segunda-feira, 4 de julho de 2022

'Chegaremos até Bolsonaro', diz Randolfe Rodrigues sobre CPI do MEC

"Não podemos quebrar os sigilos do presidente, mas, se os elementos todos apontam para a responsabilidade dele, nós podemos indiciá-lo", disse o senador Randolfe Rodrigues (vídeo).

Randolfe Rodrigues e Jair Bolsonaro (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado | REUTERS/Adriano Machado)

O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que a instalação da CPI para investigar as denúncias de corrupção e tráfico de influência no Ministério da Educação poderá levar ao indiciamento de Jair Bolsonaro (PL).

"A CPI não pode convocar o presidente da República, mas eu tenho certeza que no curso da investigação nós chegaremos até ele. Não podemos quebrar os sigilos do presidente, mas, se os elementos todos apontam para a responsabilidade dele, nós podemos indicá-lo", disse Randolfe ao jornal Folha de S. Paulo

Ainda conforme Randolfe, a expectativa é de que os trabalhos da CPI comecem em agosto, após o fim do recesso parlamentar. “A minha expectativa é que os trabalhos dessa comissão comecem em agosto. Eu tenho muita convicção de que em 90 dias dá para concluir o trabalho. Já temos muitas informações. O primeiro passo tem que ser requisitar, para acompanhar as investigações, o delegado Bruno Calandrini. Nada melhor que o delegado que esteve na investigação esteja trabalhando junto com a CPI. Depois temos que ouvir os pastores, o ex-ministro, o empresário que denunciou”, disse.

Segundo o parlamentar, as gravações de uma conversa em que o ex-ministro Milton Ribeiro diz à filha que recebeu uma ligação de Bolsonaro afirmando que teria tido “um pressentimento” de que ele seria alvo de mandados de busca e apreensão, mostram que o atual ocupante do Palácio do Planalto sabia que o esquema estava prestes a ser descoberto.  

“Houve um crime claro de obstrução à Justiça e de utilização de informações sigilosas tipificados no código penal, mas, mais do que esse crime, ele na verdade não estava avisando o Milton, ele estava avisando que o esquema que ele também fazia parte estava prestes a ser descoberto”, afirmou. 

Para Randolfe, Bolsonaro tinha conhecimento do esquema de corrupção envolvendo a intermediação de verbas do MEC por pastores que integravam uma espécie de “gabinete paralelo” na pasta. 

“Eu não posso apostar na ingenuidade. Como é que eu posso acreditar que esses pastores, que eram frequentes no Palácio do Planalto –e o próprio senhor Gilmar falava com muita intimidade sobre a relação que tinha com o presidente da República– e o presidente não tivesse conhecimento? Eu me recuso acreditar que isso ocorresse”, afirmou. 

O escândalo no MEC resultou na demissão do então ministro Milton Ribeiro em meio às denúncias do esquema de liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) mediante o recebimento de propinas. Brasil247.





BLOG DO BILL NOTICIAS

Rússia e Venezuela vão expandir cooperação no setor de petróleo para contornar sanções

Sancionar a Rússia, diz a chancelaria venezuelana, foi um tiro pela culatra: atingiu americanos e europeus

Nicolás Maduro e Vladimir Putin (Foto: Sergei Chirikov/Reuters)

A Rússia e a Venezuela continuarão a expandir sua cooperação no setor de petróleo e estão trabalhando em novos acordos para contornar as sanções ocidentais em finanças e logística, indicou o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Carlos Faria.

"No que diz respeito à cooperação no setor de energia, nunca parou desde a aproximação entre nossos países. Estamos trabalhando em projetos específicos com empresas russas e continuamos a aprofundar esse trabalho. Esperamos chegar a um acordo sobre formas de contornar os obstáculos existentes, para resolver problemas relacionados aos mecanismos financeiros", disse Faria, falando ao chanceler russo, Sergei Lavrov, em Moscou na segunda-feira.

Enfatizando a "visão extremamente negativa" de Caracas sobre as tentativas dos EUA de pressionar as sanções, Faria disse que, quando se trata de sancionar a Rússia, a política de Washington saiu pela culatra e atingiu americanos e europeus comuns.

"O objetivo dessas sanções não foi alcançado. Este é um erro de cálculo muito grave, um erro de cálculo que eu caracterizaria como imperdoável. E os problemas que as economias dos Estados Unidos e da União Européia enfrentam são o resultado desse erro de cálculo. Hoje, eles não sabem como resolver as dificuldades que surgiram, como fazer a vida voltar ao normal. E acho que isso certamente atingirá as pessoas desses países", disse.

