quarta-feira, 29 de junho de 2022

PF apura novo foco de corrupção no governo Bolsonaro

As investigações sobre superfaturamento nos gastos do governo com propaganda começaram após representação feita pelo deputado Elias Vaz e pelo senador Jorge Kajuru ao MPF

Jorge Kajuru, Elias Vaz, Polícia Federal e o Palácio do Planalto (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado | ABr | Billy Boss/Câmara dos Deputados)

A Polícia Federal instaurou inquérito com o objetivo de apurar superfaturamento nos gastos do governo de Jair Bolsonaro com propaganda. O delegado José Augusto Campos Versiani ficou responsável pelo Inquérito Policial 2022.0030159, em consequência de uma representação feita pelo deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) e pelo senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) ao Ministério Público Federal em outubro do ano passado. A informação foi publicada pela coluna Radar, de Veja, nesta quarta-feira (29).

Os parlamentares identificaram gastos milionários para a produção de vídeos por empresas contratadas pelo governo federal. 

Segundo Elias Vaz, "as irregularidades vão desde a cobrança de serviços que não foram prestados, passam por altos salários e número elevado de profissionais, equipamentos pagos e que não foram utilizados e o pagamento de valores muito acima dos de mercado". 

"É dinheiro público usado de forma indevida, enquanto o povo sofre para colocar comida na mesa. O correto seria que os responsáveis devolvessem os recursos para os cofres públicos", afirmou.

Escândalo no MEC

A PF investiga um esquema de tráfico de influência e corrupção no Ministério da Educação. A corporação iniciou as apurações após a divulgação de um áudio, em março, quando Ribeiro afirmou que, a pedido de Bolsonaro, liberava dinheiro do MEC por indicação de dois pastores, Arilton Moura e Gilmar Santos.

O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) após a informação de que Jair Bolsonaro (PL) tinha avisado o ex-ministro sobre uma operação no MEC. O STF pediu um posicionamento da Procuradoria-Geral da República (PGR). 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que decidirá na próxima semana sobre o pedido de instalação da CPI do MEC protocolado pela oposição ao governo nessa terça-feira (28). 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

TCU manda fiscalizar combate ao assédio na Caixa, após denúncia contra Pedro Guimarães

Em despacho, a presidente do tribunal, ministra Ana Arraes, defendeu que caso revelado pelo Metrópoles deve ser punido "com todo rigor"

Caixa Econômica Federal e presidente do TCU, Ana Arraes (Foto: ABr | TCU)

A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes, determinou nesta quarta-feira (29/6) a abertura de processo para fiscalizar os mecanismos de “prevenção e combate” ao assédio existente na Caixa Econômica Federal.

No despacho, ao qual a coluna teve acesso, a ministra cita as denúncias de assédio sexual contra o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, feitas por funcionárias do banco. O caso, revelado pelo Metrópoles, está sendo investigado pelo Ministério Público Federal.

“Tendo em vista as recentes notícias veiculadas na imprensa, sobre denúncias de assédio no âmbito da Caixa Econômica Federal, que envolvem o presidente da instituição, considero pertinente que este tribunal realize ação de controle para avaliar o grau de maturidade dos instrumentos e das práticas de que esse banco público dispõe para prevenir e punir casos de assédio”, escreveu Ana Arraes. Igor Gadelha, Metrópoles

Continue lendo no Metrópoles.


 BLOG DO BILL NOTICIAS

Luciana ganha força para vice de Danilo e visita de Lula a PE fica para agosto

Presidente nacional do PCdoB reforça presença feminina e digital do líder-mor do PT na chapa

                           Por Renata Bezerra de Melo

Luciana Santos como vice de Danilo reforça cara de Lula na chapa - Heudes Regis/SEI e Divulgação

Presidente nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos é aliada de primeira hora do PT e do ex-presidente Lula com quem tem relação antiga e estreita. Ela esteve presente nos diversos momentos da tajetória eleitoral dele desde 1989, assim como também sempre esteve ao lado da Frente Popular em Pernambuco. Não à toa a dirigente nacional dos comunistas foi fundamental em articulações decisivas, como a que resultou na retirada, pelo PT, da candidatura de Marília Arraes ao Palácio das Princesas em 2018 em favor do PSB.

