terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

MEC prorroga prazo para adesão de universidades ao Sisu

 

Instituições terão até 23 de fevereiro para oferecer vagas

Marcello Casal Jr./Agencia Brasil

O Ministério da Educação ampliou para 23 de fevereiro o prazo para a adesão das instituições públicas de educação superior ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na oferta de vagas para o primeiro processo seletivo de 2021.

Até então, as inscrições, que tiveram início em 8 de fevereiro, tinham como prazo final o dia 12. A assinatura do termo de adesão de cada instituição deve ser feita por meio do sistema de gestão do Sisu, no site do programa.

“Essa alteração do edital de adesão ao Sisu, que será publicada no Diário Oficial da União (DOU), no próximo dia útil, apenas unificará os cronogramas, antes estanques, dos dois procedimentos previstos em edital, que são a adesão e a retificação, se for o caso, das informações constantes nos documentos de adesão. O prazo final desse último procedimento não foi alterado. Ele terminará também no dia 23 de fevereiro”, informou o MEC.

O Sisu é o programa do MEC para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e, para participar, é preciso ter garantido um bom desempenho nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação.

É de exclusiva responsabilidade da instituição participante descrever, no documento de adesão, as condições específicas de concorrência às vagas por ela ofertadas no âmbito do Sisu. (Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Aline Leal



Vítima da Covid-19, cantor do Demônios da Garoa morre aos 79 anos

 

Izael Caldeira (extrema-esquerda, sentado) com Demônios da Garoa (Foto: Reprodução / Sesc)

O sambista Izael Caldeira, integrante do grupo Demônios da Garoa, morreu no final da noite desta segunda-feira, 15, em São Paulo. Ele foi mais um músico brasileiro vítima da Covid-19. A informação foi dada pela banda nas redes sociais, informando que ele estava internado desde o início de fevereiro.

Segundo a banda, Izael estava internado desde o início de fevereiro.

"É com profunda tristeza e com nossos corações completamente apertados que comunicamos a todos o falecimento do nosso amado irmão #IZAEL ainda sem acreditar que perdemos uma das vozes mais lindas desse País, um ser humano ímpar e que vai deixar muitas, mas muitas saudades”, escreveu o grupo.

“Obrigado por tudo Iza. Que DEUS em sua infinita bondade possa confortar o coração de todos os familiares, amigos e fãs. Descanse em Paz e com um trecho de uma música que o Senhor gravou lindamente nos despedimos: ‘SE TODOS FOSSEM, IGUAIS A VOCÊ QUE MARAVILHA VIVER’”, continuou. 

O sambista tinha acabado de fazer 79 anos, em 27 de janeiro. Apesar de não ser da formação original, ele estava há mais de 20 anos no Demônios da Garoa, na qual ingressou em 1999 - e, além de cantar, tocava timba.(Brasil247). 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Erupção do vulcão Etna provoca chuva de pedras

Imagens e vídeos da erupção vulcânica foram compartilhadas nas redes sociais

O Etna é o vulcão ativo mais alto do mundo - Foto: Reprodução/Twitter

O vulcão siciliano Etna, muito próximo à cidade portuária de Catânia (costa leste da Itália), voltou a experimentar uma nova erupção nesta terça-feira (16), embora sem perigo, causando uma chuva de pequenas pedras vulcânicas e cinzas na cidade, cujo aeroporto permaneceu fechado. 

O afundamento de uma parte da cratera na encosta sudeste do famoso vulcão causou um transbordamento e um deslizamento de lava ao longo do flanco ocidental que, no entanto, não colocou em risco as aldeias habitadas perto do vulcão, ressaltou um funcionário do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) para a agência Agi. 

"Já vimos situações piores", comentou Stefano Branca, diretor do INGV de Catânia, considerando que este fenômeno que começou no final da tarde "não foi nada preocupante". 

Os bombeiros disseram em um tuíte no início da tarde que, mesmo assim, estavam monitorando a evolução da situação em três pequenas cidades nos arredores do vulcão: Linguaglossa, Fornazzo e Milo.


As imagens da erupção no final da tarde mostraram uma coluna impressionante de cinzas rosa no topo do cume coberto de neve do vulcão. 

Ao anoitecer, a nuvem já havia se dissipado, mas o Etna continuou a despejar vários fluxos de lava incandescente. 

