domingo, 9 de janeiro de 2022

Em reunião com o Governo do Estado, Miguel Coelho pede solução enérgica no enfrentamento da pandemia

                          Por Blog da Folha

Arthur de Souza/ Arquivo Folha de Pernambuco

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), participou, nesta sexta-feira (7), da reunião do governador Paulo Câmara (PSB) com gestores municipais para tratar do agravamento dos casos de Influenza e Covid-19 em Pernambuco. 

Em seu perfil no Instagram, o chefe do Executivo municipal afirmou que os municípios não podem ficar com toda a responsabilidade de segurar a pressão por atendimento na rede de saúde e cobrou respostas ao Governo do Estado. Miguel Coelho manifestou preocupação com um possível colapso da rede de saúde e estadual com o avanço das doenças.

"Estou reunido neste momento com o governador Paulo Câmara, o secretário estadual de Saúde, André Longo, e prefeitos de diversas cidades pernambucanas para tratarmos sobre a situação da pandemia de Covid-19 - dada a disseminação da variante Ômicron - e a epidemia de Influenza H3N2, com uma explosão do número de casos de gripe em todo o estado. Os municípios não podem ficar com toda a responsabilidade e segurar a pressão por atendimento na rede de saúde. É preciso que o estado haja de forma mais enérgica no enfrentamento deste problema para que o sistema de saúde não entre em colapso e para que vidas sejam preservadas", afirmou.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Sobe para 10 número de mortos na tragédia de Capitólio. Idoso de 68 anos é a primeira vítima a ser identificada

Júlio Borges Antunes é natural de Alpinópolis, interior de Minas Gerais. O corpo já foi liberado para enterro

(Foto: Divulgação/CBMMG)


Júlio Borges Antunes, de 68 anos, nascido em Alpinópolis, interior de Minas Gerais, foi a primeira vítima fatal da tragédia em Capitólio a ser identificada, informou a Polícia Civil do estado (PCMG). 

Até o momento, o deslizamento de uma rocha que despencou sobre lanchas de turistas foi responsável por matar dez pessoas pessoas. Segundo o Corpo de Bombeiros, três corpos foram encontrados nesse domingo.

O corpo de Júlio Borges foi um deles. Ele estava íntegro e foi liberado imediatamente para o enterro.

Todos os demais corpos encontrados já foram identificados de maneira preliminar, segundo o delegado Marcos de Souza Pimenta. "Conseguimos, analisando materiais angariados, como anel e camisa, e por comparação (tatuagens e arcada dentária, por exemplo), para dar uma rapidez para ao menos acalentar o coração dessas famílias. O reconhecimento precário das famílias está acontecendo no IML de Passos. A identificação formal vai levar algum tempo".

 Lista de mortos na tragédia de Capitólio, segundo o jornal O Tempo:

  • Júlio Borges Antunes, de 68 anos, natural de Alpinópolis (MG);
  • Adolescente de 14, de Alfenas (MG);
  • Homem de 37, de Itaú de Minas (MG);
  • Homem de 40 (piloto da lancha), de Betim (MG);
  • Mulher de 43, de Cajamar (SP);
  • Mulher de 18, de Paulínia (SP);
  • Idoso de 67, de Anhumas (SP);
  • Mulher de 57, de Itaú de Minas;
  • Homem de 24, de Campinas (SP)
  • Homem de 35, de Passos;

Desaparecidos: 

  • Adolescente, 14 anos, natural de Alfenas (MG), neto do casal de 67 e 57 anos;
  • Homem, 37 anos, natural de Itaú de Minas (MG), filho do casal de 67 e 57 anos e pai do adolescente. Brasil247



Lula deixa claro que candidatura de Fernando Haddad em São Paulo é inegociável

 

Lula e Haddad durante Natal com Catadores (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não abre mão da candidatura do ex-ministro e ex-prefeito Fernando Haddad, em São Paulo, segundo informa o jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles. "O ex-presidente Lula deixou algumas recomendações para a direção do PT antes de tirar férias no litoral paulista. O principal recado foi para manter a intransigência da sigla em relação à candidatura de Fernando Haddad ao governo de São Paulo. Lula deixou claro para os petistas que não abrirá mão do palanque de Haddad no maior colégio eleitoral do país. O ex-presidente está convicto de que o ex-prefeito vencerá a disputa caso Geraldo Alckmin aceite o convite para ser o vice na chapa presidencial", escreve Amado.