Coube a Luciana, ali, fazer o meio de campo entre o PSB e o PT. Agora, ela pode ser, mais uma vez, uma peça-chave para o PSB em meio às construções para a corrida eleitoral que se avizinha. Luciana tende a ser, agora, uma nova variável a reforçar a digital de Lula na chapa encabeçada por Danilo Cabral, pré-candidato do PSB ao Palácio das Princesas, caso venha a ser a candidata a vice do socialista.

Essa tese tem ganhado força nos bastidores desde a semana passada. Luciana teria o aval de socialistas graúdos, a exemplo do governador Paulo Câmara, de quem é vice atualmente. A costura em curso passa ainda pelo reforço que a comunista daria à ala feminina na chapa, que já conta com a deputada estadual Teresa Leitão como pré-candidata ao Senado. Ter duas mulheres nessa composição daria a Danilo Cabral mais lastro para ir para uma disputa tendo duas pré-candidatas de peso no páreo, que são Marília Arraes e Raquel Lyra.

No caso da tucana, ela ainda trabalha com a previsão de ter a deputada estadual Priscila Krause na chapa, o que impulsiona ainda mais os socialistas a escolherem Luciana para assumir a missão de postular a vice-governadoria mais uma vez. Luciana deve ainda ser personagem determinante no enfrentamento a Marília Arraes, que vem ancorando sua pré-candidatura no apoio a Lula, a despeito de ter trocado o PT pelo Solidariedade.

O fato de Marília vir colando em Lula soma também para que Luciana seja convocada. No próximo sábado, Luciana estará, inclusive,com Lula em Salvador (BA). A agenda dele em Pernambuco que, como a coluna antecipara, deve compreender passagens pelo Recife, Garanhuns, Caetés e Serra Talhada e tinha previsão de ocorrer entre 10 e 15 de julho, tem, agora, nova data para agosto. O novo prazo saiu da reunião de agenda da pré-campanha do líder-mor do PT, realizada nesta terça-feira (23).

Tête-à-tête
Lula é muito, dizem aliados, das relações que cultiva no tête-à-tête e Luciana Santos é uma dessas pessoas de trânsito livre com ele, como também passou a ser Paulo Câmara. Luciana tem sido presença constante nas agendas da pré-campanha de Lula. Ela esteve em Sergipe com ele e, há uma semana, estava em São Paulo, sentada ao lado de Lula à mesa do evento que marcou o lançamento das diretrizes do plano de governo dele.

Benção > Luciana Santos chegou a lançar sua pré-candidatura ao Senado. Na ocasião, se ventilou a hipótese de ela vir a ocupar a vaga com a benção de Lula, o que pode se dar, agora, na vice.

Anarriê > Como a coluna cantara pedra, Simone Tebet teria agenda em PE, originalmente, na última sexta (24), que acabou adiada para esta semana. A ideia era que ela conferisse os festejos do São Pedro, em Caruaru. Mas a equipe dela fez alerta a aliados sobre votações no Senado que poderiam inviabilizar a agenda.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Após escândalo do MEC, Bolsonaro reconhece que existe corrupção no governo: "casos isolados que pipocam"

"Não temos nenhuma corrupção endêmica no governo. Tem casos isolados que pipocam e a gente busca solução para isso", discursou Bolsonaro durante evento da CNI

Bolsonaro e Milton Ribeiro (Foto: Secom/PR | ABR)

Jair Bolsonaro (PL) foi derrotado em seu discurso de que não há corrupção em seu governo e agora já reconhece "casos isolados". A mudança na narrativa do chefe do executivo ocorreu durante discurso em evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (29), e após a divulgação do escândalo no Ministério da Educação, envolvendo o ex-ministro Milton Ribeiro e pastores próximos ao presidente.

Em trecho do discurso de hoje de Bolsonaro, recuperado pelo jornal O Globo, o presidente afirma: "(...) bem como o combate à corrupção. Isso nós estamos muito bem no governo. Não temos nenhuma corrupção endêmica no governo. Tem casos isolados que pipocam e a gente busca solução para isso."