O Etna, com uma área de cerca de 1.250 km2, é o vulcão ativo mais alto (3.324 m) da Europa, com erupções frequentes há cerca de 500.000 anos. (Por AFP).

“Lula foi traído por um nome importante do PT”, diz hacker Walter Delgatti

 

Walter Delgatti e Lula (Foto: Reprodução / Divulgação)

Walter Delgatti, o ‘hacker de Araraquara’, que acessou celulares de cerca de 200 autoridades, como os integrantes da Lava Jato, revelou em entrevista ao vivo à TV 247 nesta terça-feira (16) que descobriu, por meio das conversas a que teve acesso, que o ex-presidente Lula foi traído por uma pessoa próxima.

Delgatti acrescentou que era uma “autoridade”. Questionado pelo jornalista Joaquim de Carvalho, que realiza a entrevista, se era uma pessoa que fazia parte do governo da ex-presidente Dilma Rousseff, respondeu positivamente. E informou que foi uma ação - e não uma mensagem, ou declaração - que “acabou ajudando a Lava Jato e prejudicando Lula”.

Na entrevista, Walter Delgatti contou em detalhes o que o motivou a invadir aparelhos de autoridades, como procuradores e ministros, e acessar conversas do aplicativo Telegram: ele próprio foi alvo de uma operação do Ministério Público, pela qual foi acusado injustamente de traficante, preso por seis meses e perdeu todos os amigos, namorada e emprego. Indignado e vendo-se perseguido, tentou encontrar informações sobre ele no aplicativo Telegram de um procurador de Araraquara, onde mora, no interior de São Paulo. (Brasil247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Brasileiro é preso nos Estados Unidos, acusado de ser terrorista

 

Pastor Douglas (na foto, ao lado da mulher, a missionária Daiana) é acusado pela polícia dos Estados Unidos de ser terrorista (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O imigrante valadarense Douglas Gonçalves, de 30 anos, está preso nos Estados Unidos sob a acusação de terrorismo, que segundo a polícia dos Estados Unidos teria sido praticado contra a rede supermercadista Wegmans, em Massachusetts, EUA.


Douglas Gonçalves é pastor auxiliar na igreja Philadelphia Ev. Church, em Framingham, e foi preso em casa, em Natick, estado de Massachusetts, em 5 de fevereiro.

Contra ele pesa o fato de ter enviado mensagem ao supermercado, via e-mail, dizendo que entraria em uma loja atirando contra os funcionários.

Douglas também é acusado de fraude de identidade e posse de documentos fraudados no Departamento de Registro de Veículos Automotores. Ele está preso no presídio de segurança máxima em Billerica, em Massachusetts.

Nesta quarta-feira (17) ele será ouvido pela Justiça dos EUA.

Familiares e amigos de Douglas contestam as acusações contra o pastor. Em uma transmissão ao vivo no Facebook, feita no sábado (12), a mulher do pastor Missionária Daiana, disse que ele é um homem de Deus e jamais ameaçaria nem uma pessoa sequer.

E que ela sofreu muito ao ver a polícia norte-americana entrando na sua casa, vasculhando tudo e tratando a todos como criminosos.

Ajuda para custear advogado 
Disse que precisa de ajuda de amigos para divulgar a injustiça que está sendo cometida contra seu marido e também para custear as despesas do advogado, que vai defender Gonçalves na Corte estadunidense. Os honorários desse advogado somam US$ 12.500 – quase R$ 70 mil na conversão atual.

Fernanda Pires, amiga da família, e que participou da transmissão ao vivo, disse que várias são as informações sobre o caso, todas desencontradas, porque nem Gonçalves nem sua família sabem exatamente o teor das acusações da polícia e da Justiça dos EUA.

“Nós temos fé que os mesmos jornais que estamparam a foto do Douglas com as acusações vão estampar novamente a sua foto, em breve, noticiando que ele é um homem de caráter, um inocente”, disse, durante a transmissão.(

Por: Tim Filho /

Por: Estado de Minas).



Hacker Walter Delgatti revela: Barroso era conselheiro de Dallagnol

 

Walter Delgatti, Luís Roberto Barroso e Deltan Dallagnol (Foto: Reprodução / STF)

Walter Delgatti, o hacker que acessou aparelhos de celular de cerca de 200 autoridades, entre elas os procuradores da Lava Jato, tendo acesso a suas conversas do Telegram, revelou em entrevista à TV 247 nesta terça-feira (16) que o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso era uma espécie de “conselheiro” do procurador Deltan Dallagnol.