"Outra recomendação de Lula está diretamente ligada ao PSB. O ex-presidente afirmou que o PT não abrirá mão das candidaturas aos governos da Bahia, do Rio Grande do Norte, do Sergipe e do Piauí. Lula quer uma avaliação nos estados para entender qual é a postura do PSB em cada um deles e o que terá de ser feito para os socialistas apoiarem os candidatos a governador do PT", aponta ainda o colunista.




País tem 24.382 novos casos de covid-19 e 44 mortes em 24 horas

Número de recuperados da doença totaliza 21,634 milhões

 
NIAID

O Brasil registrou 24.382 novos diagnósticos positivos de covid-19, em 24 horas, segundo boletim divulgado hoje (9) pelo Ministério da Saúde. O número de pessoas infectadas desde o início da pandemia chegou a 22.523.907.

No total, 21.634.074 (96%) pessoas se recuperaram da doença. Há 269.852 pessoas em acompanhamento por equipes de saúde.

Foram notificadas 44 mortes, em 24 horas. Com esse número, o total de pessoas que perderam a vida para a pandemia alcançou 619.981.

Ainda há 2.830 mortes em investigação, em casos que demandam exames e procedimentos posteriores para saber se a causa foi a covid-19. Esse número não foi atualizado no boletim de hoje.

Em geral, os números são mais baixos aos domingos, segundas-feiras e dias seguintes aos feriados por causa da redução das equipes que fornecem os dados. Às terças-feiras e dois dias depois dos feriados, em geral, há mais registros diários pelo acúmulo de dados atualizado.

boletim covid-19 de 09 de janeiro de 2022
boletim covid-19 de 09 de janeiro de 2022 - Divulgação/Ministério da Saúde

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo da lista de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (155.372), Rio de Janeiro (69.532) e Minas Gerais (56.743).

Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal, Tocantins e Acre não atualizaram os dados de casos e mortes hoje. (Por Agência Brasil - Brasília).

Edição: Kelly Oliveira



BLOG DO BILL NOTICIAS

Cresce o número de pessoas à procura de testagem para a Covid-19 em Pernambuco

 

No centro de testagem localizado no Geraldão, a demanda diária passou de 474 para 1 mil testes para detecção da doença


                           Por Tarsila Castro/Folhape

Testagem para Covid-19 no Geraldão  - Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

Com o aumento de pessoas com sintomas gripais em Pernambuco e dos casos de influenza A H3N2 e de Covid-19, a procura por testagens para o novo coronavírus se tornou mais frequente entre os pernambucanos.

Neste domingo (9), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou 406 casos da doença e seis óbitos. No total, Pernambuco registrou 649.262 casos confirmados e 20.507 mortes pela doença.

No centro de testagem localizado no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no Recife, maior ponto gerido pelo Estado, antes do Natal de 2021, eram realizados cerca de 474 testes por dia.

Já na primeira semana deste ano, o número de testagens passou para 1 mil testes/dia, de acordo com a SES-PE. 

Atualmente, Pernambuco conta com três centros avançados de testagem para a Covid-19 administrados pelo Estado. O atendimento é realizado em pessoas com sintomas da doença, além dos contatos com casos confirmados, independente de apresentarem sintomas.

Os centros de testagem ficam localizados no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe), no Geraldão e na sede da Secretaria de Educação e Esportes (exclusivo para profissionais da educação).

No Geraldão, não é necessário agendar para realizar o atendimento. O serviço é disponibilizado de domingo a domingo, das 8h às 17h. O local fica na avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 7787, no bairro da Imbiribeira, no Recife.

No Cefospe, a marcação deve ser realizada via Atende em Casa (aplicativo para sistema Android ou pelo site). O atendimento é realizado de domingo a domingo, das 08h às 17h. O local fica na Rua Tabira, 252, no bairro da Boa Vista, no Recife.

Já o atendimento na Secretaria de Educação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com marcação também pelo Atende em Casa ou por demanda espontânea, sem agendamento. A secretaria fica na avenida Afonso Olindense, 1513, no bairro da Várzea, no Recife.

Centro de Testagem de Covid no Geraldão tem alta procura (Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco)

Serviço

Além do atendimento nos centros principais de testagem, o Governo do Estado também oferece o serviço em 3 postos com o programa Testa PE (programa de testagem em massa da população para detecção da Covid-19) nos seguintes endereços:

- No Terminal Integrado de Passageiros (TIP), a testagem funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 18h. O TIP fica na rua Historiador Luís do Nascimento, 294, na Várzea, Recife.

