sábado, 29 de maio de 2021

 Governo de Pernambuco assegura que não falta oxigênio no Estado

                Via:Viicius de Santana

De acordo com o secretário André Longo, situações registradas em cidades do Agreste foram causadas por problemas na logística.

Em reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, na tarde desta sexta-feira (28.05), o secretário estadual de Saúde, André Longo, voltou a informar que não há, em Pernambuco, risco de desabastecimento de oxigênio hospitalar, nem comprometimento na produção do insumo. O gestor estadual lembrou que a principal fornecedora do gás no Brasil, que mantém contrato de abastecimento para a rede estadual de saúde, conta com planta industrial no Estado, responsável, inclusive, pelo fornecimento de oxigênio para outros Estados da Região Nordeste. Longo também disse que o relato de falta do insumo em cidades do Agreste, como Lajedo e João Alfredo, foi motivado por problemas na logística dos fornecedores de gases dos municípios.

“Eu gostaria de deixar bem claro que não há falta de oxigênio nas 66 unidades de saúde do Governo de Pernambuco, tampouco nas unidades de referência para atendimento dos casos de Covid na rede estadual. O abastecimento desse e de outros insumos para os hospitais estaduais está assegurado pela empresa fornecedora de gases hospitalares para o nosso sistema de saúde. Temos registrados, sim, casos de municípios que, em suas unidades próprias, estão tendo dificuldade em repor seus estoques. Muitos desses municípios possuem contratos com empresas de pequeno porte que não estão conseguindo atender o aumento da demanda”, afirmou.

Diante das informações e solicitações dos municípios, motivado também pela aceleração da doença no Agreste do Estado, que tem provocado a saturação da rede hospitalar da Região, o Governo de Pernambuco começou a enviar 149 concentradores de oxigênio para cidades pernambucanas com o objetivo de auxiliar os gestores municipais na qualificação da assistência à Covid-19. Além disso, a Secretaria de Saúde de Pernambuco está em contato permanente com os gestores municipais, esmiuçando a situação e procurando soluções.

“Estamos fazendo um levantamento detalhado da situação de cada cidade e já iniciamos o auxílio dos casos mais graves. Distribuímos concentradores de oxigênio para 44 prefeituras do interior, solicitamos ao Ministério da Saúde mais 500 desses equipamentos, além de 1 mil cilindros de oxigênio, e estamos encontrando formas de ampliar nossos contratos para atender aos pedidos que têm chegado”, destacou Longo.

O secretário também informou que a Central de Regulação Hospitalar vem atuando para fazer o encaminhamento de pacientes de unidades municipais de menor porte, que relatam dificuldade de abastecimento, para serviços de referência da rede estadual, garantindo que nenhum pernambucano fique sem assistência.

Longo ainda alertou sobre a necessidade de respeito às medidas restritivas vigentes no Estado. “Volto a reforçar que estamos vivendo uma reaceleração da doença em nosso estado, principalmente no Agreste, e, neste momento, precisamos do engajamento e conscientização de todos para o cumprimento das medidas restritivas. É hora de ficar em casa, de só sair se for realmente necessário. E, se sair, usar máscara corretamente. Além de reforçar o distanciamento e evitar aglomerações. O curso da pandemia está em nossas mãos. Nossas atitudes serão determinantes para o futuro e o controle da pandemia” finalizou.(Ascom)




BLOG DO BILL NOTICIAS

OAB e políticos se manifestam sobre ação da PM de Pernambuco em ato contra Bolsonaro

          Por Blog da Folha

Polícia Militar usa bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha para dispersar ato contra Bolsonaro - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

"A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) se pronunciou sobre a ação da Polícia Militar de Pernambuco, que dispersou de forma violenta os manifestantes, em ato realizado, neste sábado, contra o governo Bolsonaro. A entidade pediu "apuração rigorosa" do Governo do Estado e punição aos responsáveis pela "atuação da Polícia Militar".  "Imagens reportam uma repressão absolutamente desproporcional por parte da PMPE, com uso de balas de borracha, gás lacrimogêneo e spray de pimenta, contra grupos que realizavam o ato na área central da cidade".

"A OAB Pernambuco, por meio da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Defesa e Assistência às Prerrogativas Profissionais, irá levar o caso aos órgãos competentes e estará à disposição para prestar assistência no caso", completa a nota. 