Questionado sobre a relação entre o ministro do STF e o procurador, Delgatti respondeu: “Realmente, existia uma conversa entre eles bem restrita. Uma conversa que não seria ideal para o cargo deles e o assunto era sobre o cargo também, então seria algo imoral, antiético. Um relacionamento bem restrito”.

“Mas orientava?”, perguntou o jornalista Joaquim de Carvalho, que conduziu a entrevista. “Sim, orientava, era como se fosse um conselheiro, onde ele contava o que estava acontecendo, pedia opiniões”. “O Barroso compunha a primeira turma né, não julgava os casos da Lava Jato, então ele (Deltan) perguntava o que fazer, o que pegar de jurisprudência, como convencer um juiz do STJ… inclusive na época eles investigavam muito a vida de um relator do STJ, acho que Felix Fisher”, relatou Delgatti, referindo-se ao ministro do Superior Tribunal de Justiça.

E prosseguiu, revelando ainda ameaças e uma espécie de dossiê contra quem podia ser eventualmente contra a Lava Jato no Judiciário: “eles faziam uma análise de todas as decisões, do perfil, e montavam alguma peça encurralando eles e enviavam para a PGR, na época a Raquel Dodge ou a subprocuradora, montavam a peça, enviavam”. 

De acordo com o hacker, a subprocuradora Luiza Frischeisen era um contato dos procuradores. “Ela conseguia o que estava acontecendo lá e vazava para eles. Os processos disciplinares dele... ela vazava antes de chegar por meio oficial”, acrescentou.

“Então eles colocavam contra a parede, tanto no TRF4, no STJ e no STF. Mas no TRF4 eles tinham conquistado já, difícil estava sendo no STF, mas no STJ também”, disse ainda.

“Não me arrependo de nada”

Walter Delgatti disse não se arrepender da invasão, apesar das consequências para sua vida pessoal, como a prisão. Ele foi preso em julho de 2019, chegou a ser transferido para a Penitenciária da Papuda, em Brasília, e hoje está sob prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, morando na casa da avó.

“Eu não me arrependo de nada. Eu me sinto orgulhoso demais. Eu contribuí e vou contribuir muito mais ainda. Eu consegui provar o que aconteceu comigo e o que eu fiz de certa forma vai ajudar muitas pessoas. A sensação que eu tive quando eu consegui fazer isso é algo inexplicável. Eu sou alguém”.

Delação premiada

Delgatti contou também que as autoridades fizeram forte pressão para que ele fizesse acordo de delação premiada, tanto para que ele próprio fosse solto quanto para libertar seus dois amigos - que nada têm a ver com a invasão, segundo ele, mas também viraram alvo. “‘Se você não fizer o acordo de delação você não vai sair’, o delegado dizia para mim. Toda hora eu sofria esse tipo de pressão psicológica”.

“Eles não falavam de forma expressa, mas davam a entender que eu precisava falar do Glenn [Greenwald] ou de alguém ligado ao Lula ou que entregasse o montante [de dinheiro]. Mas eu não tinha recebido nada por isso (a invasão) e eles colocaram um grampo na minha cela”, acrescentou.

Traidor de Lula

O ‘hacker de Araraquara’ revelou também que soube, pelas conversas, que o ex-presidente Lula foi traído por uma pessoa próxima. Questionado se era uma pessoa que fazia parte do governo da ex-presidente Dilma Rousseff, respondeu positivamente. E informou que foi uma ação - e não uma mensagem, ou declaração - dessa pessoa que “acabou ajudando a Lava Jato e prejudicando Lula”. (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Governador da Bahia decreta toque de recolher entre 22h e 5h

Rui Costa afirma que a medida ocorre por conta do aumento de casos de Covid-19


Governador da Bahia, Rui Costa ao anunciar o toque de recolher - Foto: Reprodução/Youtube

Com o avanço do número de casos da Covid-19 nas últimas semanas, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), decretou toque de recolher entre as 22h e 5h, na maior parte do território baiano, a partir desta sexta-feira (19).

A circulação de pessoas nas ruas e funcionamento de serviços não essenciais serão proibidos neste horário em toda a Bahia, exceto nas regiões oeste, de Irecê e Jacobina, que apresentam os três menores índices de ocupação de leitos para Covid-19 o estado.