- Na Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz, os interessados também não precisam realizar o agendamento. O atendimento funciona de domingo a domingo, das 8h às 17h. A Fusam fica na rua Dom Carlos Coelho, 131, na Boa Vista, área central do Recife.

- No Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, a testagem funciona exclusivamente para passageiros em desembarque e funcionários, de domingo a domingo, das 8h às 17h. O aeroporto fica na Praça Ministro Salgado Filho, s/n, Imbiribeira, Recife. 
 
Para outras informações sobre as testagens para Covid-19 e o atendimento pelo Atende em Casa, a população pode acessar o site


Confira os pontos de vacinação desta segunda-feira (10) em Juazeiro-BA

 


A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), avança na vacinação contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (10) haverá pontos com primeira dose, segunda dose e dose de reforço. Confira:

– Ao lado do Paço Municipal e no Juá Garden Shopping haverá primeira dose para pessoas a partir de 12 anos, segunda dose (não terá Janssen) e dose de reforço. O horário é das 09h às 14h.

– Na Uneb vai ter primeira dose para pessoas a partir de 12 anos, segunda dose (Pfizer, Janssen e CoronaVac) e dose de reforço, das 09h às 14h.

Para tomar a vacina é preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Quem for tomar segunda dose ou dose de reforço deve levar também o cartão de vacina. Os profissionais de saúde devem levar o comprovante de vínculo empregatício atualizado. Os imunossuprimidos precisam levar original e cópia do laudo médico (a cópia ficará retida). Os adolescentes precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis.

A dose de reforço é destinada a pessoas, residentes em Juazeiro, com 18 anos ou mais e que tenham intervalo de 4 meses em relação à última dose; profissionais de saúde ativos e lotados em Juazeiro e que tenham intervalo de 4 meses em relação à última dose; e imunossuprimidos que estejam com intervalo de 28 dias em relação à última dose.

São considerados imunossuprimidos as pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona equivalente a 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas e pacientes renais crônicos.


Texto: Amanda Franco – Ascom/Sesau/PMJ


BLOG DO BILL NOTICIAS

Azul cancelará "centenas de voos" após alta de 405% nas dispensas médicas por gripe e Covid

 

(Foto: Valter Campanato/Abr)


A companhia aérea Azul informou que teve uma alta de 405% nas dispensas médicas na primeira semana de janeiro de 2022 em relação à média histórica, segundo o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), e, portanto, terá de cancelar "centenas de voos".

O avanço da variante ômicron do coronavírus aliado à disseminação do novo vírus da gripe, H3N2, tem elevado os casos de pessoas doentes no país.

Os cancelamentos acontecerão até o final de janeiro, disse na sexta-feira (7) presidente do sindicato que representa pilotos e comissários de voo, Ondino Dutra. "O que a empresa nos disse: que ela [Azul] pretende cancelar centenas de voos em janeiro, na segunda quinzena, em especial, por falta de tripulantes".

A Azul negocia a troca de folgas dos funcionários por compensaões financeiras para garantir um menor número de cancelamento de voos.

Ao UOL, a Azul comunicou que 10% dos voos programados em janeiro foram afetados após um "alto número de dispensas médicas". Brasil247


BLOG DO BILL NOTICIAS

‘Show de besteira’, diz Santos Cruz sobre irritação de Bolsonaro com recomendações do Exército sobre Covid-19

 

General Santos Cruz (Foto: ag. Brasil)

O ex-ministro da Secretaria de Governo Carlos Alberto Santos Cruz, disse neste sábado (8), em entrevista ao jornal O Globo, que Bolsonaro faz um "show de besteiras" todos os dias. Cruz reagiu ao posicionamento de Bolsonaro, que ficou irritado com a recomendação do Comando do Exército para vacinação da tropa, para que usem máscara e se  vacinem.

Para Cruz, o posicionamento do comandante do Exército foi de bom senso. “Eu vejo que as recomendações foram de caráter técnico e administrativo para organizar como enfrentar a pandemia no ambiente de trabalho, recomendação para que o pessoal não fique espalhando coisa falsa na internet sem ver a origem”.

Segundo Cruz, comentar o comportamento de Bolsonaro é uma “perda de tempo”. 

“Sobre o presidente eu não vou nem fazer comentário nenhum porque é todo dia um show de besteira. Eu não vou fazer nenhum comentário sobre ele porque é perda de tempo” ,ressaltou.

