sábado, 12 de outubro de 2024

FAB envia quinto voo para resgatar brasileiros no Líbano

 

Após quatro voos de repatriação, 885 pessoas voltaram ao Brasil

06.10.2024 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recepciona e dá as boas-vindas aos cidadãos brasileiros repatriados do Líbano em voo da FAB na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos - SP. Foto: Ricardo Stuckert/PR (Foto: Ricardo Stuckert/PR)


A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou neste sábado (12) mais um avião da Operação Raízes do Cedro para resgatar brasileiros que querem deixar o Líbano em meio aos bombardeios de Israel.

O quinto voo da aeronave KC-30 para Beirute, capital libanesa, decolou às 11h da Base Aérea de São Paulo. O voo de repatriação fará uma escala em Portugal antes de chegar ao destino.

Na manhã deste sábado, mais 211 brasileiros desembarcaram no país. Ao todo, após quatro voos de repatriação, 885 pessoas e 11 pets retornaram ao Brasil.

Números - Segundo o governo brasileiro, cerca de 20 mil brasileiros moram no Líbano. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) estima que três mil querem deixar o país nos voos da FAB.

Os primeiros 229 brasileiros repatriados chegaram na manhã de domingo (6) na Base Aérea de São Paulo e foram recepcionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.- 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ataques israelenses matam 19 pessoas em Gaza, dizem médicos

 

Não houve nenhum comentário israelense sobre as mortes

Israel bombardeia Gaza (Foto: Prensa Latina )

Ataques militares israelenses em Gaza durante a noite mataram pelo menos 19 palestinos, disseram médicos no sábado, enquanto as forças continuavam a avançar mais profundamente na área de Jabalia, onde agências de ajuda humanitária internacionais dizem que milhares de pessoas estão presas.

Moradores disseram que forças israelenses continuaram a atacar por ar e terra Jabalia, que fica no norte do enclave e é o maior dos campos de refugiados históricos do enclave.

O exército israelense publicou novas ordens de evacuação no sábado para dois bairros no extremo norte da Cidade de Gaza, que também fica no norte do enclave, dizendo que a área era uma "zona de combate perigosa".

Em uma declaração, o Ministério do Interior de Gaza, comandado pelo Hamas, pediu aos moradores que não se mudassem para as áreas ao norte do enclave e também que evitassem ir para o sul "onde a ocupação está conduzindo bombardeios contínuos e matando todos os dias nas áreas que alega serem seguras".

Não houve nenhum comentário israelense novo sobre as mortes, mas o exército disse nos últimos dias que as forças que operam em Jabalia e áreas próximas mataram dezenas de militantes, localizaram armas e desmantelaram a infraestrutura militar. - Reuters.


BLOG DO BILL NOTICIAS

“O Brasil está crescendo acima da expectativa e retomando a civilidade”, diz Luís Roberto Barroso

 

Presidente do STF ressalta avanços econômicos, mas alerta para desigualdade e crise educacional em declarações feitas no Fórum Esfera, em Roma

Luís Roberto Barroso (Foto: ASCOM_CASA_CIVIL)

Em sua participação no Fórum Esfera, em Roma, neste sábado, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, destacou o cenário econômico positivo do Brasil, afirmando que o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá pelo segundo ano consecutivo acima das expectativas e que o desemprego atingiu o menor nível desde 2014. Ele também ressaltou a importância da reforma tributária: “A reforma tributária trará grandes oportunidades de crescimento. Isso contribuiu para reduzir muito a temperatura política, o que faz bem ao Brasil”.

Barroso celebrou a retomada da civilidade no país, mas não deixou de apontar desafios persistentes. “Estamos comemorando 36 anos da Constituição. Mas não podemos fechar os olhos para problemas como a pobreza, a fome e a desigualdade. Temos um país em que 63% da riqueza está concentrada em 1% da população”, alertou.

O ministro também destacou o problema histórico de patrimonialismo, com a apropriação do público pelo privado, e ressaltou a gravidade da crise educacional. Segundo Barroso, o déficit na educação gera trabalhadores menos produtivos e elites despreparadas, impactando diretamente no baixo crescimento econômico do país, que, nas últimas décadas, manteve uma média de apenas 2% ao ano. “Isso é insuficiente para reduzir a desigualdade”, pontuou.