O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa na tarde desta terça-feira (16), após uma reunião com prefeitos e técnicos da secretaria de Saúde. O decreto valerá, inicialmente, por sete dias.

"É uma medida que precisamos tomar para conter as taxas de contágio e o número de casos ativos que hoje ultrapassam 15 mil. É uma forma de conter o avanço desse número alarmante que, se continuar crescendo, irá levar ao total colapso do sistema de saúde", disse o governador.

Caso haja descumprimento do toque de recolher, a polícia vai autuar pessoas e estabelecimentos comerciais por crime contra a saúde e ordem pública.

As pessoas que descumprirem o decreto serão conduzidas à delegacia, onde será registrado o procedimento e encaminhado ao Ministério Público para abertura de processo criminal.

Também será solicitado que as prefeituras cassem o alvará de funcionamento dos estabelecimentos que desrespeitem o decreto.

A Bahia registrou nesta terça-feira (16) uma ocupação de 74% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com Covid-19. O retorno das aulas presenciais na Bahia, que havia sido autorizado pela Justiça, foi derrubado após nova decisão judicial.

O governador Rui Costa afirmou que, para a volta às aulas, é preciso reduzir o número de casos ativos da Covid-19, o número de mortes pela doença e as taxas de ocupação de leitos.

"Definimos que esses critérios são os requisitos mínimos necessários para que possamos ter um retorno sem colocar em risco a vida de nossos professores, pais, alunos e todos os seus familiares", disse o governador. (Por Folhapress).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Escolas de São Paulo registram este ano 741 casos de covid-19

 

Só na rede estadual de ensino de SP houve 456 vítimas confirmadas

Rovena Rosa/Agência Brasil

As escolas de São Paulo registraram, neste início de ano, 741 casos confirmados de covid-19. A informação foi dada hoje (16) pelo secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, e engloba todas as redes de ensino, sejam privadas ou públicas (estaduais e municipais). Essas ocorrências, segundo o secretário, foram notificadas desde o início do ano, somando as observadas com o retorno das aulas presenciais, as aulas de reforço e recuperação e também o período de preparação das aulas.

As aulas presenciais tiveram início no dia 8 de fevereiro na rede estadual paulista, que conta com 3,3 milhões de alunos. Na rede privada, as escolas puderam reabrir a partir do dia 1o de fevereiro.

Do dia 1º de janeiro a 13 de fevereiro, segundo levantamento feito pela Secretaria Estadual da Educação, o estado registrou 2.208 notificações de covid-19 nas escolas, com 741 casos confirmados, 334 descartados e, o restante, casos suspeitos, ainda em análise. 

Só na rede estadual, houve 456 casos confirmados, sendo 77 deles na primeira semana de aulas, entre os dias 7 e 13 de fevereiro. Dessas 456 ocorrências, 83 eram alunos e 372 professores ou funcionários das escolas. Um outro caso anotado no período envolveu um funcionário terceirizado.

Em 357 das escolas estaduais que reabriram aulas presenciais este ano houve apenas um caso de covid-19. Já em 28 escolas houve duas vítimas e, em 11 escolas, três ou mais.

“Na maioria das escolas foi um caso apenas que teve em cada escola. Isso é muito importante porque mostra que essa pessoa não pegou na escola. Pode ter pego em qualquer outro lugar”, disse o secretário.

Já na rede privada houve 271 ocorrências confirmadas do novo coronavírus, sendo 141 deles funcionários e 130 alunos.

Na rede municipal, os números foram bem baixos, já que o governo do estado só contabiliza os dados nas cidades que não têm conselho de educação próprios.

“Os números são muito baixos na rede municipal porque a maioria [das cidades] não retornou. As redes municipais que têm conselho próprio, nós não teremos informação no Simed [Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para a covid-19]. Não teremos, por exemplo, os dados da cidade de São Paulo, que, por ter um conselho próprio, terá um tipo de monitoramento próprio de suas escolas”, explicou Rossieli.

Com isso, houve apenas 14 vítimas confirmadas nas escolas da rede municipal.

Escola com suspeita de transmissão

A secretaria estadual da Educação tem monitorado colégios da rede estadual para avaliar se a doença está sendo transmitida dentro do ambiente escolar. Das 4,5 mil escolas da rede estadual, nove precisaram ser fechadas temporariamente por ter mais de dois casos confirmados de covid-19. Duas delas, segundo o secretário, já iniciaram as aulas.

