quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Moraes manda suspender registros de CACs e 168 perfis de bolsonaristas envolvidos em atos golpistas, segundo o Ministro ainda tem muita gente pra prender

Operação da Polícia Federal deflagrada nesta quinta-feira (15) cumpriu 100 mandados de busca e apreensão em sete estados brasileiros e no Distrito Federal

Ministro do STF Alexandre de Moraes (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que autorizou a operação da Polícia Federal deflagrada nesta quinta-feira (15) contra bolsonaristas envolvidos em atos antidemocráticos e golpistas, também determinou a suspensão do registro de Caçadores Atiradores e Colecionadores (CACs), além dos bloqueios de contas bancárias e de 168 perfis em redes sociais de suspeitos de financiar ou participar dos atos de caráter golpista. 

De acordo com o Metrópoles, a operação foi autorizada por Moraes com base “em uma rede de investigação formada por relatórios de inteligência enviados pelo Ministério Público (MPF), pela Polícia Civil, pela Polícia Militar e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) dos estados”. 

Segundo o STF,  “os documentos identificaram patrocinadores de manifestações, de financiadores de estruturas para acampamentos, arrecadadores de recursos, lideranças de protestos, mobilizadores de ações antidemocráticas em redes sociais, além de donos de caminhões e veículos que participaram de bloqueios”. 

A operação da PF desta quinta-feira cumpriu 100 mandados de busca e apreensão em sete estados brasileiros e no Distrito Federal. Também foram expedidos mandados de quebra de sigilo bancário e de bloqueio de contas de dezenas de empresários suspeitos de ligação com os atos antidemocráticos. 

Entre os alvos da ação também figuram os deputados estaduais Carlos Von Schilgen (DC) e Capitão Assumção (PL). Além dos mandados de busca e apreensão contra eles , Moraes também determinou a imposição de medidas cautelares, com uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de usarem as redes sociais, conceder entrevistas, participar de eventos públicos e de viajarem para fora do país. 247




BLOG DO BILL NOTICIAS

PF encontra 11 armas, incluindo submetralhadoras, em operação contra bolsonaristas golpistas em SC

Informação foi divulgada pelo futuro ministro Flávio Dino. A PF faz uma megaoperação nesta quinta contra bolsonaristas envolvidos em atos antidemocráticos

Flavio Dino (Foto: GovMA | Reuters)

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou em suas redes  sociais nesta quinta-feira (15) que a Polícia Federal encontrou 11 armas, incluindo submetralhadoras, em operação contra bolsonaristas golpistas em Santa Catarina.

A Polícia Federal faz uma megaoperação nesta quinta contra bolsonaristas envolvidos em atos antidemocráticos e golpistas. 

“Nas operações policiais contra atos antidemocráticos, determinadas pelo STF, foram encontradas várias armas (submetralhadora, fuzil, rifles com lunetas etc)”, afirmou o futuro ministro.

“Definitivamente isso não é liberdade de expressão”, alertou Dino. Brasil247.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Ex-prefeito, médica e influencer bolsonarista golpistas são alvos da PF em MS

São mais de 100 mandados em todo o Brasil, sendo 17 em Mato Grosso do Sul. Judiciário e policiais investigam participação de bolsonaristas em atos antidemocráticos

Influenciadora Juliana Gaioso Pontes (de boné), médica Sirlei Faustino Ratier (meio), o ex-prefeito Waldeli dos Santos e a Polícia Federal (Foto: Reprodução-Redes Sociais / Ueslei Marcelino-Reuters)

A influenciadora Juliana Gaioso Pontes, a médica Sirlei Faustino Ratier e o ex-prefeito de Costa Rica (MS) Waldeli dos Santos (MDB) são alvos da Polícia Federal (PF) em Mato Grosso do Sul numa operação contra suspeitos de organizar atos favoráveis a um golpe no País. A ação acontece nesta quinta-feira (15) e foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

São mais de 100 mandados em todo o Brasil, entre busca e apreensão, e prisão, sendo 17 em território sul-mato-grossense. Moraes determinou a suspensão de 168 perfis em redes sociais de suspeitos de financiar ou participar dos atos golpistas. No Espírito Santo, quatro pessoas foram presas, incluindo dois deputados. Em Santa Catarina, a PF encontrou 11 armas, incluindo submetralhadoras, na operação contra bolsonaristas golpistas.

