quinta-feira, 30 de julho de 2020

PERNAMBUCO - Com nova alta de casos da Covid-19, RMR freia avanços, e Educação segue sem prazo para volta

Secretário de Saúde disse que é preciso mais tempo de observação até o retorno das aulas presenciais


                    Por Irce Falcão/Folhape
Bruno Schwambach e André Longo, gestores do Governo de Pernambuco
Bruno Schwambach e André Longo, gestores do Governo de Pernambuco – Foto Hélia Scheppa/SEI

Após apresentar aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada à Covid-19, a Região Metropolitana do Recife (RMR) ficará estacionada no Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a doença, sem qualquer avanço na próxima semana. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (30), em entrevista remota que reuniu os secretários de Saúde, André Longo, e de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach. 
"A RMR teve pequeno crescimento nos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e, por isso, vamos observar com mais atenção a tendência nessa semana. Assim, vai permanecer na Etapa 6”, disse Schwambach.  A pausa no Plano de Convivência se aplica também às zonas da Mata Norte e Sul, que compõem a chamada Macrorregião de Saúde I junto com a RMR.
No dia 20 de julho, os municípios que compõem esse grupo iniciaram a Etapa 6 do Plano de Convivência, com a reabertura dos serviços de alimentação e das academias de ginástica. Nessa última segunda-feira (27), não houve um avanço de fase propriamente dito, mas os shoppings centers receberam autorização para abrir duas horas mais cedo, funcionando desde então das 10h às 20h. 
Na próxima segunda (3), contudo, não haverá nenhuma novidade relacionada à Macrorregião de Saúde I. De acordo com André Longo, na semana epidemiológica 30, que se encerra neste sábado (1º), houve um aumento nas ocorrências de SRAG associada à Covid-19. Segundo ele, havia uma expectativa especial pelo comportamento desta semana, uma vez que a sazonalidade de infecções virais em tempos não epidêmicos tem picos até a semana 30. 
A Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, disse recentemente que a Covid-19 não é uma doença sazonal, mas uma grande onda. Falou ainda que o mundo ainda atravessa a primeira onda, podendo ela enfraquecer ou ganhar força novamente independente das estações, alertando que o verão europeu não é segurança de estabilidade, por exemplo. 
“O certo é que não há clareza se em tempos epidêmicos se reproduz a sazonalidade de anos não epidêmicos. Estamos vivendo um ano epidêmico dentro de SRAG. A gente sabe que existe um delay no numero de óbitos da semana, mas, até esse momento, vimos inicialmente uma redução ou, pelo menos, estabilidade. No entanto, em relação à SRAG (casos), tivemos um aumento de 4%, que se reproduziu com pouca intensidade em demanda no sistema de saúde”, disse Longo, explicando que esse incremento não foi uniforme em todo o Estado.

"Houve um incremento um pouquinho maior na primeira macro”, destacou, citando que o Agreste apresentou queda, assim como o Sertão Central (Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada). Já a região do Sertão do São Francisco (Petrolina, Salgueiro e Araripina) mostrou estabilização. 

De acordo com o boletim mais recente da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco tem um total de 93.373 casos da Covid-19 oficialmente notificados. Desses, 69.073 pacientes estão curados, 6.526 não resistiram às complicações provocadas pela doença e 17.774 são casos ativos no momento. Entre esses casos ativos com diagnóstico já fechado para infecção pelo novo coronavírus, 4.255 são pacientes com SRAG.

O boletim cita que 361 pacientes estão em regime de terapia intensiva. No entanto, as UTIs abrigam, segundo Longo, mais de 700 internados com quadros de SRAG. Essa diferença entre as notificações do boletim e o número real de internados nos leitos para Covid-19 acontece porque muitos pacientes ainda aguardam resultado de exame laboratorial e, portanto, não são contabilizados oficialmente.