O ocorrido também foi alvo de críticas de políticos. Por meio das redes sociais, o senador Humberto Costa (PT) emitiu uma nota de repúdio sobre a ação da PM. Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, ele afirma que "pediu a apuração rigorosa das agressões feitas por integrantes da Polícia Militar contra manifestantes durante a dispersão do ato contra o presidente Jair Bolsonaro, no Recife". 

Também por meio de rede social, a deputada federal Marília Arraes (PT) também questionou a ação da polícia. "Desde o início da pandemia houve diversos atos e protestos bolsonaristas , nenhum foi recebido com essa truculência. Será que foi por acaso?", ressaltou a petista. 

O deputado estadual João Paulo (PCdoB) também usou as redes para se manifestar. "Um ato lindo e pacífico. As pessoas em fila, mantendo o distanciamento. Cheias de esperança de Brasil melhor. No fim, a polícia recebeu os manifestantes com bala de borracha e gás lacrimogênio. Ninguém conseguia entender a razão daquela violência. Desproporcional e desumana", disse. 

A deputada  estadual Teresa Leitão (PT) criticou a reação da PM a um "ato pacífico que caminhou em fila indiana pelo trajeto tradicional da nossa luta". "Bombas de efeito moral, metralhadoras em punho, gás de pimenta foram alguns dos equipamentos exibidos e usados. Vários manifestantes e a vereadora do PT, Liana Cirne, saíram feridos do ato. Na condição de deputada estadual, líder do PT na Assembleia Legislativa, cobro as devidas explicações ao governador Paulo Câmara", disse Teresa, ressaltando que o governador e sua base aliada são "forte voz de denúncia e de reivindicação" contra o governo Bolsonaro. 

PSOL 

"Repúdio à violência policial do governo do PSB em Pernambuco

O Partido Socialismo e Liberdade repudia a violência sofrida pelos manifestantes que estavam no ato contra o governo Bolsonaro. O ato estava sendo conduzido de forma pacífica e com distanciamento social, com todos os manifestantes com máscaras. A manifestação pedia comida no prato e vacina no braço e foi recebida com balas de borracha e bombas de efeito moral. Exigimos do Governo do Estado uma apuração e punição efetiva da truculência da PM no dia de hoje.

Direção Estadual do PSOL PE"


BLOG DO BILL NOTICIAS

Globonews e CNN demoram para entrar na cobertura dos atos e são criticadas nas redes

 

(Foto: Reprodução)

A Globonews e a CNN Brasil, duas das principais emissoras de telejornalismo ao vivo do País, fizeram uma cobertura tímida das manifestações pelo "Fora Bolsonaro" que ocorrem em mais de 200 cidades do Brasil e de outros países.

Em várias capitais brasileiras, os atos tiveram forte presença do público, como Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e Salvador. No entanto, as duas emissoras fizeram entradas esporádicas dos atos.

Pelo Twitter, o jornalista Fernando de Barros e Silva, editor da revista Piauí, criticou a postura. "Neste momento, nem Globonews nem CNN transmitem os protestos contra Bolsonaro ao vivo. As duas emissoras dedicadas exclusivamente à notícia (é assim que se definem) estão ignorando os atos (neste momento, repito). Significa? Significa", afirmou.

A cantora e compositora Clarice Falcão criticou a GloboNews pela omissão da principal notícia do dia no Brasil. "Oi @GloboNews tava com a impressão de que tava acontecendo alguma coisa no brasil, mas liguei aqui e vcs não tão passando nada acho q to ficando louca kkkk sábado quietinho s/ novidades", escreveu. 

Enquanto isso, a imprensa estrangeira dá destaque aos atos. "Protestos em mais de 200 cidades e vilas no Brasil provocados pelo tratamento do presidente da pandemia de Covid", noticiou jornal The Guardian, um dos mais prestigiados da Inglaterra. Brasil247.

 

 

BLOG DO BILL NOTICIAS

Protesto ´Fora Bolsonaro` reúne movimentos organizados, jovens e adultos pelas ruas de Petrolina

       Via: Vinicius de Santana

Manifestação em Petrolina

Manifestação em Petrolina

Ato em  Petrolina na manhã deste sábado(29), marca movimento organizado em protesto contra o presidente Jair Bolsonaro.

Dezenas de representantes de movimentos sociais, estudantes universitários, sindicatos e partidos, se integraram ao movimento, que saiu pelas ruas do centro da cidade, com gritos de guerra, cartazes, faixas e  palavras de ordem.