De acordo com o portal G1, após a operação em Mato Grosso do Sul, a defesa da médica confirmou que os agentes federais estiveram em sua casa e apreenderam o passaporte e celular.

Investigadores também apontam a influenciadora Juliana Gaioso Pontes como financiadora e organizadora dos atos antidemocráticos em frente a quartéis do Exército no estado. 

A defesa confirmou que a residência da influenciadora foi alvo de busca e apreensão por policiais federais. O advogado da influenciadora negou que ela seja financiadora dos atos.

O ex-prefeito de Costa Rica (MS) Waldeli dos Santos terá de prestar esclarecimentos. Ele disse que "sempre se expressará para apoiar e defender a democracia, o estado democrático de direito e as liberdades individuais e coletivas previstas na Constituição do Brasil". (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

'Tá na hora de Jair já ir embora': caminhão de mudança é flagrado no Palácio da Alvorada (vídeo)

O Alvorada deve ser desocupado por Jair Bolsonaro até o dia 1 de janeiro, quando o presidente diplomado, Lula, passará a ter o direito de morar no local

Caminhão de mudança chega ao Palácio da Alvorada (Foto: ABr | Reprodução)

A pouco mais de duas semanas da posse do presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, consequentemente, do fim do governo Bolsonaro, um caminhão de mudança foi flagrado entrando no Palácio da Alvorada nesta quinta-feira (15).

O flagra foi registrado em vídeo pela repórter Mariana Costa, do portal Metrópoles. Confira abaixo: 


O caminhão entrou no Alvorada, que é a residência oficial do presidente da República, às 15h30. O veículo estava identificado com emblemas da companhia Muda Brasília, que atua na região do Distrito Federal.

O Palácio deve ser desocupado por Bolsonaro até o dia 1 de janeiro, quando Lula passará a ter o direito de morar no local. 247.




BLOG DO BILL NOTICIAS

Marília apresenta projeto para incluir a educação midiática nos currículos da educação básica

 

O exercício da cidadania é um dos pilares para o fortalecimento da educação, defende a deputada.


                              Por Blog da Folha

Com o objetivo de fortalecer a formação de pessoas com pensamento crítico para que estejam aptas a consumir e analisar informações e, desta forma, combater a disseminação de Fake News, a deputada federal Marília Arraes protocolou, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 2985/2022 que pretende incluir na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a educação midiática como tema transversal nos currículos da educação básica.

O exercício da cidadania é um dos pilares para o fortalecimento da educação brasileira. Porém, um dos desafios do nosso sistema escolar é difundir conhecimentos sobre a dinâmica das redes sociais e, principalmente, preparar a sociedade para a questão da confiabilidade da informação. "A proliferação das Fake News tem levado a um estado de desinformação que influencia grande parte da população", ressalta Marília, demonstrando preocupação com a radicalização de opiniões por conta da disseminação sistemática de notícias falsas. 

"A educação midiática tem se mostrado uma das mais promissoras ferramentas de proteção contra esse cenário. Há um estudo do Instituto Open Society que analisa a população da Finlândia e mostra que lá as pessoas são mais resilientes à desinformação entre os 35 países estudados", continua Marília. 

O sistema escolar finlandês ensina os estudantes a identificarem as informações falsas e, consequentemente, desperta o pensamento crítico e a alfabetização midiática. "Abordagens semelhantes poderiam ter impactos muito positivos no Brasil, afinal, enfrentamos o desafio da desinformação e da manipulação da opinião pública com informações falsas. Esse é um tema muito sério. Conheço muito bem essa realidade. Ao longo dos últimos anos fui algo de dezenas de fake news e sei a devastação que elas são capazes de promover na vida das pessoas e de toda a sociedade", finaliza a deputada.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Uma das vítimas do terrorismo bolsonarista é maquiadora que teve carro incendiado

Autônoma, Gabi Braga teve seu carro incendiado com todo seu material de trabalho dentro. O veículo não tinha seguro

Gabi Braga (Foto: Reprodução/Instagram | Reuters/Ueslei Marcelino)

Uma das vítimas dos terroristas bolsonaristas, que promoveram uma noite de violência e vandalismo em Brasília na última segunda-feira (12), queimando veículos e até tentando invadir o prédio da Polícia Federal, foi a maquiadora Gabi Braga. Ela teve o carro incendiado.