O ministro das Relações Exteriores expressou esperança de que Moscou e Caracas possam superar os bloqueios ligados às restrições dos EUA. "As condições em que nos encontramos graças às ações do governo dos EUA dificultaram o desenvolvimento da indústria do petróleo", disse Faria, especificando que as sanções afetaram investimentos, financiamentos, empréstimos e compra de equipamentos e peças de reposição.

Apontando para os sistemas financeiros alternativos elaborados pela Rússia, China e Índia para contornar a tentativa de "bloqueio" do Ocidente contra Moscou, Faria observou que "cada vez mais países estão interagindo com a Rússia e não têm medo das consequências".

O alto diplomata venezuelano também expressou apoio à posição da Rússia sobre a crise na Ucrânia, dizendo que Caracas vê a prontidão da Rússia para o diálogo e negociações e espera que seja alcançado um acordo que leve em consideração os interesses de Moscou e Kiev.

"Gostaria de agradecer a vocês, assim como ao presidente russo Vladimir Putin e ao governo russo pelo apoio político aos processos nacionais que estão ocorrendo na Venezuela. Estou falando da participação da Rússia no papel de mediador nas conversas com a oposição venezuelana", acrescentou Faria.

Lavrov saudou a "normalização da situação dentro e ao redor da Venezuela" e prometeu que Moscou continuará a "contribuir" para o desenvolvimento sustentável do país "de todas as maneiras que pudermos".

"Como nossos presidentes concordaram, reafirmamos nosso foco no aprofundamento do diálogo político, dos intercâmbios econômicos, comerciais, culturais e humanitários. Concordamos em promover projetos mutuamente benéficos em várias áreas, incluindo energia, farmacêutica, indústria, transporte e cooperação técnico-militar", disse Lavrov. O ministro das Relações Exteriores também revelou que os dois países fecharam um acordo de cooperação espacial, sob o qual a Rússia poderá colocar uma estação terrestre do sistema de navegação por satélite GLONASS na Venezuela.

"Sabemos com que seriedade os americanos e seus aliados procuraram, procuram e continuarão a procurar minar os fundamentos da economia venezuelana. Já está claro agora que esses planos não se concretizarão. A economia venezuelana está demonstrando sua capacidade de resistir a isso. E claro, vamos ajudar de todas as formas possíveis", enfatizou Lavrov.

A Rússia e a Venezuela desfrutam de laços calorosos, com relações melhorando dramaticamente sob o falecido presidente Hugo Chávez, um presidente de esquerda que chegou ao poder na onda da Revolução Bolivariana e começou a instituir uma ampla gama de reformas socioeconômicas, políticas e de política externa que prejudicou severamente os laços de Caracas com Washington.

Apesar da grande distância geográfica entre eles, Moscou e Caracas construíram estreitos laços econômicos, comerciais e de defesa, com a importância dessa relação demonstrada quando os EUA tentaram um golpe de estado contra o governo do presidente Nicolás Maduro em 2019 e colocaram esmagadora pressão econômica sobre Caracas. Rússia, China e Irã forneceram assistência diplomática, econômica e de outra natureza significativa à Venezuela para aliviar o golpe e expandiram a cooperação com a nação latino-americana para ajudá-la a alcançar a independência econômica de seu poderoso vizinho ao norte. A Venezuela retribuiu apoiando seus parceiros diplomaticamente em vários locais internacionais e acolhendo empresas russas, chinesas e iranianas para desenvolver os recursos e a indústria do país. Sputnik


BLOG DO BILL NOTICIAS

Folha/IPESPE: Maioria acredita na vitória de Marília Arraes para o Governo

 

Dentre os consultados, 30% citaram o nome da pré-candidata



A pesquisa realizada em parceria entre a Folha de Pernambuco e o IPESPE - Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas também questionou aos entrevistados quem eles acham que vai ganhar a eleição para o Governo do Estado, independentemente do voto que vão registrar. Dentre os consultados, 30% citaram o nome da pré-candidata Marília Arraes (SD). O índice é menor do que os 38% que afirmaram não saber ou não responderam ao questionário.

A ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) surge em segundo lugar, com 10% dos entrevistados acreditando que ela será a próxima chefe do Executivo estadual. O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira aparece em terceiro, com 9%. Pré-candidato do PSBDanilo Cabral tem 7% das menções dos entrevistados.

