sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Forte explosão abala centro de Nashville, nos EUA (vídeos)

(Foto: Reprodução/Twitter)

Forte explosão sacudiu o centro da capital do estado americano de Tennessee, Nashville, nesta sexta-feira (25). Até o momento não se sabe o que teria causado a explosão.

Imagens publicadas no Twitter mostram o estrago provocado pela explosão, que se deu por volta das 5h40 locais (8h40 no horário de Brasília).

Explosão, 2ª Avenida Norte de Nashville

O Departamento de Bombeiros da cidade declarou que já está atendendo ao caso junto com a polícia, segundo publicou o canal de TV Fox News.

A explosão acabou causando fortes tremores na área do incidente.


De acordo com o Centro de Controle de Situações de Emergência de Nashville, a explosão poderia ter sido originada de um trailer estacionado.

Resultado de um carro-bomba em Nashville, EUA, no Dia de Natal. Esperemos que isso não seja o que no fundo pensamos que poderia ser.

Falando à agência Associated Press, o morador da área da explosão Buck McCoy disse:

"Eu senti como se fosse uma bomba. Era enorme assim [...] Tinha cerca de quatro carros em chamas. Eu não sei se ficou tão quente que eles acabaram pegando o fogo, e as árvores foram todas rebentadas." (Sputnik).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Argentina recua e volta a barrar a entrada de brasileiros até 8 de janeiro

 

A mudança foi motivada pela identificação de mutações do vírus Sars-Cov-2


Chegada de avião da Aerolíneas Argentinas no Aeroporto de Buenos Aires - Foto: Juan Mabromata/AFP

O governo argentino anunciou mudanças nos procedimentos para a entrada de visitantes estrangeiros e de argentinos que tenham viajado ao exterior. A partir desta sexta-feira (25), os cidadãos de nações limítrofes – incluindo brasileiros– não podem mais ingressar no país.

A mudança foi motivada pela identificação de mutações do vírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19, e pelo aumento no número de casos da doença.
A Argentina havia voltado a permitir a entrada de estrangeiros de países vizinhos (Brasil, Chile, Uruguai, Bolívia e Paraguai) no final de outubro, como um teste para receber turistas internacionais novamente.

Os visitantes só poderiam circular pela região de Buenos Aires. A partir desta sexta-feira (25), o teste está suspenso.

Outra mudança é que agora todos os argentinos que regressarem ao país precisam apresentar um teste negativo para Covid do tipo RT-PCR, feito com até 72 horas de antecedência, além de cumprir uma quarentena de sete dias. Antes, cidadãos argentinos poderiam optar apenas pela quarentena em vez de apresentar o exame, que já era exigido de estrangeiros. As novas regras valem pelo menos até o dia 8 de janeiro, quando serão revistas.

Uma das companhias com voos do Brasil para a Argentina, a Latam informou que os passageiros "devem consultar antes de seu voo as constantes atualizações das exigências do país de destino da sua viagem, observando as regras e restrições para o seu embarque", e que mantém seu site atualizado com essas informações, para consulta. (Por Folhapress).


BLOG DO BILL NOTICIAS

“Golpistas criaram a crise econômica e a crise política”, diz Dilma

Dilma Rousseff e Michel Temer (Foto: Ederson Casartelli/247 | Reuters)

A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou que após o golpe de 2016 o Brasil não experimentou qualquer desenvolvimento econômico ou político. “[O golpe] tornou o Brasil extremamente instável para investimentos”, avaliou, em entrevista ao jornalista Breno Altman. Dilma destacou ainda que as obras inauguradas no governo Bolsonaro foram iniciadas em sua gestão. 

A  ex-presidente Dilma Rousseff apontou que “os golpistas criaram a crise econômica e a crise política no país”, ao analisar o cenário de completa instabilidade que o Brasil enfrenta. A entrevista foi concedida ao jornalista Breno Altman, no canal Opera Mundi, e reproduzida na TV 247.

“Este processo tornou o Brasil extremamente instável para investimentos. Quem investe num país em que a presidente da República está sendo alvo de um impeachment?”, questionou Dilma. 

Em sua visão, “ao entregar a democracia, eles entregaram a economia e não deixaram pedra sobre pedra”. “Hoje, tudo que eles inauguram fomos nós que começamos”, completou. 

Saída da crise

Dilma apontou como solução para o Brasil sair da profunda crise socioeconômica a taxação de “mais impostos sobre os ricos, menos sobre a classe média e sobre o consumo”. (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Cantor Amado Batista testa positivo para coronavírus, diz família

Cantor Amado Batista (Foto: Divulgação)

O cantor Amado Batista, de 69 anos, testou positivo para o coronavírus e está isolado em casa, em Goiânia, informou nesta quinta-feira (24) a família do artista. Parentes disseram que o artista sentiu apenas febre como sintoma da doença.

"Ele está com Covid-19, mas está em casa, em isolamento. Mas está tudo bem, graças a Deus", disse a família.