Os manifestantes saíram da Praça Dom Malan e ganharam  as ruas do Centro,  passando pelas Avenidas Souza Filho e Guararapes, até parar na Concha Acústica. No trajeto, eles pediram em  destaque,  o impeachment do Presidente Bolsonaro e protestaram pelo atraso nas vacinas para a população,  os  baixos valores do auxilio emergencial e a educação e saúde no Brasil.  Todos os  manifestantes usavam máscaras e cumpriram o distanciamento recomendado.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Com 5.576 casos da Covid-19 em 24h, Pernambuco registra recorde desde o início da pandemia

Segundo a SES-PE,aumento de registro de casos foi motivado pela instabilidade no sistema do Ministério da Saúde na última quinta-feira

          Por Portal da Folha de Pernambuco

Teste Covid-19 - Foto: Ina Fassbender/AFP

Em mais um boletim diário sobre a pandemia da Covid-19 em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, neste sábado (29), 5.576 casos da Covid-19, o maior número de casos registrados em um dia desde o início da crise sanitária, em março de 2020. Entre os confirmados hoje, 5.303 (95%) são casos leves e 273 (5%) são  de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). 

Este maior registro de casos, principalmente leves, no informe de hoje foi motivado pela instabilidade no sistema do Ministério da Saúde na última quinta-feira (27/05), o que causou o acúmulo nas notificações pelos municípios. Agora, Pernambuco totaliza 478.902 casos confirmados da doença, sendo 44.498 graves e 434.404 leves.

Também foram confirmados 85 óbitos, ocorridos entre 12/09/2020 e 28/05/2021. Com isso, o Estado totaliza 15.742 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Total de casos confirmados em 24h em 2021:

1º) 5.576 (29 de maio de 2021)
2º) 3.969 (21 de maio de 2021)
3º) 3.440 (19 de maio de 2021)
4º) 3.195 (13 de maio de 2021)
5º) 3.188 (20 de maio de 2021)
6º) 3.074 (6 de maio de 2021)

Total de casos confirmados em 24h desde o início da pandemia, em março de 2020:

1º) 5.576 (29 de maio de 2021)
2º) 3.969 (21 de maio de 2021)
3º) 3.440 (19 de maio de 2021)
4º) 3.195 (13 de maio de 2021)
5º) 3.188 (20 de maio de 2021)
6º) 3.074 (6 de maio de 2021)


Cidades do exterior já têm atos contra Bolsonaro

 

(Foto: Reprodução (Twitter))


Locais do exterior como Londres, na Inglaterra, e Berlim, na Alemanha, já têm protestos contra o governo Jair Bolsonaro, chamado de genocidade. Manifestantes fora do Brasil também lembram as mais de 450 mil vidas perdidas por causa da pandemia no País. 

As manifestações contra Jair Bolsonaro acontecem neste sábado (29) em mais de 200 cidades em todas as regiões do Brasil

 


Manifestações contra Bolsonaro ocorrem em mais de 200 locais no Brasil e no exterior

 

(Foto: Divulgação (Redes Sociais))

Os protestos contra Jair Bolsonaro acontecem neste sábado (29) em mais de 200 cidades em todas as regiões do País, que sofre pela estagnação econômica, perda de direitos sociais e mau gerenciamento da pandemia do coronavírus pelo governo, com lentidão na vacinação, falta de doses e colapso em várias unidades hospitalares. 

Enquanto o País amarga o terceiro lugar no ranking global de casos da Covid-19 (16,3 milhões) e o segundo em mortes (459 mil), o governo Bolsonaro foi ao Supremo Tribunal Federal contra lockdown e toque de recolher. Mais uma vez demonstrou desprezo pela ciência e pelas milhares de vidas que ainda podem ser perdidas com a pandemia.

