sábado, 25 de julho de 2020

Pesquisa indica que Recife e Belém alcançaram curva epidêmica da Covid-19

                       Por: Diario de Pernambuco
 (Foto: Pascal Guyot/AFP)
Foto: Pascal Guyot/AFP

Uma nota técnica assinada por pesquisadores brasileiros indica que o Recife e Belém são as únicas capitais do país que alcançaram a fase de estabilização (platô) da Covid-19 no Brasil. O estudo concluiu que, dentre as 27 capitais analisadas, 19 cidades ultrapassaram a pior fase da epidemia. Os resultados também sugerem que tanto o Recife quanto Belém frearam o crescimento exponencial inicial do número de mortes com a adoção de medidas de isolamento social no início da epidemia; Recife em maior grau do que Belém.

O estudo aponta que as duas cidades vão se diferenciar na evolução da curva epidêmica em seu estágio final, quando se comparam as velocidades com que as capitais se aproximam do fim da epidemia (platô da curva). Nessa fase, o Recife apresenta uma saturação quase exponencial, ou seja, relativamente rápida. A mesma análise aponta que Belém, ao contrário, atinge a saturação mais lentamente.

A pesquisa foi feita pelo professor Antônio Macêdo, do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); o doutorando em física Arthur Brum, da UFPE, e o professor Raydonal Ospina, do Departamento de Estatística da UFPE; em parceria com pesquisadores Gerson Duarte-Filho e Francisco Almeida, do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe (UFSE), e Giovani Vasconcelos, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os pesquisadores identificaram também que, nas capitais Goiânia, Belo Horizonte, Campo Grande, João Pessoa, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília (DF), a epidemia ainda se encontra em sua fase inicial, ou seja, o relaxamento das medidas de distanciamento social causou uma mudança de tendência à saturação. Já as curvas de óbitos causados pela Covid-19 nas capitais Rio Branco, Maceió, Manaus, Macapá, Salvador, Fortaleza, Vitória, São Luís, Cuiabá, Teresina, Rio de Janeiro, Natal, Porto Velho, Boa Vista, Aracajú, São Paulo e Palmas encontram-se próximo ao pico (ponto de inflexão).

Metodologia

O estudo se baseia nas curvas acumuladas de mortes atribuídas à Covid-19 nessas cidades até o dia 19 deste mês, a partir dos dados disponíveis na internet, mantido por Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os pesquisadores utilizaram três modelos matemáticos de crescimento implementados no aplicativo Modinterv Covid-19, desenvolvido nessas mesmas universidades. Com o aplicativo, é possível monitorar as curvas acumuladas de casos e de óbitos pela Covid-19 de países, estados e cidades brasileiras.

Os cientistas envolvidos no estudo integram a Rede Cooperativa de Pesquisa Modinterv-Covid-19. A produção científica e outras publicações do grupo podem ser acessadas em sua página na internet. As pesquisas produzidas pela rede integram as ações de outros dois grupos de pesquisa, análise e monitoramento da Covid-19 no estado, o “Dados e Análises para Decisões e Operações”, ligado ao Porto Digital e à Prefeitura do Recife e o Laboratório de Estatísticas Agrícolas Computacionais (Cast Lab), do Departamento de Estatística da UFPE.




Blog do BILL NOTICIAS

Em reposta a Trump, China manda fechar consulado dos EUA em Chengdu

A decisão é "uma resposta legítima e necessária às medidas irracionais dos EUA", informou em comunicado o Ministério das Relações Exteriores da China

Xi Jinping e Trump.
Xi Jinping e Trump. (Foto: REUTERS)