Histórico

As aulas presenciais estavam suspensas em todo o estado de São Paulo desde o fim de março do ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus. Desde o dia 8 de setembro, no entanto, escolas estaduais estavam autorizadas a reabrir para atividades de reforço e acolhimento emocional. 

O governo autorizou também a retomada de aulas para o ensino médio em 7 de outubro e, para o ensino fundamental, em 3 de novembro. Mas coube a cada um dos 645 prefeitos do estado decidir se as escolas de seus municípios iriam reabrir ou não, seguindo o planejamento estadual. (Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - São Paulo).

 

Em 2021, escolas de SP registraram 741 casos de covid-19
Arte/Agência Brasil

 

Edição: Kleber Sampaio


BLOG DO BILL NOTICIAS

Apac emite alerta para chuvas intensas no Agreste e Sertão de Pernambuco

 

Pancadas d’água seriam consequência da confluência dos ventos em baixos níveis e de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN)


Tempo nublado em Petrolina, no Sertão de Pernambuco - Foto: Reprodução/Clima ao vivo

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) liberou um informativo alertando sobre a previsão do tempo no interior do Estado, para esta terça (16) e esta quarta-feira (17). A agência indica a possibilidade de chuvas com intensidade moderada a forte nas regiões do Sertão do São Francisco, Sertão de Pernambuco e Agreste.

Pancadas d’água seriam consequência da confluência dos ventos em baixos níveis e de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN).

RMR
As chuvas também tem impactado outras regiões do estado. Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, recebeu um grande volumes de águas nessa segunda-feira (15), causando inundações e danos materiais a população.Por Portal Folha de Pernambuco ).


Saúde assina contrato para compra de mais 54 milhões de doses da CoronaVac

 

O Ministério da Saúde e o Instituto Butantan assinaram, na segunda-feira (15), contrato para obter mais 54 milhões de doses da CoronaVac. A vacina é desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac e produzida no Brasil pelo instituto paulista.

Após impasses, a pasta anunciou em janeiro que faria a compra, mas o contrato ainda não havia sido formalizado.

A aquisição se soma a 46 milhões de doses que já haviam sido adquiridas pela pasta no início deste ano. Com isso, o total de doses que devem ser fornecidas pelo Butantan chegará a 100 milhões.

O anúncio ocorre em meio à pressão de municípios, que têm afirmado que irão interromper campanhas de vacinação devido à falta de doses. (Por Folhapress).


BLOG DO BILL NOTICIAS



Gilmar reage ao deboche do general Villas-Bôas e diz: "ditadura nunca mais"

 

Gilmar Mendes, ministro do STF (Foto: Valter Lima)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, reagiu a um tuíte do general Eduardo Villas Bôas debochando do ministro Edson Fachin, que comentou em uma publicação do general da reserva, de abril de 2018, pressionando a Corte a não conceder habeas corpus ao ex-presidente Lula.

Nesta terça-feira (16), Villas Bôas comentou "três anos depois" em uma publicação de uma matéria sobre a reação tardia de Fachin.

Gilmar reagiu com duras palavras: "Ao deboche daqueles que deveriam dar o exemplo responda-se com firmeza e senso histórico: Ditadura nunca mais!" (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Família promove rifa solidária para ajudar na cirurgia de sua mãe

 

Foto Ilustrativa

A família de Raimunda Maria Coelho Silva, 66 anos, diagnosticada com hidrocefalia (água na cabeça), está promovendo uma Rifa Solidária para ajudar no pagamento da cirurgia e nos medicamentos  necessários no pós-operatório.

De acordo com a filha Cleinha, sua mãe precisa fazer a cirurgia o mais rápido possível.  Pedimos a todos os amigos e a quem possa nos ajudar, dando sua parcela de contribuição para que possamos custear a referida cirurgia.

O Bilhete da rifa custa R$10 e quem adquirir concorrerá a uma cesta com produtos da Boticário e da Natura, conforme mostra a foto.

Para adquirir os bilhetes, entrar em contato com Cleinha, pelo WhatsApp/Telefone: 87 99931-5069 ou no seguinte endereço:

Rua 10 nº 171 Bairro São Gonçalo – Petrolina-PE.

OBS. O sorteio será realizado no dia 01 de março.

Desde já a família agradece a colaboração de todos.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...