Confira a lista dos locais publicada pelo Jornal GGN

Norte
AC – Rio Branco – Arena Acreana | 15h
AC – Rio Branco – Palácio Rio Branco | 17h
AM – Manaus – Praça da Saudade | 16h
AP – Macapá – Praça da Bandeira | 16h
PA – Abaetetuba – Praça do Barco | 15h
PA – Altamira – Concentração na Equatorial Energia | 8h
PA – Belém – Praça da República | 8h
PA – Cametá – Praça das Mercês | 8h
PA – Castanhal – Praça Estrela | 16h
PA – Marabá – Em frente ao Centro de Convenções | 8h
PA – Parauapebas – Rua do Comércio (Bambuzal) | 08h
PA – Santarém – Praça de Eventos | 17h30
TO – Araguaina – Praça das Bandeiras | 16h
TO – Palmas – Av. Juscelino Kubitschek – em frente ao Palácio Araguaia | 9h
RO – Guajará-Mirim – Parque Circuito | 9h30
RO – Porto Velho – Em frente à praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré | 8h

Nordeste
AL – Delmiro Gouveia – Câmara dos Vereadores | 9h
AL – Maceió – Praça Centenário (carro, moto ou a pé) | 9h
AL – Maceió – Praça dos Martírios | 9h
AL – Maceió – Monumento a República (carreata) | 15h
BA – Feira de Santana – Em frente a Prefeitura | 9h
BA – Ilhéus – Praça Caiuru | 9h
BA – Salvador – Largo do Campo Grande | 10h
CE – Fortaleza – Carreata Arena Castelão | 15h
CE – Fortaleza – Praça da Gentilândia | 15h30
CE – Juazeiro do Norte – Praça da Prefeitura | 8h
MA – Caxias – Praça da Matriz | 8h30
MA – Imperatriz – Praça de Fátima | 9h
MA – Santa Inês – Praça das Laranjeiras | 9h
MA – São Luís – Praça Deodoro até a Praça Maria Aragão | 9h
PB – Campina Grande – Praça da Bandeira | 9h
PB – João Pessoa – Carreata Praça da Independência (até Parque da Lagoa) | 9h
PB – Patos – Correios | 8h
PE – Arcoverde – Bicicletada Concentração na Estação da Cultura | 9h
PE – Recife – Praça do Derby | 9 h
PE – Caruaru – Centro | 9h
PE – Garanhuns – Centro | 9h
PI – Teresina – Praça Rio Branco | 8h
RN – Mossoró – Praça Cícero Dias | 16h
RN – Natal – Em frente ao Midway Mall | 15h
SE – Aracaju – Praça de Eventos entre os Mercados | 8h
SE – Itabaiana – Carreata com concentração no Calçadão Airton Teles | 16h

Centro-Oeste
DF – Brasília – Carreata Palácio do Buriti (até a Esplanada) | 8h30
DF – Brasília – Museu Nacional | 9h
GO – Catalão – Praça Marca Tempo | 8h
GO – Cidade de Goiás – Carreata saindo da Praça do Chafariz | 9h30
GO – Jataí – Praça Tenente Diomar Menezes | 9h
GO – Goiânia – Praça Cívica | 9h
MS – Aquidauana – Praça dos Estudantes | 9h
MS – Bonito – Praça da Liberdade | 9h
MS – Campo Grande – em frente a UFMS | 8h
MS – Corumbá – Centro – 9h
MS – Dourados – 9h
MS – Três Lagoas – Praça Ramez | 9h
MT – Cuiabá – Carreata saindo da UFMT | 9h
MT – Cuiabá – Praça Alencastro | 15h
MT – Rondonópolis – Panfletaço Praça do Centro | 9h

