãos com relação ao aumento do custo de vida. De acordo com o levantamento, apenas 16% dos brasileiros entrevistados acreditam que a inflação subirá muito em 2023. Apenas a China, com 8%, apresentou índice menor. Neste quesito, a média global é de 35%. Na outra ponta, os argentinos são quem mais esperam aumento da inflação no próximo ano (56%).

Taxa de juros

O povo brasileiro, porém, é um dos mais preocupados com as taxas de juros entre os países pesquisados. Oito em cada dez (82%) acreditam que a alta dos juros no país contribui para o aumento do custo de vida –  o país ocupa a 2ª posição, empatado com Romênia e África do Sul. A Coréia do Sul, com 85%, lidera o ranking. A média global ficou em 69%.Os cidadãos que menos se preocupam com as taxas de juros estão na Arábia Saudita, China e Emirados Árabes. Nestes países, os índices ficaram em 32%, 42% e 46%, respectivamente.

A preocupação dos brasileiros com os juros do país, porém, não é novidade. Na primeira versão da pesquisa, realizada pela Ipsos entre maio e junho deste ano, 84% dos brasileiros já indicavam que os juros no país causavam aumento no custo de vida.

Sobre a pesquisa

Ipsos entrevistou, de forma on-line, 24.471 pessoas, sendo aproximadamente 1.000 no Brasil, entre 21 de outubro e 4 de novembro de 2022. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais. Além do Brasil, integram a pesquisa: Arábia Saudita, África do Sul, Argentina, Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Emirados Árabes, Estados Unidos, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, Israel, Irlanda, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Romênia, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia e Turquia. 247




BLOG DO BILL NOTICIAS

Governo Lula toma iniciativa para abrir diálogo com igrejas

Pastor Paulo Marcelo Schallenberger será nomeado pela Secretaria-Geral da Presidência para construir pontes com denominações evangélicas de pequeno e médio porte

Paulo Marcelo Schallenberger, Alckmin e Lula (Foto: Reprodução/Facebook)

O governo Lula acertou a nomeação do pastor Paulo Marcelo Schallenberger, com histórico de atuação na Assembleia de Deus, para um cargo na estrutura do Palácio do Planalto com a atribuição de abrir diálogo com igrejas de todo o país, informa O Globo.

A função que será assumida por Paulo Marcelo estará vinculada ao segundo escalão da Secretaria-Geral da Presidência, localizada no 4º andar do Palácio do Planalto. O pastor se aproximou de Lula e de lideranças no PT no fim de 2021, e sugeriu a abertura de um canal de relacionamento do novo governo voltado especialmente para denominações evangélicas de médio e pequeno porte. 

Após a reunião com o secretário-geral da Presidência, Marcio Macêdo, Paulo Marcelo afirmou que ouviu da equipe de Lula que sua nomeação deve ocorrer no fim de janeiro, após a resolução de questões burocráticas na estrutura da Secretaria-Geral.

O pastor já vem cumprindo agendas em Brasília como interlocutor do novo governo entre os evangélicos. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS


Ministério da Justiça aciona EUA e Interpol por extradição de Allan dos Santos

Considerado foragido, o blogueiro bolsonarista é investigado no inquérito sobre uma milícia digital para atacar a democracia

Influenciador digital Allan dos Santos (à esq.) e Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública (Foto: Alessandra Dias/Agência Senado | Renato Alves/ Agência Brasília)

O Ministério da Justiça, comandado por Flávio Dino, procurou o governo dos Estados Unidos e a Interpol, em Lyon (França), com o objetivo de acelerar o processo de extradição do influenciador bolsonarista Allan dos Santos, que mora em solo norte-americano desde 2020. O blogueiro é considerado foragido desde que foi ordenada sua prisão preventiva no por conta das investigações de fake news em 2021, a pedido feito pela Polícia Federal. Ele é alvo do inquérito sobre uma milícia digital para atacar a democracia e as instituições.

De acordo com uma reportagem publicada nesta quinta-feira (5) pela coluna Painel, a Interpol, que reúne representantes de polícias de cerca de 200 países, segura desde o ano passado um pedido feito pelo Supremo Tribunal Federal para colocar o bolsonarista na chamada difusão vermelha.

Até o momento, a pasta de Flávio Dino fez um primeiro contato de aproximação com o governo dos EUA, comandado pro Joe Biden, e com a Interpol. Da entidade internacional, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera ver o nome de Allan entre os procurados.

Segundo a Folha, mensagens interceptadas pela PF mostraram que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho de Jair Bolsonaro, ofereceu ajuda a Allan para deixar o Brasil.

Em novembro de 2022, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o cancelamento do passaporte de Allan, deixando o influenciador sem documento de identificação válido nos EUA. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS


Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...