Em relação à segurança pública, Barroso foi incisivo ao descrever a situação como uma “guerra”, alertando para a infiltração do crime organizado nas instituições e na Amazônia. Apesar dos problemas, o ministro concluiu com uma visão otimista: “O Brasil ainda é uma das grandes oportunidades do mundo, em razão de sua biodiversidade e de seu papel na transição energética. Temos um futuro lindo pela frente”. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Quarto voo com brasileiros resgatados do Líbano chega ao Brasil

 

Operação do Governo Federal traz mais 211 passageiros ao país e soma quase 900 repatriados em uma semana

Operação “Raizes do Cedro” em Guarulhos. Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, na manhã deste sábado (12), trazendo 211 brasileiros e familiares repatriados do Líbano. O voo é parte da Operação "Raízes do Cedro", uma iniciativa do Governo Federal para retirar cidadãos brasileiros da zona de conflito no Oriente Médio. O avião KC-30 aterrissou às 7h11, após uma escala em Lisboa, onde fez uma parada técnica na sexta-feira (11).

Desde o início da operação, há uma semana, quase 900 pessoas e 11 animais de estimação já foram trazidos ao Brasil em quatro voos consecutivos. O primeiro grupo de resgatados chegou no dia 6 de outubro, quando foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que declarou: "Faremos todos os esforços para trazer todos os brasileiros e familiares que necessitarem."

Prioridades e articulações

A Operação "Raízes do Cedro" prioriza mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano. A articulação entre o Ministério das Relações Exteriores, a Embaixada do Brasil em Beirute e a FAB tem sido fundamental para garantir que a repatriação ocorra de forma segura e organizada. "A PF montou uma equipe especializada e dedicada ao controle migratório e, junto com a Receita Federal, também faz a parte aduaneira", explicou Luana Medeiros, diretora de Migrações do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Além do resgate de pessoas, o Governo Brasileiro também está utilizando as viagens para levar insumos estratégicos de saúde ao Líbano. Mais de 7,5 toneladas de medicamentos, material para reidratação, agulhas e seringas descartáveis foram entregues até agora, como parte do apoio humanitário à região.

Medidas de apoio no Brasil

Ao desembarcar, as famílias são recebidas por equipes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com a Agência da ONU para as Migrações (OIM). Essas equipes estão preparadas para atender as necessidades imediatas dos repatriados e identificar possíveis demandas por abrigos temporários ou inclusão em programas sociais, como o Bolsa Família. A Força Nacional do SUS também está presente, oferecendo cuidados médicos e psicológicos aos que chegam, inclusive com atenção especial para casos de desidratação e crises de ansiedade.

Crédito extraordinário e orientações

Na sexta-feira (11), o Governo Federal publicou a Medida Provisória nº 1.264, que autoriza um crédito de R$ 80 milhões para a operação, garantindo os custos logísticos e de transporte dos brasileiros. O Itamaraty continua a recomendar que, aqueles que tenham condições, deixem o Líbano por meios próprios, enquanto o aeroporto de Beirute permanece operacional com voos da Middle East Airlines.

Facilitação para entrada de pets

Em uma medida especial, o Ministério da Agricultura e Pecuária flexibilizou regras para facilitar a entrada de cães e gatos vindos do Líbano. Um protocolo foi adotado para permitir que tutores ingressem no Brasil com seus animais sem a necessidade imediata de todos os documentos exigidos em condições normais.

Semelhanças com operações anteriores

A Operação "Raízes do Cedro" segue um modelo similar ao adotado pelo Governo Federal durante a "Operação Voltando em Paz", realizada entre outubro de 2023 e janeiro de 2024. Naquela ocasião, mais de 1.500 brasileiros e 50 animais foram resgatados de zonas de conflito na Faixa de Gaza, Cisjordânia e Israel. A decisão pela nova operação surgiu após o agravamento do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, que atua no Líbano, e foi determinada diretamente pelo presidente Lula.