Sudeste
ES – Alegre – Praça Seis de Janeiro | 15h
ES – Aracruz – Praça do Sauê | 9h
ES – Guarapari – Praça da Itapemirim | 15h
ES – Itapemirim – Praça de Itaoca | 15h
ES – Marataízes – Rotatória da barra | 9h
SP – Piuma – Praça da Prefeitura | 15h
ES – Vitória – UFES | 15h
MG – Alfenas – Praça Getúlio Vargas | 15h
MG – Bambuí – Entrada da Cidade | 16h
MG – Barbacena – Praça da Matriz | 10h
MG – Belo Horizonte – Praça da Liberdade | 10h
MG – Caratinga – Praça da Estação | 15h
MG – Divinópolis – Rua São Paulo com Primeiro de Junho | 9h
MG – Esmeraldas – Posto do Trevo | 14h
MG – Formiga – Praia Popular | 10h
MG – Governador Valadares – Praça dos Pioneiros | 9h
MG – Ipatinga – Praça Primeiro de Maio | 10h
MG – Itabirito – Em frente à Prefeitura | 8h
MG – Itajubá – Praça Theomiro Santiago | 10h
MG – Itaúna – Praça da Matriz – 10h
MG – João Monlevade – Câmara Municipal | 9h
MG – Juiz de Fora – Parque Halfeld | 10h30
MG – Lafaiete – Praça Barão de Queluz | 9h
MG – Leopoldina – Praça José Pires, viaduto do Bela Vista | 10h
MG – Mariana – Praça da Sé | 9h
MG – Mariana – Terminal Turístico | 9h
MG – Montes Claros – Praça Dr. João Alves | 9h
MG – Muriaé – Parque de Exposições | 10h
MG – Nova Lima – Praça da Matriz | 8h
MG – Ouro Branco – Posto Ipiranga IFMG | 10h
MG – Ouro Preto – Praça Tiradentes | 10h
MG – Passos – Praça do Rosário | 14h
MG – Poços de Caldas – Parque José Afonso Junqueira | 15h
MG – Pouso Alegre – Praça da Catedral | 10h
MG – São Sebastião do Paraíso – Expar | 10h30
MG – São João Del Rei – Teatro Municipal | 10h
MG – São José da Barra – Hidrelétrica de Furnas | 17h
MG – Teófilo Otoni – Praça Tiradentes | 9h
MG – Uberaba – Praça Rui Barbosa | 11h
MG – Uberlândia – Praça Ismene Mendes | 10h
MG – Varginha – Praça do ET | 10h
MG – Viçosa – 4 Pilastras | 9h30
RJ – Angra – Praça do Papão (Centro) | 9h
RJ – Barra Mansa – Rua do Lazer | 9h
RJ – Belford Roxo – Praça do Centro | 9h
RJ – Campos – Praça São Salvador | 10h
RJ – Macaé – Praça Veríssimo de Melo | 9h30
RJ – Miracema – Posto Confiança | 15h
RJ – Nova Iguaçu – Praça Direitos Humanos/ Via Light | 9h
RJ – Nova Friburgo – Centro de Turismo na Praça Getúlio Vargas | 16h
RJ – Osório – Praça da Matriz | 15h
RJ – Petrópolis – Praça da Inconfidência | 11h
RJ – Rio das Ostras – Feira Livre da Ânconra | 9h
RJ – Rio de Janeiro – Monumento Zumbi dos Palmares | 10h
RJ – Santo Antônio de Pádua – Centro | 10h
RJ – Teresópolis – Escola Sakura Ermitage | 9h30
RJ – Volta Redonda – Praça Juarez Antunes | 16h30
SP – Arujá – Avenida Amazonas | 14h
SP – Assis – Em frente ao Homem de Lata (Av. Rui Barbosa) | 10h
SP – Botucatu – Largo da da Igreja São José | 10h
SP – Campinas – Largo do Rosário | 10h
SP – Guaratinguetá – Em frente a FEG/UNESP | 10h30
SP – Ilha Bela – Praça da Mangueira (em frente ao colégio ACEI) | 9h
SP – Indaiatuba – Rua João Martini (esquina Av. Ário Barnabé) | 14h
SP – Itanhaém – Calçadão Itanhaém | 16h
SP – Itapetininga – Fórum | 15h30
SP – Jacareí – Pátio dos Trilhos | 10h
SP – Limeira – Praça Toledo de Barros | 9h
SP – Marília – Ilha ao lado da Galeria Atenas | 10h
SP – Peruíbe – Faixaço na Passarela em frente ao kartódromo ao lado da Faculdade Peruíbe | 14h
SP – Piracaia – Praça do Rosário |15h
SP – Piracicaba – Praça José Bonifácio | 9h
SP – Poá – Praça Santo Antônio | 13h
SP – Praia Grande – Quadradão do Quietude | 11h
SP – Praia Grande – Estátua Yemanjá | 13h
SP – Ribeirão Preto – Estádio do Botafogo (venha de carro, moto ou de bicicleta) | 9h30
SP – Rio Preto – Praça José Marcondes | 16h
SP – Santa Barbara D’oeste – Câmara Municipal | 8h30
SP – Santos – UNIFESP | 15h
SP – Santos – Estação Cidadania | 16h
SP – São Bernardo do Campo – Paço Municipal de SBC | 10h
SP – São Carlos – Centro + vários pontos de concentração |
SP – São José dos Campos – Praça Afonso Pena | 10h
SP – São José dos Campos – Rodovia Carvalho Pinto | 9h
SP – São Paulo – MASP | 16h
SP – São Roque – Carreata Concentração na Brasital | 9h
SP – Sorocaba – Praça Coronel Fernando Prestes | 10h
SP – Taubaté – Praça Dom Epaminondas | 10h
SP – Ubatuba – Trevo do Caiçara – Centro | 16h
SP – Vinhedo – Praça Santana | 8h