Já o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (6%). Os pré-candidatos João Arnaldo (PSOL) e o pastor e cantor gospel Esteves Jacinto (PRTB) não chegaram a alcançar 1%. Os nomes dos pré-candidatos Jadilson Francisco Andrade, conhecido como Jadilson Bombeiro (PMB), o professor de história Jones Manoel (PCB) e o pastor evangélico Welington Carneiro (PTB) constavam na lista, mas não foram mencionados. (Por Da Redação/BLOG DA FOLHA).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Pesquisa Folha/IPESPE para Governo do Estado do Estado: Marília Arraes sai na frente

A primeira pesquisa realizada pela Folha de Pernambuco e o instituto mostra a deputada na liderança

                      Por Pupi Rosenthal                                       Palácio do Campo das Princesas - Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Com a pré-candidata Marília Arraes (SD) na liderança isolada com 29% das intenções de voto, a Folha de Pernambuco, em parceria com o IPESPE - Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, divulga hoje a primeira pesquisa sobre a corrida eleitoral ao Governo. Os resultados divulgados a seguir correspondem à pesquisa estimulada, ou seja, quando são apresentados aos entrevistados os nomes que já estão na disputa.

Com uma margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Raquel Lyra (PSDB) - que soma 13% -; Anderson Ferreira (PL), com 12%, Danilo Cabral (PSB), com 10% e Miguel Coelho (UB), com 9%, aparecem empatados dentro dos limites da margem de erro. Os candidatos João Arnaldo (PSOL) e Wellington Carneiro (PTB) têm 1% cada. Esteves Jacinto (PRTB) e Jadilson Bombeiro (PMB) não chegaram a 1%. O nome do pré-candidato Jones Manoel (PCB) constava na lista estimulada, mas não foi mencionado por nenhum respondente.

Os que disseram que não pretendem votar em nenhum candidato, branco ou nulo somaram 12%. Não souberam ou não quiseram responder, 15%. A pesquisa foi feita entre os dias 28 e 30 de junho de 2022 e foram ouvidos 1.000 entrevistados. Levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) com a numeração PE-05934/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06505/2022. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.

Da Capital ao Interior 
Na capital, Marília continua na frente com 28%, seguida de Anderson com 19% e Danilo, com 8%. Miguel soma 5% e Raquel, 4%. Entre os pesquisados que afirmaram morar na periferia, 20% disseram que vão votar em Marília, 19% em Anderson,  10% em Danilo, 9% em Raquel e 2% em Miguel. Entre os eleitores do Interior, Marília tem 32%, Raquel, 17%, Miguel, 13%, Danilo, 10% e Anderson, 6%.

Homens e mulheres
Entre os eleitores homens, a líder da pesquisa também é apontada como a preferida por 30% dos entrevistados. Em seguida, empatados com 12% cada, estão Raquel, Anderson e Miguel. Danilo soma 10%.Já no eleitorado feminino, o percentual de Marília Arraes  fica em 27%, seguida da ex-prefeita de Caruaru, com 13%; Anderson com 11%, Danilo com 9% e Miguel alcança 7%.

Faixas etárias
Na faixa dos 16 aos 24 anos, Marília, com 19%, está tecnicamente empatada com Raquel, que chega aos 17%. Miguel e Danilo possuem 11% neste segmento e Anderson, 15%. Entre 25 e 44 anos, Marília fica com 27%, enquanto Raquel e Anderson, com 14% e 13%, respectivamente. Já o socialista tem 10% e Coelho 8%. Para quem tem entre 45 e 59 anos, Marília é a preferida com 33%, seguida por Raquel (11%), Danilo e Miguel, com 9% cada, e Anderson, com 7%. E entre os eleitores com mais de 60 anos,Marília tem  35%, seguida de Anderson, com 11%. Neste segmento, Raquel, Danilo e Miguel somam 8%.

Grau de instrução
Levando em conta a instrução, entre os que têm até o ensino fundamental, Marília está bem à frente com 33%. Raquel e Anderson ficam atrás com 9% cada um. Entre os que têm ensino médio, a diferença cai. Enquanto Marília aparece com 23%, Raquel tem 15% e empata tecnicamente com Anderson e Danilo com 13% cada um. Já para os entrevistados com nível superior, 29% afirmaram que votarão em Marília e 19% preferem Raquel Lyra. 

Renda familiar
No quesito renda, o percentual de votantes em Marília é bastante próximo, considerando entre os ganham até dois salários mínimos; de 2 a 5 salários e mais de 5 salários - onde ela pontua 28%, 29% e 30%, respectivamente. Nessa sequência, Raquel tem 11%, 16% e 15%, respectivamente. Anderson aparece com 10%, 15% e 13%, nas sequências. Danilo soma 8%, 11% e 14%. Miguel possui 9%, 10% e 10%. (Blog da Folha).