Com a continuidade da operação, o Governo reafirma o compromisso de proteger seus cidadãos em situações de risco no exterior.- 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

"Vergonha histórica", diz Felipe Neto, sobre apoio do PDT do Ceará à extrema-direita em Fortaleza

Influenciador critica aliança do partido de Brizola com candidato bolsonarista no segundo turno das eleições municipais



O influenciador Felipe Neto usou as redes sociais para expressar sua indignação com a recente decisão do PDT de Fortaleza, ligado ao ex-presidenciável Ciro Gomes, de apoiar o candidato bolsonarista André Fernandes (PL) no segundo turno das eleições municipais. Neto classificou o movimento como uma "vergonha histórica", destacando a incoerência da aliança com a trajetória do partido fundado por Leonel Brizola, um dos maiores defensores do trabalhismo e da resistência à ditadura militar no Brasil.

A declaração de Felipe Neto surge após o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Gardel Rolim (PDT), cinco vereadores e dois parlamentares eleitos para o Legislativo anunciarem, na última sexta-feira (11), que vão apoiar Fernandes na disputa pela prefeitura. O duelo será contra o deputado estadual Evandro Leitão (PT), no dia 27 de outubro.

“Optamos pelo candidato André Fernandes, que está aberto ao diálogo para construir essa cidade que sonhamos e planejamos”, afirmou Rolim, porta-voz do grupo, justificando a decisão como um combate à "hegemonia do PT". Apesar disso, o presidente da Câmara ressaltou que “nenhum dos candidatos representa a integralidade do projeto do PDT” para a capital cearense.

Posaram para as fotos junto a Rolim os vereadores pedetistas Paulo Martins, PPCell, Kátia Rodrigues, Lúcio Bruno e Raimundo Filho, além dos eleitos Jânio Henrique e Marcel Colares.

No primeiro turno, André Fernandes obteve 40,20% dos votos, enquanto Evandro Leitão conquistou 34,33%. José Sarto (PDT), o candidato oficial do partido, ficou em terceiro lugar com 11,75%, seguido pelo Capitão Wagner (União Brasil) com 11,40% e Eduardo Girão (Novo) com 1,06%. Outras candidaturas somaram 1,26%.

Brizola e o legado trabalhista

Leonel Brizola foi uma das figuras mais icônicas da política brasileira no século XX, fundador do PDT e símbolo da resistência à ditadura militar. Ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, Brizola destacou-se pela defesa da educação pública, das reformas sociais e pelos seus ideais trabalhistas, que buscavam uma maior justiça social no Brasil. Sua trajetória incluiu exílio durante o regime militar, e ele sempre se posicionou de forma firme contra qualquer aliança com setores conservadores que representassem retrocessos democráticos.

A decisão do PDT de Fortaleza de apoiar um candidato da extrema-direita, como André Fernandes, gerou críticas de várias figuras públicas e de seus próprios eleitores, para os quais a escolha simboliza uma ruptura com o legado de Brizola, uma vez que o partido foi construído sobre pilares de combate às elites reacionárias e conservadoras. As críticas de Felipe Neto refletem essa frustração, que também reverbera entre militantes históricos do trabalhismo. 247.

Confira: 

Lula participa do Círio de Nazaré, em Belém

 Ato é realizado há mais de 200 anos e reúne milhares de pessoas

                                André Richter - Repórter da Agência Brasil

Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado (12) da romaria fluvial do Círio de Nazaré, em Belém. A procissão faz parte das festividades homenageando Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do estado.

Acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, o presidente deu início ao círio fluvial por volta das 9h e realizou o ato litúrgico de colocar a imagem da padroeira em nicho de vidro do barco principal da romaria, que pertence à Marinha do Brasil.

Cerca de 400 embarcações integram a procissão, que percorre cerca de 18 quilômetros pela Baía do Guajará.

Tradição

Mais tarde, o presidente participará de outro evento do Círio de Nazaré. Está marcada para às 21h30 a cerimônia de passagem da imagem da padroeira na Transladação, considerada uma das principais procissões do círio.

O Círio de Nazaré é realizado há mais de 200 anos na capital paraense. A festa de devoção à Nossa Senhora de Nazaré reúne milhões de pessoas anualmente e é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

12.10.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a romaria fluvial do Círio de Nazaré, no Trapiche de Icoaraci. Belém - PA.
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente Lula participa de romaria fluvial do Círio de Nazaré, no Trapiche de Icoaraci. 
Foto: Ricardo Stuckert


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...