Sul
PR – Cascavel – Calçadão Av. Brasil | 10h
PR – Curitiba – Praça Santos Andrade | 16h
PR – Londrina – Concha Acústica (Centro) | 17h
PR – Maringá – Praça Raposo Tavares | 10h
PR – Ponta Grossa – Praça Barão de Guaraúna | 16h
SC – Balneário Camboriú – Praça Tamandaré | 10h
SC – Blumenau – Praça Carlos Gomes | 10h
SC – Brusque – Esquina Getúlio Vargas com Primeiro de Maio | 9h
SC – Caçador – Em frente a IFSC | 10h
SC – Canoinhas – Praça Oswaldo de Oliveira | 15h
SC – Chapecó – Carreata EFAPI-Centro e faixaço/bandeiraço nas Sinaleiras da Avenida Getúlio Vargas | 10h
SC – Chapecó – Carreata Subida da Unochapecó | 10h
SC – Criciúma – Parque das Nações (carreata) | 9h
SC – Garopaba – Carreata Rua Álvaro Ernesto dos Santos | 15h
SC – Itajaí – Calçadão da Hercílio | 9h
SC – Jaraguá do Sul – Praça Ângelo Piazera | 9h
SC – Florianópolis – Largo da Alfândega | 10h
SC – Joinville – Praça da Bandeira | 10h
SC – Rio do Sul – Praça Ermembergo Pellizzetti | 9h
SC – São Cristóvão do Sul – Margens BR 116 | 9h30 (próximo Assentamento Filhos do Contestado)
SC – São Miguel do Oeste – Trevo da BR 282 (saída para Maravilha) | 10h
SC – Tubarão – Carreata e Bicicletada Museu Wilky Zumblick | 15h
RS – Alegrete – Calçadão | 15h
RS – Capão da Canoa – Prefeitura | 15h
RS – Caxias do Sul – Praça Dante Alighieri | 15h
RS – Gravataí – Parada 66 (Em frente ao Veterano) | 10h
RS – Ijuí – Praça dos Imigrantes | 15h
RS – Novo Hamburgo – Praça Punta Del Este | 10h
RS – Osório – Manifestação e Carreata – Praça da Matriz | 15h
RS – Passo Fundo – Praça da Mãe | 8h
RS – Pelotas – Largo do Mercado | 10h
RS – Porto Alegre – Prefeitura | 15h
RS – Rio Grande – Dr. Pio | 11h
RS – Rolante – Rua Coberta | 11h
RS – Santa Cruz do Sul – Parque da Oktoberfest | 15h
RS – Santa Maria – Praça Saldanha Marinho | 10h
RS – Santa Vitória do Palmar – Em frente ao Correio | 15h
RS – São Leopoldo – Marco Zero | 9h
RS – Taquara – Rua Coberta | 9h
RS – Tramandaí – Prefeitura | 15h
RS – Viamão – Praça da Prefeitura | 10h
RS – Xangri-lá – Prefeitura | 15h

Atos no Exterior

28M
Alemanha – Berlim – Em frente à Embaixada Brasileira Wallstrasse 57, 10197 Berlin | 13h

29M
🇧🇪 Bélgica – Bruxelas – Estação Gare Central | 15h
Espanha – Barcelona – Font de Canaletes | 19h30
Espanha – Palma de Maiorca – Plaza d’Espanha | 19h
EUA – Nova York – Union Square | 16h
França – Paris – Place de Republiqué | 17h
Holanda – Amsterdam – Dam 1 | 15h
Inglaterra – Londres – Russell Square (Marcha Kill the Bill) | 12h
Inglaterra – Oxford – City Center em frente ao Restaurante do Fernando | 13h
Portugal – Lisboa – Alameda de Dom Afonso Henriques | 17h30
Portugal – Porto – Frente ao Centro Português de Fotografia | 16h30
Portugal – Porto – Estádio do Dragão | 18h
Suíça – Zurich – Estação Principal de Zurich | 11h
Uruguay – Montevideo – Embaixada Brasileira – Bulevar General Artigas 1394 | 12h (247).