Em resposta ao governo de Donald Trump, a China ordenou nesta sexta-feira (24) o fechamento do consulado dos Estados Unidos na cidade de Chengdu, no sudoeste do país.
A decisão é "uma resposta legítima e necessária às medidas irracionais dos EUA", informou em comunicado o Ministério das Relações Exteriores da China, poucas horas antes de terminar o prazo dado por Washington para que o governo chinês encerre a sua missão diplomática em Houston, no Texas.
Trump mandou fechar a embaixada em Houston sob o argumento de que dois supostos hackers tentarem roubar informações sobre pesquisas de vacinas a mando de serviços de espionagem do governo chinês. 
A China considerou o fechamento como uma "medida sem precedentes" e prometeu retaliação, afirmando que "se via forçado a responder aos EUA" e avaliou que a medida americana "causou um prejuízo severo às relações dos dois países".
O consulado norte-americano de Chengdu tem 200 funcionários e cobre o sudoeste da China, incluindo a Região Autônoma do Tibete e também era a representação diplomática americana mais próxima de Chongqing, importante centro industrial chinês. (247) 

Blog do BILL NOTICIAS

PROTOCOLO Fiocruz lança manual para reabertura segura das escolas

                     Por: Agência Brasil
 (Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT
)
Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) lançou, nesta sexta-feira (24), um manual sobre biossegurança para a reabertura de escolas no contexto da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Com linguagem acessível, o manual traz orientações para retomada das aulas em segurança, além de informações sobre questões sanitárias e formas de transmissão da doença. O manual destaca ainda a necessidade de implementar boas práticas de biossegurança que contribuam para promover a saúde e prevenir a doença nas escolas.

A coordenadora-geral de Ensino Técnico da escola, Ingrid D’avilla, integrante da equipe que elaborou o manual, disse à Agência Brasil que o material está disponível no site da unidade e em alguns portais da Fiocruz, como a Agência Fiocruz de Notícias e o Observatório Covid-19 Informação para Ação, cujo objetivo é disponibilizar informações sobre a Covid-19.

Com a atualização contínua das pesquisas sobre a doença, o documento deve ser também frequentemente atualizado. Por isso, a opção foi disponibilizá-lo em formato digital, disse Ingrid D'avilla.

Seções
O manual é dividido em quatro seções, e a primeira aborda a própria Covid-19. De acordo cm Ingrid, muitos protocolos lançados pelas secretarias municipais e estaduais de Educação e também pelo Ministério da Educação nem sempre traziam informações sobre a doença em si. “[Faltava] o que elas [escolas] precisavam saber sobre a Covid-19, as formas de transmissão do vírus”, destacou.

Na primeira seção, a equipe da EPSJV trabalha com a atualização científica da Covid-19. “Discutem-se fundamentos científicos importantes para a tomada de decisão, com ênfase nos marcos legais e educacionais vigentes no país, e também a partir de conceitos da biossegurança e da vigilância, temas que estruturam o trabalho”, disse a coordenadora da escola. Outro destaque da seção é a articulação intersetorial para constituição de políticas no âmbito da educação.

Na segunda parte, há disposições sobre como organizar o ambiente escolar para as atividades presenciais. “Fala sobre uso de máscaras, atendimento ao público, como organizar a porta de entrada, as salas de aula, laboratórios, água, alimentação escolar. Fala dos aspectos mais de disposições gerais da organização”, acrescentou.

A terceira seção da cartilha trata dos deslocamentos, indicando atitudes individuais em transportes que podem ajudar a proteger vidas.

A última parte do manual fala da saúde do trabalhador da educação e envolve desde os profissionais da limpeza e serviços gerais, de serviços de alimentação e nutrição, até professores e dirigentes das escolas. “Ele é um trabalhador fundamental”, ressaltou a coordenadora-geral de Ensino Técnico da EPSJV/Fiocruz.

Ingrid informou que, à medida que os estudos científicos trouxerem novos conhecimentos sobre o vírus e sobre a Covid-19, o manual será atualizado, levando em conta também publicações e recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Nosso esforço foi tentar fazer, simultaneamente, uma tradução, porque muitos documentos orientadores das escolas estão em outros idiomas, foram publicados por agências internacionais, e também reunir aquilo que já foi publicado em âmbito nacional.”

Plano local
Ingrid enfatizou que, ao mesmo tempo que trata de regulamentações, o manual incentiva as escolas a elaborar seu próprio plano de ação. “O que fazemos é disponibilizar os fundamentos técnicos e científicos que podem organizar a tomada de decisão. Mas entendemos que a tomada de decisão é tanto da parte das autoridades municipais, estaduais e federais quanto da direção das escolas.”