Pesquisa Folha/IPESPE


BLOG DO BILL NOTICIAS

Luiza Nagib Eluf: “o Brasil é um país doente, que não suporta a mulher como indivíduo sujeito de direitos”

Advogada, promotora aposentada e atuante pelos direitos das mulheres ressalta que o Brasil é o país campeão de estupros

(Foto: Reprodução)

A advogada Luiza Nagib Eluf, ex-promotora e ex-procuradora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, afirmou, em entrevista à TV 247, que o Brasil nega os direitos humanos às mulheres e que, definitivamente, as mulheres não alcançaram a igualdade em relação aos homens no país.

Não por acaso, disse a advogada, o Brasil é um dos líderes mundiais em casos de estupro, junto com Estados Unidos e Índia. “O Brasil é o país campeão mundial de estupros. Até quando vamos conviver com esse atraso?”. 

Segundo ela, o país exibe os sintomas de uma “doença” grave, pois “não quer suportar a mulher como um indivíduo sujeito de direitos”. 

“Então não se pode dizer que a mulher é igual ao homem no Brasil que tem uma quantidade infinita de homens que são contra esse conceito. Infelizmente, muitos desses homens estão no poder. O Brasil tem que se olhar no espelho”, criticou.

À luz das denúncias de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães, que levaram à sua exoneração, Eluf, que chefiou a Secretaria Nacional dos Direitos da Cidadania do Ministério da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso, cobrou uma punição severa se a culpabilidade for comprovada.

“Esse escândalo do Pedro Guimarães, que ainda não foi julgado, mas está sendo apurado pela Procuradoria da República, tem que ser punido, se comprovada a culpabilidade. Isso é muito importante, porque o Brasil é o reino do perdão”, disse. Brasil247 




BLOG DO BILL NOTICIAS

Após grosseria de Bolsonaro, Randolfe pede desculpas a Marcelo Rebelo, presidente de Portugal, "em nome de todos os brasileiros"

Em mais uma gafe internacional, Bolsonaro se recusou a almoçar com o chefe do Executivo português após saber que ele teria um encontro com Lula

(Foto: Reuters/Pedro Nunes - Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Após Bolsonaro se recusar a almoçar com  Marcelo Rebelo, presidente de Portugal,  ao saber que o português teria um encontro com Lula, o Senador Randolfe Rodrigues usou suas redes sociais para pedir desculpas "em nome de todos os brasileiros", por mais uma gafe protagonizada pelo chefe do executivo.

"Em nome do povo brasileiro quero pedir desculpas ao Presidente de Portugal, às autoridades do país irmão e ao povo português. E garanto a todos os portugueses: esse tempo de vergonha e tristeza em nosso país, passará! Daremos o máximo de nós para isso!", disse ele. 

Randolfe completou: "É triste, lamentável e constrangedor para todos nós brasileiros ter um Presidente da República que ao invés de se comportar à altura do cargo que ocupa, se assemelha mais a um moleque mimado." 247

Saiba mais 

O ex-presidente Lula se encontrou neste domingo (3) com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em São Paulo. A reunião aconteceu no Jardim Paulista, na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento. O diplomata Celso Amorim, que foi ministro das Relações Exteriores de Lula, estava presente no evento.

O encontro de Lula com o presidente português foi motivo da ira de Jair Bolsonaro, que desmarcou encontro com o chefe do executivo português ao saber da conversa com o petista. Brasil247




BLOG DO BILL NOTICIAS

Temendo impacto nas urnas, governo quer adiar CPI do MEC para depois das eleições

Com a maioria dos parlamentares favoráveis ao andamento da CPI, o Planalto tenta ganhar apoio político para retardar a instalação da comissão

Flávio Bolsonaro (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)


O governo Bolsonaro adiar para depois das eleições a instalação da CPI do MEC, que  pretende investigar a atuação do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e do gabinete paralelo com pastores lobistas.

O requerimento de instalação da CPI foi apresentado na semana passada com 31 assinaturas, podendo chegar a 33, sendo que o mínimo necessário são 27. A instalação aguarda a leitura do requerimento pelo presidente do Seando, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que prometeu uma decisão no início desta semana, após reunião com os líderes da Casa.

Inicialmente, o Planalto tentava convencer parlamentares a retirarem suas assinaturas, sem sucesso. A estratégia é tentar retardar a instalação e, com isso, reduzir o impacto da investigação na já debilitada campanha de Bolsonaro.

De acordo com reportagem da Folha, no cenário em que a maioria é favorável ao andamento da CPI, as investigações só devem começar em agosto, depois do recesso do Legislativo. Durante esse período, o Planalto tentará ganhar apoio político para retardar a instalação da comissão.