Aulas

Longo ainda adiantou que as atividades presenciais relacionadas à Educação ainda não têm um prazo para retornarem no Estado. "A Educação é, sem duvida, o maior desafio que temos pela frente nesse plano de retomada. Há posições divergentes de cientistas, pesquisadores, há muitos estudos em curso nas localidades que voltaram com esse setor. Estamos buscando recolher todas as experiências internacionais e dos locais que estão voltando. Temos debatido exaustivamente formas que nos permita fazer essa retomada com o máximo de segurança possível. Ninguém tem uma fórmula pronta. Todos os países que retornaram estão fazendo observações e é preciso ter muita cautela”, explicou o secretário estadual de Saúde.  

"A sensação da Saúde é que precisa de um tempo maior de observação. Mesmo que se divulgue um calendário, a gente precisa de um tempo a mais. Nesse momento, apontar com clareza para uma data é muito complicado. Não temos perspectiva. Tem um decreto que vence no final deste mês (nesta sexta-feira, 31). Certamente, estaremos com o secretario de Educação (Fred Amacio) para colocar nossa posição sobre a educação nesse momento”, completou. 


Recentemente, a Secretaria de Educação e Esportes do Estado publicou um protocolo setorial para que as entidades de ensino pudessem começar a se organizar para a retomada das atividades presenciais. Entre as normas, está o distanciamento entre as bancas, reduzindo, consequentemente, o número de alunos em sala, além de horários alternativos de entrada, intervalo e saída, para evitar aglomerações. 


Blog do BILL NOTICIAS

Ouvidos podem esconder coronavírus, descobre estudo

vestígios do novo coronavírus nos ouvidos humanos, foram encontrados por equipe de cientistas da Universidade Johns Hopkins. Eles alertaram que, agora, as autoridades médicas precisam tomar mairores precauções

(Foto: Sputnik)


Sputnik News - Uma equipe de cientistas da Universidade Johns Hopkins, EUA, encontrou vestígios do novo coronavírus nos ouvidos humanos, alertando que agora as autoridades médicas precisam tomar mais cuidado.
Chamado de SARS-CoV-2, o novo coronavírus poderia se esconder nas orelhas humana, concluíram pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, EUA.
Os médicos da instituição investigaram autópsias de três pacientes que tinham testado positivo para COVID-19 e morrido da doença, duas mulheres e um homem idoso. Os cientistas descobriram que o vírus pode instalar-se confortavelmente no ouvido médio e na região do mastóide, o osso oco atrás da orelha que protege o ouvido médio e interno, escreve a revista Newsweek.
O estudo foi publicado na última quinta-feira (23) no jornal JAMA Otolaryngology–Head & Neck Surgery e deverá levar a novas regras a serem implementadas pela comunidade médica. O coautor Dr. Matthew Stewart acredita que, mesmo com o número limitado de amostras, o uso de máscaras ou respiradores purificadores de ar motorizados durante a realização de exames de orelha e cirurgia de orelha deve implementado.
Além disso, a equipe adverte para não lotar as salas de espera das clínicas ou relaxar as regras de distanciamento social dentro desses espaços.

Blog do BILL NOTICIAS

OPERAÇÃO CASA DE PAPEL - PF cumpre 10 mandados de busca e apreensão em operação que investiga corrupção na Alepe

                      Por: Diario de Pernambuco
 (Foto: Reprodução/PF.)
Foto: Reprodução/PF.

A Polícia Federal está dando cumprimento a 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela 13ª Vara Federal do Recife, na denominada Operação Coffee Break, um desdobramento da Operação Casa de Papel, deflagrada no mês passado. A ação ocorre na manhã desta quinta-feira (30).

Nenhum parlamentar está sendo alvo de investigação nessa fase. Ao todo estão sendo cumpridos quatro mandados na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) e os demais em residências de suspeitos de envolvimento, nos bairros de Poço de Panela, Bongi e Graças, no Recife e nos municípios de Gravatá, no Agreste, e Ipojuca, no Litoral Sul do estado.

Segundo a PF, nenhum gabinete de deputado está sendo alvo de buscas. A PF está arrecadando documentos na Superintendência Geral da Alepe, Superintendência de Planejamento e Gestão (Suplag), a comissão de licitação e sala dos pregoeiros.

De acordo com os dados coletados na investigação, as empresas controladas pela organização criminosa apurada na Operação Casa de Papel vem sendo beneficiadas com contratações milionárias efetuadas pela Alepe, de quase R$ 40 milhões.