Os militares foram instruídos a se vacinar (para quem retornar ao trabalho presencial), praticar o distanciamento social e usar máscaras de proteção, além de não espalhar informações falsas sobre a pandemia da Covid-19, ao contrário do que prega o chefe de governo. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Buscas por fragmentos de corpos continuarão em Capitólio

 

Reunião discutirá segurança do turismo no Lago de Furnas

Divulgação/CBMMG

As buscas no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), continuarão pelos próximos dias, anunciaram hoje (9) a Defesa Civil e a Polícia Civil de Minas Gerais. Segundo os órgãos, os trabalhos prosseguirão porque, embora todos os dez mortos tenham sido resgatados, algumas vítimas tiveram somente pedaços de corpos encontrados. 

Além disso, a polícia aguarda eventuais comunicações de novos desaparecimentos, no caso de eventuais turistas que estavam sozinhos. “Pode ser que uma pessoa ou um casal estivesse caminhando e tenha caído uma pedra. Até o momento, nenhum dos órgãos recebeu informação de outros desaparecidos. Nós estamos iniciando e não temos pressa de terminar os trabalhos”, disse o delegado Marcos Pimenta, da Polícia Civil mineira.

Segundo Pimenta, até agora foram identificados apenas dois corpos, um formalmente, com base nas impressões digitais, e outro com base em reconhecimento precário de parentes, que ainda requer comparação com material genético. O impacto da rocha, informou o delegado, está dificultando os trabalhos de reconhecimento.

Responsabilidades

O sargento da Defesa Civil de Minas Gerais Wander Silva informou que a apuração sobre a falta de fiscalização e de medidas de segurança, que poderiam ter prevenido a tragédia, será discutida na investigação do inquérito aberto pela Marinha.

“Este não é o momento [de discutir isso]. Estamos concentrados nas buscas, e essas responsabilidades, no decorrer do inquérito, serão apuradas. Isso será verificado posteriormente”, argumentou. Cerca de duas horas antes da tragédia, a Defesa Civil mineira emitiu um alerta de cabeça d´água (forte enxurrada em rios provocada por chuvas) para a região de Capitólio, mas os passeios turísticos continuaram normalmente.

Reunião

Os prefeitos de São José da Barra, Paulo Sergio de Oliveira, e de Capitólio, Cristiano Silva, anunciaram que medidas para reforçar a segurança do turismo no Lago de Furnas serão discutidas amanhã (10). O encontro reunirá prefeitos da região e representantes da Defesa Civil de Minas Gerais, da Polícia Militar e da Marinha.

Segundo o prefeito de Capitólio, uma lei municipal de 2019 disciplina o turismo no cânion, proibindo banhos na área de circulação das lanchas e limitando a 40 o número de embarcações que podem permanecer por até 30 minutos na área do cânion. Além disso, normas da Marinha estabelecem o ordenamento da orla do lago.

Ele admitiu, no entanto, que, até agora, não existia uma norma sobre a distância mínima entre as lanchas e os paredões rochosos. Segundo ele, um perímetro mínimo de segurança só poderá ser definido após estudo técnico. O prefeito ressaltou que o desprendimento de um bloco tão grande é inédito na região.

“Meu pai vive aqui há 76 anos e nunca viu um desligamento de rocha desses. Acredito que, daqui para a frente, a gente precisa fazer uma análise [geológica]. Aquelas falésias estão ali há milhares de anos. Essa formação rochosa de quartzito tem essas fendas e fissuras. Já foram feitos vários estudos geológicos. Se tinha algum risco, tinha de ser emitido por um órgão superior”, explicou.

O prefeito disse ainda que uma foto de 2012, divulgada ontem nas redes sociais, com paredão com fissura larga, não se refere à rocha que desabou, mas a um que continua intacto no trecho central do cânion. De acordo com ele, a fissura no bloco que desmoronou era menor que a da pedra mostrada na foto.

Visita cancelada

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que visitaria o município de Capitólio neste domingo, cancelou a ida à região. Segundo o governo estadual, o mau tempo impossibilitou a viagem.