Vereadora Liana Cirne (PT) é atingida por spray de pimenta disparado por policial

             Por Blog da Folha

Vereadora Liana Cirne (PT) é atingida por spray de pimenta - Foto: Reprodução whatsapp

A vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), foi atingida por spray de pimenta, neste sábado, disparado por um policial, durante a manifestação contra o governo Bolsonaro. A vereadora prestará queixa na Central de Plantões da Capital, em Campo Graande. 

O fato ocorreu na Ponte Santa Isabel, nas proximidades do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado, em meio à ação da Polícia Militar, que utilizou bombas de efeito moral e balas de borracha para dispersar os manifestantes a partir da Avenida Guararapes. A ação foi filmada e mostra Liana tentando argumentar com o policial. Pouco depois, ele entra numa viatura e dispara spray de pimenta em seu rosto. A vereadora cai no chão e a viatura segue pela via. 

Procurada, a assessoria da vereadora afirmou que ela foi à emergência, onde recebeu cuidados. Foi informado ainda que ela já foi liberada e "na medida do possível, está bem". A vereadora ainda deve se manifestar publicamente sobre o ocorrido.
 

Nota da vereadora Liana Cirne 
"O mandato da vereadora Liana Cirne realizou plantão jurídico neste sábado (29), para atender eventuais prisões e casos de violência contra manifestantes que participaram do ato "Fora Bolsonaro". 

Ao receber as denúncias de agressões policiais cometidas contra participantes do ato, que até então transcorria pacificamente, nossa equipe se dirigiu à manifestação na ponte Princesa Isabel, no Recife, onde os policiais agrediam a população com balas de borracha, bombas de efeito moral e spray de pimenta.

Ao passo que a vereadora se identificou, manteve a calma e tentou dialogar sobre o caráter pacífico da manifestação e sobre a ilicitude daquela ação policial, agindo para impedir novas agressões, a polícia, com truculência, a atacou com spray de pimenta diretamente no rosto. 

Liana foi atendida na UPA e seguiu para registrar boletim de ocorrência na Central de Plantões da Capital, em Campo Grande.

A vereadora Liana Cirne manifesta sua solidariedade a todas as vítimas da ação policial ilícita e repudia firmemente os atos hoje ocorridos, pedindo a responsabilização não apenas dos policiais diretamente envolvidos, mas daqueles que comandaram a ação desastrosa".

Câmara do Recife reage
Por meio de nota, a Comissão Executiva da Câmara Municipal, "em nome do Poder legislativo do Recife" repudiou os "atos violentos" ocorridos no ato deste sábado, incluindo o episódio de spray de pimenta contra a vereadora. 

"Em nome do Poder Legislativo do Recife, a Comissão Executiva da Câmara Municipal repudia com veemência os atos violentos ocorridos neste sábado (29), durante manifestação no centro da cidade. Uma das vítimas destes atos foi a vereadora Liana Cirne (PT), covardemente atingida nos olhos com spray de pimenta, quando tentava dialogar com policiais militares na Ponte Princesa Isabel.

Esperamos do Governo do Estado uma apuração rígida sobre os responsáveis por estas ações”, afirmou o presidente da Câmara do Recife, vereador Romerinho Jatobá.  Ele também destacou que  “a democracia é um patrimônio do povo brasileiro, que precisa ser respeitado e resguardado por todos nós”, diz a nota.

OAB-PE se posiciona
A OAB Pernambuco condenou a "covarde agressão sofrida pela advogada e vereadora do Recife Liane Cirne por parte de um policial militar até o momento ainda não identificado". "A agressão foi filmada e as imagens demonstram que a atitude do policial não guarda amparo em qualquer regra ou protocolo sobre o uso legítimo da força. Muito pelo contrário. Tais imagens ressaltam uma agressão gratuita e covarde a uma mulher pública no exercício de um ato de cidadania, que não praticava qualquer atitude ao ponto de colocar em risco a integridade do militar", diz um trecho da nota, por meio da qual a entidade também exigiu apuração rigorosa sobre as ações da PM de Pernambuco. 


Guardian destaca atos pelo 'Fora Bolsonaro' no Brasil: 'milhares nas ruas exigem impeachment'

 

(Foto: Reprodução)


O jornal The Guardian, um dos mais prestigiados da Inglaterra, noticiou as manifestações contra Jair Bolsonaro que aconteceram em mais de 200 cidades do Brasil e do exterior.

Confira trecho da reportagem:

"Dezenas de milhares de manifestantes foram às ruas das maiores cidades do Brasil para exigir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro por sua resposta catastrófica a uma pandemia de coronavírus que ceifou quase meio milhão de vidas de brasileiros.