Um exemplo são os rodízios de estudantes, questão que Ingrid considera central. O manual destaca a necessidade de reduzir a exposição de pessoas e de mais controle sobre os riscos biológicos no ambiente escolar. Quanto à forma de efetivar os rodízios, ela disse que cabe às escolas determinar. “É importante haver um retorno gradual, parcial, e com intenso monitoramento. Agora, o formato adotado deve expressar escolha com base na realidade local”, concluiu.

Diferenças
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz reconhece, no manual, que a realidade das escolas brasileiras é diferente em termos de infraestrutura, recursos financeiros, força de trabalho, interlocução com o sistema de saúde, entre outros fatores, para que possam conseguir uma perfeita adaptação às orientações.





Blog do BILL NOTICIAS

Presidente do Banco do Brasil pede demissão sem conseguir privatizá-lo

O economista Rubem Novaes entregou o cargo a Jair Bolsonaro sem cumprir a tarefa dada a ele por Paulo Guedes

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes
O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)


O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, decidiu renunciar ao cargo nesta sexta-feira (24) e já encaminhou uma carta de demissão a Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes.
O economista deixa o posto sem conseguir privatizar o banco, missão dada a ele por Paulo Guedes.
O Banco do Brasil comunicou que o "Sr. Rubem de Freitas Novaes entregou ao Exmo. Sr. Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e ao Exmo. Ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes, pedido de renúncia ao cargo de presidente do BB, com efeitos a partir de agosto, em data a ser definida e oportunamente comunicada ao mercado, entendendo que a Companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário”.
Caso Jair Bolsonaro aceite a renúncia, outro nome deve ser indicado para o cargo. “Sendo aceita a renúncia pelo Presidente da República, a indicação do novo presidente do BB deverá acontecer na forma do artigo 24, inciso I do Estatuto Social do BB". (247)

Blog do BILL NOTICIAS

BOLETIM Covid-19: Brasil registra mais de 50 mil casos em 24h pelo terceiro dia

                         Por: Correio Braziliense
 (Foto: Michael Dantas/AFP)
Foto: Michael Dantas/AFP


Pelo terceiro dia consecutivo o Brasil registrou mais de 50 mil casos nas últimas 24 horas. Mais 55.891 novas infecções foram acrescidas, nesta sexta-feira (24), no balanço de infectados do Ministério da Saúde, que já totaliza 2.343.366 brasileiros. Além disso, 1.156 óbitos também entraram na conta da pasta. Ao todo, 85.238 cidadãos já morreram em decorrência da Covid-19. 

Em coletiva de imprensa, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, voltou a reafirmar os momentos diferentes vividos pelas cinco regiões do Brasil. “É muito importante compreender que a pandemia acontece em momentos distintos nas regiões do nosso país. Agora na chegada do inverno ela caminha para o Sul do país, pegando o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país de uma forma mais forte”, disse. 

Nesta semana, o ministro visitou o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Pazuello disse, ainda, que esses estados enfrentam um aumento de casos esperados. 

Dentro do Brasil, a maioria dos estados já acumula mais de mil óbitos pela Covid-19. Das 27 unidades federativas, 20 integram essa lista. Quem lidera o ranking brasileiro é São Paulo, com 21.206 óbitos pelo novo coronavírus. O Rio de Janeiro é o segundo com mais fatalidades, com 12.654 vítimas da doença. Os dois são os únicos estados que têm mais de 10 mil mortes. 

Em seguida estão: Ceará (7.426), Pernambuco (6.237), Pará (5.646), Amazonas (3.199), Bahia (3.096), Maranhão (2.871), Espírito Santo (2.373), Minas Gerais (2.315), Rio Grande do Norte (1.666), Paraíba (1.653), Paraná (1.598), Mato Grosso (1.501), Rio Grande do Sul (1.494), Alagoas (1.471), Goiás (1.332), Sergipe (1.284), Distrito Federal (1.244) e Piauí (1.215).

No pé da tabela, somente quatro estados se mantém abaixo da marca de 500 óbitos pela Covid-19. São eles: Acre (480), Roraima (465), Tocantins (334) e Mato Grosso do Sul (281). 




Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...