O jornal lembra que, há poucos meses, em março, Bolsonaro havia afirmado categoricamente que seu governo estava 'limpo' de esquemas: "E quando se fala em corrupção, nós temos que falar: três anos e três meses sem qualquer denúncia de corrupção em nossos ministérios. Tentam a toda maneira nos igualar com quem nos antecedeu, mas não conseguirão, porque é um governo que acima de tudo tem profundo respeito pela sua população." 247.

    

Chanceler da Bolívia convoca embaixador brasileiro após Bolsonaro oferecer asilo a Jeanine Áñez

"Infelizmente, esta notícia foi replicada no cenário internacional e nos obrigou a ter uma posição pública na Bolívia", explicou Rogelio Mayta.

Rogelio Mayta e Jeanine Áñez (Foto: Divulgação | Senado BO)

O chanceler da Bolívia, Rogelio Mayta, convocou o embaixador brasileiro na Bolívia, Octávio Henrique Dias García Côrtes, para informá-lo da posição do país sobre a oferta de asilo feita pelo presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, à ex-presidente boliviana de fato, Jeanine Áñez, condenada a 10 anos de prisão por seu papel no golpe contra Evo Morales em 2019.

“Fizemos um trabalho silencioso e diplomático para poder apresentar nossa posição perante o Estado brasileiro; Infelizmente, essa notícia foi replicada no cenário internacional e nos obrigou, devido a uma série de especulações que estavam sendo geradas a esse respeito, a ter uma posição pública na Bolívia”, disse Mayta em entrevista à rádio Erbol.

O ministro assegurou que a Bolívia "tem um compromisso perante à comunidade internacional de poder cumprir as recomendações da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que implicam processos de justiça em que os fatos e as responsabilidades possam ser elucidados e os culpados punidos".

O chanceler lamentou "as infelizes declarações do presidente do Brasil". Conforme expressou nesta terça-feira em entrevista coletiva, as declarações de Bolsonaro foram “absolutamente impertinentes” e “fazem uma ingerência inadequada em assuntos internos”. Essas declarações "não respeitam as formas de relacionamento entre os Estados e não coincidem com as relações de boa vizinhança e respeito mútuo entre Brasil e Bolívia", acrescentou.

"A senhora Añez está sendo investigada e processada criminalmente em nosso país porque cometeu graves violações de direitos humanos e porque há provas suficientes de que ela também cometeu crimes contra a humanidade", disse Mayta.

Añez, acusada de terrorismo, sedição, conspiração e ações irregulares para assumir a presidência em novembro de 2019, foi condenada a 10 anos pelo caso "Golpe II", juntamente com os ex-comandantes das Forças Armadas Williams Kaliman e da Polícia Vladimir Calderón, a quem Bolsonaro se referiu, que estão foragidos. (ARN).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Pedido para criação da CPI do MEC é protocolado no Senado

 CPI  

Requerimento possui 31 assinaturas para instalação de comissão. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com 31 assinaturas, quatro a mais que o mínimo de 27 necessárias, senadores da oposição protocolaram hoje (28), na Secretaria-Geral da Mesa do Senado, o requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar na Casa um suposto esquema de tráfico de influência no Ministério da Educação (MEC).

A pressão para a instalação de uma CPI aumentou nos últimos dias diante de suspeitas de interferência do presidente Jair Bolsonaro nas investigações contra o ex-ministro da pasta Milton Ribeiro que, na semana passada, foi preso durante a Operação Acesso Pago, da Polícia Federal (PF), para sair do papel, a comissão depende do sinal verde do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) que precisa ler o pedido no plenário da Casa.

Pelas redes sociais, no último domingo, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, disse que não tratou com o presidente sobre as operações da PF em viagem aos Estados Unidos. "Diante de tanta especulação sobre minha viagem com o presidente Bolsonaro para os EUA, asseguro categoricamente que, em momento algum, tratamos de operações da PF. Absolutamente nada disso foi pauta de qualquer conversa nossa, na referida viagem".