O senador Flávio Bolsonaro, responsável pela articulação, disse à Folha que vai defender na reunião desta semana que a instalação da CPI aconteça depois das eleições:

“O governo não teme CPI nenhuma. Mas está evidente que essa CPI que querem instalar é eleitoreira, para tentar atingir o governo do presidente Jair Bolsonaro”, afirmou. 247




"Querem apagar sua memória, mas não terão sucesso", diz Lula sobre vandalismo contra estátua de Chico Mendes

"Assassinaram Chico Mendes e isso não matou suas ideias", lembrou o ex-presidente Lula repudiando a vandalização do monumento em homenagem ao líder seringueiro

Lula (Foto: Reprodução/Youtube)

Na última sexta-feira (1º), a estátua que homenageia o líder seringueiro e ambientalista Chico Mendes em Rio Branco, no Acre, foi derrubada e vandalizada. A estrutura, que fica na Praça dos Povos da Floresta, até a noite deste sábado (2), permanecia tombada no chão. 

"Assassinaram Chico Mendes e isso não matou suas ideias. Os que vandalizaram sua estátua em Rio Branco também tentam apagar sua memória, mas também não terão sucesso", escreveu o ex-presidente Lula em suas redes sociais sobre o ataque.

Os familiares de Chico Mendes também cobraram uma investigação e providências contra a depredação não só ao patrimônio público, mas histórico e cultural de nosso País.

"Estamos falando da imagem simbólica do Patrono do Meio Ambiente Brasileiro. Não tomar nenhuma medida confirma a disposição do atual governo de continuar agindo para o apagamento do símbolo maior do Estado do Acre", enfatizou Angela Mendes, filha de Chico Mendes. 247


Alagoas tem 50 municípios em emergência por causa das chuvas

 

Há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas

Divulgação Defesa Civil AL

O estado de Alagoas reconheceu a situação emergencial em mais 15 municípios devido às chuvas que caem na região. Com a medida, o estado está com cerca de 50 municípios em situação anormal desde maio, quando houve o aumento dos estragos causados pelas enchentes e o número de desabrigados. 

O decreto publicado ontem (2) declara a emergência pelo período de 180 dias nos municípios alagoanos de Atalaia, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Capela, Limoeiro de Anadia, Murici, Pão de Açúcar, Paulo Jacinto, Santana do Mundaú, São José da Laje, Satuba, Taquarana, União dos Palmares e Viçosa. 

Antes da medida, a situação emergencial foi decretada em pelo menos 35 municípios. 

De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. 

Os rios Paraíba e Mundaú transbordaram e subiram dois metros de altura. As BRs 104 e 101, que seguem em direção a Sergipe e Pernambuco, foram interditadas. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de julho terá chuvas acima da média no leste do Nordeste e no norte da região Nordeste. Os volumes previstos devem ficar acima dos 140 mm.

Uma equipe da Defesa Civil Nacional foi deslocada neste sábado (2) para prestar apoio aos municípios atingidos pelas chuvas. (Por Agência Brasil - Brasília).

Edição: Claudia Felczak



BLOG DO BILL NOTICIAS


Estátua de Chico Mendes é derrubada e vandalizada

A vandalização da estátua que homenageia o líder seringueiro e ambientalista Chico Mendes aconteceu em Rio Branco, no Acre

(Foto: Reprodução)

"Enquanto a Bahia honrava ontem os heróis do povo brasileiro que fizeram nossa independência, do Acre vozes do retrocesso atacavam o Patrono do Meio Ambiente do Brasil", escreveu a deputada e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman (PR), em suas redes sociais sobre a vandalização da estátua que homenageia o líder seringueiro e ambientalista Chico Mendes em Rio Branco, no Acre.

A estátua, que foi derrubada na última sexta-feira (3), fica na Praça dos Povos da Floresta. Familiares de Chico Mendes, assassinado em 1988 por defender a preservação da Amazônia, denunciam o descaso do poder público com relação à memória do líder seringueiro, considerado mundialmente uma das maiores referências da causa ambiental. 

"Espero que o poder público investigue e tome as providências contra essa depredação não só ao patrimônio público, mas histórico e cultural de nosso País, estamos falando da imagem simbólica do Patrono do Meio Ambiente Brasileiro. Não tomar nenhuma medida confirma a disposição do atual governo de continuar agindo para o apagamento do símbolo maior do Estado do Acre", escreveu, através das redes sociais, Angela Mendes, filha de Chico Mendes. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...