Essa nova fase da investigação apura a solicitação de vantagem indevida feita por um servidor comissionado da Alepe, que atuava na comissão de pregoeiros e no setor responsável pelos pagamentos, em razão de estar favorecendo internamente essas empresas.

De acordo com a PF, o pedido de propina foi feito durante um convite para tomar um café, daí o nome da operação de hoje. O servidor comissionado e o líder da organização criminosa estão sendo indiciados pela prática dos crimes de corrupção, advocacia administrativa e dispensa indevida de licitação.

Foi determinado pela Justiça Federal, ainda, o afastamento temporário do referido servidor comissionado de suas funções de pregoeiro bem assim de qualquer atribuição que envolvesse licitações e a execução de contratos.


Blog do BILL NOTICIAS

BOLETIM Brasil bate recorde e registra 1.595 óbitos por Covid-19 em 24h; Total chega a 90.134

                       Por: Diario de Pernambuco
 (Foto: Michael Dantas/AFP )
Foto: Michael Dantas/AFP

O Brasil bateu recorde diário no número de mortos em decorrência da Covid-19 nesta quarta-feira. De acordo com boletim epidemiológio do Ministério da Saúde, o país registrou 1.595 óbitos nas últimas 24h. Com isto, o país atingiu a marca de 90.134 vítimas fatais em razão do novo coronavírus. 

Ainda de acordo com o boletim, o Brasil contabilizou 69.074 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h, elevando o total de casos confirmados para 2.552.265. 

Pernambuco ocupa o 10º lugar no ranking de estados mais afetados pela epidemia de Covid-19 no Brasil. O estado registra 91.536 casos confirmados e 6.484 óbitos em razão da doença.


Blog do BILL NOTICIAS

JUSTIÇA Alckmin se torna réu na Justiça Eleitoral de SP acusado de receber caixa 2 da Odebrecht

Segundo despacho do juiz, há indícios suficientes na acusação do Ministério Público Eleitoral para a abertura da ação


                     Por Folhapress
Geraldo Alckmin
Geraldo – Foto: Rovena Rosa/Arquivo/Agência Brasil

A Justiça Eleitoral de São Paulo tornou réu nesta quinta-feira (30) o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) sob a acusação de receber caixa dois da Odebrecht.

Segundo despacho do juiz Marco Antonio Martin Vargas, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, há indícios suficientes na acusação do Ministério Público Eleitoral para a abertura da ação. A denúncia tinha sido oferecida na último dia 23.


A acusação se refere a pagamentos para as campanhas eleitorais de 2010 e 2014, quando ele disputou o governo do estado.

Alckmin tem negado as acusações e afirma que não praticou qualquer ilícito.



Blog do BILL NOTICIAS

Petrolina atinge quase 2,8 mil infectados pelo novo coronavírus e tem mais 157 curas clínicas

                      Via: Carlos Britto
Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

Com mais 280 testes rápidos realizados pela prefeitura nesta quinta-feira (30), Petrolina chegou a 2.799 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Hoje foram 88 os positivados – 53 do sexo feminino, com idades entre sete meses de vida (uma bebê) e 69 anos, e 35 do sexo masculino entre 7 e 64 anos. Outros 5 diagnósticos vieram de exames laboratoriais: 3 pacientes do sexo feminino, entre 24 e 47 anos, e dois do sexo masculino, entre 41 e 57 anos.
Dos 2.799 casos de Covid-19 na cidade, 317 são detentos da Penitenciária Dr.Edvaldo Gomes (PDEG).
O boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trouxe ainda 157 curas clínicas, totalizando 1.542 recuperados da doença. Como não houve registro de novos óbitos, esse número permanece em 53. São 2.222 casos confirmados por testes rápidos da prefeitura e 577 diagnosticados através de exames laboratoriais.
Internamentos
taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública é de 60%. Dos 50 leitos disponíveis, 30 estão ocupados, sendo 10 por pacientes de Petrolina e 20 de outras cidades da região. Os dados completos podem ser acessados pelo link.

Blog do BILL NOTICIAS

Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...