Segundo o autor do requerimento, Randolfe Randrigues (Rede – AP), há um desejo no Senado de que esse “esquema escandaloso” que se instalou no MEC tenha uma séria investigação. “Desde a semana passada, é de conhecimento de todos, em áudio do próprio senhor Milton Ribeiro, de que o presidente da República interveio de forma clara para impedir que a investigação avançasse, em um claro crime, conforme o Código Penal, de obstrução às investigações e de uso de informações privilegiadas” , justificou.

A Agência Brasil entrou em contato com o MEC e aguarda posicionamento sobre o assunto. (Por:Agência Brasil).

Veja lista de assinaturas para criação da CPI:
Randolfe Rodrigues (Rede-AP);
Paulo Paim (PT-RS);
Humberto Costa (PT-PE);
Fabiano Contarato (PT-ES);
Jorge Kajuru (Pode-GO);
Zenaide Maia (Pros-RN);
Paulo Rocha (PT-PA);
Omar Aziz (PSD-AM);
Rogério Carvalho (PT-SE);
Reguffe (União Brasil-DF);
Leila Barros (PDT-DF);
Jean Paul Prates (PT-RN);
Jaques Wagner (PT-BA);
Eliziane Gama (Cidadania-MA);
Mara Gabrilli (PSDB-SP);
Nilda Gondim (MDB-PB);
Veneziano Vital do Rego (MDB-PB);
José Serra (PSDB-SP);
Eduardo Braga (MDB-AM);
Tasso Jereissati (PSDB-CE);
Cid Gomes (PDT-CE);
Alessandro Vieira (PSDB-SE);
Dario Berger (PSDB-SC);
Simone Tebet (MDB-MS);
Soraya Thronicke (União Brasil-MS);
Rafael Tenório (MDB-AL);
Izalci Lucas (PSDB-DF);
Alexandre Giordano (MDB-SP);
Marcelo Castro (MDB-PI);
Confúcio Moura (MDB-RO)
Jarbas Vasconcelos (MDB-PE)


Caixa: Fenae pede afastamento imediato de Pedro Guimarães e urgência em investigação de denúncias de assédio sexual


Para a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal, os fatos são gravíssimos e devem ser apurados com urgência e rigor

Pedro Guimarães (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil | Reuters)

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) manifesta indignação frente aos relatos de empregadas do banco sobre denúncias de casos de assédio sexual praticados pelo presidente da instituição, Pedro Guimarães. Na avaliação da Fenae, os fatos — em processo de investigação pelo Ministério Público Federal — são gravíssimos e devem ser apurados com urgência e rigor.

A Federação defende que é fundamental que Pedro Guimarães seja afastado de imediato do cargo enquanto correm as investigações, em respeito à segurança de todas as empregadas e os empregados do banco. 

“A Fenae se solidariza e está à disposição de todas as trabalhadoras que fizeram a denúncia. Esse caso é estarrecedor e, por isso, Pedro Guimarães deve ser afastado”, afirma o presidente da Federação, Sergio Takemoto. “As empregadas e os empregados da Caixa, que tanto contribuem para a construção dessa empresa, merecem respeito. Não toleramos qualquer violência contra as mulheres”, ressalta Takemoto. 

O coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e diretor de Administração e Finanças da Fenae, Clotário Cardoso, destaca que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) tem instrumentos que protegem o trabalhador que sofreu assédios. Ele também cobra respeito aos empregados da instituição centenária, que é a Caixa. 

“Assédio é crime. Os fatos são gravíssimos e devem ser apurados imediatamente. É imprescindível o afastamento de Pedro Guimarães diante das acusações”, defende. "A CEE/Caixa e a Fenae estão à disposição das vítimas para protegê-las e ampará-las no que for necessário”, acrescenta Cardoso. 

A diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber, ressalta a coragem das mulheres que denunciaram os casos de assédio. "É extremamente importante a união de todas elas”, diz. “Vemos a força desse caso, que ganhou repercussão nacional e demanda a saída imediata de Pedro Guimarães da presidência da Caixa. Nós, mulheres da Fenae, nos solidarizamos com todas as vítimas", enfatiza a diretora.