O carro de Gabi Braga não tinha seguro e, dentro dele, estava seu material de trabalho. Para arcar com um novo veículo e com os demais prejuízos, ela criou uma vaquinha que pretendia arrecadar R$ 50 mil. Felizmente, até o fechamento desta reportagem, a trabalhadora já havia recebido quase R$ 53 mil, com ajuda de 1081 apoiadores.

Gabi Braga divulgou a vaquinha e sua história nas redes sociais e ganhou ajuda do deputado distrital Fábio Felix (Psol), que compartilhou o caso da maquiadora em seu perfil.

O texto que acompanha a campanha de arrecadação de recursos conta que, "com tamanha crueldade, os manifestantes incendiaram seu meio de sustento, incendiaram seu carro com todo seu material de trabalho dentro. Gabi é uma mãe de família, não tem emprego fixo, é autônoma, maquiadora, que trabalha muito para sozinha dar conta do sustento de seus dois filhos pequenos. Gabi não tem ajuda financeira de ninguém. Gabi mora na cidade satélite de Brasília, e usava seu carro popular, antigo (não tinha seguro), que adquiriu com muito esforço para trabalhar todos os dias como maquiadora, para atender suas clientes, levando seu material de trabalho. Ela é uma pessoa do bem, uma mãe amorosa, trabalhadora, que perdeu tudo, injustamente, por culpa de vândalos, criminosos. Gabi tem contas para pagar, crianças para alimentar, uma casa para sustentar…Vamos ajudar a Gabi, uma mulher batalhadora, a se recompor e poder voltar a trabalhar como ela sempre fez, de forma digna?". 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Bolsonaro e aliados serão investigados no TSE por ataques ao sistema eleitoral

Coligação de Lula acionou o Tribunal contra o presidente, filhos e parlamentares eleitos e reeleitos

Braga Netto e Jair Bolsonaro (Foto: Agência Brasil)
 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta quarta-feira (14) uma investigação contra o ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) e alguns de seus aliados mais próximos após denúncia de que eles agiram para desacreditar o processo eleitoral brasileiro e o resultado das eleições do último mês de outubro.

Além de Bolsonaro, a investigação atinge o ex-ministro e seu ex-candidato a vice-presidente, Walter Braga Netto; dois dos filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP); as também deputadas Carla Zambelli (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF); os deputados federais eleitos Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO); e o senador eleito Magno Malta (PL-ES).

O ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral eleitoral do TSE, aceitou pedido de investigação feito pela coligação Brasil da Esperança, pela qual Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente.

Segundo a solicitação, Bolsonaro e os aliados usaram as redes sociais para propagar narrativas que desacreditavam o sistema eleitoral brasileiro e, atuando juntos, amplificaram o alcance da desinformação e violaram a liberdade de pensamento, opinião e voto livre e consciente das pessoas.

Para a coligação de Lula, Bolsonaro "se valeu das prerrogativas de seu cargo público para a consecução dos citados objetivos em diversas ocasiões". Entre os episódios citados estão a reunião com embaixadores, em julho deste ano, e o suposto uso da Polícia Rodoviária Federal para tentar obstruir a votação no dia do segundo turno da eleição.

"Os demais investigados, detentores de cargos parlamentares, teriam também abusado de seu poder político, empregado para manutenção desse poder ao custo da eliminação do 'jogo democrático', prossegue o texto do pedido.

Braga Netto é citado em outro processo, em que ele e Bolsonaro são investigados por possível prática de abuso de poder político e econômico. Segundo a coligação de Lula, o presidente e seu candidato a vice usaram a máquina pública para tentar influenciar na escolha dos eleitores. 

Entre as medidas citadas estão a antecipação de parcelas do Auxílio-Brasil e do Auxílio-Gás, o aumento no número de famílias beneficiadas e a criação e pagamento de auxílios a caminhoneiros e taxistas.