O artista também passou por exames de sangue e raio-x do tórax para acompanhamento médico.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Irlanda confirma presença de nova cepa do coronavírus encontrada no Reino Unido

 

Aeroporto de Heathrow, em Londres (Foto: Toby Melville / Reuters)

A Irlanda confirmou nesta sexta-feira a presença de uma nova variante do coronavírus altamente infecciosa, cuja presença no Reino Unido trouxe proibições de viagens de vários países.

“Posso confirmar que detectamos a nova variante do Reino Unido do SARS-CoV-2 por sequenciamento do genoma completo no National Virus Reference Laboratory”, na University College Dublin, disse o diretor médico, Tony Holohan, em um comunicado.

“Testes adicionais nos próximos dias e semanas estabelecerão até que ponto está presente aqui”, acrescentou.(Por Conor Humphries/Por Conor Humphries (Reuters).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Brasil se torna ainda mais desigual com a pandemia

 

(Foto: Agência Brasil)

A pandemia evidenciou ainda mais as desigualdades no Brasil e a retomada da economia e demais das atividades também será desigual. Os economistas falam de um “efeito cicatriz” para alguns segmentos da população.

Segundo especialistas, as restrições impostas pela pandemia aceleraram uma transição em direção à economia digital, o que dificulta ainda mais a recolocação de pessoas com menor escolaridade e empresas com menos acesso às novas tecnologias, destaca a reportagem de Eduardo Cucolo e Beatriz Montesanti.

"Os dados mostram que pessoas com empregos formais sofreram menos que os informais e estão recuperando mais rapidamente seus postos de trabalho. A população mais jovem foi a que mais perdeu renda e horas de estudo. Famílias de regiões mais pobres que dependiam de idosos perderam sua principal fonte de renda", relatam.

“A mãe de todas as desigualdades é a desigualdade de educação, que vinha caindo há 40 anos. Isso não só foi interrompido, mas revertido pela pandemia. É uma cicatriz, que tem efeitos permanentes. O vento que soprava a favor começa a soprar contra. Isso vai deixar sequelas”, afirma Marcelo Neri, diretor da FGV Social. O tempo de estudo dos brasileiros caiu de 4 horas por dia para 2 horas e 23 minutos. Essa queda foi maior entre os alunos de escolas públicas, entre os alunos mais pobres, mais jovens e periféricos.

O economista Ricardo Paes de Barros, professor do Insper e um dos formuladores do programa Bolsa Família, afirma que o Brasil terá o desafio de reinserir cerca de 25 milhões de pessoas no mercado de trabalho e que isso não poderá ser feito apenas por meio da geração de novos postos. 

Segundo ele, é necessário pensar em programas com recursos públicos, que podem ser executados por meio de entidades do terceiro setor, por exemplo, para recolocação desses trabalhadores, além de um apoio adicional de suporte àqueles que não vão conseguir uma nova ocupação imediatamente.(247)

Leia a íntegra


BLOG DO BILL NOTICIAS

LOCKDOWN - São Paulo fecha comércio e restaurantes durante festas de fim de ano

 

Foto: Nelson Almeida/AFP

Começam a valer hoje (25) em todo o estado de São Paulo as restrições da Fase Vermelha do plano de quarentena contra o novo coronavírus. O decreto estadual determina que entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1º e 3 de janeiro só funcionem as atividades essenciais, fechando comércio, bares e restaurantes, como forma de conter a disseminação da doença durante as festas de fim de ano.


Nesses dias, somente atividades essenciais poderão funcionar. Fica proibido o atendimento presencial em shoppings, lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e estabelecimentos de eventos culturais. Farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis, lavanderias e serviços de hotelaria estão liberados.

Atualmente, somente a região de Presidente Prudente, no interior paulista, está classificada na Fase Vermelha, mais restritiva do planejamento de quarentena do governo estadual. O restante do estado está na fase amarela, que permite o funcionamento do comércio com restrições de público e protocolos de segurança.

No próximo dia 7 de janeiro deve ser anunciada a nova classificação das regiões na quarentena a partir da análise de diversos fatores, como crescimento do número de casos e ocupação dos leitos hospitalares.

O estado de São Paulo já teve mais de 1,4 milhão de casos confirmados do novo coronavírus, com 45,7 mil mortes.(Por: Agência Brasil).



Presidente sanciona nova Lei de Falências

Suspensão de execução de dívidas trabalhistas foi vetada

Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a nova Lei de Falências, aprovada pela Câmara dos Deputados em agosto e pelo Senado em novembro. Ele vetou o trecho que permitia a suspensão da execução de dívidas trabalhistas.

Segundo o Palácio do Planalto, a suspensão do pagamento de débitos trabalhistas poderia prejudicar o interesse dos trabalhadores e trazer problemas com a Justiça do Trabalho. A Secretaria-Geral da Presidência da República informou ainda que a medida aumentaria a insegurança jurídica para os credores de uma empresa falida ou em recuperação judicial.