A Federação reforça que a violência contra a mulher, em qualquer nível, contraria todos os valores e princípios da Caixa, assim como o histórico do banco na promoção da igualdade e do respeito aos direitos humanos. (Fenae).



Petrolina tem mais 243 novos casos; ocupação de UTI é de 47,7%

                    Via; Carlos Britto

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação


Mais 243 novos casos de Covid-19 foram registrados no dia de ontem (28) em Petrolina. Os números estão no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de saúde (SMS). Foram realizados 605 testes no polo montado pela pasta.

Petrolina está, no momento, com 54.329 infectados pelo novo coronavírus. Desse total, 52.601 já estão recuperados. Isso significa 96,8% de cura clínica. A cidade possui 1.058 casos ativos e 670 mortes causadas pela doença.

Dos 44 leitos de UTI disponíveis para a Rede PEBA (Pernambuco-Bahia), 21 estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação fica em 47,7%. Outras informações sobre a pandemia estão disponíveis no site da prefeitura.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Rajada será novamente o cenário da Expo-Rajada, Feira de Caprinos e Ovinos, que está na sua 9ª edição.

 


A Expo-Rajada 9ª edição, será realizada entre os dias 01 à 03 de Julho no distrito de Rajada, localizado na zona rural em Petrolina (PE).  A feira contará com 136 baias para exposição dos animais.

A realização deste grande evento é da Prefeitura de Petrolina, responsável pela estrutura e as atrações. Quanto à organização da Exposição, fica a cargo do grupo de criadores de Rajada, com o apoio da Capricon cooperativa, Ascopraj, e os amigos apoiadores parceiros e patrocinadores, do comercio local e da sede. 

A Expo-Rajada 9ª edição, terá rodada de negócios, referente aos preços dos animais, exposição, desfile de caprinos e ovinos, competição dos animais por categorias, entrega de premiações e shows musicais.

A previsão é de que esse grande evento venha a atrair um grande numero de público visitante, e criadores de várias partes do Nordeste.

De acordo com o Coordenador da feira, Cândido Roberto de Araújo, a Expo-Rajada está consolidada no calendário festivo da região. Sendo assim, “Tanto os criadores quanto a população em geral, esperam ansiosos por esse grande evento”.

Vale lembrar que além da feira, teremos atrações musicais na noite do sábado. Todo o público presente vai poder apreciar de perto, os shows dos artistas: Felipão, Keu Dantas, Babi Castro e Iguinho & Lulinha.  

Com certeza esses artistas vão animar a festa com muito forró, sertanejo, e outros estilos. O público visitante, além de apreciar os shows, vai poder ao mesmo tempo dançar e se divertir ao som das referidas atrações.

Parceiros: Rota do cordeiro (MDR) Bnb-Prodeter, Capricon cooperativa, IF Sertão, Embrapa, Univasf, Abatedouro de Rajada, Adagro.

Cândido Roberto de Araújo - Coordenador da feira


PROGRAMAÇÃO 9ª EXPORAJADA 


01/07 – SEXTA-FEIRA 

12:00 horas – Entrada de animais no Parque; 

19:00 horas - Encerramento da entrada de animais no parque; 

21:00 horas – Fim cadastramento dos animais para os concursos; 

21:00 horas – Secagem das cabras de leite do concurso; 

21:30 horas – Pirão do criador (Momento de confraternização dos criadores da Exporajada); 

02/07 – SABADO 

08:00 horas – Reinicio da feira; 

08:00 horas – Concursos leiteiro 1ª; 

09:00 horas – Concurso de animais 

1º Concurso de peso 

2º Concurso pista Anglo-nubiano 

3º Concurso pista Boer 

4º Concurso pista Berganês 

19:00 horas – Concursos leiteiro 2ª; 

22:00 horas – Fechamento dos portões das baias; 

22:00 horas – Shows artísticos. 

03/07 – DOMINGO 

08:00 horas – Concursos leiteiro 3ª; 

09:00 horas – Concurso de animais Amostra da Raça White

Dorper 

1º Concurso pista Dorper 

2º Entrega das premiações 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...