(...)

As manifestações de sábado - que também ocorreram nas principais cidades, incluindo São Paulo, Belo Horizonte, Recife e a capital Brasília, bem como em dezenas de cidades menores - vêm com Bolsonaro em sua pior fase desde que assumiu o cargo em janeiro de 2019.

As pesquisas sugerem uma raiva crescente com a forma como o populista de direita está lidando com Covid, com 57% da população agora apoiando seu impeachment . Um inquérito do Congresso está atualmente dissecando a calamitosa resposta de Bolsonaro à crise de saúde pública, com revelações prejudiciais sobre a conduta de seu governo sendo transmitidas todas as noites no noticiário.

Bolsonaro parece particularmente abalado com o ressurgimento de seu rival político Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente de esquerda que parece prestes a desafiá-lo à presidência na eleição do próximo ano. Em entrevista recente ao Guardian, Lula , cujos direitos políticos foram recentemente restaurados, disse que não tinha dúvidas de que o povo brasileiro se “libertaria” de Bolsonaro em 2022. “Ele poderia ter evitado metade dessas mortes”, disse Lula sobre a reação de Bolsonaro para Covid." Brasil247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

“Lula é um amigo do povo palestino e esperamos sua volta”, diz líder do Hamas ao 247

 

(Foto: Reprodução | Stuckert)

O Dr. Basem Naim, membro do Birô Político do Hamas e do Comitê de Relações Exteriores do partido palestino, em entrevista diretamente da Faixa de Gaza à TV 247, elogiou o ex-presidente Lula e disse que espera ansiosamente por seu retorno à presidência. Ele destacou que Lula é um grande amigo do povo palestino:

“Tenho que dizer que realmente apreciamos o apoio brasileiro durante anos e anos de história ao nosso povo. Começou anos atrás e, em particular, na presidência do Lula, foi um grande e vigoroso apoio à nossa causa. Não somente a relação pessoal com Lula, mas temos a sensação que há um comprometimento da liderança brasileira com a liberdade e a dignidade do povo palestino e a liberação da Palestina”.

Naim, que é médico e foi ministro da Saúde da Palestina entre 2007 e 2012, revelou que ficou “chocado” com a mudança política no Brasil para a extrema direita. “Então, para ser honesto, ficamos verdadeiramente chocados quando essa mudança ocorreu para a extrema direita. Foi chocante para nós, porque durante anos assistimos como o Brasil é um país grande e central na América Latina e sabemos da sua importância em liderar outros países na arena política. Deste modo, ficamos muito tristes com essa mudança. Não é somente uma leve mudança para a direita. O país teve um movimento extremo para a direita, que apoiou e adotou a posição estadunidense e a narrativa israelense inteiramente. O Brasil desrespeitou o direito e a legitimidade internacional”, disse. 

“Realmente, estamos muito tristes, mas, honestamente, ficamos muito felizes quando o presidente Lula foi libertado novamente e obteve uma nova chance para competir à presidência. Esperamos ansiosamente pelos dias quando veremos o Brasil novamente apoiando a Palestina e a luta palestina pela liberdade e dignidade”, completou. 

O entrevistado expôs ainda as diversas agressões dos “ocupadores” da Palestina, em referência a Israel. “Eles têm tudo que precisam para continuar a agressão contra nosso povo e continuar ocupando nossa terra”, denunciou. (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ação de Bolsonaro contra lockdown é 'perda de tempo', diz ministro Marco Aurélio

 

Ministro Marco Aurélio durante sessão extraordinária do STF. (04/03/2020) (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)

Decano do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Marco Aurélio Mello criticou nesta sexta-feira (28) a ação apresentada por Jair Bolsonaro à Corte que tenta suspender as medidas restritivas adotadas por governadores para conter a disseminação do coronavírus pelos estados.

À CNN Brasil, o ministro alertou que o objetivo do governo federal é poder, depois, atribuir ao Supremo a responsabilidade por ter permitido a adoção de práticas que inevitavelmente impactarão negativamente na economia. 

"Quanta perda de tempo! Tem conotação política, para atribuir ao Supremo a responsabilidade!", afirmou.

Na peça, a Advocacia Geral da União (AGU) argumenta que as medidas restritivas estão "em descompasso com a Constituição". (247).



BLOG DO BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...