O presidente também vetou parcialmente dispositivos relativos à parte tributária e de cobrança. De acordo com a Secretaria-Geral, os pontos vetados violavam regras orçamentárias ou previsões específicas do Código Tributário Nacional. Os vetos precisam ser

Novidades

A nova Lei de Falências traz novidades que tornam os processos de falência mais rápidos e alinhados com as práticas internacionais. O texto moderniza os mecanismos de recuperação extrajudicial e judicial, que permitem chegar a acordo com credores e evitar a falência de uma empresa.

Entre as mudanças estão a ampliação do financiamento a empresas em recuperação judicial, o parcelamento e o desconto para pagamento de dívidas tributárias e a possibilidade de os credores apresentarem planos de recuperação da empresa. A nova lei cria procedimentos que podem acelerar para seis meses o processo de falência, contra o prazo médio de dois a sete anos observado atualmente.

De acordo com a lei, se autorizado pelo juiz, o devedor em recuperação judicial poderá fazer contratos de financiamento, inclusive com seus bens pessoais em garantia, para tentar salvar a empresa da falência.

Se a falência for decretada antes da liberação de todo o dinheiro do financiamento, o contrato será rescindido sem multas ou encargos. Esse financiamento poderá ser garantido com bens da empresa, como maquinários e prédios, por meio de alienação fiduciária ou mesmo na forma de garantia secundária. Se houver sobra de dinheiro na venda do bem, ela será usada para pagar o financiador.

Na recuperação extrajudicial, devedores e credores tentam entrar em um acordo, sem que seja preciso a intervenção da Justiça. A recuperação judicial conta com a intervenção da Justiça para negociar uma opção que evite a falência. Na falência, a empresa encerra suas atividades e todos os seus ativos — equipamentos, maquinários, edifícios, entre outros — são recolhidos pela Justiça e vendidos para o pagamento das dívidas.(Por Agência Brasil - Brasília).

Edição: Nélio de Andrade



BLOG DO BILL NOTICIAS

Oportunidades - Concurso PRF é autorizado pelo Ministério da Economia

                                                         (Foto: Reprodução/PRF.)
                                                                     

A espera acabou. Após meses aguardando a autorização oficial do próximo concurso público da Polícia Rodoviária Federal (PRF), saiu no Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira (24/12), que o Ministério da Economia autorizou a seleção. O quantitativo veio menos do que o esperado, serão abertas 1.500 vagas para policiais - cogitava-se 2 mil.


O edital do concurso da PRF, e também da Polícia Federal (PF), vem sendo especulado ao longo de todo o ano, com declarações de integrantes da própria corporação e do presidente Bolsonaro, o que aumentou ainda mais o clima de ansiedade entre os concurseiros do país.

Recentemente, o diretor executivo da corporação, José Hott, informou que o edital deve cumprir um cronograma que torne possível a realização de todas as fases da primeira etapa do concurso no primeiro semestre de 2021 e logo em sequência, no segundo semestre, seja realizado o curso de formação.


Polícia Federal
O próximo concurso público da Polícia Federal foi autorizado e também ofertará 1.500 vagas! A portaria que autoriza a realização do certame foi publicada em 9 de dezembro. De acordo com o documento, as vagas serão distribuídas entre os cargos de delegado (123), escrivão (400), papiloscopista (84) e agente (893). O edital de abertura deverá ser lançado até, no máximo, seis meses após a publicação da portaria. Ou seja, o certame deverá ser aberto até junho de 2021.(Por: Lorena Pacheco/DP).




TRF-4 determina suspensão de ação da Lava Jato contra Lula por doações da Odebrecht

 

Lula e fachada da Odebrecht (Foto: Ricardo Stuckert | Reuters)

O Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF-4) paralisou ação da Lava Jato que trata do suposto crime de lavagem de dinheiro de doações feitas pela empreiteira Odebrecht ao Instituto Lula. A suspensão do processo atendeu a um pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é válida até que os advogados tenham acesso a todos os documentos relativos à denúncia. Além dele, Antônio Palocci e Paulo Okamotto também figuram como réus. 

"Ante o exposto, defiro o pedido liminar para interromper o prazo para a apresentação de resposta à acusação do paciente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, até que seja oportunizado à defesa o EFETIVO acesso aos elementos acima especificados”, pontuou o vice-presidente da Corte, Luís Alberto d'Azevedo Aurvalle, de acordo com reportagem da colunista Bela Megale, de O Globo.

A defesa de Lula já havia feito pedido semelhante ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. No pedido, os advogados alegaram que o juiz da 13a Vara Federal de Curitiba, Luiz Antônio Bonat, havia determinado o envio da resposta sobre as acusações sem que eles tivessem tido acesso a todos os documentos pertinentes ao processo. Fux teria considerado que o caso não era urgente e encaminhado o pedido para o relator do caso no STF, ministro Edson Fachin. 

A defesa de Lula pediu que Fux reconsiderasse a decisão em função do prazo de apresentação da resposta, que vence no dia 7 de janeiro. Fachin, porém, só deve retomar os trabalhos na Corte em fevereiro devido ao recesso do Judiciário. Agora, os advogados devem levar a Fux a decisão do TRF-4.(247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...