Os citados nos processos têm até cinco dias para apresentar defesa. - Brasil de Fato.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Partido Solidariedade indica Marília Arraes para o Ministério da Previdência

A equipe de Lula recebeu o nome da parlamentar como sugestão para participar do próximo governo

Marília Arraes (Foto: Divulgação)

O Partido Solidariedade indicou a deputada federal Marília Arraes (PE) para assumir o Ministério da Previdência a partir de 2023. A equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o nome da parlamentar como sugestão. A informação foi publicada nesta quarta-feira (14) pela coluna de Guilherme Amado, no site Metrópoles. 

O petista decidiu separar a Previdência do Ministério do Trabalho. O deputado federal eleito Luiz Marinho (PT-SP) aceitou o convite para chefiar o Trabalho.

Nessa terça-feira (13), o presidente eleito confirmou o nome do economista Aloizio Mercadante para o cargo de presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na última sexta-feira (9), Lula anunciou os nomes que vão ocupar cinco ministérios - Fazenda, Justiça, Defesa, Relações Exteriores e Casa Civil.

A especialista Cida Gonçalves, ex-secretária Nacional da Violência contra a Mulher, cargo que ocupou nos governos de Lula e Dilma Rousseff (PT), é cotada para comandar o Ministério das Mulheres a partir de janeiro de 2023. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Queimadas quase dobram em novembro em comparação com 2021; área destruída em 2022 é quase do tamanho do Uruguai


Os números confirmam a escalada da destruição ambiental nos últimos meses do governo de Jair Bolsonaro (PL)


Em novembro de 2022, as queimadas devastaram 775 mil hectares do território brasileiro, 89% a mais que no mesmo mês do ano passado, segundo relatório do MapBiomas, produzido por uma rede colaborativa de ONGs, universidades e empresas de tecnologia, informa a CartaCapital.

Dos 775 mil hectares destruídos, 81% ficam na Amazônia. Em nota, o MapBiomas destacou que os números confirmam a escalada da destruição ambiental nos últimos meses do governo de Jair Bolsonaro (PL).

O MapBiomas afirma que o alto número de queimadas em novembro é incomum, já que o mês é marcado por chuvas. Portando, "trata-se, claramente, de uma reação à expectativa de políticas mais efetivas de combate ao desmatamento e queimadas por parte do novo governo”, afirmou Ane Alencar, coordenadora do Mapbiomas Fogo e diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.

Considerando os dados de novembro, as queimadas em 2022 destruíram 15,9 milhões de hectares, o que representa quase todo o território do Uruguai, segundo a plataforma. Trata-se de um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2021. Quase metade (48%) da área queimada neste ano fica na Amazônia. Brasil247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Governo do Estado homologa concurso para professores da Educação Básica realizado em agosto

 

Nos próximos dias, a Secretaria de Educação abrirá um novo certame totalizando mais de 3.700 vagas


                           Por Blog dos Concursos
Foto: Divulgação.

O Governo de Pernambuco homologou, nesta segunda-feira (12), o concurso para professor da Educação Básica realizado em 21 de agosto e divulgou o número de vagas para cada disciplina. Ao todo, 13 disciplinas devem contar com novos profissionais, incluindo Português, Matemática, Sociologia, Artes e Filosofia.  

Além do concurso para Professor da Educação Básica, nos próximos dias, a Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) abrirá um terceiro concurso para professores do Estado. O órgão deve divulgar um terceiro edital, para Professor do Conservatório de Música, da Educação Profissional e Especial, totalizando 3.714 vagas

"Esse é mais um passo decisivo para fortalecer o nosso ensino público e assegurar a nossa permanência entre os estados com a melhor educação do país", afirmou o governador Paulo Câmara em comunicado.  

As vagas a serem preenchidas serão distribuídas em 13 polos que contemplam 16 Gerências Regionais da Educação. Os últimos certames promovidos pela SEE foram lançados em 2015, contemplando as áreas da Educação Básica, Profissional e Especial/Inclusiva, com vigência até 2019, após nomeação de mais de 4 mil candidatos aprovados. 

Veja a quantidade de vagas por disciplina do concurso para professores:

  • Português - 601
  • Matemática - 502
  • Biologia - 334
  • História - 285
  • Geografia - 221
  • Educação física - 218
  • Química - 199
  • Física - 192
  • Inglês - 134
  • Filosofia - 76
  • Artes - 63
  • Espanhol - 43
  • Sociologia – 39

BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...