“Por causa das fortes chuvas que atingem o estado, as quais inviabilizam as autorizações e condições para voo, o governador não irá a Capitólio neste domingo. Nova data para a viagem será anunciada em breve”, informou a Secretaria de Governo do estado. (Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Graça Adjuto



BLOG DO BILL NOTICIAS

Depois de fotos e jantar com Allan dos Santos, Fábio Faria diz que não sabia da presença do blogueiro foragido

 

(Foto: Reprodução)

Após participar de um evento nos Estados Unidos ao lado do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, foragido da Justiça brasileira, tirar fotos e jantar com ele, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse em nota enviada ao Poder 360 que não sabia da presença de Santos.

"Fui convidado para discursar num evento de um pastor de uma igreja que eu e minha família frequentamos quando estamos em Orlando. Não havia nenhuma indicação que entre os presentes estaria alguém com problemas com a Justiça brasileira. Se eu soubesse que ele iria, eu não teria comparecido", declarou.

Nas imagens divulgadas nas redes sociais, no entanto, Faria se mostra bem confortável com a presença do blogueiro. Ele até mesmo discursou em um palco ao lado de Allan dos Santos. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Corpos são encontrados, e número de vítimas de acidente em Capitólio sobe para 10

 TRAGÉDIA EM MINAS

                        Por Agência O Globo

Imagens da deslizamento em Capitólio - Foto: Reprodução

Corpo de Bombeiros encontrou, na manhã deste domingo (9), o corpo da oitava vítima do deslizamento de um paredão de cânion no lago de Furnas, em Capitólio, Minas Gerais. Segundo a corporação, trata-se de um homem, ainda não identificado. No período da tarde, os bombeiros confirmaram terem encontrado os dois últimos corpos, totalizando 10 óbitos.

Os mergulhos para buscas foram retomados por volta das 6h desta manhã. Durante a operação, os mergulhadores localizaram um corpo submerso e inteiro. Ele foi levado para a região do Posto de Comando. A Polícia Civil será responsável por fazer a identificação.

A operação tem participação de cerca de 50 militares, com 11 mergulhadores experientes. As buscas contam com o apoio de quatro lanchas e três motos aquáticas, além de outras sete viaturas, conforme balanço da corporação.

Inicialmente, foi informado que havia 20 desaparecidos, mas o número foi revisado para três na noite de sábado. Isso porque parte das vítimas estava sem contato e foi por conta própria a hospitais da região. Segundo a corporação, 27 pessoas já foram atendidas em unidades de saúde e liberadas.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o momento em que um dos cânions cede e atinge as embarcações. Duas delas, de nome EDL e Jesus, sofreram impacto direto. Delas, foram resgatadas ao todo 24 pessoas com vida. Em outras duas lanchas atingidas indiretamente, foram socorridas no total 18 tripulantes.

Imagens gravadas mostram as embarcações fugindo do local após o desabamento. Nas filmagens, consegue-se ouvir gritos e o desespero das pessoas.

A Marinha comunicou que vai abrir um inquérito para apurar as causas e circunstâncias do acidente. A Polícia Civil também investiga o caso. Inicialmente foi informado que uma tromba d'água provocou a queda de pedras que atingiram lanchas que estavam na região. Antes, a Defesa Civil já havia advertido para a ocorrência de chuvas intensas.

proximidade dos turistas em relação aos cânions ainda é uma das questões a ser apurada. Os bombeiros disseram que cabe a Marinha informar se os turistas poderiam estar no local. Especialistas advertiram que, em locais com essas formações rochosas, deve-se evitar a aproximação do paredão e, em caso de chuva, as atividades têm de ser suspensas.

"É recomendável, por exemplo, se criar uma área de segurança, considerando a própria altura da encosta, para evitar que os turistas se aproximem e mantenham uma distância segura em caso de tombamento", disse Edilson Pizzato, professor do Instituto de Geociências da USP.

O prefeito de Capitólio, Cristiano Silva, afirmou em entrevista à GloboNews que não há norma que impeça as lanchas de estar naquele local, próximas do paredão. Segundo ele, não pode, no entanto, atracar no cânion para que os banhistas entrem na água. Os mergulhos na região são liberados apenas nos pontos onde há os chamados bares flutuantes.

Lago de Furnas, com mais de 1.400 quilômetros quadrados de área, atrai vários turistas que buscam passeios de lancha e mergulhos na região, cercada por cachoeiras e cânions formados por rochas com mais de 20 metros de altura. Lanchas podem ser alugadas por cerca de R$ 2.000 para grupos de oito a dez pessoas. Agências de turismo também oferecem opções de passeios em embarcações guiadas. Em geral, eles duram entre três a sete horas. O local é visado sobretudo por turistas do estado São Paulo e da capital mineira.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...